Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Nem as OPA`s animam a Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 17/4/2012 10:57

A razão para as minhas perguntas anteriores era e é simples.

Um regresso do PSI-20 a valores de 96 ou 97 (tanto faz) faz-me voltar a olhar para o dito cujo. Desde 2000 não toco numa ação portuguesa e estes valores fazem-me voltar a olhar com interesse para alguns títulos, embora ainda não seja época de investir neles.

Outra hipótese seria um "desabar" ultrarápido das cotações (tipo Argentina há 10 anos) levando a um pânico, mas gerando grandes oportunidades de longo prazo.

Mas o que se viu até hoje foi uma erosão lenta, exasperante, exceto no setor financeiro. E o índice continua sem dar sinais de compra, como diz e bem o nosso Ulisses.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por BearManBull » 17/4/2012 7:58

Lion_Heart Escreveu:
O que acontece sempre nestas situações é que a malta que tem €€€ poe o seu dinheiro ao fresco ou seja acumula e não investe. Basta ver os montantes que estão nos dep. a prazo para saber isso . Ou seja a malta do cash nao cria riqueza, destroi.

Huh então a a banca anda-se a matar para atingir os rácios e vens dizer que é mau haver depósitos a prazo? :?

Quantos mais houvesse mais poder de financiamento haveria! E que tem a obrigação de financiar é a banca, não é o pessoal dos €€€...

Concordo com o resto dos pontos.

Registado: 15/2/2011 11:59

por Lion_Heart » 17/4/2012 2:43

...
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Lion_Heart » 17/4/2012 2:23

Nao percebo porque estas OPA´s fajutas iriam animar o PSI , percebo que muita gente ande a espera do "milagre" da subida ou a tentar arranjar razoes para tal.Sim, OPA´s fajutas, fracas, sem interesse , alias o mercado teve a perfeita noção que isto era so fogo de vista.

Estas OPA´s são tão interessantes para a nossa economia, ou beneficiam? a mesma como o nosso Estado andar a dizer que esta a "privatizar" alguma coisa.

Mas a meu ver a tempestade ainda vai no inicio e ainda falta muito caminho , que sera por vezes de subida mas para ja a razão esta no lado oposto.

Vamos ao que interessa, ou seja ao €€€€€€ . Ninguém do exterior é suficientemente estupido para investir neste País a não ser tendo garantias do Estado. Garantia de lucros eternos , monopolios, oligopilios e etc. Portugal tem carga fiscal elevadissima, não tem Justiça , tem Leis que mudam ao mês , assim como os impostos , esta falido e não se consegue livrar da corrupção e compadrio que apodreceram o País.

Alias, ja muita gentinha "sacou" o seu €€€€ daqui para fora , muitos privados , fundos e a Banca. So ficaram os entalados os falidos e os gananciosos (abutres) . E a fuga de capitais não é maior pois a ganacia (os elevados juros que a banca paga nos depositos) e a Garantia (se o BPN não faliu nada vai a falência) , dá segurança do capital.

O que acontece sempre nestas situações é que a malta que tem €€€ poe o seu dinheiro ao fresco ou seja acumula e não investe. Basta ver os montantes que estão nos dep. a prazo para saber isso . Ou seja a malta do cash nao cria riqueza, destroi.

Portugal assim não pode evoluir, sem investimento. A nossa bolsa esta morta , basta ver quando foi a ultima OPV (IPO para mim é para outra coisa muito mais séria) . Quantas empresas saudaveies existem no PSI , e quantas tem dimensão Europeia (ou mesmo Iberica). A maioria delas vive do monopolio interno e da divida. Pouco mais.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 17/4/2012 2:52, num total de 2 vezes.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 17/4/2012 1:32

Supermann o que te leva a crer que este seja um bom momento para investir no PSI? Porque não esperar um ano, ou dois, ou mesmo cinco?

Registado: 5/11/2002 12:21

por Supermann » 17/4/2012 1:28

artista Escreveu:
Supermann Escreveu:
artista Escreveu:Esse facto tem tanto de incrível como de triste! :(

ou de excelente oportunidade para quem for longo prazo investir numa carteira de acções portuguesas.

