Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT- Evolucao Preços Na era €uro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por BearManBull » 14/2/2012 12:29

charles Escreveu:
era interessante relacionar tudo isto dos preços exageradamente altos em quase tudo o que se consome, talvez com alguma exceção na comida que de uma forma geral acho que está não estará cara !

Está cara está! Se compares com Inglaterra é ao mesmo preço e em Espanha ainda é mais barata.

charles Escreveu:mas estava eu a dizer, relacionar o assunto dos preços debatido com a pressão consumista imposta pelas grandes marcas e cadeias de lojas, a que exageros levou esta pressão consumista relativamente ao sobre-endividamento era interessante fazer essa ponte e perceber de que modo a que tudo isto contribui para a crise, se o pessoal foi ignorante fincanceiramente como dizes foi-o em conjunto com alguém e com os interesses comerciais gerais!

Ninguém obriga as pessoas a comprar Mac no entanto se tiveres um Dell a metade do preço com o dobro das especificações o mercado tende a comprar o Mac. O consumidor é ignorante financeiramente pelo menos na relação qualidade preço. Por outras palavras não sabe avaliar o verdadeiro valor de um artigo. Mas depois isso é subjectivo, também se pode gostar de esbanjar dinheiro...

Isto para não falar em roupas de marca. Isto o consumidor gosta de ter sempre o mais caro principalmente em coisas que pode mostrar. Gastar 500 euros numas calças que em termos de qualidade de fabrico pouco ou nada diferem de umas de 30 euros... Só mostra o que vai na cabeça das pessoas.

Registado: 15/2/2011 11:59

por charles » 14/2/2012 3:08

Elias Escreveu:
charles Escreveu:Se calhar o que nos divide, é que tu achas naturalissmo ser assim, eu consigo entender a lógica da oferta e da procura, apesar disso acho que algo está profundamente errado em termos sócio-económicos no nosso País.

O que eu acho errado é o pessoal (seja o Estado ou o charles) achar que deve poder definir, ou decretar, quanto deve ser o lucro dos outros. Isso é que está profundamente errado :P

Portanto o que eu disse está certo, achas naturalissimo tudo o que se passa, de seguida alongas o pensamento mais uma vez ao ponto de supôr o que eu ou estado queremos definir ou decretar preços, nada mais errado, em nenhuma parte eu defendi nada disso, quanto ao estado vais ter de lhe perguntar

simplesmente alongaste o pensamento e pensaste que era isso que eu queria dizer, mas não, mas também não vou repetir tudo o que disse, simplesmente a economia como está é insustentável, a concorrência simplesmente não existe, está tudo absolutamente cartelizado, não que para isso tenha de haver reuniões secretas, bastam sinais de fumo.

Lion_Heart Escreveu:O que é engraçado é nos EUA nenhum preço é "fixo" e aqui é.

O que é engraçado são as generalizações que tu fazes :lol:

charles Escreveu:o pessoal não perceber isto, é não perceber o que se está a passar neste momento na nossa economia,

charles o problema que tens neste país tem outro nome: chama-se iliteracia financeira. O pessoal na escola aprende a ler, a escrever, a contar, aprende os reis de Portugal, aprende como se fazem os bebés, aprende inglês, informática e o camandro mas não aprende a fazer e muito menos a gerir um orçamento. Esta é a raiz do problema.

Tenho dito :P

Se fosses um politico a falar para os media eras "chacinado" pela opinião pública, achas mesmo que a maioria do povo é ignorante financeiramente, vejam bem quão redutor és ao ponto de dizer que o pessoal aprendeu a fazer bebés na escola :mrgreen:, incrivel, as pessoas podem não ter a tua cultura/pensamento a minha ou a de muitos que andam nestes meios, mas não são estúpidas têm a escola da vida, e para eles basta saberem que foram roubados pelos politicos, foram feitas promessas não cumpridas e por ai adiante

os cultos financeiramente, aprenderam na escola e na universidade a gerir mal o O.E. e a coisa pública e a gerir muito bem o orçamento familiar alheio pois esse está a ser canalizado para o estado por causa de todo o polvo da corrupção, o que se passou nos últimos 30 anos :mrgreen:

ainda vamos acabar a falar no Carnaval da nossa justiça, onde os culpados são sempre ilibados, ignorar isto é ignorar o que se passou nos ultimos anos

ignorar isto é ignorar por onde poderemos seguir para sair desta crise, eu espero que P.C. consiga por o País no caminho certo mas vai ser muito dificil, só quando forem parar atrás das grades umas dezenas de responsáveis pela corrupção que levaram o País a este estado...o BPN......não vale a pena relembrar o que todos sabemos.....

reduzires os verdadeiros problemas à ignorância do povo é demasiado redutor e minimalista, há uma terrivel tendência de não se apontar os culpados disto tudo e andar sempre a culpar o cidadão comum, acho isso errado e falacioso

definitivamente eu acho que o problema está na forma como o estado engordou e foi corrompido, de uma forma objetiva foi isto que se passou, as pessoas de qualquer forma são condicionadas financeiramente pelas regras impostas pelo estado

se as pessoas aqui e ali abusaram é porque lhes foi permitido, o estado falhou na regulação, afinal de contas segundo a tua ideia temos os iluminados de um lado e o povo estúpido e ignorante de outro :roll:

era interessante relacionar tudo isto dos preços exageradamente altos em quase tudo o que se consome, talvez com alguma exceção na comida que de uma forma geral acho que está não estará cara comparando com o que estavamos a discutir, também se estivesse ao nível dos artigos que falamos, e se já há pessoal a passar fome, então seria o caos alimentar

mas estava eu a dizer, relacionar o assunto dos preços debatido com a pressão consumista imposta pelas grandes marcas e cadeias de lojas, a que exageros levou esta pressão consumista relativamente ao sobre-endividamento era interessante fazer essa ponte e perceber de que modo a que tudo isto contribui para a crise, se o pessoal foi ignorante fincanceiramente como dizes foi-o em conjunto com alguém e com os interesses comerciais gerais!
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Elias » 14/2/2012 2:10

charles Escreveu:Se calhar o que nos divide, é que tu achas naturalissmo ser assim, eu consigo entender a lógica da oferta e da procura, apesar disso acho que algo está profundamente errado em termos sócio-económicos no nosso País.

O que eu acho errado é o pessoal (seja o Estado ou o charles) achar que deve poder definir, ou decretar, quanto deve ser o lucro dos outros. Isso é que está profundamente errado :P

Lion_Heart Escreveu:O que é engraçado é nos EUA nenhum preço é "fixo" e aqui é.

O que é engraçado são as generalizações que tu fazes :lol:

charles Escreveu:o pessoal não perceber isto, é não perceber o que se está a passar neste momento na nossa economia,

charles o problema que tens neste país tem outro nome: chama-se iliteracia financeira. O pessoal na escola aprende a ler, a escrever, a contar, aprende os reis de Portugal, aprende como se fazem os bebés, aprende inglês, informática e o camandro mas não aprende a fazer e muito menos a gerir um orçamento. Esta é a raiz do problema.

Tenho dito :P

Registado: 5/11/2002 12:21

por charles » 14/2/2012 2:00

Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:charles, não vejo a questão assim.

Do meu ponto de vista, se "um par de calças vulgarissimo" custa 110/120€ isso significa que há pessoas dispostas a dar esse preço.

No dia em que deixar de haver compradores a esse preço, o preço desce. Mas qual é a dúvida? :P

Pode ser ou pode não ser. E se existir economia de mercado e concorrencia, se nao existir nao e.

Ve o pros e contras :)

Lion o problema é esse mesmo, a nossa democracia e economia está completamente saturada de perversões e inversões que provocam aceleração dos preços, e sobre-avaliação dos produtos de uma forma geral, entre uma bitola de preços do mais baixo ao mais alto invariavelmente temos os preços colocados no limite máximo dessa bitola, bem não quero sequer levar isto para o setor energético ou das telecomunicações ou das empresas transmissoras de sinal de tv internet e por ai adiante.....

o pessoal não perceber isto, é não perceber o que se está a passar neste momento na nossa economia, ignorar isto é ignorar a causa e a solução para o grave problema atual que quanto a mim pode vir a ser muito pior caso tudo isto não seja repensado...dificilmente será... acho que já estamos empobrecidos ao nível de 90, estaremos condenados a empobrecer ao nível dos anos 80, deixo a minha preocupação :!:
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por Lion_Heart » 14/2/2012 1:47

Do meu ponto de vista, se "um par de calças vulgarissimo" custa 110/120€ isso significa que há pessoas dispostas a dar esse preço.

No dia em que deixar de haver compradores a esse preço, o preço desce. Mas qual é a dúvida? :P

Pode ser ou pode não ser. E se existir economia de mercado e concorrencia, se nao existir nao e.

Ve o pros e contras :)

Depois tens a politica das marcas, que nao permitem "descontos" e etc.

O que é engraçado é nos EUA nenhum preço é "fixo" e aqui é.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por charles » 14/2/2012 1:47

Se calhar o que nos divide, é que tu achas naturalissmo ser assim, eu consigo entender a lógica da oferta e da procura, apesar disso acho que algo está profundamente errado em termos sócio-económicos no nosso País.

