Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off topic - "Crecimento": já tem força de lei!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pantone » 24/5/2012 12:37

migluso Escreveu:
Muffin Escreveu:
migluso Escreveu:Mas convém analisar a desproporção que já vinha de há 10 anos atrás, onde o desemprego jovem era 3 ou 4 vezes superior à "média geral"...

Ainda há os que dizem que o problema não é estrutural, mas sim conjuntural...

Desculpa, não percebi a relação...

A idade é parte da estrutura produtiva de um país?!

?!?!?

O facto do desemprego jovem ser n vezes mais elevado deve-se a factores estruturais, como por exemplo as leis laborais, e não a um problema conjuntural, como por exemplo uma quebra na procura interna ou externa.

ah, ok, estava a pensar a nível macro, e tu analisavas o desemprego "jovem". Obgd pelo esclarecimento ;)

Registado: 4/1/2004 22:32

por artista_ » 24/5/2012 12:32

AutoMech Escreveu:
artista Escreveu:Como sabes eu defendo a austeridade, mas isso não quer dizer que defenda todo o tipo de austeridade e todas as medidas adotadas.

Em relação ao teu raciocínio pare-me um bocado incorreto porque, embora ainda tenhamos pouco tempo de comparação, parece claro que estamos a divergir significativamente da Europa em relação a crescimento. Parece-me que isso era espectável, mas tu parece estares a crer passar a idéia que a austeridade não está a ter nenhum efeito na economia, ou é impressão minha?!

Nem vou falar no desemprego porque tu não abordaste a coisa por ai...

Artista, só ingenuamente é que se poderia pensar que o aumento brutal da carga fiscal não ia ter impacto no crescimento.

O ponto que quero salientar com os gráficos que deixei é que, mesmo em períodos em que não havia austeridade, não conseguimos praticamente crescer e muito menos crescer acima da Europa, o que prova que o problema não é exclusivamente da austeridade (tanto mais que há países que, apesar da austeridade na Europa, continuam a crescer, ainda que pouco).

A austeridade tem impacto mas é uma cortina de fumo que convenientemente muitos têm usado para esconder que os problemas sempre cá estiveram, continuam a estar e continuarão a estar se formos pela conversa das políticas de crescimento que mais não é do que um eufemismo, para deixar que o estado continue a gastar o que não tem.

Como sabes análise política também não faço, percebo pouco, também não os tenho em boa conta!

Em relação ao impacto que referes concordo contigo, apenas tinha ficado com a idéia que defendias que a austeridade não estava a ter grande impacto...

Ainda assim há ali um pouco em que não sei se estou de acordo, ou melhor, acho que estou de acordo mas há algo a acrescentar. Eu acho que o crescimento é importante (aliás isso todos achamos), mesmo que ele se traduza apenas numa redução da quedas. Eu acho que este governo podia ter aplicado medidas menos recessivas que não penalizariam tanto o crescimento, e por consguinte as taxas de desemprego... já aqui falei nelas, vou tentar resumir, ou falar do essencial. Um maior equilíbirio na austeridade que envolvesse todos na recuperação do país e não mais uns que outros, reformas estruturais a sério, eventualmente aumento do IVA (que é uma forma de malhar em todos). Com mais equilíbrio na austeridade provavelmente não estaríamos a cair tanto, provavelmente não teríamos tanto desemprego, e conseguiriamos o mesmo resultado para as contas do estado...

Mas enfim, até posso estar enganado, parcial ou totalmente, veremos ao que nos levarão estas medidas... mas não vale a pena falarem da troika porque as medidas implemtadas são quse todas da mão deste governo, pelo menos as mais marcantes! A austeridade é obrigatória, o tipo de auteridade foi, no essencial, decisão deste governo... aliás, eu acho que eles nem se deviam escudar com a troika, deviam assumir, para o bem e para o mal, a responsabilidade das medidas, sendo certo que temos de cumprir os objetivos estabelecidos!

Para que também não haja dúvidas, já o disse uma série de vezes, este governo dificilmente deixará de ser infinitamente melhor que o do pinóquio (agora também já alguém num tribunal lhe chamou isto portanto acho que não tem mal nenhum usar o termo :mrgreen: ), mas isso também não é grande proeza! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por migluso » 24/5/2012 11:32

Muffin Escreveu:
migluso Escreveu:Mas convém analisar a desproporção que já vinha de há 10 anos atrás, onde o desemprego jovem era 3 ou 4 vezes superior à "média geral"...

?!?!?

O facto do desemprego jovem ser n vezes mais elevado deve-se a factores estruturais, como por exemplo as leis laborais, e não a um problema conjuntural, como por exemplo uma quebra na procura interna ou externa.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Pantone » 24/5/2012 11:12

por migluso » 24/5/2012 10:06

Também anda por aí uma corrente de pensamento que defende que o elevado desemprego jovem em Portugal é consequência da austeridade...

Mas convém analisar a desproporção que já vinha de há 10 anos atrás, onde o desemprego jovem era 3 ou 4 vezes superior à "média geral"...

Este link é para todos, mas em especial para o Muffin, ainda no seguimento de um debate que tivemos há largos meses atrás sobre as características do desemprego norte-americano... Para além disso aborda a "utilidade" de um banco central...

http://mises.org/daily/6055/Charting-Fun-with-Krugman

EDIT - Quero só dar os parabéns ao Quico pelo genial título do tópico. Só me apetece dar vivas aos nossos políticos...ouvi ontem o Seguro 3 segundos... o homem estava a ter um orgasmo...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Pantone » 24/5/2012 9:58

AutoMech Escreveu:
artista Escreveu:Como sabes eu defendo a austeridade, mas isso não quer dizer que defenda todo o tipo de austeridade e todas as medidas adotadas.

Em relação ao teu raciocínio pare-me um bocado incorreto porque, embora ainda tenhamos pouco tempo de comparação, parece claro que estamos a divergir significativamente da Europa em relação a crescimento. Parece-me que isso era espectável, mas tu parece estares a crer passar a idéia que a austeridade não está a ter nenhum efeito na economia, ou é impressão minha?!

Artista, só ingenuamente é que se poderia pensar que o aumento brutal da carga fiscal não ia ter impacto no crescimento.

O ponto que quero salientar com os gráficos que deixei é que, mesmo em períodos em que não havia austeridade, não conseguimos praticamente crescer e muito menos crescer acima da Europa, o que prova que o problema não é exclusivamente da austeridade (tanto mais que há países que, apesar da austeridade na Europa, continuam a crescer, ainda que pouco).

A austeridade tem impacto mas é uma cortina de fumo que convenientemente muitos têm usado para esconder que os problemas sempre cá estiveram, continuam a estar e continuarão a estar se formos pela conversa das políticas de crescimento que mais não é do que um eufemismo, para deixar que o estado continue a gastar o que não tem.

Agora foste claro... perfeitamente de acordo.

por Automech » 24/5/2012 9:50

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por artista_ » 24/5/2012 9:31

AutoMech Escreveu:Foi intencional porque já estou farto de ouvir dizer que estamos nesta situação por causa da austeridade. Então e de 1998 a 2007 (antes da crise financeira para não haver comichões para ninguém) não havia austeridade, pois não ? Onde é que está, então, o crescimento pujante que devíamos ter tido sem austeridade ?

Como sabes eu defendo a austeridade, mas isso não quer dizer que defenda todo o tipo de austeridade e todas as medidas adotadas.

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Pantone » 24/5/2012 7:59

E a propósito do tópico, tratar variáveis endógenas, como o crescimento e pô-la a força de lei, tem tanto sentido como pôr o limite de endividamento na constituição (outra variável endógena), ou seja dois disparates arrematados.

por Pantone » 24/5/2012 7:57

Quico Escreveu:
LTCM Escreveu:Toma lá uma infografia toda catita, com as sugestões de alguns interessados, e com uma verdade:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=558179

Brilhante! Mais do mesmo. "políticas expansionistas",... blá, blá, "bonds", (claro, mais dívida), etc e tal...

Mais uma vez, a economia parece ser uma "emanação"... neste caso da comissão europeia! Tudo roda à volta do estados sacarem da varinha mágica e... "plim"! Lá saltam uns milhões para o pessoal ter a vida que merece! :lol:

Não passa por estas brilhantes cabeças que foram "políticas de estímulo" aos países do sul da Europa que, durante 20 ou 30 anos, gerou economias amorfas e viciadas em "apoios" e dívida pública!

Ainda me falam de um novo Plano Marshall! Já nem comento a desproporção dos meios de que estamos a falar!
A seguir à guerra estávamos a falar de economias e sociedades materialmente e literalmente "em cacos", em que tudo era preciso construir e fazer. Faltavam os equipamentos mais básicos.
Ora, andou o norte da Europa durante décadas a financiar o "crescimento" e a construção de "equipamentos" no sul da Europa (autoestradas, aeroportos, expos, jogos olímpicos,...) e agora precisam de um "plano Marshall"?!! Tadinhos!...
(...e o triste é que ninguém acha isto ridículo - nem os jornalistas do Negócios, pelos vistos!)

P.S. - MiamiBlueHeart, se não me queres perceber, ou preferes inverter aquilo que eu disse, não há muito que eu possa fazer. Abraço. :wink:

Quico, o que se advoga são políticas expansionistas no centro da Europa para "ajudar" o sul a sair do buraco em que se encontra. Quem advogue políticas expansionistas nos países do sul, advoga disparates ou quer ser popularucho.

O Bond Alemão, assim como o americano renova mínimos históricos. Felizmente, e depois de 4 anos de crise, começa-se a fazer ouvidos às políticas correctas.

Quanto a Portugal, só nos resta continuar a reequilibrar as contas, situação que será conseguida apenas num contexto de crescimento europeu.

A austeridade apenas agrava o problema, como está documentado e a realidade dos últimos três anos comprova, mas não existe alternativa para o sul da Europa. A mudança de paradigma está a 3000 kms de distância.
Editado pela última vez por Visitante em 24/5/2012 8:01, num total de 3 vezes.

por BearManBull » 24/5/2012 5:40

Pois o pessoal esquece-se que o papel do estado é construir infraestruturas socialmente necessárias(palavra difícil de definir) e que promovam o crescimento económico. Ora em Portugal esse serviço acho que está em grande parte concluído.

Se quiser criar um negócio têm-se bons acessos em qualquer parte do pais a portos e aeroportos seja rodoviário ou ferroviário. A REN tem a rede mais do que bem estabelecida. As cidades dispões de tudo o que cidadão comum precisa até em excesso cidade com menos de 10.000 habitantes têm hospitais próprios quando ficam a 20m de outros. Tem teatros escolas esquadras umas a funcionar melhor outras pior mas o que falta praí são sítios com muita qualidade de vida. O português é que se queixa demasiado, mas não é essa a questão.

O ponto é que neste momento políticas de estímulo ao crescimento em Portugal era mesmo a redução de alguns impostos e da tarifa energética de resto de pouco ou nada o povo precisa. E já agora um sistema judicial que funciona-se e com leis claras e objectivas.

Registado: 15/2/2011 11:59

por Automech » 24/5/2012 0:28

MarcoAntonio Escreveu:
AutoMech Escreveu:Já agora, pode algum dos iluminados deste forum, que tanto clamam contra a austeridade, esclarecer-me qual foi a taxa de crescimento da economia portuguesa, antes de haver austeridade, por exemplo de 1998 a 2008, só para ir buscar 10 anos antes da crise financeira ?

(...)

Desculpem lá se aborreci muito com esta chatice dos números.

Automech, agora é a minha vez de ser "impertinente": os gráficos que colocaste também não esclarecem coisa nenhuma sobre a virtuosidade da austeridade pois o único gráfico onde se pode comparar o crescimento do PIB de Portugal com o resto do espaço económico onde se insere... termina em 2007.

Foi intencional porque já estou farto de ouvir dizer que estamos nesta situação por causa da austeridade. Então e de 1998 a 2007 (antes da crise financeira para não haver comichões para ninguém) não havia austeridade, pois não ? Onde é que está, então, o crescimento pujante que devíamos ter tido sem austeridade ?

por MarcoAntonio » 23/5/2012 23:00

MarcoAntonio Escreveu:Automech, agora é a minha vez de ser "impertinente": os gráficos que colocaste também não esclarecem coisa nenhuma sobre a virtuosidade da austeridade pois o único gráfico onde se pode comparar o crescimento do PIB de Portugal com o resto do espaço económico onde se insere... termina em 2007.

Já agora, aqui fica o gráfico completo, incluindo o período para lá de 2007 (dados do Eurostat).

O ano de 2011 é para já aquele em que Portugal apresenta um maior afastamento quer para os EU27 quer em relação à Eurozona (a azul e verde).

O período é ainda curto, convenhamos, e enfim, isto depois pode ter várias leituras. Em todo o caso, fica o histórico disponível completo...
Anexos
gdp-growth.PNG
gdp-growth.PNG (34.1 KiB) Visualizado 1471 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulrich » 23/5/2012 22:54

A única Saída para a crise é criar as condiçõespara tender para 0% Taxes.

O único caminho daqui em diante tem de ser:
"Tens o que pagas, não pagas o que não precisas"

Ainda hoje ouvi que a UE gastou, só em Portugal, 300M
para incentivos ao emprego Jovem, porque não utilizar
esse cash flow para uma desvalorização fiscal?

É porque esse dinheiro vai alimentar, não o fim a que se destina, mas a Buro-Tecnocracia que o cria...
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali

Registado: 8/11/2008 15:54

Xissa !

por bboniek33 » 23/5/2012 22:45

Quico Escreveu:
LTCM Escreveu:Toma lá uma infografia toda catita, com as sugestões de alguns interessados, e com uma verdade:

Brilhante! Mais do mesmo. "políticas expansionistas",... blá, blá, "bonds", (claro, mais dívida), etc e tal...

Mais uma vez, a economia parece ser uma "emanação"... neste caso da comissão europeia! Tudo roda à volta do estados sacarem da varinha mágica e... "plim"! Lá saltam uns milhões para o pessoal ter a vida que merece! :lol:

Não passa por estas brilhantes cabeças que foram "políticas de estímulo" aos países do sul da Europa que, durante 20 ou 30 anos, gerou economias amorfas e viciadas em "apoios" e dívida pública!

Ainda me falam de um novo Plano Marshall! Já nem comento a desproporção dos meios de que estamos a falar!
A seguir à guerra estávamos a falar de economias e sociedades materialmente e literalmente "em cacos", em que tudo era preciso construir e fazer. Faltavam os equipamentos mais básicos.
Ora, andou o norte da Europa durante décadas a financiar o "crescimento" e a construção de "equipamentos" no sul da Europa (autoestradas, aeroportos, expos, jogos olímpicos,...) e agora precisam de um "plano Marshall"?!! Tadinhos!...
(...e o triste é que ninguém acha isto ridículo - nem os jornalistas do Negócios, pelos vistos!)

Vocees sao lixados ! Isto ee um Plano Marshal para Portugal fazer mais 4 SCUTs, 5 IPs, 3 AEs e implementar a 5G dos telemooveis ao mesmo tempo que se relanc,a o sector do imobiliaario para que todos os portugueses tenham 2 habitac,oes (ou 3 ?), uma urbana e outra soo para os fins de semana. Tambeem se conseguiria algum aliivio ao niivel do creedito ao consumo pois o pessoal estaa a sentir-se entalado.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Quico » 23/5/2012 22:36

P.S. - MiamiBlueHeart, se não me queres perceber, ou preferes inverter aquilo que eu disse, não há muito que eu possa fazer. Abraço. :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Dom_Quixote » 23/5/2012 22:31

AutoMech Escreveu:Já agora, pode algum dos iluminados deste forum...

Até que estava tentado a esboçar uma resposta mas... não me sinto particularmente iluminado... :wink:

Registado: 3/4/2012 21:06

por MarcoAntonio » 23/5/2012 21:57

AutoMech Escreveu:Já agora, pode algum dos iluminados deste forum, que tanto clamam contra a austeridade, esclarecer-me qual foi a taxa de crescimento da economia portuguesa, antes de haver austeridade, por exemplo de 1998 a 2008, só para ir buscar 10 anos antes da crise financeira ?

(...)

Automech, agora é a minha vez de ser "impertinente": os gráficos que colocaste também não esclarecem coisa nenhuma sobre a virtuosidade da austeridade pois o único gráfico onde se pode comparar o crescimento do PIB de Portugal com o resto do espaço económico onde se insere... termina em 2007.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Automech » 23/5/2012 21:25

Já agora, pode algum dos iluminados deste forum, que tanto clamam contra a austeridade, esclarecer-me qual foi a taxa de crescimento da economia portuguesa, antes de haver austeridade, por exemplo de 1998 a 2008, só para ir buscar 10 anos antes da crise financeira ?

