Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic: Questões informáticas são aqui!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: dúvida excel

por PatraoPedro » 19/4/2012 12:43

latrinaxxl Escreveu:Direto ao assunto: tenho uma tabela excel com umas centenas de nomes e queria que, noutra folha excel, quando começasse a escrever uma palavra me aparecessem logo as opções pela inicial e copiasse automaticamente os dados. Tipo como aparece nas listas telefónicas, por exemplo dos telemóveis, em que, ao procurar nomes que se iniciam por P, aparecem logo as escolhas.
Tentei procurar em tutoriais mas nada.
Alguém me ajuda?
Obrigado!

Latrina,

Provavelmente já resolveste o problema, e a solução que o AutoMech apresentou funciona mas provavelmente irá tornar a folha de calculo muito lenta uma vez que o vlookup é por si uma função lenta e que eu pessoalmente desgosto.
O que eu proponho é algo não muito utilizado mas que facilita muito a vida que é dar nomes a celulas, linhas colunas ou neste caso tabelas.

Então é assim: Selecionas a tua tabela toda incluindo os cabeçalhos de colunas e linhas (para evitar erros os nomes não deverão ter espaços ou caracteres que não letras ou numeros) e clicas na caixa onde geralmente aparece o nome da celula selecinada (canto superior esquerdo) e dás um nome á tabela para este exemplo vamos chamar-lhe “tabela1”

Agora copia o cabeçalho da tua lista para a tua outra folha (faz paste na celula B1). Da celula A2 para baixo escreve os nomes das linhas em que estás interessado (nomes escritos exactamente da mesma maneira).
Agora seleciona a linha de celulas começando na celula B2 até ao fim do cabeçalho e coloca a seguinte formula:
Atenção que esta é uma formula matricial por isso em vez de ENTER tens de carregar em Ctrl e Shift ao mesmo tempo e ENTER

=OFFSET(tabela1,MATCH(A2, OFFSET(tabela1,0,0,ROWS(tabela1),1),0)-1,0,1,COLUMNS(tabela1))

E pronto os teus indicadores devem estar todos visiveis. Para copiar a formula para baixo seleciona a primeira linha a começar na celula B2 até ao ultimo valor e arrasta para baixo.

Se quiseres alterar o nome das linhas na coluna A vais ver que automaticamente actualiza todos os indicadores.

Espero ter sido claro se não digam qualquer coisa que eu tento com um pouco mais de mais empenho.

Abraço
Patrao

Registado: 6/11/2008 23:23

por Automech » 13/4/2012 14:14

Excelente software Tuga. Tem opções que nunca mais acaba, é rapidíssimo e funcionou na perfeição. Obrigado :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por L.S.S » 13/4/2012 7:58

AutoMech Escreveu:Há algum programa que permita o download de videos do Youtube directamente em formato divx ?

Eu uso este http://www.baixaki.com.br/download/atube-catcher.htm.

Podes escolher vários formatos para fazeres o download.
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por Automech » 13/4/2012 1:36

Há algum programa que permita o download de videos do Youtube directamente em formato divx ?

por L.S.S » 4/4/2012 23:26

rsacramento Escreveu:foi recentemente ou desde sempre?

acontece-te apenas no caldeirão ou também noutros sítios?

Foi recente mas também acontece em outros sites.
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

por rsacramento » 4/4/2012 23:24

se calhar nesta "guerra" pub versus bloqueadores aquela marcou um ponto hoje ou ontem...

Registado: 29/11/2007 12:50

por Automech » 4/4/2012 23:18

Eu uso o firefox e começou-me a acontecer ontem ou hoje (pelo menos não notei que tivesse sido antes).

por rsacramento » 4/4/2012 23:12

foi recentemente ou desde sempre?

acontece-te apenas no caldeirão ou também noutros sítios?

por L.S.S » 4/4/2012 23:03

rsacramento Escreveu:tenho usado o AdBlock no Google Chrome com êxito, até que há pouco reparei que os "Anúncios Cofina" estavam de volta

se bloqueio estes anúncios... perco os hiperlinks :cry:

acontece a mais alguém?

A mim acontece-me o mesmo, já mandei um email para "ajuda" para contornar esta situação.
Bull And Bear Markets

por rsacramento » 4/4/2012 22:38

tenho usado o AdBlock no Google Chrome com êxito, até que há pouco reparei que os "Anúncios Cofina" estavam de volta

se bloqueio estes anúncios... perco os hiperlinks :cry:

acontece a mais alguém?

por latrinaxxl » 29/3/2012 19:04

AutoMech Escreveu:Latrina, se é isso penso que a melhor solução é o Vlookup.

