1º de Maio / Pingo Doce
Re: Qual o prejuizo
MarcoAntonio Escreveu:Storgoff Escreveu:
Isto para a JMT foi peanuts
A cadeia PD já representa apenas 4% do total do grupo
Não são peanuts e esses 4% não estão correctos de todo!
No volume de negócios, o PD representa cerca de 29% e nos resultados líquidos o PD representa cerca de 25% (e isto já inclui a Polónia, isto é, o biedronka). A nível nacional o peso seria ainda maior mas será pacífico tratarmos disto a nível global e portanto o peso do PD é de mais de um quarto no total da empresa!
Mais uma vez: os resultados de 2011 já estão aqui no tópico e estão disponíveis na internet no site da Jerónimo Martins.
Quanto à questão dos 4% cinjo me ao que está neste artigo:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=554571
Não é uma referencia directa aos volumes de vendas.
Quanto ao resto mantenho que na pratica o PD teve uma margem negativa pela operação que não rondará muito para alem dos ditos 15% o que ficaria uito aquém dos 70 e tal milhões que aqui se falam
- Registado: 21/5/2009 18:43
Já agora, aqui fica.
O resumo:
http://www.jeronimomartins.pt/media/pre ... 41_pt.aspx
O relatório completo:
http://www.jeronimomartins.pt/media/441 ... s_2011.pdf
Bastaria umas 2 ou 3 vezes por ano para o PD deixar de gerar lucro e uma meia duzia de vezes por ano para a promoção do PD anular os lucros líquidos da JMT como um todo. Isto não deverá chocar se tivermos em conta que: a) aparentemente o secretismo era grande, até a nível interno; b) a adesão foi francamente superior ao que eles próprios esperavam.
Não contem com muitos mais "uns de maio". Poderá haver um por ano ou então se quiserem alargar a promoção e torná-la mais frequente, vão ter de alterar as condições da mesma (tipo por limites no valor da compra ou coisa do género).
O resumo:
http://www.jeronimomartins.pt/media/pre ... 41_pt.aspx
O relatório completo:
http://www.jeronimomartins.pt/media/441 ... s_2011.pdf
Bastaria umas 2 ou 3 vezes por ano para o PD deixar de gerar lucro e uma meia duzia de vezes por ano para a promoção do PD anular os lucros líquidos da JMT como um todo. Isto não deverá chocar se tivermos em conta que: a) aparentemente o secretismo era grande, até a nível interno; b) a adesão foi francamente superior ao que eles próprios esperavam.
Não contem com muitos mais "uns de maio". Poderá haver um por ano ou então se quiserem alargar a promoção e torná-la mais frequente, vão ter de alterar as condições da mesma (tipo por limites no valor da compra ou coisa do género).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Storgoff Escreveu:
Não são peanuts e esses 4% não estão correctos de todo!
No volume de negócios, o PD representa cerca de 29% e nos resultados líquidos o PD representa cerca de 25% (e isto já inclui a Polónia, isto é, o biedronka). A nível nacional o peso seria ainda maior mas será pacífico tratarmos disto a nível global e portanto o peso do PD é de mais de um quarto no total da empresa!
Mais uma vez: os resultados de 2011 já estão aqui no tópico e estão disponíveis na internet no site da Jerónimo Martins.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:RMSoares72 Escreveu:numa conversa de café e pegando em alguns valores discutia-se se teria havido prejuizo ou não.
O volume de vendas foi de 280M€
Foi facturado 140M€
Embora nas alfaces tenha uma margem de 80%, no Cardhu a margem é bem menor. Pelo que atiro para o ar uma margem média de 20% (o pequeno comercio nem metade disso tem).
Pelo que a diferença entre o facturado (retirado o iva) e o valor de aquisição deve rondar um valor negativo de 70M€.
Não gastou dinheiro em campanhas de marketing, teve publicidade de borla, fez uma liquidação total onde se livrou dos "monos"
Perdeu dinheiro ?
Segundo o relatório de contas, a JMT gasta 60 a 70 milhões de euros em publicidade (no ano inteiro).
É perfeitamente evidente que perdeu dinheiro e qualquer conversa sobre não ter perdido é para ignorar (já era evidente que tinha perdido ainda não tinhamos conhecimento dos valores que agora divulgados são afinal bastante superiores).
