Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off topic - Preço dos Combustiveis

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por alexandre7ias » 15/3/2012 5:30

Estudo centrado nas autoestradas e comparativo com os mercados espanhol e francês deve estar pronto em breve
Concorrência analisa preços nas gasolineiras

Gasolina voltou a aumentar

A Autoridade da Concorrência (AdC) está a analisar o preços dos combustíveis nas autoestradas, um estudo que vai estar pronto "em breve" segundo Manuel Sebastião.
"É um estudo centrado nas autoestradas e comparativo com os mercados espanhol e francês", esclareceu o presidente da AdC no final da sua primeira audição da comissão parlamentar de Economia, no âmbito da audição anual das Entidades Reguladoras do sistema financeiro.
No Parlamento, e questionado sobre a semelhança de preços, Manuel Sebastião precisou que estão a ser analisadas "128 bombas de autoestrada, nas 22 autoestradas nacionais onde há postos de combustível".
O presidente da Autoridade da Concorrência refere que, embora haja uma suspeição, "não é uma situação que permita verificar a violação das regras de concorrência". Salienta mesmo que "temos consistentemente verificado diferenças de preços".
Manuel Sebastião acredita que os preços também não podem ser muito diferentes de bomba para bomba já que "a informação que há é tal, que não há nenhuma estação que vá pôr o preço muito mais alto, porque ninguém pararia nessa estação".
Sobre as conclusões do estudo, que serão conhecidas "em breve", Manuel Sebastião avançou apenas que "o setor funciona no contexto estrutural, como seria de esperar, mas que podem ser introduzidas melhorias". Estas poderão ser "na parte das concessões" ou no "número de estações" que "poderiam eventualmente ser mais".
Foi em agosto de 2005 que o Governo aprovou o Decreto-Lei para a fixação de painéis nas autoestradas com os preços dos combustíveis, para que o consumidor possa escolher.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

COMO SE DEFENDE O POVO ??!!!!!

por ocart » 13/3/2012 19:18

Parece que o comentador só conhece o nosso regime. Então que diz dos regimes, por exemplo da Suiça, da Suecia, da Inglaterra......etc. etc......Em algum destes Países os seus representantes têm as regalias, mordomias e sei la mais o quê para representar os seus cidadãos?!? Carros, Secrtetarias, Cartões de credito e ajudas de custo em simultaneo, etc. etc. Têm reformas milionárias ou têm um teto de 1700 €. Quantas reformas podem acumular ? UMA !! Podem ocupar cargos Publicois ou em Empresas publicas depois de reformados??!!! Chega ou quer mais motivos???!!!!!! A sua opinião divergiu do meu comentário, não sei porquê? Quanto aos coitadinhos que esperam que o Estado lhes pague as contas infelizmente há muitos e nem sempre são os que mais precisam. O Estado deve deixar fluir os negocios e não afogá-los em contribuições e impostos. Experimentre abrir um Restaurantre e vai ver como lhe começam a cair em cima as inspeções daqui e dali!!!!!! Bem cada um tem direito á sua opinião.

Registado: 29/11/2007 11:18

Como se defende o Povo?

por gorgo » 13/3/2012 15:51

Na minha opinião temos aqui muita demagogia:

Quem defende o povo, são os que falam que defendem o povo?

Para defender o povo, este tem de pagar. Ninguém defende ninguém gratuito.

Cada um tem de se defender a si próprio sem precisar de pagar que o defendam.

Primado do individual sobre o coletivo.

O povo anda sempre à procura de um pai que lhe garanta o sustento.

Se cada um disser: eu sou capaz, não preciso do Estado para viver, tenho mãos, cabeça e braços para trabalhar. Orgulho de ser independente, dos pais, do Estado, dos favores, das cunhas.

Se cada um deixar de chorar e procurar na sociedade as atividades que sabe fazer, quer fazer, então será um povo que me orgulha, que cresce, que dá e recebe.

Vejo muita gente que em nome do povo está a pedir para si.

Registado: 26/8/2007 20:40

E á custa desta exploração...

por ocart » 13/3/2012 14:36

Vejam a manchete do publico (25.11.2011) em que alegadamente um reporter do IP passou um dia no Bar da Assembleia a comer e a beber do melhor por uma ninharia.........Vejam os luxos a quase custo zero daqueles que defendem o Povo..........que morre de frio e fome, conforme noticias nos meios de com. social.

