Desemprego em Portugal
tugadaytrader Escreveu:ticojuno666 Escreveu:tugadaytrader Escreveu:Pimenta79 Escreveu:[/quote="lfhm"]
Olha e se começarem a tirar licenciaturas de jeito? Não lhe fazia mal nenhum.
Isto hoje em dia é tudo licenciado já nem há bacharéis e depois nem sabem ler nem escrever.
O que consideras licenciaturas de jeito?
Sou licenciado em contabilidade e administração mas no final do ano fiquei desempregado, como perspectivas de emprego são fracas e tempo não me vai faltar ia tirar outra licenciatura.
E que cursos neste momento tem certeza de emprego além da medicina?
Muitos dos cursos foram criados para receberem subsídios do estado.
E mesmo medicina......
Nem ai as apatencias sao verdade
Sim.. a ordem dos médicos já anda muito preocupado porque vai haver médicos sem emprego nos próximos anos..
Não acredito que a ordem dos médicos esteja preocupada com o desemprego de médicos portugueses, mas se houver muitos médicos acaba-se com a classe elitista,com os tachos no publico e no privado e os seus vencimentos também acabam por baixar.
Vou contar um "estória" relacionada com os Sr. Doutores, fiz uma pós graduação em gestão de unidades de saúde, o formador era administrador de um hospital central e disse que desde que colocaram os médicos a "picar o ponto" conseguiu que fossem atendidas mais pessoas nos mesmos horários e teve médicos que chegaram a pedir para lhes reduzirem os horários, o vencimento e mesmo após estas reduções os médicos atendiam as mesmas pessoas que no horário normal até então, alguns médicos que até passaram a atender mais pessoas. Agora tirem as vossas conclusões.
Isto não é para atacar os médicos, apenas para mostrar que há classes melhores que outras.
- Registado: 20/7/2010 9:46
tugadaytrader Escreveu:ticojuno666 Escreveu:tugadaytrader Escreveu:Pimenta79 Escreveu:[/quote="lfhm"]
Isto hoje em dia é tudo licenciado já nem há bacharéis e depois nem sabem ler nem escrever.
Sou licenciado em contabilidade e administração mas no final do ano fiquei desempregado, como perspectivas de emprego são fracas e tempo não me vai faltar ia tirar outra licenciatura.
Vou acabar o curso de medicina daqui a alguns meses e as prespectivas nao sao muito animadoras. No entanto como ja nao estou em portugal a 5 anos, estar por fora ja nao e novidade
E mesmo medicina......
Sim.. a ordem dos médicos já anda muito preocupado porque vai haver médicos sem emprego nos próximos anos..
O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu
- Registado: 5/10/2011 10:55
ticojuno666 Escreveu:tugadaytrader Escreveu:Pimenta79 Escreveu:[/quote="lfhm"]
E mesmo medicina......
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
tugadaytrader Escreveu:Pimenta79 Escreveu:[/quote="lfhm"]
E mesmo medicina......
O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu
- Registado: 5/10/2011 10:55
Pimenta79 Escreveu:tugadaytrader Escreveu:Pimenta79 Escreveu:[/quote="lfhm"]
Não fui eu que fiz a afirmação para "tirarem cursos de jeito", eu operguntei que cursos aconselhava o lfhm
O lfhm ainda esta a pensar..

Bull And Bear Markets
tugadaytrader Escreveu:Pimenta79 Escreveu:[/quote="lfhm"]
Não fui eu que fiz a afirmação para "tirarem cursos de jeito", eu operguntei que cursos aconselhava o lfhm
Pimenta79 Escreveu:[/quote="lfhm"]
Bull And Bear Markets
lfhm Escreveu:alexandre7ias Escreveu:A taxa de desemprego entre os licenciados situou-se nos 10,6%, número equivalente a 108 mil indivíduos, segundo os dados disponíveis. Este valor é quase o dobro do número de licenciados no desemprego dois anos antes: eram 55 mil no quarto trimestre de 2009. Só do terceiro para o quarto trimestre de 2011, houve um aumento de mais 13 mil desempregados com ensino superior. Apesar deste grande aumento no desemprego entre os licenciados, continua a ser vantajoso no mercado de trabalho ter o ensino superior. Os licenciados são, de resto, o único grupo cuja taxa de desemprego se situa abaixo da média.
