Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Situação que nos torna Gregos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Oberon » 21/2/2012 14:35

Existe uma série de indicadores macro de dívida que normalmente se analisa, como por exemplo, % dívida do Estado detida por nacionais, défice externo, balança de pagamentos. Podes tb tirar algumas conclusões pela análise da alocação da dívida pelos diversos agentes de um país (famílias, PMEs, grandes empresas, Estados), mas não vejo nenhuma relevância na análise da evolução relativa do total de dívida não consolidada dos agentes de um país. Estive a pesquisar na net e não encontro sequer dados semelhantes para outros países, o que me leva a concluir q estes não serão relevantes...

Registado: 14/4/2011 15:12

por Mcmad » 21/2/2012 14:31

Oberon__ Escreveu:
Mcmad Escreveu:Oberon,, um maior endividamento das famílias e empresas torna a nossa situação mais insustentável .. Como vamos aguentar cortes de salários se estamos com pouco rendimento disponível? Não se prevê perdoes para já ao nível das dividas de particulares e empresas logo a situação e muito difícil de se gerir.bem sei que não somos os únicos com este défice externo bruto mas estamos mais sensíveis face a falta de financiamento a economia. Penso que nem os gregos tem um défice bruto destes... A nossa pii esta nos 112%do pib mas temos devedores muito duvidosos...

Os números apresentados constituem dívida não consolidada, e q nada nos diz acerca de défice externo ou balanças de pagamentos. No limite podes bem ter um aumento deste défice bruto (cm lhe chamas)e uma diminuição do défice externo. Não vejo a relevância, em termos macro, destes números apresentados na notícia em questão. No entanto, como não me considero um génio macroeconómico, apenas alguém que até tem alguns conhecimentos, estava na esperança que me explicasses a relevância económica ou macroeconómica destes números. Numa primeira análise diria que não servem para nada, sem a existência de informação complementar. E mesmo existindo informação complementar, como por exemplo défice externo, continuo sem perceber a sua relevância... Daí que te pergunte, visto que iniciaste um post com essa notícia, qual a análise que fazes destes números?

Fui explicito. O endividamento das famílias e empresas torna a situação mais insustentável . Quem não percebeu foste tu. Já agora segundo o teu ponto vista qual a importância da divida publica ?
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Oberon » 21/2/2012 14:26

Mcmad Escreveu:Oberon,, um maior endividamento das famílias e empresas torna a nossa situação mais insustentável .. Como vamos aguentar cortes de salários se estamos com pouco rendimento disponível? Não se prevê perdoes para já ao nível das dividas de particulares e empresas logo a situação e muito difícil de se gerir.bem sei que não somos os únicos com este défice externo bruto mas estamos mais sensíveis face a falta de financiamento a economia. Penso que nem os gregos tem um défice bruto destes... A nossa pii esta nos 112%do pib mas temos devedores muito duvidosos...

Os números apresentados constituem dívida não consolidada, e q nada nos diz acerca de défice externo ou balanças de pagamentos. No limite podes bem ter um aumento deste défice bruto (cm lhe chamas)e uma diminuição do défice externo. Não vejo a relevância, em termos macro, destes números apresentados na notícia em questão. No entanto, como não me considero um génio macroeconómico, apenas alguém que até tem alguns conhecimentos, estava na esperança que me explicasses a relevância económica ou macroeconómica destes números. Numa primeira análise diria que não servem para nada, sem a existência de informação complementar. E mesmo existindo informação complementar, como por exemplo défice externo, continuo sem perceber a sua relevância... Daí que te pergunte, visto que iniciaste um post com essa notícia, qual a análise que fazes destes números?

por Mcmad » 21/2/2012 14:17

Oberon,, um maior endividamento das famílias e empresas torna a nossa situação mais insustentável .. Como vamos aguentar cortes de salários se estamos com pouco rendimento disponível? Não se prevê perdoes para já ao nível das dividas de particulares e empresas logo a situação e muito difícil de se gerir.bem sei que não somos os únicos com este défice externo bruto mas estamos mais sensíveis face a falta de financiamento a economia. Penso que nem os gregos tem um défice bruto destes... A nossa pii esta nos 112%do pib mas temos devedores muito duvidosos...

