Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por J Alves » 27/2/2012 14:15

Tojo Escreveu:Caro J Alves,

continuas a achar então que as pás ventiladoras continuam válidas e que a tendencia ascendente pode continuar, com o rectangulo também, a constituir uma figura de inversão pq está associado a minimos, é isso?

Obrigado

Tojo,

é precisamente isso que me vai na alma e no pensamento :P

Registado: 3/3/2006 11:17

por Marco Martins » 27/2/2012 13:44

Inesperado: Banco do Brasil, Itaú e Bradesco com rating em revisão
A agência de classificação de risco Moody´s anunciou neste final de semana que colocou o rating (nota de crédito) de diversos bancos nacionais como o Banco do Brasil (BBAS3), Itaú Unibanco (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e Santander Brasil (SANB11) em revisão, com perspectiva negativa.
A justificativa da agência para o possível rebaixamento é o relacionamento do sistema financeiro nacional com instituições financeiras europeias, em meio a uma crise de crédito. A notícia pegou de surpresa alguns investidores nacionais, que esperavam que o sistema bancário nacional estivesse blindado da crise europeia. No total, a Moody´s estuda para possível rebaixamento 15 instituições financeiras, entre bancos e seguradoras, no Brasil e México.
http://newsletter.blogs.advfn.com/2012/ ... m-revisao/

Não sei se esta notícia deveria ser colocada aqui, mas de certa forma poderá condicionar o psi20 e as bolsas europeias, dado que isto quer dizer que o resto do mundo e os esperançados BRIC poderão estar a ser contagiados pela europa.

Creio que o itau tinha participação no bpi.

Registado: 7/4/2007 17:13

por Ulisses Pereira » 27/2/2012 13:37

Esta retracção das últimas 2/3 semanas fizeram aumentar ainda mais a importância da resistência dos 5700 pontos. Por este andar, além da importância de curto prazo poderá tornar-se numa referência decisiva para o médio prazo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por BearManBull » 27/2/2012 1:48

Luquinhos Escreveu:Boa noite,

Caro Tojo, eu continuo a acreditar que as pás continuam válidas conforme poderás ver o gráfico atulizado (LTA sujeita a confirmação).

Caso a 3ª pá seja quebrada em alta nos próximos dias, o índice revisitará a resistência nos ~ 5750 pontos sensivelmente...

Cumprimentos,

Pode ter um comportamento parecido com o da 2ª pá tendo uma subida esta semana a tocar na parte superior voltando a ter nova queda para a possível LTA e só mais tarde é que poderá então voltar a atacar os 5700. Por que digo isto porque o mercado embora com um look positivo não me parece que tenha força para subidas abruptas sem correcções. Aliás tal como se tem vindo a verificar desde Novembro!

Registado: 15/2/2011 11:59

por Cardos » 27/2/2012 0:56

Boa noite,

Caro Tojo, eu continuo a acreditar que as pás continuam válidas conforme poderás ver o gráfico atulizado (LTA sujeita a confirmação).

Caso a 3ª pá seja quebrada em alta nos próximos dias, o índice revisitará a resistência nos ~ 5750 pontos sensivelmente...

Cumprimentos,
Anexos
Psi_20.png
Psi_20.png (54.38 KiB) Visualizado 7606 vezes

Registado: 12/6/2010 18:48

por Tojo » 26/2/2012 14:17

Caro J Alves,

continuas a achar então que as pás ventiladoras continuam válidas e que a tendencia ascendente pode continuar, com o rectangulo também, a constituir uma figura de inversão pq está associado a minimos, é isso?

Obrigado

Registado: 8/1/2004 13:14

por J Alves » 26/2/2012 10:42

EuroVerde Escreveu:Ok JAlves, eu não me referia directamente a ti ou à análise que tinhas apresentado. Mas tenho aqui alguns livros de AT, e segundo sei só fica invalidada se a cotação passar, neste caso, abaixo de novo da 3ªLTD.

