Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

1º de Maio / Pingo Doce

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Hramos3 » 2/5/2012 0:38

Até pode ter sido, mas foi empregue uma táctica anti-concorrencial ilegal que vai ter implicações noutros agentes que vão querer ser ressarcidos pelos danos...

E não estou só a falar da concorrência... O Estado também foi lesado...

E lá está, no caso do QuimPorta a coisa está bem mais espalhada, é mais díficil a prova...

Digo eu...

Registado: 14/6/2011 16:43

por richardj » 2/5/2012 0:37

HLopes4 Escreveu:
richardj Escreveu:artista, diz lá à malta quanto é que poupaste hoje. se sincero ah. valeu a pena essas 8 horas?

Vou dar uma de bruxo e tentar adivinhar... Aaa... 50%?

:lol:

oh anda lá, estamos a falar de brutos :lol:

mais de 100 euros de poupança?

Registado: 25/4/2011 22:36

por _urbanista_ » 2/5/2012 0:35

HLopes4 Escreveu:
_urbanista_ Escreveu:Foi uma boa campanha de marketing.
Não vejo ilegalidade nenhuma, em vez de pagar milhões para passar em todos os meios de comunicação mais um sketch publicitário, a GM optou por oferecer esses milhões aos seus clientes.

Por essa ordem de ideias, não será possível a outros grupos do sector baixar os preços e ganhar quota de mercado porque?

São todos relativamente parvos e pensam que é melhor ter publicidade que preços baixos?

Uma coisa é um caso pontual como este, outra coisa são os preços baixos continuados...
O pingo doçe até poderá ganhar alguns clientes, mas muitos foram lá só por causa desta promoção. Trata-se de uma operação de markting e está a ter o retorno pretendido, os meios de comunicação continuam a publicitar em primeira página como um dos acontecimentos do dia, e esse era o objectivo...

Registado: 29/6/2009 12:38

por Hramos3 » 2/5/2012 0:25

_urbanista_ Escreveu:Foi uma boa campanha de marketing.
Não vejo ilegalidade nenhuma, em vez de pagar milhões para passar em todos os meios de comunicação mais um sketch publicitário, a GM optou por oferecer esses milhões aos seus clientes.

Por essa ordem de ideias, não será possível a outros grupos do sector baixar os preços e ganhar quota de mercado porque?

São todos relativamente parvos e pensam que é melhor ter publicidade que preços baixos?

por Hramos3 » 2/5/2012 0:22

richardj Escreveu:artista, diz lá à malta quanto é que poupaste hoje. se sincero ah. valeu a pena essas 8 horas?

Vou dar uma de bruxo e tentar adivinhar... Aaa... 50%?

:lol:

por _urbanista_ » 2/5/2012 0:22

Foi uma boa campanha de marketing.

Registado: 29/6/2009 12:38

por Hramos3 » 2/5/2012 0:21

Normalmente creio ser mais difícil de provar... Neste caso é flagrante. Já pra não falar nas restantes situações, de que há vídeos e tudo (higiene, segurança,...) a circular por aí.

Se não é esse o caso, então vai-se a ver e ainda se vai virar o feitiço contra o feiticeiro.

Tipo fornecedores e colaboradores a dizer "O Pingo Doce tem margens de 100% nos produtos e paga uma miséria!" entre outros....

por richardj » 2/5/2012 0:15

artista, diz lá à malta quanto é que poupaste hoje. se sincero ah. valeu a pena essas 8 horas?

por Automech » 2/5/2012 0:11

artista Escreveu:Vim agora do Pingo Doce, só consegui pagar às 22:35, estive lá desde as 15:00 da tarde... vou abrir uma loja em casa com 25% de desconto em relação ao Pingo Doce aqui da zona, abre amanhã! :mrgreen: :mrgreen:

Bolas Artista. Nem as urgência do hospital com a senha verde. :lol:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Automech » 2/5/2012 0:07

richardj Escreveu:Auto, sabes que toda a campanha publicitaria das marcas Pingo Doce e Continente é para vincar as formas de fidelização do cliente. Uns tem cartão que dá descontos, outros dizem que tem os preços baixos o ano todo...

de certa forma é uma resposta ao acordo do Continente com a EDP para os descontos. É a concorrência a trabalhar, mas com algum dumping à mistura. Repara que a medida também é temporária, senão nem era sequer viavel.

Verdade, mas o dumping (e bem) é proibido excepto em condições especiais, como liquidação de stocks por encerramento, periodo de saldos, etc, o que manifestamente não é o caso (dizer que foi um dia não se enquadra nas excepções).

Houve aí um tópico sobre um assunto idêntico em que o Quimporta teve um post muito engraçado que ilustra bem como é dificil provar a prática. Vê no fim da página:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... c&start=25

Re: Falando do dumping...

por Hramos3 » 2/5/2012 0:07

bboniek00 Escreveu:
AutoMech Escreveu:
HLopes4 Escreveu:Se não houve dumping a situação é muito mais grave, porque significa que há concertação de preços no sector, ou alguém acredita que são possíveis tais margens neste sector?

Cá pra mim, o PD entalou-se e bem...

Houve dumping (geral), sem dúvidas. É dificil de provar, do ponto de vista formal, porque o desconto é no final da factura e não produto a produto.

Recomendo a leitura do post em que se descreve com alguma singeleza a forma como alguns clientes exasperados defecaram nos cestos.

Documentem-se antes de exararem opinioes nao educadas... :roll:

Realmente, agora que falas nisso, vejo que houve até 2 tipos de dumping! :lol:

Mas falando a sério, tá aqui matéria pra umas dezenas de milhões de € em multas... Acho que o orçamento do marketing ficou severamente afectado.

Mas lá que foi uma campanha de marketing FDM lá isso foi!

Tratando-se de Portugal, é na boa, no pasa nada! \:D/

por artista_ » 2/5/2012 0:05

Vim agora do Pingo Doce, só consegui pagar às 22:35, estive lá desde as 15:00 da tarde... vou abrir uma loja em casa com 25% de desconto em relação ao Pingo Doce aqui da zona, abre amanhã! :mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Automech » 2/5/2012 0:03

...
Anexos
Zombies.jpeg
Zombies.jpeg (71.66 KiB) Visualizado 2815 vezes

por richardj » 2/5/2012 0:02

Auto, sabes que toda a campanha publicitaria das marcas Pingo Doce e Continente é para vincar as formas de fidelização do cliente. Uns tem cartão que dá descontos, outros dizem que tem os preços baixos o ano todo...

de certa forma é uma resposta ao acordo do Continente com a EDP para os descontos. É a concorrência a trabalhar, mas com algum dumping à mistura. Repara que a medida também é temporária, senão nem era sequer viavel.

Falando do dumping...

por bboniek33 » 1/5/2012 23:58

AutoMech Escreveu:
HLopes4 Escreveu:Se não houve dumping a situação é muito mais grave, porque significa que há concertação de preços no sector, ou alguém acredita que são possíveis tais margens neste sector?

Houve dumping (geral), sem dúvidas. É dificil de provar, do ponto de vista formal, porque o desconto é no final da factura e não produto a produto.

Recomendo a leitura do post em que se descreve com alguma singeleza a forma como alguns clientes exasperados defecaram nos cestos.

Documentem-se antes de exararem opinioes nao educadas... :roll:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por richardj » 1/5/2012 23:58

AutoMech Escreveu:
O que eu gostava era de ter visto a cara do Belmiro e das suas tropas. Imagino os impropérios. :lol:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted:

por Automech » 1/5/2012 23:55

por Automech » 1/5/2012 23:54

Richard, em relação à fidelização não sabemos, claro. Eu não partilho da tua opinião, sobretudo porque o Continente tem o Cartão. Mas com são opiniões... :wink:

richardj Escreveu:EDIT: auto, quando eu falo de custos operacionais mais eficientes, também estou a pensar no sentido de que, face à expectativa de ter um volume de vendas muitos superior, conseguir um preço mais baixo do fornecedor pelo preço unitário (fase a um volume 2 ou 3 vezes superior ao normal).

Parece-me que o efeito para o fornecedor regular é mais o de antecipação de consumo do que propriamente aumento do consumo (antecipação quer por parte dos clientes habituais do PD, quer dos que foram roubados a outras superfícies). Será que o aumento marginal, mais a antecipação de pagamento justifica assim um desconto tão grande, quando todos falam em margens esmagadas ?

'Partir' a margem de um produto em promoção é prática normal com fornecedores (que entendem isso como custo de estar na prateleira o ano todo), mas feze-lo na generalidade dos produtos duvido que fosse aceite, tanto mais que não há um boost de vendas anuais, mas sim um pico antecipado e pouco mais.

richardj Escreveu:toda a operação acaba por ser mais complexa do que inicialmente se pensa, existem muitos factores, muitos cálculos, que tenho a certeza que a JMT fez antes de avançar com esta iniciativa.

Opiniões, são opiniões, mas a minha é de que o ASS fez isto também com intuitos políticos.

O que eu gostava era de ter visto a cara do Belmiro e das suas tropas. Imagino os impropérios. :lol:

por Hramos3 » 1/5/2012 23:40

Se não houve dumping a situação é muito mais grave, porque significa que há concertação de preços no sector, ou alguém acredita que são possíveis tais margens neste sector?

por richardj » 1/5/2012 23:37

não conheço a área de marketing, mas sabes que das coisas mais difíceis de conseguir prever é o efeito de um determinado anuncio no aumento de clientes a médio longo prazo.

na minha opinião, no fundo, o que interessa é o que cliente pensa. Muitos "clientes" chegaram hoje a casa a pensar que o PD é mais barato que o principal concorrente, o Continente. E poderia arriscar também outra linha de pensamento que é : a passagem ou não da mensagem de que, de certa forma, o PD não está alheio à crise que se passa em portugal. O efeito é tentar que o "cliente" se identifique com a marca. dai é um passo muito pequeno até à fidelização.

