George Soros: "A situação atual é a mais difícil que já
21 mensagens
|Página 1 de 1

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Supermann Escreveu:(...) por ventura o que Soros fez foi meter a carne toda no assador o que muitos se calhar não fariam.
<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/74BzSTQCl_c" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
VirtuaGod Escreveu:Aliás logo a seguir a este trade ele fez outro trade semelhante onde tomou a posição de ajudar a posição de um banco central, acabou por perder $ nesse trade, mas ele achava que estava a ajudar alguém que fazia sentido economicamente. (Não me recordo do país mas foi um país do sudueste asiático durante a crise de 1998).
«If he was going to get involved in South Korea, it would be not as a scourge but as a savior».
«Mahathir had done psychological damage. Soros no longer wanted to be the bad speculator»
E ainda se podia falar, entre outros, do caso da Svyazinvest em que o Quantum, conscientemente, perdeu qualquer coisa entre 1 e 2 biliões.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Camisa Roxa Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Uma pessoa por fazer rios de dinheiro nos mercados não significa que é "Evil"...Muito do dinheiro que ele fez foi aproveitar-se dos erros dos outros nada mais, para estas pessoas isso é como olhar para um pote de ouro e apenas esticar a mão!! Quem sabe sabe, o resto desdenha...
exactamente... ora o que ele diz agora é que os mercados são selvagens e têm de ser regulados quando ele beneficiou precisamente dessa mesma situação!
Tb acho que alguns sistemas de incentivos deveriam ser diferentes (como bónus bancários etc e ser mais regulados). Mas se eu beneficiasse deles não esperas que eu os devolva ao banco pois não?? No máximo daria aos mais necessitados (como ele faz)!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
VirtuaGod Escreveu:Camisa Roxa Escreveu:Uma pessoa por fazer rios de dinheiro nos mercados não significa que é "Evil"...Muito do dinheiro que ele fez foi aproveitar-se dos erros dos outros nada mais, para estas pessoas isso é como olhar para um pote de ouro e apenas esticar a mão!! Quem sabe sabe, o resto desdenha...
exactamente... ora o que ele diz agora é que os mercados são selvagens e têm de ser regulados quando ele beneficiou precisamente dessa mesma situação!

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Soros
Ora se ele é rico presumo que tenha muitos dólares, certo?
Se tem muitos dólares, não deve querer a desvalorização da sua moeda. Julgo eu....mas certezas não tenho, posso tar errado, admito,
pois fontes não tenho.
Se tem muitos dólares, não deve querer a desvalorização da sua moeda. Julgo eu....mas certezas não tenho, posso tar errado, admito,
pois fontes não tenho.
- Registado: 23/12/2011 1:41
Buffett
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=537641
O multimilionário norte-americano explica, numa adaptação da carta que vai enviar aos accionistas da Berkshire Hathaway, porque é que as acções dão maior rendibilidade que as alternativas. E também justifica porque é que são mais seguras.
As obrigações e o ouro são activos pouco rentáveis e pouco seguros quando comparados com as acções. Estes títulos e os investimento em activos produtivos já são melhores opções. Opiniões do multimilionário Warren Buffett, numa adaptação da carta que vai distribuir pelos accionistas da Berkshire Hathaway, publicada na "Fortune".
Obrigações, hipotecas e depósitos bancários estão entre os investimentos denominados em divisas e, segundo Buffett, têm um risco enorme. "A maior parte destes investimentos denominados em moedas são considerados 'seguros'. Na verdade, eles estão entre os mais perigosos", escreve o investidor.
"Os Governos determinam o valor do dinheiro e, por vezes, as forças sistémicas levam-nos a políticas que produzem inflação. De tempos a tempos, essas políticas fogem do seu controlo", explica Warren Buffett, dizendo que, apesar de já ter explorado essas oportunidades no passado, a sua opinião deu agora "uma volta de 180º graus".
Bolha na tecnologia. Bolha no imobiliário. Bolha no ouro?
No artigo, intitulado "Porque é que as acções superam o ouro e as obrigações", Buffett não se esquece de explicar porque é que o ouro não é tão seguro como se especula. E também indica porque é que não dará sempre o mesmo rendimento que está agora a distribuir. O norte-americano lembra que movimentos semelhantes aconteceram nas cotadas tecnológicas e no imobiliário e acabaram em bolha.
