Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novos aeroportos (divisão de tópico)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 15/4/2012 0:41

PIKAS Escreveu:A aviação de carga é uma mina.
Não é difícil imaginar duas ou três dezenas de aviões a chegar quase em simultâneo, em rotas congestionadas, a um aeroporto no centro da europa, Bélgica por exemplo.
Descarregar, carregar e saír duas horas depois tudo em fila indiana.
Não é melhor no Alentejo? as rotas não estão mais desocupadas? as placas não podem ser mais amplas?

Só nesta é que tenho dúvidas PIKAS. Presumo que te referes a carga que vem de Africa ou da América, certo ?
Ficando em Portugal tem ser descarregada, eventualmente armazenada (ou não, dependendo da hora) e depois seguir via camião para o resto da Europa, demorando mais uns quantos dias. Será isso vantajoso quando comparado com o custo / tempo de já ter um avião no ar e ter de fazer apenas a parte final do percurso, entre Portugal e o destino ?

Quanto ao resto do post, muito bons pontos !
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por PIKAS » 15/4/2012 0:25

Krupper Escreveu:Eu não conheço o aeroporto de Beja, nunca lá estive e não sei o que foi construido. Também me parece que será complicado rentabilizar o investimento, no entanto só para deixar alguns exemplos, o Aeroporto de Frankfurt para as low-cost fica no meio de nenhures a cerca de 140Km do centro da cidade de Frankfurt. Da mesma forma, o aeroporto de Londres para as low-cost fica a quase 100 Km da cidade de Londres.

Isto para dizer que eu cá mandava mm as low-cost para lá, caso fosse técnicamente possível. Mas claro que as companhias low-cost querem é voar para Lisboa ou o mais próximo possível...

Beja é bom e pode ser muitissimo bom.
Pode ser uma mina de ouro no meio do Alentejo.
Há é que pensar.
Beja, como aeroporto de passageiros, foi e é um mono, uma estupidez e um sorvedouro de massa.
E os estupidos que tem responsabilidades no Alentejo continuam a insistir que aquilo há-de ser um aeroporto para passageiros.
Nunca na vida o será.
A aviação tem dezenas de outras vertentes e muitas delas muitissimo mais rentáveis que transportar passageiros.
E muitas dessas vertentes precisam daquilo que Beja têm em abundância: espaço.
A aviação de carga é uma mina.
Não é difícil imaginar duas ou três dezenas de aviões a chegar quase em simultâneo, em rotas congestionadas, a um aeroporto no centro da europa, Bélgica por exemplo.
Descarregar, carregar e saír duas horas depois tudo em fila indiana.
Não é melhor no Alentejo? as rotas não estão mais desocupadas? as placas não podem ser mais amplas?
A manutenção é uma mina.
Em Beja, na maior parte do ano, pode-se até desmontar todo um avião ao ar livre. Isso é possível no centro da europa com 2 metros de neve e temperaturas negativas?
A instrução também pode ser uma mina.
Um piloto antes de se sentar à direita num cockpit tem horas de treino com o avião vazio.
A Lufthansa tem vindo fazer treino de linha a Faro, " prejudicando " algumas vezes a operação do aeroporto.
Não é melhor em Beja?
E o armazenamento de aviões?
Nem todos os aviões que as cias tem estão permanentemente a voar. Sobretudo em tempos de crise há muitos que estão encostados. Há aviões europeus em storage na América? e a pagar taxas. E Beja? não há espaço?
E mais, e mais e mais, e mais....
Beja, aeroporto de passageiros? só de loucos.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por keijas » 14/4/2012 23:04

PIKAS Escreveu:
O problema é que pouca obra, obra barata, dá pouca comissão e estes gajos tem goela de pato.

nem mais, daí os lobbies se sincronizarem, antes na OTA, depois no POCEIRÃO e agora pode ser no MONTIJO ou em SINTRA, amanhã podem discutir outra localização, pretendem é que seja posto a concurso, de preferência o mais próximo possível de Lisboa.

lfhm Escreveu:
Também não estou a dizer que seja prioritário mas seria bem melhor empregue aí o dinheiro do que na porcaria das câmaras que só constroem xafaris e rotundas ou então na quantidade incrível de auto estradas que se vê no sul.

por vezes dizem-se coisas que na realidade não têm qualquer cabimento,

sobre xafaris pouco posso dizer, embora me pareça ser o tipo de obras que há muito ficaram nas gavetas,fazer chafariz já não dá votos.
No que diz respeito a quantidade incrível de auto estradas que se vê no sul

:shock: :shock: :shock: :shock:

nesta não, o Algarve tem uma via rápida, via do Infante que para efeitos de portagens batizaram de A22 no Alentejo temos a A2 que faz a ligação do Norte ao Algarve,

quantidade incrível não vislumbro.

Imagem
malukices nos mercados ........ aqui »»»
http://www.malukosnabolsa.blogspot.com.

Registado: 17/5/2008 19:41

por Krupper » 14/4/2012 20:10

Eu não conheço o aeroporto de Beja, nunca lá estive e não sei o que foi construido. Também me parece que será complicado rentabilizar o investimento, no entanto só para deixar alguns exemplos, o Aeroporto de Frankfurt para as low-cost fica no meio de nenhures a cerca de 140Km do centro da cidade de Frankfurt. Da mesma forma, o aeroporto de Londres para as low-cost fica a quase 100 Km da cidade de Londres.

Isto para dizer que eu cá mandava mm as low-cost para lá, caso fosse técnicamente possível. Mas claro que as companhias low-cost querem é voar para Lisboa ou o mais próximo possível...

Registado: 30/9/2010 13:54

por Lion_Heart » 14/4/2012 19:34

O aeroporto de Beja é uma anedota. O TGV era outra. Os culpados pela sua construção andam aí a rirem-se com os bolsos cheios de certeza. Os que vão pagar isso durante dezenas de anos (quase todos nos)e que não se podem rir.

O novo aeroporto sera construido onde os lobbies quiserem , ou seja onde lhes der mais €€€€€€.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por A330-300 » 14/4/2012 19:20

lfhm Escreveu:
A-330 Escreveu:
lfhm Escreveu:mapaman nem tudo que é projecto do estado é mau. Talvez não seja a melhor altura mas continuo a achar que o novo aeroporto é necessário e que pode contribuir positivamente para a economia.

sem comentários...

Deve ser daqueles que ainda votaria no Socras outra vez por acreditar piamente nele.

É de believers como você que a classe política precisa.

A330

Nada disso A330 nem sei porque dizes isso tipo não é por achar que uma obra pode ser útil que sou a favor de políticas. Ao contrário do TGV se for bem formulado tem boas perspectivas para ter sucesso. Também não estou a dizer que seja prioritário mas seria bem melhor empregue aí o dinheiro do que na porcaria das câmaras que só constroem xafaris e rotundas ou então na quantidade incrível de auto estradas que se vê no sul.

Volto a dizer não acho que seja a altura certa para se fazer um investimento dessa proporção mas a fazer-se pode ser positivo para o país (isto se a gestão do projecto tiver pés e cabeça). E já agora justifica as tuas afirmações sff. Porque achas que um novo aeroporto é impossível de se tornar um projecto rentável?

Olhe , só para lhe dizer que não tem a mínima idéia do que está a dizer.

A estrada menos movimentada e as rotundas que tanto critica de certeza absoluta que já foram mais utilizadas que o aeroporto de Beja.

Igual idiotia mas muito mais caro era a construção do TGV.O TGV é o cúmulo das aberrações.

Perguntou se um novo aeroporto não pode ser rentável. UM novo aeroporto pode ser rentável , mas não se for construído no meio do nada.Basta pensar um bocadinho.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por BearManBull » 14/4/2012 18:57

Desculpem lá mas isso dos aeroportos darem prejuízo é pura fantasia, isto falando só dos encaixes directos que geram sem ter em conta os restantes impactos na economia e no emprego.
ANA pode valer entre 1,2 e dois mil milhões de euros, com base nos valores do EBITDA registados pela empresa em 2011.

