1º de Maio / Pingo Doce
MarcoAntonio Escreveu:O próximo almoço do Caldeirão é em casa do The Mechanic.
O prato principal:
Sopa de Peixe.
Por falar nisso: já está na hora de se marcar um!...
(...embora eu não vá! Da maneira que me tenho engalfinhado por aqui, ainda me habilito a levar uma "coça"!

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:Se nesta altura a cota das 2 grandes anda próximo dos 75%, quando esta "guerra" acabar, seguramente essa cota irá ser muito superior , e deste modo as quebras de vendas que ambas empresas estão a sentir neste momento, irão ser ultrapassadas.
Isto de se vomitar números, só para se justificar um pré-conceito não é nada bonito...
Isso dos 75% vem de onde?
O continente e o Pindo doce têm uma quota de 35% máximo. Se fizermos total Sonae (modelo, modelo bonjour, etc) e total JM (Recheio) nem chega aos 50.
Dados de 2010, aqui
http://kantarworldpanelportugal.com/?p=385
Tb posso adiantar que a PD no dia 1 de maio teve de vendas cerca de 280 milhões /2 = 140 milhões de euros
A média gasta por cada cliente foi de 170,00 euros
Média de visitas por loja rondou as 5000 pessoas nesse dia
Os roubos subiram para 4% ., etc, etc.
Parece que quem mandou números para o ar foi o senhor.
Como obtive estes dados? descubra-os
Não tenho como confrontar os números do dia 1/maio. Não sei se são verdadeiros nem falsos.
O meu ponto foi relativo aos 75% que são falsos. Seja de onde for que os retiraste é uma fonte errada. Just that.
O programa de ontem Do Porto Canal (testemunho directo) ainda não está em vídeo, assim que estiver irei colocá-lo. Se os dados são falsos a APED já deve ter conhecimento do facto e muito provavelmente já os tinha desmentido.. Essa cota dos 75% é mencionada como um dado da APED
Não sei em que contexto esse número foi mentionado, mas no contexto em que tu o estás a colocar, está errado. É falso. Aliás, podes verificar o link que eu coloquei onde a soma das quotas de Continende e PD anda à volta dos 30% com dados de 2010.
Qualquer pessoa que tenha trabalhe ou tenha trabalhado no sector, sabe que esse número é um disparate.
mas o Modelo pertence a quem?
vai aqui um estudo refente a 2007 onde esse 30% sáo cilindrados
http://pt.scribd.com/doc/24455508/APED- ... A-Imprensa
Tenho um amigo médico que fica doido quando lhe aparecem uns doentes a dizer "oh xotor, eu fui à internet e acho que tenho a doença XXX"... Entendo agora como ele se sente

A ver se nos entendemos
Reza este estudo o seguinte no slide#2
Introdução – O objectivo do projecto é o de analisar a evolução da concentração daindústria e da distribuição moderna e os impactos na satisfação dos clientes e na relaçãocom os fornecedores
Por distribuição moderna entende-se hipers e supers das grandes insignias (continentes, modelos, PDs, Lidl, etc). Fica de fora uma parcela importante que são os grossistas. Estes grossistas (Makro, Leclerk, Recheio, etc) valem cerca de 2000 M€. Estes vendem aos pequenos supermercados que vendem ao consumidor. Ou seja, fazem também parte do "mercado retalhista" mas não são distribuição moderna. Devem portanto ser considerados para o cálculo da quota uma vez que valem 10-15% do total. Este estudo não faz isso pois só se foca nos modernos.
Depois vamos ao slide 6 e, mesmo estando a deixar de fora os grossistas, vemos que a quota de Sonae+JM dá
21+16 = 37%
Uma vez mais trocas os números pois eu disse 30% para PD e Continente (que é diferente de Sonae e JM)
Mas o mais absurdo disto tudo é que tu vais buscar este estudo e tentas inferir que o facto de te aparecer 37% em 2007 é um fundamento espectacular para terem 75% em 2012...

Com argumentos assim, fica difícil ter uma conversa.
- Registado: 15/9/2010 15:02
O próximo almoço do Caldeirão é em casa do The Mechanic.
O prato principal:
Sopa de Peixe.

