Um pessimista cansado.
Caro Ulisses, só agora estive a ler atentamente e com muito gosto este artigo, com o qual concordo.
5700 pontos que referes do curto prazo, seria um primeiro sinal por parte dos bulls.
Tenho um padrão gráfico modelo muito parecido com o actual no PSI20 e acredito que vamos constatar que, quando a MM200 estiver a 5700 pontos a nossa praça já deverá ter feito o fundo. (fundo quando MM200 em 6000 ou próximo).
Penso que da próxima vez que a cotação tocar a MM200 pode existir um rally que parará em 8000 pontos no fim do ano.
5700 pontos que referes do curto prazo, seria um primeiro sinal por parte dos bulls.
Tenho um padrão gráfico modelo muito parecido com o actual no PSI20 e acredito que vamos constatar que, quando a MM200 estiver a 5700 pontos a nossa praça já deverá ter feito o fundo. (fundo quando MM200 em 6000 ou próximo).
Penso que da próxima vez que a cotação tocar a MM200 pode existir um rally que parará em 8000 pontos no fim do ano.
Mais um artigo objectivo,simples de ler e de compreender.
A informação está ao alcance de todos,hoje em dia,como nunca este antes,mas é necessário saber interpreta-la,e fundamentalmente,agir de acordo com as nossas conclusões.
Concordo inteiramente com as tuas conclusões,confio na analise técnica para me alertar da inversão,até lá,recolho as "tropas no quartel".
A informação está ao alcance de todos,hoje em dia,como nunca este antes,mas é necessário saber interpreta-la,e fundamentalmente,agir de acordo com as nossas conclusões.
Concordo inteiramente com as tuas conclusões,confio na analise técnica para me alertar da inversão,até lá,recolho as "tropas no quartel".
- Registado: 26/6/2011 9:50
Ulisses Pereira Escreveu:É verdade que é uma zona também importante. Mas uma zona que nunca foi testada como resistência não pode ser, na minha opinião, uma zona tão decisiva como a que apelidamos de fronteira entre o Bear e o Bull Market.
Um abraço,
Ulisses
Entre Maio e Novembro de 2010 ele funcionou como resistência, mas eu percebo a tua ideia, pois parece-me que estás a referir resistência sem ser vencida.
A minha justificação para a zona dos 7500 pontos deve-se ao facto de ter sido a sua quebra que originou as grandes quedas de 2011.
Vejamos:
do PSI20, peso real sobre o indice, temos:
JM - Grupo privado
EDP - Controlado pelos Chineses
PT - Privado.Mas tem vindo a sofrer brutais desvalorizações.
REN : Vai ser controlado por um grupo internacional (Chineses é o mais certo)
BCP/BPI : Angolanos
O resto é mera paisagem e com pouco peso.
O que eu digo é que a nossa praça neste momento é tida como plataforma politica/expancionista de acionistas que nunca seriam permitidos a entrar noutros mercados.Quando entram num titulo (veja-se o BCP), aquilo sobe durante uns dias, e depois afunda.
A EDP subiu, e depois afundou de novo.
Portanto o valor intrinseco dos titulos é baixo, e nem mesmo a expeculação mantem os preços depois do acto consumado.
Isso nem é bom nem mau, para mim é um facto.
A única diferença, é que eles estão pouco preocupados se aquilo ca muito ou pouco.
Para quem anda nos mercados, é que poderá sair queimado.É a minha opinião.
do PSI20, peso real sobre o indice, temos:
JM - Grupo privado
EDP - Controlado pelos Chineses
PT - Privado.Mas tem vindo a sofrer brutais desvalorizações.
REN : Vai ser controlado por um grupo internacional (Chineses é o mais certo)
BCP/BPI : Angolanos
O resto é mera paisagem e com pouco peso.
O que eu digo é que a nossa praça neste momento é tida como plataforma politica/expancionista de acionistas que nunca seriam permitidos a entrar noutros mercados.Quando entram num titulo (veja-se o BCP), aquilo sobe durante uns dias, e depois afunda.
A EDP subiu, e depois afundou de novo.
Portanto o valor intrinseco dos titulos é baixo, e nem mesmo a expeculação mantem os preços depois do acto consumado.
Isso nem é bom nem mau, para mim é um facto.
A única diferença, é que eles estão pouco preocupados se aquilo ca muito ou pouco.
Para quem anda nos mercados, é que poderá sair queimado.É a minha opinião.
Ulisses Pereira Escreveu:escada, tu achas então que a Administração das 20 empresas do PSI está mais preocupada com as questões políticas do que com os lucros das suas empresas? (especialmente no actual contexto de crise económica?)
Um abraço,
Ulisses
- Registado: 23/8/2011 11:35
Meu caro, o que eu digo, é que a nossa bolsa é neste momento uma plataforma politica e não financeira.
Quem controla essas empresas tem objectivos politicos e não financeiros.Pelo menos numa primeira fase.
Por isso digo, que a nossa bolsa não é para subir nem para descer.
As empresas ai cotadas servem outros interesses.
Quem controla essas empresas tem objectivos politicos e não financeiros.Pelo menos numa primeira fase.
