Entrega do IRS
Lixei-me...
Pela primeira vez quis equilibrar as mais e menos valias esperando para os últimos dias de Dezembro.
Assim, fiz as contas e pimba lá vendi, noutro banco onde detenho acções há alguns anos de uma cotada do PSI 20, a perder com menos-valias para dar no final zero.
Qual não é o meu espanto quando vou a ver que o acto de pagamento só se efectuou no dia 1 de Janeiro pelo que não conta para o IRS do ano passado.
Já aconteceu isto a alguém, ou sou o únicoooo!!!!
Isto é sempre assim? Os documentos que nos mandam via net a confirmar a operação na altura da compra não valem nada para efeitos de IRS?
Assim, fiz as contas e pimba lá vendi, noutro banco onde detenho acções há alguns anos de uma cotada do PSI 20, a perder com menos-valias para dar no final zero.
Qual não é o meu espanto quando vou a ver que o acto de pagamento só se efectuou no dia 1 de Janeiro pelo que não conta para o IRS do ano passado.
Já aconteceu isto a alguém, ou sou o únicoooo!!!!
Isto é sempre assim? Os documentos que nos mandam via net a confirmar a operação na altura da compra não valem nada para efeitos de IRS?
"A separação entre o passado, o presente e o futuro é apenas uma ilusão , ainda que persistente"
Einstein
Einstein
- Registado: 16/8/2005 17:44
Re: Acções EDP
VanishingPoint Escreveu:Há alguma benesse nas mais-valias para acções detidas durante um prazo muito longo?
Não.
Quer tenhas detido as acções a 1 dia ou 10 anos é a mesma coisa.
- Registado: 30/6/2008 20:42
Acções EDP
Bom dia,
O ano passado vendi umas poucas acções da EDP que detinha desde a subscrição inicial. Alguém me sabe dizer onde posso encontrar informações sobre data e valor desta subscrição para que possa perceber quais as mais-valias efectuadas?
Há alguma benesse nas mais-valias para acções detidas durante um prazo muito longo?
Melhores cumprimentos
O ano passado vendi umas poucas acções da EDP que detinha desde a subscrição inicial. Alguém me sabe dizer onde posso encontrar informações sobre data e valor desta subscrição para que possa perceber quais as mais-valias efectuadas?
Há alguma benesse nas mais-valias para acções detidas durante um prazo muito longo?
Melhores cumprimentos
- Registado: 30/5/2011 13:52
bsantos Escreveu:Conseguem esclarecer-me 2 dúvidas:
1.casei o ano passado, necessito declarar o IRS em conjunto ou posso fazê-lo em separado?
Deve declarar em conjunto, todos os elementos do agregado familiar
2.Tendo mais valias a declarar, e para o caso de ser obrigado a fazer o IRS em conjunto, so o posso fazer na 2a fase, é isso?
SIM
Obrigado pela ajuda!
- Registado: 14/3/2008 18:27
Conseguem esclarecer-me 2 dúvidas:
1.casei o ano passado, necessito declarar o IRS em conjunto ou posso fazê-lo em separado?
2.Tendo mais valias a declarar, e para o caso de ser obrigado a fazer o IRS em conjunto, so o posso fazer na 2a fase, é isso?
Obrigado pela ajuda!
Obrigado pela ajuda!
- Registado: 29/11/2007 2:21
Aproveito o tópico para colocar uma questão relativamente aos warrants.
- como declarar a menos valia de um warrant que foi comprado, nao foi exercido e expirou?
- como declarar a menos valia de um warrant knock out?
Obrigado.
P.S.: Nunca mais tenho dúvidas quanto a declaração de mais valias
- como declarar a menos valia de um warrant que foi comprado, nao foi exercido e expirou?
- como declarar a menos valia de um warrant knock out?
Obrigado.
P.S.: Nunca mais tenho dúvidas quanto a declaração de mais valias

