Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os professores que dão aulas que cuidem de si

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Por economia de meios.

por majomo » 18/5/2012 15:58

AikyFriu Escreveu:
majomo Escreveu:Neste ponto estamos de acordo, a formação de professores deveria ser uma prioridade, mais exigente... mas, repare, fruto do tal corporativismo que falou... grande parte dessa gente que fala como impreparada ou acomodada, são quase todos pessoas que não foram formadas inicialmente para professores... refiro-me a engenheiros, economistas, advogados...
E o que se fez? As respetivas ordens trataram de infiltrar essa gente no sistema, de tal modo que eu formado em matemática via ensino, estou atrás na carreira de muita gente que sei que tenho muito melhores qualificações...

Majomo, explica melhor isso!
Não me parece fazer sentido... há muitos anos que ninguém entra no ensino sem ter uma licenciatura em ensino.

Só há cerca de 10 anos é que os engenheiros, e outros semelhantes, deixaram de ter acesso ao ensino pois entravam com habilitação própria/suficiente para os quadros...
e só a partir dessa altura é que os professores profissionalizados ultrapassaram essas pessoas, devido à redução das vagas e ao aumento da formação de professores...
eu por exemplo, formei-me em 2001 mas só em 2004 é que pude concorrer aos quadros, sendo que entretanto as vagas nas escolas às quais poderia concorrer foram ocupadas, uma parte significa por pessoas com habilitação não profissional...
Atualmente ninguém entra nos quadros há anos e saíram milhares de professores para a reforma.

Há quase 30 anos que os engenheiros e economistas não têm habilitações próprias para o grupo de matemática (essenciais para poderem ingressar nos quadros). Tenho a certeza do que digo, pois tive um colega que acabou o curso antes de mim (não me lembro se 1 ou 2 anos) e conseguiu ficar efectivo no grupo de matemática, eu já só consegui ter habilitações suficiente, o que não me permitia concorrer na 1ª fase (única que dava acesso aos quadros). Esses professores (tal como eu na minha área) tiveram que completar a sua formação fazendo o estágio de 2 anos (formação em serviço / profissionalização em serviço

Até 2002/2003 entravam engenheiros nos quadro com habilitação própria ou suficiente (não posso confirmar se era própria ou suficiente, mas entraram, pois ocuparam as vagas), tinham apenas de ter um determinado tempo de serviço e depois podiam entrar no quadro, pois havia vagas para tal, depois faziam a profissionalização em serviço... que normalmente era bastaste deficiente

As ordens nunca tiveram nada a ver com as habilitações dos engenheiros.
Só lhes foi atribuida habilitações próprias para o grupo, porque a falta de professores de matemática era enorme. Ainda me lembro quando na minha escola havia professores de matemática com o 11º ano a leccionar o 10º porque não havia mais ninguém.

Outro pormenor: o boniek referiu que os professores novos é que eram incultos/impreparados, não os professores com quase 30 anos de serviço.

Mais uma coisa: o que é estar atrás de alguém? quais os critérios para a seriação e qual o interesse?
Dependendo das escolas, assim o critérios varia: conheço escolas em que o critério é o tempo de serviço total, conheço escolas que é os anos em que estão na escola, outras é pela avaliação. Na minha, essa seriação não existe! nem vejo razões para existir.
Claro que estou a falar dentro de pessoal do Quadro.

Nos concursos, um engenheiro apenas pode concorrer para o grupo de matemática para oferta a nível de escola (neste ponto não tenho a certeza completa).

O bboniek00 referiu os dois grupos como impreparados, repara que deu o exemplo das TIC, que se associa aos colegas com mais experiência.

Isto para dizer que normalmente os piores exemplos da classe docente vêm de pessoas cuja formação inicial não foi a de professor ou cuja universidade não tem/tinha uma boa formação.

As ordens tiverem a sua influência pois o ministério da educação, em alturas que não eram necessários os tais engenheiros/professores permitiu que os mesmos ocupassem as vagas de professores profissionalizados... e estas decisões devido às jogadas de bastidores das ordens. :)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

Re: Tenham calma ! Cool down...

por MPC_finance » 18/5/2012 2:38

Perante a pequena troca de ideias que tive com o boniek parece que ficou a impressão de ter feito deduções descabidas. Mas agora nas calmas, pude ler a "saudável discussão" desde o início e eis que me deparo com este tesourinho deprimente:

bboniek00 Escreveu:A Lulu quis acabar com o Ministeerio da Educac,ao como ageencia de emprego de professores.

Como tenho que pagar esse custo nao estou disponiivel para ter professores que o sao por acaso.

Para mim tudo bem: Mega-agrupamentos ou micro-unidades, 17 alunos por turma em vez de 25 porque os profs nao conseguqm controlar mais do que 20 senao acaba tudo aa porrada e com cadeiras no ar, isso nao posso apreciar. Nao quero ee ter professores que o sao por acaso (repito-me).

Se nao fazem falta: RUA.

“Lulu quis acabar com a agência de emprego de professores.” – Não percebi! Então a funcionária (Lulu) do grande chefe não alinhou naquela dos 150 mil empregos.
É sempre melhor criar uma “coisa” com o nome “novas oportunidades”, e criar centenas de formadores (se não mais) com cartão rosa.

Tive que pagar este custo, de verdadeiros professores ocasionais!

E mais, a ministra da educção da altura, Lulu, andava ocupada de festa em festa a comprar candeeiros do siza vieira.

Tive que pagar este custo, de verdadeiros professores ocasionais!

boniek escreveuA Lulu estabeleceu uma guerra com essa corporac,ao (nos tempos do Socrates a poliitica era feita recorrendo aa estrateegia de isolar classes profissionais, geralmente com vocac,ao corporativa, profs, advogados, juiizes, etc), que, por mal conduzida e por excessos oobvios, acabou mal.