Por isso digo, que a nossa bolsa não é para subir nem para descer.
As empresas ai cotadas servem outros interesses.
AutoMech Escreveu:Os angolanos têm um preço médio muito superior ao valor de mercado. Estão a perder.
Os chineses compraram EDP acima do valor de mercado.
Se tu dizes que ambos compraram barato então qualquer pessoa pode comprar barato porque ainda pode comprar em bolsa a preços muito abaixo dos angolanos e dos chineses.
Deve estar toda a gente riquíssima a comprar coisas baratas.
Os angolanos têm um preço médio muito superior ao valor de mercado. Estão a perder.
Se tu dizes que ambos compraram barato então qualquer pessoa pode comprar barato porque ainda pode comprar em bolsa a preços muito abaixo dos angolanos e dos chineses.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Nem acredito neste comentário.
BCP:-O grande volume de compras anormais foram feitos na casa dos 0,10 e 0,12.Ou seja até foi infeiro ao actual (Angolanos)
EDP: Aqueles valores para eles são migalhas.Não esquecer que em dividendos eles amortizam em 5 anos, pelo menos 15%.
Mas que eu saiba a EDP só tem é caido, por isso deita por terra esse argumento.
se o meu estivesse errado, a EDP estaria acima de 3€.
Quanto à PT, vendeu a VIVO, ficou cheia de dinheiro e pronto.Acabou
BCP:-O grande volume de compras anormais foram feitos na casa dos 0,10 e 0,12.Ou seja até foi infeiro ao actual (Angolanos)
EDP: Aqueles valores para eles são migalhas.Não esquecer que em dividendos eles amortizam em 5 anos, pelo menos 15%.
Mas que eu saiba a EDP só tem é caido, por isso deita por terra esse argumento.
se o meu estivesse errado, a EDP estaria acima de 3€.
Quanto à PT, vendeu a VIVO, ficou cheia de dinheiro e pronto.Acabou
AutoMech Escreveu:escada1 Escreveu:Eles compraram barato, e têm intenções politicas e não economicas.
Compraram acima do preço de mercado e foi barato ?
Nesse caso toda a gente que comprou em bolsa (e que ainda pode comprar) está a fazer excelentes negócios. Se está barato é lucro garantido, não ?
escada1 Escreveu:Eles compraram barato, e têm intenções politicas e não economicas.
Compraram acima do preço de mercado e foi barato ?
Nesse caso toda a gente que comprou em bolsa (e que ainda pode comprar) está a fazer excelentes negócios. Se está barato é lucro garantido, não ?

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
A bolsa nacional, não é uma bolsa financeira.
Está a tornar-se uma bolsa politica.Desse modo, o objectivo não é o lucro nem a perca.
Isso é indiferente.
Os angolanos, os chineses, e ou brasileiros, querem-nos, não pelos lindos olhos, mas porque NUNCA o capital angolano entraria na banca europeia.
Nunca o capital chinês entraria na energia.
Eles compraram barato, e têm intenções politicas e não economicas.
Poderão não querer grande lucro, e tudo farão para não ter prejuizo.
Mas uma coisa é certa, se fosse para ter lucro, ficavam onde estavam, pois 1 poço de crude rende mais do que o BCP.
A bolsa nacional é por isso politica, e por isso nunca poderá crescer.
Está a tornar-se uma bolsa politica.Desse modo, o objectivo não é o lucro nem a perca.
Isso é indiferente.
Os angolanos, os chineses, e ou brasileiros, querem-nos, não pelos lindos olhos, mas porque NUNCA o capital angolano entraria na banca europeia.
Nunca o capital chinês entraria na energia.
Eles compraram barato, e têm intenções politicas e não economicas.
Poderão não querer grande lucro, e tudo farão para não ter prejuizo.
Mas uma coisa é certa, se fosse para ter lucro, ficavam onde estavam, pois 1 poço de crude rende mais do que o BCP.
A bolsa nacional é por isso politica, e por isso nunca poderá crescer.
Re: Mão de obra barata sem tecnologia avançada
pedro-ferreira Escreveu:Bom dia,
Excelente artigo Ulisses, mais uma vez parabéns... Estas extremamente pessimista, leva me a ter o sentimento contrario do teu. A tal viragem pode estar ao virar da esquina, que é ja aqui ao lado.
Passo a explicar, digo isto porque, acho que as maiores dificuldades que este país passou, foi devido ao facto de nao ter uma industria de tecnologia avançada, de ponta, e termos uma industria onde qualquer país que tenha a mão de obra barata,sem grandes infraesteturas e sem grandes estudos consegue perfeitamente alcançar sem grandes dificuldades, daí a china e paises emergentes terem arruinado Portugal e todos os paises que nao apostaram em tecnologia avançada. Portugal parou durante as ultimas decadas, não evoluiu e tornou-se catastrofico.
Mas essa mao de obra barata(paises asiaticos) ja começa a ficar cara, com salarios minimos tão elevados ou mais que Portugal... Vejo aqui muito optimismo para portugal, porque paises asiaticos ainda não tem qualidade, rigor, competencia, higiene, etc...Caracteristicas importantissimas para um serviço ou produto de excelencia, como a portuguesa, e a competirem com salarios e mesmos direitos dos trabalhores (como estão a colocar), penso que não tem qualquer hipotese de competirem connosco. Daí as empresas internacionais começarem a optarem por um pais com maior qualidade e civilizado como Portugal.