A ANA - Aeroportos de Portugal poderá valer entre 1,2 e dois mil milhões de euros - uma estimativa apoiada nos valores de EBITDA (proveitos antes de impostos e desvalorizações) da gestora aeroportuária nacional em 2011, que rondam os 200 milhões de euros.

Seguindo a prática financeira corrente neste sector a nível internacional, as empresas de gestão aeroportuária têm sido avaliadas com base num múltiplo que oscila entre oito e 12 vezes o valor do EBITDA atingido, o que coloca a ANA no intervalo de avaliação entre 1,6 e 2,4 mil milhões de euros, apurou o Diário Eocnómico. Mas a este valor é depois retirado o montante de dívida da empresa que, no final de 2011, se fixou em cerca de 400 milhões de euros. Os valores de avaliação da ANA podem assim variar, segundo este método, entre 1,2 e dois mil milhões de euros.

Este não é o único modelo para avaliar empresas, mas será uma peça determinante no valor final a pagar pelo vencedor da futura privatização da ANA - que se seguirá à da TAP, ainda este ano. Aliás, os valores das avaliações estimados na altura dos governos de José Sócrates entravam neste intervalo: entre mil e dois mil milhões de euros.[CORTE_EDIMPRESSA]

O Diário Económico apurou que, recentemente, no caso do pequeno aeroporto de London City, ocorreu até um caso em que avaliação da gestora aeroportuária se concretizou, no processo de concessão a privados, por um valor assente num múltiplo de 24 vezes sobre o EBITDA. Mas, na generalidade dos casos, o intervalo é assumido pelas entidades financeiras avaliadoras dos processos entre oito e 12 vezes o EBITDA.

Recentemente, em relação a duas outras gestoras aeroportuárias em processo de concessão a operadores privados (Malta e Florença), a avaliação dos activos situa-se, respectivamente, entre 11,8 e 8,3 sobre os respectivos EBITDA.

Em entrevista ao Diário Económico, Guilhermino Rodrigues, diz apenas que "o valor da ANA é aquele que o mercado der", mas reconhece a importância deste indicador, ao sublinhar que, nos últimos cinco anos, o EBITDA passou de 110 para 200 milhões de euros anuais, o que traduz praticamente uma duplicação do real valor da empresa.

No entanto, esta avaliação poderá valer para o caso de o Governo avançar para um processo de privatização sobre 100% do capital da ANA e desde que mantenha o actual perímetro da empresa. Ou seja, o universo de aeroportos nacionais que a empresa gere: Portela, Sá Carneiro (Porto), Faro e quatro aeroportos nos Açores. O modelo de transacção, em bolsa ou com controlo accionista por parte do Estado, e eventuais alterações no perímetro dos aeroportos geridos pela ANA irão influir nesse valor.

Lucro cresce 40% em 2011 para 76 milhões
A ANA - Aeroportos de Portugal fechou o último ano de actividade com resultados líquidos de 76 milhões de euros, cerca de 40% acima dos lucros obtidos no ano anterior, em que somou 55,6 milhões de euros. Já o EBITDA subiu 22%, para 200 milhões. A facturação chegou a 425 milhões de euros, cerca de 4,7% acima dos 406 milhões registados em 2010.

No ano passado, a ANA investiu mais de 90 milhões de euros, sobretudo em planos de expansão e modernização dos seus aeroportos, mas conseguiu reduzir o rácio de endividamento em cerca de 10%. As directivas do Governo derivadas do plano de austeridade assinado com a ‘troika' exigiam que o endividamento das empresas públicas não aumentasse mais de 6% face a 2010.

in http://mobile.economico.pt/noticias/resultados-positivos-em-2011-melhoram-avaliacao-da-ana_139010.html

ou se querem na página oficial da ANA (página 38):

http://www.ana.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=115263132&att_display=y&att_download=y

Resultado liquido positivo => dá lucro.

Será que ninguém repara que hoje em dia nas viagens europeias em média entre um quarto a metade do bilhete fica em taxas aeroportuárias?