Os activos nesta segunda categoria referida por Warren Buffett são "activos que não produzem nada, mas que são comprados na esperança de que alguém – que também sabe que os activos serão sempre improdutivos – pague mais por eles no futuro”.
O problema do ouro, por exemplo, é que os investidores estão convencidos de que a escalada do ouro por 11 anos vai continuar. E os exageros já foram feitos noutros activos.
O investimento mais seguro
"A minhas preferência é a terceira categoria: investimento em activos produtivos, seja empresas, agricultura ou imobiliário", refere o investidor. Ao contrário dos outros activos, o poder de compra não sofre tanto com a inflação.
"Mesmo que uma moeda possa ser cunhada em ouro, em conchas, dentes de tubarão ou num pedaço de papel (como hoje), as pessoas vão estar sempre dispostas a trocar alguns minutos do seu dia de trabalho por uma Coca-Cola ou por um amendoim", brincou Warren Buffett, para demonstrar que o investimento mais rentável será deter os negócios ou uma quantidade considerável de acções em torno destes activos produtivos.
É desta forma que o "oráculo de Omaha" tenta mostrar, na adaptação da carta aos accionistas, que esta é a categoria de investimento que se vai mostrar a verdadeira "vencedora". E termina dizendo: "Mais importante que isso, [este investimento] será, de longe, o mais seguro".
Partilhar
O multimilionário norte-americano explica, numa adaptação da carta que vai enviar aos accionistas da Berkshire Hathaway, porque é que as acções dão maior rendibilidade que as alternativas. E também justifica porque é que são mais seguras.
As obrigações e o ouro são activos pouco rentáveis e pouco seguros quando comparados com as acções. Estes títulos e os investimento em activos produtivos já são melhores opções. Opiniões do multimilionário Warren Buffett, numa adaptação da carta que vai distribuir pelos accionistas da Berkshire Hathaway, publicada na "Fortune".
Obrigações, hipotecas e depósitos bancários estão entre os investimentos denominados em divisas e, segundo Buffett, têm um risco enorme. "A maior parte destes investimentos denominados em moedas são considerados 'seguros'. Na verdade, eles estão entre os mais perigosos", escreve o investidor.
"Os Governos determinam o valor do dinheiro e, por vezes, as forças sistémicas levam-nos a políticas que produzem inflação. De tempos a tempos, essas políticas fogem do seu controlo", explica Warren Buffett, dizendo que, apesar de já ter explorado essas oportunidades no passado, a sua opinião deu agora "uma volta de 180º graus".
Bolha na tecnologia. Bolha no imobiliário. Bolha no ouro?
No artigo, intitulado "Porque é que as acções superam o ouro e as obrigações", Buffett não se esquece de explicar porque é que o ouro não é tão seguro como se especula. E também indica porque é que não dará sempre o mesmo rendimento que está agora a distribuir. O norte-americano lembra que movimentos semelhantes aconteceram nas cotadas tecnológicas e no imobiliário e acabaram em bolha.
Os activos nesta segunda categoria referida por Warren Buffett são "activos que não produzem nada, mas que são comprados na esperança de que alguém – que também sabe que os activos serão sempre improdutivos – pague mais por eles no futuro”.
O problema do ouro, por exemplo, é que os investidores estão convencidos de que a escalada do ouro por 11 anos vai continuar. E os exageros já foram feitos noutros activos.
O investimento mais seguro
"A minhas preferência é a terceira categoria: investimento em activos produtivos, seja empresas, agricultura ou imobiliário", refere o investidor. Ao contrário dos outros activos, o poder de compra não sofre tanto com a inflação.
"Mesmo que uma moeda possa ser cunhada em ouro, em conchas, dentes de tubarão ou num pedaço de papel (como hoje), as pessoas vão estar sempre dispostas a trocar alguns minutos do seu dia de trabalho por uma Coca-Cola ou por um amendoim", brincou Warren Buffett, para demonstrar que o investimento mais rentável será deter os negócios ou uma quantidade considerável de acções em torno destes activos produtivos.
É desta forma que o "oráculo de Omaha" tenta mostrar, na adaptação da carta aos accionistas, que esta é a categoria de investimento que se vai mostrar a verdadeira "vencedora". E termina dizendo: "Mais importante que isso, [este investimento] será, de longe, o mais seguro".
Partilhar
mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
MPC_finance Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Por acaso ele não está longo no dólar não!!
