Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Situação na Grécia - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por paulop2009 » 17/5/2012 6:55

Maria João Avillez sobre a grécia: «Talvez amanhã não haja Europa nem euro»

http://www.tvi24.iol.pt/politica/maria-joao-avillez-avillez-opiniao-tvi24/1348940-4072.html

Registado: 15/9/2010 15:02

por alexandre7ias » 17/5/2012 4:37

Las_Vegas Escreveu:
Mcmad Escreveu:Eu não me fiz entender :mrgreen:

Para "eles" nos emprestarem mais dinheiro até onde vão cair os salário em euros ? 500, 400, 150?

Até onde?

Até o subchefe das finanças andar de metro, como eu ;)

Agora é fazer as contas...

:mrgreen:
.

Por falar em chefe...

Hélder Rosalino, secretário de Estado da Administração Pública (Foto: Paulo Spranger)
O número de funcionários públicos diminuiu 2669 no primeiro trimestre deste ano, mas os contratados a prazo nos serviços do Estado cresceram

O universo de funcionários públicos diminuiu no primeiro trimestre deste ano, mas os contratos a termo aumentaram. Entre o final de 2011 e março deste ano, subiu em 1456 o número destes contratos na administração central do Estado, totalizando agora 82 625 servidores públicos. Isto significa que um em cada seis funcionários do Estado tem um vínculo precário.

Entre os ministérios que mais reforçaram o número de contratos a termo naquele período estão os da Saúde, onde o número de contratos a prazo aumentou 1141, e também o da Educação, com mais 628 destas contratações.

A comparação dos funcionários com este vínculo precário com os que mantêm o vínculo por nomeação ou contrato por tempo indeterminado mostra que os primeiros representam já 17% do universo total. A estes há ainda a somar os funcionários em regime de prestação de serviços (recibo verde), mas a informação disponibilizada pelo Ministério das Finanças na Síntese Estatística de Emprego Público (SIEP) não fornece estes números.

O SIEP, uma nova publicação ontem disponibilizada e que inclui um conjunto de dados que têm de ser fornecidos à troika, revela ainda que a remuneração média dos funcionários públicos das administrações central, regional e local rondava em janeiro os 1600 euros brutos. Este montante revela uma subida de 0,5% face a outubro. Para esta média, foi contabilizado o vencimento-base, bem como o conjunto dos complementos pagos, entre subsídios de refeição e outros, horas extraordinárias ou ajudas de custo.

Se se tiver apenas em conta o salário-base, a média ronda os 1400 euros, traduzindo um decréscimo de 0,1% em relação a outubro. Esta descida reflete sobretudo o fato de as novas contratações contemplarem salários mais baixos.

Esta média geral acaba por distorcer a realidade das várias carreiras da função pública onde existem diferenças salariais significativas.

No topo desta tabela em termos de remuneração-base surgem os magistrados, com 4094,7 euros de média mensal, enquanto no extremo oposto estão os cerca de 140 mil assistentes operacionais, operários e auxiliares que trabalham no Estado, regiões e autarquias, e cujo vencimento-base é de 625,4 euros.

Os mesmos dados permitem ainda verificar que na carreira diplomática é onde se verifica a maior diferença entre o vencimento-base e a remuneração total efetivamente paga. As ajudas de custo dos funcionários no estrangeiro explica a subida (ver infografia). Ainda assim, os diplomatas foram os que sofreram o maior corte no ganho mensal total, auferindo em janeiro menos 500 euros do que em outubro.

No extremo oposto desta tendência estão os 46 representantes do poder legislativo da administração central (universo que inclui os membros do Governo), onde o ganho médio mensal subiu 5,4%, passando de 5370,5 euros para 5661 euros, entre outubro e janeiro.

O efeito do corte das horas extraordinárias está já a sentir-se junto de algumas carreiras. É o caso dos médicos, que viram a remuneração baixar de 3949 para 3825 euros.Lucília Tiago
.

140 mil a ganhar 625€

Quando não houver funcionários públicos a mais e tudo estiver maravilhoso, vou gostar de ver qual a desculpa que se segue!
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por alexandre7ias » 17/5/2012 4:26

Publicado ontem às 15:48
Barroso define eleições na Grécia como «históricas»

Durão Barroso avisa que cabe ao povo grego decidir se quer que a Grécia continue a trabalhar com as instituições europeias, definindo as futuras eleições legislativas no país como «históricas».
«É importante que os cidadãos gregos tomem as suas decisões completamente informados das suas consequências. Respeitaremos a decisão democrática do povo grego, mas todos devem estar alerta que há outros 16 Estados-membros na zona euro, e as decisões democráticas da zona euro devem ser tidas em conta», declarou Barroso em conferência de imprensa em Bruxelas.

Lembrando que a Grécia é «parte muito importante da família» europeia e do espaço monetário único, o presidente do executivo comunitário reconheceu que a situação atual de Atenas «pede muito aos cidadãos gregos».

No entanto, advertiu, o segundo pacote de ajuda internacional ao país, recentemente fechado, é opção «menos difícil» para o país de entre «todas as alternativas».

«O programa oferece solidariedade e apoio em troca de reformas estruturais, acesso a dinheiro que não existiria de outra forma. Qualquer outra opção seria mais dolorosa», concretizou Durão Barroso.

As novas eleições legislativas na Grécia realizam-se a 17 de junho, indicou hoje a agência noticiosa grega ANA.

«As eleições legislativas vão realizar-se a 17 de junho com um primeiro-ministro em exercício, o presidente do Conselho de Estado Panayiotis Pikramenos», acrescentou a ANA.

Estas eleições, as segundas em pouco menos de dois meses, são particularmente cruciais para o país dada a subida da esquerda e dos partidos extremistas e contra as medidas de austeridade, que contestam o plano de ajuda internacional à Grécia elaborado pelos credores do país: União Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI).
.

Olha olha um aviso do homem que fugiu do seu Portugal.

O homem da tanga, que respeita a democracia...
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Mcmad » 17/5/2012 2:18

A pagar a dívida, mesmo que no Euro, quantos anos precisava a Grécia? Nem vale a pena debater... :mrgreen:
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Automech » 17/5/2012 1:47

A história da Argentina:

Large-scale debt restructuring was needed urgently, since the debt had become unpayable. However, the Argentine government met severe challenges trying to refinance its debt. Creditors (many of them private citizens in Spain, Italy, Germany, Japan and other countries, who had invested their savings and retirement pensions in debt bonds) denounced the default; the Italian government lobbied against Argentina in international forums. Vulture funds who had acquired sovereign bonds during the critical moments, at very low prices, asked to be repaid immediately.

The state had no spare money at the time, and the Central Bank's foreign currency reserves were almost depleted. (Moreover, whatever amount left was needed to control the availability of dollars in the local market, in order to prevent further devaluation of the peso.) For four years, Argentina was a pariah, effectively shut out of the international financial markets.
http://en.wikipedia.org/wiki/Argentine_ ... tructuring
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Automech » 17/5/2012 1:42

Mcmad Escreveu:Patos são os que lá metem com uma divida publica acima dos 100% do produto...

E está prestes a comprovar-se isso...

Daí que é de aplaudir o BCE por ter cortado o financiamento aos bancos. Já vai é tarde.

@Las_Vegas, já estás a fazer um pé de meia para comprar umas OTs gregas depois do Syriza tomar conta da tasca ? :mrgreen:

por Mcmad » 17/5/2012 1:41

Las_Vegas Escreveu:
Mcmad Escreveu:Outra coisa que todos os "comentadeiros" públicos ignoram é que a partir do momento que a Grécia espetar o calote, deve ZERO aos credores, logo um novo serviço de dívida deve ser visto como menos arriscado. É só gente inteligente na TV e ninguém se lembra disto...

Mais uma razão para eles votarem no Tiririca lá do sítio.