Segundo os dados do INE, o número de desempregados subiu bastante no quarto trimestre para todos os níveis de ensino.
Para as pessoas com o ensino básico (até ao 3º ciclo), a taxa de desemprego no último trimestre de 2011 era 14,5% (o equivalente a 484 mil desempregados). Para quem completou o ensino secundário ou pós-secundário, a taxa era ainda mais alta: 15,4% (179 mil pessoas). A nível geral,
a taxa de desemprego em Portugal no quarto trimestre de 2011 atingiu os 14%,
ficando acima das estimativas dos economistas contactados pela agência Lusa, que esperavam uma taxa entre os 13 e os 13,5%. A taxa de desemprego média anual situou-se nos 12,7%.
Estes também andaram a estudar para andar de burro e ir comer as cantinas...enquanto os que estão no poder nos roubam.
Existe sempre uma desculpa para tudo. Já agora quem mão tiver dinheiro para o burro que ande a pé. Olhem que se fosse assim não havia tantas dividas no metro, na TAP, etc etc
[/quote="lfhm"]
Isto hoje em dia é tudo licenciado já nem há bacharéis e depois nem sabem ler nem escrever.[/quote]
Isto hoje em dia é tudo licenciado já nem há bacharéis e depois nem sabem ler nem escrever.[/quote]
alexandre7ias Escreveu:A taxa de desemprego entre os licenciados situou-se nos 10,6%, número equivalente a 108 mil indivíduos, segundo os dados disponíveis. Este valor é quase o dobro do número de licenciados no desemprego dois anos antes: eram 55 mil no quarto trimestre de 2009. Só do terceiro para o quarto trimestre de 2011, houve um aumento de mais 13 mil desempregados com ensino superior. Apesar deste grande aumento no desemprego entre os licenciados, continua a ser vantajoso no mercado de trabalho ter o ensino superior. Os licenciados são, de resto, o único grupo cuja taxa de desemprego se situa abaixo da média.
Segundo os dados do INE, o número de desempregados subiu bastante no quarto trimestre para todos os níveis de ensino.
Para as pessoas com o ensino básico (até ao 3º ciclo), a taxa de desemprego no último trimestre de 2011 era 14,5% (o equivalente a 484 mil desempregados). Para quem completou o ensino secundário ou pós-secundário, a taxa era ainda mais alta: 15,4% (179 mil pessoas). A nível geral,
a taxa de desemprego em Portugal no quarto trimestre de 2011 atingiu os 14%,
ficando acima das estimativas dos economistas contactados pela agência Lusa, que esperavam uma taxa entre os 13 e os 13,5%. A taxa de desemprego média anual situou-se nos 12,7%.
Estes também andaram a estudar para andar de burro e ir comer as cantinas...enquanto os que estão no poder nos roubam.
Elias Escreveu:escada1 Escreveu:Portugal só tem uma saida.Sair do euro, ter uma moeda mais fraca, e assim exportar mais.
Com a gasolina chegaria rapidamente aos 3 euros muitas pessoas passariam a andar de burro.
Pensando bem, aqui estaria uma oportunidade de negócio: criação de burros

Número de pessoas sem emprego já ultrapassa um milhão
Lusa
16/02/2012 15:20
O número de pessoas disponíveis para trabalhar mas sem emprego já ultrapassava um milhão no final do último trimestre de 2011, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O valor oficial da taxa de desemprego do INE é 14%, o equivalente a 770 mil desempregados. No entanto, este número só engloba pessoas sem emprego, disponíveis para trabalhar e que, durante o período do inquérito, procuraram trabalho activamente.