Não está longo no dólar?!!!!
Está cheio de dólares, carregado
E não está longo?
A última vez que li algo sobre isso já foi há uns meses, assumo que pode ter mudado de posição. Tens algum link?
Supermann Escreveu:por ventura o que Soros fez foi meter a carne toda no assador o que muitos se calhar não fariam.
Não foi porventura, foi mesmo assim... "go for the Jugular" disse ele a Druckenmiller na altura do trade. Um teve a ideia do trade (Druckenmiller) o outro tomou a posição arriscada (que na verdade de risco tinha pouco) de tornar o trade gigantesco (Soros)...
When Soros Decided to ‘Go for the Jugular' Resumo Pequeno do trade
'Go for the Jugular' - Resumo Grande do trade
Camisa Roxa Escreveu:agora que embolsou o dinheiro, é que passou a ser contra...estas posições esquerdóides que assumiu nos últimos anos só se podem dever a algum estado de demência com o avançar da idade
E se eu te disser que ele sempre foi contra?

E o trade que ele fez contra o banco de Inglaterra não foi mais do que aplicação de economia. O que o banco de Inglaterra fez foi antieconómico, ele só foi beneficiar do erro do BoE.
Aliás logo a seguir a este trade ele fez outro trade semelhante onde tomou a posição de ajudar a posição de um banco central, acabou por perder $ nesse trade, mas ele achava que estava a ajudar alguém que fazia sentido economicamente. (Não me recordo do país mas foi um país do sudueste asiático durante a crise de 1998).
Para quem quer saber mais sobre Soros recomendo a leitura do capitulo "Soros Vs Soros" do livro "More Money Than God"... Onde se discute exactamente a persona de trader vs o filantropo.
Uma pessoa por fazer rios de dinheiro nos mercados não significa que é "Evil"...

P.S. A ideia do trade das libras nem foi dele, foi do Druckenmiller, nrº2 dele na altura!!
VirtuaGod Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Ele é de esquerda, ou pelo menos anti-capitalista nos formatos em que vivemos!
é, ele fez a fortuna toda à conta do capitalismo "nos formatos em que vivemos"
agora que embolsou o dinheiro, é que passou a ser contra...
respeito-o muito enquanto trader, mas estas posições esquerdóides que assumiu nos últimos anos só se podem dever a algum estado de demência com o avançar da idade

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
MiamiBlueHeart Escreveu:Coitadinho do Soros, ainda vai ser apelidado de esquerda!!!
Ele é de esquerda, ou pelo menos anti-capitalista nos formatos em que vivemos!
MPC_finance Escreveu:Não seria de esperar outra coisa de um Americano que muito provavelmente terá algum dinheiro apostado na queda do Euro.
Por acaso ele não está longo no dólar não!!
Por favor parem de falar mal de alguém só porque é rico, sem saberem os factos. Já enjoa...
"Between 1979 and 2011, Soros gave away over $8 billion to human rights, public health, and education causes. He played a significant role in the peaceful transition from communism to capitalism in Hungary (1984–89),[8] and provided Europe's largest-ever higher education endowment to Central European University in Budapest."
[/quote]MiamiBlueHeart Escreveu:George Soros acusa Merkel de conduzir a Europa na direcção errada.
Já nem Soros acredita na política de Merkel e do caminho que a Europa está a percorrer..
Coitadinho do Soros, ainda vai ser apelidado de esquerda!!![/code]
Não seria de esperar outra coisa de um Americano que muito provavelmente terá algum dinheiro apostado na queda do Euro.
Cumps
- Registado: 23/12/2011 1:41
Supermann Escreveu:Qual foi então?
Provavelmente o Paulson em 2008/2009. Fez cerca de 1.5 a 2 mil milhões (billions) numa tarde... o próprio admitiu que a sensação de ultrapassar o trade de Soros foi extraordinária!!
E do meu ponto de vista o Soros só ajudou a Inglaterra a longo prazo. Ng me tira da cabeça que ele (e o que sucedeu no famoso trade da Libra) é das principais razões da Inglaterra não estar no euro...
VirtuaGod Escreveu:Apartir do ponto "o homem que ainda detém o recorde de fazer mais dinheiro num só dia de negociação do que qualquer outra pessoa" logo na primeira frase deixei de ler... deve fatar alguma pesquisa nesse artigo
Qual foi então?