[/url]

Registado: 15/2/2011 11:59

por PIKAS » 14/4/2012 17:59

Caros,

Não há crédito e muito menos dinheiro para grandes cavalarias.
Por isso, o pouco que se pode arranjar, mesmo sendo privado, tem que ser muitissimo bem gasto.
A infraestrutura aeroportuária na portela não está nos limites e ainda tem por onde se expandir ( figo maduro e não só ).
A pista, sendo operacionalmente excelente, é que é limitativa.
A portela está condenada por isso e não é por mais nada.
Fazer a final por cima do vale de Alcântara e praça de Espanha, qual é o problema? Façam um novo aeroporto onde quiserem, nem que seja no deserto, e podem ter a certeza que 20 anos depois o enfiamento das cabeceiras estão ocupados por construção até dizer chega.
Pois bem:
Portela + 1?
Dois aeroportos são dois custos. Construir um aeroporto é caro mas mantê-lo aberto é muito mais caro. Dois aeroportos são duas enormes despesas e as receitas não dobram. Bem antes pelo contrário, é a mesma a dividir por dois.
Sintra?
Conheço muitissimo bem.
Tenho sérias duvidas que um wide-body faça uma aproximação decente pelo sul, sobrevoando a densamente povoada Mem-Martins a meia dúzia de pés de altitude.
Isto em condições cavok é excelente. Agora quando está bera, escuro como breu, vento e chuva forte?
Com um teco-teco no meu tempo já era chatisse quanto mais um monstro?
E não interfere com Cascais?
Montijo?
A pista não aguenta aviões pesados. Cria lombas.
Os C130, que até nem são pesados por aí além, dão cabo daquela pista até dizer chega. Lembro-me de três ou quatro repavimentações do Montijo enquanto que nas outras bases não me lembro de nenhuma.
Por isso, meus amigos, quando chegar a hora - e hoje ainda é um pouco cedo - há é que avançar de mansinho para o futuro NAL, em Alcochete, sem obras socratianas, fazendo apenas uma pista ( deixando a construção da outra para quando se justificar ), fazendo parte da aerogare e expandindo quando se justificar.
De Alcochete a Lisboa qualquer metrozinho de superfície dará um excelente meio de acesso ou escoamento de passageiros do aeroporto. Não é preciso um TGV, à Sócrates, e respectiva 3ª travessia do tejo.
Reservar 1 faixa da Vasco da Gama para esse metrozinho, todo ecológico, todo eléctrico, todo futurista dá perfeitamente e ainda sobra.
O problema é que pouca obra, obra barata, dá pouca comissão e estes gajos tem goela de pato.
Cumprimentos,

por BearManBull » 14/4/2012 13:19

A-330 Escreveu:
lfhm Escreveu:mapaman nem tudo que é projecto do estado é mau. Talvez não seja a melhor altura mas continuo a achar que o novo aeroporto é necessário e que pode contribuir positivamente para a economia.

sem comentários...

Deve ser daqueles que ainda votaria no Socras outra vez por acreditar piamente nele.

A330

Nada disso A330 nem sei porque dizes isso tipo não é por achar que uma obra pode ser útil que sou a favor de políticas. Ao contrário do TGV se for bem formulado tem boas perspectivas para ter sucesso. Também não estou a dizer que seja prioritário mas seria bem melhor empregue aí o dinheiro do que na porcaria das câmaras que só constroem xafaris e rotundas ou então na quantidade incrível de auto estradas que se vê no sul.

Volto a dizer não acho que seja a altura certa para se fazer um investimento dessa proporção mas a fazer-se pode ser positivo para o país (isto se a gestão do projecto tiver pés e cabeça). E já agora justifica as tuas afirmações sff. Porque achas que um novo aeroporto é impossível de se tornar um projecto rentável?

por A330-300 » 14/4/2012 8:47

sem comentários...