Ou seja, na folha A tens a base de dados. Na folha B escreves os 10 ou 20 nomes e com o VLOOKUP ele vai pesquisar esses nomes na folha A e coloca-te cada um dos indicadores na folha B.

Está mais próximo do que preciso, obrigado. Se não encontrar outra solução, esta vai poupar algum tempo.
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).

Registado: 15/2/2010 20:30

por Automech » 29/3/2012 17:10

Latrina, se é isso penso que a melhor solução é o Vlookup.

Ou seja, na folha A tens a base de dados. Na folha B escreves os 10 ou 20 nomes e com o VLOOKUP ele vai pesquisar esses nomes na folha A e coloca-te cada um dos indicadores na folha B.

por latrinaxxl » 29/3/2012 16:14

A lista tem uns 900 e tal nomes, cada nome tem mais de 20 indicadores. O que eu queria era que, noutra folha, consegui-se reunir de forma rápida 15 a 20 nomes, para os quais faria um somatório dos indicadores. Iria poupar uns belos de uns minutos e como sabem, tempo é ...
Mas obrigado pelas intervenções, pode ser que ainda apareça a resposta que pretendo.
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).

por urukai » 29/3/2012 15:53

latrinaxxl Escreveu:Direto ao assunto: tenho uma tabela excel com umas centenas de nomes e queria que, noutra folha excel, quando começasse a escrever uma palavra me aparecessem logo as opções pela inicial e copiasse automaticamente os dados. Tipo como aparece nas listas telefónicas, por exemplo dos telemóveis, em que, ao procurar nomes que se iniciam por P, aparecem logo as escolhas.
Alguém me ajuda?
Obrigado!

Sugiro uma alternativa.

Crias uma lista com todos os nomes e depois na célula tens um botão que clicas e aparecem todos os nomes pela ordem que definiste e depois é só escolher qual queres.

Registado: 11/5/2007 14:09

por cjmbarbosa » 29/3/2012 12:29

Alguém me ajuda?
Obrigado!

Se for noutra folha excel não dá.
Só dá se for na mesma.

Experimenta copiar os dados e oculta-los.

Registado: 29/11/2007 2:39

por Automech » 29/3/2012 12:21

Latrina, não estou 100% certo mas penso que não é possível o que pretendes a não ser que programes em visual basic.

O melhor que me ocorre é o que é descrito no link abaixo, mas está um bocado longe do que pretendes.
http://www.exceluser.com/solutions/q0002/validate.htm

Pode ser que mais alguém possa ajudar com outras soluções.

dúvida excel

por latrinaxxl » 29/3/2012 12:06

Direto ao assunto: tenho uma tabela excel com umas centenas de nomes e queria que, noutra folha excel, quando começasse a escrever uma palavra me aparecessem logo as opções pela inicial e copiasse automaticamente os dados. Tipo como aparece nas listas telefónicas, por exemplo dos telemóveis, em que, ao procurar nomes que se iniciam por P, aparecem logo as escolhas.
Alguém me ajuda?
Obrigado!

por Curioso09 » 29/3/2012 11:29

AutoMech Escreveu:Para backup uso o GFI que é gratuito. É fácil de definir as pastas que queremos fazer backup e tem também a particularidade de não precisarmos de andar à procura dos ficheiros do Outlook ou dos favoritos no disco. Basta um tick nesse tipo de ficheiros e ele encarrega-se de o incluir.

É capaz de haver melhor mas eu habituei-me a este e por aqui fiquei:
http://www.gfi.com/pages/backup-freeware.asp

Para clonar um disco na totalidade uso o XXClone:
http://www.xxclone.com/

Thanks AutoMech, vou dar uma espreitadela... pretendo algo simples mas com as funcionalidades que referiste no anterior post...
Abraço
Curioso09

Registado: 6/2/2009 15:33

por Automech » 29/3/2012 10:09

Para backup uso o GFI que é gratuito. É fácil de definir as pastas que queremos fazer backup e tem também a particularidade de não precisarmos de andar à procura dos ficheiros do Outlook ou dos favoritos no disco. Basta um tick nesse tipo de ficheiros e ele encarrega-se de o incluir.

É capaz de haver melhor mas eu habituei-me a este e por aqui fiquei:
http://www.gfi.com/pages/backup-freeware.asp

Para clonar um disco na totalidade uso o XXClone:
http://www.xxclone.com/

por Curioso09 » 29/3/2012 9:58

Marco António e mquinaz, obrigado pelas "dicas"...

Abraço
Curioso09

por mquinaz » 28/3/2012 18:43

Mais uma sugestão para agendamento de backups automáticos.

http://www.baixaki.com.br/download/cobian-backup.htm#
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

por MarcoAntonio » 28/3/2012 18:08

Curioso09 Escreveu:
AutoMech Escreveu:
Elias Escreveu:pelo sim pelo não aconselho-te a fazeres sempre uns backups...

Eu sou fanático dos backups Elias. O meu disco é de 1T. Depois tenho outro disco de 1T para onde faço backups diários, semanais e mensais, consoante as pastas (tudo automático, durante a noite, claro). E ainda tenho outro de 1T para onde copio a imagem completa do disco principal, uma vez por mês, para o caso do windows berrar ser só trocar os pins sata na motherboard e torná-lo disco principal.

Automech, podes informar qual o software que actualmente utilizas para efectuar os backups que referes ??
Obgd e Abraço
Curioso09

Tens o Seagate DiscWizard (by Acronis) que permite desde backups a cópias integrais bootable do disco inteiro (vulgo "clone").

É gratuito e funciona se pelo menos um dos discos for seagate, não tenho a certeza se funciona se nenhum dos discos for seagate (li algures que não, mas como nunca testei pois tive sempre um seagate envolvido, não te posso garantir).

Download aqui:

http://www.seagate.com/www/en-us/suppor ... discwizard

A clonagem não trabalha com discos/volumes dinâmicos mas isso acho que nenhum faz (é um problema para quem tiver raids ou stripped volumes). Por outro lado, ao contrário de alguns outros softwares de clonagem, não é necessário arrancar de usb ou afins para fazer um clone do disco, pode ser tudo feito a partir do windows sem mais nenhum acessório de arranque.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Curioso09 » 28/3/2012 17:57

AutoMech Escreveu:
Elias Escreveu:pelo sim pelo não aconselho-te a fazeres sempre uns backups...

Eu sou fanático dos backups Elias. O meu disco é de 1T. Depois tenho outro disco de 1T para onde faço backups diários, semanais e mensais, consoante as pastas (tudo automático, durante a noite, claro). E ainda tenho outro de 1T para onde copio a imagem completa do disco principal, uma vez por mês, para o caso do windows berrar ser só trocar os pins sata na motherboard e torná-lo disco principal.

Automech, podes informar qual o software que actualmente utilizas para efectuar os backups que referes ??
Obgd e Abraço
Curioso09

por rui-azevedo » 19/3/2012 22:43

Marco,
Obrigado pela resposta.

Sobre as temperaturas, o resultado foi normal.
Reinstalei drivers.
Não fiz overclocking à placa gráfica.

Já testei 5 anti-vírus, 3 antispywares e nada é detectado.

Fiz uma restauração do PC (ponto de restauração) e continua o problema.

Na loja onde comprei o PC nada de especial me foi dito. Ligaram a um "expert" que ficou de me ligar para me resolver o problema, ainda não recebi chamada.

Estou a ver que vou ter de formatar o PC.

Registado: 17/7/2011 12:55

por MarcoAntonio » 14/3/2012 23:07

rui-azevedo Escreveu:Obrigado pela ajuda.

Marco,
O PC ainda está dentro da garantia.
Não me parece que o PC aqueça pois a ventoinha só liga de longe a longe.

Já "varri" o pc com 3 anti-vírus (avira, avast e avg - free). Com 2 Anti-spywares.

Não foi detectado/encontrado nenhum vírus.

Há placas gráficas que não têm sequer ventoínha, apenas um dissipador passivo (aliás, na verdade pode nem ter sequer placa gráfica pois os processadores mais recentes já trazem um gpu e a gráfica é opcional). Mas se ainda está na garantia, então o computador deve ser relativamente recente e não é muito plausível que seja sujidade nos coolers.

Em todo o caso, se quiseres verificar as temperaturas, há por aí muito software que faz isso e portanto podes ver qual é sem sequer abrir o PC. Se é que o software que veio com o computador lá nos utilitários já não tem aplicações para isso...

Temperaturas acima de ~60º nos cpu's ou gpu's são potencialmente um problema. E em "vazio" (tipo estar a olhar para o desktop do windows e não estar a correr aplicação nenhuma) devem estar algures entre os 20 e 40º .

Também podia perguntar se por acaso não andaste a fazer overclocking à gráfica ou a outro qualquer componente do computador. É possível danificar os componentes e depois não adianta nada voltar atrás se os cores já estiverem danificados que vão surgir erros constantes ou esporádicos.

Bom, recapitulando, pela tua descrição o problema poderá ser virus, sistema operativo / drivers ou deficiência de hardware (gráfica em particular).

Dificilmente alguém aqui te vai conseguir ajudar mais, o melhor é procurares ajuda especializada com alguém que possa ver o computador in-loco (eventualmente quem to vendeu).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], HFCA, latbal, PAULOJOAO, Àlvaro e 193 visitantes