Portugal "deve baixar salários"
MST - Paul Krugman (Portugal Em Crise).
<iframe width="425" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/6cV2pC4giHw?hl=pt&fs=1" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen
<iframe width="425" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/6cV2pC4giHw?hl=pt&fs=1" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
Existem em Portugal muitas pessoas que estão de acordo com esta ideia de baixar os salários em pelo menos 20%, e deixo aqui alguns exemplos: os empresários, os que recebem o salário mínimo (e que são muitos), os desempregados (nem todos) e os outros que desde que não baixem o salário deles estão de acordo (neste grupo claro que estão os políticos e todos aqueles que acham que se deve baixar aos outros que ganham mais do que eles).
- Registado: 29/11/2007 11:26
Re: Soo o imobiliaario = diivida colossal.
bboniek00 Escreveu:Casas construiidas (ou quase, o que ee ainda pior) e nao colocadas: daa-me mais de 36 mil milhoes de Euros.
A Banca aa aguentar com quase todo este "lastro" e sem perspectivas de poder reaver o creedito concedido aos patos-bravos, das cavacadas aas guterradas e barrosadas foi tijolada de criar bicho. Os Socretinos jaa andavam mais virados para os moinhos-de-vento e as megalomanias de alta-velocidade porque as casinhas jaa estavam a perder gaas embora se continuasse a construir ao lado de preedios jaa vazios haviam meses ou atee anos (parece mentira).
No hipotecaario fala-se em cerca de 100 mil milhoes (ainda nao pago !), ao certo ninguem sabe porque nunca ninguem se preocupou em fazer as contas, a nao ser agora os homens do fraque mas nem esses devem saber a "quantas andam" tal o desmando de duas deecadas.
Tudo somado, e como diria Antoonio Guterres, ee fazer as contas.
Prooximo de 80-90% do PIB !!!![]()
Se isto nao ee bolha num paiis que tem iindices terceiro-mundistas ao niivel dos seus parceiros europeus... o que ee ?
Ee mesmo um grande balao... e quem soprou perdeu a forc,a no pipo e agora estaa com falta de ar.
Bom, isto sao contas aa trolha. Quem quiser saber melhor telefone ao Selassie.
O último leilão de casas que presenciei, das 70 casas a venda só foram vendidas 38 as outras nem uma licitação tiveram.
A uns anos atrás quase se pregavam a chapada uns aos outros nos leilões agora é um marasmo gritante..
Bull And Bear Markets
Soo o imobiliaario = diivida colossal.
Casas construiidas (ou quase, o que ee ainda pior) e nao colocadas: daa-me mais de 36 mil milhoes de Euros.
A Banca aa aguentar com quase todo este "lastro" e sem perspectivas de poder reaver o creedito concedido aos patos-bravos, das cavacadas aas guterradas e barrosadas foi tijolada de criar bicho. Os Socretinos jaa andavam mais virados para os moinhos-de-vento e as megalomanias de alta-velocidade porque as casinhas jaa estavam a perder gaas embora se continuasse a construir ao lado de preedios jaa vazios haviam meses ou atee anos (parece mentira).
No hipotecaario fala-se em cerca de 100 mil milhoes (ainda nao pago !), ao certo ninguem sabe porque nunca ninguem se preocupou em fazer as contas, a nao ser agora os homens do fraque mas nem esses devem saber a "quantas andam" tal o desmando de duas deecadas.
Prooximo de 80-90% do PIB !!!
Se isto nao ee bolha num paiis que tem iindices terceiro-mundistas ao niivel dos seus parceiros europeus... o que ee ?
Ee mesmo um grande balao... e quem soprou perdeu a forc,a no pipo e agora estaa com falta de ar.

Prooximo de 80-90% do PIB !!!

