Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal - único país sob assistência onde depósitos aumenta

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 21/5/2012 17:14

Uma coisa é o reporte ao banco de portugal de movimentos grandes, para efeitos estatisticos. Outra é a informação que a banca tem que recolher acerca da origem de fundos dado que tem a obrigatoriedade de reportar qualquer situação que possa envolver branqueamento de capitais (fuga fiscal incluida)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Automech » 21/5/2012 0:20

Pata-Hari Escreveu:Clinico, estás a referir-te ao RERT que está agora a decorrer? isso termina daqui a pouco mais de um mês, é algo de temporário.

Se se levar dinheiro para fora e se cumprirem as obrigações declarativas, o dinheiro volta normalmente, sem nenhuma complicação. Se houver esquecimento, fica em falta fiscal e pode vir a causar enormes problemas, que podem mesmo envolver prisão se for considerado crime fiscal.

O dinheiro é sempre do seu dono que não está a cometer nenhum crime em escolher onde o quer guardar.

Existem "sirenes" quando as transferências do estrangeiro para cá são superiores a X, não existem ? Tenho de cabeça o valor de 12.500 euros na cabeça mas nunca o confirmei. Por sirenes entenda-se obrigação dos bancos informarem as finanças.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Pata-Hari » 21/5/2012 0:10

Clinico, estás a referir-te ao RERT que está agora a decorrer? isso termina daqui a pouco mais de um mês, é algo de temporário.

Se se levar dinheiro para fora e se cumprirem as obrigações declarativas, o dinheiro volta normalmente, sem nenhuma complicação. Se houver esquecimento, fica em falta fiscal e pode vir a causar enormes problemas, que podem mesmo envolver prisão se for considerado crime fiscal.

O dinheiro é sempre do seu dono que não está a cometer nenhum crime em escolher onde o quer guardar.
Administrador Fórum

por andre.p » 20/5/2012 17:28

Penso que se o objectivo é por a massa lá fora, uma das soluções para nao ser taxado pode ser a compra de algumas obrigações da Alemanha através de um banco português.
Estou a pensar bem ?

Registado: 9/11/2008 23:27

Re: Depósitos

por canguru » 20/5/2012 17:20

Clinico Escreveu:Eu já editei a resposta no sentido de retorno da massa.
Abraço
Clinico

;)

Clinico Escreveu:Quanto a trazer a massa para Portugal, se é pouca quantidade, mais vale ir buscá-la e trazê-la no bolso. Se são aos milhares penso que entra na lei do "retorno dos depósitos" e penso que é taxada a 5 ou 7,5% não tenho a certeza.

ok, vou googolar isso. de qualquer das formas só seria rentavel SE existir mesmo um regreso ao escudo.

Registado: 6/4/2008 22:41

Depósitos

por Clinico » 20/5/2012 17:18

Eu já editei a resposta no sentido de retorno da massa.
Penso que a Pata poderá estar mais dentro do assunto e dar uma informação mais fidedigna

Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Depositos

por canguru » 20/5/2012 17:15

Clinico Escreveu:Canguru,a transferencia de dinheiro de um banco portugues para outro "lá fora" tem um preçário que depende de banco para banco (penso eu) e da quantidade de dinheiro transferido.
(...)

Thanks, Clinico mas não estava aquestionar o preçário mas sim se o Estado Português pode, de alguma forma, taxar essa fuga de capital e posterior retorno.

Depositos

por Clinico » 20/5/2012 17:12

Canguru,a transferencia de dinheiro de um banco portugues para outro "lá fora" tem um preçário que depende de banco para banco (penso eu) e da quantidade de dinheiro transferido.

Para o Brasil, por exemplo, penso que o BPI tinha umas facilidades de transferencia para o ITAU. Agora que o ITAU vendeu a sua posição, não sei se o BPI ainda tem essa facilidade. Tendo conta lá, tambem se pode abrir conta no Banco do Brasil aqui e depois fazer as transferencias. Ou fazê-lo através dessas casa de transferencias espalhadas por aí.