Pois, há Governos...

por ocart » 13/3/2012 14:23

Que lutam e defendem os interesses do seu Povo e há outros que vivem á custa do Povo e que chamam a isso Democracia!!!!!!!

por nelsonfilipe » 13/3/2012 13:08

MarcoAntonio Escreveu:
nelsonfilipe Escreveu:
Marco as pessoas podem é reclamar com o estado devido à excessiva carga fiscal sobre os combustiveis e aí sim têm razão para dizer que o gasóleo/gasolina está cara.

Curiosamente, apenas uma pequena parte dos reclamantes alude a esse aspecto do preço. E na verdade, a esmagadora maioria dos reclamantes não conhece em exacto sequer a estrutura fiscal do preço dos combustíveis...

Fala com várias pessoas sobre o tema ou percorre os tópicos de debate em foruns e blogs (incluindo este mesmo forum mas não só) e rapidamente vais concluir ambas as coisas.

:wink:

De facto é verdade. Deveria haver uma informação mais detalhada e simples para as pessoas perceberem. Só assim a maioria iria deixar de reclamar com as petroliferas e sim com o estado. Porque não devemos culpar empresas como a Galp de ter 10%, 20%, 100% de lucro. Apenas estão a cumprir os seus objectivos que são apenas ter lucro. O estado sim deveria ter certa responsabilidade social para com a economia interna em baixar os impostos sobre os combustíveis para que as pequenas/médias empresas pudessem ser mais competitivas, mas isso é apenas a minha opinião.

Registado: 10/9/2009 15:41

por MarcoAntonio » 13/3/2012 12:56

nelsonfilipe Escreveu:
Marco as pessoas podem é reclamar com o estado devido à excessiva carga fiscal sobre os combustiveis e aí sim têm razão para dizer que o gasóleo/gasolina está cara.

Curiosamente, apenas uma pequena parte dos reclamantes alude a esse aspecto do preço. E na verdade, a esmagadora maioria dos reclamantes não conhece em exacto sequer a estrutura fiscal do preço dos combustíveis...

Fala com várias pessoas sobre o tema ou percorre os tópicos de debate em foruns e blogs (incluindo este mesmo forum mas não só) e rapidamente vais concluir ambas as coisas.

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por nelsonfilipe » 13/3/2012 12:54

MarcoAntonio Escreveu:
fnabais.ferro Escreveu:
Só queria mesmo partilhar o link que recebi por e-mail ... pois efectivamente o meu conhecimento sobre o assunto é 0! :shock:

Em relação ao vídeo, aquilo tem relevância essencialmente para os americanos (o tema ali é a desvalorização do dolar).

Ora, o valor em dolares para nós não significa nada, mas sim o seu valor em euros. Por exemplo, quando ele compara o preço médio do petróleo em ouro e diz que o valor se encontra abaixo da média, a diferença do euro para o dolar mais do que anula isso: efectivamente 0.82 x 1.31 = 1.07 (portanto na zona euro de momento passa-se o inverso).

Além disso, a política fiscal sobre os combustíveis é substancialmente diferente entre os Estados Unidos e a Europa: os americanos discutem o preço dos combustíveis e têm-nos bem mais baratos que os europeus.

Mais ainda, no tópico dos combustíveis há não muitas semanas atrás passou o tema do preço dos combustíveis em Portugal há uns 30 anos atrás. Para surpresa de alguns, tendo em conta a inflação actualmente não estão caros (aliás, "cartoons" do tipo a satirizar a pistola da bomba como uma arma de fogo - para dizer que o consumidor está a ser assaltado quando vai ao posto abastecer - já se viam nos jornais então).

Resumindo: os consumidores reclamam pelos preços altos porque está na sua natureza querer tudo mais barato e achar sempre que está tudo caro, basicamente.

Ou recordas-te de algum período em que as pessoas achassem que a gasolina estava barata?

Registado: 10/9/2009 15:41

por MarcoAntonio » 13/3/2012 12:24

fnabais.ferro Escreveu:
Só queria mesmo partilhar o link que recebi por e-mail ... pois efectivamente o meu conhecimento sobre o assunto é 0! :shock:

Em relação ao vídeo, aquilo tem relevância essencialmente para os americanos (o tema ali é a desvalorização do dolar).

