DAX - Tópico Geral
Caro VDAP
Acho piada porque, há dias com imensos gráficos montes de análises,etc.etc. etc. . Noutros é a ausência total.É só para acordar o pessoal.
Claro que o dia de hoje para mim, tá feito. Será?.
Hoje não há canais ascendentes, cunhas, triangulos, cabeça e ombros invertidos, bandeiras and so one!!!!!
Verifica o que se passou com os 70 euros do Carcanhol.
Um abraço
COTA IMPLICITO
Acho piada porque, há dias com imensos gráficos montes de análises,etc.etc. etc. . Noutros é a ausência total.É só para acordar o pessoal.
Claro que o dia de hoje para mim, tá feito. Será?.
Hoje não há canais ascendentes, cunhas, triangulos, cabeça e ombros invertidos, bandeiras and so one!!!!!
Verifica o que se passou com os 70 euros do Carcanhol.
Um abraço
COTA IMPLICITO
- Registado: 31/1/2011 23:26
cdsc Escreveu:Ora vamos lá voltar ao mercado:
Curto Dax 6560
target 6460
Vamos ver o que isto dá. Pode estar bull mas o rsi está "esticado" deve haver uma "correçãozita".
Trade Curto fechado nos 6460.
Não entro longo porque o canal do S&P de curto prazo foi quebrado em baixa. Em semana de Cimeira Europeia e decisões sobre o acordo da Grécia com os credores e novo resgate, deverá haver alguma volatilidade. Assim conto voltar a entrar nos limites do canal ascendente de curto prazo do Dax.
- Anexos
-
- dax20120130.JPG (79.25 KiB) Visualizado 1856 vezes
- Registado: 29/11/2007 2:35
Boas
Relativamente ao "mito" do mês de Janeiro com indicador de tendência, que no fundo trata-se de mais um mito, para quem não se recorda o mês de Janeiro de 2011 acrescentou ganhos aos ganhos de 2010, que só por si foram muito bons. Isso não impediu o DAX de registar uma valente perda de valor no final de 2011.
Portanto quanto ao mês de janeiro ditar a tendência é relativo ás vezes calha. Já um indicador a ter em conta e parece ser mais fiável é o de ser ano de eleição para a presidência americana.
Parece que em ano de eleição o mercado não cai e parece que até sobe.
Relativamente ao "mito" do mês de Janeiro com indicador de tendência, que no fundo trata-se de mais um mito, para quem não se recorda o mês de Janeiro de 2011 acrescentou ganhos aos ganhos de 2010, que só por si foram muito bons. Isso não impediu o DAX de registar uma valente perda de valor no final de 2011.
Portanto quanto ao mês de janeiro ditar a tendência é relativo ás vezes calha. Já um indicador a ter em conta e parece ser mais fiável é o de ser ano de eleição para a presidência americana.
Parece que em ano de eleição o mercado não cai e parece que até sobe.
- Registado: 19/5/2010 11:51
DAX
Sem entrar em poléicas, ficam alguns comentários:
- Estamos a chegar ao fim do mês de Janeiro, que decerto será positivo para as bolsas em gera,l e se as estatisticas não enganam, auguram um possivel ano de recuperação.
- Fiquei contente por ler que o SPX estava a apresentar uma golden cross, o que continua a augurar uma ano positivo.
- Os juros nos EUA vão-se manter baixos até 2014, o que fez subir euro, mas deu mais coragem aos investidores e ás empresas endividadas.
- O DAX segue habitualmente o SPX, pelo que se as coisas subirem por lá, duvido que não subam por cá.
Portanto, passado este mês de Janeiro o modo de pensar para este ano terá melhores resultados se for em bull
Vejam lá do outro lado a recuperar agora. Se o Dax ainda estivesse aberto já estaria positivo tambem.
São só alguns thoughts para o fim de semana.
Estou fora do DAX
Abraços
CLinico
- Estamos a chegar ao fim do mês de Janeiro, que decerto será positivo para as bolsas em gera,l e se as estatisticas não enganam, auguram um possivel ano de recuperação.