Re: Situação que nos torna Gregos

por Oberon » 21/2/2012 11:57

Mcmad Escreveu:Apesar de alguns governantes assobiarem para o lado e dizerem que não somos a Grécia, assim como muitos comentadeiros televisivos, vejam bem estes números que nos vão com toda a certeza colocar numa situação aflitiva.

Défice externo já acima dos 400% do produto...

Portugal
Famílias, empresas e Estado devem mais de 715 mil milhões

Luís Reis Pires
20/02/12 13:04

A dívida de Estado, empresas e famílias superou os 715 mil milhões de euros no ano passado.

De acordo com o boletim estatístico do Banco de Portugal (BdP), a dívida conjunta das administrações públicas, das empresas privadas e das famílias totalizava 715.229 milhões de euros no final de 2011. No espaço de um ano o endividamento subiu 3,1% e representa agora 418,4% do PIB.

A maior fatia do endividamento pertence às empresas privadas, somando praticamente 304 mil milhões de euros (177,7% do PIB). No entanto, o valor representa uma quebra de 0,5% face à dívida registada no final de 2010.

As famílias foram o outro grupo onde se registou uma quebra do endividamento: atingiu os 175,5 mil milhões (102,6% do PIB), menos 2,4% que um ano antes.

Em sentido contrário estiveram as empresas e administrações públicas. A dívida das administrações públicas subiu 14,5%, para 212,7 mil milhões, ao passo que as empresas do sector público devem 46,1 mil milhões, mais 6,6% do que em 2010

http://economico.sapo.pt/noticias/famil ... 38613.html[/code]

Mcmad, explica-me do teu ponto de vista, qual a relevância técnica destes números que argumentas serem importantes? Quais são as variáveis macro que pretendes analisadas e qual a sua relevância no contexto actual? E já agora, qual a tua análise da evolução que é apresentada?

por alexandre7ias » 21/2/2012 3:50

:mrgreen: ouvi essa noticia na TSF e tentei encontrar a mesma noutros sitios mas estava complicado. Mesmo a calhar. Assim já não se podem virar só para as pessoas....
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

Situação que nos torna Gregos

por Mcmad » 21/2/2012 3:21

Apesar de alguns governantes assobiarem para o lado e dizerem que não somos a Grécia, assim como muitos comentadeiros televisivos, vejam bem estes números que nos vão com toda a certeza colocar numa situação aflitiva.

Défice externo já acima dos 400% do produto...

Portugal
Famílias, empresas e Estado devem mais de 715 mil milhões

Luís Reis Pires
20/02/12 13:04

A dívida de Estado, empresas e famílias superou os 715 mil milhões de euros no ano passado.

De acordo com o boletim estatístico do Banco de Portugal (BdP), a dívida conjunta das administrações públicas, das empresas privadas e das famílias totalizava 715.229 milhões de euros no final de 2011. No espaço de um ano o endividamento subiu 3,1% e representa agora 418,4% do PIB.

A maior fatia do endividamento pertence às empresas privadas, somando praticamente 304 mil milhões de euros (177,7% do PIB). No entanto, o valor representa uma quebra de 0,5% face à dívida registada no final de 2010.

As famílias foram o outro grupo onde se registou uma quebra do endividamento: atingiu os 175,5 mil milhões (102,6% do PIB), menos 2,4% que um ano antes.

Em sentido contrário estiveram as empresas e administrações públicas. A dívida das administrações públicas subiu 14,5%, para 212,7 mil milhões, ao passo que as empresas do sector público devem 46,1 mil milhões, mais 6,6% do que em 2010

http://economico.sapo.pt/noticias/famil ... 38613.html[/code]

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: josehenry400 e 210 visitantes