Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

De volta à bolsa 2012; bom ou mau timing?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por K. » 10/2/2012 19:49

Da forma mais banal que se possa imaginar: fundos. Por exemplo, o BCP tem um sem comissões. Tenho uma ordem de compra mensal e vou fazendo pequenos ajustes nas quantidades ao longo dos anos.

Convém ler bem o regulamento dos fundos (se o banco falir o fundo sobrevive), as regras sobre liquidez, exposição a derivados, cobertura, etc. Também convém evitar fundos que contenham Obrigações, pois estes permitem aos bancos ir despejando para lá lixo.

Registado: 28/5/2008 1:17

por BearManBull » 10/2/2012 12:47

K. Escreveu:Pata, nao e adivinhar, mas sim especular (aquela que considero a mais nobre de todas as artes!).

Vamos la a ver: PERs em minimos, taxas de juro em minimos, o dinheiro concentrado em poucos, obrigacoes vistas como arriscadas, metais e mrcadorias a corrigirem de bolhas.

O mercado esta a fazer maximos acima dos anteriores apos imenso tempo a cair. Todos os mercados do mundo estao a subir ha uns meses. Os numeros do ultimo trimestre foram tao maus, que e estatisticamente impossivel que venham a ser piores.

Nao sera esta uma boa altura para investir? A mim parece-me que sim. Tenho vindo a reforcar posicoes na Europa (a maior posicao que tenho neste momento), Portugal e Japao e a reduzir na America.

Ou seja, nao sei o futuro, mas tenho motivos para especular que 2012 seja bom timing.

Como é que investes no Japão? Plataforma I mean.

Grato,

Registado: 15/2/2011 11:59

por SoaresV » 10/2/2012 12:23

Caros colegas "Caldeireiros", foi precisamente o que o K. referiu, que eu pretendia saber.
Opiniões e pontos de vista sem indução.
Sintetizando, sendo muito "naive" em bolsa (ando nisto desde o "verão quente" do sub-prime) mantenho-me informado especialmente graças ao que vou lendo neste cantinho e tudo o que é jornal económico e financeiro mais credível; pessoalmente não estou muito preocupado com as perdas que tenho no momento; investi em empresas que sofrem de alguma volatilidade mas por exemplo, desconheço quais poderão ser mais facilmente alvo dos short-sellers (além do bcp) mas claro, está o bichinho de quem vê alguma margem de manobra (mas pouca) para investir e tirar algumas mais valias.

No fundo é isso que pretendo, tirar dúvidas, reunir conhecimentos com aqueles que são notoriamente mais experientes e os pontos de vista que cada um possa ter sobre a situação actual dos mercados para assim tentar algumas potenciais mais valias (ok, admito que também deixei de fumar há 4 anos e este tornou-se o meu novo "vício" um pouco menos prejudicial, logo se tenho a carteira muito tempo parada entro em síndrome de abstinência :P)

Registado: 14/10/2008 10:57

por canguru » 10/2/2012 11:51

Pata-Hari Escreveu:Dito isto, mesmo concordando contigo, eu preferiria ver a confirmação da inversão de tendência no psi (nota que ele fala em psi). Nota que uma saída do Euro alteraria aqui os cenários bastante.

Também prefiro que o gráfico me mostre os tais "sinais de força" mas..

SE sairmos do EURO a moeda desvalorizaria ~30%
SE sairmos do EURO o PSI levava uma batelada maior?

Isto leva-me a pensar (erradamente ou não) que o timming será dos melhores, pois o risco da eventual saída do EURO é tão grande para quem tá liquido (com DP de bancos em PT) ou para quem esteja, diversificado, no PSI.

Estou a pensar mal?

Registado: 6/4/2008 22:41

por K. » 10/2/2012 9:14

Pata,

Quando falo em especular, falo na arte em si, no pensamento, na formulação de hipóteses, em geral na tentativa de adivinhar o futuro.

Investir e negociar podem ser consequências da especulação, mas não necessariamente a mesma coisa.

O amigo soaresviana quer investir e pediu-nos para o ajudar a especular. Foi o que eu interpretei, não quer dizer que seja exactamente assim.