- Registado: 22/4/2003 23:12
Nobel
Krugman insiste: “Portugal tem de baixar os salários”
Eudora Ribeiro
28/02/12 00:05
O Nobel da Economia desaconselha mais austeridade em Portugal, diz que não há muito a fazer para descer a taxa de desemprego e duvida da capacidade do País regressar ao mercado em 2013.
Paul Krugman, Nobel da Economia em 2008, diz que mais austeridade não é o caminho para Portugal, mas insiste que os salários têm de descer para que o País recupere a competitividade. "Portugal tem de descer os salários em relação ao core da zona euro. Muitas pessoas questionam por que é que insisto nos salários. Infelizmente, Portugal tem um défice externo muito elevado e tem de aumentar a competitividade, o que passa por baixar os salários", afirmou Paul Krugman, que recebeu ontem, em Lisboa, o Doutoramento Honoris Causa por três universidades (Lisboa, Técnica e Nova).
Ao falar em conferência de imprensa, na Aula Magna, o Nobel da Economia voltou a insistir, tal como já tinha referido num artigo em Maio de 2010, que Portugal deve descer os salários 20% a 30% em relação à Alemanha porque a "Alemanha é a referência na zona euro". Krugman admitiu que preferia que houvesse uma alteração nos salários alemães em vez de o ajustamento se aplicar nas remunerações em Portugal. "Não é simpático, mas é algo que terá de acontecer", disse, recusando a hipótese de Portugal baixar os salários até ao nível das remunerações chinesas. "Portugal não tem de reduzir os salários para o nível dos chineses", frisou, argumentando que não é com países como a China que Portugal está a competir. http://economico.sapo.pt/noticias/krugman-insiste-portugal-tem-de-baixar-os-salarios_139130.html
Krugman insiste: “Portugal tem de baixar os salários”
Eudora Ribeiro
28/02/12 00:05
O Nobel da Economia desaconselha mais austeridade em Portugal, diz que não há muito a fazer para descer a taxa de desemprego e duvida da capacidade do País regressar ao mercado em 2013.
Paul Krugman, Nobel da Economia em 2008, diz que mais austeridade não é o caminho para Portugal, mas insiste que os salários têm de descer para que o País recupere a competitividade. "Portugal tem de descer os salários em relação ao core da zona euro. Muitas pessoas questionam por que é que insisto nos salários. Infelizmente, Portugal tem um défice externo muito elevado e tem de aumentar a competitividade, o que passa por baixar os salários", afirmou Paul Krugman, que recebeu ontem, em Lisboa, o Doutoramento Honoris Causa por três universidades (Lisboa, Técnica e Nova).
Ao falar em conferência de imprensa, na Aula Magna, o Nobel da Economia voltou a insistir, tal como já tinha referido num artigo em Maio de 2010, que Portugal deve descer os salários 20% a 30% em relação à Alemanha porque a "Alemanha é a referência na zona euro". Krugman admitiu que preferia que houvesse uma alteração nos salários alemães em vez de o ajustamento se aplicar nas remunerações em Portugal. "Não é simpático, mas é algo que terá de acontecer", disse, recusando a hipótese de Portugal baixar os salários até ao nível das remunerações chinesas. "Portugal não tem de reduzir os salários para o nível dos chineses", frisou, argumentando que não é com países como a China que Portugal está a competir. http://economico.sapo.pt/noticias/krugman-insiste-portugal-tem-de-baixar-os-salarios_139130.html
Bull And Bear Markets
Pata-Hari Escreveu:Sim, mas a nossa bolha decorreu ao longo de 30 anos....temos preços de imobiliário que me parecem desajustados face ao PIB per capita e face a outros países.
Eu também não estou a afirmar que não houve bolha nenhuma nota bem, de resto concordo que houve (especialmente durante a década de 90 e pelo menos até meados da década passada).