- Registado: 14/5/2011 18:59
Ola
Sera que me podem ajudar numa situação:
No ano passado procedi a venda dos meus direitos de compra do aumento de capital do BCP. gostaria agora de declarar a mais valia obtida no IRS mas nao sei como, sera que me podem dizer onde e como no anexo G devo declarar este tipo de mais valias?
obrigado
Sera que me podem ajudar numa situação:
No ano passado procedi a venda dos meus direitos de compra do aumento de capital do BCP. gostaria agora de declarar a mais valia obtida no IRS mas nao sei como, sera que me podem dizer onde e como no anexo G devo declarar este tipo de mais valias?
obrigado
- Registado: 29/11/2007 2:50
Caro Pedro29
Nesse link podes encontrar a resposta a sua duvida,qualquer duvida consulte o artigo 58 do CIRS.
Cumps
Matx
http://www.iprojectos.com/item/quem-est ... racao.html
Nesse link podes encontrar a resposta a sua duvida,qualquer duvida consulte o artigo 58 do CIRS.
Cumps
Matx
http://www.iprojectos.com/item/quem-est ... racao.html
- Registado: 16/5/2010 15:29
zay Escreveu:Madofi Escreveu:
Exemplo
Comissão 8,00 euros
Compra 100x5=500-8=492
Venda 100x5,10-8=508
Então não compra não seria de reportar 508?
O custo foi de 508.
Bem observado, peço desculpa pelo lapso, aqui o custo é como bem referiu os 508, logo a mais-valia no exemplo dado e zero.
Cuidado !
pedro29 Escreveu:Quem não teve qualquer rendimento em 2011 como faz? Estava a tentar entregar pela internet mas não me deixa porque não preenchi os rendimentos...
Simplesmente não entrego a declaração ou quê?
obrigado
O mou amigo em termos fiscais nao existe !!!

Ee um nao-cidadao (neste estrito sentido tributaario, claro).
Mas tem sorte numa coisa... a Troika nao conta consigo para pagar os calotes.
Que sorte !

- Registado: 22/4/2003 23:12
Apenas um pequeno reparo...
...nesta altura do ano aparecem imensos elementos preocupados com as mais-valias...
Porque seraa ?
Porque seraa ?

- Registado: 22/4/2003 23:12
No apuramento das mais ou menos valias, deve ter em conta dos preços líquidos das operações, quer na compra como na venda, ou seja o preço de compra inclui todos os custos inerentes à operação de na venda a mesma coisa.
Exemplo
Comissão 8,00 euros
Compra 100x5=500-8=492
Venda 100x5,10-8=508
Mais valia 508-492=16,00
Prazo para entrega de declarações IRS
Trabalhadores que auferem rendimentos exclusivamente por conta de outrem e/ou pensões:
o Entrega em Papel: Março de 2012
o Entrega pela Internet: Abril de 2012
Trabalhadores Independentes e restantes casos não previstos na situação anterior:
o Entrega em Papel: Abril de 2012
o Entrega pela Internet: Maio de 2012
Exemplo
Comissão 8,00 euros
Compra 100x5=500-8=492
Venda 100x5,10-8=508
Mais valia 508-492=16,00
Prazo para entrega de declarações IRS
Trabalhadores que auferem rendimentos exclusivamente por conta de outrem e/ou pensões:
o Entrega em Papel: Março de 2012
o Entrega pela Internet: Abril de 2012
Trabalhadores Independentes e restantes casos não previstos na situação anterior:
o Entrega em Papel: Abril de 2012
o Entrega pela Internet: Maio de 2012
Re: Uma eterna questão das mais valias
joao5 Escreveu:nmfn Escreveu:Depois de ler muito tópicos sobre o apuramento das mais-valias e de ter quase a certeza que a formula correcta do calculo é: mais-valias = Preço de Venda - Custos com a Venda - Preço de Compra, pergunto-me como é que esta formula é usada pois, para quem faz muitos trades, ela é completamente ruinosa. Vejamos o exemplo:
Preço
compra: 5,0 €
venda: 5,1 €
Comissões
compra: 8 €
venda: 8 €
Total Acções (por trade) : 100
Total de Trades ao longo do ano : 1000
Neste cenário, o real lucro (neste caso prejuizo) é de -6000€ = (100 * (5,1 - 5) - 8 - 8) * 1000
Mas, para efeitos de mais-valia fica um lucro de : 2000 € = (100 * (5,1 - 5) - 8) * 1000
Isto implicará um imposto de 500€ (25%) o que, acrescentando ao prejuizo real ficamos com 6500€ de prejuizo. Se estou correcto, como é que isto é possível?
No preço de compra deves incluir também a comissão.
Por transacção: 100*5,1 - 8 - (100*5+8)= 510 - 8 -508
Total de trabsacções (1000)
Venda: 510.000
Custos com a Venda: 8.000
Compras : 508.000
E ficas com uma menos-valia de 6K a reportar.
Não sei se isso é possível.
Julgo que comissões de compra não se podem deduzir no IRS, e havendo fiscalização é fácil saber qual o real valor da compra das acções [sem as comissões dessa compra].
Alguém com mais experiência no assunto que confirme como se faz, sff.
Poder abater a comissão de compra no valor da compra também é algo que me dava jeito...
- Registado: 5/5/2011 12:11
Mkpt Escreveu:canguru Escreveu:Mkpt Escreveu:canguru Escreveu:Madofi Escreveu:Mcmad Escreveu:A entrega via Internet para trabalhadores por conta de outrem com rendimentos de capitais é só a partir de Maio certo?
certo
não costumava ser em abril?
Julgo que não.
Quem tem mais valias em valores mobiliários entrega nos prazos definidos para os trabalhadores por conta própria, mesmo que em termos de trabalho só tenham rendimentos por conta de outrem.
ok, devo estar a fazer confusão.
então para a malta da bolsa mete o irs a partir de quando?
Maio, como o Mcmad disse e o Madofi confirmou.
é o que dá bulir e vir ao cdb ler o tópico em Z

nmfn Escreveu:Depois de ler muito tópicos sobre o apuramento das mais-valias e de ter quase a certeza que a formula correcta do calculo é: mais-valias = Preço de Venda - Custos com a Venda - Preço de Compra, pergunto-me como é que esta formula é usada pois, para quem faz muitos trades, ela é completamente ruinosa. Vejamos o exemplo:
Preço
Comissões
Neste cenário, o real lucro (neste caso prejuizo) é de -6000€ = (100 * (5,1 - 5) - 8 - 8) * 1000
Mas, para efeitos de mais-valia fica um lucro de : 2000 € = (100 * (5,1 - 5) - 8) * 1000
Isto implicará um imposto de 500€ (25%) o que, acrescentando ao prejuizo real ficamos com 6500€ de prejuizo. Se estou correcto, como é que isto é possível?
No preço de compra deves incluir também a comissão.
Por transacção: 100*5,1 - 8 - (100*5+8)= 510 - 8 -508
Total de trabsacções (1000)
Venda: 510.000
Custos com a Venda: 8.000
Compras : 508.000
E ficas com uma menos-valia de 6K a reportar.
canguru Escreveu:Mkpt Escreveu:canguru Escreveu:Madofi Escreveu:Mcmad Escreveu:A entrega via Internet para trabalhadores por conta de outrem com rendimentos de capitais é só a partir de Maio certo?
certo
Julgo que não.
Quem tem mais valias em valores mobiliários entrega nos prazos definidos para os trabalhadores por conta própria, mesmo que em termos de trabalho só tenham rendimentos por conta de outrem.
Maio, como o Mcmad disse e o Madofi confirmou.
Mkpt Escreveu:canguru Escreveu:Madofi Escreveu:Mcmad Escreveu:A entrega via Internet para trabalhadores por conta de outrem com rendimentos de capitais é só a partir de Maio certo?
certo
Julgo que não.
nmfn Escreveu:Depois de ler muito tópicos sobre o apuramento das mais-valias e de ter quase a certeza que a formula correcta do calculo é: mais-valias = Preço de Venda - Custos com a Venda - Preço de Compra, pergunto-me como é que esta formula é usada pois, para quem faz muitos trades, ela é completamente ruinosa. Vejamos o exemplo:
Preço
Comissões
O 'prejuízo' deve-se ao elevado valor das comissões de compra por fazer muitos trades.
Como só se pode abater o custo com comissões de vendas, para efeitos fiscais teve lucro.
Na realidade ficou com prejuízo porque as comissões de compra saíram caro - 8000€ - e não podem ser abatidas para IRS.
Editado pela última vez por Mkpt em 2/4/2012 12:40, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, aaugustobb_69, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, PMP69, Purificaçao, Shimazaki_2 e 352 visitantes