Eu referia-me à situação económica ou financeira que o gráfico reflete! :|

Quanto à "excelente oportunidade", isso tem muito que se lhe diga... já estás a dar idéias a muita gente, e não sei se serão as melhores!? :roll:

Sim uma excelente oportunidade de longo prazo numa óptica de buy and hold. Nao estou a falar de uma acção em específico mas de um indice todo. Certamente o PSI20 fará sentido constituir numa optica de uma carteira de reforma, de entre várias classes de activos e possivelmente estar overweight no PSI

Registado: 18/12/2009 18:54

por Elias » 17/4/2012 1:15

JMHP Escreveu:Abaixo dos 5200 pontos, entramos na 1ª metade dos anos 90 do seculos passado:

Não exactamente. Em 25.10.2002 o PSI tocou num mínimo de 5038 pontos.

JMHP Escreveu:O fundo do ultimo bearmarket aconteceu em Março de 2003, uma semana antes da entrada das tropas americanas no Iraque.

Na maioria dos índices europeus sim, foi em Março, mas nota que no PSI, no IBEX e nos índices americanos esse fundo aconteceu cinco meses antes, em Outubro de 2002.

Registado: 5/11/2002 12:21

por artista_ » 17/4/2012 0:53

Supermann Escreveu:
artista Escreveu:Esse facto tem tanto de incrível como de triste! :(

ou de excelente oportunidade para quem for longo prazo investir numa carteira de acções portuguesas.

Eu referia-me à situação económica ou financeira que o gráfico reflete! :|

Quanto à "excelente oportunidade", isso tem muito que se lhe diga... já estás a dar idéias a muita gente, e não sei se serão as melhores!? :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Cardos » 17/4/2012 0:44

Boa noite,

Pois é Solrac, as exportações... só que agora é a vez da Espanha entrar em cena, para ajudar temos a banca sobre pressão (c/ novos aumentos de capital)...

Cumprimentos,

Registado: 12/6/2010 18:48

por Supermann » 17/4/2012 0:43

artista Escreveu:
JMHP Escreveu:Abaixo dos 5200 pontos, entramos na 1ª metade dos anos 90 do seculos passado:

Imagem

Esse facto tem tanto de incrível como de triste! :(

Registado: 18/12/2009 18:54

por JorgeNobre » 16/4/2012 17:31

parabéns,Ulisses, por mais um artigo muito oportuno,numa altura,em que provavelmente existe boa gente a pensar aproveitar os saldos,sujeitando-se a apanhar uma chuva de facas;o tópico do BCP é um dos melhores exemplos.
Creio que as pessoas que já viveram fases menos boas como esta,podem contribuir,alertando os mais novos de que não se pode contrariar o mercado,e,bem sei que é frustante ver as subidas que outros indices obtiveram,mas o mercado é assim mesmo,ha que saber recolher e interpretar a informação.
De facto,o mercado Português ira seguir o caminho,e,no meu entender, mais importante que tentar adivinhar se o mercado vai estar acima deste valor daqui a 1,2 ou 3 anos,é gerir a carteira e o risco,assegurando a sua sobrevivência para dias melhores.

Registado: 26/6/2011 9:50

por solrac1977 » 16/4/2012 17:29

Boa tarde

mais um execelente artigo sem duvida.

mas queria deixar uma pergunta ao ulisses em particular e aos restantes mebros do forum em geral.

com as exportaçoes a manterem um crescimento de 2 digitos (pelo menos nos dois ultimos meses) e com a balança comercial a ficar menos desiquilibrada, essencilamente por a quebra do consumo, com a consequente quebra das importaçoes, não era expectavel que o ano de 2012 fosse ja um ano em que poderiamos ver o psi 20 dar os primeiros sinais de inversão.

cumprimentos

solrac

Registado: 17/12/2010 20:02

por artista_ » 16/4/2012 17:27

Imagem

Esse facto tem tanto de incrível como de triste! :(
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por JMHP » 16/4/2012 14:59

Abaixo dos 5200 pontos, entramos na 1ª metade dos anos 90 do seculos passado:

Imagem

Registado: 19/5/2009 18:26

por djovarius » 16/4/2012 14:22

Sim, agora me lembro melhor.

