Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Comprar casa ou arrendar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 25/4/2012 15:52

terranova Escreveu:Pois, foram pressionados pela inveja do vizinho,do amigo, do colega de trabalho,do primo, do irmão,etc. de como eles podem ter eu também tenho que ter :wall: , eu não podia ficar atrás 8-) . O crédito dos bancos é como a droga, só se mete nela quem quer, e depois existe a ressaca :cry:
As pessoas viveram uma riqueza virtual, tinham o BMW e a casa com piscina porque o $$$ era do banco, e tão depressa ficaram "ricos", como de um dia para o outro passaram a "miseráveis",claro deixaram de pagar as prestações.
Aonde é que está a duvida de que quem pede emprestado depois tem de pagar aquilo que pediu?!?!?!?!
Mas sempre foi da natureza humana as pessoas não reconhecerem os seus erros :oops:

Sem dúvida, concordo inteiramente com o que escreveste... mas também tenho opinião que a banca tem alguma responsabilidade nisto tudo, pelo menos em muitos dos casos! Ou seja, de forma alguma as pessoas sobre-endividadas podem ser desresponsabilizadas mas em muitos casos os bancos contribuíram de forma decisiva para o extremar da situação...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Pata-Hari » 25/4/2012 12:36

artista Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Desculpa.... eu também vejo meninas na artilharia I e nunca me ocorreu ser cliente. Quando vou ao bairro alto também me oferecem droga e nunca me ocorreu comprar. Isso prova exactamente o quê? que o mundo não é todo a preto e branco e que existe sempre de tudo?

É impressão minha ou acabaste de comparar a banca com o mundo das drogas e prostituição?! :shock: :mrgreen:

É impressão tua, falha de interpretação. Fiz uma comparação pelo ridículo. É uma comparação entre situações em que nos oferecem algo que achamos que não devemos, não queremos nem nos é bom aceitar e por isso nem nos ocorre aceitar a não ser que sejamos doentes mentais ou muito fraquinhos de cebeça, como diria a minha avó. Aos putos é preciso dizer estas coisas: aos adultos, não deveria.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por mapaman » 25/4/2012 11:40

Pata-Hari Escreveu:mapa, onde estava o BP quando a afinsa anunciava PPRs no rádio?

E eu confesso que nunca nada destas cartas e anúncios me fizeram sentir assediada. Serei eu uma espécie humana diferente das outras?

E eu não tenho a menor duvida que quem emprestou sabia que o estava a fazer em excesso.

A maior parte dos clientes não sabe/sabia o que era um spread quanto mais ciclos económicos ou recessão.

A banca usou todos os meios postos à sua disposição para vender crédito.Quem pediu o que podia e continua a poder pagar fez talvez o negocio de uma vida pois spreads de .25 penso que são uma miragem no espaço de tempo de vida util.Já não voltam.

O Governo tambem rasga contratos e não cumpre aquilo que assume de forma que acho muito bem que quem não pode pagar entregue as chaves na agencia e vá à sua vida.Só têm os calotes que procuraram,aguentem-se.

Isto não devia ter sido assim e alguem com poder de regulação devia ter intervido a tempo, dentro e fora dos bancos.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Celsius-reloaded » 25/4/2012 11:32

Mas afinal qdo vai ser o pico da descida de preços?

Eu aponto p o 2o semestre de 2013 coincidente com a data de pagamento dos IMI mais elevados.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por monterrey » 25/4/2012 11:27

mapaman Escreveu:Gostava de saber quais os critérios e quem se responsabiliza pelo assédio dos clientes com o envio para casa de créditos pré-aprovados?

Não se compreende como é possivel que isto aconteça depois do descalabro a que isto chegou.

Só têm os calotes que merecem e procuram e se hoje os bancos se transformaram em autenticas imobiliárias é por culpa própria pois muitos dos que assinaram esses emprestimos que não podiam pagar,foram pressionados de todas as formas possiveis.