Para os EUA a coisa é uma pouco mais complicada e vigiada por eles. É necessário adquirir-se um international tax number (pode-se consultar o site da Embaixada dos EUA) que corresponde ao Social Security Number para os individuos que não trabalham nos States. Depois é preciso ir lá abrir conta ou ter um representante que o faça. Depois as transferencias estão ao alcance dum click no site do banco portugues.

Quanto a trazer a massa para Portugal, se é pouca quantidade, mais vale ir buscá-la e trazê-la no bolso. Se são aos milhares penso que entra na lei do "retorno dos depósitos" e penso que é taxada a 5 ou 7,5% não tenho a certeza.

Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por canguru » 20/5/2012 11:39

A minha questão é a seguinte: mandando € para fora de PT, o seu retorno (e mesmo o seu envio) é taxado? De que forma? E a partir de que valores?

por GoldFlyer » 20/5/2012 11:05

Os depositos nos bancos estão a aumentar porque os Certificados de Aforro e de Tesouro estão a diminuir , é publica a sangria há alguns meses destes meios de poupança do estado .

Registado: 13/1/2012 13:01

por Mcmad » 16/5/2012 18:19

Os gregos estão a depositar cá o seu dinheiro por uma questão de solidariedade uma vez que a nossa divida privada é mais elevada.
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Krupper » 16/5/2012 15:36

Registado: 30/9/2010 13:54

por investor1 » 16/5/2012 15:33

Eu aproveito este tópico para levantar uma questão relacionada com este assunto:

No caso de algum desses cenários catastróficos que aqui foram apresentados (exp: saída de Portugal do euro) se concretizarem, o que acontece a quem tem contas no Deutsche Bank ou no Barclays? São instituições, segundo sei, com sede nos seus países de origem e, portanto, não estão abrangidos, por exemplo, pelo FGD português. Pode-se concluir que é o mesmo ter conta nestes bancos que ter essa mesma conta (na moeda eur) noutro país do euro?

Coloco esta questão pois, apesar de não ter aberto conta em nenhuma destas instituições,já me tinha questionado se seria mais seguro ter $ nestes bancos em caso de uma catástrofe!

Registado: 29/5/2009 20:45

por Blasar » 16/5/2012 14:19

Eu também não sou propriamente o maior defensor da banca (mas esse assunto fica para outra altura), mas não gosto de esconder o sol com uma peneira e acreditar que sem um sector bancário sólido e pujante, a nossa vida será melhor (sem contar com quem vai capitalizando com o short selling).
Não, não acredito definitivamente nisso, e acho que os dirigentes mundiais/nacionais também não, daí este esforço hercúleo que nos está a ser exigido, sem sabermos quando terá fim, e se terá valido a pena.

Somos (quase) todos, e permitam-me esta comparação abusiva, mais crentes do que o burro que puxa a carroça, com a esperança de alcançar a cenoura que lhe paira á frente, a escassos centímetros.
No entanto com uma grande diferença, nós puxamos a carroça sem ver a cenoura, nem saber se o depois será melhor do que o agora, daí todos reconhecerem a nossa estoicidade.

Eu quero acreditar que sim (lá estão outra vez a inocência e ingenuidade a turvarem-me o juízo), mas cada dia que passa, as coisas parecem piorar mais um pouco, e ninguém sabe quando nem como é que esta "queda-livre" vai acabar, e a incerteza e o desespero, com o avançar do tempo, tornam-se inexoráveis.

Cumprimentos.

Registado: 8/10/2007 9:30

por PT_Trader » 16/5/2012 14:14

Pata-Hari Escreveu:Blasar, o cenário da falência dos bancos é dantesco, como dizes. É mesmo dantesco.

O engraçado é que as pessoas não entendem isso e queixam-se da ajuda dada aos bancos (há centenas de posts neste fórum a dizer isso mesmo).

Isto é um pau de dois bicos: se fizermos o mesmo que noutros países e retirarmos o dinheiro de cá para lá colocar, estamos a proteger o capital e evitar que o pais fique "despido" num eventual fim do Euro; no entanto, se retirarmos centenas de milhões de Euros de cá abruptamente, deixamos os bancos nacionais descapitalizados no imediato e em muito má situação, que poderá provocar falências, etc... por isso não concordo muito com o K.

O que é pior?!

E não se esqueçam que não é o Zé da esquina, da classe média, que vai pegar nas suas poupanças e investir o seu dinheiro em dívida Alemã. Se acontecer qq coisa, esse tal Zé ficará sempre depenado.

E também há outro pormenor, a notícia que saiu foca muito a saída de dinheiro para o exterior. A notícia nem diz se o saldo com exterior agravou-se ao não. O indicador que esta notícia passa é que os portugueses estão a poupar mais, e não se estamos ou não a enviar mais ou menos dinheiro para o exterior. Até pode dar-se o caso de haver mais dinheiro em depósitos e ao mesmo tempo o saldo de transferências com o exterior ter-se agravado... :shock:

Registado: 20/6/2011 21:48

por Pata-Hari » 16/5/2012 14:01

Blasar, o cenário da falência dos bancos é dantesco, como dizes. É mesmo dantesco.

O engraçado é que as pessoas não entendem isso e queixam-se da ajuda dada aos bancos (há centenas de posts neste fórum a dizer isso mesmo).
Administrador Fórum

por Blasar » 16/5/2012 13:57

Pata-Hari Escreveu:
Blasar, eu considero que isso é um pensamento totalmente inocente. Se houver um problema, o nosso estado não vai poder garantir nada. Recordo-te que estamos falidos e o estado não tem dinheiro para pagar nenhumas dívidas e por isso teve que ser socorrido. Ou seja, não contes com isso.

Imagino que em caso de desgraça, te dessem umas obrigações perpétuas com valor nominal de 100 000€ a pagar 0.1% até ao ano de 2080 cujo valor seria praticamente nulo.

Não sejamos inocentes... o problema é NÂO HAVER dinheiro. Enquanto o houver, vindo da troika ou de onde for, a banca estará a salvo. Quando a banca estoirar é porque já tudo o resto falhou.

Eu admito que sou inocente q.b. nos mais variados aspectos do quotidiano, mas não posso crer que essa possibilidade dantesca e com repercussões inimagináveis possa já ter sido efectivamente equacionada por alguém com responsabilidades nacionais/mundiais, e até pela grande maioria dos portugueses.

Evidentemente que excluo aqueles portugueses e portuguesas que têm o conhecimento e possibilidade para movimentar/aplicar o seu capital em produtos/localização mais seguros (não é o meu caso, pois felizmente ou infelizmente, não tenho essa necessidade).
No entantos, e por isso mesmo, é que acho estranho este tipo de notícias. Serão efectivamente verdadeiras, ou como já foi dito, não passam de "cortinas de fumo" para confundir as pessoas?

Cumprimentos.

Registado: 8/10/2007 9:30

por mfsr1980 » 16/5/2012 13:05

Eu não vejo maneira da Alemanha se safar se o resto dos Países Europeus colapsarem. :(
Acho importante é a Europa definir um rumo imediatamente, sob pena de tudo colapsar por pânico geral!

Acrescento:

O que falta na Europa é liderança!
É preciso uma só voz clara e determinada!
E também esta globalização não nos serve, altere-se!

Registado: 3/5/2007 13:55

por Lion_Heart » 16/5/2012 12:46

130.000.000.000 da muito jeito ao Estado. Basta congelar e pagar a divida. Vai ser a ultima decisão para evitar o colapso. :wink:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por K. » 16/5/2012 12:41

O que significa o facto de os portugueses terem as suas poupancas em bancos portugueses?

Podem-me acusar de alarmismo, mas neste momento significa que, em caso de quebra do euro, Portugal esta completamente desprotegido. Os Gregos e Espanhois tem centenas de milhoes em depositos em bancos Alemaes, que terao de ser pagos em marcos.

Desculpem-me uma vez mais, mas neste thread, o post do Parabolic nao me parece distante da verdade.

Se, ate pouco tempo, recomendar a manutencao dos depositos era um acto patriotico, neste momento, apelar as transferencias para o centro passou a se-lo tambem. Existem neste momento cerca de 130 mil milhoes de euros depositados em bancos portugueses, que serao convertidos em cerca de 50 mil milhoes em caso de colapso do euro. Uma perda de 80 mil milhoes para o pais.

Registado: 28/5/2008 1:17

por teresadecoimbra » 16/5/2012 12:26

Pata-Hari Escreveu:
Blasar Escreveu:Enquanto a garantia dos depósitos, dada pelo Estado, se mantiver nos moldes actuais e nada de catastrófico leve a populaça a debandar, não me parece que haja uma corrida aos depósitos (se bem que os mais afoitos já se devem ter precavido há muito).

Segundo recentes comentários, o que tem aumentado é o número de titulares por conta, pois aparentemente os 100000€ de garantia é por cada um dos titulares (depositantes) e não por conta, alguém confirma esta informação?

@bboniek00:
No fim de ler o seu comentário, fiquei sem perceber se estava a ser sarcástico ou não, mas que estava inspirado, disso não me restaram dúvidas.

Cumprimentos.

Blasar, eu considero que isso é um pensamento totalmente inocente. Se houver um problema, o nosso estado não vai poder garantir nada. Recordo-te que estamos falidos e o estado não tem dinheiro para pagar nenhumas dívidas e por isso teve que ser socorrido. Ou seja, não contes com isso.

Imagino que em caso de desgraça, te dessem umas obrigações perpétuas com valor nominal de 100 000€ a pagar 0.1% até ao ano de 2080 cujo valor seria praticamente nulo.

Não sejamos inocentes... o problema é NÂO HAVER dinheiro. Enquanto o houver, vindo da troika ou de onde for, a banca estará a salvo. Quando a banca estoirar é porque já tudo o resto falhou.

bom dia

Todas estas considerações (acertadas) levarão a que os portugueses levantem também o seu dinheiro dos bancos, mais dia, menos dia (se calhar , até mais cedo do que pensamos) . Não estaremos perto desse momento já? Não estará já a acontecer (dinheiro para o colchão)?
Será mesmo verdade que os depósitos estão a aumentar? ou será só publicidade, para manter a malta calma?

é muito estranho que sejamos impermeáveis ao pânico que todos os dias é despejado pelos meios de comunicação social...

cumprimentos
Teresa

Registado: 15/4/2011 21:24

Por acaso comprei um carro este ano

por Fiscalista » 16/5/2012 12:25

O carro foi comprado com desconto de 5000 eur (inicialmente estava a 15950) desde o preço de janeiro de 2012 e levaram em troca um com 20 anos para abate e outro com 12 anos prá troca (este último avaliado em 1000 eur).

Isto não está mau para negociar com gajos que têm a corda à volta do pescoço nos dias que correm (renault)

Registado: 12/8/2011 15:34

por Pata-Hari » 16/5/2012 12:05

Blasar Escreveu:Enquanto a garantia dos depósitos, dada pelo Estado, se mantiver nos moldes actuais e nada de catastrófico leve a populaça a debandar, não me parece que haja uma corrida aos depósitos (se bem que os mais afoitos já se devem ter precavido há muito).

Segundo recentes comentários, o que tem aumentado é o número de titulares por conta, pois aparentemente os 100000€ de garantia é por cada um dos titulares (depositantes) e não por conta, alguém confirma esta informação?

@bboniek00:
No fim de ler o seu comentário, fiquei sem perceber se estava a ser sarcástico ou não, mas que estava inspirado, disso não me restaram dúvidas.

Cumprimentos.

Administrador Fórum

por Parabolic » 16/5/2012 10:01

Essa noticia dos depósitos não sairem de Portugal, só prova a falta de literacia financeira dos portugueses.

Num país em que 2/3 da população não sabe o que significa a palavra "spread", queriam que o povo tivesse o conhecimento suficiente para andar abrir contas no estrangeiro e a transferir para lá o $$?

Tenham dó!

Registado: 21/3/2009 16:16

por JCS » 16/5/2012 9:47

Referia-me à situação Grega.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 355 visitantes