Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-Topic: Lagarta dos Pinheiros (atenção info útil)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mcarvalho » 13/2/2012 0:14

caro Wallstreetrade

devemos olhar a lua ... pensar na grécia .. mas ao mesmo tempo ... saber onde pomos os pés..

nada melhor que fazermos isto tudo com humor :wink:

e para isso é necessário espirito aberto

abraço a todos

mcarvalho
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por Wallstreetrader » 12/2/2012 23:12

mcarvalho Escreveu:nem sempre o que pensamos que é ... não é o que pensamos que é.. e principalmente quando pressupomos que vai ser e não é...

euro verde .. estás na mó de baixo.. como o nosso presidente.Cavaco de Silvas (não de Pinheiro).. levas logo de todos..

é certo que às vezes .. também te pôes a jeito
e não te piras a tempo :mrgreen: :)
mas...
com interesse ou não .. é dos tópicos mais lidos :wink:

Ps.
mas para falar de lagartas dos pinheiros .. tens de explicar o que são pinheiros

lol :mrgreen:

Registado: 17/5/2011 18:41

por mcarvalho » 12/2/2012 22:07

para quem tem animais .. cães ou gatos..

se forem passear para um pinhal..

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinhal

e.. não , penso eu de que " pinheiral" como alguns dizem
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinheiral

e no dia seguinte o animal estiver com a língua a desfazer-se e depois ficar sem ela ...

lembrem-se do euro verde :mrgreen:

pois muitos veterinários não sabem bem .. o porquê..

......

assim como se o donos forem mordidos.. por esse animalzinho em desespero..

................

já agora .. muito dificil de diagnosticar .. é a febre da carraça... transmitida por um animal que tenha carraças infectadas..

não se esqueçam de referir ao médico que foram arranhados, mordidos ou até lambidos...

atenção.. os animais não têm culpa..

há bichos piores que quando arranham, lambem ou mordem .. provocam doenças bem piores... como bem sabem mas eu não digo para não dizerem que discrimino

......

ah grande euro verde .. onde nós já vamos .. por causa de uma lagarta..
mcarvalho

por EuroVerde » 12/2/2012 20:53

Deixo um pequeno video que encontrei em espanhol.
É altamente perigoso não só para o pinheiro mas também para os animais e para os humanos devido à toxina que liberta para o ar, com efeitos drásticos.

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/mQEt6v8PwPU" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Registado: 29/11/2007 11:19

por mcarvalho » 12/2/2012 19:57

nem sempre o que pensamos que é ... não é o que pensamos que é.. e principalmente quando pressupomos que vai ser e não é...

euro verde .. estás na mó de baixo.. como o nosso presidente.Cavaco de Silvas (não de Pinheiro).. levas logo de todos..

é certo que às vezes .. também te pôes a jeito
e não te piras a tempo :mrgreen: :)
mas...
com interesse ou não .. é dos tópicos mais lidos :wink:

Ps.
mas para falar de lagartas dos pinheiros .. tens de explicar o que são pinheiros
mcarvalho

por Wallstreetrader » 12/2/2012 18:44

Obrigado pela informação ;)

Registado: 17/5/2011 18:41

Passo a Publicidade

por Trisquel » 12/2/2012 17:57

EuroVerde,

Penso que aqui tens mais gente interessada no tema!!!

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c&start=75

:roll: :roll: :roll:
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por L.S.S » 12/2/2012 17:51

EuroVerde Escreveu:Ok Marco, mas eu penso que é uma info útil para algumas pessoas. Eu muito raramente abro tópicos (talvez um ou dois por ano), e existem aqui no Caldeirão tantos outros tópicos que pouco têm a ver com mercados e que são sempre discutidos e que em nada têm a ver com o tema.

Além disso, acho este um problema super relevante não só para a saúde pública mas também para a industria da madeira (altri/portucel) que podia ser discutido por pessoas que soubessem do assunto aqui.

Euroverde qual será o impacto da Largata nas acções da Altri e da Portucel? ;) ;) ;)
Cumprimentos
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por A330-300 » 12/2/2012 17:31

Eu até achei que a lagarta era um novo gadget que tinham lançado..pena.

Mesmo assim acho que o tópico é interessante.Agora que já sabemos quando aparecem e que há muitas ,sempre pode haver algum investidor mais agressivo aqui no caldeirão que queira produzir creme esfoliante de pelo de lagarta.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Elias » 12/2/2012 15:43

EuroVerde, não discuto a relevância para a saúde pública, mas há mais de 20 anos eu já ouvia falar destas lagartas e dos problemas que acarretam.

Não é um problema novo que tenha aparecido agora e mereça alguma alerta particular.

Registado: 5/11/2002 12:21

por EuroVerde » 12/2/2012 15:40

Ok Marco, mas eu penso que é uma info útil para algumas pessoas. Eu muito raramente abro tópicos (talvez um ou dois por ano), e existem aqui no Caldeirão tantos outros tópicos que pouco têm a ver com mercados e que são sempre discutidos e que em nada têm a ver com o tema.

Além disso, acho este um problema super relevante não só para a saúde pública mas também para a industria da madeira (altri/portucel) que podia ser discutido por pessoas que soubessem do assunto aqui.

Lol

por MPC_finance » 12/2/2012 15:39

Essa foi "muita forte" Euroverde.
Lol :mrgreen:

Registado: 23/12/2011 1:41

por charles » 12/2/2012 15:35

lol :mrgreen:, eu ontem vi lagartos verdes alérgicos à madeira :mrgreen:
Editado pela última vez por charles em 12/2/2012 15:40, num total de 1 vez.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por MarcoAntonio » 12/2/2012 15:28

Francamente, isto não é assunto para abrir um tópico.

Euroverde, isto não é o Caldeirão das Alergias aos Bichos do Mato...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Off-Topic: Lagarta dos Pinheiros (atenção info útil)

por EuroVerde » 12/2/2012 15:24

A lagarta do Pinheiro: precauções a terA
Acho que é informação útil para quem vive juntos de pinheiros. Pois eu ganhei alergia.

Processionária (Lagarta do Pinheiro), pode originar graves problemas de saúde pública, devido à acção urticante dos pêlos, que provocam alergias ao homem e animais domésticos. As reacções alérgicas dão-se normalmente ao nível da pele, do globo ocular e do aparelho respiratório, podendo provocar enfraquecimento e vertigens e em situações extremas levar à morte.

A Thaumetophoea pityocampa, vulgarmente conhecida como Lagarta do Pinheiro ou processionária é uma espécie com grande impacto negativo em pessoas, em animais, bem como, nos próprios pinheiros. Encontra-se muito vulgarmente em Portugal devido à presença dos pinheiros nas nossas manchas florestais. Esta praga, além do pinheiro bravo, ataca igualmente outros pinheiros: o silvestre, o laríceo, o manso, o insígne, e o pinheiro de alepo, assim como Cedrus Atlântica, Cedrus Deodara e Cedrus do Libano, como foi comprovado em matas nacionais.
Esta lagarta encontra-se disseminada por todo o País, não sendo raro observarem-se os seus estragos em qualquer região de pinhal. Entre Janeiro e Maio, as processionárias abandonam o pinheiro para se enterrarem no solo, na sequência do seu ciclo de desenvolvimento. Deixando o seu hospedeiro em fila como uma procissão (daí o seu nome) dirigem-se em direcção ao solo onde irão continuar o seu desenvolvimento.

Estas lagartas possuem 8 receptáculos com cerca de 100.000 pêlos urticantes, ao mover-se abre estes receptáculos libertando milhares destes pêlos e aumentando a possibilidade de intoxicação de uma pessoa ou de um animal que entre em contacto com eles. Os pêlos agem como agulhas, injectando as substâncias tóxicas na pele ou mucosas. As crianças por brincadeira e, os cães devido a cheirarem ou morderem as lagartas movidos por curiosidade natural, são os principais afectados.

Caso tenha pinheiros em casa ou nos arredores deve ter alguns cuidados, uma vez que o contacto com as lagartas pode, como já foi referido, causar graves problemas de saúde. Assim, caso detecte ninhos em pinheiros de sua propriedade estes deverão ser destruídos, de forma alguma deve entrar em contacto com eles. Os ninhos devem ser queimados com os cuidados necessários para evitar incêndios e deve colocar-se para que os fumos da combustão não o atinjam pois são igualmente tóxicos.
Anexos
Lagarta1.jpg
Lagarta1.jpg (70.44 KiB) Visualizado 1973 vezes
Lagarta2.jpg
Lagarta2.jpg (30.35 KiB) Visualizado 1972 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], josehenry400, Ruffus86 e 224 visitantes