Onde estava o BdP?

Pois, foram pressionados pela inveja do vizinho,do amigo, do colega de trabalho,do primo, do irmão,etc. de como eles podem ter eu também tenho que ter :wall: , eu não podia ficar atrás 8-) . O crédito dos bancos é como a droga, só se mete nela quem quer, e depois existe a ressaca :cry:
As pessoas viveram uma riqueza virtual, tinham o BMW e a casa com piscina porque o $$$ era do banco, e tão depressa ficaram "ricos", como de um dia para o outro passaram a "miseráveis",claro deixaram de pagar as prestações.
Aonde é que está a duvida de que quem pede emprestado depois tem de pagar aquilo que pediu?!?!?!?!
Mas sempre foi da natureza humana as pessoas não reconhecerem os seus erros :oops:

Registado: 29/11/2007 1:59

por artista_ » 25/4/2012 11:22

Pata-Hari Escreveu:Desculpa.... eu também vejo meninas na artilharia I e nunca me ocorreu ser cliente. Quando vou ao bairro alto também me oferecem droga e nunca me ocorreu comprar. Isso prova exactamente o quê? que o mundo não é todo a preto e branco e que existe sempre de tudo?

É impressão minha ou acabaste de comparar a banca com o mundo das drogas e prostituição?! :shock: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Pata-Hari » 25/4/2012 11:18

mapa, onde estava o BP quando a afinsa anunciava PPRs no rádio?

E eu confesso que nunca nada destas cartas e anúncios me fizeram sentir assediada. Serei eu uma espécie humana diferente das outras?
Administrador Fórum

por mapaman » 25/4/2012 10:59

Gostava de saber quais os critérios e quem se responsabiliza pelo assédio dos clientes com o envio para casa de créditos pré-aprovados?

Não se compreende como é possivel que isto aconteça depois do descalabro a que isto chegou.

Só têm os calotes que merecem e procuram e se hoje os bancos se transformaram em autenticas imobiliárias é por culpa própria pois muitos dos que assinaram esses emprestimos que não podiam pagar,foram pressionados de todas as formas possiveis.

Onde estava o BdP?
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Pata-Hari » 25/4/2012 10:36

Desculpa.... eu também vejo meninas na artilharia I e nunca me ocorreu ser cliente. Quando vou ao bairro alto também me oferecem droga e nunca me ocorreu comprar. Isso prova exactamente o quê? que o mundo não é todo a preto e branco e que existe sempre de tudo?

A tua prova é uma espécie de exploração do national geographic a mostrar espécies? so what?

Dito isto, eu também acho que vai haver queda no imobiliário mas acho que a banca foi atrás (bem ou mal, nem interessa e nem está provado) da ideia de que o imobiliário "sobre sempre", emprestou (na sua maioria, há sempre excepções) com base em garantias que calculou suficientes e está tão entalada quanto os clientes. Recordo.te que a banca não quer ser promotor imobiliário e não quer ter casas "devolvidas" e executadas.
Administrador Fórum

por ILoveTroika » 25/4/2012 9:35

ILoveTroika Escreveu:
artista Escreveu:4. A banca não incentivou as pessoas a pedirem mais do que os imóveis valiam, aumentando o valor da avaliação?

Pata-Hari Escreveu:4. Não.

Não???

Então como é que justifica, por exemplo, a publicidade de um determinado banco aqui há uns anos atrás que dizia mais ou menos o seguinte:

"Compre casa connosco e nós oferecemos o cheque para mobilar a casa no valor de 10.000 euros"

De onde é que acha que vinham os 10.000 euros?

Finalmente consegui encontrar uma prova fotográfica da orgia de crédito dos anos noventa e boa parte de 2000.

Se juntarmos aos 7.000 euros de "oferta" as obras fictícias para justificar automóvel novo, férias e recheio da casa percebemos porque é que o imobiliário em Portugal vai cair cerca de 50% nos próximos anos!!!

Mas, claro, a banca não tem qualquer responsabilidade. A responsabilidade é toda das famílias.

Declaração de interesse: não tenho créditos nem quero.
Anexos
a_banca_nao_fomentou_o_credito_habitacao_nem_a_sobre_valorizacao_dos_imoveis.jpg
a_banca_nao_fomentou_o_credito_habitacao_nem_a_sobre_valorizacao_dos_imoveis.jpg (52.71 KiB) Visualizado 5491 vezes

Registado: 4/4/2012 14:21

Re: LEGAL

por jlmf » 14/4/2012 0:31

vitcosta Escreveu:Há 5 anos reduzi o prazo do meu empréstimo, com a conjectura actual, pensei em alargar de novo o prazo.

Resposta do banco.

"a alteração de prazo - alargamento - é possível e como refere carece de formalização na agência; Para iniciar o processo, basta dar indicação de qual o novo prazo pretendido, as respectivas minutas de alteração serão então produzidas, para recolha de assinatura de todos os interveninentes no empréstimo.

Alerto no entanto que esta alteração contratual implicará o ajustamento do preço - spread - aplicado ao empréstimo, para o spread mínimo em vigor - actualmente 2,95%;

Quando reduzi não alterou nada, agora se quiser alargar já perco o spread?
Qual a base legal?
Confirmam isto?

Penso que sim. Quando reduziu podia ter renegociado. Aliás pode sempre. Liberdade contratual, (dentro da legislação em vigor), O contexto mudou e com a alteração contratual os contratos são adapatados.
A Euribor desce a bom ritmo, a 3 e mesmo a 6 meses já se reflecte. Amortize, com a diferença, está previsto contractualmente e não implica alteração.
E se o spread é dos bons, tipo 0.2 o banco até agradece.

Registado: 29/11/2007 4:15

Re: Bom

por jlmf » 13/4/2012 23:56

artista Escreveu:
bboniek00 Escreveu: Claro, as IF foram agentes catalisadores da loucura do consumo mas a responsabilidade individual nao pode ser branqueada como se fossemos todos estuupidos (por igual). Muita gente recebeu cheques e cartoes e nao os utilizou, mantendo-se dentro da sua "banda".

Exatamente, as pessoas são sempre responsáveis, eu até disse que em muitos casos são as únicas responsáveis, apenas defendo que numa boa parte dos casos a Banca também tem uma parte das responsabilidades! Só isso...

Responsabilidade individual, evidentemente. Responsabilidade moral, cívica, profissional, ética, etc., a diversos níveis conforme o contexto, circunstancial, convencionado, estabelecido e em vigor, humano, etc.

Medecina, farmacologia, industria alimentar, educação/formação, funerárias, e muitos milhares de outras actividades o que têm ou deviam têr em comum?
-Regras regulamentadoras de actividade e prestação de serviços. E porquê? Para quê?
-Todos somos reponsáveis. Mas, dependentes, por mais formação que tenhamos em determinadas áreas.

Que acontece a um médico que tenta combater um problema viral com um antibiótico? Aceita-se que o mesmo assume a responsabilidade em lugar do paciente.

E um bancário que aconselha determinados produtos ao comum dos cidadãos menosprezando os seus interesses sem acautelar a sua situação presente e futura?

Será que o nível de formação financeira geral em determinada escala é superior ao conhecimento da temática da saúde mesmo sendo a de cada um?

Claro que temos de respeitar os prestadores de serviços que estão num gabinete de um qualquer banco e quem lhes coloca objectivos de venda, mas que houve e continuarão a existir abusos e gente a jeito para ser abusada, é um facto.

O médico é suspenso ou coisa parecida, o vendedor de sonhos encosta o trouxa á parede (ou ao banco de jardim) se a coisa corre mal.

Felizmente que o serviço de aconselhamento bancário e respectivos produtos de uma forma geral funcionam bem.

