Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mais uma taxa: agora sobre os produtos alimentares

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 13/9/2012 13:30

Hipermercados admitem impugnar pagamento da taxa alimentar
13 Setembro 2012 | 09:39
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt

As notas de liquidação da nova taxa vão ser enviadas até ao final de Outubro.

As empresas do sector do retalho e distribuição estão a estudar os trâmites legais para impugnar em tribunal as notas de liquidação que deverão começar a receber no final de Outubro relativas à nova taxa de segurança alimentar, noticia o Diário Económico.

Segundo o jornal, que cita fontes do sector, os operadores preferem suportar o processo judicial do que entregar ao Estado o valor da taxa, com o argumento que há discriminação na sua aplicação já que abrange toda a superfície de área de venda.

A Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) recusou, contudo confirmar o jornal a impugnação das notas de liquidação, tendo a sua directora-geral realçado, ainda assim, que o sector "não compreende a necessidade de se cobrar uma taxa para garantir a segurança alimentar em Portugal".

Ana Isabel Trigo de Morais entende que os associados da APED "reservam-se o direito de agir e se proteger desta taxa que surge numa altura em que não se estava a contar".

Para os operadores, a nova taxa poderá trazer uma duplicação face aos investimentos que já fazem nos departamentos de qualidade e segurança.

As empresas do sector vão pagar sete euros por metro quadrado, o que eleva a 13 milhões de euros o valor total previsto pela APED para 2013.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 12/4/2012 14:11

whitebala,

Tenho duas questões para ti:

Primeira, qual é exactamente o objectivo de defender o pequeno comércio?

Segunda, porque é que dizes que o poder das grandes superfícies resulta da ineficácia da AdC? Ou por outra, o que é que achas que a AdC poderia ter feito e não fez para se ter chegado a esta situação?

por flugufrelsarinn » 12/4/2012 14:09

Se eu bem me lembro no tempo do bacharel Sócrates houve um aumento do tabaco que era destinado a compensar o não pagamento das SCUTS. Hoje em dia todas as SCUTS são pagas e ainda estou à espera que o tabaco desça de preço

Registado: 3/11/2008 18:35

por whitebala » 12/4/2012 14:05

Elias

Repara que se por um lado é mais uma taxa o que indiscutivelmente saira do nosso bolso e irá parar ao estado, por outro lado tambem poderá ter uma componente de minimizar a aberração que existe hoje em termos do poder de 4 ou 5 grupos de distribuição alimentar. E esse poder foi consequido à custa de uma autoridade da concorrência ineficaz.

É obvio que já era horas defender um pouco o pequeno comércio depois das facilidades dadas à grande distribuição.

No entanto insisto que sem conhecer a lei poderemos eternizar a discussão e não concluir nada pois simplesmente não existem dados.

Abraço
Let´s Cruise forever

Registado: 29/11/2007 14:26

por Elias » 12/4/2012 13:51

whitebala Escreveu:Vão me desculpar mas parecem um bando de velhinhas a dizer mal "deles". :twisted:

Sabem realmente qual a taxa e qual a forma de aplicação?

Se não sabem esperem e depois sim critiquem se for para criticar ou aplaudam se for para aplaudir.

Parece que já entraram na fase do "bota abaixo" antes do tempo não?

whitebala, mas há alguma taxa para a qual realmente se saiba a forma de aplicação? Não vai tudo para o mesmo saco?

Um exemplo: há uma taxa de audiovisual. Como é que eu posso saber se essa taxa é usada para pagar o audiovisual? Outro exemplo: há uma taxa sobre as lâmpadas incandescentes. Como é que eu posso saber onde é que as receitas dessa taxa são aplicadas? A resposta é fácil: não posso.

Quando eu era pequeno, reparei na seguinte situação numa igreja numa cidade do norte do país: havia uma grande caixa de esmolas, tipo um caixote com um metro de altura. Na parte superior havia umas 30 ranhuras diferentes, todas legendadas com placas gravadas: uma era para santo antónio, outra era para o são francisco, outra era para as alminhas, outra para a sagrada família, e por aí adiante. Cada pessoa podia colocar a esmola na ranhura que correspondia à sua intenção.

Movido pela curiosidade própria dos putos, resolvi espreitar pelas ranhuras que estavam na face superior e foi então que reparei que não havia divisórias internas: as moedas caíam todas no fundo da caixa. Ou seja, qualquer que fosse a intenção da pessoa que dava a esmola, o dinheiro ia todo para o mesmo saco. E não era objectivamente possível saber qual tinha sido a "via de entrada" de cada moeda.

Ficou claro para mim que o que se andava ali a fazer era a brincar com as intenções das pessoas, quando o objectivo final era apenas um: o de obter uma receita comum. Em psicologia isto tem um nome: manipulação.