O que mais me surpreende é culpabilizá-lo de que foi ele que mandou a libra ao charco quando na verdade aquilo já vinha com uma tendência descendente descomunal. Qualquer trader de bom senso faria o que Soros fez, por ventura o que Soros fez foi meter a carne toda no assador o que muitos se calhar não fariam.
Mas daí a dizê-lo que foi ele o culpado da queda da libra ...

E o raio do artigo é sensacionalista em nenhum dos dias a libra desceu sequer 10% quando mais 20% em 48h. O dia mais negro foi uma queda de 4,5%
- Registado: 18/12/2009 18:54
Apartir do ponto "o homem que ainda detém o recorde de fazer mais dinheiro num só dia de negociação do que qualquer outra pessoa" logo na primeira frase deixei de ler... deve fatar alguma pesquisa nesse artigo 

George Soros: "A situação atual é a mais difícil que já
George Soros: "A situação atual é a mais difícil que já vivi"
04/02/2012 | 00:00 | Dinheiro Vivo
Já conhece George Soros. É o investidor dos investidores - o homem que ainda detém o recorde de fazer mais dinheiro num só dia de negociação do que qualquer outra pessoa. Ele embolsou mil milhões de dólares a apostar contra a libra esterlina na "quarta-feira negra" de 1992, quando esta perdeu 20% do seu valor em menos de 24 horas e saiu do Sistema Monetário Europeu que controla o mecanismo das taxas de câmbio da zona. Não admira que os britânicos lhe chamem, com uma mistura de espanto e irritação, "o homem que fez falir o Banco de Inglaterra".
Soros não faz apostas pequenas em nada. Fora dos mercados, tem empregado milhares de milhões de dólares do seu dinheiro para promover a liberdade política na Europa de Leste e outras causas. Apostou contra a Casa de Branca de Bush, tornando-se um íman de ódios da direita que persiste até hoje. Portanto, enquanto Soros e os líderes do mundo se reuniam de novo, na semana passada, em Davos, Suíça, para o Fórum Económico Mundial, em que é que um dos maiores jogadores económicos do mundo estaria a apostar?
Em nada. Pela primeira vez na sua carreira de 60 anos, Soros, atualmente com 81 anos, admite que não tem a certeza do que há de fazer. "É muito difícil, tendo em conta os danos provocados durante os anos de crescimento," diz Soros. Ele não discute o seu portfólio, para ninguém achar que está a falar sobre como fazer dinheiro. Mas quem o conhece diz que prefere ações a longo prazo com empresas sólidas, evitando o ouro - "a derradeira bolha"- e sobretudo ter dinheiro.
Ele nem está a fazer a única coisa que se espera de um homem que reconhece uma divisa aleijada quando a vê: fazer uma short sell do euro, e talvez até do dólar norte-americano, enviando-os para o inferno. Muito pelo contrário. Apoia o sitiado euro, incitando publicamente os líderes europeus a fazer o que for preciso para assegurar a sua sobrevivência. "O euro tem de sobreviver porque a alternativa - a fragmentação - provocaria um colapso a que a Europa e o mundo não se podem dar ao luxo." Soros comprou cerca de dois mil milhões de dólares em obrigações europeias, principalmente italianas, à MF Global Holdings Ltd., a empresa de títulos gerida pelo antigo diretor do Goldman Sachs, Jon Corzine, que pediu proteção contra falência em outubro passado.
Será que o grande short seller amoleceu? Parece que sim. Sentado no seu escritório de canto no 33.oºº piso, bem lá no alto da Sétima Avenida em Nova Iorque, ele está mais preocupado em sobreviver do que em manter-se rico. "Em alturas como esta, a sobrevivência é a coisa mais importante," diz, olhando através dos seus óculos de coruja e afastando as madeixas cinzentas da testa. Ele não quer apenas dizer que está na hora de proteger os seus ativos. Quer dizer que está na hora de impedir o desastre. Segundo ele, o mundo enfrenta um dos períodos mais perigosos da história moderna - um período de "mal." A Europa está a confrontar-se com um declínio até ao caos e conflito. Na América, prevê tumultos nas ruas que levarão a uma repressão brutal e reduzirá drasticamente as liberdades civis. O sistema económico global pode até vir a desabar por completo.
"Não estou aqui para o animar. A situação é a mais séria e difícil que vivi na minha carreira," diz Soros à Newsweek. "Estamos a enfrentar um momento extremamente difícil, comparável em muitos aspetos aos anos 30, à Grande Depressão. É uma retração geral no mundo desenvolvido, que ameaça colocar-nos numa década de mais estagnação, ou pior. O melhor cenário é um ambiente deflacionário. O pior cenário é um colapso do sistema financeiro."
O aviso baseia-se tanto na sua história pessoal extraordinária como na sua intuição para os momentos de expansão e contração nos mercados. "Pessoalmente, sobrevivi a uma situação muito mais ameaçadora, por isso é emocional, mas também racional," admite. Soros tinha apenas 13 anos quando os soldados nazis invadiram e ocuparam a sua Hungria natal em março de 1944. Em apenas oito semanas, quase meio milhões de judeus húngaros foram deportados, muitos deles para Auschwitz. Viu corpos de judeus e dos cristãos que os ajudaram pendurados nos postes de iluminação com os crânios esmagados. Mas sobreviveu, graças ao pai, Tivadar, que arranjou identidades falsas para a família. Posteriormente, assistiu à expulsão dos nazis pelas forças russas e à substituição do fascismo por uma nova ideologia totalitária, o comunismo. Como a vida se tornou mais dura na ocupação pós-guerra soviética, Soros arranjou maneira de emigrar, primeiro para Londres e depois para Nova Iorque.
Soros aproveita a experiência do passado para defender que a crise económica global é tão significativa e imprevisível como o fim do comunismo. "O colapso do sistema soviético foi um acontecimento realmente extraordinário e hoje estamos a viver algo semelhante no mundo desenvolvido, sem compreender plenamente o que está a acontecer." O desmontar espetacular do credo dos mercados eficientes - a ideia de que os mercados são racionais e podem regular-se a si próprios para impedir o desastre - "é comparável ao colapso do marxismo como sistema político. A interpretação dominante acabou por ser muito enganadora. Assume um conhecimento perfeito, o que está muito longe da realidade. Precisamos de mudar da Idade da Razão para a Idade da Falibilidade para termos uma compreensão adequada dos problemas", diz.
Compreender, afirma, é crítico. "A concorrência desenfreada pode levar as pessoas a ações que, de outra forma, se arrependeriam. A tragédia da situação atual é a consequência não intencional da compreensão imperfeita. Muito do mal que acontece no mundo, na realidade, não é intencional. Imensas pessoas no sistema financeiro causaram imensos danos sem terem intenção de o fazer." Mesmo assim, Soros acredita que o Ocidente está a esforçar-se para lidar com as consequências do mal no mundo financeiro, da mesma forma que os países do antigo bloco de Leste lutaram contra ele a nível político. Estará ele realmente a dizer que os génios financeiros por detrás da crise económica não estavam só errados como eram maus? "É verdade." Tendo isso em consideração, Lloyd Blankfein, CEO do Goldman Sachs, disse ao The Sunday Times, no auge da crise financeira, que os banqueiros "fazem o trabalho de Deus".
Para muitos, a ideia de Soros a dar lições ao mundo sobre o "mal" é, digamos, requintada. Afinal, é um investidor que provou - e lucrou imensamente com isso - a ideia, agora muito ridicularizada, de que o mercado, ou neste caso um único investidor, é mais poderoso do que governos soberanos. Ele fez falir o Banco de Inglaterra, destruiu a reputação do Partido Conservador e reduziu o valor da libra nos bolsos dos consumidores britânicos em um quinto num só dia. Soros, o especulador de divisas, foi condenado como "inútil, improdutivo, imoral. "Mahathir Mohamad, ex-primeiro-ministro da Malásia, chamou-lhe "criminoso" e "atrasado mental."
Nos Estados Unidos, onde a direita ainda não lhe perdoou o ter-se empenhado contra George W. Bush e a "guerra de terror" após o 11 de Setembro, que descreveu como "maligna," a sua previsão de tumultos nas ruas - "já começou," afirma - provavelmente vai acender novas críticas sobre Soros ser um "lança-bombas radical de extrema-esquerda," como O'Reilly já o descreveu. Os seus críticos já o acusam de atear a chama financiando o movimento Occupy através dos Adbusters, os provocadores canadianos que desencadearam o movimento. "Não é verdade", diz Soros.
A vida pessoal condimentada de Soros também impelirá muitos a desdenhar da sua moral. No ano passado, Adriana Ferreyr, sua companheira de 28 anos, processou-o no Supremo Tribunal de Nova Iorque, em Manhattan, alegando que ele faltou à promessa de lhe comprar um apartamento, provocando-lhe um sofrimento extremo. Ferreyr, uma ex-estrela de telenovelas, no Brasil, disse que Soros dera o apartamento que lhe prometera a outra amiga. Também o acusou de a ter agredido. Soros considerou as acusações "frívolas e sem valor" e "repletas de falsas acusações, sendo obviamente uma tentativa para lhe extorquir dinheiro".
Apesar da sua bagagem, o homem que se vê a si próprio como um estadista filantropo não se deixa abalar. Tendo lucrado com os mercados não regulamentados, quer agora livrar-nos deles. Temos o caso da Europa. Está convencido de que, "se houver um colapso desordenado do euro, existe o perigo de um ressurgimento dos conflitos políticos que têm dividido a Europa ao longo dos séculos - uma forma extrema de nacionalismo, que se manifesta na xenofobia, na exclusão de estrangeiros e grupos étnicos. No tempo de Hitler, isso estava centrado nos judeus. Agora, é contra os ciganos, os Roma, que são uma pequena minoria, e também, claro, os imigrantes muçulmanos".
Há "uma probabilidade muito maior" de a Grécia entrar formalmente em default ainda este ano, disse Soros em Davos na semana passada. E criticou os líderes europeus que parece só "fazerem o suficiente para acalmar a situação, sem resolver o problema". Se Angela Merkel ou Nicolas Sarkozy alimentam algumas esperanças de encontrar a sua salvação fora do continente, estão enganados. "Recentemente fiz uma viagem à China e a China não virá resgatar a Europa," afirma Soros. E apesar de todos os males, acha que o euro vai conseguir sobreviver.
Embora Soros, cujo novo livro, Financial Turmoil in Europe and the United States, será publicado este mês, esteja concentrado na Europa, é rápido a afirmar que as divisões económicas e sociais nos EUA também se vão intensificar. Ele simpatiza com o movimento Occupy, que articula uma desilusão generalizada em relação ao capitalismo que ele partilha. As pessoas "têm razão para se sentir frustradas e zangadas" com o custo de resgatar o sistema bancário a ser suportado em grande parte pelos contribuintes em vez dos acionistas ou obrigacionistas.
O Occupy Wall Street "é uma manifestação de protesto rudimentar e sem liderança," mas que vai crescer. "Colocou na agenda questões que a esquerda institucional não conseguiu colocar durante um quarto de século." E pega numa análise, elaborada pelo blogue político ThinkProgress.org, que mostra como o movimento Occupy levou os problemas do desemprego para a agenda dos grandes meios de comunicação, como a MSNBC, a CNN e a Fox News. Segundo esta última, numa semana de julho de 2011 a palavra "dívida" foi mencionada mais de sete mil vezes nas principais cadeias televisivas norte-americanas. Em outubro, as menções à palavra "dívida" tinham descido para 398 ao longo de uma semana, enquanto occupy foi mencionada 1278 vezes, Wall Street 2378 e empregos 2738. Não se consegue manter um financeiro longe da sua métrica.
À medida que a raiva aumenta, os tumultos nas cidades americanas são inevitáveis. "Sim, sim, sim," diz, quase alegremente. A resposta à desordem pode ser mais prejudicial do que a própria violência. "Será uma desculpa para reprimir e usar táticas violentas para manter a lei e a ordem que, levadas ao extremo, podem levar a um sistema político repressivo, uma sociedade em que a liberdade individual seja muito mais condicionada, o que seria uma rutura com a tradição dos Estados Unidos."
Se há uma réstia de esperança para o mundo em 2012, Soros acredita que está nos mercados emergentes. O investidor insiste que a chave para evitar o cataclismo em 2012 é não deixar que a crise de 2011 seja um desperdício. "Nos períodos de crise, o impossível torna-se possível. A União Europeia pode recuperar o seu brilho.
E acredita que os principais banqueiros e primeiros-ministros que se reuniram em Davos têm o que é preciso para se unir e provar que está errado. Desta vez, estar errado faria que ficasse verdadeiramente feliz.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Art ... tml?page=7
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
21 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: