[Off-Topic\Off-Vergonha] Reforma do Cavaco
Pedro Santos Guerreiro Escreveu:
O Presidente da República é uma majestade protegida. Há uma deferência especial, começando na imprensa, que virá talvez do reconhecimento de que o cargo tem sido um culminar agraciado de carreiras políticas. É preciso cometer um grande erro para perder essa imunidade. Esse erro é desrespeitar os portugueses. E Cavaco Silva cometeu-o.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... 33155&pn=1
Antigos chefes de Estado mantém regalias no final dos respectivos mandatos que representam encargos elevados para o erário público.
Ainda no rescaldo das polémicas declarações de Cavaco Silva, o “Diário de Notícias” noticia hoje que quando daqui a quatro anos deixar Belém, o presidente da República não deverá poder juntar uma subvenção política às pensões de dez mil euros brutos que agora recebe, mas vai ter direito a um gabinete com secretária e assessor da sua confiança, a um carro com motorista e combustível para serviço pessoal e ajudas de custo para as deslocações oficiais fora da área de residência.
Estes são direitos que a lei dá aos antigos chefes do Estado e que pesam um milhão de euros no orçamento do Palácio de Belém. Feitas as contas, Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio custam, cada um, cerca de 300 mil euros aos cofres públicos.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=533181
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
O que o Cavaco disse é uma afronta e eu já fiz questão de lho dizer no Facebook.
O que tem de voltar é o repúdio social, a vergonha que alguém quando diz/faz asneiras tem de sentir do resto da população.
Por isso é que concordo com as vaias e com as redes sociais cascarem em cima dele. E todos os cidadãos que ele tentasse cumprimentar deviam recusar-se.
Assim ele percebia que agiu mal.
O que tem de voltar é o repúdio social, a vergonha que alguém quando diz/faz asneiras tem de sentir do resto da população.
Por isso é que concordo com as vaias e com as redes sociais cascarem em cima dele. E todos os cidadãos que ele tentasse cumprimentar deviam recusar-se.
Assim ele percebia que agiu mal.
Paga Povo Burro 04 - As Mordomias dos Presidentes da República
Cada Ex-Presidente da Republica Custa 300 000 Euros Por Ano aos Portugueses.
Cavaco Silva Recebe 2900 Euros por mês só para gastos pessoais.
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/CbrERgIdq6Q" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen
Cada Ex-Presidente da Republica Custa 300 000 Euros Por Ano aos Portugueses.
Cavaco Silva Recebe 2900 Euros por mês só para gastos pessoais.
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/CbrERgIdq6Q" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
alexandre7ias Escreveu:Storgoff Escreveu:Hmmm
Assim sendo o homem tem mesmo vindo a passar de cavalo para burro.
Como eu compreendo a indignação do PR.
É caso para dizer que lhe sairam os planos furados![]()
Afinal os 10 anos na presidencia não vao ser tão rentaveis como ele tinha calculado na sua folha excell
Como bom professore de finanças já devia saber que os riscos não se devem menosprezar
Será que ele fez o Hedging com algum derivado
Não se preocupe tanto, que quando ele deixar de ser PR pode dar aulas novamente e já nao tem que escolher se recebe o salario ou a reforma.
Mas ele não está já reformado, e não há professores no desemprego? então só vai retirar mais lugares a alguém.
Pobre País que tem tão pobre presidente.
Que nunca por vencidos se conheçam
Alguem sabe quanto o "pobre" coitado do Cavaco ganhou enquanto andou pelo BP , quanto descontou e quanto aufere de reforma (cerca de 10.000€/mês parece)?
E que eu fico sempre muito interessando quando aparecem frases do genero : "descontou para isso" . Ora como em qualquer lugar eu quero a prova de que descontou para isso!
O caso Catroga (o jovem mais velho de Portugal) e Ca. que foi colocada para agradar ao Governo, o que eu me pergunto é: o que da o governo em troca? subida de preços constante? nao concorrencia?
E que eu fico sempre muito interessando quando aparecem frases do genero : "descontou para isso" . Ora como em qualquer lugar eu quero a prova de que descontou para isso!
O caso Catroga (o jovem mais velho de Portugal) e Ca. que foi colocada para agradar ao Governo, o que eu me pergunto é: o que da o governo em troca? subida de preços constante? nao concorrencia?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Vocês não estão a falar da mesma coisa, o A330 está a falar do Catroga e o tavaverquenao tá a falar do Cavaco.