Não estão incluídos nesse valor os inactivos disponíveis ou desencorajados (pessoas disponíveis para trabalhar mas que não procuraram activamente emprego) nem os trabalhadores em situação de subemprego (pessoas que trabalham a tempo parcial mas gostariam de ter empregos a tempo inteiro).
O INE, no entanto, apresenta nas suas estatísticas trimestrais do mercado de trabalho, valores para todas estas categorias: no quarto trimestre de 2011, havia 203 mil inactivos disponíveis (mais 5% que no trimestre anterior), 83 mil inactivos desencorajados (mais 9,1%) e 187 mil pessoas em situação de subemprego visível (mais 16,9%).
Somando todos estes valores, haveria 1,24 milhões de pessoas sem emprego. Este número corresponderia a uma taxa de desemprego ajustada de 22,6%.
Mesmo retirando deste valor os trabalhadores em situação de subemprego, o número de indivíduos sem emprego ficaria acima de um milhão de pessoas (1,057 milhões, uma taxa ajustada de 19,2%).
A taxa de desemprego oficial no quarto trimestre de 2011 atingiu os 14%, ficando acima das estimativas dos economistas contactados pela agência Lusa, que esperavam uma taxa entre os 13 e os 13,5%.
A taxa de desemprego média anual situou-se nos 12,7%.
Emigração é a solução
Nao vejo outra saida.
Bem sei que ja falamos noutro topico sobre os custos que Portugal tem ao deixar sair mao de obra formada. Mas mesmo que o desempregado/a nos tenha custado 100.000 euros a formar, economicamente, a melhor opcao, e que ele/a saia para outro lado (Australia, Singapura, etc. estao com o problema inverso, nao ha mao-de-obra) e faca como quase todos os emigrantes no passado e nos venha ca visitar de vez em quando, que compre uma casinha ou duas no nosso cantinho durante a vida, e por fim, que ca regresse para passar a reforma (privada, que poupou por ele proprio) na nossa companhia.
Abraco
CN
PS: Custa quase 50.000 euros dos 6 aos 15 anos:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... -por-aluno
Bem sei que ja falamos noutro topico sobre os custos que Portugal tem ao deixar sair mao de obra formada. Mas mesmo que o desempregado/a nos tenha custado 100.000 euros a formar, economicamente, a melhor opcao, e que ele/a saia para outro lado (Australia, Singapura, etc. estao com o problema inverso, nao ha mao-de-obra) e faca como quase todos os emigrantes no passado e nos venha ca visitar de vez em quando, que compre uma casinha ou duas no nosso cantinho durante a vida, e por fim, que ca regresse para passar a reforma (privada, que poupou por ele proprio) na nossa companhia.
Abraco
CN
PS: Custa quase 50.000 euros dos 6 aos 15 anos:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... -por-aluno
escada1 Escreveu:Existindo produtos financeiros baseado no crude, é obvio que o seu preço tende a ser expeculativo, pois entram no mercado actores que nada têm haver com a matéria.
O preço tem sempre uma componente especulativa seja lá qual for a forma de mercado. Mas quanto mais amplo e líquido mais próximo estará do valor real que o mercado entende que o produto tem a dado momento (a falta de líquidez ou a falta de distribuição de informação tornam o mercado mais ineficiente).
escada1 Escreveu:Se observarmos bem a evolução do seu preço, as coisas dispararam em 2005.Ora eu não vou acreditar
que só a partir de 2005 se chegou a essas conclusões.
O valor de algo depende de uma série de factores, que é exactamente o que se passa com o crude. Os factores vão desde a procura versus oferta aos factores geo-estratégicos passando pelos custos operacionais.
O mercado está o tempo todo, com base em todos os factores envolvidos, a tentar determinar qual é o preço do crude.
A tua descrição não está porém propriamente correcta: o encarecimento de longo prazo do crude vem de bem mais de trás do que 2005 e com o período entre 2007 a 2010 (sensivelmente) anormalmente volátil.
escada1 Escreveu:O preço do crude está alto pois interessa aos BRICS.
Se as cotações do crude fossem apenas feitas pelos interessados (refinadores), estes preços não eram atingidos.
Estarei errado ?