Quando vejo esta sucessão de novas taxas, lembro-me logo dessa caixa de esmolas da igreja: cada nova taxa corresponde a uma nova ranhura, legendada com o nome de um santo, ranhura essa que é criada com a expectativa de que entre mais algum. Manipula-se a opinião pública apresentando uma justificação para a nova taxa. Mas o destino final do dinheiro é o mesmo.

por whitebala » 12/4/2012 13:34

Vão me desculpar mas parecem um bando de velhinhas a dizer mal "deles". :twisted:

Sabem realmente qual a taxa e qual a forma de aplicação?

Se não sabem esperem e depois sim critiquem se for para criticar ou aplaudam se for para aplaudir.

Parece que já entraram na fase do "bota abaixo" antes do tempo não?
Let´s Cruise forever

Registado: 29/11/2007 14:26

Re: Reiam-se...

por bboniek33 » 12/4/2012 13:21

AutoMech Escreveu:
bboniek00 Escreveu: Se nao servem ee melhor vocees fundarem um Partido Liberal Portuguees que siga a vossa ideologia.

Caa pra mim estes jaa feedam, podiam ir para Paris estudar Economia.

Aamanha bem cedo... :mrgreen:

Especial para o bboniek :mrgreen:
http://www.mudarportugal.pt/

Pela coor parece uma subsidiaaria de um famoso banco Inglees...

Mas deve ser uma espeecie de PRD.v2 !

:twisted:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Automech » 12/4/2012 0:28

bboniek00 Escreveu: Se nao servem ee melhor vocees fundarem um Partido Liberal Portuguees que siga a vossa ideologia.

Especial para o bboniek :mrgreen:
http://www.mudarportugal.pt/
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por MarcoAntonio » 11/4/2012 22:02

Dom_Quixote Escreveu:Provavelmente o tempo seria melhor aproveitado num tópico que tivesse a ver com a duração das legislaturas (4 anos hoje não são nada ou são demasiado) e o cumprimento das mesmas por objectivos fixados antes dos actos eleitorais.

Estou farto de ouvir e ler que os governos e seus políticos são julgados no acto eleitoral seguinte. Se, para tal, fôr necessário alterar a constituição... altere-se a constituição.

Aqui fica, valendo o que vale.

Eu criei um tópico para reflexão sobre o nosso modelo "democrático" e como ele compara com democracias mais desenvolvidas:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=76634

O interesse despertado foi moderado-baixo.

No meu entender, o povo português não tem sequer cultura democrática. As pessoas, na sua maioria, acham que por "poderem votar" vivem em Democracia e que Democracia é isto, não se apercebendo que não lhes estão a dar nenhuma opção de escolha relevante sendo portanto esse direito de escolha uma mera ilusão de...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por migluso » 11/4/2012 22:00

Dom_Quixote Escreveu:Liberais, neo-liberais, anti-liberais?

De direita, de esquerda, do centro?

A meu modesto ver, as discussões à volta disto começam a não fazer sentido.

Já vi Sócrates a ultrapassar pela direita, a grande velocidade, PSD e CDS.

Já vi Paulo Portas, em campanha eleitoral, a ultrapassar pela esquerda o PS.

Pergunto-me se vale a pena, hoje, perder tempo com questões que mais não serão que semântica...

Descreve bem a fantochada que há em Portugal.
Desde a falta de princípios ideológicos dos partidos, que definem políticas ao sabor da situação e do líder político do momento, até à falta de princípios de carácter dos próprios políticos que mentem descarada e impunemente.

Dom_Quixote Escreveu:Provavelmente o tempo seria melhor aproveitado num tópico que tivesse a ver com a duração das legislaturas (4 anos hoje não são nada ou são demasiado) e o cumprimento das mesmas por objectivos fixados antes dos actos eleitorais.

Estou farto de ouvir e ler que os governos e seus políticos são julgados no acto eleitoral seguinte. Se, para tal, fôr necessário alterar a constituição... altere-se a constituição.

Valeu muito e assino por baixo.
As coisas só mudam quando vozes suficientes se levantarem a defender um mecanismo deste género.

É impressionante que se continue a passar cheques em branco a incompetentes e mentirosos.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por bboniek33 » 11/4/2012 21:54

migluso Escreveu:
bboniek00 Escreveu: Querem chamar a LePen ? Aqui o que temos de mais Liberal, ideoloogicamente falando, ee esta gente.

Se nao servem ee melhor vocees fundarem um Partido Liberal Portuguees que siga a vossa ideologia.
:mrgreen:

Acima a citac,ao parcial,
Abaixo a citac,ao completa.

bboniek00 Escreveu:Parece que, dentro do espectro poliitico nacional, nada vos serve.

Querem chamar a LePen ? Aqui o que temos de mais Liberal, ideoloogicamente falando, ee esta gente.