- Fiquei contente por ler que o SPX estava a apresentar uma golden cross, o que continua a augurar uma ano positivo.
- Os juros nos EUA vão-se manter baixos até 2014, o que fez subir euro, mas deu mais coragem aos investidores e ás empresas endividadas.
- O DAX segue habitualmente o SPX, pelo que se as coisas subirem por lá, duvido que não subam por cá.
Portanto, passado este mês de Janeiro o modo de pensar para este ano terá melhores resultados se for em bull

Vejam lá do outro lado a recuperar agora. Se o Dax ainda estivesse aberto já estaria positivo tambem.
São só alguns thoughts para o fim de semana.
Estou fora do DAX
Abraços
CLinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Vdap não tens que agradecer nada.
É isto que eu defendo para o caldeirão, argumentos técnicos, aprendes tu, aprendo eu, e pode aprender quem estiver a ler os nossos comentários. Ou se estivermos errados podemos ser corrigidos por outros intervenientes.
Assim vale a pena participar no caldeirão.
Um abraço
É isto que eu defendo para o caldeirão, argumentos técnicos, aprendes tu, aprendo eu, e pode aprender quem estiver a ler os nossos comentários. Ou se estivermos errados podemos ser corrigidos por outros intervenientes.
Assim vale a pena participar no caldeirão.
Um abraço
Caro Alves,
Não vou apresentar mais argumentos, (aliás pq não tenho muitos mais) temos a nossa opinião vincada e é assim que deve ser:
Apenas dois pontos:
- Mudo para o lado dos touros se o índice ultrapassar os 76.4% de retracement.
- Eu baseio-me em dois factores no mercado, preço e volume.
Não vi volume no "fundo do mercado" a sinalizar acumulação e não vi volume durante a subida como sinal de acumulação.
Mas isto é apenas uma visão.
Gostaria apenas de agradecera sua disponibilidade p/ esta troca de opiniões.
Cumprimentos
Não vou apresentar mais argumentos, (aliás pq não tenho muitos mais) temos a nossa opinião vincada e é assim que deve ser:
Apenas dois pontos:
- Mudo para o lado dos touros se o índice ultrapassar os 76.4% de retracement.
- Eu baseio-me em dois factores no mercado, preço e volume.
Não vi volume no "fundo do mercado" a sinalizar acumulação e não vi volume durante a subida como sinal de acumulação.
Mas isto é apenas uma visão.
Gostaria apenas de agradecera sua disponibilidade p/ esta troca de opiniões.
Cumprimentos
O Breakaway Gap que ocorreu no DAX é característico das quebras em alta de alguns padrões como os triângulos horizontais ascendentes, H&S, rectângulos, e servem para dar credibilidade e confirmar a ocorrência do sentido do movimento.
Os volumes nestes casos parece-me que devem ser interpretados da seguinte forma, caso ele não seja muito expressivo poderemos estar perante uma forte probabilidade de o gap vir a ser fechado e depois continua-se o movimento de subida, situações que são muito menos frequentes quando o volume é forte.
Aliás os gaps na quebra de figuras como rectângulos e triângulos servem precisamente para isso para termos mais certezas que não estamos perante um movimento falso, pois falsos movimentos raramente são iniciados com gaps.
Na melhor das hipoteses aquilo que poderemos ter é um fecho do gap, mas mesmo assim tenho algumas dúvidas, porque pelo q me parece o volume aumentou significativamente depois do gap
Os volumes nestes casos parece-me que devem ser interpretados da seguinte forma, caso ele não seja muito expressivo poderemos estar perante uma forte probabilidade de o gap vir a ser fechado e depois continua-se o movimento de subida, situações que são muito menos frequentes quando o volume é forte.
Aliás os gaps na quebra de figuras como rectângulos e triângulos servem precisamente para isso para termos mais certezas que não estamos perante um movimento falso, pois falsos movimentos raramente são iniciados com gaps.
Na melhor das hipoteses aquilo que poderemos ter é um fecho do gap, mas mesmo assim tenho algumas dúvidas, porque pelo q me parece o volume aumentou significativamente depois do gap
Caro JAlves,
Penso que esta troca de ideia só tem fortalecido a nossa opinião sobre o quanto estamos certos, eu continuo com a minha ideia e o Alves com a sua, e é assim que deve ser.