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por mcarvalho » 13/4/2012 22:17

Vader do fraque VISITA AEROMOSCAS DE BEJA

http://www.youtube.com/watch?v=ooVWtp0ZcCA

SEGUNDO O TRIBUNAL DE CONTAS: CUSTO POR PASSAGEIRO - 1 MILHÃO DE EUROS
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por BearManBull » 13/4/2012 22:02

mapaman nem tudo que é projecto do estado é mau. Talvez não seja a melhor altura mas continuo a achar que o novo aeroporto é necessário e que pode contribuir positivamente para a economia.

por AS_terix » 13/4/2012 20:55

:idea: MONTIJ//FAP versus Low cust...
:twisted: não hã dinheiro para aeroportos, a Portela, serve bem, descentralizem os low cust, para o Montijo.
:x a FAP, tem base, A1 na Portela, tem o Montijo, o de Alverca e o da Ota, para quê ??? 8-) voos europeus e nacionais, não necessitam de Alfandega! Será tudo uma questão de " Luvas "?!
olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq

Registado: 29/11/2007 2:07
Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....

por mapaman » 13/4/2012 19:50

AutoMech Escreveu:
mapaman Escreveu:é um prego de 2 bicos: Quanto mais longe da Portela melhor para a TAP dai apostar em Sintra,no entanto as companhias não vão assinar nenhum acordo de utilização que as obrigue a voar para esse local, logo se a coisa não funcionar,fica o Estado mais uma vez a arder pois o senhor O´Leary arruma a trouxa e vai embora sem avisar.

Mapaman, porque é que dizes que eles não querem Sintra ? Não é assim tão longe de Lisboa e se o preço for bastante inferior...

Estou a apostar em Sintra pelo simples facto de quanto mais longe de Lx melhor para a TAP que estando em fase de privatização têm de enxotar a concorrência valorizando a Portela.

Depois,bem gostava de saber quem vai gerir esse "novo" aeroporto,a ANA para criar mais um deficitário e estando tambem em privatização?

Só resta uma Câmara ou conjunto de Camaras(Oeiras,Cascais,Sintra??) para se chegar à frente e rachar despesas e sobretudo o risco desta nova estrutura ser um flop.

Depois,para finalizar será curioso ver o posicionamento da força aerea na parte do controlo aéreo de aerodromo e aproximação face a legislação europeia que separa as águas entre militar e civil.

Se correr bem,quem fôr presenteado com a estrutura é o equivalente ao euromilhões.

Estranho que em tempos de crise já ninguem se insurja com um possivel acidente em pleno centro de Lisboa e no entanto o risco está lá todos os dias, a toda a hora.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por BearManBull » 12/4/2012 19:38

AutoMech Escreveu:
lfhm Escreveu:Que eu saiba um aeroporto é um motor de crescimento, ao contrário do TGV, para além de gerar milhares de empregos. Pelo que li é obra para 3~4mil milhões longe dos 11mil milhões do TGV.

Se fosse assim tínhamos o problema resolvido, criando aeroportos em todas as capitais de distrito. :wink:

Estava-me a referir ao Aeroporto da Alcochete (ou seja lá onde for). Claro que um aeroporto no Alentejo num país com a dimensão de Portugal não faz sentido nenhum, ainda mais com a proximidade que tem a Lisboa.

Elias Escreveu:Eu acho que às vezes (ou muitas vezes) os decisores se esquecem que o desenvolvimento sustentável tem de ser feito numa lógica de procura e não numa lógica de oferta.

O que se ouve dizer é que a Portela está rebentar pelas costuras. E um aeroporto dessa dimensão não seria apenas para controlo do tráfego português mas também seria uma plataforma intercontinental.

Quem já viajou ao melhor preço para o Brasil tem sempre que ir a Frankfurt, Zurique, Madrid ou Paris e depois voltar a andar para trás para as companhias aéreas seria benéfico terem mais um ponto de ligação.

por Automech » 12/4/2012 19:01

mapaman Escreveu:é um prego de 2 bicos: Quanto mais longe da Portela melhor para a TAP dai apostar em Sintra,no entanto as companhias não vão assinar nenhum acordo de utilização que as obrigue a voar para esse local, logo se a coisa não funcionar,fica o Estado mais uma vez a arder pois o senhor O´Leary arruma a trouxa e vai embora sem avisar.

Mapaman, porque é que dizes que eles não querem Sintra ? Não é assim tão longe de Lisboa e se o preço for bastante inferior...

por Palmix » 12/4/2012 16:58

PIKAS Escreveu:
mapaman Escreveu:A melhor solução de caras é o "aeroporto" de Figo Maduro.

A mais rápida solução é, sem dúvida, o AT1. Não é a melhor, é a mais rápida e menos dispendiosa.
Aliás já o foi durante o euro 2004.
Era a portela sempre a bombar.

mapaman Escreveu:Com o terminal 2 e a remodelação de figo Maduro que mais não é do que um terminal e placa eram criados stands e espaço que com uma boa gestão de slots por parte do aeroporto garantiam pista.

Por muitas voltas que se dê, A portela não permite mais de 45 movimentos/hora e para uma só pista até está muito esticado.
Tem duas pistas mas quando está em uso a 03 a 35 têm que ficar quietinha e vice-versa.
Não dá para mais e 45 movimentos começa a ficar escasso.

mapaman Escreveu:O verdadeiro problema é a força das low costs a querer voar por metade do preço nas melhores horas e vai dai criarem um aeroporto só para elas,principalmente easyjet e ryanair.

Oxalá corra bem,é o que desejo mas isto é um prego de 2 bicos: Quanto mais longe da Portela melhor para a TAP dai apostar em Sintra,no entanto as companhias não vão assinar nenhum acordo de utilização que as obrigue a voar para esse local, logo se a coisa não funcionar,fica o Estado mais uma vez a arder pois o senhor O´Leary arruma a trouxa e vai embora sem avisar.

Não há problema.
Continua-se a sacrificar a TAP, a Euroatlantic e a Sata.
É mais ou menos assim: O easy e o TAP chegam ao mesmo tempo. Ao TAP é dada ordem para ficar em hold no U5, fechado, com o motor nº 1 a gastar combustível e 20 minutos depois só com o APU, o Easy passa e vai ocupar o stand e, meia hora depois sai e o TAP vai, então, para esse stand no T2.
Não é inventar. Já me aconteceu a mim isto.
Enfim, menos de duas horas de voo e 1/2 hora à espera e mesmo assim a airliner ainda vai dando lucro.

Cumprimentos,

Concordo com as vossas opiniões todas...
De facto é importante crescer...a Portela sozinha já não dá conta do recado...hipoteses há várias...Beja não será tão mau assim (se tiver uma boa ligação ferroviária com Lisboa). Eu sei que este "se" é um "se" muito grande...
Leiria também é uma boa opção...
Depois há sempre Sintra...

Aquilo que me parece é que as companhias low-cost não podem continuar a ser previligiadas, ou a ter as mesmas regalias, que as companhias de marca...
Algumas vez se admitia TAP e Easy operarem no mesmo terminal?
O que acontecia com os voos domésticos no terminal 2 era escandaloso! Pagava metade do preço do bilhete na easy e tinha as mesmas condições que na tap...
Vá lá, essa já alteraram...

E como esta deve haver uma série delas que impedem uma presença justa no mercado.
A moda das low-costs pegou e agora quere-se é as low-costs porque dão número...
A quantidade de passageiros nos aeroportos portugueses tem aumentado, talvez muito por culpa do reforço das low-costs, e quem manda gosta é de ver números a crescer....
Não se podem ée squeçer que, talvez, estejam a matar o mercado de aviação...

Registado: 29/11/2007 11:27

por PIKAS » 12/4/2012 16:45

mapaman Escreveu:A melhor solução de caras é o "aeroporto" de Figo Maduro.

A mais rápida solução é, sem dúvida, o AT1. Não é a melhor, é a mais rápida e menos dispendiosa.
Aliás já o foi durante o euro 2004.
Era a portela sempre a bombar.

mapaman Escreveu:Com o terminal 2 e a remodelação de figo Maduro que mais não é do que um terminal e placa eram criados stands e espaço que com uma boa gestão de slots por parte do aeroporto garantiam pista.

Por muitas voltas que se dê, A portela não permite mais de 45 movimentos/hora e para uma só pista até está muito esticado.
Tem duas pistas mas quando está em uso a 03 a 35 têm que ficar quietinha e vice-versa.
Não dá para mais e 45 movimentos começa a ficar escasso.

mapaman Escreveu:O verdadeiro problema é a força das low costs a querer voar por metade do preço nas melhores horas e vai dai criarem um aeroporto só para elas,principalmente easyjet e ryanair.

Oxalá corra bem,é o que desejo mas isto é um prego de 2 bicos: Quanto mais longe da Portela melhor para a TAP dai apostar em Sintra,no entanto as companhias não vão assinar nenhum acordo de utilização que as obrigue a voar para esse local, logo se a coisa não funcionar,fica o Estado mais uma vez a arder pois o senhor O´Leary arruma a trouxa e vai embora sem avisar.

Não há problema.
Continua-se a sacrificar a TAP, a Euroatlantic e a Sata.
É mais ou menos assim: O easy e o TAP chegam ao mesmo tempo. Ao TAP é dada ordem para ficar em hold no U5, fechado, com o motor nº 1 a gastar combustível e 20 minutos depois só com o APU, o Easy passa e vai ocupar o stand e, meia hora depois sai e o TAP vai, então, para esse stand no T2.
Não é inventar. Já me aconteceu a mim isto.
Enfim, menos de duas horas de voo e 1/2 hora à espera e mesmo assim a airliner ainda vai dando lucro.

Cumprimentos,

por mapaman » 12/4/2012 16:22

A melhor solução de caras é o "aeroporto" de Figo Maduro.

O problemas são os militares que estão sempre em missão e têm opinião para tudo e mais alguma coisa.

Com o terminal 2 e a remodelação de figo Maduro que mais não é do que um terminal e placa eram criados stands e espaço que com uma boa gestão de slots por parte do aeroporto garantiam pista.

O verdadeiro problema é a força das low costs a querer voar por metade do preço nas melhores horas e vai dai criarem um aeroporto só para elas,principalmente easyjet e ryanair.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Elias » 12/4/2012 16:01

Exacto AutoMech.

Eu acho que às vezes (ou muitas vezes) os decisores se esquecem que o desenvolvimento sustentável tem de ser feito numa lógica de procura e não numa lógica de oferta.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 12/4/2012 16:00

lfhm Escreveu:Que eu saiba um aeroporto é um motor de crescimento, ao contrário do TGV, para além de gerar milhares de empregos. Pelo que li é obra para 3~4mil milhões longe dos 11mil milhões do TGV.

Se fosse assim tínhamos o problema resolvido, criando aeroportos em todas as capitais de distrito. :wink:

A mim assusta-me que um autarca continue a dizer que isto foi um sucesso e que Beja é alternativa à Portela. É como os burocratas do ministério que acham que o sistema das portagens é óptimo... :roll:

por BearManBull » 12/4/2012 14:41

nuuuno Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
lfhm Escreveu:Hmm para mim faria mais sentido uma alternativa a Frankfurt principalmente pela proximidade que temos da América.

Para criar um Aeroporto só para receber low costs mais vale mete-las nos Porto e fazer uma linha de comboio...

O aeroporto ate pode nem receber avioes o que interessa e fazer e depois o estado pagar! Os lobbies mandam.

o que faz sentido é criar janelas para aumentar o turismo...! portugal tem sol, praias, clima ameno e gente simpatica...é a isso que temos de nos agarrar porque o resto...é o que é!

Que eu saiba um aeroporto é um motor de crescimento, ao contrário do TGV, para além de gerar milhares de empregos. Pelo que li é obra para 3~4mil milhões longe dos 11mil milhões do TGV.

Como referi ter uma alternativa a Zurique/Frankfurt como plataforma intercontinental não me parece má ideia de todo. Agora se é para criar um aeroporto só para a Ryanair e Easyjet em Lx então é uma banhada autêntica.

por Elias » 12/4/2012 12:31

Desempenho do aeroporto de Beja divide moradores, câmara e empresários ao fim de um ano
12 Abril 2012 | 12:14
Lusa

Após um investimento de 33 milhões de euros e um ano de funcionamento, o aeroporto de Beja, sem voos regulares, está aquém das expetativas de muitos residentes, mas a câmara e a associação empresarial regional fazem um "balanço positivo".