Mas entendo a vossa preocupação como moderadores em não incentivar perguntas e comentários sobre o que a bolsa vai fazer, especialmente quando alguém está a fazzer decisões de investimento. Pode levar a situações complicadas.

por Automech » 10/2/2012 9:08

K. Escreveu:Devo dizer tambem que nunca estive curto (desde os meus tempos de formacao como trader)

Eu que me lembro dos teus posts no emerging trade fiquei realmente surpreendido com isto. Nunca pensei que tivesses apetência apenas para os longos (mesmo sabendo que existe sempre alguma classe de activos ou papeis individuais a subir e que o ser "longuista" não invalida uma boa performance, apenas limita as opções, na minha opinião).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Pata-Hari » 10/2/2012 8:33

K., alguém que tem uma carteira a perder 50% e de molho sem saber o que fazer, não é um especulador treinado.

Eu concordo contigo e até acrescentaria mais uns argumentos (surgiram ontem duas noticias ultra importantes, uma no sentido das medidas a serem aplicadas a portugal virem a ser mais facilitadas - o que faz sentido - e outra no sentido do BCE alargar ainda mais o acesso ao crédito).

Dito isto, mesmo concordando contigo, eu preferiria ver a confirmação da inversão de tendência no psi (nota que ele fala em psi). Nota que uma saída do Euro alteraria aqui os cenários bastante.

Mas tudo isto é especulação para quem assume com alguma facilidade esse risco ou tem mesmo uma postura de buy and hold e um estomago treinado. Pareceu-me que não é o caso do soaresviana e que ele não tem um estômago tão grande como o de quem anda aqui há anos a especular apesar de já levar com 50% de desvalorização, o que já o treinou à força.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por K. » 10/2/2012 0:34

Ah, e com o BCE a distribuir liquidez que teima em nao ir para a Economia nem para a divida...comeca a haver poucas alternativas para ela poisar.

Devo dizer tambem que nunca estive curto (desde os meus tempos de formacao como trader), logo estou mais atento ao upside. O meu negocio nao e o short, em quedas prolongadas tiro longas ferias disto e vigio permanentemente os mercados, fazendo os meus testes ao mercado (pequenas compras para curto prazo, como as que documentei no topico BCP) para ver se ele esta bull ou bear. E como a comida, nao basta ver, e preciso provar...

por K. » 10/2/2012 0:25

Destas posicoes ha uma que tem um prazo mais longo e presupostos diferentes, que e o Japao, mas esse e um negocio diferente, sobre o qual ja abri um topico.

Na America estou a reduzir porque construi uma posicao do tipo somente como refugio enquanto as coisas me pareciam estar verdadeiramente perigosas para o Euro (ate Dezembro do ano passado). Acabei por chegar aqui com alguma valorizacao que estou a transferir para o Japao e Europa, onde o potencial me parece maior neste momento.

por artista_ » 10/2/2012 0:13

K. Escreveu:Pata, nao e adivinhar, mas sim especular (aquela que considero a mais nobre de todas as artes!).

Vamos la a ver: PERs em minimos, taxas de juro em minimos, o dinheiro concentrado em poucos, obrigacoes vistas como arriscadas, metais e mrcadorias a corrigirem de bolhas.

O mercado esta a fazer maximos acima dos anteriores apos imenso tempo a cair. Todos os mercados do mundo estao a subir ha uns meses. Os numeros do ultimo trimestre foram tao maus, que e estatisticamente impossivel que venham a ser piores.

Nao sera esta uma boa altura para investir? A mim parece-me que sim. Tenho vindo a reforcar posicoes na Europa (a maior posicao que tenho neste momento), Portugal e Japao e a reduzir na America.

Ou seja, nao sei o futuro, mas tenho motivos para especular que 2012 seja bom timing.

Concordo com o K.

Mas para já ainda não meti nada na coisa! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por K. » 10/2/2012 0:09

Pata, nao e adivinhar, mas sim especular (aquela que considero a mais nobre de todas as artes!).

por Pata-Hari » 9/2/2012 22:05

Eu estou como o Luquinhos. Adivinhações, não é neste fórum. A tua pergunta é tão abstracta, tão genérica, tão vaga, que é impossível ajudar-te sem estar a dizer disparates.

Dado que falas numa carteira de títulos tugas, sugiro que leias os tópicos de cada um deles. E o do PSI. Encontrarás certamente muitas opiniões que te servirão.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Cardos » 9/2/2012 21:43

Boa noite,

Por aqui, não vejo que alguém possa responder sobre o futuro da nossa bolsa, mais aí vai um estudo estatístico publicado no Diário Económico:
:mrgreen:

"Como a bolsa se vai comportar em 2012

Luís Leitão
07/02/12 09:50

Depois de uma queda de 3,08% do PSI 20 no primeiro mês do ano, o índice vai também encerrar no vermelho em 2012.

Este ano não promete vida fácil para os investidores nacionais. Sobretudo para os mais nervosos: depois de em 2011 o principal índice accionista da Euronext Lisboa - PSI 20 - ter caído 27,6%, o "barómetro de Janeiro" indica que a história vai repetir-se na bolsa portuguesa.

Segundo este indicador, que tem o "condão" de prever como será o resto do ano com base no desempenho registado em Janeiro, tudo indica que depois de uma queda de 3,08% do PSI 20 no primeiro mês do ano, o índice vai também encerrar no vermelho em 2012. Não se trata de uma bola de cristal nem tão pouco de adivinhação. Trata-se apenas de estatística. E, em Lisboa, o "barómetro de Janeiro" tem revelado uma astúcia inigualável: desde 1993 que apenas por cinco ocasiões o PSI 20 terminou o ano em sentido contrário ao desempenho do índice em Janeiro desse ano. Isto significa que em 75% das ocasiões nos últimos 19 anos, sempre que o PSI 20 fechou Janeiro com ganhos, a rendibilidade anual do índice foi também positiva. Mais: por cada valorização percentual em Janeiro, o PSI 20 tende a encerrar o ano com ganhos de 2,28%.

No entanto, quando o índice encerra em Janeiro abaixo da linha de água, como ocorreu este ano, o rácio de assertividade do "barómetro de Janeiro" é ainda maior: desde 1993 apenas por cinco ocasiões o índice nacional terminou a cair em Janeiro, e em quatro dessas ocasiões terminou o ano com perdas.

No contexto mundial, são raros os índices que apresentam um rácio de assertividade tão elevado. Entre os principais índices do mundo, apenas o Dow Jones Industrial Average (Dow), que agrega as 30 maiores empresas dos EUA, e o Bovespa, constituído pelas 70 maiores empresas do Brasil, rivalizam com o "barómetro de Janeiro" do PSI 20. Todavia, é importante salientar que o coeficiente de correlação entre Janeiro e o resto do ano do índice português é de apenas 0,55 (varia entre 0 e 1, e quanto mais próximo de 1 maior é a correlação das duas variáveis)."

http://mobile.economico.pt/noticias/com ... 37162.html

Cumprimentos,

Registado: 12/6/2010 18:48

De volta à bolsa 2012; bom ou mau timing?

por SoaresV » 9/2/2012 16:52

Perdoem-me desde já os moderadores caso o tópico possa estar repetido, mas pessoalmente gostaria de saber o que acham os users do forum sobre o assunto supracitado.

Tendo em conta que temos fumo branco na Grécia será uma boa altura para entrar? Receio a excessiva volatilidade e uma tendência de mercado cada vez mais emocional e menos racional...
Tenho uma carteira (psi20)que reduzi em meados de 2011 mas a desvalorizar actualmente cerca de 50% e que se encontra de "molho" neste momento.

Apesar disso, o timing parece favorecer algumas possibilidade de mais valias em alguns titulos; tenho ponderado nas que têm menos exposição europeia e nas mais dedicadas ao comercio externo... quais as vossas opiniões?

Obrigado desde já.

Registado: 14/10/2008 10:57

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], josehenry400, MP65, zulu404 e 362 visitantes