Concordo com tudo o que disse, mas o sinal de força que mais se apoia é num gap de fuga, que não foi realizado com volume, aliás, o volume anterior da barra descendente é superior ao valor que se verificou no gap de fuga, dá que pensar?
Esses gaps de fuga, são um grande sinal de força mas sempre acompanhados de volume, sem volume não têm muito significado.
Aliás quero deixar mais um boneco de 2008, com dois gaps de fuga, repare que a resistência importantíssima de 7050 pontos também foi rasgada que nem manteiga.
Cumps
Penso que esta troca de ideia só tem fortalecido a nossa opinião sobre o quanto estamos certos, eu continuo com a minha ideia e o Alves com a sua, e é assim que deve ser.
Concordo com tudo o que disse, mas o sinal de força que mais se apoia é num gap de fuga, que não foi realizado com volume, aliás, o volume anterior da barra descendente é superior ao valor que se verificou no gap de fuga, dá que pensar?
Esses gaps de fuga, são um grande sinal de força mas sempre acompanhados de volume, sem volume não têm muito significado.
Aliás quero deixar mais um boneco de 2008, com dois gaps de fuga, repare que a resistência importantíssima de 7050 pontos também foi rasgada que nem manteiga.
Cumps
- Anexos
-
- 2008.png (41.12 KiB) Visualizado 2560 vezes
Re: DAX
Clinico Escreveu:Mas eu não tenho procurado justificar cada vez que entro longo ou curto ou me mantenho longo ou curto??![]()
Ás vezes até o procuro fazer por alíneas que sejam o mais claras possíveis...
Se preferem, para não ferir susceptilidades, apenas farei um ou outro comentário,se fôr para acrescentar algo, mas já estou como o Zeca, deixo de mencionar o que faço...
Abraços
Clinico
Amigo clinico
o meu desabafo nada tem a ver com os seus comentários.
Um abraço
Vdap
vou-te deixar estes gráficos actuais apenas com o RSI e MACD e umas linhas.
Repara bem a força que o DAX fez para derrubar os obstáculos que lhe foram surgindo. Vê bem a importância da zona dos 6175 pontos. Pormenor interessante foi quebrada com um gap, um bom indicador de força.
Depois tens outra zona a doz 6350 pontos, zona importante em 2010 e que agora segurou a cotação do DAX. Se reparares o DAX esteve ali a consolidar em cima dessa zona e junto a MA200.
E agora temos o ataque a uma outra zona a dos 6500, repara que esta zona foi um suporte em março de 2011, mas em agosto não teve qualquer relevância prática, daí talvez ela possa ter pouca importância.
Até onde vai esta subida? Sinceramente não sei. O target do triângulo ascendente que apresentei há alguns dias são os 6650 pontos. Será que lá vai? Será que vai já aos 7050 pontos?
É certo que o RSI começa já a queimar, mas se olharmos para o passado já vimos continuação de subidas com o RSI a "queimar".
A única coisa que eu tenho a certeza é o seguinte:
A quebra em alta da então zona dos 6175 feita com um gap foi um claro sinal de força;
A quebra em alta e consolidação em cima da zona dos 6350 pontos e da MA200 é tb um sinal positivo.
Face a isto, para que occorram quedas até aos 5000 pontos agora temos estas barreiras importantes para quebrare mais uma, a LTA que entretanto se formou. Enquanto estas zonas não forem quebradas não mudo a minha ideia sobre o DAX. Isto é claro não impede que possa haver uma correcção técnica nos próximos dias.
Se o DAX deu estes passos tão importantes nesta subida, acho que devemos valorizá-los.
vou-te deixar estes gráficos actuais apenas com o RSI e MACD e umas linhas.
Repara bem a força que o DAX fez para derrubar os obstáculos que lhe foram surgindo. Vê bem a importância da zona dos 6175 pontos. Pormenor interessante foi quebrada com um gap, um bom indicador de força.
Depois tens outra zona a doz 6350 pontos, zona importante em 2010 e que agora segurou a cotação do DAX. Se reparares o DAX esteve ali a consolidar em cima dessa zona e junto a MA200.
E agora temos o ataque a uma outra zona a dos 6500, repara que esta zona foi um suporte em março de 2011, mas em agosto não teve qualquer relevância prática, daí talvez ela possa ter pouca importância.
Até onde vai esta subida? Sinceramente não sei. O target do triângulo ascendente que apresentei há alguns dias são os 6650 pontos. Será que lá vai? Será que vai já aos 7050 pontos?
É certo que o RSI começa já a queimar, mas se olharmos para o passado já vimos continuação de subidas com o RSI a "queimar".
A única coisa que eu tenho a certeza é o seguinte:

Face a isto, para que occorram quedas até aos 5000 pontos agora temos estas barreiras importantes para quebrare mais uma, a LTA que entretanto se formou. Enquanto estas zonas não forem quebradas não mudo a minha ideia sobre o DAX. Isto é claro não impede que possa haver uma correcção técnica nos próximos dias.
Se o DAX deu estes passos tão importantes nesta subida, acho que devemos valorizá-los.
- Anexos
-
- DAX.png (231.53 KiB) Visualizado 2610 vezes
-
- DAX1.png (189.15 KiB) Visualizado 2611 vezes
Editado pela última vez por J Alves em 27/1/2012 14:49, num total de 1 vez.
DAX
Mas eu não tenho procurado justificar cada vez que entro longo ou curto ou me mantenho longo ou curto??
Se preferem, para não ferir susceptilidades, apenas farei um ou outro comentário,se fôr para acrescentar algo, mas já estou como o Zeca, deixo de mencionar o que faço...
Abraços
Clinico

Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
J Alves Escreveu:elbronzeado Escreveu:Mas neste caso o Dax tem feito mínimos superiores. Em 2008, entre o 1º e o 2º maximo relativo, fez um mínimo inferior ao anterior.
Não sei se altera algo...
Altera tudo. Daí ter alterado o meu pensamento.
E mais se reparares o MACD só esteve uma vez positivo em 2008, neste momento já esta positivo pela segunda vez desde Dezembro
Quero salientar que não pretendo alterar a visão do mercado de ninguém, quem está longo deve permanecer longo, esta é apenas outra visão dos acontecimentos.
De facto o LH, é sem dúvida importante, mas também não podemos querer que o mercado seja um relógio, que replique o passado de forma precisa.
Dito isto, quero acrescentar, que a queda em 2011 foi de 34% em relação ao topo, enquanto em 2008 foi apenas de 22%.
Porquê que é relevante saber isto?
1º Porque o LL feito em 2012, com uma correcção de 34% foi muito intenso para os 5000pts, não havendo força vendedora na próxima correcção para trazer o índice novamente abaixo.
Em 2008 com uma correcção de apenas 20% era expectável que o índice tivesse uma correcção maior fazendo um novo LL.
2º O MACD, como todos sabemos não passa de médias móveis, como este movimento foi mais intenso e está a demorar mais tempo (1 mês), houve um período de lateralização das MME, que provocou que o MACD tivesse esse comportamento, vir duas vezes acima de zero.
Se repararem no semanal, o comportamento está a ser o mesmo, com a diferença que em 2012, o MACD está mais próximo de zero, mas isso deve-se ao facto de o DAX na minha opinião chegar à correcção dos 76.4 de fibonacci.
Quero salientar um indicador que dou muito mais importância que estes dois que é o OBV, o OBV está em clara divergência com o índice.
O OBV (Janeiro) está muito abaixo do HH efectuado em Outubro, mas o Índice (em Janeiro) já superou o HH efectuado em Outubro. Queria dizer que este também tem feito novos LL.
Depois, para um lado mais "astral", consulto a minha bola de cristal e vejo um consenso muito grande em torno do início de um Bull Market.
Cumps
- Anexos
-
- obv.png (28.4 KiB) Visualizado 2662 vezes
J Alves Escreveu:Desculpem lá meter o nariz, mas tenho de fazer este desabafo
Como sabem sou um acompanhante assíduo deste tópico e é com muita tristeza que vejo que o pessoal limitar-se a colocar os tiros sem qualquer justificação.
Para quem gosta de bolsa e gosta de aprender, abrir um tópico e ver curto a x ou longo a Y, é uma pura perda de tempo.
Seria útil que as pessoas explicassem bem os motivos dos trades, porque se assim não for quase parece que podemos estar perante pseudotrades, ou perante puros exercícios de exibição, e nos mercados financeiros não se deve negociar ou pseudonegociar por exibicionismos, mas sim para ganhar dinheiro.
Concordo, mas isto já não é de agora. Há uns meses atrás fiz o mesmo reparo e tive uma série de reações a dizer que eu estava a criticar as pessoas que já cá andam há muito tempo e como tal estava a ser injusto.
- Registado: 25/1/2012 12:00
cdsc Escreveu:J Alves Escreveu:Desculpem lá meter o nariz, mas tenho de fazer este desabafo
Como sabem sou um acompanhante assíduo deste tópico e é com muita tristeza que vejo que o pessoal limitar-se a colocar os tiros sem qualquer justificação.
Para quem gosta de bolsa e gosta de aprender, abrir um tópico e ver curto a x ou longo a Y, é uma pura perda de tempo.
Seria útil que as pessoas explicassem bem os motivos dos trades, porque se assim não for quase parece que podemos estar perante pseudotrades, ou perante puros exercícios de exibição, e nos mercados financeiros não se deve negociar ou pseudonegociar por exibicionismos, mas sim para ganhar dinheiro.
Caro J Alves
Penso que a critica era para mim. Assim, vou fazer um desenho melhor. Entrei curto:
- no topo do canal que já vem de há várias semanas como expus no gráfico;
- com rsi diário nos 75 e horário nos 80;
- próximo da BBupper diária;
- com o DJ e nasdaq semelhante e em máximos de mais de 1 ano;
Na expectativa de uma visita à linha inferior do tal canal. Trade de curto prazo.
Está explicado?
Partilhei este e outros trades porque gosto de contribuir para este forum e de o seguir, e ainda como forma de me impor alguma disciplina e de me corrigir caso os comentários dos caldeireiros me façam ver que estou muito errada.
Peço-te desculpa se te faço perder tempo, e se entenderem que os meus posts são inúteis, não volto mais.
Na minha opinião dizer que se entra curto a X ou longo a Y em nada contribui como mais valia para o forum. Agora dizer-se q se entra curto e justificar com argumentos isso já é outra música.
Eu só sei estar na bolsa e no caldeirão desta forma (com argumemntos técnicos), pois entendo que a bolsa é um processo de aprendizagem continuo e não um jogo de tiro aos pratos ou de palpites.
elbronzeado Escreveu:Mas neste caso o Dax tem feito mínimos superiores. Em 2008, entre o 1º e o 2º maximo relativo, fez um mínimo inferior ao anterior.
Não sei se altera algo...
Altera tudo. Daí ter alterado o meu pensamento.
E mais se reparares o MACD só esteve uma vez positivo em 2008, neste momento já esta positivo pela segunda vez desde Dezembro
J Alves Escreveu:Desculpem lá meter o nariz, mas tenho de fazer este desabafo
Caro J Alves
Penso que a critica era para mim. Assim, vou fazer um desenho melhor. Entrei curto:
- no topo do canal que já vem de há várias semanas como expus no gráfico;
- com rsi diário nos 75 e horário nos 80;
- próximo da BBupper diária;
- com o DJ e nasdaq semelhante e em máximos de mais de 1 ano;
Na expectativa de uma visita à linha inferior do tal canal. Trade de curto prazo.
Está explicado?
Partilhei este e outros trades porque gosto de contribuir para este forum e de o seguir, e ainda como forma de me impor alguma disciplina e de me corrigir caso os comentários dos caldeireiros me façam ver que estou muito errada.
Peço-te desculpa se te faço perder tempo, e se entenderem que os meus posts são inúteis, não volto mais.
Editado pela última vez por cdsc em 27/1/2012 13:01, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], niceboy e 254 visitantes