Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como poupar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Tarifa Bi-Horária da EDP - contador errado!

por paulop2009 » 3/3/2012 10:20

paulop2009 Escreveu:Foi neste tópico que, graças a vós, analisei as vantagens da tarifa bi-horária da EDP. Há uns 4 meses mudei o tarifário e mudei também alguns hábitos (e.g. meter a máquina da roupa depoia da meia noite...)

Fiz um gráfico onde, quinzenalmente, ía anotando a evolução dos consumos em Vazio, Ponta e Cheias. (para quem não sabe, o Vazio é o horário barato e os outros são o horário mais caro). Por alguma razão estava desconfiado que o consumo em vazio estava abaixo do meu esforço em meter os aparelhos pesados no horário batato...

Este domingo (em que o dia inteiro oi horário é de vazio) medi o quadro ao meio dia e às 20h. Ironia das ironias: o valor de vazio não se mecheu, o valor de ponta e de cheias aumentaram ambos! Significa isto que o meu quadro não está a medir a coisa bem!!!
Amanhã vou obviamente ligar para as reclamações. Porém queria saber se
1 - já aconteceu com algum de vós? Como resolveram?
2 - posso pedir alguma indemnização por estes meses em que, possivelmente, o quadro esteve a medir mal?

Obrigado!

paulop2009 Escreveu:
AutoMech Escreveu:Paulo, ou eu estou muito enganado há vários anos ou a bi horária (que é o que tenho) tem um horário igual todos os dias da semana. O facto de ser Domingo é indiferente. As horas de vazio começam igualmente às 22.00.

Há 2 tipos de ciclos. O ciclo diário (que é como tu dizes) e o ciclo semanal. No semanal, que é o que eu tenho, o sábado tem grande parte do dia em "vazio" e o domingo tem o dia todo em vazio. Durante a semana o vazio é das 0h às 7h.

http://www.edpsu.pt/pt/particulares/tarifasehorarios/horarios/Pages/HorariosBTN.aspx

Ora aqui vai uma actualização da minha própria história

- submeti reclamação
- recebi ontem resposta
- reconhecem o erro da parte da EDP

PORÉM querem temos uma divergência na forma de me ressarcir do erro.

Minha perspectiva - é impossível saber com verdade uanta energia consumi em vazio e não vazio. Como o erro foi da EDP, a empresa devia assumir a culpa e estimar que todo o meu consumo foi em vazio.

Perspectiva da EDP - medir 30 dias de consumo correcto, e aplicar ao passado a % de vazio e não vazio que se verifique nesses 30 dias.

Discordo totalmente desta perspectiva e vou avançar com nova reclamação. É que, nestes 30 dias, o meu consumo pode ser muito diferente. Por exemplo, basta eu tirar férias, ficar em casa durante o dia com o aquecimento ligado, que vai alterar logo brutalmente o vazio versus o não-vazio.

Enfim, vamos ver no que isto dá.

Deixo aqui um conselho a todos: reclamar faz poupar. :) Não estou a incentivar a que reclamem por coisas falsas, ou que inventem defeitos. Mas não deixem passar nada. Muitas vezes as empresas cedem a gratificar o cliente. Outras, claro, não dá em nada. Mas, da minha experiência, vale a pena. Não se calem.

Registado: 15/9/2010 15:02

por eviruxa » 2/3/2012 19:29

leigo Escreveu:Para quem não prescinde de um bom café em casa e tem uma máquina Nespresso pode comprar as cápsulas compatíveis na net e enche-las com café à vossa escolha. Conforme o café que comprarem, pode ficar até cerca de 1/3 do preço de uma cápsula Nespresso original :wink: .
A quem interessar: www.ne-cap.com

Outro site, mais barato :wink:
http://www.artesk.com/pt/

Registado: 29/11/2007 9:40

LOL

por bboniek33 » 2/3/2012 18:36

A-330 Escreveu:Acho que não há tópico mais surpreendente e diversificado do que este. Aqui há sugestões que vão desde como viver na porcaria ,passando por roubar até chegar finalmente à poupança equilibrada.

