Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por AlanTejano » 10/4/2012 15:09

Blue Epsilon Escreveu:
Storgoff Escreveu:
Supermann Escreveu:
aguiaferoz Escreveu:Supermann, desculpa a ignorância, mas estou a iniciar-me neste mundo dos negócios bolsistas. Podes elucidar-me o que é "pagar o rebate" quando se entra "curto" nos CFD´s??
Por agora só tenho entrado longo nos CFD.

Bn

Peço desculpa não ter explicado da melhor forma.

O que se passa é o seguinte, quando alguém shorta uma acção, essa pessoa tem de "pedir" emprestadas as acções para as vender no mercado, e quando pede emprestado uma acção tem de pagar um preço que é feito também ele num mercado. Se existirem poucas acções disponíveis para empréstimo, esse custo será maior, se hhouver mais acções disponíveis esse custo obviamente é menor. Adicionalmente, quando um individuo shorta uma acção tu vendes ao mercado e acabas por receber dinheiro por essa venda. Esse dinheiro pode ser remunerado, com parte dessa remuneração a ir para quem shortou a acção. Isto é o que se chama de rebate, ou seja, o montante que quem shortou recebe como juro da venda a descoberto menos o custo do empréstimo.

Dado que as taxas de juro estão baixíssimas, o custo do empréstimo na grande maioria das vezes acaba por ser maior do que o próprio rebate e por isso o rebate de uma venda a descorberto acaba por ser negativo, significando que o short seller tem de pagar uma taxa de juro para manter a sua posição aberta.

Acções que tenham short interests elevados, acabam por ter custos de manutenção elevados.

Daqui ve-se já a dificuldade que é ganhar dinheiro consistentemente em shorts. Por exemplo, para shortar Apple é preciso pagar uma taxa de juro de 0,08% ao ano para manter essa posição. É pouco dado que são poucos os shorts.

Agora em empresas onde possam haver muitos shorts ou poucas acções para empréstimo, até podemos shortá-la, a empresa ir à falência e o nosso ganho ser marginal se as taxas forem muito elevadas.

Por exemplo, a DMND precisas de pagar 37% ao ano para manter a tua posição short.

Quando acontecem short squeezes, muitas vezes até podem nem ser apenas um movimento adverso do preço mas também as taxas que poderão estar brutalmente elevadas para manter as posições.

Neste momento no BCP nem se pode estar longo nem curto.
Longo, por razoes obvios, é levar com perdas à medida que o tempo passa. As fantasias tem se vindo a esfumar.
Curto, pelo menos nos CFD´s disponibiliázados pelo Saxo é proibitivo- Borrowing cost de 20% anual ou mais ( já os vi a 25%)

Podes sempre utilizar Warrants Put ou então tens os Factor Certificates -> o BCPTZ está com um REPO rate de 3% mais uma comissão anual de 0,7%.

Onde posso encontrar os referidos instrumentos? (Warrants Put ou Factor Certificates -> o BCPTZ )

Registado: 29/11/2007 11:50

por fle7 » 10/4/2012 8:45

Bom dia , por este andar colocando um olhar nas recentes quedas , todos os dias baixa cerca de 1 e pouco % , o BCP de hoje a uma semana estará com a cotação de 0,11 mais coisa menos coisa , não é necessario muitos graficos ou muitas linhas

Registado: 30/9/2011 19:33

por Supermann » 9/4/2012 23:12

Storgoff Escreveu:
Supermann Escreveu:
aguiaferoz Escreveu:Supermann, desculpa a ignorância, mas estou a iniciar-me neste mundo dos negócios bolsistas. Podes elucidar-me o que é "pagar o rebate" quando se entra "curto" nos CFD´s??

Bn

O que se passa é o seguinte, quando alguém shorta uma acção, essa pessoa tem de "pedir" emprestadas as acções para as vender no mercado, e quando pede emprestado uma acção tem de pagar um preço que é feito também ele num mercado. Se existirem poucas acções disponíveis para empréstimo, esse custo será maior, se hhouver mais acções disponíveis esse custo obviamente é menor. Adicionalmente, quando um individuo shorta uma acção tu vendes ao mercado e acabas por receber dinheiro por essa venda. Esse dinheiro pode ser remunerado, com parte dessa remuneração a ir para quem shortou a acção. Isto é o que se chama de rebate, ou seja, o montante que quem shortou recebe como juro da venda a descoberto menos o custo do empréstimo.