Mas como do artigo do JN decorre que ele estará a estabelecer uma comparação entre a situação dos vários países, suponho que ele estava a falar em termos comparativos com outros países onde a bolha imobiliária terá sido bem mais acentuada sendo que nos Estados Unidos a bolha atingiu níveis mais críticos e depois, em relativamente poucos meses, teve uma retracção brutal; e aqui ao lado em Espanha também estou bastante certo que foi mais forte embora me esteja a basear em dados de memória do que vi sobre a bolha imobiliária em Espanha. O resultado por lá foi por exemplo o de os Espanhóis terem ficado com casas a mais, ao ponto dos Bancos agora terem casas em stock agora e ponderarem demoli-las para estancar a desvalorização / excesso de oferta (a título de curiosidade isso foi tópico de discussão aqui há uns meses atrás, com estatísticas dos dois países e número de habitações per capita).
Mas como digo, concordo que aqui também houve bolha. Alimentada por crédito fácil e também por alguma política governativa a que não foram alheias uma série de construções de obras públicas e outras construções de grande envergadura (estradas, expo, estádios, etc).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Eu suponho que ele se refere a uma bolha no imobiliário em termos comparativos com o que ocorreu em Espanha ou nos Estados Unidos, onde estou convencido (por dados de memória) que foi comparativamente bem mais forte que em Portugal.
Aliás, há não muito tempo em Espanha a situação era tal que os Bancos discutiam a demolição de edifícios "em stock"...
O texto está de facto algo confuso e pouco clarividente mas em todo o caso trata-se ele próprio de uma tradução e do aglomerado de várias opiniões emitidas em datas diferentes e não de um artigo do Krugman no original e portanto convém ter isso em linha de conta: o que se lê é o que o Jornal de Notícias "resume" e não o que o krugman disse ou escreveu textualmente num só artigo.
Aliás, há não muito tempo em Espanha a situação era tal que os Bancos discutiam a demolição de edifícios "em stock"...
O texto está de facto algo confuso e pouco clarividente mas em todo o caso trata-se ele próprio de uma tradução e do aglomerado de várias opiniões emitidas em datas diferentes e não de um artigo do Krugman no original e portanto convém ter isso em linha de conta: o que se lê é o que o Jornal de Notícias "resume" e não o que o krugman disse ou escreveu textualmente num só artigo.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
charles Escreveu:lfhm Escreveu:ferradura Escreveu:
-Acabar com reformas para idosos com idade sup a 75 anos
Concordo acho que o sistema americano é o melhor. Só devia ter acesso à saúde quem trabalha por ela. Pelo menos devia-se ter a opção de descontar ou não.
Uma alternativa seria impor condições a quem fuma e faz uma má alimentação perdia direitos de tratamento. Não sei como se poderia implementar isto mas resolvia grande parte do problema. Muitos das doenças são derivadas de uma má alimentação.
Hospitais devia ser um por capital de distrito e ponto. Não gostam que arranjem casas mais perto.
Ainda neste sector saúde continuo sem perceber fenómeno dos hospitais privados!!! Desde 2007 quantos já abriram em Lisboa??
--------------
A ideia dos táxis está interessante. Mas já estou a ver a cara dos Srs. taxistas quando lhe tirassem o Mercedes
Isto que estão a dizer é mesmo para ser levado a sério?
Ou estão a ser irónicos?
Isto é tudo na brincadeira não é?
Depende a parte dos descontos é a sério. Tal como a distribuição de hospitais é um bocado abusiva. O resto só estava a divagar

Mas na verdade é isso mesmo que se passa na América o valor a pagar pelo seguro depende do estilo de vida da pessoa!! Por isso não estava a dizer uma barbaridade assim tão grande. Agora é aquela questão se queremos continuar com o que temos não nos podemos queixar dos impostos!
Editado pela última vez por Visitante em 28/2/2012 0:07, num total de 3 vezes.
Re: Paul... oh Paul... ao que tu chegaste !
bboniek00 Escreveu:"...