Dúvido.
Eu não sei bem de que estás a falar aqui (a que países refinadores te referes, por exemplo?) e o texto como que trás implícito que o preço devia ser decidido por uma ou outra parte mas uma coisa devo referir contudo: as novas reservas só são competitivas a valores muito mais altos que as reservas antigas. Tentarei explicar com brevidade: existem reservas antigas (como as do médio oriente) que estão em locais de extracção barata mas que por sua vez já se encontram em estágio adiantado e onde não é possível/fácil aumentar a produção (de uma forma simples, injecta-se água nestes poços para extrair o petróleo mas quanto mais adiantada se encontra a extracção, menor a pressão sobre o petróleo e menos se consegue extrair); por outro lado as novas reservas que se vão encontrando estão em locais bem mais caros de extrair (por exemplo, se bem me recordo, as reservas brasileiras - onde a GALP está parcialmente presente - só começaram a ser economicamente interessantes acima dos 70 dolares).
Há por aí locais onde se sabe que há petróleo mas onde não é (economicamente) viável extraí-lo. Há outros onde só é viável mais ou menos aos preços actuais. E há outros onde o custo operacional é muito baixo (tipo $10 ou $20 e devo dizer que estou a atirar um número) mas onde já não é possível extrair muito mais do que ao ritmo actual, embora ainda exista lá petróleo para bastantes anos).
Bom, isto é um quadro algo sucinto, traçado rapidamente porque me parece que tu continuas a escrever comentários sobre o petróleo sem ler nada sobre o tema primeiro...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 16/2/2012 17:38, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Existindo produtos financeiros baseado no crude, é obvio que o seu preço tende a ser expeculativo, pois entram no mercado actores que nada têm haver com a matéria.
Se observarmos bem a evolução do seu preço, as coisas dispararam em 2005.Ora eu não vou acreditar
O preço do crude está alto pois interessa aos BRICS.
Se as cotações do crude fossem apenas feitas pelos interessados (refinadores), estes preços não eram atingidos.
Estarei errado ?
Dúvido.
Se observarmos bem a evolução do seu preço, as coisas dispararam em 2005.Ora eu não vou acreditar
O preço do crude está alto pois interessa aos BRICS.
Estarei errado ?
Dúvido.
MarcoAntonio Escreveu:escada1 Escreveu:Mas ao mesmo tempo são encontradas reservas gigantes no Brasil, e penso que também em Timor e Angola.
As mar do norte, são apenas uma parte quase insignificante da produção mundial.
Sim e então? Eu dei o caso das reservas do mar do norte meramente como exemplo e de resto, os casos que dás como alternativa são também elas marginais no global, mais reserva menos reserva descoberta estamos mais ou menos na mesma (com petróleo que durará ao ritmo actual, algumas décadas apenas).
E não respondeste a praticamente nada do que eu escrevi.
Continuas sem explicar o que é que entendes por "artificialmente alto". Como disse, a produção actual mal dá para o consumo e aumentar ou não é praticável ou é relativamente caro dado o estágio da generalidade das reservas. As reservas ou estão já num estágio avançado ou as novas já são encontradas em locais onde não é tão barato extrai-lo (os locais "baratos", mais facilmente acessíveis e onde se retira com menor custo, já estão "todos" explorados).
Ao mesmo tempo, o petróleo continua a ser relativamente competitivo em comparação com as alternativas.
Como é que se determina qual é o "preço justo" do petróleo?
- Registado: 23/8/2011 11:35
escada1 Escreveu:Mas ao mesmo tempo são encontradas reservas gigantes no Brasil, e penso que também em Timor e Angola.
Sim e então? Eu dei o caso das reservas do mar do norte meramente como exemplo e de resto, os casos que dás como alternativa são também elas marginais no global, mais reserva menos reserva descoberta estamos mais ou menos na mesma (com petróleo que durará ao ritmo actual, algumas décadas apenas).
E não respondeste a praticamente nada do que eu escrevi.