O prato principal:
Sopa de Peixe.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
.Las_Vegas Escreveu:alexandre7ias Escreveu:
A loja de Algés, em Oeiras, foi uma das escolhidas para estas concentrações. No local, estiveram dez trabalhadores a distribuir panfletos informativos aos clientes, envergando também com bandeiras do CESP (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal).
«Estamos aqui para reivindicar aumentos salariais:
LOL
Eu não escrevi, apenas foi uma citação.
Mas já agora como sou trabalhador sei muito bem o que é insatisfação, medo, etc etc
Quando existem dez a reclamar já é sinal que as coisas estão muito mal.
Pelos vistos por estes lados esta tudo satisfeito por isso das duas uma, ou são patrões ou o tacho é bom!
http://oinsurgente.org/2012/05/04/um-pa ... idiotas-1/

Se olharmos para as contas da Jerónimo Martins, dona do Pingo Doce, podemos ver que as vendas totais em 2011 foram de 9838 milhões de euros. O lucro líquido para o mesmo período foi de 340 milhões de euros, o que equivale a dizer que teve uma margem líquida de 3,5%. Ou seja, o quilo de alface, que custou 0,4 euros no produtor, leva em cima com os custos de transporte, refrigeração, armazenamento, mais os salários das pessoas envolvidas, mais os custos do supermercado, rendas ou amortizações, salários dos funcionários, bem como provisões para as várias alfaces que vão se estragar e ter de ser deitadas fora, mais a quota parte dos salários dos empregados nos serviços centrais, mais a publicidade na TV, os folhetos e sabe-se lá que mais custos (habitualmente chamados de overheads, talvez por passarem completamente por cima da cabeça dos cromos no Observatório do Raio que os Parta). Depois de todos estes custos é que o quilo de alface custa 1,8 euros. E por isso é que a margem líquida é de 3,5%.

