1º de Maio / Pingo Doce
artista Escreveu:Afinal os meus alunos são uma fonte bastante fidedigna!![]()
Artista, eu se fosse a ti não tirava o casaco durante as aulas e mantinha a carteira sempre no bolso da frente.

Quico Escreveu:(...embora eu não vá! Da maneira que me tenho engalfinhado por aqui, ainda me habilito a levar uma "coça"!)
Ai vais, vais ! E metemos o Tavaver no meio de nós, com o Migluso à nossa frente.

E para desanuviar, ao nosso lado fica a Pata no meio do Artista e do Lion e, inocentemente, lançamos a pergunta sobre se afinal a banca é ou não responsável pela crise

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
MarcoAntonio Escreveu:Não creio, Automech.
Parece-me claro que no caso da notícia do público estão a apresentar os números como devem ser apresentados, isto é, em função do valor final.
Repara:Entre quatro produtos analisados, apenas no caso da pêra a margem era inferior a 50%, sendo de 40%. “Na alface, 80% do preço final fica na distribuição – um quilo de alface custava, em média, cerca de 40 cêntimos à saída do produtor e quase 1,80 euros no supermercado; na cenoura, a margem de comercialização ficava entre o 55% e os 70%; na maçã, a margem era superior a 50%”, segundo dados publicados no seu sitea. O Observatório quer estudar mais alimentos.
Tens razão Marco. Li aquilo na diagonal.
Parece-me, no entanto, que estão a fazer cherry picking, ainda por cima usando produtos como os legumes e fruta que não é dificil de perceber que têm uma margem superior.
É muito diferente comprar uma lata de salsichas, que pode ficar semanas na prateleira ou no armazém, sem grandes cuidados, do que uma alface ou mesmo fruta que, além de terem uma % de estragos superior, exigem cuidados no transporte, armazenamento e manuseamento completamente diferentes.
Storgoff Escreveu:Marco,
é so ler aqui:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=554577
Não estou a inventar.
Depende do conceito de inventar (e quanto à veracidade dos 280 milhões admito realmente que tb não encontro de momento fontes credíveis e posso ter sido induzido em erro).
Mas o texto diz meramente que foram seguramente mais de 100 mil. Certamente que foram, só falta saber quantos n x 100 mil. O texto também diz que foram 5 vezes mais que o que se seria de esperar e que a média do valor da factura também foi superior.
A facturação média normal é 8 milhões por dia, multiplica por 5 e passa para 40 e agora multiplica por n que é o factor de crescimento da factura (se tiver subido 3 vezes, o que é um factor conservador parece-me) salta para 120 milhões...
Ora... o teu número a 270 por loja, em 369 lojas e a um valor médio de 350 daria... 35 milhões. Um valor inverosivelmente baixo pois nota que isto não cobre sequer o aumento do número de clientes que o próprio PD admite (de pelo menos 5x mais) quanto mais o aumento médio da factura (que também admitem que aumentou)!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 4/5/2012 21:42, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Atomez Escreveu:O que eventualmente cobram a menos de IVA e IRC no PD vão buscar a outro lado porque o dinheiro que o pessoal poupou nestas compras vai ser gasto noutro lado qualquer a comprar outras coisas que de outro modo não comprariam.
Pelo contrário, o Estado até pode ficar a ganhar porque o dinheiro poupado no PD pode vir a ser usado em compras com IVA de 23% em vez de ter sido gasto em alimentação com o IVA mais baixo...
No imediato o estado perdeu Atomez. No futuro é que é incerto o impacto que tem nos fornecedores e nos impostos desses fornecedores. Para não estar a repetir, podes ver uma discussão que tive com o Migluso ontem.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... order=asc&
Uma coisa que não me recordo se alguém referiu ao longo do tópico é o efeito prejudicial (ainda que marginal) no défice comercial. É sabido que o PD e o Continente estão no top10 dos maiores importadores.
MarcoAntonio Escreveu:HLopes4 Escreveu:Fazem bem mais sentido esses números... 280.000.000€ é muita fruta...![]()
O equivalente a 1 mês de venda nos PD em 2010!
Uma média de 270 clientes por loja faz mais sentido?
Não, e de certeza que foram mais clientes por loja... Só insuficientes para fazer os 280.000.000€.
Vender num dia o que se costuma vender num mês é muita fruta, mesmo em termos de logística... Sobretudo se não estavam à espera do sucesso que teve.
- Registado: 14/6/2011 16:43
Re: E ainda !
MarcoAntonio Escreveu:bboniek00 Escreveu:Ha que contabilizar os custos da variegada gatunaje que se aproveitou da balburdia para comer laa dentro e arrebanhar aa ganancia.
Gente sem princiipios... nem pareciam clientes Pingo-Doce !
Sim, aparentemente a percentagem de roubos aumentou inclusivamente (o que é natural dado o estado caótico em que a promoção decorreu). Há uma série de custos aumentaram para além dos custos de pessoal (o mais evidente de todos).
Note-se que só o valor apresentado para os roubos (4%) representa um custo acrescido no dia 1 da ordem dos 10 a 12 milhões de euros!
Afinal os meus alunos são uma fonte bastante fidedigna!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Marco,
é so ler aqui:
Não estou a inventar.
Quanto ao teu espanto do valor médio de 270/loja /dia basta pensar no seguinte:
O PD tem lojas por todo o pais, vilas do interior incluídas, e o granel que nós vimos foi nos grandes centros urbanos.
Basicamente grande Lisboa e Porto.
Depois há muita loja do PD que são as da anterior cadeia Plus.
Lojas pequenas que não suportam assim às centenas de clientes por dia.
E acredito que fora dos grandes centros urbanos a coisa foi tranquila.
Quanto aos 280 M€ donde é que saiu esse valor?
é so ler aqui:
Não estou a inventar.
Quanto ao teu espanto do valor médio de 270/loja /dia basta pensar no seguinte:
O PD tem lojas por todo o pais, vilas do interior incluídas, e o granel que nós vimos foi nos grandes centros urbanos.
Basicamente grande Lisboa e Porto.
Depois há muita loja do PD que são as da anterior cadeia Plus.
Lojas pequenas que não suportam assim às centenas de clientes por dia.
E acredito que fora dos grandes centros urbanos a coisa foi tranquila.
Quanto aos 280 M€ donde é que saiu esse valor?
- Registado: 21/5/2009 18:43
HLopes4 Escreveu:Fazem bem mais sentido esses números... 280.000.000€ é muita fruta...![]()
O equivalente a 1 mês de venda nos PD em 2010!
Uma média de 270 clientes por loja faz mais sentido?

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: 280 Milhoes € de vendas ???
Storgoff Escreveu:O director-geral do Pingo Doce falou entretanto à TVI em mais de 100 mil pessoas que entraram nas lojas PD no 1ºde Maio.
Claro que entraram mais de 100 mil pessoas nas lojas do PD. Não sei se estás a ver mas 100 mil pessoas é uma manifestação de professores em Lisboa ou um Concerto de uma banda de rock num estádio de futebol.

A questão é quantos 100 mil foram, né?
É possível que eu esteja a utilizar alguns números inexactos, admito, pois a informação é muita num tema que está a ser debatido incessantemente em todo o lado e por vezes é difícil perceber a fonte e a sua veracidade. Mas da mesma forma que admito que posso estar a cometer lapsos "riposto" já de seguida: então strogoff tu assumes os mais de 100 mil como sendo 100 mil mesmo?
Mais de 100 mil podem ser 120 mil ou 500 mil ou 850 mil...
E de resto, os 100 mil se os formos dividir pelas 369 lojas Pingo Doce do país inteiro dava uns meros 270 clientes por loja, um valor inverosivelmente baixo para o que se passou no dia um de maio.
Alguma cautela e sentido crítico em qualquer coisa que o PD diga "de boca" uma vez que de momento têm interesses contraditórios e não é exactamente do interesse do PD que a situação fique perfeitamente clara junto do público cliente final (logo a começar por causa da questão do "dumping").
280 Milhoes € de vendas ???
O director-geral do Pingo Doce falou entretanto à TVI em mais de 100 mil pessoas que entraram nas lojas PD no 1ºde Maio.
Ora para chegarmos ao dito volume de vendas por aqui referido 280M€- teríamos uma média de mais 2500€ de compras por pessoa.
Um completo absurdo quando nem todas as pessoas são efectivos compradores basta pensar um comprador pode ser um grupo de 3 pessoas.
Por alguns relatos que se viram na TV a maior parte dos compradores andaram à volta dos 300 a 400€ antes do desconto
Ora para chegarmos ao dito volume de vendas por aqui referido 280M€- teríamos uma média de mais 2500€ de compras por pessoa.
Um completo absurdo quando nem todas as pessoas são efectivos compradores basta pensar um comprador pode ser um grupo de 3 pessoas.