Dado que as taxas de juro estão baixíssimas, o custo do empréstimo na grande maioria das vezes acaba por ser maior do que o próprio rebate e por isso o rebate de uma venda a descorberto acaba por ser negativo, significando que o short seller tem de pagar uma taxa de juro para manter a sua posição aberta.

Acções que tenham short interests elevados, acabam por ter custos de manutenção elevados.

Daqui ve-se já a dificuldade que é ganhar dinheiro consistentemente em shorts. Por exemplo, para shortar Apple é preciso pagar uma taxa de juro de 0,08% ao ano para manter essa posição. É pouco dado que são poucos os shorts.

Agora em empresas onde possam haver muitos shorts ou poucas acções para empréstimo, até podemos shortá-la, a empresa ir à falência e o nosso ganho ser marginal se as taxas forem muito elevadas.

Por exemplo, a DMND precisas de pagar 37% ao ano para manter a tua posição short.

Quando acontecem short squeezes, muitas vezes até podem nem ser apenas um movimento adverso do preço mas também as taxas que poderão estar brutalmente elevadas para manter as posições.

Longo, por razoes obvios, é levar com perdas à medida que o tempo passa. As fantasias tem se vindo a esfumar.
Curto, pelo menos nos CFD´s disponibiliázados pelo Saxo é proibitivo- Borrowing cost de 20% anual ou mais ( já os vi a 25%)

Claro que pode estar curto.

Na maioria do realho é q não "podes" porque não é lucrativo para os market makers derivado dos elevados custos de emprestimo possivelmene.

Edit: ok ja percebi o teor da afirmação. Sim, devem estar realmente proibitivos.

Registado: 18/12/2009 18:54

por tiagomeneses » 9/4/2012 22:50

Com a provavel venda da posição do Fundo de pensões do BCP e do Manuel Fino ( para pagar o que deve ao BCP), e com o aumento do valor acção da OPA Cimpor, poderá influenciar de uma forma positiva a cotação do BCP? E no futuro favorecer os resultados do BCP?

Cumrpimentos,

Tiago Menezes

Registado: 24/1/2012 13:19

por Blue Epsilon » 9/4/2012 17:49

Storgoff Escreveu:
Supermann Escreveu:

Bn

Podes sempre utilizar Warrants Put ou então tens os Factor Certificates -> o BCPTZ está com um REPO rate de 3% mais uma comissão anual de 0,7%.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Storgoff » 9/4/2012 17:40

Supermann Escreveu:

Bn

Registado: 21/5/2009 18:43

Uma boa Páscoa, para todos

por morrison18657 » 8/4/2012 9:24

Muitas vezes ninguém sabe o que faz ou deve fazer relativamente a esta coitada.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Registado: 26/1/2011 17:56

Páscoa BCP!!

por hallo » 8/4/2012 2:43

Boa noite a todos,

Hoje já é domingo de Páscoa. Aproveito para desejar um excelente dia de Páscoa para todos e respectivas familias.

Quanto ao BCP, o futuro que se avizinha é incerto e dá para entender que é uma incerteza para muitos.

Faz pouco tempo que estava a 0,10€, faz pouco tempo que estava a 0,20€. Há um ano estava a valores inimagináveis hoje. Muitas vezes ninguém sabe o que faz ou deve fazer relativamente a esta cotada. As dúvidas surgem, os cenários mudam com frequência. E é essa incerteza que faz com que diversos tipos de comentários mais positivos ou negativos surjam com as diferentes realidades. O meu único voto é que cada um tenha a sua estratégia e defina o que pretende, para onde vai, e o que fazer se for na direcção pretendida. É muito importante, cada qual saber o que quer. Quando temos um objectivo por vezes estamos mais perto, por vezes mais longe e por vezes realiza-se. É a mensagem pascoal que deixo. :)

Quanto ao presente, na próxima semana temos algumas apresentações de resultados em alguns mercados financeiros internacionais. E podem surgir surpresas pela positiva. Mês de Abril é um mês de Touros, pelo menos no que toca ao zodíaco, a ver vamos... :)

Boa Páscoa!!

Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por xtech » 7/4/2012 17:08

LTCM Escreveu:
rpcnunes Escreveu:Mas não penses que estou a perder dinheiro no BCP, pelo contrário. Tenho uma pequena posição longa, mas não perco porque não vendo a perder. E porque sei que vou conseguir ganhar.

«Hope is the worst of evils, for it prolongs the torment of man» - Friedrich Nietzsche[/quo

Quem comprou a 2€, 1,5€, 1€m, 0,8€, 0,5€, 0,22€, 0,18€, 0,15€,etc... Tambem pensou e alguns pensam assim "sei que vou conseguir recuperar", o facto é que ainda não recuperaram e sabe-se lá quando e se algum dia irão recuperar.

Abraço e boa sorte

Caro LTCM, o Nietzsche não é propriamente reconhecido pela sua sanidade mental, pelo que essa afirmação dele, na minha opinião vale zero.

O que não invalida que concorde contigo no geral da tua opinião.
"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" (F.P.)

Registado: 29/11/2007 14:30

por ajpr3392 » 7/4/2012 12:37

the mind Escreveu:
LTCM Escreveu:
rpcnunes Escreveu:Mas não penses que estou a perder dinheiro no BCP, pelo contrário. Tenho uma pequena posição longa, mas não perco porque não vendo a perder. E porque sei que vou conseguir ganhar.

«Hope is the worst of evils, for it prolongs the torment of man» - Friedrich Nietzsche[/quo

Quem comprou a 2€, 1,5€, 1€m, 0,8€, 0,5€, 0,22€, 0,18€, 0,15€,etc... Tambem pensou e alguns pensam assim "sei que vou conseguir recuperar", o facto é que ainda não recuperaram e sabe-se lá quando e se algum dia irão recuperar.

Abraço e boa sorte

Meu Caro,
Por essa ordem de ideias só pedemos comprar para vender no próprio dia. Cada um lá saberá quanto está disposto a perder em cada negócio. Pois é disto que se trata, ponderar entre o risco de perda à partida com o potencial ganho futuro. Depois à a análise fundamental, a analise tecnica e um bocadinho de sorte, que tb é preciso. Tudo ajuda mas se resolve-se era investidores vencedores e ricos e, não me parece que seja o caso.

O que me motivou a fazer este comentário e ver este tipo de "verdades absolutas" ditas por outros e colocadas fora do contexto, tipo "lição de moral".
Quem compra acções está disposto a perder dinheiro à partida para conseguir rentabilidades superiores no futuro, uns podem perder mais, outros menos. Uns são bons outros nem tanto, como em todo o tipo de actividades. Conheço pessoas praticamente sem escolariedade com um "faro" tremendo para o sector imobiliário outros, com formação e devidamente acessorados, estão na falência.

Uma coisa é certa, quem comprou o titulo BCP na passada quinta feira, ou outro neste sector, terá mais probabilides de vencer do que quem comprou abril/2011. Terá tb mais dois cabelos brancos neste fim se semana. Quem não comprou estará tranquilo a olhar para os seus euros, se os tiver é claro.
Boa Pascoa.

Registado: 30/7/2008 13:56

por the mind » 7/4/2012 9:14

LTCM Escreveu:

Abraço e boa sorte

Registado: 5/1/2012 13:12

por aguiaferoz » 6/4/2012 22:12

Supermann

Obrigado pela explicação detalhada.

Boa Páscoa para todos os utilizadores do Caldeirão.

Registado: 20/10/2009 21:21

por Supermann » 6/4/2012 16:53

Bn

por VirtuaGod » 6/4/2012 16:50

MarcoAntonio Escreveu:Como é que é possível cobrir adequadamente essa matéria sem falar do short selling?

Através do famoso decorar em vez de compreender português. 90% de quem tirou o mestrado nunca vai negociar uma opção e 70% nunca mais ouvir falar delas na vida. O problema do ensino português é mesmo esse, teoria mal dada sem uma aplicação prática. Mas isso é para outra altura nem é para o tópico do BCP. Acreditas que se te disser que a maioria dos mestrandos não sabe que o é um empréstimo obrigacionista DEPOIS de acabar o mestrado? e não estamos a falar de um universidadezeca, o mestrado custo-me os olhos da cara (tendo em consideração os preços praticados em Portugal). Eu para explicar pego num exemplo de um família (empresa/Estado) e um banco (mercado)e parece que se faz luz em alguns amigos meus. É um empréstimo puro e simples. A beleza das finanças é que toda a gente as tem de praticar no seu dia a dia, só muda a dimensão (de uma forma geral claro).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por MarcoAntonio » 6/4/2012 16:39

VirtuaGod Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Claro que o problema, se alguma coisa, é do curso...

Mas não te preocupes... eu não dei shorts NEM em Finanças quanto mais em economia. Fala-se dos puts e e... já vais com sorte!!

Os puts (nas opções) podem ser shortados o que consiste na realidade numa diferença essencial entre o warrant e a opção. A grande vantagem das opções sobre os warrants é precisamente o facto de ser possível shorta-las, o que torna a volatilidade implícita muito mais transparente (dado que é determinada pelo mercado e não pelo emitente).

Como é que é possível cobrir adequadamente essa matéria sem falar do short selling?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por VirtuaGod » 6/4/2012 16:36

MarcoAntonio Escreveu:Claro que o problema, se alguma coisa, é do curso...

Mas não te preocupes... eu não dei shorts NEM em Finanças quanto mais em economia. Fala-se dos puts e e... já vais com sorte!!

Ainda é meio Tabu. Em vez de elucidarem as pessoas não se fala. O ser humano nunca mais aprende que a elucidar e educar é que se vai lá. Mania de "não é para se fazer não se fala".
Editado pela última vez por VirtuaGod em 6/4/2012 16:40, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por MarcoAntonio » 6/4/2012 16:33

rpcnunes Escreveu:Virtuagod, quando eu estudei economia, nem sequer se falava em vendas a descoberto.

Claro que o problema, se alguma coisa, é do curso...

O primeiro caso documentado de shortselling é já do Séc.XVII e nos Estados Unidos no início do séc.XIX já não eram nenhuma novidade.

Para finalizar, o primeiro hedge fund que comprava uma acção e shortava outra surge em 1949, ou seja, há mais de 60 anos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por VirtuaGod » 6/4/2012 16:27

LTCM Escreveu:«Hope is the worst of evils, for it prolongs the torment of man» - Friedrich Nietzsche

QUE GRANDA CITAÇÃO. Obrigado... :wink:

por VirtuaGod » 6/4/2012 16:26

rpcnunes Escreveu:Há indivíduos que só ganham dinheiros nas quedas. Isto não é contra natura?

Não percebo pk. Quando compras uma acção compras uma posição na empresa certo? Porque acreditas que ela vai dar lucro e podes beneficiar desse lucro. Apostas que a empresa vai ganhar $, quando se entra curto apostas que não vai dar lucro. Nunca percebi porque as pessoas pensam que apostar CONTRA algo é contra natura. Gostaria que me explicasses o pk. Presumo que aches que seja natural TUDO dar lucro???

Quanto a "Só acho que acção ( e todas as outras)beneficiavam de um mercado limpo sem shorts." posso-te dar uns quantos estudos sobre os benefícios de shortar, como o aumento de liquidez, diminuição dos spreads bid/ask e diminuição de volatilidade (estudos baseados em econometria e estatística não baseado em "sensações" e "percepções" do ser humano). Há até estudos de reputadas entidades com o BIS ou mesmo o FMI (embora eu discorde veemente com as políticas "one fit all" de austeridade deles a verdade é que têm bom research) do efeitos negativos recentes de se ter proibido a venda a descoberto de acções de empresas financeiras na crise. Em 2008 nos EUA e em 2011 na Europa.

Embora nunca me vás convencer que shortar é mau gostaria de perceber o pk de o veres como contra natura, pois é algo que de facto sempre me deixou um pouco confuso.

por LTCM » 6/4/2012 16:19

«Hope is the worst of evils, for it prolongs the torment of man» - Friedrich Nietzsche
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por rpcnunes » 6/4/2012 15:57

VirtuaGod Escreveu:rpcnunes: de certeza que não estudaste em economia que shortar acções é contra-natura. Não vejo nenhuma incongruência entre a lei da oferta e procura e o shortar acções.