O que significa que a história portuguesa é "mais difícil de contar do que a da Grécia, Espanha e Irlanda", porque Portugal "não estava assim tão mal em termos orçamentais, mas também não teve um surto de preços imobiliários. Houve muito crédito ao privado, mas não é fácil explicar exatamente porquê".
..."
Krugman dixit.
Anda este iluminado a receber preemios e coiso e ainda nao sabe explicar o que aconteceu em Portugal ? Deve estar a brincar aas macro-economias...
"...
não estava assim tão mal em termos orçamentais
..."![]()
Nao estava, uma poorra !
"...
mas também não teve um surto de preços imobiliários
..."
Nao teve, uma poorra !
"...
Houve muito crédito ao privado, mas
..."
Vaa laa ! Acertou uma... e qual mas nem meio mas !
Isto foi feito a viver de creedito, interno-externo nao para a economia/produc,ao, mas sim para a economia/consumo: casas+carros+viagens.
Oh Paul: vai ver se chove.
Estou exactamente como tu! a parte do imobiliário deixou-me de olhos arregalados.
migluso Escreveu:O mestre Krugman está a dar uma entrevista na RTPN neste momento.
EDIT_ Ooops, é doutor honoris causa. Parabéns Sr. Krugman. Sobre Portugal diz várias coisas com que eu concordo. Já sobre os States...
Sim, na RTP Informação.
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
O mestre Krugman está a dar uma entrevista na RTPN neste momento.
EDIT_ Ooops, é doutor honoris causa. Parabéns Sr. Krugman. Sobre Portugal diz várias coisas com que eu concordo. Já sobre os States...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
lfhm Escreveu:ferradura Escreveu:
-Acabar com reformas para idosos com idade sup a 75 anos
Concordo acho que o sistema americano é o melhor. Só devia ter acesso à saúde quem trabalha por ela. Pelo menos devia-se ter a opção de descontar ou não.
Uma alternativa seria impor condições a quem fuma e faz uma má alimentação perdia direitos de tratamento. Não sei como se poderia implementar isto mas resolvia grande parte do problema. Muitos das doenças são derivadas de uma má alimentação.
Hospitais devia ser um por capital de distrito e ponto. Não gostam que arranjem casas mais perto.
Ainda neste sector saúde continuo sem perceber fenómeno dos hospitais privados!!! Desde 2007 quantos já abriram em Lisboa??
--------------
A ideia dos táxis está interessante. Mas já estou a ver a cara dos Srs. taxistas quando lhe tirassem o Mercedes
Isto que estão a dizer é mesmo para ser levado a sério?
Ou estão a ser irónicos?
Isto é tudo na brincadeira não é?

Cumpt
Portugal não tem que baixar salários a nível da China
Publicado hoje às 17:01
Luís Reis Ribeiro
Foto: Paulo Spranger/Global Imagens
O Nobel Paul Krugman, que está hoje em Portugal para receber três doutoramentos honoris causa, disse que Portugal não tem de reduzir salários até ao nível da China.
Segundo o economista, a inflação tem um papel importante neste movimento. Mas o nível de salários face a Alemanha é desajustado, acrescenta o economista. "O problema de Portugal é que há umas pessoas na Alemanha que querem moralizar. Quando olhamos para a situação em Espanha vemos que a atitude da Alemanha é um completo disparate. Em relação a Portugal é um meio disparate".
Ainda bem!!!! Lol
Blue Epsilon Escreveu:lfhm Escreveu:db7 Escreveu:A nossa soberania foi-se perdendo com o chico espertismo típico português, com a falta de visão de muitos patrões, com uma ditadura de muitos anos baseada no analfabetismo do povo, etc, etc. Mas não tenhamos ilusões, caso não tivéssemos entrada para a então C.E.E hoje estávamos muito pior. Mas a entrada teve um custo. Esse custo foi perdemos alguma soberania e ao mesmo tempo e esta é que é a pior ainda foi começarmos a viver muito acima das nossas possibilidades, ou seja, a credito.
A perda de soberania é uma bênção!
Teve de vir uma entidade estrangeira para fazer reformas que noutros países já fizeram à 20 anos atrás... A Europa deu-nos tudo e mais alguma coisa e agora toda a gente se queixa. Foi fundos, foi acesso a crédito barato, foi liberdade de comércio, foi obrigação de privatizações, leis de protecção do consumidor, leis para regulação da saúde e afins. E agora agradece-mos a dizer que nos querem roubar a soberania e que a Alemanha nos quer ocupar...
Eu simplesmente não acredito nos políticos em Portugal, pois acabam sempre por ser controlados pelos lobbys, pelo que a perda de soberania não me preocupa. O que me interessa é reformas a sério, e podiam começar já com a das autarquias e da justiça.
O que eu quero é gente competente a gerir Portugal, que não tenha ligações a lobbys, mesmo que sejam doutro país. É triste, mas não existe competência política em Portugal.
O preocupante é mesmo o nosso PM só querer agradar à Sra.Merkl, através da austeridade e não vermos nenhuma luz para conseguirmos produzir riqueza. Como fazer crescer a nossa economia? Não sei, mas se não existirem medidas para isso, tudo piorará. Vejam o que diz o PM espanhol sobre a austeridade a mais. Ele ao menos tem 'churros'.
Relativamente a soberania, eu não me estava a queixar de a perder. Fico triste por não haver políticos portugueses competentes, isso fico, mas no final do dia o que interessa e ter alguém responsável a fazer o trabalho bem feito.
Aos que tanto criticam a Alemanha, pensem como se vivia em Portugal antes de 1986. Se há alguém que deve alguma coisa somos nos e não eles. Demos-lhe jeito? Seguramente que sim, mas a maior fatia de gratidão pertence-nos a nos.
Um dos problemas que enfrentamos como portugueses e que ninguém confia em ninguém. Existe sempre desconfiança entre nos. Isso tem as suas razoes. Resta-nos mudar, mudar para tentar inverter este barco que apesar de frágil neste momento já foi muito importante na historia mundial.
Relativamente a baixar salários, acho que seria muito mau.
lfhm Escreveu:Por acaso até sou fumadorAcidentes acontecem, fumar é uma opção...
Então não te pesa os mais de 50% de imposto sobre o tabaco? Deve dar de sobra para as despesas de saúde com os fumadores, até porque nem todos vêm a precisar de tratamento por razão do tabaco, podem entretanto morrer no tal acidente de automovel.

Edit: Andar a alta velocidade não é um acidente, é uma opção.
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
Farto de bytaites!
Cada vez ando mais farto dos bytaites destes tipos. Este tipo que nunca fez nada da vida, anda aí de estudo em estudo e doutoramento em doutoramente, vem para aqui receber mais um título patrocinado pelos nossos impostos.Que vá mandar bytaites para o...... Estou farto de paineleiros!!!
Este tipo, na minha opinião, já está a preparar a próxima medida do governo-retirar os subsídios dos privados. Os meus já os tiraram, mas muitos dos que eu vejo aqui a adorarem o Kugman, vão ser os próximos a gemer.
Precisamos é de gente trabalhadora, corajosa e motivada. Agora cortar salários contribui para isto tudo?!
Bons patrões em Portugal, têm óptimos trabalhadores. Porquê? Andam motivados pelos ordenados que recebem. Isto é linear, simples e objectivo.
Este tipo, na minha opinião, já está a preparar a próxima medida do governo-retirar os subsídios dos privados. Os meus já os tiraram, mas muitos dos que eu vejo aqui a adorarem o Kugman, vão ser os próximos a gemer.
Precisamos é de gente trabalhadora, corajosa e motivada. Agora cortar salários contribui para isto tudo?!
Bons patrões em Portugal, têm óptimos trabalhadores. Porquê? Andam motivados pelos ordenados que recebem. Isto é linear, simples e objectivo.
lfhm Escreveu:db7 Escreveu:A nossa soberania foi-se perdendo com o chico espertismo típico português, com a falta de visão de muitos patrões, com uma ditadura de muitos anos baseada no analfabetismo do povo, etc, etc. Mas não tenhamos ilusões, caso não tivéssemos entrada para a então C.E.E hoje estávamos muito pior. Mas a entrada teve um custo. Esse custo foi perdemos alguma soberania e ao mesmo tempo e esta é que é a pior ainda foi começarmos a viver muito acima das nossas possibilidades, ou seja, a credito.
Teve de vir uma entidade estrangeira para fazer reformas que noutros países já fizeram à 20 anos atrás... A Europa deu-nos tudo e mais alguma coisa e agora toda a gente se queixa. Foi fundos, foi acesso a crédito barato, foi liberdade de comércio, foi obrigação de privatizações, leis de protecção do consumidor, leis para regulação da saúde e afins. E agora agradece-mos a dizer que nos querem roubar a soberania e que a Alemanha nos quer ocupar...
Eu simplesmente não acredito nos políticos em Portugal, pois acabam sempre por ser controlados pelos lobbys, pelo que a perda de soberania não me preocupa. O que me interessa é reformas a sério, e podiam começar já com a das autarquias e da justiça.
O que eu quero é gente competente a gerir Portugal, que não tenha ligações a lobbys, mesmo que sejam doutro país. É triste, mas não existe competência política em Portugal.
O preocupante é mesmo o nosso PM só querer agradar à Sra.Merkl, através da austeridade e não vermos nenhuma luz para conseguirmos produzir riqueza. Como fazer crescer a nossa economia? Não sei, mas se não existirem medidas para isso, tudo piorará. Vejam o que diz o PM espanhol sobre a austeridade a mais. Ele ao menos tem 'churros'.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
tavaverquenao2 Escreveu:Também acho que se deveria castigar quem fuma, e já agora, deixar apodrecer nos carros aqueles que têm acidentes a alta velocidade, de entre outras alarvidades que se poderiam encontra.
Por acaso até sou fumador

É um bocado extremo mas é como se o estado nos paga-se a compostura do carro e anda-se sempre a fazer rallys todos os dias

db7 Escreveu:A nossa soberania foi-se perdendo com o chico espertismo típico português, com a falta de visão de muitos patrões, com uma ditadura de muitos anos baseada no analfabetismo do povo, etc, etc. Mas não tenhamos ilusões, caso não tivéssemos entrada para a então C.E.E hoje estávamos muito pior. Mas a entrada teve um custo. Esse custo foi perdemos alguma soberania e ao mesmo tempo e esta é que é a pior ainda foi começarmos a viver muito acima das nossas possibilidades, ou seja, a credito.
Quero deixar aqui a minha experiência:
No hospital da luz, num fim de semana, podemos ter 5 horas de espera na urgência (casos menos urgêntes).
Eu não entendo, ou anda tudo cada vez mais piegas e vai ao hospital, como quem vai a uma party, ou então estão a acontecer alterações no sector da saúde, que faz com que em PLENA Lisboa, não tenhamos nos hospitais privados, de especialistas a não ser em casos de vida ou morte (têm de ser chamados).
E falo de especialistas em áreas mais abrangentes.
No hospital da luz, num fim de semana, podemos ter 5 horas de espera na urgência (casos menos urgêntes).
Eu não entendo, ou anda tudo cada vez mais piegas e vai ao hospital, como quem vai a uma party, ou então estão a acontecer alterações no sector da saúde, que faz com que em PLENA Lisboa, não tenhamos nos hospitais privados, de especialistas a não ser em casos de vida ou morte (têm de ser chamados).
E falo de especialistas em áreas mais abrangentes.
- Registado: 5/4/2010 21:14
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, caldeirum, carlosdsousa, iniciado1, jls1, josehenry400, luislobs, trilhos2006 e 296 visitantes