Principalmente os Professores e Juizes fizeram a cabeça em água ao anterior governo! dizes que acabou mal, aí não posso concordar contigo.

boniek disse
Mas, estamos convencidos que, para contrariar estes interesses corporativos, soo com recurso a meetodos pouco democraaticos, estilo que este executivo jaa demonstrou dominar na perfeic,ao.

Este executivo é que demostrou dominar métodos pouco democráticos?! Sinceramente, como estava equivocado.

boniek disse
Sendo assim (e caso seja) ee cascar nessa gente que ee um oonus aa populac,ao sem retribuir ao niivel exigiivel.

Aqui está uma verdadeira frase que emana sentimentos anti-democráticos por todos os poros.

Registado: 23/12/2011 1:41

por AikyFriu » 18/5/2012 0:08

majomo Escreveu:Neste ponto estamos de acordo, a formação de professores deveria ser uma prioridade, mais exigente... mas, repare, fruto do tal corporativismo que falou... grande parte dessa gente que fala como impreparada ou acomodada, são quase todos pessoas que não foram formadas inicialmente para professores... refiro-me a engenheiros, economistas, advogados...
E o que se fez? As respetivas ordens trataram de infiltrar essa gente no sistema, de tal modo que eu formado em matemática via ensino, estou atrás na carreira de muita gente que sei que tenho muito melhores qualificações...

Majomo, explica melhor isso!
Não me parece fazer sentido... há muitos anos que ninguém entra no ensino sem ter uma licenciatura em ensino.

Há quase 30 anos que os engenheiros e economistas não têm habilitações próprias para o grupo de matemática (essenciais para poderem ingressar nos quadros). Tenho a certeza do que digo, pois tive um colega que acabou o curso antes de mim (não me lembro se 1 ou 2 anos) e conseguiu ficar efectivo no grupo de matemática, eu já só consegui ter habilitações suficiente, o que não me permitia concorrer na 1ª fase (única que dava acesso aos quadros). Esses professores (tal como eu na minha área) tiveram que completar a sua formação fazendo o estágio de 2 anos (formação em serviço / profissionalização em serviço).

As ordens nunca tiveram nada a ver com as habilitações dos engenheiros.
Só lhes foi atribuida habilitações próprias para o grupo, porque a falta de professores de matemática era enorme. Ainda me lembro quando na minha escola havia professores de matemática com o 11º ano a leccionar o 10º porque não havia mais ninguém.

Outro pormenor: o boniek referiu que os professores novos é que eram incultos/impreparados, não os professores com quase 30 anos de serviço.

Mais uma coisa: o que é estar atrás de alguém? quais os critérios para a seriação e qual o interesse?
Dependendo das escolas, assim o critérios varia: conheço escolas em que o critério é o tempo de serviço total, conheço escolas que é os anos em que estão na escola, outras é pela avaliação. Na minha, essa seriação não existe! nem vejo razões para existir.
Claro que estou a falar dentro de pessoal do Quadro.

Nos concursos, um engenheiro apenas pode concorrer para o grupo de matemática para oferta a nível de escola (neste ponto não tenho a certeza completa).
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

Re: Megas

por majomo » 17/5/2012 23:42

jarc Escreveu:A ideia é discutir um assunto atual, não criar atritos pessoais. Isto é matéria para a cabeça, não para o coração.

http://educar.wordpress.com/2012/05/17/ ... lo-pais-2/

Será interessante verificar que alguns não agruparão porque estão indignados. A verbo preferido do Soares ainda vai criando problemas ao País... Imagine-se que alguns diretores terão três mil alunos e outros mil porque estão indignados. E o subsídio é igual!!! Claro que teriam de agrupar com as excepções previstas na Lei e ponto parágrafo.

E o que se discute da sua parte?
Estou à espera, pois o que escreveu no primeiro post foi mesmo palhaçada... tipo "vou atirar a pedra e esconder a mão"... argumentos, como diz o Ulisses...

Já agora, que faz link para um blogue de educação, aproveite e leia os posts que por lá estão... certamente mudaria rapidamente de linguagem.
-Devo usar STOP's

por majomo » 17/5/2012 23:33

bboniek00 Escreveu:Nem cito a citac,ao do citado.

Compreendi a sua intervenc,ao. Permita-me dizer-lhe que adopto a mesma atitude de Humildade, i..e perante algueem mais qualificado fico receptor da informac,ao, pelo Amor aa verdade,

Pareceu-lhe que nao... devo ter errado nalgum ponto. Tenho que rever a minha forma de actuar e a percepacao no Outro. Isto ee importante.

majomo: esgotei aqui os meus argumentos, aliaas jaa me repeti para meu prooprio incoomodo e, certamente, a de outros, mais conhecedores, essa repetic,ao deve ter sido, senao violenta, pelo menois dolorosa.

Serei entao equilibrado, senao ao tempo pelo menos agora, quedando-me por aqui.

Se nao percebeu que eu conhec,o professores que demonstram uma Ignorancia assustadora, isso deve-se, nao pode ser outra coisa, a vivermos em Mundos de percepc,ap da realidade diferentes: eu, fora do Sistema, com ideias captadas com a minha experiencia pessoal; o majomo, um insider, com um conhecimento que nao ouso disputar. Vaa laa, a uultima dose: eu conhec,o professores com a Licenciatura (3 anos) e que, para continuarem a leccionar, estao a fazer Mestrados.
(Um grande negoocio, esta dos Mestrados, diga-se de passagem, e deixemos o assunto para toopico especiifico.)
Deixando de lado a subjectividade de apreciac,ao, e, devo dizee-lo, nada me move contra os professores, a minha experiencia pessoal ee essa: a Ignorancia a niiveis inacreditaaveis. Serao casos raros ? Talvez.

Sou um leigo: acompanho a sua recomendac,a de Humildade com suprema satisfac,ao, certo ee que o excesso de humildade poderaa ser uma forma de Presunc,ao.

