Conselho de amigos
A Glintt é também o melhor exemplo para mostrar o que acontecem aos titulos após reverse stock split quando em empresas decadentes e com graves problemas de negócio assim como internos.
JCS
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
AutoMech Escreveu:
Euroverde, desculpa lá mas isto é um péssimo conselho. À conta desse raciocínio houve muita gente que não cortou as perdas no BCP a 2, a 1.5, a 1, a 0.75, a 0.5 e hoje tem-nas ao preço que sabemos.
Nem é preciso ir buscar o BCP: a Glintt é basicamente a Pararede.
O seu histórico de quedas em Bolsa tem mais de 10 anos e é ela própria o melhor exemplo possível para ilustrar a falta de validade do raciocínio do Euroverde.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
EuroVerde Escreveu:Se eu tivesse no teu lugar diria: quem espera 5 anos (tanto tempo!) e é perdedor num negócio, também não faz sentido vender numa época em que só se vislumbra péssimismo, tanto como o actual, a menos que se esteja a precisar mesmo do dinheiro.
Euroverde, desculpa lá mas isto é um péssimo conselho. À conta desse raciocínio houve muita gente que não cortou as perdas no BCP a 2, a 1.5, a 1, a 0.75, a 0.5 e hoje tem-nas ao preço que sabemos.
As perdas que existem pouco importam se já ocorreram (venda concretizada) ou se são potenciais (em papel). O que interessa é o dinheiro que ainda valem e se, caso tivéssemos esse dinheiro na conta bancária, se o iríamos meter na Glintt. Se a resposta for não o correcto é liquidar a posição e mudar o dinheiro para outro activo.
Uma das maiores desgraças em bolsa é apenas querer recuperar uma perda no activo que a provocou, como se esse activo nos devesse dinheiro.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Negociar na bolsa já por si é arriscado, mas o risco pode reduzir-se quando se escolhe correctamente as boas empresas que geram cashflow regular, o que não é o caso.
A Glintt é uma péssima empresa pelas características do negócio que representa.
Uma coisa é certa, nunca foi boa opção vender acções num clima de desespero quando o indice anda em minimos e o péssimismo anda nas ruas da amargura, mas isso também tem muito a ver não só com o mercado em geral (vê-se que o PSI anda em minimos), mas também com os fundamentais de cada empresa.
Se eu tivesse no teu lugar diria: quem espera 5 anos (tanto tempo!) e é perdedor num negócio, também não faz sentido vender numa época em que só se vislumbra péssimismo, tanto como o actual, a menos que se esteja a precisar mesmo do dinheiro.
Há que ver se se prepara dentro da empresa alguma mudança de estrutura, ver o endividamento da mesma, ver alguns rácios, ver se se espera alguma OPA, ou ver se está para breve alguma componente de inovação que venha mudar a forma de como a empresa faz dinheiro.
A Glintt é uma péssima empresa pelas características do negócio que representa.

Se eu tivesse no teu lugar diria: quem espera 5 anos (tanto tempo!) e é perdedor num negócio, também não faz sentido vender numa época em que só se vislumbra péssimismo, tanto como o actual, a menos que se esteja a precisar mesmo do dinheiro.
Há que ver se se prepara dentro da empresa alguma mudança de estrutura, ver o endividamento da mesma, ver alguns rácios, ver se se espera alguma OPA, ou ver se está para breve alguma componente de inovação que venha mudar a forma de como a empresa faz dinheiro.
Glintt
Bull, o meu amigo vai ouvir muitas opiniões que vão reflectir o perfil de investidor de quem as dá.
Eu dou-lhe a minha:
1 - eu estou habituado a perder, a fugir quando as coisas correm mal e não consigo manter um asset perdedor muito tempo. Vem daquela máxima da bolsa que diz "minimizar as perdas"...
2 - como tal, assumo a perda e paro um pouco para pensar e escolher outro asset qualquer que tenha hipóteses de me fazer recuperar a perda "o mais rápido possível".
3 - a altura é má para tudo mas de certeza que haverá para aí qualquer acção que lhe vá compensando as perdas. Vá seguindo as análises que se fazem neste fórum, por exemplo...
4 - não vale a pena ficar a olhar para leite derramado, sobretudo para uma acção que se calhar não vai melhorar nos próximos tempos...
Abraço
Clinico
Eu dou-lhe a minha:
1 - eu estou habituado a perder, a fugir quando as coisas correm mal e não consigo manter um asset perdedor muito tempo. Vem daquela máxima da bolsa que diz "minimizar as perdas"...
2 - como tal, assumo a perda e paro um pouco para pensar e escolher outro asset qualquer que tenha hipóteses de me fazer recuperar a perda "o mais rápido possível".
3 - a altura é má para tudo mas de certeza que haverá para aí qualquer acção que lhe vá compensando as perdas. Vá seguindo as análises que se fazem neste fórum, por exemplo...
4 - não vale a pena ficar a olhar para leite derramado, sobretudo para uma acção que se calhar não vai melhorar nos próximos tempos...
Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
.The Mechanic Escreveu:Faz uma " venda mental " .
Eu explico : nos tempos em que andava ainda a apanhar do ar nas acções , quando estava a perder dinheiro e não sabia o que devia fazer , fazia uma " venda mental" .
Imagina que compraste Glintt a 0,20 e agora a cotação está a 0,10 . o teu dinheiro desvalorizou 50% e tu não está disposto a "aceitar" isso .
Imagina que "olha que se lixe , vou vender! " e executas uma ordem de venda na tua folha de excell onde apontas as tuas compras e vendas . Logo a seguir , pegas no dinheiro que "recebeste" da venda e "compras" o mesmo valor em acções da Glintt , na tua folha de excell. Neste momento, não tens uma acção que desvalorizou 50% ( que essas , já "vendeste e é um negocio passado " ) mas sim 22,000 acções que compraste agora a 0,10 .
Para que serve isto ? Bom, por um lado, para "convecer o teu cerebro" , que o dinheiro que empataste, já o perdeste e tirar o factor "sentimento" ( que deve estar sempre ausente de qualquer negociação ) da equação . Depois, serve para te por perante a questão . Comprei estas acções agora a este valor . Será que vale a pena mantê-las ?! Será que vejo aqui potencial REAL de valorização ?! Ou mais vale vendê-las agora mesmo , realmente , e não perder "mais" dinheiro , possibilitando-me investir este capital noutra acção à qual reconheça mais potencial ?
Tás a ver a questão ? Tens de te distanciar do "dinheiro potencialmente perdido" e ver o que ainda podes fazer com o que ainda tens .SE vires que essa é a acção no PIS ( neste caso ) onde podes vir a ganhar dinheiro , deixa estar .SE vires que essa acção não passa da cepa torta ou que outras tem mais potencial de valorização, salta fora e esquece isso . Assume o erro e parte para outra .
Um abraço ,
The Mechanic
Pois é meu amigo é que eu tenho ainda acções do tempo antes do split, tenho acções que comprei a 0.48€, depois veio o split e foi o que toda a gente sabe pois na altura havia muita gente a lastimar-se desta acção e uma pessoa sempre á espera ,espera e agora estou entalado com muito dinheiro , eu há pouco tempo que estive para vender e comprar acções do BPA, pois foi na altura que estavam a 0.10€ e de repente chegaram a 0.19€ foi o mal que eu fiz, mas vamos ver e resolver com calma.Para já estou a gostar de certos conselhos o meu obrigado.
- Registado: 13/11/2004 11:43
Não sei o futuro mas manter maus negócios nunca deu bom resultado.
JCS
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Bem visto
The Mechanic Escreveu:Faz uma " venda mental " .
Eu explico : nos tempos em que andava ainda a apanhar do ar nas acções , quando estava a perder dinheiro e não sabia o que devia fazer , fazia uma " venda mental" .
Imagina que compraste Glintt a 0,20 e agora a cotação está a 0,10 . o teu dinheiro desvalorizou 50% e tu não está disposto a "aceitar" isso .
Imagina que "olha que se lixe , vou vender! " e executas uma ordem de venda na tua folha de excell onde apontas as tuas compras e vendas . Logo a seguir , pegas no dinheiro que "recebeste" da venda e "compras" o mesmo valor em acções da Glintt , na tua folha de excell. Neste momento, não tens uma acção que desvalorizou 50% ( que essas , já "vendeste e é um negocio passado " ) mas sim 22,000 acções que compraste agora a 0,10 .
Para que serve isto ? Bom, por um lado, para "convecer o teu cerebro" , que o dinheiro que empataste, já o perdeste e tirar o factor "sentimento" ( que deve estar sempre ausente de qualquer negociação ) da equação . Depois, serve para te por perante a questão . Comprei estas acções agora a este valor . Será que vale a pena mantê-las ?! Será que vejo aqui potencial REAL de valorização ?! Ou mais vale vendê-las agora mesmo , realmente , e não perder "mais" dinheiro , possibilitando-me investir este capital noutra acção à qual reconheça mais potencial ?
Tás a ver a questão ? Tens de te distanciar do "dinheiro potencialmente perdido" e ver o que ainda podes fazer com o que ainda tens .SE vires que essa é a acção no PIS ( neste caso ) onde podes vir a ganhar dinheiro , deixa estar .SE vires que essa acção não passa da cepa torta ou que outras tem mais potencial de valorização, salta fora e esquece isso . Assume o erro e parte para outra .
Um abraço ,
The Mechanic

Bem visto e eu aqui a algum tempo fiz o mesmo as que tinha na Inapa.

O Que eu me ri à custa do negocio dos Limões
COFRES
- Registado: 1/3/2011 12:05
Faz uma " venda mental " .
Um abraço ,
The Mechanic
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Re: Conselho de amigos
buli Escreveu:Estou triste com a minha situação financeira, pois empatei dinheiro em acções da Glint tenho perto de 22.000 já á mais de 5 anos, pelos vistos isto não ata nem desata, agradecia um conselho de amigo entendido, se hei-de vender e comprar outra coisa que vá dando algum para fazer algum dinheiro, pois a Glint não sai do mesmo.
Por isso agradeço aos entendidos que me ajudem no que hei-de comprar.
Um abraço
A GLINTT continua a definhar lentamente.. no entanto, também não me parece que o valor dela caminhe para o zero. Ainda tem alguns activos importantes. Tens lá empatados 1.800€.. ou seja, quase nada.
Vende só se tiveres que vender.
- Registado: 1/8/2009 0:16
Re: Conselho de amigos
buli Escreveu:Estou triste com a minha situação financeira, pois empatei dinheiro em acções da Glint tenho perto de 22.000 já á mais de 5 anos, pelos vistos isto não ata nem desata, agradecia um conselho de amigo entendido, se hei-de vender e comprar outra coisa que vá dando algum para fazer algum dinheiro, pois a Glint não sai do mesmo.
Um abraço
Estar "aflito" ou frustrado, queres tú dizer, com o negócio que fizeste, é uma coisa. Precisar de guito para sustentar a familia ou pagar dívidas é outra situação, mais grave. Neste caso, não tens outra escolha senão alienar.
A familia deve estar sempre em primeiro lugar.
PS- Quando comecei a negociar na Bolsa, fiquei 4 anos entalado na Sonaecom

- Registado: 29/11/2007 1:44
Nesta altura acho que ninguém te pode ajudar. Aliás, nem em altura alguma.
Quem te disser compra esta ou aquela, só pode ter poderes divinatórios ou não perceber nada do assunto.
Vais ter de fazer uma retrospectiva e avaliar o porquê de teres escolhido aquela ação, talvez te dê algumas luzes de como actuar no futuro.
Este é o conselho de amigo, não de um entendido.
Quem te disser compra esta ou aquela, só pode ter poderes divinatórios ou não perceber nada do assunto.
Vais ter de fazer uma retrospectiva e avaliar o porquê de teres escolhido aquela ação, talvez te dê algumas luzes de como actuar no futuro.
Este é o conselho de amigo, não de um entendido.
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
Conselho de amigos
Estou triste com a minha situação financeira, pois empatei dinheiro em acções da Glint tenho perto de 22.000 já á mais de 5 anos, pelos vistos isto não ata nem desata, agradecia um conselho de amigo entendido, se hei-de vender e comprar outra coisa que vá dando algum para fazer algum dinheiro, pois a Glint não sai do mesmo.
Um abraço
Um abraço
- Registado: 13/11/2004 11:43
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], icemetal e 317 visitantes