Nas vésperas de cumprir um ano a operar, o aeroporto alentejano está, como na maioria dos dias, aberto mas praticamente vazio, sem voos e passageiros e só com um dos espaços comerciais, um balcão de aluguer de carros, a funcionar.

Além de trabalhadores da própria infraestrutura, a Lusa só encontrou um grupo de quatro "curiosos" habitantes de Beja, que visitavam as instalações.

"Tivemos curiosidade em ver como é que isto funcionava e ver as instalações. Acho isto muito bonito", mas "está completamente parado", conta à Lusa José António, de 60 anos.

A construção do aeroporto "não foi uma boa ideia, porque são milhões que estão aqui empatados e não sei quantos anos levarão [a ter] retorno", acrescenta.

Desde que começou a operar, a 13 de Abril de 2011, e até ao passado dia 31 de Março, o aeroporto de Beja registou 2.568 passageiros e 104 movimentos de aeronaves, entre aterragens e descolagens.

Actualmente, tem uma única operação de voos 'charter' em curso, do Grupo Vila Vita e cujos últimos oito voos, entre Hannover (Alemanha) e Beja, se realizam-se entre sábado e o dia 28 deste mês.

"Se aplicaram tanto dinheiro num aeroporto em Beja para ter pouca serventia, realmente foi mal feito, porque, se o país está em crise, temos ali dinheiro empatado", diz Amália Rolim, de 67 anos, ouvida pela Lusa no centro da cidade.

Segundo a moradora, a população de Beja pensava que o aeroporto viria "dar muita vida à cidade, mas afinal tem dado pouca".

"Não foi um mau investimento", mas "não está a funcionar como devia. Era bom, já que empregaram o dinheiro, utilizarem-no", afirma Rosa Maria, de 68 anos, também em Beja.

Ao contrário da população, os presidentes da Câmara de Beja, Jorge Pulido Valente, e da Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, Filipe Pombeiro, estão satisfeitos com o primeiro ano de actividade do aeroporto e defendem que tem condições para ser complementar ao aeroporto da Portela, em Lisboa.

"É um balanço muito positivo. Estamos a falar de uma infra-estrutura aeroportuária, que não se põe a funcionar em pleno de um dia para o outro", refere o autarca, defendendo que "estarão reunidas, em breve, todas as condições" para o aeroporto de Beja "se assumir como o +1 da Portela".

O balanço é "positivo, se tivermos em conta a conjuntura" actual e que se trata de uma nova infra-estrutura aeronáutica, sublinha também Filipe Pombeiro. Para o responsável, o aeroporto de Beja foi "um investimento perfeitamente equilibrado e razoável" e tem "todas as condições" para ser complementar ao da Portela.

"Na situação em que o país está, em que todos os dias se pedem novos esforços aos portugueses, ninguém compreenderia, com uma infra-estrutura já criada, que se fossem gastar mais 500 milhões em fazer um novo aeroporto", avisou.

Registado: 5/11/2002 12:21

por nuuuuno » 11/4/2012 10:03

Lion_Heart Escreveu:
lfhm Escreveu:Hmm para mim faria mais sentido uma alternativa a Frankfurt principalmente pela proximidade que temos da América.

Para criar um Aeroporto só para receber low costs mais vale mete-las nos Porto e fazer uma linha de comboio...

O aeroporto ate pode nem receber avioes o que interessa e fazer e depois o estado pagar! Os lobbies mandam.

o que faz sentido é criar janelas para aumentar o turismo...! portugal tem sol, praias, clima ameno e gente simpatica...é a isso que temos de nos agarrar porque o resto...é o que é!

Registado: 10/11/2011 10:05

por Lion_Heart » 11/4/2012 2:16

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, Carrancho_, dragom, Google [Bot], IX Hispana, PAULOJOAO, serdom e 316 visitantes