Mas que conhec,o indiviiduos que mal sabem escrever sem erros ortograaficos a leccionar no ensino Secundaario puublico, ai isso desculpe laa oh majomo, eu
conhec,o. Chamam "grelhas" ao Excel e eu nao gostaria que eles fossem professores/instrutores/ formadores dos meus filhos. Se nao os conhece e estaaa dentro do sistema ee porque vivemos em Mundos diferentes. Assim sendo o debate pode ser interessante dum ponto de vista coosmico mas estaremos a falar de realidades diferentes.

Cumprimentos.

Olá bboniek00,
faço-lhe um elogio nessa capacidade de aceitar as minhas palavras...

Relativamente ao que falou nos últimos parágrafos... é verdade que a formação de professores em Portugal é bastante deficiente... e só a experiência do terreno lhes dá a verdadeira formação.
E agora com isso dos ciclos de bolonha... não me parece que tenha melhorado.

Neste ponto estamos de acordo, a formação de professores deveria ser uma prioridade, mais exigente... mas, repare, fruto do tal corporativismo que falou... grande parte dessa gente que fala como impreparada ou acomodada, são quase todos pessoas que não foram formadas inicialmente para professores... refiro-me a engenheiros, economistas, advogados...

Pelo que, como pode perceber, o ensino tem os seus problemas, mas essencialmente devido às políticas corruptas do nosso país...

Em relação às TIC, devo-lhe dizer que não são as novas tecnologias que fazem o ensino melhor, se ler num dos artigos que citei, as escolas na finlândia não estão muito apetrechadas ao nível das TIC... mas ajudam.
Acrescento que desde há anos que não há formação para professores... ou são autodidatas ou têm de pagar do seu bolso.
Este é um grande motivo para essa falta de preparação que falou...

Espero ter ajudado a esclarecê-lo melhor... e convicto que passará a olhar para os professores de outra maneira.

saudações, 8-)
-Devo usar STOP's

Re: Uma sensac,ao de afago, de irmandade, que se eleva !

por AikyFriu » 17/5/2012 23:25

bboniek00 Escreveu:
nunoand99 Escreveu:E já agora, em bem da verdade, essa vassourada deveria acontecer em todas as corporações, pois infelizmente todos padeem das mesmas maleitas.

Saudações & Bons Investimentos

caro Nuno ! Estive aquia ser atacado por uma autentica matilha (com o devido respeito, claro !) de corporativistas, isto sem qualquer sentido pejorativo, claro !, que defendiam os professores em manada, quero dizer, em colectivo, ou seja, a defender os que eu ataquei e os outros nao soo nao atacados como por mim prooprio defendidos, mas helas ! levantou-se a Voz Uunica e tive que me defender do que disse e do que nao disse para aleem do que nem pensei.

Atacado????

Na minha primeira resposta apenas te respondi que o que disseste era asneira, e não procurei entrar em diálogo devido à maneira como escreveste.

Foste tu que disseste que não estavas muito dentro do assunto e pediste para te esclarecer.
Foi o que tentei fazer, mas revelou-se tarefa impossível, pois para alguém que disse que não estava dentro do assunto tinha muitas certezas e nenhuma vontade de ouvir.

Por isso não vale a pena continuar. Apenas ressalvar que, se houve ataques foi da tua parte, quer em relação a dois grupos de professores que não são nada do que afirmas, quer em relação a quem contigo tentou dialogar. Eu, e quem mais te respondeu, apenas tentamos mostrar-te que as tuas ideias preconcebidas estão erradas.
Não queres ouvir... deixa lá... é para o lado que eu durmo melhor...
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

Megas

por jarc » 17/5/2012 22:27

A ideia é discutir um assunto atual, não criar atritos pessoais. Isto é matéria para a cabeça, não para o coração.

http://educar.wordpress.com/2012/05/17/ ... lo-pais-2/

Será interessante verificar que alguns não agruparão porque estão indignados. A verbo preferido do Soares ainda vai criando problemas ao País... Imagine-se que alguns diretores terão três mil alunos e outros mil porque estão indignados. E o subsídio é igual!!! Claro que teriam de agrupar com as excepções previstas na Lei e ponto parágrafo.

Registado: 23/7/2003 16:05

por L.S.S » 17/5/2012 22:22

...para terminar antes que o tópico seja encerrado...

Vejam o estado decadente a que chegou o Ensino em Portugal!

Querem que a escola seja uma escada rolante?

Como é que um aluno que não sabe ler pode estar no 9º ano? E se não aprendeu a ler como é que pôde fazer todo o percurso sem reprovar? E por que razão os alunos do 9º ano que não sabem ler fizeram a antiga escola primária em 4 anos? Não é suposto aprenderem a ler antes de deixarem a escola primária? O que se passa nos primeiros 4 anos de escolaridade?

Não é melhor dar mais tempo a estes alunos para terminarem um determinado ciclo de estudos? Por exemplo, fazerem o 3º CEB em 4 anos e não em 3? Ou o objetivo é fazê-los chegar à Universidade sem saberem ler?

Perante o caso de uma aluna disléxica a quem o JNE recusou apoio na realização dos exames de 9.º ano; a Dislex lembra os estudantes do secundário, que estão prestes a realizar exames de acesso ao ensino superior.

“Apesar de isso não estar legislado, é prática corrente nos exames de 9.º, 11.º e 12.º anos a prova ser lida a um disléxico, precisamente como é lida a alguém que tenha cegado recentemente”, disse ao PÚBLICO Helena Serra, presidente da Dislex, sublinhando que "a mudança vai ter efeitos dramáticos” na vida desses alunos.
Num documento que circula em forma de petição e que foi enviado a várias entidades, entre as quais a Assembleia da República e o Ministério da Educação, a presidente da Dislex considera que a decisão do JNE revela "total alheamento” em relação às características e necessidades” de alunos com dislexia. Fonte: Público

Parece-me óbvio que o MEC não deve ceder a estas pressões. Se ceder lá se vai o esforço feito no sentido de trazer maior rigor e exigência para a escola. Os grupos do costume não gostam das medidas que Nuno Crato tem tomado para reforçar a exigência na escola. Mas o país agradece. A escola não pode ser uma escada rolante.