Penso que as maiores dificuldades Portugal já as passou.
Precisamos sim é de politicos e politicas capazes de enfrentar a troika e propor as nossas medidas para promover um forte crescimento. Este sim é que é importantissimo e não só o combate ao defice, que se esta a tornar demasiado perigoso para os paises que se encontram sem crescimento.
È apenas a minha opinião...
Atenciosamente
Pedro Ferreira
Concordo que Portugal tem mais potencial pela qualidade do nosso ensino superior e pela localização geográfica. Em termos de ordenados ainda ganha-mos pelo menos o dobro dos BRICS e outros asiáticos...
Mão de obra barata sem tecnologia avançada
Bom dia,
Excelente artigo Ulisses, mais uma vez parabéns... Estas extremamente pessimista
, leva me a ter o sentimento contrario do teu. A tal viragem pode estar ao virar da esquina, que é ja aqui ao lado.
Passo a explicar, digo isto porque, acho que as maiores dificuldades que este país passou, foi devido ao facto de nao ter uma industria de tecnologia avançada, de ponta, e termos uma industria onde qualquer país que tenha a mão de obra barata,sem grandes infraesteturas e sem grandes estudos consegue perfeitamente alcançar sem grandes dificuldades, daí a china e paises emergentes terem arruinado Portugal e todos os paises que nao apostaram em tecnologia avançada. Portugal parou durante as ultimas decadas, não evoluiu e tornou-se catastrofico.
Mas essa mao de obra barata(paises asiaticos) ja começa a ficar cara, com salarios minimos tão elevados ou mais que Portugal... Vejo aqui muito optimismo para portugal, porque paises asiaticos ainda não tem qualidade, rigor, competencia, higiene, etc...Caracteristicas importantissimas para um serviço ou produto de excelencia, como a portuguesa, e a competirem com salarios e mesmos direitos dos trabalhores (como estão a colocar), penso que não tem qualquer hipotese de competirem connosco. Daí as empresas internacionais começarem a optarem por um pais com maior qualidade e civilizado como Portugal.
Precisamos sim é de politicos e politicas capazes de enfrentar a troika e propor as nossas medidas para promover um forte crescimento. Este sim é que é importantissimo e não só o combate ao defice, que se esta a tornar demasiado perigoso para os paises que se encontram sem crescimento.
Atenciosamente
Pedro Ferreira
Excelente artigo Ulisses, mais uma vez parabéns... Estas extremamente pessimista

Atenciosamente
Pedro Ferreira
- Registado: 1/5/2008 0:36
Caro Ulisses
a unica pessoa que nós não queremos péssimista .. neste fórum .. és tu...
dás a tónica.. o fórum vai para fechar , o pais também e o mundo acabou...
mais vale continuar e se se morrer .. será em pé
............
vale a pena estudar a evolução de pensamento e atitude neste fórum..
principalmente a um velho como eu ...
....
grande abraço para ti e mais alguns.. sabes bem quanto te admiro
mcarvalho
ps
curiosamente .. a pouco e pouco.. convenço-me de que as galinhas é que têm razão.. dizem que são estúpidas
mas porquê?. Não acreditam nos avanços da tecnologia que as transformam em hormonas para destruir os inteligentes descentes de macacos??!!!
a unica pessoa que nós não queremos péssimista .. neste fórum .. és tu...
dás a tónica.. o fórum vai para fechar , o pais também e o mundo acabou...
mais vale continuar e se se morrer .. será em pé

............
vale a pena estudar a evolução de pensamento e atitude neste fórum..
principalmente a um velho como eu ...
....
grande abraço para ti e mais alguns.. sabes bem quanto te admiro
mcarvalho
ps
curiosamente .. a pouco e pouco.. convenço-me de que as galinhas é que têm razão.. dizem que são estúpidas
mas porquê?. Não acreditam nos avanços da tecnologia que as transformam em hormonas para destruir os inteligentes descentes de macacos??!!!
Editado pela última vez por mcarvalho em 30/1/2012 18:31, num total de 1 vez.
- Registado: 17/2/2004 1:38
Um pessimista cansado.
Foi hoje publicado o meu novo artigo "Um pessimista cansado".
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=534681
Como os gráficos não foram publicados online deixo aqui os gráficos do PSI, já que o artigo da EDP não era para ser publicado online pois é uma espécie de resumo dos Discos Pedidos da última semana.
Um abraço,
Ulisses
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=534681
Como os gráficos não foram publicados online deixo aqui os gráficos do PSI, já que o artigo da EDP não era para ser publicado online pois é uma espécie de resumo dos Discos Pedidos da última semana.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum psi 1.png (37.06 KiB) Visualizado 3350 vezes
-
- forum-psi2.png (28.44 KiB) Visualizado 3335 vezes
-
- forum-psi3.png (32.6 KiB) Visualizado 3338 vezes
Quem está ligado: