Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Situação na Grécia - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Analogias...

por Perigoso Neoliberal » 25/5/2012 1:30

Eu também estou a torcer pelo Alexis :twisted:
E espero que ele cumpra as ameaças ( http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=557537 ).

Talvez assim haja alguma definição. Este "nem fornica nem sai de cima" em que temos andado, com "bocas" e "blufs" de parte a parte é insuportável.

Quanto à analogia da empresa, o que se pretende dizer (é pelo menos o que eu entendo) é simplesmente que quem gere um país também deve ter em conta um princípio básico: não gastar sistematicamente mais do que se ganha.
Qualquer pessoa percebe isto. Não é ciência de foguetões, é simples aritmética.
O facto de vários países terem ignorado isto durante décadas tornando a ideia de "deficit público" aceitável para a maioria das pessoas, não faz com que deixe de ser verdade.

Aliás, é engraçado verificar a facilidade com que se entra na 5ª Dimensão: os tipos que emprestaram o guito é que são uns sacanas. Coitadinhos dos gregos, foram obrigados a emitir títulos de dívida em quantidades bíblicas e a estourar o dinheiro daí resultante durante décadas. E não é que os sacanas dos credores agora estão relutantes em continuar a emprestar sem condições?! Malandros! :roll:
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - B. Baruch

Registado: 25/10/2007 0:02

por Automech » 25/5/2012 1:16

HLopes4 Escreveu:Há outros países na fotografia... E outros que nem justiça conseguem fazer, apesar de alegarem ser os cumpridores e o camandro...

Exacto. Até por uma questão de justiça por esses países. Se outros como Portugal e Irlanda estão a fazer um esforço para cumprir, que moral têm os respectivos governos em forçar o cumprimento dos acordos se ao lado estão os Gregos a receber tudo o que pedem e sem terem de cumprir o que quer que seja ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Automech » 25/5/2012 1:14

MiamiBlueHeart Escreveu:
AutoMech Escreveu:Quanto à Merkel, sim, deves ter razão. Provavelmente não tem coragem de fazer aquilo que devia.

O que devia ser feito?? Essa é a pergunta dos mil milhões. Ninguém sabe a resposta..

Mas quando se fala, que a Europa pode sofrer perdas na ordem dos 250 mil milhões.

Tu apostavas numa medida que poderia causar uma perda efectiva de 250mil milhões de euros nas restantes instituições/paises europeus??

Depende se pensas que o que lá foi enterrado ainda é recuperável. Eu penso que não. Tu (acho) que pensas que sim. Daí a nossa enorme diferença de opiniões e nunca chegaremos a acordo.

Eu tentei demonstrar com números e factos da história recente porque é que acho que os Gregos não vão cumprir, nem com o que já receberam, nem com o que se atire para lá no futuro (e com programas de 100 ou 150mM de cada vez, os 250mM que falas nem parece nenhuma enormidade para a Europa se livrar do problema - eu penso que o Atomez já deixou uma vez um link em que o número poderia ser bastante pior que isso).

por Hramos3 » 25/5/2012 0:59

AutoMech Escreveu:A única fotografia que eu vejo é a de um país que gastou o que tinham e o que não tinha e que continua a pedir mais, sem cumprir quaisquer condições. É essa a fotografia que eu vejo. Já agora quem quiser contribuir pode bem comprar OTs Gregas e ajudar os pobres Gregos. Certamente que é dinheiro bem empregue.

Quanto à Merkel, sim, deves ter razão. Provavelmente não tem coragem de fazer aquilo que devia.

Há outros países na fotografia... E outros que nem justiça conseguem fazer, apesar de alegarem ser os cumpridores e o camandro...

Registado: 14/6/2011 16:43

por MiamiBlue » 25/5/2012 0:42

AutoMech Escreveu:Quanto à Merkel, sim, deves ter razão. Provavelmente não tem coragem de fazer aquilo que devia.

O que devia ser feito?? Essa é a pergunta dos mil milhões. Ninguém sabe a resposta..

Mas quando se fala, que a Europa pode sofrer perdas na ordem dos 250 mil milhões.

Tu apostavas numa medida que poderia causar uma perda efectiva de 250mil milhões de euros nas restantes instituições/paises europeus??

Registado: 17/10/2010 19:32

por Automech » 25/5/2012 0:31

A única fotografia que eu vejo é a de um país que gastou o que tinham e o que não tinha e que continua a pedir mais, sem cumprir quaisquer condições. É essa a fotografia que eu vejo. Já agora quem quiser contribuir pode bem comprar OTs Gregas e ajudar os pobres Gregos. Certamente que é dinheiro bem empregue.

Quanto à Merkel, sim, deves ter razão. Provavelmente não tem coragem de fazer aquilo que devia.

por MiamiBlue » 25/5/2012 0:24

AutoMech Escreveu:Miami, ninguém obriga os Gregos a aceitarem dinheiro sob condições. Se acham que a UE está a fazer exigências impossíveis de cumprir será fácil apresentarem um programa melhor, dispensarem a ajuda da troika e irem eles próprios aos mercados. Haverá certamente milhões de euros a caírem na Grécia com um bom programa (feito por exemplo pelo Alexis).

AutoMech,

Adoro a tua atitude, tipo Rambo.
Mas digo-te, considero que continuas a ver só uma parte da fotografia.

Mas é escuso prolongar a discussão, as eleições estão à porta, por isso, aguardemos. Dentro de poucas semanas teremos desenvolvimentos significativos nesta matéria.

Obviamente que tudo pode acontecer, mas prepara-te, acho que a Sr.ª Merkel te vai dar uma grande desilusão.

por Mcmad » 24/5/2012 23:53

"prefiro morrer á fome do que votar em quem nos conduziu até aqui" anónima grega
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Automech » 24/5/2012 23:30

Com jeitinho o homem ainda chega à maioria absoluta. :)

Syriza reforça liderança nas sondagens com 30% das intenções de voto
24 Maio 2012 | 20:14

Grande maioria dos gregos continua favorável à permanência no euro, mas o apoio ao partido que está contra o programa de austeridade está a crescer.
O partido liderado por Alexis Tsipras está a ganhar terreno nas sondagens às eleições de 17 de Junho na Grécia, recolhendo já 30% das intenções de voto.

Segundo a sondagem efectuada para a televisão grega Skay TV, o Syriza subiu dois pontos percentuais nas intenções de voto face à sondagem da semana passada.

A Coligação da Esquerda Radical, conhecida como Syriza, tem ganho protagonismo depois de ter ficado em segundo lugar nas eleições de 6 de Maio. O partido rejeita a implementação do memorando de entendimento assinado com a troika no âmbito do segundo resgate ao país, mas é favorável à permanência da Grécia no euro.

A sondagem da Skay TV, citada pela Bloomberg, mostra também que os gregos não pretendem sair do euro, com 85% dos inquiridos a apoiar a permanência do país na Zona Euro, contra 12% dos que preferem a Grécia de regresso ao dracma.

Quanto aos restantes partidos, as intenções de voto na Nova Democracia (partido mais votado das últimas eleições) também subiram dois pontos percentuais, para 26%. Já o Pasok melhora de 15% para 15,5%, os Gregos Independentes ficam com 8% e a Esquerda democrática com 6,5%
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=558833

por BearManBull » 24/5/2012 9:58

MiamiBlueHeart Escreveu:
2 - Deixa ver se eu percebi, os planos de ajustamento que foram aplicados do passado, a países desenvolvidos, tiveram resultados. Os atuais planos de ajustamento, por enquanto, ainda nada mostraram e tu dizes que os atuais é que são bons.. Humm, desculpa, mas essa teoria tem muitas pontas soltas.

Eu compreendo o que dizes. Mas o problema em Portugal nunca foi tanto da receita mas sim dos gastos desenfreados que tem tido ao oferecer tudo e mais alguma coisa à população (ensino superior quase grátis, saúde grátis, comparticipação de medicamentos, subsídios e mais subsídios e depois ainda há aqueles propósitos que não servem nada para além dos interesses de lóbbies -> empresas públicas, PPP e entidades públicas que não têm qualquer sentido).

Como referi temos muitas regalias e deviam ser pagas com mais receita mas em Portugal acho que o ponto de equilíbrio já foi atingido (aquele em que mesmo que se aumente o imposto a receita diminui) portanto resta mesmo é cortar.

MiamiBlueHeart Escreveu:E defendes 100% de austeridade, isso é o mesmo que um tipo que ganha 500 euros, ter dividas e depois ainda ficar desempregado. Vai a algum lado? Não..

Para mim não existe austeridade o que existe é um ajuste orçamental à realidade o que no longo prazo é uma medida de crescimento, austeridade é uma palavra com uma conotação negativa que faz lembrar hostilidade em vez de sustentabilidade.

O que eu estou a dizer é que o tipo que ganha 500 euros tem de vender o iphone e se vai para o desemprego tem de se sujeitar a ganhar menos e a trabalhar mais horas vais ver que depressa arranja emprego. Olha que sei de muito boa gente que mesmo agora não consegue arranjar trabalhadores porque simplesmente o emprego em questão dar muito trabalho...[/b]

Registado: 15/2/2011 11:59

por Automech » 24/5/2012 9:31

Miami, ninguém obriga os Gregos a aceitarem dinheiro sob condições. Se acham que a UE está a fazer exigências impossíveis de cumprir será fácil apresentarem um programa melhor, dispensarem a ajuda da troika e irem eles próprios aos mercados. Haverá certamente milhões de euros a caírem na Grécia com um bom programa (feito por exemplo pelo Alexis).

Já agora, estes são os Gregos, os tais que devemos ajudar. Não venham com a conversa que é da austeridade. Muito antes disso já eles gozavam com o resto da europa e gastavam tudo o que podiam.

Imagem

por MiamiBlue » 24/5/2012 9:18

AutoMech Escreveu:Daí que não deviam ter o apoio de ninguém e serem deixados à sua sorte.

Deixados à sua sorte??
Tens ideia dos problemas que isso pode dar em termos económicos, sociais e políticos para toda a Europa??

Muita gente brinca com o fogo, para alguns corre bem, outros magoam-se, outros chegam mesmo a morrer..

Deixar a Grécia à sua sorte, é simplesmente a Europa jogar na roleta russa.. Pode dar-se a esse luxo?

por MiamiBlue » 24/5/2012 9:11

lfhm Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:
Sabes qual é o rácio dos atuais planos de ajustamento? 75% diminuição da despesa e 25% aumento da receita!!!

Se fosse ao contrário não fazia sentido, assim está mais correcto aliás correcto mesmo seria 100% diminuição da despesa e 0% aumento da receita.

O que é que tu achas que se faz em indústrias altamente competitivas como por exemplo a automóvel. Se não há margem para aumentar receita reduz-se na despesa e a empresa cresce de uma forma ou de outra.

Quantas empresas automóveis já foram à falência? A GM... porquê? Por praticarem o que estavas a dizer aumentaram financiamento para se tentarem tornar competitivos para depois se tornarem insustentáveis. Agora no outro lado tens a Toyota que mesmo durante as piores crises sobrevive sem despedir pessoal mas consegue reduzir a despesa e bem.

Por analogia quanto mais água metes num saco roto mais o buraco alarga.

1 - Um Estado não é uma empresa.

2 - Deixa ver se eu percebi, os planos de ajustamento que foram aplicados do passado, a países desenvolvidos, tiveram resultados. Os atuais planos de ajustamento, por enquanto, ainda nada mostraram e tu dizes que os atuais é que são bons.. Humm, desculpa, mas essa teoria tem muitas pontas soltas.

E defendes 100% de austeridade, isso é o mesmo que um tipo que ganha 500 euros, ter dividas e depois ainda ficar desempregado. Vai a algum lado? Não..

P.S. Antigamente tinhamos o Sócrates que era o 80, agora temos imensas pessoas a defender o 8. Eu não defendo nem o 8, nem o 80.

por asrael » 24/5/2012 8:45

[quote="Joca601"]A hora da Verdade aproxima-se... mais semana menos semana a economia da zona euro terá um rumo ou definhará.

A grécia é só uma peça no conjunto da europa, mas os seus efeitos fazem-se sentir por toda a europa com a excepção da Alemanha. Isto significa que o problema da europa está assente em 2 extremos, a Grécia de um lado e a Alemanha de outro. a Grécia e Alemanha são

Por mim pode sair a Alemanha. :)
Nunca digas nunca.

Abraço

Registado: 2/2/2010 1:35

por Joca601 » 24/5/2012 8:38

A hora da Verdade aproxima-se... mais semana menos semana a economia da zona euro terá um rumo ou definhará.

A grécia é só uma peça no conjunto da europa, mas os seus efeitos fazem-se sentir por toda a europa com a excepção da Alemanha. Isto significa que o problema da europa está assente em 2 extremos, a Grécia de um lado e a Alemanha de outro. a Grécia e Alemanha são os principais problemas da europa neste momento. um deles tem de sair.

Registado: 7/1/2012 13:03

por BearManBull » 24/5/2012 7:49

MiamiBlueHeart Escreveu:
Sabes qual é o rácio dos atuais planos de ajustamento? 75% diminuição da despesa e 25% aumento da receita!!!

Se fosse ao contrário não fazia sentido, assim está mais correcto aliás correcto mesmo seria 100% diminuição da despesa e 0% aumento da receita.

O que é que tu achas que se faz em indústrias altamente competitivas como por exemplo a automóvel. Se não há margem para aumentar receita reduz-se na despesa e a empresa cresce de uma forma ou de outra.

Quantas empresas automóveis já foram à falência? A GM... porquê? Por praticarem o que estavas a dizer aumentaram financiamento para se tentarem tornar competitivos para depois se tornarem insustentáveis. Agora no outro lado tens a Toyota que mesmo durante as piores crises sobrevive sem despedir pessoal mas consegue reduzir a despesa e bem.

Por analogia quanto mais água metes num saco roto mais o buraco alarga.

Registado: 15/2/2011 11:59

por alexandre7ias » 24/5/2012 3:55

Início|Portugal|Desporto|Globo|Economia
Política|+Secções|Pesquisar

União Europeia
Grécia deve manter-se no euro
Publicado hoje às 01:17
DN.pt com agências

Angela Merkel e François Hollande, ontem à noite, em Bruxelas.
Foto: François Lenoir/ Reuters
Na reunião informal de chefes de Estado e de Governo da União Europeia dedicada a debater formas de promover o crescimento económico e o emprego, foi aprovado um texto a favor da manutenção da Grécia no euro.
O presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, disse hoje que os líderes europeus querem que a Grécia permaneça na Zona Euro, mas acrescentou que os dirigentes do país têm de cumprir as promessas de reformas, noticia a AFP.

"Queremos que a Grécia permaneça na Zona Euro e respeite os seus compromissos", afirmou Van Rompuy depois de acabar, tarde na noite, uma cimeira de líderes europeus ensombrada pelo receio de que o país, a braços com o problema da dívida pública, possa sair do conjunto de 17 Estados que integram a união monetária.

Na mesma cimeira, o presidente francês, François Hollande, defendeu que se deveriam mobilizar "rapidamente" os fundos estruturais a favor da Grécia e reclamou a inscrição das euro-obrigações na ordem de trabalhos da cimeira prevista para o fim de junho, na "perspetiva" de "uma etapa suplementar da integração" europeia.
.

:idea:
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Automech » 24/5/2012 0:35

MiamiBlueHeart Escreveu:Aldrabar as contas, pelos vistos,não é importante já que a Merckel vai apoiar um desses senhores que ajudou a aldrabar as contas.

Infelizmente, isso é factual.

Daí que não deviam ter o apoio de ninguém e serem deixados à sua sorte. É que tenho vindo a defender mas parece que há quem acredite que desta vez é que eles vão cumprir.

por Automech » 24/5/2012 0:33

Mart77 Escreveu:Os governos gregos, não os "gregos", por isso não querem mais, dai a divisão, dai o problema de constituição novo governo, dai esta trapalhada toda!!
Por isso é que não percebo porque querem por a força toda os mesmos que aldrabaram as contas (são factos)

Bom, agora têm a oportunidade de escolher um governante como deve ser. Eu espero que o Alexis ganhe para resolver o problema da Grécia de vez.

por MiamiBlue » 23/5/2012 21:51

AutoMech Escreveu:Ninguém falou em consumistas compulsivos. São é tipos que viveram com défices brutais e crescimentos da dívida inacreditáveis (além de terem aldrabado as contas). Isso é factual e não é a tua conversa que vai desmentir.

Aldrabar as contas, pelos vistos,não é importante já que a Merckel vai apoiar um desses senhores que ajudou a aldrabar as contas.

Infelizmente, isso é factual.

por Mart77 » 23/5/2012 21:33

AutoMech Escreveu:Ninguém falou em consumistas compulsivos. São é tipos que viveram com défices brutais e crescimentos da dívida inacreditáveis (além de terem aldrabado as contas). Isso é factual e não é a tua conversa que vai desmentir.

Os governos gregos, não os "gregos", por isso não querem mais, dai a divisão, dai o problema de constituição novo governo, dai esta trapalhada toda!!
Por isso é que não percebo porque querem por a força toda os mesmos que aldrabaram as contas (são factos)

Registado: 18/8/2011 20:50

por Automech » 23/5/2012 21:30

Ninguém falou em consumistas compulsivos. São é tipos que viveram com défices brutais e crescimentos da dívida inacreditáveis (além de terem aldrabado as contas). Isso é factual e não é a tua conversa que vai desmentir.

por MiamiBlue » 23/5/2012 21:13

AutoMech Escreveu:Miami, muita conversa mas a verdade é só uma: os Gregos querem manter o nível de vida artificial, assente em défices e dívida pública que tiveram. Ponto.

AutoMech,

Adoro a tua justificação da crise que coloca meia Europa em crise:
- "os gregos são uns consumistas compulsivos".

por Automech » 23/5/2012 21:03

Miami, muita conversa mas a verdade é só uma: os Gregos querem manter o nível de vida artificial, assente em défices e dívida pública que tiveram. Ponto.

por MiamiBlue » 23/5/2012 20:46

AutoMech Escreveu:É sempre interessante ver que ainda há quem acredite que, dando mais dinheiro e mais tempo aos Gregos, eles vão fazer descer o seu nível de vida voluntariamente. É disso que se trata. Passar de cavalo para burro. Alguém o faz se não for à força ? Quem não tem dinheiro não tem vícios. E os Gregos têm bom remédio. Se a UE e o BCE são maus então vão aos mercados pedir dinheiro. Certamente que haverá muita gente disposta a emprestar.

O BCE não tem é juízo nenhum se enterrar lá um cêntimo que seja a mais.

AutoMech,

Os gregos não são exemplos para ninguém, mas isso não justifica toda a situação atual. Infelizmente o problema é muito mais profundo e complexo.

Começa logo pelos Planos de ajustamento que foram sendo implementados. O Financial Times referia á tempos que os planos de ajustamento do passado e que foram aplicados a países desenvolvidos, deram preferência á regra 45/55: 45% diminuição da despesa, 55% aumento de receita.

Irrelevante? Não acho.

A UE podia encomendar um estudo como fez o governo Britânico, intitulado Mirlees Review- ou pelo menos, ler esse trabalho - podia ser bastante útil..

Outro problema grave, é que Portugal e a Grécia têm uma moeda que está 30 a 40% mais valorizada do que devia, face à economia do país.

Eu não sei se a solução é Eurobonds, mas sei que a Europa tem que arranjar um mecanismo de estabilização para que os países com menor PIB possam crescer. E alguém tenta arranjar esses mecanismos, qualquer que eles sejam? Não.

Por isso, a justificação “os gregos são uns malvados” justifica parte, não todo o problema.

P.S. O BCE está a atuar com a complacência da Alemanha e a Alemanha apoia atualmente um politico grego que foi um dos que aldrabou as contas da Grécia.
Viva a hipocrisia europeia..
Editado pela última vez por MiamiBlue em 23/5/2012 21:07, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Bing [Bot], CORTIÇA, darkreflection, fosgass2020, Gold Stock, Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Tosta mista, trilhos2006 e 264 visitantes