Estou sempre à espera de uma surpresa quando. o abro.Surpresas boas e más .

A330

Este post encheu-me de Alegria.

Aquela que nasce do cruzamento da Simplicidade com a Sagacidade.

"...vao desde como viver da porcaria..." LOL

:mrgreen:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por A330-300 » 2/3/2012 18:26

Registado: 30/1/2005 12:51

por L.S.S » 2/3/2012 15:49

Dinheiro
Como poupar até 20 cêntimos por litro de combustível
Alexandra Brito
02/03/12 13:25

Apesar da subida de preços ser generalizada, nem todas as bombas praticam os mesmos valores.

20 cêntimos por litro é quanto pode poupar se escolher a bomba de combustíveis mais barata da sua zona. No site de comparação de preços da direcção geral de energia e geologia é possível analisar quais os preços que estão a ser praticados nas bombas em todo o país. E olhando para os dados há factos que saltam à vista: os cinco postos mais baratos pertencem quase sempre às marcas brancas, ligadas sobretudo às cadeias de supermercados como Pingo Doce, Jumbo, ou Intermarché. A excepção a esta regra pertence a um posto da Cepsa em Paredes, que encabeça a lista dos postos com a gasolina sem chumbo 95 mais barata do país. Já do lado oposto, é nas estações de serviço das auto-estradas que os portugueses pagam mais para atestar os seus automóveis. Nestes locais o litro da gasolina 95 já custa 1,719 euros, enquanto que o gasóleo custa 1,549 euros por litro. No entanto, ontem algumas bombas do país fizeram novas alterações de preços e há pelo menos uma que já pratica um preço de 1,899 euros por litro de gasolina sem chumbo 95.

Não é apenas a nível nacional que se encontram grandes discrepâncias de preços. Os números da direcção geral de energia e geologia permitem verificar que, dentro do mesmo distrito, as diferenças podem atingir os 20 cêntimos por litro. Contas feitas, isto significa que se atestar um depósito de 50 litros poderá poupar até 10 euros por depósito, se optar por fazê-lo na bomba mais barata. Ou seja, ao fim de um ano, a poupança total poderá atingir os 240 euros. Isto mostra que é possível encontrar poupar. Para verificar qual é o posto mais em conta na sua área de residência basta ir ao site www.precoscombustiveis.dgge.pt.

Os postos mais baratos em Lisboa (preço por litro de combustível)

Gasóleo

Pingo Doce de Alenquer: 1,383

Jumbo de Torres Vedras: 1,389

Intermarché do Carregado:1,389

Intermarché Sobreiro Curvo (Torres Vedras):1,398

Gasolina

Flor da Póvoa (Torres Vedras):1,554

Galp - Auto Fascinante (Torres Vedras): 1,574

Recheio Torres Vedras:1,578

E. Leclerc da Bobadela:1,579

Intermarché do Carregado:1,579

Os postos mais baratos no Porto (preço por litro de combustível)

Gasóleo

Pingo Doce da Lousada:1,398

E. Leclerc Lousada:1,398

Intermarché de Amarante:1,399

Jumbo Matosinhos: 1,399

Jumbo Gondomar 2: 1,399

Gasolina

Posto Cepsa Paredes:1,517

Intermarché Paços de Ferreira: 1,569

E. Leclerc Valongo:1,575

Inrermarché Valongo:1,575

Intermarché Vila das Aves:1,577

Nota: Trabalho publicado na edição de 2 de Março de 2012 do Diário Económico
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por A330-300 » 2/3/2012 6:16

Acho que não há tópico mais surpreendente e diversificado do que este. Aqui há sugestões que vão desde como viver na porcaria ,passando por roubar até chegar finalmente à poupança equilibrada.

Estou sempre à espera de uma surpresa quando. o abro.Surpresas boas e más .

A330

por e-finance » 2/3/2012 1:08

Se forem poupados e tiverem vizinhos porreiros podem partilhar a conta da internet. Pode ser necessário investir algum dinheiro em hardware para distribuir o sinal.