Ora, o valor em dolares para nós não significa nada, mas sim o seu valor em euros. Por exemplo, quando ele compara o preço médio do petróleo em ouro e diz que o valor se encontra abaixo da média, a diferença do euro para o dolar mais do que anula isso: efectivamente 0.82 x 1.31 = 1.07 (portanto na zona euro de momento passa-se o inverso).

Além disso, a política fiscal sobre os combustíveis é substancialmente diferente entre os Estados Unidos e a Europa: os americanos discutem o preço dos combustíveis e têm-nos bem mais baratos que os europeus.

Mais ainda, no tópico dos combustíveis há não muitas semanas atrás passou o tema do preço dos combustíveis em Portugal há uns 30 anos atrás. Para surpresa de alguns, tendo em conta a inflação actualmente não estão caros (aliás, "cartoons" do tipo a satirizar a pistola da bomba como uma arma de fogo - para dizer que o consumidor está a ser assaltado quando vai ao posto abastecer - já se viam nos jornais então).

Resumindo: os consumidores reclamam pelos preços altos porque está na sua natureza querer tudo mais barato e achar sempre que está tudo caro, basicamente.

Ou recordas-te de algum período em que as pessoas achassem que a gasolina estava barata?
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por fnabais.ferro » 13/3/2012 12:08

MarcoAntonio Escreveu:
fnabais.ferro Escreveu:Não sei se já passou por (...)

Sei que já muito se falou sobre o assunto do preço dos combustiveis no fórum, e confesso que nunca prestei muita atenção ao assunto ... talvez porque não me afecta muito. Por aqui ainda vou abastecendo a 60 Kwanzas/Litro o que dá menos de 0,5 €. :shock:

Abraço,

Pela enésima vez, os países produtores de petróleo - especialmente aqueles com grandes reservas e produção face às necessidades internas - não servem de exemplo: Angola produz cerca de 2 milhões de barris de petróleo por dia, dos quais não consome nem 5 por cento.

No limite até poderia distribuir a gasolina de borla e com isso estaria a financiar internamente a economia (que é praticamente o que fazem alguns países do médio-oriente, onde a vais encontrar ainda mais barata do que isso).

Já para Portugal fazer o mesmo, teria de se endividar externamente pois por aqui não há poços a jorrar petróleo...

Devia ter deixado o meu "bitaite" de fora, mas de qualquer das formas obrigado pela enésima explicação. :wink:

Abraço,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por PT_Trader » 13/3/2012 12:03

Supermann Escreveu:Basta dizer que na Venezuela, o preço por litro é tipo 2 centimos :mrgreen:

É bem verdade. 1€ dá para encher um depósito :cry:

Registado: 20/6/2011 21:48

por Supermann » 13/3/2012 11:56

MarcoAntonio Escreveu:

Sei que já muito se falou sobre o assunto do preço dos combustiveis no fórum, e confesso que nunca prestei muita atenção ao assunto ... talvez porque não me afecta muito. Por aqui ainda vou abastecendo a 60 Kwanzas/Litro o que dá menos de 0,5 €. :shock:

Abraço,

Pela enésima vez, os países produtores de petróleo - especialmente aqueles com grandes reservas e produção face às necessidades internas - não servem de exemplo: Angola produz cerca de 2 milhões de barris de petróleo por dia, dos quais não consome nem 5 por cento.

No limite até poderia distribuir a gasolina de borla e com isso estaria a financiar internamente a economia (que é praticamente o que fazem alguns países do médio-oriente, onde a vais encontrar ainda mais barata do que isso).

Já para Portugal fazer o mesmo, teria de se endividar externamente pois por aqui não há poços a jorrar petróleo...

Basta dizer que na Venezuela, o preço por litro é tipo 2 centimos :mrgreen:

Registado: 18/12/2009 18:54

por MarcoAntonio » 13/3/2012 11:55

Abraço,

Imagem

Administrador Fórum

por escada1 » 13/3/2012 11:46

Saudosos tempos de Marcelo Caetano.
Nasci depois do 25 de Abril, mas ainda está por provar que hoje estamos melhor do que há 30 anos (salvo a evolução tecnológica).