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
tavaverquenao2 Escreveu:A-330, que grande confusão que por aí vai, os 50k são as despesas com a presidência, e não é por mês, é por dia!
Tive que ir procurar.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... start=1775
São 638 mil por ano. Dividido por 12....Faz as contas.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
Storgoff Escreveu:Hmmm
É caso para dizer que lhe sairam os planos furados![]()
Afinal os 10 anos na presidencia não vao ser tão rentaveis como ele tinha calculado na sua folha excell
Como bom professore de finanças já devia saber que os riscos não se devem menosprezar
Não se preocupe tanto, que quando ele deixar de ser PR pode dar aulas novamente e já nao tem que escolher se recebe o salario ou a reforma.
Hmmm
É caso para dizer que lhe sairam os planos furados

É caso para dizer que lhe sairam os planos furados

- Registado: 21/5/2009 18:43
Storgoff Escreveu:Afinal a opção pela reforma é coisa bastante recente, praticamente no início do 2º mandato
No 1º mandato tinha optado pelo salário mas, com os cortes que começaram com os famosos PEC´s , o salário começou a diminuir e aí toca a saltar para a reforma.
http://tabusdecavaco.blogspot.com/
Antes de ter de optar ele acumulava os dois (o último ano em que recebeu os dois vencimentos foi o de 2009, salvo erro).
Se houve um período em que esteve a receber o vencimento de PR e não recebia as pensões, foi relativamente curto (no máximo, um ano).
Ter de optar por um vencimento mais baixo que as pensões, conforme expliquei atrás, faz muito pouco sentido. Este aspecto da discussão na minha opinião é um "não assunto". Não vejo nada de censurável em, não podendo acumular, optar pelos mais altos dos dois. Pelo contrário, é assim mesmo que deve ser!
Afinal a opção pela reforma é coisa bastante recente, praticamente no início do 2º mandato
No 1º mandato tinha optado pelo salário mas, com os cortes que começaram com os famosos PEC´s , o salário começou a diminuir e aí toca a saltar para a reforma.
outro que pensa que que sabe tudo
A leveza da idade em Almeida Santos
A propósito da notável iniciativa de fechar a Assembleia da República às sextas-feiras, disse o veterano Almeida Santos:
Os deputados têm a sua vida profissional, não se paga aos deputados o suficiente para eles serem todos apenas deputados, sobretudo quando são profissionais do Direito ou fora do Direito. Um advogado que tem um julgamento, não pode estar na Assembleia e no julgamento ao mesmo tempo. Há justificações para as faltas.
A senilidade a este deu-lhe para a incontinência verbal com a tendência de urinar para a verdade, e numa semana em que Cavaco regurgitou a reforma que andava a ruminar, decidiu competir. Isto é obra. Não lhe metam uma fralda na boca e depois digam que insultar deputados é populismo.
http://aventar.eu/2012/01/22/a-leveza-d ... da-santos/
e esta
http://inovacaoeinclusao.blogspot.com/2 ... e-ota.html
argumentação para defender um tacho:
Almeida Santos em defesa do aeroporto da OTA
Um aeroporto na margem sul tem um defeito: precisa de pontes. Suponham que uma ponte é dinamitada? Quem quiser criar um grande problema em Portugal, em termos de aviação internacional, desliga o Norte do Sul do País» (Lusa via RTP Online, 24.5.2007
estes é que pensam bem
.. nós estamos numa galáctea , cá muito em baixo,,,,...
A propósito da notável iniciativa de fechar a Assembleia da República às sextas-feiras, disse o veterano Almeida Santos:
Os deputados têm a sua vida profissional, não se paga aos deputados o suficiente para eles serem todos apenas deputados, sobretudo quando são profissionais do Direito ou fora do Direito. Um advogado que tem um julgamento, não pode estar na Assembleia e no julgamento ao mesmo tempo. Há justificações para as faltas.
A senilidade a este deu-lhe para a incontinência verbal com a tendência de urinar para a verdade, e numa semana em que Cavaco regurgitou a reforma que andava a ruminar, decidiu competir. Isto é obra. Não lhe metam uma fralda na boca e depois digam que insultar deputados é populismo.
http://aventar.eu/2012/01/22/a-leveza-d ... da-santos/
e esta
http://inovacaoeinclusao.blogspot.com/2 ... e-ota.html
argumentação para defender um tacho:
Almeida Santos em defesa do aeroporto da OTA
Um aeroporto na margem sul tem um defeito: precisa de pontes. Suponham que uma ponte é dinamitada? Quem quiser criar um grande problema em Portugal, em termos de aviação internacional, desliga o Norte do Sul do País» (Lusa via RTP Online, 24.5.2007
estes é que pensam bem