Quanto mais depressa espetarem o calote melhor para eles, a seguir aparece logo o tal novo serviço de dívida, que é menos arriscado.

Aguardemos. Do ponto de vista racional não há dúvidas que é... o mecanismo é o mesmo das bolhas, onde no inicio o risco é menor...

por Las_Vegas » 17/5/2012 1:39

Mcmad Escreveu:Outra coisa que todos os "comentadeiros" públicos ignoram é que a partir do momento que a Grécia espetar o calote, deve ZERO aos credores, logo um novo serviço de dívida deve ser visto como menos arriscado. É só gente inteligente na TV e ninguém se lembra disto...

Mais uma razão para eles votarem no Tiririca lá do sítio.

Quanto mais depressa espetarem o calote melhor para eles, a seguir aparece logo o tal novo serviço de dívida, que é menos arriscado.

Registado: 4/11/2002 23:12

por Mcmad » 17/5/2012 1:39

AutoMech Escreveu:

Sim, sim. Começam com 0% de dívida pública e 15% de défice. Em meia dúzia de anos estão iguais ou piores, novamente com mais de 100% de dívida pública. Isto se ainda houver patos que lá metam dinheiro.

Patos são os que lá metem com uma divida publica acima dos 100% do produto...

E está prestes a comprovar-se isso...

por Automech » 17/5/2012 1:37

Sim, sim. Começam com 0% de dívida pública e 15% de défice. Em meia dúzia de anos estão iguais ou piores, novamente com mais de 100% de dívida pública. Isto se ainda houver patos que lá metam dinheiro.

por Mcmad » 17/5/2012 1:33

Outra coisa que todos os "comentadeiros" públicos ignoram é que a partir do momento que a Grécia espetar o calote, deve ZERO aos credores, logo um novo serviço de dívida deve ser visto como menos arriscado. É só gente inteligente na TV e ninguém se lembra disto...

por Automech » 17/5/2012 1:30

Las_Vegas Escreveu:
AutoMech Escreveu: Eu gostava de saber se os que tanto criticam o BCE têm assim tanta confiança no povo grego para comprarem, por exemplo, OTs Gregas. Se isto vai ser bom têm aí um excelente negócio.

O mais caricato são os próprios gregos a saltar com o guito cá para fora... mas o BCE tem de ser solidário.

Isto infelizmente parece uma anedota.

Saltam para fora e vão meter o guito na dívida Alemã, precisamente os gajos que eles criticam. É uma tragicomédia grega.

por Las_Vegas » 17/5/2012 1:24

AutoMech Escreveu: Eu gostava de saber se os que tanto criticam o BCE têm assim tanta confiança no povo grego para comprarem, por exemplo, OTs Gregas. Se isto vai ser bom têm aí um excelente negócio.

O mais caricato são os próprios gregos a saltar com o guito cá para fora... mas o BCE tem de ser solidário.

Isto infelizmente parece uma anedota.

por Automech » 17/5/2012 1:20

Camisa Roxa Escreveu:se é anti austeridade é anti euro

será que não perceberam que os mercados não irão mais meter um euro na dívida da Grécia???

e que sem esse financiamento externo a Grécia não tem dinheiro para pagar salários nem pensões???

e que esse financiamento externo está neste momento a ser assegurado por empréstimos (a fundo perdido!) do FMI/UE/BCE???

que raio propõem em alternativa ao saneamento das finanças públicas?

Imagina o IDE na Grécia depois do Syriza ganhar. E quem diz o IDE, diz o próprio investimento local. Quem é que arrisca a meter um cêntimo num país governado por aquele tipo ? Eu gostava de saber se os que tanto criticam o BCE têm assim tanta confiança no povo grego para comprarem, por exemplo, OTs Gregas. Se isto vai ser bom têm aí um excelente negócio.

por Las_Vegas » 17/5/2012 1:20

Mart77 Escreveu:Não acredito com o Euro e com este tipo de solidariedade europeia ficaremos muitos anos dependentes da Troika. Isto se existir o Euro.

Pois, mas sem Euro as medidas já não precisam de ser impostas pela troika, entram em modo automático.

por Automech » 17/5/2012 1:18

keijas Escreveu:esse problema tem que ser assumido pelo povo grego.

Mas isso é o que estamos todos a dizer Keijas !

keijas Escreveu:os gregos têm identificado os partidos que formaram os governos que conduziram a Grécia a esta situação Nova Democracia e PASOK e nós por não termos afinidades com o SYRIZAnão podemos decidir pelos gregos.

Nem ninguém está a decidir. Eu já disse várias vezes no tópico que é uma decisão deles. São livres de escolher o caminho que querem. Mas obviamente sem o dinheiro dos outros. Parece lógico, não ?

keijas Escreveu:o que não gosto de ver é a intromissão nas decisões que cabem exclusivamente aos gregos. esta decisão do BCE é tomada no dia em que os gregos marcam as eleições

Mas qual intromissão ? Tu sabes que cá se ganhasse PCP a economia era toda nacionalizada. Transparente. Lá, se ganhar o Syriza, não recebem nem mais um cêntimo. Transparente.

Isso é intromissão ? Para mim é única e exclusivamente dizer aos Gregos que não há mais dinheiro. Não se podem queixar de surpresas.

Afinal o que é que tu defendes ? Que o BCE continue a mandar dinheiro, mesmo sabendo que está um tipo prestes a ganhar as eleições que é contra o acordo (isso de dizer que quer uma auditoria é um eufemismo para rasgar as dívidas e os planos de austeridade).

por Mart77 » 17/5/2012 1:16

Ulisses Pereira Escreveu:Mart, a diferença é que tudo o que foi pedido nós fizemos. É só uma enorme diferença.

Um abraço,
Ulisses

Não Ulisses permite me discordar, a diferença está na "suposta" resistência Grega de aceitar que quem os governou nos últimos anos, e os assim deixou, voltem a governar, algo que não está a agradar a muita gente. No entanto e para finalizar porque não irei voltar a falar neste assunto o problema dos Gregos é o mesmo que o nosso, são as medidas que só originam recessão, pq as medidas estruturais essas ficam na gaveta. E depois são os mercados que nos irão financiar? Não acredito com o Euro e com este tipo de solidariedade europeia ficaremos muitos anos dependentes da Troika. Isto se existir o Euro.

Um abraço

Registado: 18/8/2011 20:50

por Las_Vegas » 17/5/2012 1:16

Mcmad Escreveu:Eu não me fiz entender :mrgreen:

Para "eles" nos emprestarem mais dinheiro até onde vão cair os salário em euros ? 500, 400, 150?

Até onde?

Até o subchefe das finanças andar de metro, como eu ;)

Agora é fazer as contas...

:mrgreen:

por Mcmad » 17/5/2012 1:11

Las_Vegas Escreveu:
Mcmad Escreveu:Digam lá os "meninos" que defendem a manutenção no EURO até onde vão cair os salários para sermos competitivos? Em euros please...

Eu sei que é um conceito novo para alguns e está a custar um bocadinho a entrar, mas convém ter em mente que ninguém, países, bancos, etc, nos empresta mais guito a não ser em condições rigorosamente impostas pelos mesmos.

OK?

Mas sem tangas. Mesmo a sério. E eles estão continuamente a avaliar e a cuscar.

E sim, podes ir para a rua gritar ou incendiar o carro do vizinho, não há mesmo mais borlas entendes?

Se isso vai lixar a Alemanha porque depois o Dr. Zé que é Subchefe das finanças e já não tem plim para comprar o último modelo da BMW... who cares?

Descansa que os "alemões" não devem passar fome tão cedo.

Apesar dos tempos difícies é com orgulho que vejo ainda muitos portugueses que se recusam a baixar os braços.

A Grécia na minha opinião está a desistir.

Eu não me fiz entender :mrgreen:

Até onde?

por Las_Vegas » 17/5/2012 1:05

Mcmad Escreveu:Digam lá os "meninos" que defendem a manutenção no EURO até onde vão cair os salários para sermos competitivos? Em euros please...

Eu sei que é um conceito novo para alguns e está a custar um bocadinho a entrar, mas convém ter em mente que ninguém, países, bancos, etc, nos empresta mais guito a não ser em condições rigorosamente impostas pelos mesmos.

OK?

Mas sem tangas. Mesmo a sério. E eles estão continuamente a avaliar e a cuscar.

E sim, podes ir para a rua gritar ou incendiar o carro do vizinho, não há mesmo mais borlas entendes?

Se isso vai lixar a Alemanha porque depois o Dr. Zé que é Subchefe das finanças e já não tem plim para comprar o último modelo da BMW... who cares?

Descansa que os "alemões" não devem passar fome tão cedo.

Apesar dos tempos difícies é com orgulho que vejo ainda muitos portugueses que se recusam a baixar os braços.

A Grécia na minha opinião está a desistir.

por Ulisses Pereira » 17/5/2012 0:56

Mart, a diferença é que tudo o que foi pedido nós fizemos. É só uma enorme diferença.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Mcmad » 16/5/2012 23:59

Mart77 Escreveu:Camisa Roxa, pergunta directa somos tão diferentes dos Gregos? Achas mesmo que iremos cumprir? Onde é que está a diferença senão na aparência (Governo com maioria, pouca instabilidade social e outras coisas para os jornais publicarem!)

Estamos um pouco piores, tendo em conta o stock combinado da dívida.

Digam lá os "meninos" que defendem a manutenção no EURO até onde vão cair os salários para sermos competitivos? Em euros please...

por Mart77 » 16/5/2012 23:41

Camisa Roxa, pergunta directa somos tão diferentes dos Gregos? Achas mesmo que iremos cumprir? Onde é que está a diferença senão na aparência (Governo com maioria, pouca instabilidade social e outras coisas para os jornais publicarem!)

por Mart77 » 16/5/2012 23:38

Camisa Roxa Escreveu:
Mart77 Escreveu:Anti austeridade não é igual anti euro, existem alternativas, citando por exemplo Mira Amaral hoje ao falar do Desemprego refere se o ajustamento fosse mais lento as taxas não seriam o que temos actualmente podemos aplicar à Grecia também a forma aplicada, portanto não concordo com a tua associação.

mas e enquanto decorresse esse ajustamento onde íamos buscar o dinheiro? aos bolsos fundos do costume (FMI/BCE) que parecem não estar para passar toda a vida a enterrar dinheiro em poços sem fundo?

epa, no limite não era preciso ajustamento, o FMI e o BCE criariam uma torneira permanente de dinheiro e pronto!

E então qual o problema, o FED não o faz? Pq sem a Grécia, Portugal e no limite todos não há BCE

por keijas » 16/5/2012 23:37

Camisa Roxa Escreveu:
Mart77 Escreveu:Pelo que li e penso que leste os anti euros são minoritários!

neste momento não se conseguiram entender

nas próximas eleições as sondagens dão a vitória aos anti euro, por isso depois não se queixem!

esse problema tem que ser assumido pelo povo grego.

os gregos têm identificado os partidos que formaram os governos que conduziram a Grécia a esta situação Nova Democracia e PASOK e nós por não termos afinidades com o SYRIZAnão podemos decidir pelos gregos.

os gregos parece que ficaram fartos daqueles pratos, tal como nós cá, também não quisemos repetir.

o que não gosto de ver é a intromissão nas decisões que cabem exclusivamente aos gregos. esta decisão do BCE é tomada no dia em que os gregos marcam as eleições

.
malukices nos mercados ........ aqui »»»
http://www.malukosnabolsa.blogspot.com.

Registado: 17/5/2008 19:41

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], latbal, macau5m, OCTAMA, peterteam2 e 219 visitantes