PS Vou-me retirar, depois de ver a tabela de IRS 2012 sabendo que vou dar mais uma ajudinha ao País :lol:, temos que levar na desportiva é Carnaval :lol:
Editado pela última vez por charles em 14/2/2012 1:51, num total de 1 vez.
Cumpt

por Elias » 14/2/2012 1:40

charles, não vejo a questão assim.

por charles » 14/2/2012 1:33

Elias Escreveu:charles, não me dês tanga :lol:

Quem não pode (ou não quer) dar 50 euros pode sempre ir comprar um par mais barato na feira do relógio :lol:
Claro que a qualidade não vai ser a mesma...

O que não se pode é querer ter coisas de qualidade a preços de feira do relógio. 8-)

Já estás a alongar o raciocinio (e os valores), não tenho dúvidas que muito pessoal se excede a pagar os tais 50€, também continuo sem dúvidas que os valores são exagerados, não vou novamente dizer o que já disse no post anterior onde explico o que penso sobre os preços das grandes marcas.

Porque é que não reduzes os preços na forma de pensares, sem incluires para tal a feira do relógio :lol:, para ti só existe a lógica de mercado que nos é oferecida atualmente e pelo que tenho lido não admites mais nenhuma, para ti um par de calças vulgarissimo a custar 110/120€ é um preço competitivo, para mim não é

Olha mais uma tanga, um exemplo que vi hoje, salvo erro na TVI, estás em plena fronteira Espanha Portugal, não me lembro qual era a localidade Espanhola, os Portugueses passam para o lado de lá e,.... não é para abastecer os carros, é para comprarem medicamentos que segundo a reportagem são invariavelmente todos mais baratos....pode-se sempre dizer que quem não quer comprar por 50€ vai à feira do relógio de Espanha, quero dizer às farmácias Espanholas

Tás mesmo convencido que não existe um "abuso" generalizado na formação de preços na economia Portuguesa, achas tudo normalissimo :lol:, são sensibilidades e pontos de vista diferentes, não são tangas :lol: !

Quanto à qualidade, tenho sérias duvidas em muitos produtos, podia deixar-te alguns exemplos mas já é tarde, se a qualidade significa durabilidade bem podes esquecer, portanto sobre todos os pontos de vista os produtos não valem o que pedem por eles e continuo a achar, salvo algumas excepções os preços são exorbitantes

PS Até na feira os preços estão altos :lol:
Editado pela última vez por charles em 14/2/2012 1:41, num total de 1 vez.
Cumpt

por Elias » 14/2/2012 1:13

charles, não me dês tanga :lol:

Quem não pode (ou não quer) dar 50 euros pode sempre ir comprar um par mais barato na feira do relógio :lol:
Claro que a qualidade não vai ser a mesma...

O que não se pode é querer ter coisas de qualidade a preços de feira do relógio. 8-)

por charles » 13/2/2012 23:57

Elias Escreveu:
charles Escreveu:acho que existe uma selvagaria de preços no sentido dos donos das marcas obterem cada vez uma margem de lucro maior.

Mas o objectivo de qualquer negócio é o lucro!

Se tu tiveres um produto que custa 10 euros a fazer não o vais vender por 30 se houver compradores dispostos a dar 50 por ele :)

Elias, não começes :lol: , todo sabemos que o lucro é importante, não é preciso lembrares, mas não é tudo, do teu ponto de vista existem pessoas dispostas a dar 50€, tens razão esse é o pensamento que está subjacente a quem pensa o preço

o problema é se calhar o pessoal dar mais do que pode, ai entra a troika, é um exagero o que se pede por determinadas peças de vestuário e calçado, este tipo de produtos estão exageradamente caros, não interessa se é o preço das rendas dos trasportes da luz

está tudo demasiadamente alto isto tem de vir para baixo, a questão é saber se o cliente dá os tais 50€ uma vez ou se por esses preços o cliente se sente fidelizado

penso que os lojistas não tem grande estratégia, metem o produto à venda e querem vender o mais possivel a qualquer pessoa independentemente se está a fidelizar o cliente ou não, isto dá que pensar não?! Depois não vendem e queixam-se e de seguida muitos fecham.

É preciso o comércio deste tipo de produtos pensar os preços e a venda de forma sustentavel ao longo de um periodo a alargado de tempo, senão só vendem nos picos dos SF e SN, se os lojistas não começarem a agir neste sentido, o comércio implode todo.