Quanto aos combustiveis, é bem feito que estejam altos.ALias até devia estar mais caro.
Então as bolsas não andam a subir como foguetes ?
Então em 2005 não caia porque o crude estava muito car e a economia não aguentava ?
Então não andamos nós num mundo de ilusões ?

Eu não acredito em nada.Não há crise, o desemprego é virtual, e tudo não passa de uma moda, e em ser IN estar desempregado e estar na crise.
É IN
Tudo o resto são falacias, das quais já ando saturado.
Eu não vejo crise nenhuma.
Basta verem documentários de 1929 nos EUA, ai sim se via crise.
Agora só se vê é falácias.
Gente que quer andar a passear de carro, e que comprou casas de 300K quando não podiam pagar nem uma de 100K.

Posso estar errado ?
Posso.
Mas se há crise, como é possível a EDP ter os maiores lucros, e o estado vender as suas galinhas de ouro (devido aos dividendos) ?
Como é possível outras empresas do PSI terem os maiores lucros de sempre ?
Porque a crise é mentira.
E porque se despede ?
Porque está na moda, e é giro falar em crise.

Registado: 23/8/2011 11:35

por pvg80713 » 13/3/2012 11:45

obrigado pelo artigo fnabais.
embora seja uma coisa que sabemos... é sempre algo que esquecemos.

e no fundo a bolha de todas as bolhas, é o FED continuar a imprimir notas sem parar...

Registado: 19/4/2005 11:11

por fnabais.ferro » 13/3/2012 11:32

Não sei se já passou por aqui... mas pode ser interessante, por isso resolvi partilhar.

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/mnLfc7JIKP8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Abraço,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

Re: Como diz Medina Carreira......

por nuuuuno » 13/3/2012 10:58

ocart Escreveu:O País está a ser saqueado há 10 anos, impunemente!!!!!!

nao é á 10...é bem mais...!! lool...o pais tem sido muito mal governado (se bem que nao é facil governar com a nossa mentalidade) ...por esse motivo tem de extorquir os seus cidadaos através de impostos ridiculamente exagerados... IVA, Imposto automovel + IVA, gasolina...IMI...enfim...é 1 panoplia de impostos que sufocam quem nao pode fugir...!

Registado: 10/11/2011 10:05

Como diz Medina Carreira......

por ocart » 13/3/2012 0:36

O País está a ser saqueado há 10 anos, impunemente!!!!!!

por MarcoAntonio » 12/3/2012 23:55

Achas que o boicote a uma marca provocará indirectamente a baixa da carga fiscal sobre os combustíveis, é isso?

Através de que mecanismo? Ao certo como é que isso funcionaria?

O Estado arrecada praticamente o mesmo independentemente de onde abasteceres (a diferença é negligenciável) e por outro lado ao baixar a carga fiscal, baixa para todas as marcas portanto não vejo razão para as marcas boicotadas fazerem especial pressão/lobby para baixar a carga fiscal em virtude do boicote.

O sector já está naturalmente sobre pressão devido à quebra de consumo que se começou a registar (finalmente) em 2011.
Imagem

Administrador Fórum

Já se percebeu que...

por ocart » 12/3/2012 23:45

O grande negocio é para o Estado, mas o boicote a uma marca será uma via para se mexer na situação. Aliás o Estado tem que arranjar dinheiro para os buracos das parcerias Publico Privadas que ano após ano foram passando despercebidas por tudo que tinha responsabilidades neste País.....e agora está a bôlha a rebentar e lá está o cidadão que não se sentou á mesa para estas Jantaradas, a pagar esses jantares!!!!E como sempre não há responsáveis!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Re: Relatório de contas da Galp

por trillion » 12/3/2012 21:59

gorgol Escreveu:Se A Galp tem muitos lucros devem aparecer no relatório e Contas de 2011. Verifiquei que o negócio de Refinação Distribuição não deu lucro. O resultado veio da exploração de crude e da venda de Gás natural. Como se poderia entender a falencia da Petroplus, uma refinadora Europeia e a Galp pudesse a estar a ganhar muito. Efetivamente o negócio de distribuição de combustíveis já foi. Vejam o que se passou nos últimos dez anos em Portugal:

A Shell vendeu,
A Total, Elf e Cepsa fundiram-se. Agora foram compradas pelos árabes na Ibéria.
A Agip vendeu
A Esso vendeu

Se fosse bom negócio esta multinacionais não se iam embora.

Os lucros da Galp no seu todo foram um quarto dos da EDP e vale mais em bolsa. O valor da Galp esté hoje em 80% no Brasil, Espanha, Moçambique e Angola.

Se não forem às bombas dela continua a vender para as congéneres e clientes industriais que valem 50% em Portugal: Navios, aviões, transportes pesados, indústria, exportação, Betumes, químicos, GPL, etc. O Retalho tem um impacto de 10% no EBITDA.

Isto

Registado: 22/10/2011 1:34

Re: Off topic - Preço dos Combustiveis

por joaoventura » 12/3/2012 21:02

ocart Escreveu:Só há uma maneira de travar esta especulação: Deixar de abastecer em uma ou duas marcas e assim são forçados a baixar. Ou eventualmente só deixar de abastecer na GALP, que já será suficiente e menos incomodo para o automobilista, para forçar o fim da especulação.

Habituem-se à ideia que isto apenas caminha no sentido ascendente.. http://en.wikipedia.org/wiki/Peak_oil

Registado: 21/1/2011 13:02

CAOS ???!!!!!

por ocart » 12/3/2012 20:57

Aí já nós estamos há muito!!!Que dizer da Saude e Justiça?
Porquê um cidadão Português com mais de 60 anos que vai para Inglaterra e não paga rigorosamente nada na Saúde (anãlises, rx e farmácia, etc.)? Porquê vemos em França, USA, Islandia por exemplo politicos, ex-politicos, Gestôres, etc. julgados e condenados e por cá é o que se vê..............Para não falar nesta onda de falências e desemprego, a bem não sei de quê, quando o Estado vai ter que chamar a si os encargos com as prestações sociais a todos estes desempregados que provocou com a sede de impostos, tendo o tiro saido pela culatra! Sem emprego não ha consumo e isto é uma roleta com os resultados desastrosos a que estamos a assitir. Que dizer da intoxicação provocada pelas opiniões politicas na comunicação social com assuntos de menor relevo quando o País tem Graves e Grandes problemas? Enfim é só mais uma opinião!!!!

por MarcoAntonio » 12/3/2012 20:18

De resto, a pressão já existe tanto que a quota de mercado das chamadas linhas brancas subiu consideravelmente nos últimos anos. Não obstante essa pressão (o que pedes já está a acontecer, portanto) estás a reclamar ainda assim dos preços praticados pelas outras empresas...

Já é um bom indicador da sua ineficiência, não é?

Além disso, não é possível ir muito mais longe porque as linhas brancas de uma forma geral não são verdadeiros distribuidores de combustíveis e muito menos petrolíferas (que invistam na prospecção ou na refinação do petróleo) mas meramente distribuidores "de ocasião" que compram já tudo feito e vendem com lucros mínimos pois a sua área de negócio é outra:

> eles não se instalarão, por exemplo, numa auto-estrada; não só não existe a motivação actual (os seus hipermercados não estão nas auto-estradas) como teriam que investir mais e rentabilizar o investimento, ou seja, se o fizessem já não praticariam os valores actuais.

> nem tão pouco, se dependessemos deles, tinhamos sequer combustível para circular pois não investem em refinarias, em prospecção ou numa rede de distribuição.

Imagem

Administrador Fórum

Re: Marco Antonio

por MarcoAntonio » 12/3/2012 20:02

ocart Escreveu:Então quem é que ganha com o alto preço dos combustiveis????

Quem mais ganha com a alta do preço dos combustíveis é o Estado.

ocart Escreveu: É por demais sabido, mas por aí não podemos pressionar pelo que teremos que ir pelo lado que eu referi e então Eles que se entendam.

As margens nos combustíveis (retalho) são bastante reduzidas (não chegando aos 10% do preço final) especialmente quando comparadas com outros produtos com os quais ninguém se preocupa. E estão de resto aos níveis do que se pratica lá por fora, impostos à parte claro...

A capacidade para influenciar o preço de venda dos combustíveis por essa via é limitadíssimo. Se a pressão do consumidor fizer baixar, em termos efectivos, o preço médio de venda 2 ou 3 centimos já é muito. Mas isso é irrelevante, no final continua a custar basicamente a mesma coisa por litro!
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], josehenry400 e 194 visitantes