Agora, também tenho aqui alguns padrões gráficos históricos semelhantes ao do actual PSI20 e não existe nenhum em que o fundo fosse feito desta forma.
Os minimos estão cada vez mais altos, mas para chegarmos a mudar para modo bull, será conveniente um minimo abaixo do de Nov.

Boas Euroverde

Assim parece que já começamos a falar na mesma linguagem de análise técnica. A pá ventiladora so será invalidada pelo aspecvto que referiste, mas com o bullish harami formado na sexta-feira, talvez para a semana teremos novidades técnicas importantes. Aguardemos....

Em relação ao facto de não haver fundos na história do PSI parecidos com este, eu acho que te estás a esquecer de um pormenor. Tens neste momento duas formações de inversão de tendência muito importantes: a pá ventiladora ascendente e o rectângulo. O facto de na sua história o PSI ter feito fundos recentes com formações de inversão em duplo fundo não quer dizer que tenham de ser sempre estas figuras a aparecer. Na análise técnica existem várias figuras associadas a fundos, e o PSI neste momento está a construir uma. Aliás os rectângulos como figuras de inversão só nestes casos podem ser considerados como tal, caso contrário terão de ser considerados figuras de continuação de tendência.

por EuroVerde » 25/2/2012 22:43

Ok JAlves, eu não me referia directamente a ti ou à análise que tinhas apresentado. Mas tenho aqui alguns livros de AT, e segundo sei só fica invalidada se a cotação passar, neste caso, abaixo de novo da 3ªLTD.

Agora, também tenho aqui alguns padrões gráficos históricos semelhantes ao do actual PSI20 e não existe nenhum em que o fundo fosse feito desta forma.
Os minimos estão cada vez mais altos, mas para chegarmos a mudar para modo bull, será conveniente um minimo abaixo do de Nov.

Registado: 29/11/2007 11:19

por J Alves » 25/2/2012 22:15

[quote="EuroVerde"] :mrgreen: Gostava de lembrar uma vez mais que o método das pás ventiladoras acabou por não resultar, uma vez que ao quebrar a 3ªLTD encontrou uma forte resistência horizontal na zona dos 5700 pontos e deu em falhanço, devido ao ser demasiado óbvio estando à vista de toda gente que o que o mercado faz vai exactamente contra o óbvio e o natural do pensamento humano.[quote]

Caro Euroverde

esta parte percebi que diz respeito à minha pessoa e por isso vou-te responder, com três notas muito simples.

1. Aconselho-te a ires ler a literatura da análise técnica e procura os capítulos das pás ventiladoras, estou coma ligeira sensação que precisas de esclarecer melhor como é que elas funcionam e como é que podem ser invalidadas;

2. No caso concreto é importante que fique esclarecido que a pá ventiladora ascendente do PSI20 está válida e é totalmente errado do ponto de vista técnico falar que a pá ventiladora não funcionou apenas porque a zona de resistência dos 5700 pontos ainda não foi quebrada.

3. Por último repito aquilo que já disse, se está pá ventiladora for invalidada será a primeira vez que isto acontece em dezenas de gráficos que já a identifiquei. Talvez esta vez possa ser a primeira, mas mesmo assim vou pagar para ver... :wink:

psi 20.

por rilha » 25/2/2012 17:44

boa tarde a todos.

abaixo fica um gráfico do nosso psi 20.

o índice parece estar a querer contruir uma base de consolidação a estes valores.
contudo, e apesar de ter feito divergencias positivas a partir de agosto passado e de estar desde janeiro deste a ano a tentar construir um trend altista
com a realização de higher highs e higher lows, a line in the sand está na zona de resistência que o índice possui em torno dos 5750-5800 pts.

cumprimentos.

rilha
Anexos
psi 20  24-2-12.png
psi 20 24-2-12.png (125.91 KiB) Visualizado 8015 vezes
este post reflete apenas a opinião do autor e não deve ser tido como conselho para a realização de investimentos.

" ... to learn about the market ask the market ... "
Munehisa Homma.

Registado: 15/3/2009 0:09

por EuroVerde » 25/2/2012 13:25

Estimo que 2012 seja bastante melhor do que 2013 no PSI.
Provávelmente no fim do corrente ano algumas agências vão começar devagar a subir o rating de algumas républicas entre as quais a portuguesa.

Nesse momento o indice andará de novo a bater máximos num topo de distribuição e perigoso a curto/médio prazo.

Lembro-me em Julho de 2011, Geithner referir que é importante que os EUA resolvam o problema do topo da dívida americana de "nos próximos 18 meses" isso estar garantido.

De Julho2011 a 18 meses vai projectar-se para sensivelmente fins de 2012 inicios de 2013.

A Fed tem ajudado também à festa e creio que foi um passo importantissímo ajudarem o indice a chegar de novo à resistência dos 1360/70.
Poderá cair forte perguntam alguns? Ou facilmente ultrapassará esse valor?
-Creio que em determinados momentos o mercado é manipulado/ajudado a seguir em frente. Se os 1360/70 são um valor chave, Obama com a sua politica de novas taxas vai reequilibrar a economia dinâmica.

Vamos colocar a questão: se em 2007 a bolsa não tivesse entrado em colapso e tivesse ido mesmo em linha recta até aos 1360/70? 4 anos a descer a passo de caracol desde os 1570 que foram o máximo. Direi perdeu-se muito tempo? ou se ganhou em termos de um compasso de espera para melhores oportunidades.
Sendo assim, neste caso, podemos dizer que a longo prazo teremos bastante margem de progressão.

por EuroVerde » 25/2/2012 13:07

É razoável pensar dum ponto de vista temporal e de semelhança.
:arrow: minimo em Nov 2008 e minimo em Março2009

:arrow: Actualmente tivemos um minimo de novo em Nov 2011 e pela lógica virá outro minimo absoluto em Março algures... no PSI.

Seguindo o raciocinio anterior por mim publicado, à semelhança dum padrão que aqui tinha apresentado dum outro activo na década de 90, sugeri que o minimo absoluto do indice situar-se-ia no tempo onde a MM200 transacionasse nos 6000 pontos.
Neste momento MM200 está 6116, quase a dar o passo final.

:mrgreen: Gostava de lembrar uma vez mais que o método das pás ventiladoras acabou por não resultar, uma vez que ao quebrar a 3ªLTD encontrou uma forte resistência horizontal na zona dos 5700 pontos e deu em falhanço, devido ao ser demasiado óbvio estando à vista de toda gente que o que o mercado faz vai exactamente contra o óbvio e o natural do pensamento humano.

O investidor não se conecta com esse tipo de raciocinio porque mira sobretudo os fundamentais e o preço a que as coisas andam, mas na óptica do trader isso prejudica sériamente os resultados quando as espectativas iniciais acabam por ser refutadas por serem atingidas por constantes disparos de stops.

Ainda para mais, existe uma outra regra que nos diz, para o trader vender na 2ªoportunidade do 2ºmax, e comprar tudo no 3º max que é o momento actual do PSI.

Há que ter imenso cuidado duma prespectiva de curto/médio prazo, embora existe demasiado pessimismo o fim do ano vai sorrir para quem tem sido prudente.

Neste momento apenas concordo com uma outra máxima que diz: "o que o sábio faz de inicio, o tolo faz no fim". Quem sabe do corrente ano.

Deixo o gráfico.

(Este provável minimo absoluto acontece devido ao último momento de péssimismo + mascara da Grécia + desespero de investidores + curta visão de longo prazo + consequências da sucessivas baixas de rating das agências por tudo e mais alguma coisa + mais noticias incertas da real falência grega, etc...)
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (21.1 KiB) Visualizado 8097 vezes

por Marco Martins » 23/2/2012 19:13

lfhm Escreveu:BRICS ou PIIGS? :)

Concordo com o resto mas quanto à Grécia... Embora pequenos investidores não deixamos de ser investidores. Pergunto qual é expectativa relativamente à Grécia? Para mim 0 e a meu ver o resto dos investidores devem ver a situação mais ou menos com os mesmos olhos. Tudo o que não seja péssimo é bom :) Portanto a recuperação não deverá estar dependente dos Gregos neste momento.

Se a recuperação grega não acontecer, será natural que todos aqueles que emprestaram dinheiro à Grécia, limitem mais os empréstimos aos PIIGS e sejam bem mais exigentes com a aplicação das medidas.

Se por exemplo a recuperação grega ficar em dúvida, qual será a abertura dos estados membros alargarem os prazos a Espanha para que eles não façam a redução do défice como estava combinado?

O problema que se coloca aqui, nem é tanto a perda de dinheiro que poderá acontecer (porque essa já está contemplada), mas sim a confiança entre os vários países tanto de quem empresta como de quem pede ( onde todos estes estão com uma taxa de desemprego muito alta e com um sentimento crescente anti-alguns-países-dominantes)....

por Marco Martins » 23/2/2012 19:08

vdap Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Por isso até Abril/Maio acho que os mercados dos BRIC terão um risco acentuado.

Porque é que dizes que o mercados dos BRIC tem um risco acentuado?

Comentas a Grécia e depois falas nos mercados dos BRIC, não entendia a associação.

Tens razão, referia-me aos PIIGS. :roll:

por BearManBull » 23/2/2012 18:40

BRICS ou PIIGS? :)

Concordo com o resto mas quanto à Grécia... Embora pequenos investidores não deixamos de ser investidores. Pergunto qual é expectativa relativamente à Grécia? Para mim 0 e a meu ver o resto dos investidores devem ver a situação mais ou menos com os mesmos olhos. Tudo o que não seja péssimo é bom :) Portanto a recuperação não deverá estar dependente dos Gregos neste momento.

por vdap » 23/2/2012 18:34

Marco Martins Escreveu:Por isso até Abril/Maio acho que os mercados dos BRIC terão um risco acentuado.

Porque é que dizes que o mercados dos BRIC tem um risco acentuado?

Comentas a Grécia e depois falas nos mercados dos BRIC, não entendia a associação.

Registado: 29/11/2007 14:10

por Marco Martins » 23/2/2012 18:27

lfhm Escreveu:Têm saído boas noticias a mais :P é refinanciamento de créditos à banca (aumento do mal parado?). É governo a anunciar fins de crise (mas com uma revisão em baixa da contracção económica de 3% para 3,3%).

Portugal está a viver o pico da recessão que terminará no fim do ano

Recessão estará na fase mais aguda. Previsões de Bruxelas apontam para que as sucessivas quebras do PIB sejam estancadas no último trimestre deste ano.
A economia portuguesa está neste momento a viver o sexto trimestre consecutivo de contracção, mas possivelmente também o mais agudo, com Bruxelas a antecipar uma quebra em cadeia do PIB de 1,4%, superior à de 1,3% registada no último trimestre de 201. A expectativa é que, a partir de agora, as condições recessivas se estabilizem e que muito progressivamente a actividade económica comece a levantar a cabeça.

É para este perfil que remetem os novos cálculos da Comissão Europeia, que hoje actualizou as suas previsões macroeconómicas, antecipando agora que a recessão em Portugal venha a revelar-se mais profunda, com uma queda do PIB de 3,3%, superior ao recuo de 3% anteriormente previsto, e que duplica a contracção de 1,5% sentida ao longo de 2011.

As projecções trimestrais de Bruxelas apontam para uma queda em cadeia do PIB de 1,4% nestes primeiros três meses, seguida de recuos de 0,6% e 0,3% nos dois trimestres seguintes, e de uma estabilização (0%) na recta final de 2012. Se assim for, será finalmente colocado um ponto final em oito trimestres consecutivos de retracção da actividade económica.

Em termos homólogos (comparando a evolução trimestral com a registada no mesmo trimestre de 2011), o perfil é semelhante, mas todo ele ainda mergulhado em terreno negativo, oscilando entre uma contracção de 3,5% nos primeiros três meses e 2,3% nos últimos três.

“Os desenvolvimentos em 2012 serão marcados pelos esforços adicionais de consolidação orçamental e pelo acelerar do processo de desendividamento das famílias e das empresas”, num contexto em que as exportações – que têm sido o único motor da economia – deverão “sofrer de uma nova desaceleração da procura externa por produtos portugueses no primeiro semestre”, escreve a Comissão.

Aperto no crédito foi "intensificado"

A pesar continuarão as condições de crédito à economia que se manterão “apertadas”. A esse propósito, Bruxelas escreve que Portugal foi, a par de Espanha, o país do euro onde a contracção do financiamento bancário mais se intensificou no final de 2011, o que sugere um problema de crédito e não de uma mera desaceleração da procura de financiamento decorrente do agravamento da recessão e do processo de consolidação das contas públicas.

Bruxelas destaca ainda o valor “notoriamente mais elevado”, de 14%, atingido pela taxa de desemprego no último trimestre de 2011, assumindo que este fenómeno venha a castigar ainda mais o consumo privado.

Acredito que estejamos a viver o pico do fim da crise, porém ainda não chegamos a esse pico.

Parece-me que desde Março até meados de Abril será o pior, pois normalmente em Março começam a sair alguns resultados das empresas e em Abril existem as eleições na Grécia que face à fragmentação política que aparentemente existirá, poderá tudo junto levar a um cuidado maior dos investidores.

Por isso até Abril/Maio acho que os mercados dos BRIC terão um risco acentuado.

por BearManBull » 23/2/2012 18:17

Têm saído boas noticias a mais :P é refinanciamento de créditos à banca (aumento do mal parado?). É governo a anunciar fins de crise (mas com uma revisão em baixa da contracção económica de 3% para 3,3%).

Portugal está a viver o pico da recessão que terminará no fim do ano

Recessão estará na fase mais aguda. Previsões de Bruxelas apontam para que as sucessivas quebras do PIB sejam estancadas no último trimestre deste ano.
A economia portuguesa está neste momento a viver o sexto trimestre consecutivo de contracção, mas possivelmente também o mais agudo, com Bruxelas a antecipar uma quebra em cadeia do PIB de 1,4%, superior à de 1,3% registada no último trimestre de 201. A expectativa é que, a partir de agora, as condições recessivas se estabilizem e que muito progressivamente a actividade económica comece a levantar a cabeça.

É para este perfil que remetem os novos cálculos da Comissão Europeia, que hoje actualizou as suas previsões macroeconómicas, antecipando agora que a recessão em Portugal venha a revelar-se mais profunda, com uma queda do PIB de 3,3%, superior ao recuo de 3% anteriormente previsto, e que duplica a contracção de 1,5% sentida ao longo de 2011.

As projecções trimestrais de Bruxelas apontam para uma queda em cadeia do PIB de 1,4% nestes primeiros três meses, seguida de recuos de 0,6% e 0,3% nos dois trimestres seguintes, e de uma estabilização (0%) na recta final de 2012. Se assim for, será finalmente colocado um ponto final em oito trimestres consecutivos de retracção da actividade económica.

Em termos homólogos (comparando a evolução trimestral com a registada no mesmo trimestre de 2011), o perfil é semelhante, mas todo ele ainda mergulhado em terreno negativo, oscilando entre uma contracção de 3,5% nos primeiros três meses e 2,3% nos últimos três.

“Os desenvolvimentos em 2012 serão marcados pelos esforços adicionais de consolidação orçamental e pelo acelerar do processo de desendividamento das famílias e das empresas”, num contexto em que as exportações – que têm sido o único motor da economia – deverão “sofrer de uma nova desaceleração da procura externa por produtos portugueses no primeiro semestre”, escreve a Comissão.