No teu exemplo a 50€ vendes 10 a 35 se calhar vendias 100, se no primeiro tivesses lucro de 25 e no segundo de 15, é so fazer as contas :wink:
Cumpt

por Automech » 13/2/2012 22:53

Elias Escreveu:Moral da história: vale a pena gastar algum tempo a comparar preços :wink:

E diga-se que hoje em dia é muitíssimo mais fácil comparar preços, num conjunto alargado de preços, do que há uma dúzia de anos atrás.

A nível de electrónica por vezes é impressionante as discrepâncias que se encontram no www.kuantokusta.pt/
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 13/2/2012 22:47

charles Escreveu:vi uns sapatos que me agradaram olhei para o preço e estavam a 158€ :shock: , vi os mesmos sapatos mais tarde na Seaside custavam 59€, em saldo 49€ :lol:.

Moral da história: vale a pena gastar algum tempo a comparar preços :wink:

por charles » 13/2/2012 22:45

MarcoAntonio Escreveu:Bom, muitos desses preços que referes estão associados a preços e estabelecimentos normalmente praticados em centros comerciais (que têm alugueres altíssimos).

Em alternativa, podes comprar a generalidade desses produtos de marca em outlet a preços substancialmente mais baixos durante o ano todo. Apenas não terás acesso aos últimos modelos, mas afinal quem é que quer saber da última colecção (como se fosse suposto uma peça de roupa só durar uma estação ou alguém reparar ou saber se é modelo deste ano ou do ano anterior... lol)?

Sem dúvida, o preço dos alugueres poderá ser uma explicação, no Colombo este FDS entrei numa loja aparentemente normalissima, sem nenhuma decoração especial, vi uns sapatos que me agradaram olhei para o preço e estavam a 158€ :shock: , vi os mesmos sapatos mais tarde na Seaside custavam 59€, em saldo 49€ :lol:.
Cumpt

por MarcoAntonio » 13/2/2012 22:39

Bom, muitos desses preços que referes estão associados a preços e estabelecimentos normalmente praticados em centros comerciais (que têm alugueres altíssimos).

Em alternativa, podes comprar a generalidade desses produtos de marca em outlet a preços substancialmente mais baixos durante o ano todo. Apenas não terás acesso aos últimos modelos, mas afinal quem é que quer saber da última colecção (como se fosse suposto uma peça de roupa só durar uma estação ou alguém reparar ou saber se é modelo deste ano ou do ano anterior... lol)?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 13/2/2012 22:34

charles Escreveu:acho que existe uma selvagaria de preços no sentido dos donos das marcas obterem cada vez uma margem de lucro maior.

Mas o objectivo de qualquer negócio é o lucro!

Se tu tiveres um produto que custa 10 euros a fazer não o vais vender por 30 se houver compradores dispostos a dar 50 por ele :)

por charles » 13/2/2012 22:33

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, a título de exemplo, basta visitar o site do Alcampo, por exemplo, para verificar que numa grande superfície espanhola um litro de leite meio gordo (normal) vai dos:

0.49 euros (alcampo)

aos

0.82 euros (pascual)

A lista apresenta um preço de 0.8 euros que não corresponde ao preço médio nem pouco mais ou menos (vá lá, não pegou no preço de um litro de leite especial senão ainda era pior).

O mesmo para o preço do tomate: 2.40 euros na lista, no Alcampo os preços do tomate começam pelos 1.10 euros por kg.

Já não é um bom indício quando nem sequer os preços actuais estão bem representados. As mal representações dos preços em 1999 são obviamente mais difíceis de verificar. O que não impede que se tire fotos ao cartaz e se espalhe pela net como se de um facto se tratasse...

Pois é, eu estava precisamente a questionar-me sobre o preço do leite, dos tomates e do café que me parecem um pouco puxados para cima, acho que essa lista parece um pouco tendenciosa, o unico preço que me parece baixo é o da renda.

Sem que consiga apresentar nenhum estudo, no entanto diga-se em abono da verdade que existem áreas de negócio como por exemplo alguma roupa de marca, calçado, relógios, perfumes que estão a preços de completa loucura, calças entre 120 e 130€, alguns ténis de marca a tocar os 100/120€, sapatos a entre os 100/150€, relógios mesmo de marcas inferiores a partir dos 110/120, qualquer perfumezeco da treta não custa menos de 50 €, enfim por ai em diante

curioso será constatar que a maior parte (tirando os perfumes e os sapatos) é tudo feito na China, logo não se trata de haver um custo alto no fabrico, acho que existe uma selvagaria de preços no sentido dos donos das marcas obterem cada vez uma margem de lucro maior.
Editado pela última vez por charles em 13/2/2012 22:35, num total de 1 vez.
Cumpt

por MarcoAntonio » 13/2/2012 22:28

Eu consumo pouco fora mas de facto, os poucos sitios onde já fui, mantiveram os preços para já (e ou é impressão minha ou o movimento tem sido - já era, antes da viragem do ano - algo menor).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 13/2/2012 22:23

Lion_Heart Escreveu:Uma das coisas que aumento e bem foi o preço das refeições.