Parece-me é que estás a extrapolar coisas erradas do que aprendeste para justificares perdas na bolsa...

Virtuagod, quando eu estudei economia, nem sequer se falava em vendas a descoberto. Mas não penses que estou a perder dinheiro no BCP, pelo contrário. Tenho uma pequena posição longa, mas não perco porque não vendo a perder.E porque sei que vou conseguir ganhar. Mas acho que tem sido das acções que mais shortada tem sido. Daí as quedas profundas e tb o reverso por vezes.
Na última vez que tive dentro em força acabei por beneficiar deste fenómeno das vendas a descoberto. Comprei em final de Janeiro a 0,141 e vendi a 0,209 praticamente uma semana e meia depois. Só acho que acção ( e todas as outras)beneficiavam de um mercado limpo sem shorts. Quando há muita oferta, os compradores comandam o negócio e controlam os preços. Quando há muita procura, são os vendedores que controlam os preços e os compradores sujeitam-se. Sempre foi assim antes, até aparecer esta moda. Há indivíduos que só ganham dinheiros nas quedas. Isto não é contra natura?

Registado: 6/12/2010 13:28

por aguiaferoz » 5/4/2012 22:17

Supermann, desculpa a ignorância, mas estou a iniciar-me neste mundo dos negócios bolsistas. Podes elucidar-me o que é "pagar o rebate" quando se entra "curto" nos CFD´s??

Bn

Registado: 20/10/2009 21:21

por Supermann » 5/4/2012 19:19

AxeRiver Escreveu:
rpcnunes Escreveu:Voltando ao BCP, que é o que interessa neste tópico, adoro ver os shorts a fechar posições qdo a mama acaba. Já por aqui ando há muitos anos e detesto quem quem shorta acções. Sempre achei que é contra natura e ninguém me convence do contrário. Sempre achei que deveria ser proibido e todos sabemos que deturpa o normal desenvolvimento do mercado. Num mercado de outro tipo de produtos isto não acontece. A lei da oferta e da procura é que deve regular qualquer mercado. Foi o que aprendi em economia. Portanto,espero sinceramente que a mama esteja a acabar e que o BCP dispare uma daquelas subidas que os apanhe de calças na mão. Ainda há bem pouco tempo assisti a essa cena e fartei-me de rir. Vamos ver em breve...

A conversa dos shorts é fácil de entender.

Qual a diferença entre a Jerónimo Martins e a Martifer?

Na Jerónimo Martins podes abrir posições curtas/short e na Martifer não.

Então porque a Jerónimo está em máximo e a Martifer em mínimos :?: :!: :?: :!: :?: :shock: :shock: :shock:

Os shorts apenas te deixam ganhar dinheiro quando a tendência do título é de descida.

Errado.

Qualquer acção é "shortável".

o que acontece é que tu estando short precisas de pagar um rebate, rebate esse que tem um preço que é feito também através de mercado livre.

Ora no mercado portugues na grande maioria das corretoras a retalho shorta-se através de CFD's. Quando o preço de rebate é muito elevado simplesmente não deixam shortar porque os custos de manter essas acções é muito elevado.

Portanto eu diria que o custo de rebate na Jerónimo é reduzidissimo possivelmente nos 0.5% ao ano ao passo que numa Martifer seria nas dezenas de %.

Depende da liquidez e também da procura por shorts. Uma acção pode ser liquida, mas se houver grande procura por shortes obviamente o preço do rebate acaba por aumentar também à partida.

A maioria das corretoras portuguesas sendo market makers, acabam por não disponibilizar o short em certas acções onde esse tal custo de rebate seja elevado.

por Celsius-reloaded » 5/4/2012 18:54

http://economico.sapo.pt/noticias/bcp-v ... 42025.html

Pudera! Tão precisadinhos de € que eles estão!!
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por STRESSZERO » 5/4/2012 18:25

Aqui fica o meu modesto boneco.
Anexos
!cid_553a5c1a18eff70a1ab44096a1a521cb.png
!cid_553a5c1a18eff70a1ab44096a1a521cb.png (14.7 KiB) Visualizado 3892 vezes

Registado: 16/9/2011 9:25

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], iniciado1, nickforum, PAULOJOAO, Pmart 1, sempreamesma, trend=friend e 124 visitantes