A pouco e pouco Nuno Crato vai pondo fim à escola escada rolante: fez alterações ao regime de acesso ao ensino superior dos alunos do recorrente, acabou com a possibilidade de os alunos optarem pela primeira ou pela segunda fase dos exames e introduziu exames no 4º e 6º anos.
prof ramiro marques

Em determinado curso de formação profissional, especial, de um só ano, tive um aluno que dizia que era disléxico. Eu perguntai-lhe que tinha eu a ver com o assunto e ele começou a debitar a ladainha dos direitos ...

- Olhe cá. Para o ano o caro deverá estar a trabalhar numa empresa. Acha que há empresas com especiais condições para disléxicos? Se o caro é disléxico, resolva esse problema consigo próprio porque ninguém vai ligar patavina.

Ficou um bocado arrelampado mas numa semana tinha curado a sua própria dislexia. Confirmei posteriormente que tinha feito o 12º sempre ao colo da dislexia.

no 1º Ciclo passam-se coisas indescritíveis, que começam na conversa da treta de pedagogice romântica e não só e que encheram a cabeça destes professores de medo de atuar.
Sentem-se sem argumentos para enfrentar os pais, porque aos pais foi-lhes dado esse poder de pensarem que podem mandar e desmandar nos professores.
agora nenhum dos dois sabe ocupar o seu lugar e dar-se ao respeito.
coisas graves que fazem com que os meninos não respeitem nada nem ninguém e venham para o 2º ciclo de peito cheio.
um filho de uma vizinha pediu-me ajuda um destes dias e no final da ajuda perguntei-lhe se pensava se iria passar. A resposta do miúdo foi que sim e quando perguntei como, ele respondeu-me: "porque eu é que sei, e a minha mãe já disse que ía dar queixa se eu não passar..."
uma verdadeira barbárie avassaladora, uma vergonha.

Os alunos chegam ao 9ºe 12º ano sem saber ler nem escrever, com dislexia ou sem ela.

Saber ler é ignorar o vocabulário básico do idioma, soletrar a custo um parágrafo de quatro-cinco linhas, preocupado em não travar a língua, chegar ao fim sem saber o que se leu e sem ser capaz de responder a uma questão de significado, ter de recomeçar e ler tudo outra vez ?...

E como poderiam aprender a ler, escrever ou contar se, desde o 1º ano, é só brincadeira e bagunça nas aulas?

O problema. meu caro Ramiro, é que são já os professores que não sabem nem ler nem escrever decentemente. Ora isto não se resolve com a estratégia falaciosa de pôr maus professores a darem mais horas de Poruguês e de Matemática. É apenas saturar mais os alunos e agravar mais o problema.
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

Re: Olha que porra !

por L.S.S » 17/5/2012 22:16

bboniek00 Escreveu:
Sou gago: questao faacil para gagos mentais como tu.

Hahahahahahahahaha.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Tranquei-o.

por bboniek33 » 17/5/2012 22:15

MarcoAntonio Escreveu:Pessoal, baixem o tom ou o tópico ainda terá de ser trancado!

Disse o que tinha a dizer.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por MarcoAntonio » 17/5/2012 22:13

Pessoal, baixem o tom ou o tópico ainda terá de ser trancado!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por nunoand99 » 17/5/2012 22:09

ahahahah

É por isto que eu gosto deste fórum ;)

Muito bom!

Registado: 16/5/2005 21:38

por bboniek33 » 17/5/2012 22:07

ferradm Escreveu:
bboniek00 Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:Ensino - Singapura VS Portugal

Singapura, 5 milhões de habitantes distribuídos por penas 710 quilómetros quadrados, país independente desde 1965, sem recursos naturais, é um dos que oferece melhor nível de vida no Mundo. Uma das razões tem que ver com a qualidade do ensino.
O sistema de ensino está estruturado em 4 níveis: primário, secundário (até ao 10º ano), pré-universitário (11º e 12º anos) e terciário (politécnico e universitário).

No ensino primário, ensina-se inglês, matemática e a língua materna. Todo o ensino é ministrado em inglês, seja qual for a língua materna do aluno. Depois dos 4 anos da escola primária, há dois anos de orientação, findo o qual o aluno é encaminhado para uma das 4 vias do ensino secundário: via normal académica, via normal técnica, via expresso e via especial. O encaminhamento para cada uma das 4 vias depende das capacidades do alunos.
Há exames nacionais no final de todos os níveis de ensino.
Os alunos de Singapura estão entre os 5 melhores a matemática e ciências nos testes internacionais PISA. E,no entanto, a escolaridade obrigatória vai apenas até ao 10º ano de escolaridade. 96% dos habitantes de Singapura na faixa etária dos 25 aos 39 anos completou o ensino secundário (10º ano). Mais de 40% dos alunos que completam o ensino secundário (10º ano) prosseguem estudos de caráter tecnológico com o obejtivo de entrarem no ensino politécnico (não universitário) onde aprendem uma profissão de caráter tecnológico. Apenas 30% dos alunos que completam o 10º ano prosseguem estudos numa das duas universidades existentes as quais se situam no TOP50 das melhores universidades do Mundo. 20% dos alunos que completam o 10º ano prosseguem estudos no Instituto de Educação Tecnológica onde aprendem uma profissão específica de tipo intermédio.
A ênfase não é colocada na ideia de que a Universidade é para todos. Ao invés, em Singapura vigora a ideia de que a Universidade é apenas para os que se situam acima da média.
Os alunos aprendem em casa a valorizar a escola e a respeitar os professores. Sabem que frequentar escolas exige o respeito por um conjunto de rituais e normas de comportamento distintas das que estão em uso fora dela.
As turmas têm regra geral mais de 30 alunos. O silêncio na sala de aula é a norma. Os alunos prestam atenção aos professores, tiram apontamentos, respondem às perguntas e obedecem às instruções. Durante a escola básica, não se veem computadores nas salas de aula. Tão pouco calculadoras. Os alunos são incentivados a escreverem à mão e a usarem o cálculo mental para fazer contas.
As escolas de Singapura são ao contrário das escolas portuguesas.
prof ramiro marques

Singapura ee uma ditadura ! Jaa laa estive, tudo muito asseptico e a pornografia ee ilegal, melhor que no Vaticano !