Se nao servem ee melhor vocees fundarem um Partido Liberal Portuguees que siga a vossa ideologia.

Aamanha bem cedo...

A Le Pen é anti-liberal em tudo, especialmente no que respeita à imigração.
Não te vou direccionar para nenhuma informação, pois é óbvio que não sabes nem queres saber o que é o liberalismo.

Há claramente espaço para um partido liberal em Portugal.
Mas não um do Santana Lopes... :twisted:

Esqueceste-te que temos uma panooplia para escolher... mais aa direita soo se pedires emporestado ao FMI...

Entao estes tambem nao servem... :roll:

Jaa tinha percebido: o Socrates nao serviu, estes nao servem, e nao temos mais nada.
Temos que mudar o Povo, nao ee ?? :P
Imagem

por Dom_Quixote » 11/4/2012 21:43

Liberais, neo-liberais, anti-liberais?

De direita, de esquerda, do centro?

A meu modesto ver, as discussões à volta disto começam a não fazer sentido.

Já vi Sócrates a ultrapassar pela direita, a grande velocidade, PSD e CDS.

Já vi Paulo Portas, em campanha eleitoral, a ultrapassar pela esquerda o PS.

Pergunto-me se vale a pena, hoje, perder tempo com questões que mais não serão que semântica...

Provavelmente o tempo seria melhor aproveitado num tópico que tivesse a ver com a duração das legislaturas (4 anos hoje não são nada ou são demasiado) e o cumprimento das mesmas por objectivos fixados antes dos actos eleitorais.

Registado: 3/4/2012 21:06

por migluso » 11/4/2012 21:41

bboniek00 Escreveu: Querem chamar a LePen ? Aqui o que temos de mais Liberal, ideoloogicamente falando, ee esta gente.

A Le Pen é anti-liberal em tudo, especialmente no que respeita à imigração.
Não te vou direccionar para nenhuma informação, pois é óbvio que não sabes nem queres saber o que é o liberalismo.

Há claramente espaço para um partido liberal em Portugal.
Mas não um do Santana Lopes... :twisted:
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por alexandre7ias » 11/4/2012 21:37

Portugueses são os que mais gastam em comida após os espanhóis

Inflação subiu em fevereiro (Foto: Vasco Neves)
Em Portugal a alimentação leva cerca de 16,6% do total de rendimento reservado aos gastos de consumo. Em Espanha gasta-se 17,3% do total

Numa altura em que Governo pretende avançar com um novo imposto sobre o comércio de alimentos que ameaça refletir-se nos preços, dados oficiais mostram que os consumidores portugueses são, a seguir aos espanhóis, os que mais gastam em comida e bebidas em toda a zona euro.

Dito de outra forma, os portugueses serão dos mais prejudicados pela medida que onera os supermercados, hipermercados e grossistas, já que, garantem várias vozes do sector alimentar, os consumidores vão, "muito provavelmente", sentir o impacto. Isto é, muitas lojas e cadeias de distribuição vão tentar passar esse custo adicional.

A ministra que tutela esta área, Assunção Cristas, promete que a taxa vai ser "pequena", embora não revele o seu valor nem a base de incidência.

Segundo os dados do Eurostat, relativos aos cabazes de consumo nacionais em 2012, que servem para calcular a inflação, em Portugal a alimentação leva cerca de 16,6% do total de rendimento reservado aos gastos de consumo. É o segundo maior peso entre os 17 países da zona euro. Espanha está ligeiramente à frente, com 17,3% do total. A média da zona euro é 13,9%.

Em média, os povos dos países mais pobres (porque ganham menos) dedicam uma parte maior do seu rendimento à compra de bens essenciais, como a comida. O país com maior peso da alimentação no cabaz do consumo é a Roménia (29,7% do total), que é da União Europeia, mas não pertence à moeda única.

Os luxemburgueses são os que dedicam menor porção do rendimento para alimentação (9,4%). Reino Unido, Holanda, Áustria e países escandinavos também estão entre aqueles em que o consumo de alimentos menos pesa no cabaz de gastos.Luís Reis Ribeiro
.

http://m.dinheirovivo.pt/m/article?cont ... IECO041442

Toca a deixar de comer pessoal, quanto mais não seja para não haver mama na nova taxa. Hi hi vamos voltar ao tempo de uma sardinha para três.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

Reiam-se...

por bboniek33 » 11/4/2012 21:34

Parece que, dentro do espectro poliitico nacional, nada vos serve.

Querem chamar a LePen ? Aqui o que temos de mais Liberal, ideoloogicamente falando, ee esta gente.

Imagem

por Automech » 11/4/2012 21:30

São liberais na extorsão do dinheiro dos outros :lol:

por MarcoAntonio » 11/4/2012 21:29

Tás a dormir, só pode!

Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por migluso » 11/4/2012 21:27

MarcoAntonio Escreveu:Isto é um exemplo de aplicação liberal de novas cargas fiscais.