Continuas sem explicar o que é que entendes por "artificialmente alto". Como disse, a produção actual mal dá para o consumo e aumentar ou não é praticável ou é relativamente caro dado o estágio da generalidade das reservas. As reservas ou estão já num estágio avançado ou as novas já são encontradas em locais onde não é tão barato extrai-lo (os locais "baratos", mais facilmente acessíveis e onde se retira com menor custo, já estão "todos" explorados).
Ao mesmo tempo, o petróleo continua a ser relativamente competitivo em comparação com as alternativas.
Como é que se determina qual é o "preço justo" do petróleo?
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:escada1 Escreveu:Portugal só tem uma saida.Sair do euro, ter uma moeda mais fraca, e assim exportar mais.
Com a gasolina chegaria rapidamente aos 3 euros muitas pessoas passariam a andar de burro.
Pensando bem, aqui estaria uma oportunidade de negócio: criação de burros
Permita-me discordar, mas penso que em Portugal esse é um mercado que já atingiu a maturidade faz tempo. Tudo o que é burro já está bem criado e adulto, não haverá muito espaço (espero eu) para muitos mais burros jovens.
Sendo um eterno optimista, eu não investiria nessa oportunidade de negócio...
Mas ao mesmo tempo são encontradas reservas gigantes no Brasil, e penso que também em Timor e Angola.
O que tem haver Angola, ou Paquistão ?
Simples:
Conseguem produzir mais barato, não pela tecnologia, mas porque usam chicote nas mãoes e têm energia muito mais barata.Elementar.
O que tem haver Angola, ou Paquistão ?
Simples:
Conseguem produzir mais barato, não pela tecnologia, mas porque usam chicote nas mãoes e têm energia muito mais barata.Elementar.
Re: Desemprego salta para 14% em Portugal
Elias Escreveu:Taxa de desemprego no quarto trimestre superou as expectativas dos analistas, que esperavam agravamento menos acentuado.
...................................
A taxa de desemprego no quarto trimestre de 2011 saltou para 14%, um valor superior em 1,6 pontos percentuais ao do trimestre anterior e que fica acima das previsões dos economistas.
Sinceramente não compreendo como é que existia a expectativa de subir tão pouco..
E nada me espantaria, caso a actual tendência não se inverta, que ainda durante este ano, estejamos a falar de números de 17-20%
- Registado: 29/11/2007 11:30
escada1 Escreveu:A energia é a chave da economia.
Or assim sendo, e havendo tanta condenação na europa por subsidiação do estado à economia, não é uma concorrência desleal ?
O que é que a Europa tem que ver com o que a Venezuela, Angola ou o Brasil fazem com o seu petróleo?
escada1 Escreveu:Será que o preço actual do crude não está artificialmente alto, apenas para esmagar a economia ocidental ?
O que é que tu entendes com "artificialmente alto"?
Aos preços actuais o petróleo ainda é competitivo comparado com a generalidade das alternativas e de resto, a produção mal dá para o que se consome e não é barato (ou sequer praticável, conforme os casos) aumentar o ritmo de produção dado o estágio em que se encontram a generalidade das reservas.
As do mar do norte por exemplo (que é de onde nós consumimos a maior parte) estão por um fio, mais uns anitos e acabou, não há mais...
escada1 Escreveu:Não se deveria impor taxas alfandegárias para nivelar bem estar social/custos de energia, principalmente dos derivados do crude ?
Taxas alfandegárias sobre o quê (ou a visar o quê)?
A energia é a chave da economia.
Or assim sendo, e havendo tanta condenação na europa por subsidiação do estado à economia, não é uma concorrência desleal ?
Será que o preço actual do crude não está artificialmente alto, apenas para esmagar a economia ocidental ?
Não se deveria impor taxas alfandegárias para nivelar bem estar social/custos de energia, principalmente dos derivados do crude ?
Será que o preço actual do crude não está artificialmente alto, apenas para esmagar a economia ocidental ?
Não se deveria impor taxas alfandegárias para nivelar bem estar social/custos de energia, principalmente dos derivados do crude ?
Quem está ligado: