Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Um pessimista cansado.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Blue Epsilon » 11/2/2012 3:47

OK.

Então vou investir tudo no PSI a meio de Março.
Grande disparo!
:mrgreen:
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por EuroVerde » 11/2/2012 0:05

Quico Escreveu:Caro Ulisses:

Sugiro que mudes o nome do tópico para "Um administrador do fórum cansado... do EuroVerde". :lol:

LOL oh Quico estás cheio de piada!! :lol: :lol: :lol: Mas isso não tem graça nenhuma...

Contudo no PSI20 a MM200 aproxima-se cada vez mais dos 6000 pontos, altura que eu pensara que o indice faria um minimo.

Contudo, o dia 7 Fev veio pôr um fim e refutar toda a minha hipótese de análise guiada pelo padrão que anteriormente tinha deixado de um outro activo, dando origem a um claro sinal de compra.

Os 5700 foram fácilmente atingidos e com bom volume! Ficando assim de novo a cotação acima daquela linhazita que vem do fundo.

É expectável uma lateralização e quando MM200 em 6000, a coincidir com novo minimo.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (19.18 KiB) Visualizado 1482 vezes

Registado: 29/11/2007 11:19

por Fingerspitzengefuhl » 8/2/2012 2:53

migluso Escreveu:Nada a dizer da estratégia do EV.

Estuda a correlação histórica entre dois instrumentos, sendo que um deles tem um lag temporal.

A Tudor Investment Corporation já usava essa estratégia em 1986, mas procuravam correlações entre gráficos do mesmo activo.

One of Jones' earliest and major successes was predicting Black Monday in 1987, tripling his money during the event due to large short positions.[6] In the 1987, PBS film "TRADER: The Documentary".[7]
The film shows Jones as a young man predicting the 1987 crash, using methods similar to market forecaster Robert Prechter.

Há um vídeo de 1986 que mostra o Peter Borish e o Paul Tudor Jones a comentar que a correlação do DOW entre os anos 20 e anos 80 era muito grande e que o mercado ainda iria subir durante alguns meses antes do crash...

Registado: 9/2/2010 6:36

por EuroVerde » 8/2/2012 0:29

Ulisses Pereira Escreveu:Há aqui algo importante. Ao longo destes quase 10 anos de Caldeirão, uma das coisas que mais nos orgulhamos é do seu carácter pedagógico. Ver que, passado algum tempo de Caldeirão, as pessoas ficam com uma ideia completamente diferente do que verdadeiramente move os mercados, das ilusões do mesmo, daquilo que durante anos a Comunicação Social lhes vende.

E é por isso que quando alguém aqui deixa coisas verdadeiramente irreais, que não fazem o menor sentido, não nos podemos calar. Não vá alguém pensar que alguém consegue saber que em 2014 no primeiro semestre o mercado vai lateralizar...

Um abraço,
Ulisses

Mas se no último paragrafo te referes a mim, eu já expliquei que não sei o que o mercado vai fazer. Apenas quis partilhar o padrão que me parece que o PSI20 tem estado a fazer.

Isso implica ainda um minimo abaixo do minimo de Nov 2011 a ser feito quando MM200 rondar sensivelmente 6000p.

Não estou a dizer que vai acontecer, mas apenas a comparar o indice com o padrão que apresento.

por Supermann » 8/2/2012 0:00

MarcoAntonio Escreveu:
migluso Escreveu:Há quem faça isto usando computadores.

E há ainda quem o faça com folhas de chá... o que até é mais ecológico, digamos, mais "verde".

Chá verde? :mrgreen:

Registado: 18/12/2009 18:54

por EuroVerde » 7/2/2012 22:51

Atomez Escreveu:Nesta altura, um otimista é apenas um pessimista mal informado...

Também concordo, que ainda falta o fundo. No entanto os bancos hoje deram algumas alegrias a quem vendeu.

Porque há sempre o reverso da medalha: 2 pontos de vista diferentes mas que no fundo são iguais.

por A330-300 » 2/2/2012 5:35

A incompreensão para com o Euroverde está diretamente ligada à ignorância das suas origens.