Por alguns relatos que se viram na TV a maior parte dos compradores andaram à volta dos 300 a 400€ antes do desconto
Explicac,ao sumaaria:
HLopes4 Escreveu:4% de roubos?
Coitados dos tribunais...
Se com uma embalagem de polvo e um champô no valor de 25€ foi o que foi...![]()
![]()
![]()
Assim nessa linha de estimativas rápidas non-rocket science alguém pode avançar com um valor do prejuízo para o Estado?
Danke
Aquilo foi pensado para os clientes habituais, era uma espeecie de prenda "do Trabalhador".
Ora o que aconteceu ee que desceram aqueles famintos das favelas circundantes, atee gente da Ameerica do Sul, ee que estas notiicias espalham-se depressa, entao no meio da ralee !...
E depois ee que comec,ou o gardanho: nao havia "carrinhos", as pessoas pisavam-se, os idosos nestas coisas em vez de serem mais recatados desatam a empurrar e depois, como ouvem mal, trava-se uma confusao do catano. Junte-se a ruptura de stocks... a falta de espac,o... o mau cheiro (ee gente mal lavada (em meedia))... entao gerou-se o caos. Os gestores da campanha nao podiam adivinhar o estado faminto em que se encontram largas franjas da populac,ao ! Foi eese o erro.
E, acreditem, foi uma sorte nao ter havido viitimas graves, isto porque a Autoridade foi chamada e prontamente repoos a ordem na turba sedenta de prec,os baixos. Aquilo podia ter descambado para um tumulto lixado.
Receio que esta campanha desperte o Mal nos mal-vestidos, gente deserdada, esfomeada, em revolta, comece a fazer arrastoes: entram uns 50 de roldao numa loja e desatam a agardanhar artigos. Nao daa tempo para reagir ! No Brazil esse meetodo ee de alta eficaacia mas os "seguras" podem usar meios letais e dar castanhada aa fartazana. Vejamos se em Portugal continuamos o Povo ordeiro e temente a Deus que nos tem mantido longe de tais desmandos horriiveis !

- Registado: 22/4/2003 23:12
Marco António,
Onde é que já foram publicados todos esses numeros
-Volume de vendas
-Valor dos furtos
O PD já teve oportunidade de inventariar exaustivamente os produtos em prateleira para determinar o nível de furtos?
E já agora qual o interesse da JMT vir a publica revelar todos esses dados
Cheira-me a que a malta anda a lançar bitaites a mais.

Onde é que já foram publicados todos esses numeros
-Volume de vendas
-Valor dos furtos
O PD já teve oportunidade de inventariar exaustivamente os produtos em prateleira para determinar o nível de furtos?
E já agora qual o interesse da JMT vir a publica revelar todos esses dados
Cheira-me a que a malta anda a lançar bitaites a mais.

HLopes4 Escreveu:Assim nessa linha de estimativas rápidas non-rocket science alguém pode avançar com um valor do prejuízo para o Estado?
Qual prejuízo para o Estado???
O que eventualmente cobram a menos de IVA e IRC no PD vão buscar a outro lado porque o dinheiro que o pessoal poupou nestas compras vai ser gasto noutro lado qualquer a comprar outras coisas que de outro modo não comprariam.
Pelo contrário, o Estado até pode ficar a ganhar porque o dinheiro poupado no PD pode vir a ser usado em compras com IVA de 23% em vez de ter sido gasto em alimentação com o IVA mais baixo...
Editado pela última vez por atomez em 4/5/2012 20:38, num total de 1 vez.
Chateado eu? Não!! Gosto muito de os ler o que o pessoal escreve. Acho que temos alguém que não gosta do contraditório. A pergunta que coloquei até é simples, sem custos discriminados como é que se estimam as perdas? Diz-se que o maior custo é o produto e já está. A margem no retalho é muito mais que venda-compra. E todas as estimativas só entram em linha de conta com a margem liquida e o volume de venda.
- Registado: 8/8/2011 15:26
dancar1981 Escreveu:Nem exactas nem aproximadas a malta gosta é de mandar bitaites de números mal fundamentados. Só com margem liquida anual ou trimestral, e com o volume de negócios é impossível estimar custos e resultados de um dia, porque não existe correspondência directa entre os valor tomados como referencia (trimestrais ou anuais) e valores diários de um dia especifico e atípico.
Os números não estão assim tão mal fundamentados. Os teus é que partem do princípio que é impossível estimar, já decidiste isso e pronto...
Contudo, há dados suficientes para ter uma estimativa aproximada. Ao contrário dos serviços, na venda de bens (salvo raras excepções e não é aqui o caso) o maior custo de todos é conhecido: é o custo do produto. E isso coloca logo uma baliza superior para as margens. Depois temos outros custos, alguns vão aumentar marginalmente (os custos de energia por exemplo), outros vão aumentar de forma significativa (custos de pessoal, aliás são conhecidas e públicas as condições para quem trabalhou neste dia) e até os dados de roubos ocorridos neste dia foram já publicados (cerca de 4% do volume).
Dá para ter uma estimativa aproximada, uma ordem de grandeza. Agora o que parece é que tu não estás nem para aí virado e já desististe antes de começar e ainda ficas "chateado" com quem tentou...
Nem exactas nem aproximadas a malta gosta é de mandar bitaites de números mal fundamentados. Só com margem liquida anual ou trimestral, e com o volume de negócios é impossível estimar custos e resultados de um dia, porque não existe correspondência directa entre os valor tomados como referencia (trimestrais ou anuais) e valores diários de um dia especifico e atípico.
- Registado: 8/8/2011 15:26
Marco,
As minhas contas referem-se unicamente às margens brutas nos produtos.
Os 15% que referi são no fundo uma margem bruta negativa suportada pelo PD.
O que fica muito aquém dos ditos 50% que se quer fazer crer.
No meu cálculo falo também em margens ponderadas pelas quantidades dos diversos produtos.
Há produtos que tem margens brutas brutais ( 10% é lirismo)
Quanto aos restantes custos referentes a um dia extraordinário de actividade esse divide se em duas componentes:
Fixa e variável.
A fixa existiria sempre quer abrissem as lojas quer não
Há salários a pagar, há energia eléctrica a gastar-se, há licenças, há seguros há uma infinidade de custos que existiriam sempre.
Portanto os custo adicional desta operação para alem do número que já lancei seria apenas mais o custo variável
Temos aqui as horas extras pagas, os dias de compensação, os gastos extras de electricidade, etc.
Mas por outro lado temos de pensar na enorme publicidade que isto gerou com a consequente atracção de novos clientes
Já agora de onde surgiu esse valor mágico de 280 milhões de vendas neste evento?
A JMT já veio a publico divulgar esses dados?
A cadeia tem cerca de 360 lojas, o que daria uma facturação media para a maior parte das lojas superior a 1 M€ num só dia.
Parece-me um exagero
As minhas contas referem-se unicamente às margens brutas nos produtos.
Os 15% que referi são no fundo uma margem bruta negativa suportada pelo PD.
O que fica muito aquém dos ditos 50% que se quer fazer crer.
No meu cálculo falo também em margens ponderadas pelas quantidades dos diversos produtos.
Há produtos que tem margens brutas brutais ( 10% é lirismo)
Quanto aos restantes custos referentes a um dia extraordinário de actividade esse divide se em duas componentes:
Fixa e variável.
A fixa existiria sempre quer abrissem as lojas quer não
Há salários a pagar, há energia eléctrica a gastar-se, há licenças, há seguros há uma infinidade de custos que existiriam sempre.
Portanto os custo adicional desta operação para alem do número que já lancei seria apenas mais o custo variável
Temos aqui as horas extras pagas, os dias de compensação, os gastos extras de electricidade, etc.
Mas por outro lado temos de pensar na enorme publicidade que isto gerou com a consequente atracção de novos clientes
Já agora de onde surgiu esse valor mágico de 280 milhões de vendas neste evento?
A JMT já veio a publico divulgar esses dados?
A cadeia tem cerca de 360 lojas, o que daria uma facturação media para a maior parte das lojas superior a 1 M€ num só dia.
Parece-me um exagero
Re: E ainda !
bboniek00 Escreveu:Ha que contabilizar os custos da variegada gatunaje que se aproveitou da balburdia para comer laa dentro e arrebanhar aa ganancia.
Gente sem princiipios... nem pareciam clientes Pingo-Doce !
Sim, aparentemente a percentagem de roubos aumentou inclusivamente (o que é natural dado o estado caótico em que a promoção decorreu). Há uma série de custos aumentaram para além dos custos de pessoal (o mais evidente de todos).
Note-se que só o valor apresentado para os roubos (4%) representa um custo acrescido no dia 1 da ordem dos 10 a 12 milhões de euros!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 4/5/2012 20:06, num total de 1 vez.
dancar1981 Escreveu:Não podem analisar as contas pelo resultado liquido, porque existem custos que não aumentaram com esta promoção, electricidade, agua, custos financiamento.
É claro que aumentaram e um dos mais importantes de todos (o de pessoal, que representa cerca de 700 e tal milhões anuais) aumentou e bem visivelmente, como de resto é perfeitamente público.
Não aumentaram foi todos na mesma proporção...
A margem líquida vai estar sempre algures entre os 6 e os 23% mesmo nas condições do dia 1 de Maio.
dancar1981 Escreveu:Como é que pensam estimar os prejuízos sem a discriminação dos custos?
Mas quem é que te disse que eu estou a fazer estimativas sem ter noção dos custos, se eu já coloquei aqui mais do que uma vez os links para os resultados do grupo?
É óbvio que ninguém vai conseguir ter uma estimativa exacta (nem mesmo a JMT se calhar neste momento conseguia dizer um valor exacto) mas uma estimativa rápida consegue-se e não é rocket science!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 4/5/2012 20:02, num total de 1 vez.
Re: Qual o prejuizo
Storgoff Escreveu:
Quanto à questão dos 4% cinjo me ao que está neste artigo:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=554571
Não é uma referencia directa aos volumes de vendas.
Não estou certo sequer do que é que eles estão a falar (mas aparentemente é do peso do PD na cotação da Jerónimo Martins). Além disso é possível que haja aí algum lapso se estão a falar de outra coisa.
Basta abrir o relatório de contas (ver link anterior) para ver que o EBITDA do PD é cerca de 1/4 do total do grupo. Ou seja, estamos a falar de algo que vale grosso modo cerca de 25% da Jerónimo Martins...
Além disso, se era disso que estavam a falar (peso em termos de resultados) então o texto era incoerente pois logo a seguir diz que a promoção não é sustentável, não pode continuar e não tem racional.
Storgoff Escreveu:Quanto ao resto mantenho que na pratica o PD teve uma margem negativa pela operação que não rondará muito para alem dos ditos 15% o que ficaria uito aquém dos 70 e tal milhões que aqui se falam
Eu só li na diagonal mas não creio que estejas sequer a olhar correctamente para os números: as margens líquidas são baixíssimas e são de menos de 10% (ou seja, em condições normais um desconto de 50% é mais de 40% acima do que o PD "pode dar" para não ter prejuízo). E se os fornecedores participam na promoção, também os custos neste dia foram mais elevados, nomeadamente com pessoal. Atirando uma estimativa para o ar, o prejuízo da JMT terá sido sempre na ordem dos 20% para cima (já contando que os fornecedores estão a colaborar em metade do desconto, o que provavelmente nem ocorre) e que portanto para um volume de vendas de 280 milhões, o prejuízo desta promoção foi para cima de 50 milhões.
Eu tinha feito uma estimativa muito conservadora afinal no início quando situei nos 5 a 10 milhões mas eu na altura ainda não sabia o que agora é público: o PD vendeu 35x o volume normal, vendeu mais no dia 1 do que num mês inteiro.
Qualquer estimativa abaixo daquela ordem de grandeza parece-me francamente irrealista ou no mínimo está a ignorar custos e a considerar meramente margens brutas (como se o único custo da Jerónimo Martins operar fosse comprar coisas e vender, não tivesse custos com pessoal, custos de energia, etc, etc)!
MarcoAntonio Escreveu:Já agora, aqui fica.
O resumo:
http://www.jeronimomartins.pt/media/pre ... 41_pt.aspx
O relatório completo:
http://www.jeronimomartins.pt/media/441 ... s_2011.pdf
Bastaria umas 2 ou 3 vezes por ano para o PD deixar de gerar lucro e uma meia duzia de vezes por ano para a promoção do PD anular os lucros líquidos da JMT como um todo. Isto não deverá chocar se tivermos em conta que: a) aparentemente o secretismo era grande, até a nível interno; b) a adesão foi francamente superior ao que eles próprios esperavam.
Não contem com muitos mais "uns de maio". Poderá haver um por ano ou então se quiserem alargar a promoção e torná-la mais frequente, vão ter de alterar as condições da mesma (tipo por limites no valor da compra ou coisa do género).
Por isso digo, quase de certeza que quem vai pagar esta promoção vão ser os fornecedores e aí sim, isto já se torna um caso de polícia.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, dragom, Google Adsense [Bot], iniciado1, kursk, latbal, m-m, malakas, MP65, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, yggy e 288 visitantes