Hoje em dia num restaurante médio o preço anda a volta dos 20 Euros , num bom ja vai aos 35€.

Ah é? Então e em 1999 custava quanto?

Pata-Hari Escreveu:bem, também tiveste o aumento dos impostos cobrados. E a diferença é bem grande só nisso.

Estás a partir do pressuposto de que os preços finais reflectem o aumento do imposto.

Acontece que em muitos casos os preços finais se mantiveram, sendo o aumento do imposto suportado pelo restaurante.

http://fugas.publico.pt/Noticias/298653 ... ?pagina=-1
http://www.jornalnordeste.com/noticia.a ... on=noticia
http://www.povoasemanario.pt/index.php? ... s&idn=3758
http://videos.sapo.pt/TPIyPvQTUJWpFsyAYsYU

por Pata-Hari » 13/2/2012 21:50

bem, também tiveste o aumento dos impostos cobrados. E a diferença é bem grande só nisso.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Lion_Heart » 13/2/2012 20:51

Uma das coisas que aumento e bem foi o preço das refeições.

Hoje em dia num restaurante médio o preço anda a volta dos 20 Euros , num bom ja vai aos 35€.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por L.S.S » 13/2/2012 11:32

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, a título de exemplo, basta visitar o site do Alcampo, por exemplo, para verificar que numa grande superfície espanhola um litro de leite meio gordo (normal) vai dos:

0.49 euros (alcampo)

aos

0.82 euros (pascual)

A lista apresenta um preço de 0.8 euros que não corresponde ao preço médio nem pouco mais ou menos (vá lá, não pegou no preço de um litro de leite especial senão ainda era pior).

O mesmo para o preço do tomate: 2.40 euros na lista, no Alcampo os preços do tomate começam pelos 1.10 euros por kg.

Já não é um bom indício quando nem sequer os preços actuais estão bem representados. As mal representações dos preços em 1999 são obviamente mais difíceis de verificar. O que não impede que se tire fotos ao cartaz e se espalhe pela net como se de um facto se tratasse...

Sem duvida...
Tem que se filtrar muito bem o lixo que anda a circular na Internet e não assimilar tudo como verdadeiro sem primeiro fazer uma verificação.
Os Casos do leite e do tomate mencionados pelo MarcoAntonio espelha bem como se pode manipular uma noticia!
Cumprimentos
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por MarcoAntonio » 13/2/2012 10:45

Já agora, a título de exemplo, basta visitar o site do Alcampo, por exemplo, para verificar que numa grande superfície espanhola um litro de leite meio gordo (normal) vai dos:

0.49 euros (alcampo)

aos

0.82 euros (pascual)

Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 13/2/2012 10:26

Já existe um índice de preços (vulgo taxa de inflação), porque é que se fazem comparações avulsas nestes termos?

Estas comparações são normalmente um misto de inexactidões (onde os preços nem sequer estão correctos, ou onde não estão todos correctos e para não estarem correctos basta não representarem a média à data) e de uma lista seleccionada onde só se refere o que interessa referir (aquilo que tiver aumentado mais) deixando de fora todos os exemplos que não convêem.

Ora, para se ter uma ideia do aumento do custo de vida, basta olhar para o índice de preços (em Portugal publicado pelo INE). O resto, se estiver correcto, só mostra o que em particular subiu mais, pois não subiu tudo ao mesmo ritmo...
Imagem

Administrador Fórum

por Lion_Heart » 13/2/2012 2:18

Ulisses Pereira Escreveu:Sim, mas se comparares com o passado... ;)

Um abraço,
Ulisses

... e o presente. :wink:

Ja agora o prgrama Pros e Contras da rtp amanha deve ser interessante. E sobre a factura da EDP e as alcabalas que eles cobram.

Ja agora aqui fica um tema interessante : porque as empresas privadas cobram impostos em nome do Estado? Isso é legal ou justo?

E ja agora o oposto tb se aplica, o caso das ex-scut por ex. Enfim uma aberração a Portuguesa.

Lion_Heart

por Ulisses Pereira » 13/2/2012 2:13

Sim, mas se comparares com o passado... ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google Adsense [Bot] e 231 visitantes