O Euroverde é uma entidade oriunda de um planeta longínquo, onde a moeda também é o euro e onde ocupa posição de destaque na economia.E verde deriva, naturalmente, da tonalidade da sua pele.

O pessoal do caldeirão em vez de achincalhar e criticar deveria mas é sentir-se lisonjeado com a presença desta importante entidade que tem dedicado o seu tempo apenas com a melhor intenção de nos salvaguardar das vicissitudes do mercado , e que assídua e generosamente tem doado o seu contributo à Terra recebido através do centro mediúnico da internet nos EUA e disponibilizado em primeira mão aqui no Caldeirão.
Embora poucos saibam também tem trabalhado ativamente na salvação do nosso euro , intuindo os banqueiros privados a perdoar a dívida da Grécia e através de passes espirituais acalmando a Merkel.

Todos sabemos que nos mercados a informação é de suma importância , por isso consideremo-nos mas é privilegiados por receber a informação que esta entidade simpática e até bem humorada nos envia em primeira mão e vamos usá-la em nosso favor, seguindo os seus conselhos meticulosamente para um dia ficarmos todos ricos.

Ele ainda não anunciou o dia do apocalipse ,pelo que deveremos ter ainda algum tempo para mudar os nossos conceitos e seguir os seus conselhos , para que quando chegue o dia do juizo final ,estejamos todos ricos, já que em seu planeta não aceitam gente pobre , endividada , com déficits orçamentais , etc.

UM bem Haja a todos.
Obrigado Senhor por esta dádiva! E que assim seja !!

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por pedro-ferreira » 2/2/2012 1:30

Boa noite Ulisses,

Mas desde que as pessoas tirem frutos dessas ferramentas é o que importa, mesmo não estando isso em causa, porque as maiorias, senão todos métodos pedagógicos de bolsa são faliveis. Porque não pode usar ele esse método e apresentar a quem esta interessado e de mente aberta para novos métodos de análise, eu não o uso mas simplesmente respeito o metodo dele... Nao foi ele a primeira pessoa, nem será a última que compara gráficos para fazer análises e tirar conclusões, senão estou em erro axo que é o Fernando Braga Matos que também usa esse método e o defende... "Os padroes dos gráficos se repetem".

Cordealmente

Pedro Ferreira

Registado: 1/5/2008 0:36

por MarcoAntonio » 2/2/2012 1:19

asrael Escreveu:Marco, concordo que temos de saber ouvir e acitar as criticas e os posts têm de conter substância. O que nem sempre acontece e para além de não conterem nada de interessante ainda têm um caráter derrotista.
Mas por mim tudo bem. :wink:

Eu da minha parte, para além do tom descontraído (que dou de barato que conforme o sentido de humor de cada um, haverá quem não aprecie ou desgoste de todo) não deixei de dizer porque é que no meu entender não tem qualquer substância fazer previsões deste calibre com base num gráfico algo semelhante escolhido de forma arbitrária. Está explicado o motivo de forma clara no conjunto dos meus posts.

Mas para o caso de não ter ficado claro, bom, era ter escolhido outro gráfico semelhante (que entre dezenas de milhares e alguns com históricos de mais de um século, não faltariam alternativas) que em vez de uma lateralização em 2014 como refere o Ulisses, se iria projectar uma miríade de coisas diferentes.

Mesmo que alguém assumisse inicialmente que existia um tal poder predictivo nos gráficos, a mera extensão da experiência empírica demonstraria o oposto!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 2/2/2012 1:10

Há aqui algo importante. Ao longo destes quase 10 anos de Caldeirão, uma das coisas que mais nos orgulhamos é do seu carácter pedagógico. Ver que, passado algum tempo de Caldeirão, as pessoas ficam com uma ideia completamente diferente do que verdadeiramente move os mercados, das ilusões do mesmo, daquilo que durante anos a Comunicação Social lhes vende.

E é por isso que quando alguém aqui deixa coisas verdadeiramente irreais, que não fazem o menor sentido, não nos podemos calar. Não vá alguém pensar que alguém consegue saber que em 2014 no primeiro semestre o mercado vai lateralizar...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por asrael » 2/2/2012 0:58

Marco, concordo que temos de saber ouvir e acitar as criticas e os posts têm de conter substância. O que nem sempre acontece e para além de não conterem nada de interessante ainda têm um caráter derrotista.
Mas por mim tudo bem. :wink:
Nunca digas nunca.