Eu dou uma ajudinha, que isto de olhar para números dá muito trabalho.

Imagem

Antes que fiquem todos excitados com alguns anos a baterem nos 2%, deixo aqui o crescimento mundial.

Imagem

E já agora, este gráfico deve estar errado porque, se não havia austeridade, não podemos ter crescido tão pouco (e muito menos abaixo da UE15), não é ?

Imagem

por joaoventura » 23/5/2012 20:35

MarcoAntonio Escreveu:http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=36994

Obrigado pelo link, MarcoAntonio.

Tens razão, é apenas um documento de intenções, sem sumo nenhum que se aproveite.

Como se vê em alguns sites aí pela internet: "Nothing to see here, move along.."

João Ventura

Registado: 21/1/2011 13:02

5 vezes.

por bboniek33 » 23/5/2012 20:33

Aparece 5 vezes a palavra "financiamento".

Excluindo a referencia ao lanc,amento de Obrigac,oes pelo BEI, o resto ee conversa mole.

Vai dar em nada. Caso o Hollande nao consiga poor esses camaleoes europeus em paanico com a falencia em cascata da Banca... esta iniciativa parece uma "coisa" (Alvarito !) proveniente duma turma do 11.o ano.

Como ee que o Basiilio Horta deixou laa poor o seu nome no meio de alguns rapazolas que ajudaram a destruir o Paiis ?

Forc,a Portugal ! (o Europeu estaa prooximo). :wink:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por LTCM » 23/5/2012 20:33

Quico Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:
Quico,

O Estado, tem que reduzir, apoio-te, dentro de certos limites, mas julgas que só isso resolve o problema??

Olha, para as empresas do PSI 20, grande parte, altamente endividadas e, muitas delas, a viver à custa do Estado.

Olha a Brisa, um bom exemplo, já altamente endividada, mas a Caixa ainda lhe vai emprestar mais dinheiro.

Julgas que todo o mal está só no Estado?? Olha só para as PPP? E quem beneficia com as PPP??

Infelizmente o problema é muito mais profundo.

O Estado tem que sair da economia e as empresas privadas sair do Estado.

E o que é que isso contraria o que eu disse? A cada um dos tópicos que referiste eu podia aplicar "Lá está o estado a meter o bedelho na economia!".

As empresas só entram no estado porque ou não têm outra alternativa - a partir do momento que o estado é omnipresente começa a ser difícil vingar sem "alinhar nas regras do jogo" - ou vêm no estado uma oportunidade (por vezes choruda - PPP'S) de negócio.

Faz parte da natureza das coisas - da economia - as empresas almejarem lucro e os indivíduos o seu bem estar. Quando nisto entra o estado... é para perturbar: cercear as liberdades dos indivíduos e distorcer os objectivos das empresas.

É que ao estado, o dinheiro não lhe "custa a ganhar"; é estorquido à sociedade*! É num estado de direito a única entidade que tem poderes para o fazer sem que constitua crime! As pessoas é que muitas vezes se esquecem disso...

Toma lá uma infografia toda catita, com as sugestões de alguns interessados, e com uma verdade:

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por MarcoAntonio » 23/5/2012 20:29

Já agora, Quico, o título que deste ao tópico distorce o tema consideravelmente e a culpa não é propriamente da notícia: não foi aprovada nenhuma lei a promover o crescimento nem o texto do Negócios diz isso na verdade.

Na verdade, na minha opinião é uma não notícia precisamente por não ser o que escreveste no título do tópico.
Imagem

Administrador Fórum

por Mart77 » 23/5/2012 20:27

Realmente aquilo não é nada. Jogada politica para eleições futuras, em que o PSD e CDS não querem ficar com o onus de só querer austeridade.

Registado: 18/8/2011 20:50

por MarcoAntonio » 23/5/2012 20:21

Para quem está curioso sobre o que se trata, aqui fica o endereço com o conteúdo do documento e o resultado da votação alínea por alínea:

http://www.parlamento.pt/ActividadeParl ... ?BID=36994

Li aquilo na diagonal, tendo chegado à conclusão que o documento está escrito em politiquês abstracto versando sobre uma recomendação ao governo para uma proposta de medidas a sugerir à União Europeia.

Uma não notícia, na minha opinião.
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: António Sousa 56, Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 294 visitantes