Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Anexo E, Poupança no IRS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por kalina » 24/4/2012 18:20

Pois, se assim foi, no meu caso só pode ter havido algum engano. Só me resta mesmo esclarecer isto no banco.

Thks

Registado: 23/12/2011 14:35

por ruicarlov » 24/4/2012 11:36

Isso é estranho. Também tive várias aplicações que começaram em 2010 e acabaram em 2011, e foi considerado o valor total dos depósitos, uma vez que recebi em 2011 e não em 2010.

Registado: 18/7/2011 11:04

por kalina » 23/4/2012 22:28

Olá

Tb pedi pela primeira vez a declaração de rendimentos e retenções para englobamento este ano, com a
intenção de recuperar parte do irs que me foi retido. Tive uma conta a prazo que começou em Março de 2010 e acabou em Março de 2011 - data em que recebi os juros, claro. Foi grande o meu espanto qd o banco me manda no dito papel um valor de rendimento e de irs retido muito inferior ao que realmente recebi e retive. A minha dúvida é: será que só contaram o valor correspondente aos 2 meses e pico de 2011? As minhas contas apontam para isso, embora os valores não batam exactamente certo. Não me faz mto sentido - se é em 2011 que recebo os rendimentos de um valor que esteve aplicado durante um ano e de cuja parte dos juros correspondente ao ano de 2010, na prática, não usufruí em 2010, não deveriam contar todo o juro que recebi em 2011 como rendimento de 2011? A quem costuma pedir este papel, poderia ajudar-me nesta dúvida?

Obrigada

Registado: 23/12/2011 14:35

por ruicarlov » 23/4/2012 12:35

Mas como bolseiros de investigação, não temos rendimentos nenhuns, logo o rendimento é 0.

Optando pelo englobamento, até 7400 e tal euros (o fim do 2º escalão de IRS) de juros vai dar sempre vantagem.

Os rendimentos totais passam a ser os rendimentos de capitais, mas o escalão do nosso IRS é inferior aos 21.5% da taxa liberatória (ano passado). Logo podemos receber parte daquilo que foi retido na fonte.

No meu caso, tive 1300€ de juros este ano, o que deu próximo dos 300€ de retenção, que é mais ou menos o que vou receber.

por Massao1 » 21/4/2012 19:28

Luis19 Escreveu:
ruicarlov Escreveu:Este ano vou experimentar o englobamento. Já tenho a papelada toda e como sou bolseiro de investigação, não tenho outros rendimentos a declarar. Pelas minhas contas devo receber uns 300 euros.

Agora se não me engano tenho de enviar os documentos comprovativos dos bancos às finanças. Isso é preciso ir-se lá ou pode-se mandar pelo correio?

Dá para explicares melhor como fazer isso e até que ponto compensa fazer o englobamento?

É que também sou bolseiro de investigação e se entrar algum é sempre bom :wink:

Cuidado com o englobamento.

A sobretaxa incide sobre os rendimentos englobados

Registado: 5/10/2009 12:35

por Luis19 » 21/4/2012 19:06

ruicarlov Escreveu:Este ano vou experimentar o englobamento. Já tenho a papelada toda e como sou bolseiro de investigação, não tenho outros rendimentos a declarar. Pelas minhas contas devo receber uns 300 euros.

Agora se não me engano tenho de enviar os documentos comprovativos dos bancos às finanças. Isso é preciso ir-se lá ou pode-se mandar pelo correio?

Dá para explicares melhor como fazer isso e até que ponto compensa fazer o englobamento?

É que também sou bolseiro de investigação e se entrar algum é sempre bom :wink:
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.

Registado: 4/12/2007 16:30

por ruicarlov » 20/4/2012 16:34

Este ano vou experimentar o englobamento. Já tenho a papelada toda e como sou bolseiro de investigação, não tenho outros rendimentos a declarar. Pelas minhas contas devo receber uns 300 euros.

fica para o ano

por dfviegas » 20/4/2012 10:05

Se calhar o alerta já vem tarde, mas fica já para o ano ainda por cima com retenção a 25%.

Registado: 29/11/2007 2:53

por eviruxa » 19/4/2012 22:55

Só se assinalar na declaração que opta por englobar, caso contrário não é obrigado.[/quote]

Registado: 29/11/2007 9:40

por fcpfcp » 19/4/2012 22:42

Sabem-me dizer se no mês de Janeiro eu pedir a tal dita declaração ao(s) banco(s), e posteriormente ao fazer a simulação vir que não é vantajoso declarar terei que obrigatoriamente ter de declarar, visto ter pedido as tais declarações ao(s) banco(s)?
Obrigado.

Registado: 27/9/2011 10:22

Re: Anexo E, Poupança no IRS

por Automech » 19/4/2012 22:36

dfviegas Escreveu:Por isso é que coloquei no texto caso recebam tudo no IRS.

Mas olha que isto do reembolso acontece em todos os escalões, dependendo do perfil de despesas do contribuinte. Por isso é que o teu alerta é relevante, mas o critério é antes os rendimentos baixos e não o ter ou não reembolso IMO.

Repara que no limite absurdo um pensionista de 600 euros mensais não paga IRS (nem recebe reembolso) mas poderia englobar os juros dos depósitos desde que não sejam uns quantos milhares (e provavelmente não são, claro).

Ou seja, a pista para isto poder ser vantajoso não é propriamente o ter reembolso :wink:

dfviegas Escreveu:Mas olha que os rendimentos nem tem de ser muito baixos fiz umas pequenas simulações e para um casal pensionistas um com rendimento de 9000 e o outro com 9500 com despesas de 500 saude mais 500 de habitação se recebesse 500 de juros receberia os 107,5 da retenção.
Por exemplo desempregados que tenham poupanças se calhar nem se dão ao trabalho de fazer o irs mas se o fizerem vão buscar a retençao toda.

E é óbvio que requer efectuar a simulação-

Não fui fazer as contas mas à volta desses valores deve valer a pena.

E os desempregados então, nem se fala, a não ser que o cônjuge ou outro elemento do agregado familiar tenha rendimentos muito altos.

De notar que para fazer isto tem de se pedir as declarações às instituições financeiras até 31 de Janeiro de cada ano.

Mas é um bom alerta Viegas, porque nem toda a gente sabe disto e não é tão raro quanto tudo isso haver reformados, com reformas pequenas tipo 500 euros por mês mas que têm o seu depositozinho a prazo de 2 ou 3K euros. Não é muito mas sempre é o IRS dos juros desses depósitos que ficam lá sem necessidade. Quase que aposto que nem todas as juntas de freguesia, onde ajudam as pessoas mais velhas a preencher o IRS, alertam para isto.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por dfviegas » 19/4/2012 21:14

AutoMech Escreveu:
dfviegas Escreveu:Uma pequena dica, para uma possivel poupança no IRS.
Caso recebam tudo o que descontaram no IRS, se tiverem poupanças, dividendos etc...
Compensa declarar os juros recebidos e o irs retido na fonte, pois muito provavelmente irão receber esse irs retido.

Olha que não Viegas. A pessoa pode ter um bom ordenado e ter recebido reembolso por ter despesas de saúde, educação, etc.
Ao ter uma de IRS mais elevada do que a taxa liberatória dos depósitos a prazo, por exemplo já não compensa englobar. Além de que o englobamento dos juros vai fazer com que estes sejam somados aos próprios rendimentos do trabalho e eventualmente saltar para novo escalão.

O melhor é simular mas só é vantajoso para rendimentos muito baixos (e muitas das vezes quando nem havia IRS a receber): http://www.pedropais.com/impostos/simulador-irs-2011

Por isso é que coloquei no texto caso recebam tudo no IRS. Mas olha que os rendimentos nem tem de ser muito baixos fiz umas pequenas simulações e para um casal pensionistas um com rendimento de 9000 e o outro com 9500 com despesas de 500 saude mais 500 de habitação se recebesse 500 de juros receberia os 107,5 da retenção.
Por exemplo desempregados que tenham poupanças se calhar nem se dão ao trabalho de fazer o irs mas se o fizerem vão buscar a retençao toda.

E é óbvio que requer efectuar a simulação-

por Automech » 19/4/2012 18:32

dfviegas Escreveu:Uma pequena dica, para uma possivel poupança no IRS.
Caso recebam tudo o que descontaram no IRS, se tiverem poupanças, dividendos etc...
Compensa declarar os juros recebidos e o irs retido na fonte, pois muito provavelmente irão receber esse irs retido.

Olha que não Viegas. A pessoa pode ter um bom ordenado e ter recebido reembolso por ter despesas de saúde, educação, etc.
Ao ter uma de IRS mais elevada do que a taxa liberatória dos depósitos a prazo, por exemplo já não compensa englobar. Além de que o englobamento dos juros vai fazer com que estes sejam somados aos próprios rendimentos do trabalho e eventualmente saltar para novo escalão.

O melhor é simular mas só é vantajoso para rendimentos muito baixos (e muitas das vezes quando nem havia IRS a receber): http://www.pedropais.com/impostos/simulador-irs-2011
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

Anexo E, Poupança no IRS

por dfviegas » 19/4/2012 17:42

Uma pequena dica, para uma possivel poupança no IRS.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: josehenry400 e 249 visitantes