Houve e continuará a existir pouca formação financeira de base nos consumidores e pressão no consumo na banca, senão fôr de Cr. Hab. ou de acções próprias será de outros cocktails quaiqueres mais ou menos complexos. Responsabilize-se mais quem vende, porque afinal detem uma competência, uma formação, ou não?

Registado: 29/11/2007 4:15

LEGAL

por vitcosta » 13/4/2012 22:48

Há 5 anos reduzi o prazo do meu empréstimo, com a conjectura actual, pensei em alargar de novo o prazo.

Resposta do banco.

"a alteração de prazo - alargamento - é possível e como refere carece de formalização na agência; Para iniciar o processo, basta dar indicação de qual o novo prazo pretendido, as respectivas minutas de alteração serão então produzidas, para recolha de assinatura de todos os interveninentes no empréstimo.

Alerto no entanto que esta alteração contratual implicará o ajustamento do preço - spread - aplicado ao empréstimo, para o spread mínimo em vigor - actualmente 2,95%;

Quando reduzi não alterou nada, agora se quiser alargar já perco o spread?
Qual a base legal?
Confirmam isto?

Registado: 29/11/2007 14:17

por Mcmad » 6/4/2012 23:05

Não é preciso explicar nada ás pessoas. É preciso é que os bancos percam... Eu não quero mais casos Berardo!?

Ou acham que o Berardo não sabia os riscos que corria quando compro ações do BCP com dinheiro da CGD?
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

Re: Bom

por artista_ » 6/4/2012 22:42

bboniek00 Escreveu: Claro, as IF foram agentes catalisadores da loucura do consumo mas a responsabilidade individual nao pode ser branqueada como se fossemos todos estuupidos (por igual). Muita gente recebeu cheques e cartoes e nao os utilizou, mantendo-se dentro da sua "banda".

Exatamente, as pessoas são sempre responsáveis, eu até disse que em muitos casos são as únicas responsáveis, apenas defendo que numa boa parte dos casos a Banca também tem uma parte das responsabilidades! Só isso...

Bom

por bboniek33 » 6/4/2012 22:26

artista Escreveu:
ILoveTroika Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Exacto, Artista, qualquer um pode emprestar dinheiro. Porque não o fazes?

artista Escreveu:Porque não sei avaliar os riscos (...) e porque não tenho dinheiro para emprestar! :mrgreen:

Tal e qual como os nossos bancos. :mrgreen:

:mrgreen: :mrgreen:

Vanek Escreveu:...Devia de haver uma disciplina básica na escola por volta do 11º e 12º a explicar as coisas básicas sobre direitos e deveres em contratos de crédito...

Isso não adiantava muito, sabes que percentagem da população portuguesa chega ao ensino secundário? Não me lembro do número concreto mas não é grande :|

Isto nao ee uma questao de educac,ao "acadeemica", digo, escolar.

No tempo dos fascistas as pessoas "remediadas" poupavam o pouco que tinham enquanto agora ha tinhosos que andam de TM e carro, roupas, andar prooprio, feerias, era atee dar.

Isto ee defeito dentro das pinhas. Soo se aprende quando se lhes tira o dinheiro. Conforme se vee agora.
Claro, as IF foram agentes catalisadores da loucura do consumo mas a responsabilidade individual nao pode ser branqueada como se fossemos todos estuupidos (por igual). Muita gente recebeu cheques e cartoes e nao os utilizou, mantendo-se dentro da sua "banda".

Portanto isto nao ee tudo uma manada de borregos.

Ee mas ee altura de aprender e ee no duro.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por artista_ » 6/4/2012 21:15

ILoveTroika Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Exacto, Artista, qualquer um pode emprestar dinheiro. Porque não o fazes?

artista Escreveu:Porque não sei avaliar os riscos (...) e porque não tenho dinheiro para emprestar! :mrgreen:

:mrgreen: :mrgreen:

Vanek Escreveu:...Devia de haver uma disciplina básica na escola por volta do 11º e 12º a explicar as coisas básicas sobre direitos e deveres em contratos de crédito...

Isso não adiantava muito, sabes que percentagem da população portuguesa chega ao ensino secundário? Não me lembro do número concreto mas não é grande :|

por Vanek » 6/4/2012 21:00

Sim, a banca foi irresponsável nos emprestimos. Eu cheguei a receber 2 cartões de credito não solicitados e emprestavam para tudo e a quase a todos a 100% e mais. Mas isso não iliba as pessoas das suas responsabilidades. O que falta no nosso pais e em outros paises é educação financeira. A ignorancia financeira entre as pessoas comuns e os empresários é algo atroz. Devia de haver uma disciplina básica na escola por volta do 11º e 12º a explicar as coisas básicas sobre direitos e deveres em contratos de crédito, seguros, direitos dos consumidores, gestão de um orçamento caseiro, como cozinhar de maneira economica e ecologica, etc e deixarem de dar tanto "Camões" e "Cantigas de Amigo". A nossa escola ensina ponto cruz, mas não ensina a pregar um botão! Menos teoria e mais prática no ensino.

Registado: 28/4/2010 9:02

por ILoveTroika » 6/4/2012 20:59

Registado: 4/4/2012 14:21

por artista_ » 6/4/2012 19:11

Porque não sei avaliar os riscos que corro e não sei como obter garantias legais daquilo que emprestar... e porque não tenho dinheiro para emprestar! :mrgreen:

Mas se conseguisse obter garantias legais e o BCE (ou outros) me emprestasse a 2%, eu teria todo o interesse em montar um negócio em que emprestava a 5/10%... quanto mais me emprestassem mais eu ganharia! :wink:

Obviamente que teria de ter algum cuidado com a avaliação do risco. Por exemplo, não incentivaria ninguém a pedir emprestado acima do valor das garantias que me dava, ou melhor, no máximo emprestaria 70/80% da avaliação das garantias! :wink:

por MERCW125 » 6/4/2012 17:54

O negocio da Banca é emprestar dinheiro, e ganhar dinheiro com esses emprestimos, já li aqui alguns posts, até parece que os Bancos andaram aí com revolveres a apontar as pessoas, para fazeresm creditos há habitação. As pessoas, muitas delas é que pensavam que o M2, iria ficar em Lisboa, e noutros locais, aos preços que se veem em Paris e em Nova Iorque, infelizmente conheço muitos casos que as casas nunca mais valerão aquilo que deram por elas, agora imaginem com os respectivos juros em cima e afins.

Registado: 14/3/2009 21:36

por Pata-Hari » 6/4/2012 17:32

Exacto, Artista, qualquer um pode emprestar dinheiro. Porque não o fazes?
Administrador Fórum

Re: prestação da casa - IRS

por latrinaxxl » 6/4/2012 16:58

Krupper Escreveu:
latrinaxxl Escreveu:
latrinaxxl Escreveu:Para não criar um novo tópico, coloco aqui a questão para quem saiba responder: para o ano as despesas com a prestação da casa já não são dedutíveis no IRS?

Alguém? Uma resposta como prenda da Páscoa, vá lá :wink:

Latrina, o LTCM já te respondeu.

Tens razão :oops: , obrigado.
E um muito obrigado ao LTCM!
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).

Registado: 15/2/2010 20:30

por Krupper » 6/4/2012 16:49

latrinaxxl Escreveu:
latrinaxxl Escreveu:Para não criar um novo tópico, coloco aqui a questão para quem saiba responder: para o ano as despesas com a prestação da casa já não são dedutíveis no IRS?

Latrina, o LTCM já te respondeu.

Registado: 30/9/2010 13:54

por artista_ » 6/4/2012 16:39

latrinaxxl Escreveu:

Não sou especialista mas tenho quase a certeza que não!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], fosgass2020, Google Adsense [Bot], PMP69 e 201 visitantes