Qual é a dúvida?

:roll: :roll: :roll:

Ah, era para rir, só percebi agora...

:lol: :lol: :lol:

por MarcoAntonio » 11/4/2012 21:26

AutoMech Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Tanta discussão ideológica a propósito disto?

Parece que ultimamente o forum foi invadido pelos anti liberais. O único problema é que não há liberais a governar o pais, como esta taxa bem demonstra. Só isso. :wink:

Eu acho que temos estado a ser governados sistematicamente por liberais. Liberais na implementação de novas medidas de austeridade!

Eu queria ver medidas que fomentassem o crescimento económico. Mas o que eu encontro o tempo todo é "corte de subsídio w, aumento do imposto x, introdução da taxa y, ajuste da taxa moderadora z"...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 11/4/2012 21:29, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

Re: Populares.

por bboniek33 » 11/4/2012 21:19

Elias Escreveu:
AutoMech Escreveu:Uma taxa destas não é certamente suportado por nenhuma ideologia liberal, uma vez que tem como propósito alimentar um estado gordo

Ora aí está a verdadeira razão: esta taxa destina-se a permitir a transferência de gorduras dos contribuintes para o estado. :twisted:

Noos nao temos culpa das contradic,oes que os liberais no poder causam ao aplicar medidas nao integradas e na tentativa desesperada de encaixar impostos.
Imagem

por Automech » 11/4/2012 21:17

MarcoAntonio Escreveu:Tanta discussão ideológica a propósito disto?

Parece que ultimamente o forum foi invadido pelos anti liberais. O único problema é que não há liberais a governar o pais, como esta taxa bem demonstra. Só isso. :wink:

Re: Populares.

por Elias » 11/4/2012 21:10

AutoMech Escreveu:Uma taxa destas não é certamente suportado por nenhuma ideologia liberal, uma vez que tem como propósito alimentar um estado gordo

Ora aí está a verdadeira razão: esta taxa destina-se a permitir a transferência de gorduras dos contribuintes para o estado. :twisted:

por MarcoAntonio » 11/4/2012 21:08

Tanta discussão ideológica a propósito disto?

Isto é um exemplo de aplicação liberal de novas cargas fiscais.

Qual é a dúvida?
Imagem

Administrador Fórum

por SMALL1969 » 11/4/2012 21:01

pocoyo Escreveu:
SMALL1969 Escreveu:
Elias Escreveu:
SMALL1969 Escreveu:Eu só posso avaliar esta medida se me disserem exatamente qual o objectivo da cobrança da taxa.

Basicamente o objectivo resume-se a isto: arranjar guito :mrgreen:

Mas como nesta altura do campeonato não fica bem anunciar novos aumentos de impostos, inventa-se uma taxa. Muda-se o nome, mas o objectivo é o mesmo.

Na verdade vai tudo para o mesmo saco, por isso o nome é indiferente.

Bem, estão a indicar que o objectivo é "compensar os produtores, no quadro da prevenção e erradicação das doenças dos animais e das plantas, bem como das infestações por parasitas", além de "apoiar as explorações pecuárias" e "incentivar o desenvolvimento da qualidade dos produtos agrícolas"

É como o imposto do tabaco ser obrigatoriamente (o udeveria ser) usado para investigações na área da saúde e despesas médicas relacionadas com cancros.

Vou passar a consumir só produtos estrangeiros, para não pagar essa taxa.

Não é o que consomes, é onde compras.

E é para ajudar os produtores que têm problemas com moscas a comprar Dum-Dum ou sementes que não atraiam moscas :mrgreen: .

A Cristas ainda não percebeu é que o Dum-Dum é todo importado.....Se promover a agricultora biológica em vez destes disparates, as moscas resolvem-se via cacetada com um jornal velho. Com paciência acerta-se em todas...e ainda se está a ajudar o Expresso a vender mais papel, sendo que o papel é produzido pela Portucel. Estão a ver como a agricultura biológica pode ajudar resolver a crise?

Registado: 3/2/2009 12:21

Xissa ! Mas afinal...

por bboniek33 » 11/4/2012 20:58

... quanto ee que ee essa taxa ? 0,01% ? 0,1% ?

Pode ter um valor residual mas que, atingindo um largo volume de transacc,oes, acabe por gerar um encaixe significativo que, sendo bem dirigido, pode ter efeitos interessantes.

Nao se pode criticar assim, em abstracto, uma medida de uma ministra proveniente da Direita do Arco-do-Poder !

Parece haver alguma maa-vontade que alguns elementos pretendem utilizar como arma de arremesso mesmo antes de saberem com o conveniente detalhe a abrangencia da medida.

Haja alguma contenc,ao ! :?
Imagem

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], jcpequeno, jprgodinho, navaldoc, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006 e 281 visitantes