Aperto no crédito foi "intensificado"

A pesar continuarão as condições de crédito à economia que se manterão “apertadas”. A esse propósito, Bruxelas escreve que Portugal foi, a par de Espanha, o país do euro onde a contracção do financiamento bancário mais se intensificou no final de 2011, o que sugere um problema de crédito e não de uma mera desaceleração da procura de financiamento decorrente do agravamento da recessão e do processo de consolidação das contas públicas.

Bruxelas destaca ainda o valor “notoriamente mais elevado”, de 14%, atingido pela taxa de desemprego no último trimestre de 2011, assumindo que este fenómeno venha a castigar ainda mais o consumo privado.

por nook » 23/2/2012 18:07

SP500 a subir, o CAC na linha de água, o DAX a descer meio por cento e nós a levarmos com uma ripada de quase 2% :!: :shock: :shock:

E já estamos de novo com a cotação abaixo das MME. :( :(
Anexos
PSI20.gif
PSI20.gif (25.38 KiB) Visualizado 8520 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por Pedro Miguel » 23/2/2012 17:40

EuroVerde Escreveu:
Pedro Miguel Escreveu:Comecei agora a andar de olho neste indice que muito dinheiro me deu de 2003 a 2007, atraves de um fundo e tb directamente em blue chips.
Noto no curto/médio/longo prazo divergencias positivas no semanal e diário.

Mais 1 ano, talvez menos, penso entrar num fundo ou ETF(novo) deste indice.

Quero ver o comportamento nos proximos meses. 2013 será decisivo.

E qual é a estratégia seguida?

Prevejo novos minimos este ano, tal como demonstrei no último gráfico publicado.

Eu tb penso que vai haver mais quedas. E talvez sejam nessas quedas que entrarei. A minha estratégia é mesmo position trading, ao entrar nesse fundo ou ETF.
Recordo que entrei nesse indice em 2001 e saí em 2007. Os primeiros 4 anos não foram muito agradáveis. No final a rentabilidade anualizada andou à volta dos 20%, sem contar com dividendos.
Valorizações passadas não garantem valorizações futuras.
O pior risco poderá ser a lateralização durante largos anos, mais que as quedas. Porque tudo o que cai sobe e vice versa.

Registado: 29/11/2007 11:45

por EuroVerde » 23/2/2012 17:20

Pedro Miguel Escreveu:Comecei agora a andar de olho neste indice que muito dinheiro me deu de 2003 a 2007, atraves de um fundo e tb directamente em blue chips.

E qual é a estratégia seguida?

Prevejo novos minimos este ano, tal como demonstrei no último gráfico publicado.

por Pedro Miguel » 23/2/2012 17:06

Comecei agora a andar de olho neste indice que muito dinheiro me deu de 2003 a 2007, atraves de um fundo e tb directamente em blue chips.

Registado: 29/11/2007 11:45

por JMHP » 23/2/2012 16:55

É notório que os 5700 pontos são uma resistência curto-prazo que tem resistido ás investidas dos Bulls e evidenciam bem a já longa lateralização em que o PSI-20 se encontra "amarrado".

Uma quebra dos 5700 seria um bom sinal para curto-prazo, mas não para o médio-prazo e ainda longe de um bullmarket.

Registado: 19/5/2009 18:26

por Marco Martins » 23/2/2012 16:02

Isso quer dizer que o PSI20 ainda continuará a cair?

Seguindo a tendência de hoje, se o PSI20 não recuperar, será que amanhã a tendência será de queda?

por Ulisses Pereira » 22/2/2012 12:08

Atenção que essa LTA mais abaixo que traçaram não tem consistência técnica porque tem apenas dois pontos de toque.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, Abade19, Bing [Bot], Dragon56, PAFS, PMP69 e 190 visitantes