Mesmo admitindo que os fornecedores participaram em parte na promoção, também há que considerar que o que conta são as margens líquidas e o PD tb teve custos acrescidos (alguns que nem previa pois não estavam à espera de tanta adesão) como por exemplo os custos com pessoal.
A perda nesta campanha agora que já são conhecidos mais números, a minha estimativa rápida passa agora para as dezenas de milhões de euros. Ainda assim diluível nos resultados anuais da empresa, mas o rombo foi considerável!
Se a prazo vai recuperar? Bom a publicidade foi brutal e valeu talvez por um ano inteiro de publicidade (mas como é evidente, isso não abate realmente no custo pois o PD vai continuar a fazer publicidade, talvez um pouco menos mas vai continuar a gastar dezenas de milhões de euros em publicidade no resto do ano).
Só há uma explicação para argumentarem com "não prejuízo": é um argumento "político" para tentar contrariar a pressão na investigação sobre a situação de dumping, coisa que irão sempre negar que aconteceu.
Mas é perfeitamente evidente - para quem conhecer minimamente os números, nomeadamente os relatórios de contas da empresa, e souber minimamente olhar para eles - que nada tem de factual.artista Escreveu:70 milhões de euros é muito dinheiro para se gastar numa campanha que dura um dia, e tenho algumas dúvidas daquele tipo de publicidade...
O próprio Alexandre Soares dos Santos falou em 3 milhões para promoções. Presumo que estava a falar de valores anuais. Se só numa campanha vão 78 milhões!!
Ele estava a falar "daquele departamento" que tratou desta promoção, não dos gastos anuais em publicidade que são obviamente mais elevados do que isso.
Fazendo aqui também umas contas de merceeiro (nada mais apropriado para a questão em debate)
Se considerarmos que no lote global de produtos que saíram neta promoção ponderados pelas quantidades e preço estaremos a falar num preço afixado que traduza uma margem média bruta de 30%;
Considerando que o PD conseguiu dos seus fornecedores uma participação activa neste evento até como moeda de troca para a anunciada redução de prazos de pagamento. Considerando então um desconto médio ponderado de cerca de 25% dado pelos seus fornecedores,
Chegamos à conclusão que afinal o desconto real que o PD fez foi à volta de 15%
- Registado: 21/5/2009 18:43
MarcoAntonio Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:artista Escreveu:A idéia que fica da tabela anterior é que repartem bem mais que metade, ou falta ali alguma coisa?
Faltam ali muitas cadeias (uma das mais evidentes é o Intermarché, mas faltam mais uma série delas).
Já agora (e deverá ser o mais visível de todos conforme referi) a facturação do Intermarché é da ordem de 1.5 mil milhões de euros e deveria estar ali em 4º lugar contudo nem aparece na tabela.
Outros que não aparecem por exemplo são o E.Leclerc e o SuperCor (os supermercados do Corte Inglés) entre outros e isto já para não falar em n cadeias regionais (por exemplo, só no algarve são várias).
Exacto!
- Registado: 15/9/2010 15:02
Ti Salvador Mano Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:Se nesta altura a cota das 2 grandes anda próximo dos 75%, quando esta "guerra" acabar, seguramente essa cota irá ser muito superior , e deste modo as quebras de vendas que ambas empresas estão a sentir neste momento, irão ser ultrapassadas.
Isto de se vomitar números, só para se justificar um pré-conceito não é nada bonito...
Isso dos 75% vem de onde?
O continente e o Pindo doce têm uma quota de 35% máximo. Se fizermos total Sonae (modelo, modelo bonjour, etc) e total JM (Recheio) nem chega aos 50.
Dados de 2010, aqui
http://kantarworldpanelportugal.com/?p=385
Tb posso adiantar que a PD no dia 1 de maio teve de vendas cerca de 280 milhões /2 = 140 milhões de euros
A média gasta por cada cliente foi de 170,00 euros
Média de visitas por loja rondou as 5000 pessoas nesse dia
Os roubos subiram para 4% ., etc, etc.
Parece que quem mandou números para o ar foi o senhor.
Como obtive estes dados? descubra-os
Não tenho como confrontar os números do dia 1/maio. Não sei se são verdadeiros nem falsos.
O meu ponto foi relativo aos 75% que são falsos. Seja de onde for que os retiraste é uma fonte errada. Just that.