O "littering" ee punido com multa ssim como nao puxar o autoclismo. Assim ee que ee. Quem defeca, ejecta.

Aqui os alunos sao incentivados a ficar estuupidos, e nao puxam o autoclismo, c.agam fora da bacia pra lixar o prooximo e atiram o lixo proo chao.

Eu, que sou um autentico Stalinista, fico atrapalhado sem saber o que dizer...

E quando ouc,o em gritos estapafuurdios gritar:

LI.BER.DA.DE --- LI.BER.DA.DE ---

fico a pensar quem ee Livre.

bboniek00
Olha lá, para além das observações que fazes serem perfeitas idiotices, porque carga de água é que escreves a repetires letras nas palavras, és gago ou é algum problema mental?

Sou gago: questao faacil para gagos mentais como tu.
Imagem

Uma sensac,ao de afago, de irmandade, que se eleva !

por bboniek33 » 17/5/2012 22:06

nunoand99 Escreveu:E já agora, em bem da verdade, essa vassourada deveria acontecer em todas as corporações, pois infelizmente todos padeem das mesmas maleitas.

caro Nuno ! Estive aquia ser atacado por uma autentica matilha (com o devido respeito, claro !) de corporativistas, isto sem qualquer sentido pejorativo, claro !, que defendiam os professores em manada, quero dizer, em colectivo, ou seja, a defender os que eu ataquei e os outros nao soo nao atacados como por mim prooprio defendidos, mas helas ! levantou-se a Voz Uunica e tive que me defender do que disse e do que nao disse para aleem do que nem pensei.

Mas foi uma luta interessantiisma ! Nao ee frequente ter gente a defender coisas em que os prooprios nao acreditam, ee atee um jogo de profunda reflexao psicoloogica. Eu prooprio aas tantas jaa nao sabia se estava contra ou proo e de quee... a turba entrou em estado de convulsao e queria saber mais e mais, mesmo o que nao se pode saber mas sempre perguntar, e, eu, que nao sabia, vi-me ali confrontado com seres confusos, irritados, como as matilhas que atacam para que comam os que teem fome ou soomente pelo gosto de esfacelar a viitima.

Oh Nuno ! Isto foi uma luta dramaatica.

Ora uma voz de apoio sabe como o afago da avoo, como um hospital de triagem na campanha, como a Voz amiga. O nosso ego ganha volume, forc,a.

Eu que nao sou contra os profs... acho que aquilo estaa a precisar duma valente vassourada, e, tal como adiantaste, outras corporac,oes carecem dum valentre correctivo, de uma limpeza radical. Foi isso que senti no Socratismo, embora eles tenham optado pela praatcica de isolar classes profissionais e contra elas lanc,ar a ira "popular", os pais contra profs, os doentes contra meedicos, os cidadaos contra juiizes, e por aii fora... soube a pouco e o modelo mostrou-se fraagil.

Ao fim e ao cabo lanc,aram cao contra cao, e num Paiis inculto e ruustico, era faacil seguir essa estrateegia.

Mas de facto isto em geral, estas corporac,oes instaladas, fortes como nuna no Salazarismo, formaram carapac,as de classe refractaarias aa mudanc,a: tudo bem se foor no quintal do vizinho...

Soo aa castanhada.

Ficamos com a calma dos Independentes aa espera da execuc,ao. Pouco ha a aesperar porque os "interesses instalados" comandam o Poder. Esperemos contudo o que isto vai dar... com a falta de dinheiro para sustentar a vasta corja sugadora, podemos ver acontecer o inesperado: a falta de fundos, nestes casos, ee boa conselheira.

Viva a Repuublica !
Imagem

por L.S.S » 17/5/2012 21:51

Ensino em Portugal - "O diretor ativista: nunca está em casa e ninguém sabe quando chega"

Não é fácil encontrar um bom diretor no sistema público português. Razão principal: o modo como os diretores são escolhidos. Por um conselho geral que é uma salada russa temperada com uma dose excessiva de ativismo comunitário e político. Razão secundária: os diretores afastaram-se da sala de aula e do ensino e perderam o contacto com a realidade pedagógica.
A principal ameaça à eficácia do diretor é o ativismo comunitário e político. As escolas públicas portuguesa estão cheias dele.

O ativismo comunitário e político entra na escola pela porta do conselho geral e dos professores que não gostam de dar aulas, não sabem dar aulas e não têm qualquer interesse científico pelas matérias que lecionam. Um mau diretor vê nestes professores poderosos aliados. E os autarcas - cada vez mais os verdadeiros donos das escolas - olham para os diretores que se deixam seduzir pelo ativismo comunitário como aliados naturais no processo de construção de lealdades políticas.

O diretor seduzido pelo ativismo comunitário não é um líder educativo. Não pode ser, na medida em que ele peregrina por todo o lado, saltita de reunião em reunião, de projeto em projeto, incapaz de manter uma presença física na escola, dedicando-lhe o tempo que uma liderança educativa exige. Ele aparece de vez em quando; não está. Não sabe o que se passa. Não conhece os problemas das gentes que nela habitam. Sem presença física regular e continuada, a liderança educativa é impossível.
O diretor ativista comunitário é como aquele pai que nunca está em casa e ninguém sabe quando chega. E quando chega, passa o tempo ligado ao telefone ou a receber pessoas que não pertencem à família. Assim é a escola do diretor ativista comunitário: de portas escancaradas para quem está de fora, para quem não lhe pertence, sem tempo para os que são de dentro: os alunos, os professores e os funcionários.

prof ramiro marques
Bull And Bear Markets

por ferradm » 17/5/2012 21:48

bboniek00 Escreveu:

Singapura, 5 milhões de habitantes distribuídos por penas 710 quilómetros quadrados, país independente desde 1965, sem recursos naturais, é um dos que oferece melhor nível de vida no Mundo. Uma das razões tem que ver com a qualidade do ensino.
O sistema de ensino está estruturado em 4 níveis: primário, secundário (até ao 10º ano), pré-universitário (11º e 12º anos) e terciário (politécnico e universitário).

No ensino primário, ensina-se inglês, matemática e a língua materna. Todo o ensino é ministrado em inglês, seja qual for a língua materna do aluno. Depois dos 4 anos da escola primária, há dois anos de orientação, findo o qual o aluno é encaminhado para uma das 4 vias do ensino secundário: via normal académica, via normal técnica, via expresso e via especial. O encaminhamento para cada uma das 4 vias depende das capacidades do alunos.
Os alunos de Singapura estão entre os 5 melhores a matemática e ciências nos testes internacionais PISA. E,no entanto, a escolaridade obrigatória vai apenas até ao 10º ano de escolaridade. 96% dos habitantes de Singapura na faixa etária dos 25 aos 39 anos completou o ensino secundário (10º ano). Mais de 40% dos alunos que completam o ensino secundário (10º ano) prosseguem estudos de caráter tecnológico com o obejtivo de entrarem no ensino politécnico (não universitário) onde aprendem uma profissão de caráter tecnológico. Apenas 30% dos alunos que completam o 10º ano prosseguem estudos numa das duas universidades existentes as quais se situam no TOP50 das melhores universidades do Mundo. 20% dos alunos que completam o 10º ano prosseguem estudos no Instituto de Educação Tecnológica onde aprendem uma profissão específica de tipo intermédio.
A ênfase não é colocada na ideia de que a Universidade é para todos. Ao invés, em Singapura vigora a ideia de que a Universidade é apenas para os que se situam acima da média.
Os alunos aprendem em casa a valorizar a escola e a respeitar os professores. Sabem que frequentar escolas exige o respeito por um conjunto de rituais e normas de comportamento distintas das que estão em uso fora dela.
As turmas têm regra geral mais de 30 alunos. O silêncio na sala de aula é a norma. Os alunos prestam atenção aos professores, tiram apontamentos, respondem às perguntas e obedecem às instruções. Durante a escola básica, não se veem computadores nas salas de aula. Tão pouco calculadoras. Os alunos são incentivados a escreverem à mão e a usarem o cálculo mental para fazer contas.
prof ramiro marques

Singapura ee uma ditadura ! Jaa laa estive, tudo muito asseptico e a pornografia ee ilegal, melhor que no Vaticano !

O "littering" ee punido com multa ssim como nao puxar o autoclismo. Assim ee que ee. Quem defeca, ejecta.

Aqui os alunos sao incentivados a ficar estuupidos, e nao puxam o autoclismo, c.agam fora da bacia pra lixar o prooximo e atiram o lixo proo chao.

bboniek00
Olha lá, para além das observações que fazes serem perfeitas idiotices, porque carga de água é que escreves a repetires letras nas palavras, és gago ou é algum problema mental?
Editado pela última vez por ferradm em 17/5/2012 21:53, num total de 1 vez.

Registado: 25/1/2012 12:00

por nunoand99 » 17/5/2012 21:42

E já agora, em bem da verdade, essa vassourada deveria acontecer em todas as corporações, pois infelizmente todos padeem das mesmas maleitas.

Re: Tenham calma ! Cool down...

por nunoand99 » 17/5/2012 21:40

bboniek00 Escreveu:
artista Escreveu:
bboniek00 Escreveu:
Sendo assim (e caso seja) ee cascar nessa gente que ee um oonus aa populac,ao sem retribuir ao niivel exigiivel.

Mas que gente? não achas que estás a generalizar perigosamente?!

Além disso os que estão realmente bem já se reformaram, os que ainda estão no ativo já vão levar uns cortes valentes, ainda assim estão infinitamente melhor dos que agora começam, estes já nem sabem o que fazer... mas as alternativas quase não existem, pelo menos para já!

"...nessa gente..." refiro-me

1. aos professores em fim de carreira que ignoram o estado de precariedade dos mais novos, sendo que muitos (muitos ee vago, eu sei, aqui refere-se a "mais que a conta"), arrastam os rabos pelas escolas com estrateegias de fazer passar o tempo e arquivar o vencimento sem muita chatice (gabo-lhes ainda assim a Paciencia de aturar autenticos centros de reeducac,ao de delinquentes);

2. aos mais novos que sao culturalmente ignorantes, impreparados, e que foram parar a professores porque se licenciaram a fugir das "matemaaticas" em cursos que Portugal nao precisou nem nunca ha-de precisar.

Quanto a mim estes dois tipos nao fazem falta ao Sistema de Ensino que ee Crucial para Portugal a meedio e longo prazo.

Devem ser raapidamente descartados.

Boas boonie,

Acho que já uns tepos que nã ome cruzava contigo aqui no forum (pelo enos em convers intercalada ahah)

Manda o papel com o post que eu assino por baixo ;)

Um bem haja.

por L.S.S » 17/5/2012 21:35

Ensino em Portugal - "O diretor padrão"

Para se perceber por que razão o atual sistema de gestão escolar, assente em diretores de agrupamentos dependentes de uma tripla tutela, MEC/Dre, Conselho Geral e Município, é parte do problema convém descrever a vida de diretor.
O diretor padrão deixou de sentir a obrigação de ser o primeiro a chegar à escola e o último a partir. Como o diretor de agrupamento gere várias escolas dispersas por um dado território, ele não sente a pressão da presença física. Por definição o diretor de agrupamento está em todo o lado e em lugar nenhum.
Se não põe os pés na escola X, pode fazer crer que está na Y; se não está na Y, pode sempre fazer crer que está na Z. E se não estiver em escola nenhuma, pode sempre argumentar que está numa reunião com o Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da Junta ou em representação do agrupamento numa cerimónia comunitária qualquer. Pode ser um quartel, uma corporação de bombeiros, uma associação empresarial ou simplesmente um evento de uma universidade de terceira idade. O diretor por definição tem de estar fisicamente presente onde estão as forças políticas e comunitárias de que ele depende. O diretor tem de ter visibilidade. Se não aparece nos sítios certos, se não presta vassalagem aos atores comunitários com poder de decisão e influência, o diretor deixa de existir.
A semana tem cinco dias úteis. O diretor padrão faz 3 deslocações semanais a um sítio qualquer, seja à sede da direção regional da educação, um evento da Epis ou uma sessão de trabalho numa direção geral qualquer.
Depois, há que gerir o email institucional. Qualquer diretor que se preze tem dois smartphones a partir dos quais tem acesso ao email institucional. Não precisa de estar fisicamente presente na sede do agrupamento. Pendurado num dos 2 ou 3 smartphones de serviço, o diretor gere o email institucional de qualquer sítio a qualquer hora. É nessas ocasiões que o diretor mais se sente um verdadeiro CEO sem se aperceber da figura de verdadeiro totó.
Por vezes, o diretor desloca-se à sede do agrupamento. Uma reunião do conselho pedagógico ou do conselho geral a tal obriga. Outras vezes, tem mesmo de lá estar para acompanhar uma inspeção. É a parte mais chata da função.
Uma rotina deste tipo afasta o diretor da missão instrucional da escola. Tudo o que se passa na sala de aula lhe é estranho. Situações de indisciplina, absentismo e vandalismo são pequenas coisas sem importância, demasiado desprezíveis para as altas tarefas que o diretor desempenha: representação do agrupamento, peregrinação pelo país em eventos que interessam à corporação dos diretores e alimentam as leadaldes e apoios políticos.
Instrução, ensino, qualidade das aprendizagens? Isso são minudências ao pé das altas funções que o diretor de agrupamento é levado a desempenhar.

Reconheço que há diretores que não se enquadram nesta descrição e que resistem ao ativismo político e comunitário e teimam em dar importância à instrução. Esta descrição pretende apanhar características e modos de agir comuns entre muitos diretores.
prof ramiro marques
Bull And Bear Markets

por alexandre7ias » 17/5/2012 21:28

prof ramiro marques
.

No meu tempo era assim e que eu saiba quem muda as coisas são os políticos e as suas políticas e não os professores.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

Olha que porra !

por bboniek33 » 17/5/2012 21:26

prof ramiro marques

Imagem

por L.S.S » 17/5/2012 21:16

Ensino - Singapura VS Portugal

prof ramiro marques
Bull And Bear Markets

Re: Caros Professores

por bboniek33 » 17/5/2012 21:08

MPC_finance Escreveu:
bboniek00 Escreveu:
MPC_finance Escreveu:
bboniek00 Escreveu:
MPC_finance Escreveu:
bboniek00 Escreveu:
MPC_finance Escreveu:Falando de forma simples e directa, o nosso amigo bboniekoo foi um defensor do nosso "prime" Pinócrates e como os professores lhe fizeram frente, ainda tem isto entalado na garganta. É tão simples quanto isto. :mrgreen:

Lá porque existem professores excedentários eles é que têm a culpa?!

Ora essa!!!

Se tu soubesses...

Ai se tu soubesses...

Ai, Senhor, se ele soubesse...

O meu mais profundo e visceral anti-socratismo...

E vem este Bambo adivinhar-me as entranhas, nao tao soo as viscerais, intestinais, rectais mas aquelas que rejeitam pelo Pensamento...

Comprendo: esta vontade de adivinhar, de obter a explicac,ao mais simples.

Mentes Simples. Temos que as aceitar, elas estao entre noos.

Adivinhar??!!! Qual quê, está-te no discurso. Tão simples quanto isso
:twisted:

Tens bom perder ! LOL

Eu tenho pelo Socrates e seus capangas um desprezo visceral (no sentido gastrointestinal do termo).

Nao tenho, felizmente ! que o provar... mas esse desprezo nao diminuiu perante este seequito de aldraboes que lhe sucedeu.

E ee esta Independencia que me daa a Forc,a Moral (LOL) de atirar tudo abaixo.
Estou a dar-te a chave que daa a entrada no Paraiiso da minha Mente. Nao queiras usar uma micha quando a chave que te dou deixaraa pistas aa PJ de que o intruso tinha acesso ao local.

Nao inventes. Eu digo-te tudo o que queres saber...

Confia em mim que sou de Confianc,a !

LOL :mrgreen:

Tenho bom perder? hum......nãããããã
Olha que não!

Basta ler os posts que escreves-te aqui no fórum para deduzir isso!

E depois com esse discurso entras em total contradição com o teu discurso anterior.

Que ódio te move contra os professores, achas mesmo que o mal deste país está nos professores?

Olha, se me dissesses que os professores deveriam à semelhança dos jornalistas serem mais às direitas aí sim concordava contigo.

Caro,
Passei 2/3 da vida fora de Portugal onde nao nasci. Estou a c.agar-me para os professores, pro Socrates e para tudo o que tu possas imaginar que me mova.
Percebo que a Independencia intelectual seja pelos vosso standards de sabujice mental tida como improvaavel. Nao me ponhas palavras na boca mas, se o fizeres, nunca tentes poor-me ideias na cabec,a.

Nada sabes de mim, a nao ser a leitura, vejo que enviezada, dos escritos que aqui deixo. A maior parte ee Sarcasmo ou um subproduto. Sou um apaixonado por Muusica, por animais, pela Natureza, por mulheres.

O resto... baixa a bolinha (nunca pode subir acima do joelho) e joga comigo o futebol de salao que eu quiser partilhar.

Fiz algum juiizo sobre a tua PESSOA ? Nao.
Faz o mesmo para nao nos chatearmos.

Estou-me a c.agar para os "vossos" professores contra quem nada me move (ee preciso repetir ou ees surdo/cego?).

Sou Independente porque nao dependo dum Salaario, dum vencimento, ee isto razao para aturar dependentes do sistema ?
Podes dizer o mesmo ou dependes de outreem ?

Aprende a pensar com a tua cabec,a e nao penses que todos estao escravizados como tu.

Nao fac,as juiizos de valor sobre quem nao conheces. Na brincadeira tens aqui algueem capaz das maiores maluqueiras... se comec,as com trocadilhos imaturos estaas lixado comigo: ficas a falar soozinho.

Olha boniek, se és independente bom para ti, se pensas pela tua própria cabeça bom para ti.
Quanto a juizos de valor faço os que tu fazes, que eu penso pela minha cabeça e tu pela tua.
Não me venhas com conversas, que fiz juizos de valores, quando tu próprio me chamaste de "Bambo", e eu não levei a mal.
Volto pela ultima vez vez a dizer-te que quando tu escreves quem te lê deduz alguma coisa. Ora nesse sentido continuarei a fazer as minhas deduções. OK

Muito bem: deduz.

Ee tudo o que te resta, jaa vi.

As minhas mais sinceras desculpas por te chamar Bambo ! Deve ter sido um momento breve de alucinac,ao. Olha que estupidez !

Taas a ver como podemos ser injustos ? Olha que chatice...
Imagem

por MPC_finance » 17/5/2012 21:01

bboniek00 Escreveu:
MPC_finance Escreveu:
bboniek00 Escreveu:
MPC_finance Escreveu:
bboniek00 Escreveu:
MPC_finance Escreveu:Falando de forma simples e directa, o nosso amigo bboniekoo foi um defensor do nosso "prime" Pinócrates e como os professores lhe fizeram frente, ainda tem isto entalado na garganta. É tão simples quanto isto. :mrgreen:

Ora essa!!!

Se tu soubesses...

Ai se tu soubesses...

E vem este Bambo adivinhar-me as entranhas, nao tao soo as viscerais, intestinais, rectais mas aquelas que rejeitam pelo Pensamento...

Tens bom perder ! LOL

Eu tenho pelo Socrates e seus capangas um desprezo visceral (no sentido gastrointestinal do termo).

Nao tenho, felizmente ! que o provar... mas esse desprezo nao diminuiu perante este seequito de aldraboes que lhe sucedeu.

Estou a dar-te a chave que daa a entrada no Paraiiso da minha Mente. Nao queiras usar uma micha quando a chave que te dou deixaraa pistas aa PJ de que o intruso tinha acesso ao local.

Olha que não!

E depois com esse discurso entras em total contradição com o teu discurso anterior.

Que ódio te move contra os professores, achas mesmo que o mal deste país está nos professores?

Olha, se me dissesses que os professores deveriam à semelhança dos jornalistas serem mais às direitas aí sim concordava contigo.

Caro,
Passei 2/3 da vida fora de Portugal onde nao nasci. Estou a c.agar-me para os professores, pro Socrates e para tudo o que tu possas imaginar que me mova.
Percebo que a Independencia intelectual seja pelos vosso standards de sabujice mental tida como improvaavel. Nao me ponhas palavras na boca mas, se o fizeres, nunca tentes poor-me ideias na cabec,a.

Nada sabes de mim, a nao ser a leitura, vejo que enviezada, dos escritos que aqui deixo. A maior parte ee Sarcasmo ou um subproduto. Sou um apaixonado por Muusica, por animais, pela Natureza, por mulheres.

O resto... baixa a bolinha (nunca pode subir acima do joelho) e joga comigo o futebol de salao que eu quiser partilhar.

Estou-me a c.agar para os "vossos" professores contra quem nada me move (ee preciso repetir ou ees surdo/cego?).

Sou Independente porque nao dependo dum Salaario, dum vencimento, ee isto razao para aturar dependentes do sistema ?

Aprende a pensar com a tua cabec,a e nao penses que todos estao escravizados como tu.

Nao fac,as juiizos de valor sobre quem nao conheces. Na brincadeira tens aqui algueem capaz das maiores maluqueiras... se comec,as com trocadilhos imaturos estaas lixado comigo: ficas a falar soozinho.

Olha boniek, se és independente bom para ti, se pensas pela tua própria cabeça bom para ti.
Quanto a juizos de valor faço os que tu fazes, que eu penso pela minha cabeça e tu pela tua.
Não me venhas com conversas, que fiz juizos de valores, quando tu próprio me chamaste de "Bambo", e eu não levei a mal.
Volto pela ultima vez vez a dizer-te que quando tu escreves quem te lê deduz alguma coisa. Ora nesse sentido continuarei a fazer as minhas deduções. OK

Registado: 23/12/2011 1:41

por bboniek33 » 17/5/2012 20:42

MPC_finance Escreveu:
bboniek00 Escreveu:
MPC_finance Escreveu:
bboniek00 Escreveu:

Ora essa!!!

Se tu soubesses...

Ai se tu soubesses...

Tens bom perder ! LOL

Olha que não!

Caro,

Imagem

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 302 visitantes