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
alexandre7ias Escreveu:
A loja de Algés, em Oeiras, foi uma das escolhidas para estas concentrações. No local, estiveram dez trabalhadores a distribuir panfletos informativos aos clientes, envergando também com bandeiras do CESP (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal).
«Estamos aqui para reivindicar aumentos salariais:
LOL
AutoMech Escreveu:Vai uma aposta em como estão a falar em margem de lucro e não em margem bruta, o que significa que acabaram de dizer um disparate ?(Marco, nem a propósito do que falámos ontem
)
Não creio, Automech.
Parece-me claro que no caso da notícia do público estão a apresentar os números como devem ser apresentados, isto é, em função do valor final.
Repara:
Entre quatro produtos analisados, apenas no caso da pêra a margem era inferior a 50%, sendo de 40%. “Na alface, 80% do preço final fica na distribuição – um quilo de alface custava, em média, cerca de 40 cêntimos à saída do produtor e quase 1,80 euros no supermercado; na cenoura, a margem de comercialização ficava entre o 55% e os 70%; na maçã, a margem era superior a 50%”, segundo dados publicados no seu sitea. O Observatório quer estudar mais alimentos.
Agora... existirão produtos, conforme já disse, em que a margem bruta é maior e o artigo apontará alguns. Mas a margem média não é de 50% nem pouco mais ou menos e aparentemente há muita gente que não tem a mínima noção do valor que isto representaria. Se em média o PD tivesse 50% de margem bruta, isso representava um resultado (antes dos outros custos) de 1.5 mil milhões de euros e o lucro final da JMT seria muito mais elevado. Portanto ou a margem é muito mais baixa (e a bruta parece estar algures entre os 20 e 25%, a líquida muito mais abaixo) ou então estaria a existir uma massiva fuga fiscal, que certamente não é o que se está a passar pois neste sector é tudo facturado e facturado ao preço real de venda.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:Se nesta altura a cota das 2 grandes anda próximo dos 75%, quando esta "guerra" acabar, seguramente essa cota irá ser muito superior , e deste modo as quebras de vendas que ambas empresas estão a sentir neste momento, irão ser ultrapassadas.
Isto de se vomitar números, só para se justificar um pré-conceito não é nada bonito...
O continente e o Pindo doce têm uma quota de 35% máximo. Se fizermos total Sonae (modelo, modelo bonjour, etc) e total JM (Recheio) nem chega aos 50.
Dados de 2010, aqui
Tb posso adiantar que a PD no dia 1 de maio teve de vendas cerca de 280 milhões /2 = 140 milhões de euros
Não tenho como confrontar os números do dia 1/maio. Não sei se são verdadeiros nem falsos.
O meu ponto foi relativo aos 75% que são falsos. Seja de onde for que os retiraste é uma fonte errada. Just that.
O programa de ontem Do Porto Canal (testemunho directo) ainda não está em vídeo, assim que estiver irei colocá-lo. Se os dados são falsos a APED já deve ter conhecimento do facto e muito provavelmente já os tinha desmentido.. Essa cota dos 75% é mencionada como um dado da APED
Não sei em que contexto esse número foi mentionado, mas no contexto em que tu o estás a colocar, está errado. É falso. Aliás, podes verificar o link que eu coloquei onde a soma das quotas de Continende e PD anda à volta dos 30% com dados de 2010.
Qualquer pessoa que tenha trabalhe ou tenha trabalhado no sector, sabe que esse número é um disparate.
mas o Modelo pertence a quem?
vai aqui um estudo refente a 2007 onde esse 30% sáo cilindrados
http://pt.scribd.com/doc/24455508/APED- ... A-Imprensa
- Registado: 29/11/2007 2:05
.agany Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Artista e Lion, acho que em breve me estarei a candidatar ao Pingo Doce. Posso é não ser aceite. Lá se vão os vossos argumentos
Sou um funcionário Do Pingo Doce e vou aqui deixar um comentário sobre o dia 1 de Maio. Já ouvi pessoalmente ontem críticas enquanto tava na caixa, vejo críticas na rede social como uma parte deste comentario “Parece-me que não sabe o significado do dia 1 de Maio...considerado "O Dia do Trabalhador.....Talvez se trabalha-se de sol a sol a sua opinião seria diferente e não defenderia quem tem o mundo nas mãos”, onde muitos nem sabem nem imaginam o que passa dentro do grupo PD, em que dizem que os funcionários foram obrigados e fizeram pressão para irem trabalhar.
Não fui obrigado a nada fui por livre vontade, só é de dar valor ao meu patrão que pagou o dia a triplicar vou ter uma folga compensatória, e no fecho da loja tivemos a jantar.
Críticas e mais críticas é dor de cotovelo de não estar num grupo desta dimensão a trabalhar, num país e empresas que rouba tudo ao empregado.
O Sr. Que trabalha de sol a sol não foi trabalhar, então porque se queixa? Não tinha € porque o seu patrão não pagou? Não teve tempo de ir as compras ou costuma ir a concorrência? Dai a sua queixa só pode. É o dia do trabalhador ta certo, mas eu vou gozar esse dia na mesma, mas em outro dia vai dar ao mesmo, mas já tenho no bolso 3 dias.
Qual a empresa que ajuda o empregado nesta crise, na saúde, da prémios pela sua avaliação de desempenho como funcionário, partilha os lucros da empresa? Bem Portugal é pequeno e a resposta é fácil, mas se englobar o MUNDO, bem acho que a resposta também é fácil e o Pingo Doce fica no TOP dos 5 ou TOP 1?
Mais digo que fui por livre vontade em tudo, fui na véspera trabalhar 2h por livre vontade para orientar a minha secção coisa que fui o único da minha loja a ir. Fazer graxa como ouvi colegas a dizer-me? Não nunca foi intensão minha, mas sim ajudar, então se a empresa também me ajuda e ajudou. No dia 1 de maio apenas fiz 30 min de almoço porque quis também ninguém me obrigou ok, acho que colegas tambem deviam ter esse bom senso, muitos tiveram mas se todos tivessem obteríamos mais ainda objectivos. Mas é apenas uma opinião minha e nada mais, não somos todos iguais nem nunca vamos ser.
Foi muita confusão mesmo, mas senti um bem-estar interior em ver a loja repleta de pessoas e ver a sua alegria a fazer compras, comprar coisas que muitas pessoas não podiam num dia normal sem descontos. Bolachas, bacalhau, carne etc..