O programa de ontem Do Porto Canal (testemunho directo) ainda não está em vídeo, assim que estiver irei colocá-lo. Se os dados são falsos a APED já deve ter conhecimento do facto e muito provavelmente já os tinha desmentido.. Essa cota dos 75% é mencionada como um dado da APED
Não sei em que contexto esse número foi mentionado, mas no contexto em que tu o estás a colocar, está errado. É falso. Aliás, podes verificar o link que eu coloquei onde a soma das quotas de Continende e PD anda à volta dos 30% com dados de 2010.
Qualquer pessoa que tenha trabalhe ou tenha trabalhado no sector, sabe que esse número é um disparate.
mas o Modelo pertence a quem?
vai aqui um estudo refente a 2007 onde esse 30% sáo cilindrados
http://pt.scribd.com/doc/24455508/APED- ... A-Imprensa
Tenho um amigo médico que fica doido quando lhe aparecem uns doentes a dizer "oh xotor, eu fui à internet e acho que tenho a doença XXX"... Entendo agora como ele se sente
A ver se nos entendemos
Reza este estudo o seguinte no slide#2Introdução – O objectivo do projecto é o de analisar a evolução da concentração daindústria e da distribuição moderna e os impactos na satisfação dos clientes e na relaçãocom os fornecedores
Por distribuição moderna entende-se hipers e supers das grandes insignias (continentes, modelos, PDs, Lidl, etc). Fica de fora uma parcela importante que são os grossistas. Estes grossistas (Makro, Leclerk, Recheio, etc) valem cerca de 2000 M€. Estes vendem aos pequenos supermercados que vendem ao consumidor. Ou seja, fazem também parte do "mercado retalhista" mas não são distribuição moderna. Devem portanto ser considerados para o cálculo da quota uma vez que valem 10-15% do total. Este estudo não faz isso pois só se foca nos modernos.
Depois vamos ao slide 6 e, mesmo estando a deixar de fora os grossistas, vemos que a quota de Sonae+JM dá
21+16 = 37%
Uma vez mais trocas os números pois eu disse 30% para PD e Continente (que é diferente de Sonae e JM)
Mas o mais absurdo disto tudo é que tu vais buscar este estudo e tentas inferir que o facto de te aparecer 37% em 2007 é um fundamento espectacular para terem 75% em 2012...![]()
![]()
Com argumentos assim, fica difícil ter uma conversa.
Eu não vou buscar nada meu caro. Eu limitei-me a dizer aquilo que vi no programa dito por pessoas que pertencem ao sector. ..Eu aqui é mais bolos...
Como essa cota é justificada, só a APED lhe poderá dizer; se é pelo total de vendas de todos os operadores, ou outro qq factor, não lhe sei dizer; ou então o tipo na TV estaria a armar-se aos cágados
De qq modo a nesses números de 2007 faltam adicionar a carrefour ao grupo sonae, assim como a plus à JM. Tb faltará adicionar as lojas que ambos abriram desde 2007 até hoje e por último saber quantas lojas já fecharam desde 2007 até hoje de outros grupos. Muito provavelmente terão sido mais do que pensamos
os 75% começam a fazer sentido. Mas detecto que faltam aí outras marcas. Isto foi retirado do APED
http://www.aped.pt/Media/content/313_1_G.pdf
Oh homem, isto é um top-10 dos socios da APED.
Falta o Intermarché que é assim um que salta logo à vista por ser tão importante!
Os números não mentem, mas é fácil ingrupir com números. E provavelmente foi isso que a APED fez no porto canal que referiste.
Uma vez mais aconselho a que olhem para aqui
Foi uma Festa !
Todos ganharam: a JM, os Consumidores, o Paiis, os empregados.
Foi uma Festa, uma Festa para empregados, uma Festa para o PD, uma Festa Brava.
E foi com empresaarios destes e consumidores destes que aqui chegaamos a este buraco em que muitos se atolaram.
Foi uma Festa, uma Festa para empregados, uma Festa para o PD, uma Festa Brava.
E foi com empresaarios destes e consumidores destes que aqui chegaamos a este buraco em que muitos se atolaram.

- Registado: 22/4/2003 23:12
Ti Salvador Mano Escreveu:De qq modo a nesses números de 2007 faltam adicionar a carrefour ao grupo sonae, assim como a plus à JM. Tb faltará adicionar as lojas que ambos abriram desde 2007 até hoje e por último saber quantas lojas já fecharam desde 2007 até hoje de outros grupos. Muito provavelmente terão sido mais do que pensamos
Não, meu caro, não falta adicionar nada. Está lá bem claro no slide 6.