Editado pela última vez por mcarvalho em 22/1/2012 20:59, num total de 2 vezes.
- Registado: 17/2/2004 1:38
seymour Escreveu:Mas ele não é o Presidente da República?
Devia era prescindir das reformas que recebia enquanto está no cargo, e receber o salário pelas funções que exerce como Presidente. Mais um sinal da bandalheira instalada na política portuguesa.
A pessoa tem o direito de optar. No caso dele, ele optou por abdicar do vencimento do PR e manter as pensões...
Faz pouco sentido que não haja o direito de optar pois é contraproducente: incentiva à inactividade e tem custo acrescidos.
Repara, se não houver a hipótese de abdicar do vencimento (nos casos em que é inferior) o que tenderá a ocorrer é manter-se na situação de pensionista e não ocupar o lugar (se como pensionista se aufere mais, o preferível é ficar em casa a não fazer nada e auferindo então mais; em contrapartida outro tenderá a ocupar o lugar e auferir o vencimento). Se tiver a hipótese de abdicar da pensão, serão maiores as hipóteses de aceitar o cargo e nesse caso o cargo será ocupado a custo zero.
Outra forma de colocar a questão é esta: a obrigatoriedade de abdicar da pensão implicaria a penalização daqueles que querem continuar activos (a trabalhar) se a pensão já era superior.
seymour Escreveu:Mas ele não é o Presidente da República?
Devia era prescindir das reformas que recebia enquanto está no cargo, e receber o salário pelas funções que exerce como Presidente. Mais um sinal da bandalheira instalada na política portuguesa.
Porque é que um individuo se reforma?==
em principio é porque já não está na posse das plenas capacidades e faculdades que lhe permitiam trabalhar.. ( a grosso modo)
se já não tem capacidades ... vai para voluntário,, ou da cruz vermelha, do hospital , do azilo, ou para pesidente da republica de portugal
Afinal esta tudo explicado!!!
O Cavaco referia-se ao Dias Lutelho não ao Dias Loureiro.
Ouviu o Lutelho e não tinha razoes para duvidar da sua palavra de honra.
Também está bem visto sim senhor
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/v/65K2AkLPLFs?version=3&feature=player_detailpage" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Uma comédia

O Cavaco referia-se ao Dias Lutelho não ao Dias Loureiro.
Ouviu o Lutelho e não tinha razoes para duvidar da sua palavra de honra.
Também está bem visto sim senhor

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/v/65K2AkLPLFs?version=3&feature=player_detailpage" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Uma comédia

http://www.youtube.com/watch?v=HVG3h70W ... r_embedded
cheio de orgulho pelo que fez
eu adoro andar de combóio
.....
Caro Storgoff
eu já não sei se estou a ser irónico
, se estou a falar a sério...
penso que já estou na onda ...
JÁ NÃO SEI O QUE DIGO NEM O QUE FAÇO
abraço
mcarvalho

cheio de orgulho pelo que fez
eu adoro andar de combóio
.....
Caro Storgoff
eu já não sei se estou a ser irónico

penso que já estou na onda ...
JÁ NÃO SEI O QUE DIGO NEM O QUE FAÇO

abraço
mcarvalho

Suponho que a lei aprovada no 1ª governo Sócrates, que impedia a cumulação de pensões com ordenado de cargos público ainda não estava em vigor quando Cavaco silva tomou posse pela 1ª vez como PR.
Para desilusão do PR o facto é que após entrada em vigor da lei ele teve que optar entre reformas e ordenado.
Optou pelo que lhe era mais favoral. As pensões.
Agora como vê estar na iminência de levar cortes como todos os outros pensionistas e que lhe estão a ir ao bolso, já apelou publicamente ao repensar da austeridade, nomeadamente a que cai sobre os pensionistas, e como se não bastasse, vem ainda fazer esta figura triste em publico.
Lamentável.
Tenta ludibriar ao referir apenas os 1300€ para dar o ar de pobrezinho
No entanto declara rendimentos de centenas de milhares de euros.
O homem tem uma vida privada faustosa
Grandes negócios com a SLN e imobiliário no Algarve, tudo com contornos obscuros
Os amigos são para as ocasiões
E como ele se rodeou de amigos nada recomendáveis
Para desilusão do PR o facto é que após entrada em vigor da lei ele teve que optar entre reformas e ordenado.
Optou pelo que lhe era mais favoral. As pensões.
Agora como vê estar na iminência de levar cortes como todos os outros pensionistas e que lhe estão a ir ao bolso, já apelou publicamente ao repensar da austeridade, nomeadamente a que cai sobre os pensionistas, e como se não bastasse, vem ainda fazer esta figura triste em publico.
Lamentável.
Tenta ludibriar ao referir apenas os 1300€ para dar o ar de pobrezinho
No entanto declara rendimentos de centenas de milhares de euros.
O homem tem uma vida privada faustosa
Grandes negócios com a SLN e imobiliário no Algarve, tudo com contornos obscuros
Os amigos são para as ocasiões
E como ele se rodeou de amigos nada recomendáveis
pvg80713 Escreveu:Marco,
Obrigado por me teres aclarado as ideias.
9k ou mesmo 8 seria o que eu estava a pensar.
isto *14 não dá 140k. Mas o IRS não é só categoria H. o PR deve ter ganhos de capital bons e ainda pode ter prediais.
Os 140K são o valor de 2009, antes dos cortes, e dizem respeito a pensões. O total nesse ano foi de um pouco mais de 280K...
Actualmente, com os cortes e considerando que se lhe aplicaram todos, ele receberá menos de 140K. Assim em contas rápidas estará pelos 108K mais coisa menos coisa em 2012. Em termos de média mensal dará uns 9 mil euros.
pvg80713 Escreveu:temos um Presidente que ganha 0 ! é isso que ele ganha como presidente.
Porque já aufere pensões e as pensões cobrem o vencimento de presidente da república (já recebe mais pelas pensões do que receberia enquanto presidente da república). Actualmente as regras são estas: não é possível acumular pensões com vencimentos em cargos públicos, terá de se optar por uma coisa ou por outra. Ele e os outros...
Em relação ao seu vencimento, eu não tenho nada de especial contra e não acho sequer que ele esteja de momento a auferir demasiado. O despropósito é o tom de vitimização - e o facto de ter sublinhado apenas uma pequena parte e não ter dito o resto, nem sequer ter situado mais ou menos o valor, que ele sabe perfeitamente - numa altura em que há pessoas que estão realmente em situação difícil, coisa que ele não está nem pouco mais ou menos.
É ofensivo para aqueles que com salários de 600 e 700 euros estão a ter cortes, é ofensivo para com todos aqueles com vencimentos realmente baixos independentemente de terem tido cortes ou não, é ofensivo para todos aqueles que estão desempregados muitos dos quais hoje com as novas regras nem subsídio de desemprego recebem já!
Eu vejo porém algumas pessoas (felizmente uma minoria) a inverter a discussão, a argumentar quase como se o tema tivesse surgido porque a malta começou a dizer que ele ganha muito. Não foi nada disso, foi precisamente o inverso: alguém que recebe agora qualquer coisa na ordem dos 9 mil euros por mês já depois dos cortes veio-se lamentar que não lhe chega para as despesas!
O que transparece é um Presidente que pensa no seu umbigo, que tem pouco respeito e decoro perante aqueles que realmente estão em dificuldade...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 22/1/2012 18:56, num total de 1 vez.
Marco,
isto *14 não dá 140k. Mas o IRS não é só categoria H. o PR deve ter ganhos de capital bons e ainda pode ter prediais.
temos um Presidente que ganha 0 ! é isso que ele ganha como presidente.
se acho que ele fez mal em falar na reforma de 1300 euros ? acho ! porque nós não somos parvos...
mas a minha opinião é que ele não é um dos chu_los a viver à conta... isso acho.
temos um Presidente que ganha 0 ! é isso que ele ganha como presidente.
se acho que ele fez mal em falar na reforma de 1300 euros ? acho ! porque nós não somos parvos...
mas a minha opinião é que ele não é um dos chu_los a viver à conta... isso acho.
- Registado: 19/4/2005 11:11
AutoMech Escreveu:O Alexandre acha normalíssimo que um Presidente da Republica, sabendo das dificuldades que a maioria da população está a ter, e ganhando ele mais do que 10.000 euros mensais, venha dizer que não sabe se dá para pagar as despesas.
Absolutamente normal, sem dúvida.
Por acaso acho mesmo normal que quem mais ganha, mais dividas pode ter. E eu nao vejo ninguem preocupado com as dificuldades que a maioria da população está a ter. Vejo mais gente preocupada com o que o Cavaco anda a dizer.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Pmart 1 e 186 visitantes