Estava ainda no Brasil...
E se esse mínimo for atingido e até batido, até que ano teríamos de recuar para esses valores ??
1997 - 1998 ou algo assim.
Isso parece a grande depressão nos EUA...

Obrigado

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por JMHP » 16/4/2012 14:14

djovarius Escreveu:Curiosidade, por gentileza :)

Quanto teria de descer ainda o PSI-20 (em %) para igualar o mínimo desde o ano 2000 ??

Thank you !!

dj

Ano 2000?!... Em 2000 o PSI20 andava nas nuvens embriagado pela bolha das dotcom's.

O fundo do ultimo bearmarket aconteceu em Março de 2003, uma semana antes da entrada das tropas americanas no Iraque.

Estamos nesse nível e é bem possível que poderemos mergulhar para nível inferiores caso a situação europeia se deterior.

Registado: 19/5/2009 18:26

Mau Desenho

por COFRES » 16/4/2012 14:14

Bom artigo como sempre, mas nao sera o indice que estara mal "desenhado" e sempre que e actualizado e para por mais bancos, etc ??

COFRES

Registado: 1/3/2011 12:05

por Ulisses Pereira » 16/4/2012 13:58

Ooops... :shock:

Canguru, tens toda a razão. Não sei o que aconteceu, mas desapareceu ali um ano de cotações na BD do índice. Daí que aquela subida vertical tenha sido um ano sem cotações ligado de um ponto ao outro.

Ainda bem que avisaste.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por canguru » 16/4/2012 13:51

Ulisses, algo está errado no teu gráfico. Aquela súbida meteorica que se vê no ínicio de 2007 nunca sucedeu com aquela violência (é uma recta apontada ao céu...).

Registado: 6/4/2008 22:41

por ticojuno666 » 16/4/2012 13:30

Eu, a acrescentar a festa, diria que nem OPAs nem chineses.
Uma boa tarde
O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu

Registado: 5/10/2011 10:55

por Ulisses Pereira » 16/4/2012 13:25

joaoventura,os volumes é uma parte do gráfico e o preço outra. O artigo refere-se apenas ao preço.

Djovarius, estamos a cerca de 3% do mínimo de 2002.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por djovarius » 16/4/2012 13:11

Curiosidade, por gentileza :)

Quanto teria de descer ainda o PSI-20 (em %) para igualar o mínimo desde o ano 2000 ??

Thank you !!

dj

por joaoventura » 16/4/2012 13:05

Olá Ulisses,

em relação a este teu artigo, fiquei sem perceber se estás a referir-te ao pouco volume transaccionado ou aos preços das cotações (PSI/PSI-20)? É que no texto falas dos preços ("jamais ficarei na História como o analista que adivinhou o fundo do PSI"), mas o gráfico refere volumes transaccionados..

Também penso que haja uma relação próxima entre estes dois conceitos, mas será "justo" misturá-los?

É que o facto de cotações como a JM, Mota-Engil, Portucel estarem a subir e as restantes a descer, pode fazer com que o PSI-20 se mantenha "estável" numa determinada zona, mas não implica que o volume de transacções possa estar ainda a diminuir..

Ou então sou eu que estou a misturar as coisas! :roll:

Obrigado,
João Ventura

Registado: 21/1/2011 13:02

por Ulisses Pereira » 16/4/2012 13:00

latrina, apesar da esmagadora maioria dos títulos costumar acompanhar o PSI há sempre excepções e a JM, nos últimos anos, tem sido um bom exemplo disso.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por BearManBull » 16/4/2012 12:41

Eu sou não entrei curto por falta de plataforma neste momento acho que não será o mais indicado mas desde o meio de Março até à uma semana atrás estavam mesmo a pedir. Há muitas cotadas que era possível identificar facilmente o situação técnica. Neste momento o volume é ridículo e tanto podem ir para um lado como para o outro...

Registado: 15/2/2011 11:59

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], josehenry400 e 229 visitantes