Sem carrefour e plus tens 18+15=33
Com carrefour 2 plus tens os 37 que referi.
Podes adicionar e retirar as lojas que quiseres, que não chegas lá nem de perto nem de longe. Vê os dados de 2010 que aqui postei.
A conclusão será de que perdeu dinheiro nesse dia, mas irá recuperar ao longo do ano.
O que ganhou ? aumento do volume de vendas ? nesse dia sim, sem duvida, mas analisando o ano todo julgo que não.
Um aumento dos lucros e de cliente ? na minha opinião não, mas o futuro o dirá.
Agora resta saber se realmente vão aparecer novas campanhas e se o Belmiro irá retaliar.
O que ganhou ? aumento do volume de vendas ? nesse dia sim, sem duvida, mas analisando o ano todo julgo que não.
Um aumento dos lucros e de cliente ? na minha opinião não, mas o futuro o dirá.
Agora resta saber se realmente vão aparecer novas campanhas e se o Belmiro irá retaliar.
- Registado: 1/8/2011 2:22
RMSoares72 Escreveu:numa conversa de café e pegando em alguns valores discutia-se se teria havido prejuizo ou não.
Foi facturado 140M€
Embora nas alfaces tenha uma margem de 80%, no Cardhu a margem é bem menor. Pelo que atiro para o ar uma margem média de 20% (o pequeno comercio nem metade disso tem).
Pelo que a diferença entre o facturado (retirado o iva) e o valor de aquisição deve rondar um valor negativo de 70M€.
Não gastou dinheiro em campanhas de marketing, teve publicidade de borla, fez uma liquidação total onde se livrou dos "monos"
Perdeu dinheiro ?
Segundo o relatório de contas, a JMT gasta 60 a 70 milhões de euros em publicidade (no ano inteiro).
É perfeitamente evidente que perdeu dinheiro e qualquer conversa sobre não ter perdido é para ignorar (já era evidente que tinha perdido ainda não tinhamos conhecimento dos valores que agora divulgados são afinal bastante superiores).
Mesmo admitindo que os fornecedores participaram em parte na promoção, também há que considerar que o que conta são as margens líquidas e o PD tb teve custos acrescidos (alguns que nem previa pois não estavam à espera de tanta adesão) como por exemplo os custos com pessoal.
A perda nesta campanha agora que já são conhecidos mais números, a minha estimativa rápida passa agora para as dezenas de milhões de euros. Ainda assim diluível nos resultados anuais da empresa, mas o rombo foi considerável!
Se a prazo vai recuperar? Bom a publicidade foi brutal e valeu talvez por um ano inteiro de publicidade (mas como é evidente, isso não abate realmente no custo pois o PD vai continuar a fazer publicidade, talvez um pouco menos mas vai continuar a gastar dezenas de milhões de euros em publicidade no resto do ano).
Só há uma explicação para argumentarem com "não prejuízo": é um argumento "político" para tentar contrariar a pressão na investigação sobre a situação de dumping, coisa que irão sempre negar que aconteceu.
Mas é perfeitamente evidente - para quem conhecer minimamente os números, nomeadamente os relatórios de contas da empresa, e souber minimamente olhar para eles - que nada tem de factual.
artista Escreveu:70 milhões de euros é muito dinheiro para se gastar numa campanha que dura um dia, e tenho algumas dúvidas daquele tipo de publicidade...
O próprio Alexandre Soares dos Santos falou em 3 milhões para promoções. Presumo que estava a falar de valores anuais. Se só numa campanha vão 78 milhões!!
Ele estava a falar "daquele departamento" que tratou desta promoção, não dos gastos anuais em publicidade que são obviamente mais elevados do que isso.
RMSoares72 Escreveu:numa conversa de café e pegando em alguns valores discutia-se se teria havido prejuizo ou não.
Foi facturado 140M€
Perdeu dinheiro ?
70 milhões de euros é muito dinheiro para se gastar numa campanha que dura um dia, e tenho algumas dúvidas daquele tipo de publicidade...

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Qual o prejuizo
numa conversa de café e pegando em alguns valores discutia-se se teria havido prejuizo ou não.
Foi facturado 140M€
Perdeu dinheiro ?
Foi facturado 140M€
Perdeu dinheiro ?
- Registado: 1/8/2011 2:22
MarcoAntonio Escreveu:artista Escreveu:A idéia que fica da tabela anterior é que repartem bem mais que metade, ou falta ali alguma coisa?
Faltam ali muitas cadeias (uma das mais evidentes é o Intermarché, mas faltam mais uma série delas).
Já agora (e deverá ser o mais visível de todos conforme referi) a facturação do Intermarché é da ordem de 1.5 mil milhões de euros e deveria estar ali em 4º lugar contudo nem aparece na tabela.
Outros que não aparecem por exemplo são o E.Leclerc e o SuperCor (os supermercados do Corte Inglés) entre outros e isto já para não falar em n cadeias regionais (por exemplo, só no algarve são várias).
.Margens de lucro dos supermercados já chegavam a 70% há mais de dez anos
04.05.2012 - 15:48 Ana Rute Silva, Pedro Crisóstomo
Foto: Nuno Oliveira
As margens de comercialização da alface chegou aos 82% em Março
As margens de lucro dos supermercados na venda dos produtos agrícolas têm-se mantido estáveis desde 2000, chegando aos 70%, segundo o Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-alimentares. Mas o aumento dos custos de produção tem encolhido os ganhos dos produtores, que não conseguem reflectir no preço a subida destes encargos.
A relação entre fornecedores e retalho tem sido quase sempre marcada por alguma tensão, mas o tema voltou à agenda depois da promoção feita pelo Pingo Doce no 1.º de Maio.
O Observatório, criado pela Assembleia da República, analisou as margens de comercialização da alface, cenoura, maçã e pêra à venda, em Março, nos supermercados, e lembra que os dados de um estudo anterior, entre 2000 e 2006, já apontavam para margens de lucro das cadeias de distribuição naquela ordem.
“Desde que fizemos o último estudo, houve um agravamento maior para os produtores. Os custos de produção, como a energia, água, combustíveis, agravaram-se”, explica presidente do observatório, Maria Antónia Figueiredo. A tendência das margens das cadeias de distribuição mantém-se, “mas com agravamento dos custos que os produtores têm que suportar”, sublinha.
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) já veio criticar o estudo, acusando-o de falta de rigor por não ter em conta encargos assumidos pelos supermercados até o produto chegar à prateleira.
Para apurar o lucro das cadeias de retalho na venda de produtos alimentares, o observatório tem duas pessoas a fazer a recolha de dados. Em Março, foram analisados quatro produtos – no caso da alface a margem chegou, na primeira semana contabilizada nesses mês, aos 82%.
O desequilíbrio nas margens de lucro ao longo da cadeia de produção e distribuição que o observatório encontra na análise mais recente apontam para a mesma tendência sustentada nos registos de anos anteriores. Entre 2000 e 2006, o observatório analisou os preços da pêra rocha, maçã, cenoura e couve-flor, com base em números do Ministério de Economia, que deixou de fazer este levantamento em 2007.
Já nessa altura as grandes superfícies ficavam com cerca de 70% do valor que o consumidor paga pelos produtos. Só que, do lado do produtor, o ganho é hoje menor, por causa do aumento dos custos de produção, nota a presidente do organismo.
O desequilíbrio nas margens de lucro há muito que divide os produtores e as grandes cadeias de retalho. A posição da APED, afirmou à Lusa a presidente da associação, Ana Isabel Trigo Morais, “é de rejeição destes dados da maneira como estão trabalhados e das suas conclusões”. Em causa, justificou, estão os custos suportados pelos retalhistas durante “o processo de transformação”, com as embalagens, encargos logísticos, de energia, a rede frio para garantir a frescura dos alimentos ou os custos com os recursos humanos.
A Autoridade Para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está a investigar a campanha do Pingo Doce, para verificar se foi praticada, ou não, a venda de produtos abaixo do preço de custo. Sobre este caso, o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, limitou-se a referir que aguarda as conclusões da ASAE, sublinhando que “estas iniciativas são comuns em vários países do mundo”, segundo a Lusa.