Abraço

Registado: 2/2/2010 1:35

por pedro-ferreira » 2/2/2012 0:40

Sim Marco Antonio,

Tens razão no que dizes, mas também não é necessário bater no ceguinho, ou então abre se um topico só para o fazer como pro exemplo "TROÇAR EUROVERDE"...

Eu digo isto porque faz-me confusão e abala os meus principios, o que estão a fazer ao homem... Deixem dar a opinião dele e mais nada, não é preciso fazer novelas e mais novelas, tipo as novelas peruanas ou columbianas, que duram duram e nunca mais acabam, tipo pilhas duracel... :wink: È só isso...

Cordealmente

Pedro Ferreira

Re: Mas porqué tanta coisa??

por MarcoAntonio » 2/2/2012 0:28

asrael Escreveu:
Tenho a mesma opinião por isso é que estamos num forúm.

E pela mesmíssima razão, quem expõe a opinião está sujeito à crítica e ao escrutínio. Se fosse para cada um emitir a sua opinião e os outros ficarem calados perante ela, isto não seria um forum de discussão mas um directório de blogs.

Quem acha que a opinião não tem sustentação deve expressá-lo explicando os motivos, o que tem utilidade para todos (independemente do que cada um achar no final).

Quem acha que a opinião é útil deve igual expressá-lo dizendo porque é (que acha que é) útil.

Uma opinião não é boa ou útil só porque sim, só porque existe. A opinião é boa na medida em que tiver substância ou for debatida contribuindo para o esclarecimento de todos os envolvidos. O debate das opiniões é, afinal, o objectivo último do forum!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por asrael » 2/2/2012 0:22

pedro-ferreira Escreveu:Boa noite,

O homem desta vez apenas está a comparar graficos, não é o primeiro que vejo e certamente não será o ultimo... Não têm que perseguir o homem, ele apenas fez a sua apresentação quem quer ver vé e tira as suas conclusões. O homem só tentou contribuir para o bom funcionamento do forum, na minha opinião, quem quer vê, quem não quer, passa ao lado, simplesmente...
Noutras alturas em que euroverde esteve mal fui eu o primeiro a criticar pela negativa, agora simplesmente fez o seu estudo, e apresentou... Falhou só, em não apresentar os gráficos, e dizer que são dois graficos distintos de açoes e indices, que apenas os esta a comparar. Esses padroes muitas vezes se tornam repetitivos e uma boa ajuda para quem tem essa ferramenta, e ele apenas está a alertar para esse facto...

Cordealmente

Pedro Ferreira

Tenho a mesma opinião por isso é que estamos num forúm.
Para mim, o EV é um "bocadino" bola de cristal mas ele lá terá as suas razões, se ele se baseia nos seu gráficos para fazer os seus investimentos é com ele e ninguém é obrigado a seguir a sua visão dos mercados. Pelo menos expressa as suas opiniões sem estar constantemente no "bota abaixo".

E já agora, se todos os que aqui escrevem estivessen certos isto não tinha piada nenhuma.

Força :mrgreen:
Nunca digas nunca.

Abraço

Registado: 2/2/2010 1:35

por MarcoAntonio » 2/2/2012 0:17

pedro-ferreira Escreveu:
Mas porqué tanta coisa??

Talvez inadvertidamente, acertaste na mouche!

Se se consegue encontrar milhares de gráficos com comportamentos semelhantes, que depois a partir desse momento têm os mais variados comportamentos... "para quê tanta coisa" a prever como vai ser 2012, 2013 e até 2014 com base num desses gráficos?

Bastava continuar a procurar mais gráficos com históricos semelhantes para rapidamente concluir que efectivamente não vale a pena estar com tanto pormenor predictivo.
Imagem

Administrador Fórum

Mas porqué tanta coisa??

por pedro-ferreira » 2/2/2012 0:11

Boa noite,

O homem desta vez apenas está a comparar graficos, não é o primeiro que vejo e certamente não será o ultimo... Não têm que perseguir o homem, ele apenas fez a sua apresentação quem quer ver vé e tira as suas conclusões. O homem só tentou contribuir para o bom funcionamento do forum, na minha opinião, quem quer vê, quem não quer, passa ao lado, simplesmente...
Noutras alturas em que euroverde esteve mal fui eu o primeiro a criticar pela negativa, agora simplesmente fez o seu estudo, e apresentou... Falhou só, em não apresentar os gráficos, e dizer que são dois graficos distintos de açoes e indices, que apenas os esta a comparar. Esses padroes muitas vezes se tornam repetitivos e uma boa ajuda para quem tem essa ferramenta, e ele apenas está a alertar para esse facto...

Cordealmente

Pedro Ferreira

por MarcoAntonio » 2/2/2012 0:11

migluso Escreveu:
O EV é que podia abrir mais um bocadinho o jogo...

Assim deixa o pessoal a salivar... Qual será o activo mágico?

(...)

Bom, isso agora é ser "mau aluno".

:twisted:

Ele já explicou que é qualquer um desde que apresente alguma semelhança e desde que não seja nem futuros nem forex:

EuroVerde Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, então tu comparas o padrão do PSI com o de outro activo qualquer?

Cada um, de facto, com as suas teorias...

Sim. Desde que exista uma semelhança.
Esse activos têm de ser entre:
-acções indices
-acçoes acçoes
-indices indices

O forex e futuros aqui não entram.

Queres mais abertura do que isto?

O processo é este: procuras até encontrar um activo qualquer com um histórico/gráfico com comportamento parecido. Quando encontrares, usas esse para projectar o futuro!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 2/2/2012 0:13, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por migluso » 2/2/2012 0:03

MarcoAntonio Escreveu:

E há ainda quem o faça com folhas de chá... o que até é mais ecológico, digamos, mais "verde".

Desde que funcione... :wink:

O EV é que podia abrir mais um bocadinho o jogo...

Assim deixa o pessoal a salivar... Qual será o activo mágico?

Em falar nisso, vou fazer um chá... 8-)

Quico, Ulisses, não acredito que vocês estejam cansados do EV.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Quico » 1/2/2012 23:35

Caro Ulisses:

Sugiro que mudes o nome do tópico para "Um administrador do fórum cansado... do EuroVerde". :lol:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por MarcoAntonio » 1/2/2012 23:32

Imagem

Administrador Fórum

por migluso » 1/2/2012 23:26

Nada a dizer da estratégia do EV.

Estuda a correlação histórica entre dois instrumentos, sendo que um deles tem um lag temporal.

Depois de encontrar dois instrumentos com "lag correlation" significativa, projecta um futuro igual ao período temporal do lag - no caso do EV são 3 anos.

Há quem faça isto usando computadores.
O EV parece-me fazê-lo usando toda a sua capacidade cognitiva.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por EuroVerde » 1/2/2012 22:40

Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, então tu comparas o padrão do PSI com o de outro activo qualquer?

Sim. Desde que exista uma semelhança.
Esse activos têm de ser entre:
-acções indices
-acçoes acçoes
-indices indices

O forex e futuros aqui não entram.

por Ulisses Pereira » 1/2/2012 22:26

Euroverde, então tu comparas o padrão do PSI com o de outro activo qualquer?

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroVerde » 1/2/2012 22:14

Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, é o que está no padrão gráfico? Mas quem é que desenhou o padrão gráfico? Não foste tu?

A sério que não és nenhum enviado dos marcianos?

Não desenhei nada.
O gráfico com o padrão que apresento é de um activo que não um indice e só o transportei para aqui porque vemos uma certa semelhança (2011 e até ao momento) com o PSI20, que até pode continuar de acordo com o que apresento.

Não estou a inventar nada, apenas a comparar.

por Ulisses Pereira » 1/2/2012 20:12

Euroverde, é o que está no padrão gráfico? Mas quem é que desenhou o padrão gráfico? Não foste tu?

A sério que não és nenhum enviado dos marcianos?

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Akinfiev, caldeirum, josehenry400, luislobs, trilhos2006 e 317 visitantes