Aqui fica um exemplo do que o Grupo Jerónimo Martins deu aos clientes e muitos devem ter entrado a primeira vez ontem, mas talvez voltem e abram os olhos.
Agora imaginem o que dão aos empregados, pois somos nós que damos os lucros a empresa e reconhecem isso. Quantas fazem isso? Nem o governo reconhece.
2 De Maio de 2012
By: Adriano Pinto
É verdade!
Parece que o PD atribuiu prémios de assiduidade, em 2011, na casa dos 200Euros/trabalhador.
E quem trabalhou no 1º Maio recebeu 200%
.O Tribunal de Primeira Instância polaco, apoiado em depoimentos de testemunhas e em relatórios da Inspecção-Geral de Trabalho (IGT), confirmou que “existem infracções massivas ao direitos dos trabalhadores/as/ com salário e contrato de part-time que eram obrigados a trabalho completo. Deu como provado que raramente eram pagas horas extraordinárias, eram proibidas idas à casa de banho nas horas laborais, as regras de higiene e segurança são recorrentemente infringidas e quem contestasse era ameaçado de despedimento. As leis laborais nunca foram reconhecidas pelo Grupo Jerónimo Martins. A matriz de desenvolvimento nas lojas da Polónia é desenvolvida com repressão e baixos salários.
É esta matriz que o Jerónimo Martins aplica também aos seus trabalhadores em Portugal. Os milhares de trabalhadores das lojas Pingo Doce, com regularidade concentram-se às portas das lojas, a reclamar salários dignos, contra a descriminação e respeito pelos direitos contratuais.
Os baixos salários dos trabalhadores do Pingo Doce estão congelados. A média mensal que um trabalhador recebe é de 540 euros, e só terão um aumento miserável se permitirem a desregulação dos seus horários de trabalho que se traduzia em terem que trabalhar 12h diárias.
Google no seu melhor!
Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:Se nesta altura a cota das 2 grandes anda próximo dos 75%, quando esta "guerra" acabar, seguramente essa cota irá ser muito superior , e deste modo as quebras de vendas que ambas empresas estão a sentir neste momento, irão ser ultrapassadas.
Dados de 2010, aqui
.tugadaytrader Escreveu:http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=937712#937712
Excelente Carrancho...não tarda aparece aí o Tavaver e o Mcmad a denunciar que foste coagido com um fueiro sobre a cabeça para escreveres este brilhante testemunho...
![]()
![]()
![]()
![]()
.Os trabalhadores do Pingo Doce estão hoje concentrados em algumas lojas do país, exigindo aumentos salariais, cumprimento dos horários definidos semestralmente, melhores condições de higiene e a atribuição de um cartão de descontos para funcionários.
«Estamos aqui para reivindicar aumentos salariais: queremos para 2012 um aumento de um euro por dia e queremos que o nosso subsídio de alimentação sofra um aumentozinho para passar para os 5,65 euros. Gostávamos que nos fosse dado o cartão funcionário que já muitas empresas da concorrência têm, que atribui aos funcionários um desconto de oito por cento nas compras feitas em loja», disse Elisabete Santos, trabalhadora do Pingo Doce.
A sindicalista, que trabalha no Pingo Doce desde 1994 e está actualmente no CESP a tempo inteiro, referiu ainda que, apesar de os horários dos trabalhadores estarem organizados a seis meses e «afixados para a ACT [Autoridade para as Condições do Trabalho] ver», «na realidade, os praticados são muito diferentes e todos os dias [os funcionários] têm horários diferentes», o que viola o definido no Acordo da Empresa.
A higiene é outro dos problemas apontados pelos trabalhadores. Elisabete Santos disse à Lusa que há várias lojas que não asseguram as condições mínimas de higiene aos funcionários: «Nesta loja (Algés), por exemplo, temos falta de higiene nas casas de banho, sobretudo na das mulheres», sendo frequente a ocorrência de infecções urinárias.
A empresa, diz a sindicalista, não tem dialogado com os trabalhadores: «Antes de convocar a concentração, enviámos uma carta à empresa para nos receber. A resposta foi um ofício a dizer que não tinham disponibilidade nas datas que tínhamos proposto mas também não apresentaram alternativas», contou Elisabete Santos.
A sindicalista disse ainda que a última vez que trabalhadores e empresa se reuniram foi «no ano passado, no Ministério do Trabalho», coisa que não voltou a acontecer desde então e que já não acontecia «há vários anos».
As concentrações de trabalhadores da cadeia de supermercados do grupo Jerónimo Martins fazem parte das iniciativas organizadas pela Confederação Geral de Trabalhadores Portugueses (CGTP), que convocou uma Semana de Luta, que hoje termina.
A Lusa tentou contactar a Jerónimo Martins mas até ao momento não foi possível obter uma resposta.
Lusa/SOL
Noticia de 27/11/2011
Entretanto com alagar da crise acredito que tudo tenha melhorado acima dos 50%
Editado pela última vez por alexandre7ias em 4/5/2012 16:29, num total de 1 vez.
Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:Se nesta altura a cota das 2 grandes anda próximo dos 75%, quando esta "guerra" acabar, seguramente essa cota irá ser muito superior , e deste modo as quebras de vendas que ambas empresas estão a sentir neste momento, irão ser ultrapassadas.
Dados de 2010, aqui
este é o promo do programa
http://www.youtube.com/watch?v=x1dhIJ_hXHg
O vídeo do programa irá estar disponível nesta página
http://www.portocanal.pt/video_on_demand/29/
paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:Se nesta altura a cota das 2 grandes anda próximo dos 75%, quando esta "guerra" acabar, seguramente essa cota irá ser muito superior , e deste modo as quebras de vendas que ambas empresas estão a sentir neste momento, irão ser ultrapassadas.
Dados de 2010, aqui
Ti Salvador Mano Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:Se nesta altura a cota das 2 grandes anda próximo dos 75%, quando esta "guerra" acabar, seguramente essa cota irá ser muito superior , e deste modo as quebras de vendas que ambas empresas estão a sentir neste momento, irão ser ultrapassadas.
Dados de 2010, aqui

Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
Ti Salvador Mano Escreveu:AutoMech Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu: Tb posso adiantar que a PD no dia 1 de maio teve de vendas cerca de 280 milhões /2 = 140 milhões de euros
Tito, é de fonte segura ?
Ontem eu e o Marco andámos a tentar estimar quanto teria sido a facturação do dia. Pelo relatório e contas a média diária de facturação é de cerca de 8 milhões de euros.
Especulando quantas vezes mais é que poderia ter sido o 1º de Maio, atirei para o ar algo tipo 7 a 10 vezes (56 a 80M euros de vendas antes de desconto) e pensei que estaria a exagerar. Se os teus números são reais, então a coisa foi 35x a média de facturação diária (antes de imposto). É brutal.
Ontem houve um dabate na TV sobre o assunto entre 4 intervenientes
1 sociólogo
1 advogado
1 professor de economia
1 representante dos sindicatos da distribuição, o qual apresentou estes dados fonecidos pela APED.
Ele fez questão de referir quem lhe tinha fornecido os dados.
http://portalnacional.com.pt/empresa/ap ... ao-104815/
Faltou referir que tb foi convidado um representante do PD, o qual declinou o convite
AutoMech Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu: Tb posso adiantar que a PD no dia 1 de maio teve de vendas cerca de 280 milhões /2 = 140 milhões de euros
Ontem eu e o Marco andámos a tentar estimar quanto teria sido a facturação do dia. Pelo relatório e contas a média diária de facturação é de cerca de 8 milhões de euros.
Especulando quantas vezes mais é que poderia ter sido o 1º de Maio, atirei para o ar algo tipo 7 a 10 vezes (56 a 80M euros de vendas antes de desconto) e pensei que estaria a exagerar. Se os teus números são reais, então a coisa foi 35x a média de facturação diária (antes de imposto). É brutal.
Ontem houve um dabate na TV sobre o assunto entre 4 intervenientes
1 sociólogo
1 advogado
1 professor de economia
1 representante dos sindicatos da distribuição, o qual apresentou estes dados fonecidos pela APED.
Ele fez questão de referir quem lhe tinha fornecido os dados.
http://portalnacional.com.pt/empresa/ap ... ao-104815/
Um dos factores positivos disto é que de facto muito boa gente terá agora dinheiro para as férias,concertos e tudo aquilo que faz mexer Portugal entre Junho e Setembro e que ainda não vi/ouvi ser debatido nos meios de c.social.
Juntando ao facto do dinheiro que os benfiquistas vão poupar com a desistencia do Leiria e com a não ida do zporting às competiçoes europeias na próxima época,diria que para muita gente isto foi um verdadeiro milagre economico.
Juntando ao facto do dinheiro que os benfiquistas vão poupar com a desistencia do Leiria e com a não ida do zporting às competiçoes europeias na próxima época,diria que para muita gente isto foi um verdadeiro milagre economico.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Ti Salvador Mano Escreveu: Tb posso adiantar que a PD no dia 1 de maio teve de vendas cerca de 280 milhões /2 = 140 milhões de euros

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
alexandre7ias Escreveu:Pagar metade do preço no supermercado não significa, assim, obrigatoriamente prejuízo para as empresas. “Nestes casos, em que a margem é superior a 50%, ainda fica a ganhar dinheiro.”
O Observatório pede regulação para que não exista um desequilíbrio tão grade entre as margens de venda do produtor e dos supermercados.
Vai uma aposta em como estão a falar em margem de lucro e não em margem bruta, o que significa que acabaram de dizer um disparate ?

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Esquinas3, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2 e 452 visitantes