© Público Comunicação Social SA
Esta campanha foi boa para os Tugas sentirem que afinal são roubados nos restantes dias do ano, mas acho que não vão chegar lá. Estão ainda a pensar para quando nova campanha. Pode ser que assim se aumente as poupanças porque da próxima as tantas é para comprar no valor de 200€
.Las_Vegas Escreveu:alexandre7ias Escreveu:.Las_Vegas Escreveu:alexandre7ias Escreveu:
A loja de Algés, em Oeiras, foi uma das escolhidas para estas concentrações. No local, estiveram dez trabalhadores a distribuir panfletos informativos aos clientes, envergando também com bandeiras do CESP (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal).
«Estamos aqui para reivindicar aumentos salariais:
LOL
Eu não escrevi, apenas foi uma citação.
Mas já agora como sou trabalhador sei muito bem o que é insatisfação, medo, etc etc
Quando existem dez a reclamar já é sinal que as coisas estão muito mal.
Pelos vistos por estes lados esta tudo satisfeito por isso das duas uma, ou são patrões ou o tacho é bom!
Falta a 3ª opção: não sofrer de preguicite crónica.
Sinceramente e fora ideologias da treta não entendo esse ressabiamento todo contra quem gosta de trabalhar.
Eu não tenho nenhum ressabiamdnto por quem gosta de trabalhar mas admiro mais quem luta pelos seus direitos ( e isto não quer dizer mais direitos, quer dizer que sejam respeitados os que já existem).
E tenho a certeza que os funcionários foram trabalhar porque ganharam bem e não porque gostam!
Assim como tenho a certeza que foram cometidas varias ilegalidades.
artista Escreveu:A idéia que fica da tabela anterior é que repartem bem mais que metade, ou falta ali alguma coisa?
artista Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:A ideia que eu tenho (e que se baseia na leitura de várias notícias e alguma informação avulsa) é que a Sonae e a JMT repartem cerca de metade do negócio da distribuição em Portugal.
A idéia que fica da tabela anterior é que repartem bem mais que metade, ou falta ali alguma coisa?
A ideia que fica são que os 75% deverão ser verdadeiros e não uma qq invenção! No entanto esse universo deverá ser referente aos associados da APED. Isto quer dizer que deverá haver marcas a operar em Portugal que não são associados da APED. É esta a interpretação que faço pelos dados até agora descobertos
- Registado: 29/11/2007 2:05
MarcoAntonio Escreveu:A ideia que eu tenho (e que se baseia na leitura de várias notícias e alguma informação avulsa) é que a Sonae e a JMT repartem cerca de metade do negócio da distribuição em Portugal.
A idéia que fica da tabela anterior é que repartem bem mais que metade, ou falta ali alguma coisa?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Queria só observar que as vendas do Pingo Doce em 2011 foram de 2.9 mil milhões de euros (sim, cairam).
Os valores estão nos relatórios de contas da JMT e já passaram por aqui no tópico.
A ideia que eu tenho (e que se baseia na leitura de várias notícias e alguma informação avulsa) é que a Sonae e a JMT repartem cerca de metade do negócio da distribuição em Portugal.
Os valores estão nos relatórios de contas da JMT e já passaram por aqui no tópico.
A ideia que eu tenho (e que se baseia na leitura de várias notícias e alguma informação avulsa) é que a Sonae e a JMT repartem cerca de metade do negócio da distribuição em Portugal.
Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:Se nesta altura a cota das 2 grandes anda próximo dos 75%, quando esta "guerra" acabar, seguramente essa cota irá ser muito superior , e deste modo as quebras de vendas que ambas empresas estão a sentir neste momento, irão ser ultrapassadas.
Isto de se vomitar números, só para se justificar um pré-conceito não é nada bonito...
O continente e o Pindo doce têm uma quota de 35% máximo. Se fizermos total Sonae (modelo, modelo bonjour, etc) e total JM (Recheio) nem chega aos 50.
Dados de 2010, aqui
Tb posso adiantar que a PD no dia 1 de maio teve de vendas cerca de 280 milhões /2 = 140 milhões de euros
Não tenho como confrontar os números do dia 1/maio. Não sei se são verdadeiros nem falsos.
O meu ponto foi relativo aos 75% que são falsos. Seja de onde for que os retiraste é uma fonte errada. Just that.
O programa de ontem Do Porto Canal (testemunho directo) ainda não está em vídeo, assim que estiver irei colocá-lo. Se os dados são falsos a APED já deve ter conhecimento do facto e muito provavelmente já os tinha desmentido.. Essa cota dos 75% é mencionada como um dado da APED
Não sei em que contexto esse número foi mentionado, mas no contexto em que tu o estás a colocar, está errado. É falso. Aliás, podes verificar o link que eu coloquei onde a soma das quotas de Continende e PD anda à volta dos 30% com dados de 2010.
Qualquer pessoa que tenha trabalhe ou tenha trabalhado no sector, sabe que esse número é um disparate.
Tenho um amigo médico que fica doido quando lhe aparecem uns doentes a dizer "oh xotor, eu fui à internet e acho que tenho a doença XXX"... Entendo agora como ele se sente
A ver se nos entendemos
Reza este estudo o seguinte no slide#2Introdução – O objectivo do projecto é o de analisar a evolução da concentração daindústria e da distribuição moderna e os impactos na satisfação dos clientes e na relaçãocom os fornecedores
Por distribuição moderna entende-se hipers e supers das grandes insignias (continentes, modelos, PDs, Lidl, etc). Fica de fora uma parcela importante que são os grossistas. Estes grossistas (Makro, Leclerk, Recheio, etc) valem cerca de 2000 M€. Estes vendem aos pequenos supermercados que vendem ao consumidor. Ou seja, fazem também parte do "mercado retalhista" mas não são distribuição moderna. Devem portanto ser considerados para o cálculo da quota uma vez que valem 10-15% do total. Este estudo não faz isso pois só se foca nos modernos.
Depois vamos ao slide 6 e, mesmo estando a deixar de fora os grossistas, vemos que a quota de Sonae+JM dá
21+16 = 37%
Uma vez mais trocas os números pois eu disse 30% para PD e Continente (que é diferente de Sonae e JM)
Mas o mais absurdo disto tudo é que tu vais buscar este estudo e tentas inferir que o facto de te aparecer 37% em 2007 é um fundamento espectacular para terem 75% em 2012...![]()
![]()
Eu não vou buscar nada meu caro. Eu limitei-me a dizer aquilo que vi no programa dito por pessoas que pertencem ao sector. ..Eu aqui é mais bolos...
Como essa cota é justificada, só a APED lhe poderá dizer; se é pelo total de vendas de todos os operadores, ou outro qq factor, não lhe sei dizer; ou então o tipo na TV estaria a armar-se aos cágados
De qq modo a nesses números de 2007 faltam adicionar a carrefour ao grupo sonae, assim como a plus à JM. Tb faltará adicionar as lojas que ambos abriram desde 2007 até hoje e por último saber quantas lojas já fecharam desde 2007 até hoje de outros grupos. Muito provavelmente terão sido mais do que pensamos
os 75% começam a fazer sentido. Mas detecto que faltam aí outras marcas. Isto foi retirado do APED
http://www.aped.pt/Media/content/313_1_G.pdf
- Anexos
-
- sentido.PNG (51.17 KiB) Visualizado 2321 vezes
paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:Se nesta altura a cota das 2 grandes anda próximo dos 75%, quando esta "guerra" acabar, seguramente essa cota irá ser muito superior , e deste modo as quebras de vendas que ambas empresas estão a sentir neste momento, irão ser ultrapassadas.
Dados de 2010, aqui
A ver se nos entendemos
21+16 = 37%
![]()
alexandre7ias Escreveu:.Las_Vegas Escreveu:alexandre7ias Escreveu:
A loja de Algés, em Oeiras, foi uma das escolhidas para estas concentrações. No local, estiveram dez trabalhadores a distribuir panfletos informativos aos clientes, envergando também com bandeiras do CESP (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal).
«Estamos aqui para reivindicar aumentos salariais:
LOL
Eu não escrevi, apenas foi uma citação.
Mas já agora como sou trabalhador sei muito bem o que é insatisfação, medo, etc etc
Quando existem dez a reclamar já é sinal que as coisas estão muito mal.
Pelos vistos por estes lados esta tudo satisfeito por isso das duas uma, ou são patrões ou o tacho é bom!
Falta a 3ª opção: não sofrer de preguicite crónica.
Sinceramente e fora ideologias da treta não entendo esse ressabiamento todo contra quem gosta de trabalhar.
Não digas isso nem a brincar: a malta conta com a distribuição de charutos (não eu, que nem fumo!).

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], dragom, Google [Bot], m-m, malakas, PAULOJOAO, Pmart 1, Purificaçao, Shimazaki_2, trilhos2006, yggy e 188 visitantes