Se forem avarentos podem tentar encontrar redes de vizinhos mais incautos, que usam routers wireless de algumas marcas, nestes routers é possível obter as passes que vêem de fábrica. Também neste caso e se forem muito avarentos terão de investir numa antena, para apanhar as redes dos prédios mais próximos. 8-)
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por L.S.S » 2/3/2012 0:48

Receitas Económicas - Justa Nobre

<iframe width="425" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/JV7CCxs_cwg?hl=pt&fs=1" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

por L.S.S » 29/2/2012 22:53

Receitas Económicas - Chakall

<iframe width="425" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/hfFcYS2Phyo?hl=pt&fs=1" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Bull And Bear Markets

por vset » 29/2/2012 20:22

Sr_SNiper Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Depende do teu conceito de passar frio. O meu inclui gente que no dia à dia vive atabafado de camisolas grossas e de casacões e que diz que não aquecem a casa porque é grande demais, têm uns aquecedores que ligam de vez em quando. isso é passar frio. E sim, têm milhões (conheço os valores).

Querida Pata,
É o que acontece comigo(excepto a questão dos milhões)! A casa é grande demais... :)

A minha casa é extremamente pequena... um gajo nunca está bem...
E até me considero uma pessoa que nao sou pobre... nao tenho é tempo para gozar o quito ( pouco ) que tenho...

estás em desiquilibrio então :?

ha que trabalhar para o encontrar

cps

Registado: 11/1/2004 13:37

por L.S.S » 29/2/2012 20:19

Receitas Económicas - Ljubomir Stanisic

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/sHjQzNjrES0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Bull And Bear Markets

por L.S.S » 28/2/2012 18:43

paulop2009 Escreveu:
uau! Excelente post! desde já te pedia a paciencia de meteres os próximos (parece que vão ser 5).

obrigado!

Vou tentar ver se consigo gravar os próximos.

Cumprimentos
Bull And Bear Markets

por paulop2009 » 28/2/2012 18:34

tugadaytrader Escreveu:Receitas Económicas - José Avillez (Cavala Marinada).

<iframe width="425" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/s7yBtaxbVJo?hl=pt&fs=1" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

uau! Excelente post! desde já te pedia a paciencia de meteres os próximos (parece que vão ser 5).

obrigado!

Registado: 15/9/2010 15:02

por L.S.S » 28/2/2012 17:04

Receitas Económicas - José Avillez (Cavala Marinada).

<iframe width="425" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/s7yBtaxbVJo?hl=pt&fs=1" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Bull And Bear Markets

por L.S.S » 28/2/2012 3:14

Poupança
Seis sites que o podem ajudar a poupar dinheiro
Catarina Melo
28/02/12 00:05

Não há fórmula mágica que permita multiplicar o seu dinheiro. Mas existem alguns sites que o podem ajudar a multiplicar os seus esforços de poupança.

1 - Gastar menos energia
O gesto é automático, mas de cada vez que liga o interruptor e se esquece de o desligar está a gastar dinheiro desnecessariamente. Mas, esta não é a única razão que o pode levar a pagar demasiado pela factura de electricidade. Potência contratada excessiva ou a tarifa desadequada aos seus hábitos diários de consumo são outros dos motivos que podem levá-lo a pagar demais. Para o ajudar a contabilizar e a adequar os seus hábitos de consumo de energia, o site www.eco.edp.pt pode ser um aliado útil. Para além de dicas e conselhos de poupança de energia, este site da EDP disponibiliza um conjunto de simuladores. É possível simular consumos, comparar a eficiência energética dos seus equipamentos, saber quanto pode poupar na factura anual de energia ao desligar os vários equipamentos que costumam ficar em ‘standby' ou fazer um teste ao seu perfil de eficiência energética. Também o site www.ecocasa.pt, lançado pela Quercus, disponibiliza alguns simuladores que o podem ajudá-lo a contabilizar os seus gastos com electricidade, água ou mesmo emissões de CO2.

2 - Fazer melhor as contas
O portal do cliente bancário (clientebancario.bportugal.pt), do Banco de Portugal, disponibiliza informação sobre os principais produtos bancários e meios de pagamento, taxas de juros, bem como a principal legislação que enquadra a oferta de produtos e serviços bancários, um glossário de termos financeiros e um conjunto de respostas a perguntas frequentes. Outra das mais-valias deste portal é o facto de disponibilizar um conjunto de simuladores de crédito e de poupança. Nomeadamente, simuladores de crédito à habitação, crédito aos consumidores, depósitos a prazo e taxas de juro em regime de juros simples ou compostos. Quem, por exemplo, pretenda comprar casa pode recorrer ao simulador de crédito à habitação do portal do cliente bancário. Aí consegue perceber aproximadamente quais serão os encargos totais do empréstimo ou mesmo o impacto no crédito se optar por diferentes modalidades de financiamento.

3 - Comunicar com as melhores tarifas
COM.escolha, é o espaço do site da ANACOM (www.anacom.pt) onde é possível consultar informação sobre os preços de diferentes serviços de comunicação. Mais concretamente, tarifários de internet, telefone fixo, telemóveis e televisão. Para cada um destes serviços, o site da entidade reguladora das comunicações disponibiliza os tarifários disponíveis bem como a opção de simulações de consumo que permitam procurar o serviço que melhor se adequa às necessidades de cada cliente, consoante o seu perfil de consumo. Nestas operações é possível também combinar mais do que um serviço, o que possibilita ao consumidor construir um pacote à sua medida. Uma das desvantagens desta ferramenta é que não inclui informação sobre promoções pontuais e descontos adicionais não previstos.

4 - Para comparar preços
A internet pode ser um importante aliado para fazer compras, apenas seleccionar produtos mas também para poupar dinheiro. Os comparadores de preços são a prova disso mesmo. Trata-se de sites que permitem identificar a loja ‘online' que pratica os preços mais em conta para um mesmo produto. Estes comparadores de preços abrangem um grande leque de produtos: informática, telemóveis, televisores, equipamento de imagem e som, DVD e vídeo, Hi-Fi ou leitores de mp3. Mas também livros ou mesmo artigos de puericultura. O site www.kuantokusta.pt é um dos mais utilizados em Portugal, mas existem outros. É o caso, por exemplo, do site www.shopmania.pt e do www.precos .com.pt. Mas o mesmo tipo de exercício pode ser feito a nível internacional, através de portais como www.pricegrabber.com ou www.shop.com.

5 - Simulações à escolha do consumidor
O site da Deco disponibiliza um conjunto vasto de informação que permite esclarecer muitas dúvidas dos consumidores. Para além de um largo conjunto de artigos, a associação de defesa dos consumidores disponibiliza no seu portal um grande leque de simuladores que abrangem temas muito diversificados. Entre os mais populares está um simulador que permite identificar os supermercados que praticam os preços mais em conta. São também disponibilizados simuladores de consumo de energia, dos seguros mais baratos, os bancos que oferecem as melhores condições no acesso ao crédito, os melhores tarifários de telemóvel. Mas existem muitos mais simuladores que pode utilizar no site da Deco.

6 - Para aprender
Para quem procura informação sobre poupança ou investimento, existem vários sites de onde pode tirar boas dicas. O "Saldo Positivo" (www.saldopositivo.cgd.pt), da CGD, é um bom exemplo disso mesmo. Neste site são publicados artigos sobre várias áreas das finanças pessoais. Também o site b-a-bes (www.b-a-bes.com) pode ser uma ferramenta útil para melhorar os conhecimentos sobre o mundo das finanças pessoais. O portal está organizado em quatro áreas temáticas - Nova Economia, Crédito, Poupar e Investir, Finanças Pessoais - e disponibiliza ainda um dicionário (de banquês para português) que de forma simples e resumida explica os principais termos financeiros, alguns dos quais eram desconhecidos da generalidade dos portugueses até há pouco tempo. Para os mais pequenos, a Deco também criou um mini-site instrutivo. Em www.gerirepoupar.com, a associação de consumidores procura ajudar os miúdos a "fazer contas à vida". Neste site, as crianças entre os seis e 12 anos podem fazer alguns jogos em que o objectivo é que aprendam a gerir o dinheiro. Mas também existe um espaço dedicado a jovens com mais de 12 anos que disponibiliza vídeos educativos.http://economico.sapo.pt/noticias/seis-sites-que-o-podem-ajudar-a-poupar-dinheiro_138440.html
Bull And Bear Markets

por Sr_SNiper » 27/2/2012 0:10

mfsr1980 Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Depende do teu conceito de passar frio. O meu inclui gente que no dia à dia vive atabafado de camisolas grossas e de casacões e que diz que não aquecem a casa porque é grande demais, têm uns aquecedores que ligam de vez em quando. isso é passar frio. E sim, têm milhões (conheço os valores).

Querida Pata,
É o que acontece comigo(excepto a questão dos milhões)! A casa é grande demais... :)

A minha casa é extremamente pequena... um gajo nunca está bem...
E até me considero uma pessoa que nao sou pobre... nao tenho é tempo para gozar o quito ( pouco ) que tenho...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por mfsr1980 » 26/2/2012 23:56

Querida Pata,

Registado: 3/5/2007 13:55

por A330-300 » 26/2/2012 22:51

Significado de Avarento

adj. e s.m. Que ou aquele que alimenta a paixão de juntar dinheiro. (Sin.: avaro, forreta, harpagão, mão-de-finado, pão-duro, seguro, somítico, sórdido, sorrelfa, sovina, unha-de-fome, usurário.)
Sinônimos de Avarento

Sinônimo de avarento: avaro, mesquinho, somítico e tacanho

A330

por Pollito » 26/2/2012 20:38

O conceito de poupança ou desperdício é relativo.
Há pessoas que por mais dinheiro que tenham são felizes a poupar exageradamente e quanto mais velhos ficam, pior. Cada qual é como cada um.
Eu pessoalmente procuro viver no que considero um equilíbrio. Sou dos que acredita que o equilíbrio, na vida, traz benefícios (ou evita prejuízos) a todos os níveis.
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por vset » 26/2/2012 18:59

mesmo com milhoes é preciso poupar senao eles desaparecem rápido

cps

por Pata-Hari » 25/2/2012 19:42

Depende do teu conceito de passar frio. O meu inclui gente que no dia à dia vive atabafado de camisolas grossas e de casacões e que diz que não aquecem a casa porque é grande demais, têm uns aquecedores que ligam de vez em quando. isso é passar frio. E sim, têm milhões (conheço os valores).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por A330-300 » 25/2/2012 12:26

Uma coisa é não gastar porque o bem de consumo não lhe interessa. Outra é a avareza. É querer poupar mais dois tostões como se fosse um pobrezinho quando já tem uma vida bem desafogada.

São duas coisas distintas.

A330

por vset » 25/2/2012 10:28

Pata-Hari Escreveu:vset, isso é pessoal. Mas existem patamares de riqueza a partir dos quais e em função da tua idade de padrão "habitual" de vida, que estão assegurados.

Se tiveres poupado o suficiente para manter o que consideras um nível de vida "confortável" até a uma idade razoável, não consigo entender excessos de poupanças à custa de conforto que hoje em dia é considerado mínimo. E à medida que a tua riqueza aumenta, podes adaptar o padrão de consumo aos níveis de riqueza. E o inverso, embora isso seja sempre mais doloroso.

Isto é só senso comum, digo eu.

beatiful pata,

nunca vi ninguem com milhoes como tu dizes a passar frio

ha quem goste de ter dinheiro e o facto de o gastar em luxos nao lhe traz mais felicidade, e isso para ti muitas pessoas é dificil de compreender

somos todos diferentes

mas os milionarios em portugal sao só 11.000

bom fim de semana

por L.S.S » 24/2/2012 19:01

Amortizar empréstimos ou investir?

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/XiI3u0BZcek" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/CanalDespertar
Bull And Bear Markets

por L.S.S » 17/2/2012 15:27

10 dicas para controlar o seu orçamento

Com a crise económica a apertar, poupança é uma das palavras de ordem. Fazer um bom planeamento financeiro pode fazer toda a diferença quando se aproximarem tempos mais complicados. O Dinheiro Vivo deixa-lhe aqui algumas ideias sobre como manter o seu orçamento pessoal sob controlo.

1. Aposte nas poupanças. Determine quanto dinheiro pode destinar à poupança, deposite-o numa conta e assegure-se de que todos os meses lá coloca o mesmo montante (ou mais, se for possível). «Esqueça» de que tem esse dinheiro na gestão diária, porque será ele a fazer toda a diferença numa eventual situação de aperto que mais tarde possa surgir.
2. Use dinheiro. Levante o dinheiro suficiente para uma semana e mentalize-se de que é aquela a verba que tem para todas as coisas de que não pode prescindir. É muito mais fácil resistir a um par de sapatos novos se eles lhe levarem os últimos euros disponíveis do que se for uma despesa que, na hora, fica acumulada no cartão de crédito.
3. Corte com os maus hábitos. De certeza que já fez as contas de quanto gasta, por exemplo, com o vício do tabaco e pensou que podia direccionar todo aquele dinheiro para outras despesas. E é verdade. Corte com os maus hábitos e verá que os gastos começam a baixar e que a saúde melhora.
4. Partilhe responsabilidades. Assegure-se de que não é a única pessoa em casa preocupada com o orçamento familiar. Se está a lutar por poupar dinheiro e a sua cara-metade continua a gastar, saiba que está numa batalha perdida. Faça um plano para determinar quanto pode cada um gastar e, semanalmente, avalie como está tudo a correr. Se toda a família cortar um pouco nos gastos, no final isso fará toda a diferença.

5. Pague as dívidas. Os montantes devidos nos cartões de créditos parecem eternos. Por isso, escolha apenas um cartão e pague o máximo possível todos os meses. Se tiver mais cartões, pague o mínimo até liquidar aquele que tem juros mais elevados. De seguida reforce o pagamento noutro e continue a pagar o mínimo dos restantes e assim sucessivamente. Se pagar apenas o mínimo em todos os cartões vai ficar enredado em juros e dificilmente se libertará.
6. Guarde todos os recibos. Quando está a tentar equilibrar o seu orçamento, muitas vezes esquece-se daquelas pequenas despesas que muitas vezes acredita não fazerem grande diferença. Mas a verdade é que se as controlar, vai conseguir mais poupança. Guarde os recibos e aponte os locais onde gasta dinheiro. Desta forma vai perceber que há muito dinheiro que lhe escapa das mãos desnecessariamente.
7. Controle a sua conta. Costuma analisar com cuidado o extracto bancário que recebe em casa? Se não o faz, saiba que é um bom hábito a que se deve habituar. Se vive com um orçamento já de si apertado, não estar atento a pequenos movimentos na sua conta podem deixá-lo rapidamente sem fundos. Se controlar de perto estas situações, pode sempre questionar o seu banco para evitar situações desagradáveis.
8. Analise os seus gastos. Faça uma lista completa de todos os seus gastos mensais e veja se pode cortar em algum lado. Talvez se levar o almoço para o trabalho duas vezes por semana ou deixar o carro em casa dia sim, dia não, possam ser alternativas que no final do mês terão uma repercussão considerável nas suas despesas.
9. Aplicações especiais. Se acha que as suas poupanças estão ainda muito perto e que se pode sentir tentado a mexer-lhes, consulte o seu banco e veja que produtos financeiros têm à sua disposição. A banca oferece taxas de juro muito mais atractivas quando lá deixa o seu dinheiro por longos períodos. Mas esteja atento e informe-se quanto ao risco subjacente a algumas propostas.
10. Seja flexível. Lembre-se que a vida é imprevisível e que por vezes acontecem coisas que fogem ao nosso controlo. Quando estabelece o seu orçamento, procure deixar um extra para essas despesas imprevistas. E não desespere se uma vez ou outra sair fora do planeado. Torna-se muito mais difícil voltar à disciplina financeira se ficar demasiado frustrado com um erro ou outro.http://www.dinheirovivo.pt/Guru/Artigo/CIECO035097.html
Bull And Bear Markets

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Luzemburg, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, VALHALLA e 95 visitantes