os preços amanha vão ser iguais aos de ontem, mas o que interessa é o que parece, e vai parecer mais barato aos que forem ao PD daqui a 2 semanas.

não sei qual é o peso do pessoal nos custos operacionais, eu estava mais a falar de custos de transportes e custos unitários de armazenagem.

já agora, olhando um pouco de mais longe, a passagem para os 10 dias de pagamento a fornecedores não foi feita a manter os mesmos preços. Se certeza que as margens dos fornecedores foram mais esmagadas, quanto (?), impossível de saber, mas esse facto mitiga um pouco as perdas das vendas de 50%, pela redução do custo da matéria prima.

EDIT: auto, quando eu falo de custos operacionais mais eficientes, também estou a pensar no sentido de que, face à expectativa de ter um volume de vendas muitos superior, conseguir um preço mais baixo do fornecedor pelo preço unitário (fase a um volume 2 ou 3 vezes superior ao normal).

é verdade que a rotura de stok é inevitável e isso gera prejuízo, mas a ideia é controlar também o volume vendido, por isso é que eles fecharam mais cedo do que o habitual.

toda a operação acaba por ser mais complexa do que inicialmente se pensa, existem muitos factores, muitos cálculos, que tenho a certeza que a JMT fez antes de avançar com esta iniciativa.
Editado pela última vez por richardj em 1/5/2012 23:43, num total de 1 vez.

por Automech » 1/5/2012 23:26

por Automech » 1/5/2012 23:22

richardj Escreveu:tenho a certeza de que alguns produtos que não estavam a vender suficientemente bem e estavam a gerar stok, hoje foram limpos. melhor vender a 50% do preço do que não vender de todo e deixar passar a validade...

É um bom ponto Richard embora a % de produtos 'monos' ou expirados seja negligenciável nos hipers (excluo aqui os produtos que têm menos rotação, tipo artigos de automóveis, livros ou pilhas porque não interessa aumentar a rotação à custa de 50% de desconto). Centrando apenas nos monos e validade curta não me parece que compense minimamente diluir tudo o resto, que é a maioria das compras.

richardj Escreveu:por outro lado, sendo preparado com antecedência existe maior eficiência nos custos operacionais do dia de hoje...

Pelo contrário. Tiveram de ter mais gente a trabalhar porque o afluxo foi muito superior. Isso para mim é um ponto negativo também, num dia em que abdicam de 50% da facturação. :wink:

richardj Escreveu:as perdas não foram assim tão grandes, e o potencial de clientes no futuro é promissor, foi uma experiência +- controlada, as lojas fecharam mais cedo. Para a próxima vão estar mais preparados, conscientes dos problemas e vão ser mais eficientes.

Eu tenho dúvidas sobre a % de fidelização de novos clientes em eventos destes. Qual a razão para alguém deixar de ir ao Continente e passar a ir ao Pingo Doce depois do dia de hoje ? :wink:

por Supermann » 1/5/2012 23:20

Mesmo assim... não bate isto:

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/OMgEn1tl3C0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Registado: 18/12/2009 18:54

por Supermann » 1/5/2012 23:16

richardj Escreveu:
rcostab Escreveu:
richardj Escreveu:
Supermann Escreveu:
ferradura Escreveu:
Rastejarem como pedintes, perante o grande poder economico, a ajudar a enviar divisas para a Holanda, e a enriqueçer ainda mais o soares dos santos.

Has-de-me dizer onde é que enviaram divisas para a Holanda?

Diz-me onde ... desde quando a JMT tem sede fiscal na Holanda?

supermann nao vale a pena, podes explicar dezenas de vezes que as pessoas nao vao perceber, porque nao querem ver.

rcostab:

a 90 dias?

mas tu não leste a noticia em que iam passar a partir de maio para uma media de 10 dias durante um ano? enfim, as pessoas só falam daquilo que não sabem...

Notícias!!!!! Talvez saiba de alguém que trabalhe com eles..........

Pois hoje já e dia 1 de Maio!!'

e antes da passagem para os 10 dias, eram 60, não 90. Sabes, as coisas não são como no estado em que é 60 mas na realidade é 360.

E vamos a ver se é 60 dias... as pessoas falam da boca para fora sem confirmar. Amanha vou agarrar num relatório de contas da empresa e calcular o PMP do Pingo Doce para ver.

Registado: 18/12/2009 18:54

por Automech » 1/5/2012 23:13

carrancho Escreveu:Preço normal, até produtos em promoção éra preço de promoção a dividir por 2.

Excelente negócio para acumular bens não perecíveis e para coisas tipos detergentes, bebidas, etc.
No telejornal entrevistaram uma que entrou no PD ás 9 e saiu às 16.30. :shock:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Esquinas3, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, Mar58, MR32, nunorpsilva, Pmart 1 e 191 visitantes