Governo Proíbe Reformas Antecipadas
A prova que o sistema falhou.
Fonte: Pordata
Ja agora fica aqui o site que tem muito mais dados interessantes.
http://www.pordata.pt/Tema/Portugal/Proteccao+Social-10
Ja agora fica aqui o site que tem muito mais dados interessantes.
http://www.pordata.pt/Tema/Portugal/Proteccao+Social-10
- Anexos
-
- segsoc3.JPG (46.35 KiB) Visualizado 1768 vezes
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Richardj, eu não estou a discutir isso. Que as idades de reforma têm de subir e/ou passar a pagar-se bem menos aos reformados é perfeitamente óbvio para quem olhar com frieza para os números...
Eu sugiro o documento Pensions at a Glance da OCDE, que na sua parte introdutória tem uns gráficos e alguma informação interessante sobre esta matéria e a sustentabilidade de um sistema social em função das idades de reforma e o quanto se pretende pagar aos reformados (o chamado "replacement rate").
O que se fez em Portugal é uma loucura, uma doideira. As pessoas descontaram para pouco mais de metade do que têm vindo a receber!
Eu sugiro o documento Pensions at a Glance da OCDE, que na sua parte introdutória tem uns gráficos e alguma informação interessante sobre esta matéria e a sustentabilidade de um sistema social em função das idades de reforma e o quanto se pretende pagar aos reformados (o chamado "replacement rate").
O que se fez em Portugal é uma loucura, uma doideira. As pessoas descontaram para pouco mais de metade do que têm vindo a receber!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
o problema não é só a idade em que se reforma, o problema é que nos últimos 20 anos tem nascido menos pessoas. Menos jovens, menos pessoas a descontar.
estão a sair do sistema de descontos 100 que passam para a reforma mas só estão a entrar 90 para os descontos...
EDIT:
taxa de natalidade nos últimos anos segundo a pordata
http://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+bru ... lidade-527
estão a sair do sistema de descontos 100 que passam para a reforma mas só estão a entrar 90 para os descontos...
EDIT:
taxa de natalidade nos últimos anos segundo a pordata
http://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+bru ... lidade-527
Lion_Heart Escreveu:Fui Investigar ... e encontrei
1º CGA (Caixa Geral Aposentações)
Os números da CGA no seu relatório de contas indicam 60.1 anos para 2010 estando o valor a subir:
https://www.cga.pt/fs/file/Download/Fil ... 010cga.pdf
(página 21)
Também das declarações recentes (há umas duas semanas) de alguns dados de 2011 pode-se perceber que já estará perto dos 61 anos:
http://economico.sapo.pt/noticias/funca ... 40970.html
Esse número de 2011 da Pordata é possivelmente um valor provisório, o relatório de 2011 ainda não está no site da CGA pelo menos.
Curiosamente, a idade de reforma na Segurança Social vinha com o sentido inverso e estava a baixar, encontrando-se em 2011 pelos 62.1 anos.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
2º Seg. Social
- Anexos
-
- segsoc..JPG (53.12 KiB) Visualizado 1804 vezes
-
- segsoc2.JPG (50.82 KiB) Visualizado 1789 vezes
Editado pela última vez por Lion_Heart em 5/4/2012 19:23, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
o problema é que a SS é uma maquina que funciona muito no longo prazo. É tipo as maquinas de guerra demoram a arrancar e depois de começar a andar já é difícil travar...
durante muitos anos os descontos que eram feitos eram irreais face às reformas recebidas. Houve muita gente que se aproveitou quando se podia pagar x e declarar que trabalhava desde y anos; quando só contavam os 10 melhores anos; etc etc etc
basta dizer que a SS é o maior peso no estado, mais do que a saúde, com 12 mil milhões por ano...
durante muitos anos os descontos que eram feitos eram irreais face às reformas recebidas. Houve muita gente que se aproveitou quando se podia pagar x e declarar que trabalhava desde y anos; quando só contavam os 10 melhores anos; etc etc etc
basta dizer que a SS é o maior peso no estado, mais do que a saúde, com 12 mil milhões por ano...
Já agora, eu não sei ao certo a que valores se referem aquelas médias, mas actualmente a idade média de reforma tanto na CGA como na Segurança Social está acima dos 60 anos.
Eu não defendi em parte nenhuma que o Estado devia promover as reformas antecipadas por uma questão de justiça social, Lion. O post era acerca duma questão específica...
Aliás, a minha opinião sobre as reformas, de tantas vezes que já falei aqui do tema em diversos tópicos, imagino que já seja bem conhecida.
Aliás, a minha opinião sobre as reformas, de tantas vezes que já falei aqui do tema em diversos tópicos, imagino que já seja bem conhecida.
Marco, imagina um trabalhador com 30 ou 40 anos (ou seja pessoas da nossa idade) que todos os ANOS vemos as nossas hipoteticas reformas a esfumar-se e sempre a descontar mais (claramente para outros) , como achas que essa pessoa se sente a ver os outros correrem a reforma sempre que se fala num corte? Ou que exista no País uma LEI que diz que a reforma é aos 64 e antes era aos 62! e a média anda nos 58!
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Nao creio, as famosas corridas a reforma sempre que existe alteração so podem ser beneficas para o f. publico porque senao nao se reformava.
Isto não é propriamente um jogo de soma nula onde se é "benéfico" para o funcionário então é "prejudicial" para o Estado. Este tipo de relação/raciocínio que estás a tentar estabelecer é de validade duvidosa...
Se não estou em erro, o tecto actual é 80% do vencimento dos últimos anos (corrijam-me se estiver engando). Ser vantajoso para os que se aposentam não implica que não seja igualmente vantajoso para o estado, os duas coisas podem ocorrer em simultâneo uma vez que o trabalhador deixa de trabalhar (o que vê como vantajoso) e deixa também de ter despesas que derivam do facto de trabalhar (refeições, deslocações, etc).
Agora, isto gera problemas e fricções em virtude da inconsistência das medidas.
PT_Trader Escreveu:Embora seja injusta, a decisão de só abranger os privados até se percebe.
O governo como não está a optar por um despedimento massivo de funcionários públicos, a forma mais rápida de reduzir o número de trabalhadores do Estado, é precisamente através das reformas antecipadas.
Tem um efeito praticamente nulo para o Estado, porque ou pagava o salário ou paga a reforma. Sendo que neste caso, como deverá haver uma penalização pela reforma antecipada, até dar-se-á uma poupança...
Nao creio, as famosas corridas a reforma sempre que existe alteração so podem ser beneficas para o f. publico porque senao nao se reformava.
O Estado a meu ver so poupa se o funcionario sair e nao se se reformar. O problema e que poucos saem.
Lion_Heart
Lion_Heart
PMACS Escreveu:O Governo suspendeu as reformas antecipadas aos beneficiários do regime geral da Segurança Social até 2014. A decisão, saída do conselho de ministros de 29 de março, foi promulgada pelo Presidente e publicada esta quinta-feira em Diário da República.
A medida, que proíbe a antecipação da reforma para trabalhadores com menos de 65 anos, aplica-se aos funcionários dos setores público e privado. Exceção feita para os desempregados de longa duração.
http://www.tvi24.iol.pt/economia/reform ... -1730.html
é só para quem está no regime geral da Segurança Social
http://dre.pt/pdfdia1s/06901.pdf
- Registado: 29/11/2007 2:05
O Governo suspendeu as reformas antecipadas aos beneficiários do regime geral da Segurança Social até 2014. A decisão, saída do conselho de ministros de 29 de março, foi promulgada pelo Presidente e publicada esta quinta-feira em Diário da República.
A medida, que proíbe a antecipação da reforma para trabalhadores com menos de 65 anos, aplica-se aos funcionários dos setores público e privado. Exceção feita para os desempregados de longa duração.
http://www.tvi24.iol.pt/economia/reform ... -1730.html
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
― Confucius
richardj Escreveu:as reformas antecipadas é que estão a enterrar a SS e de que maneira. basta dizer isto.
existem em portugal 2 milhões de habitantes com mais de 65 anos.
existem em portugal quase 3,5 milhões de reformados.
conclusão, existem 1,5 milhões de pessoas reformados com menos de 65 anos :o
e se duvidam que existem 3,5 milhões de reformados procurem informação... mas tendo em conta só isto,
2 milhões de jovens com menos de 23 (e cada vez são menos porque a natalidade cada vez é menor)
5 milhões de trabalhadores inscritos (dos quais 700 mil desempregados)
sobram 3,5 milhões para reformados (fazendo os 10,5 milhões de habitantes)
Aqui ficam os números:
Existem ~2.9 milhões de pensionistas na Segurança Social (dos quais 1.9 milhões pensões de velhice e 0.7 milhões pensões de sobrevivência, sendo os restantes pensões de invalidez).
e
Existem ~0.4 milhões de aposentados na CGA.
A todo são cerca de 3.4 milhões de aposentados, o que inclui também as pensões de sobrevivência e invalidez.
Embora seja injusta, a decisão de só abranger os privados até se percebe.
O governo como não está a optar por um despedimento massivo de funcionários públicos, a forma mais rápida de reduzir o número de trabalhadores do Estado, é precisamente através das reformas antecipadas.
Tem um efeito praticamente nulo para o Estado, porque ou pagava o salário ou paga a reforma. Sendo que neste caso, como deverá haver uma penalização pela reforma antecipada, até dar-se-á uma poupança...
- Registado: 20/6/2011 21:48
Lion_Heart Escreveu:Olha, e eu que pensava que quem se reformava antecipadamente na sua maioria eram f. publicos!
Até existe um termo prara tal: corrida as reformas.
Cada vez que se alterava alguma condição la iam eles, mas afinal parece que era no privado. Que estranho.
Mas são mesmo os funcionários publicos que se reformam mais!!!!!

Isto deve ser alguma medida de "compensação" dos cortes dos subsidios de férias e de natal aos fp!!
Olha, e eu que pensava que quem se reformava antecipadamente na sua maioria eram f. publicos!
Cada vez que se alterava alguma condição la iam eles, mas afinal parece que era no privado. Que estranho.
Lion_Heart
Lion_Heart
Re: Nossos concidadaos.
bboniek00 Escreveu:
E quem dissesse isso aa minha frente levava umas chapadas na fuc,a.
Disse.

Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
Re: Nossos concidadaos.
bboniek00 Escreveu:Parabolic Escreveu:Isso quer dizer que vai continuar a ser permitido reformas antecipadas para os que descontam para a CGA (aka "essa corja dos funcionários publicos)?!?!?!?
O meu pai desconta para a CGA e a minha mae para a CNP/SS.
Nenhum deles pertence a alguma "corja" por ser daqui ou dali.
Disse.
Onde estás?

Nossos concidadaos.
Parabolic Escreveu:Isso quer dizer que vai continuar a ser permitido reformas antecipadas para os que descontam para a CGA (aka "essa corja dos funcionários publicos)?!?!?!?
O meu pai desconta para a CGA e a minha mae para a CNP/SS.
Nenhum deles pertence a alguma "corja" por ser daqui ou dali.
Disse.

- Registado: 22/4/2003 23:12
Quem está ligado: