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Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 23/1/2012 16:38

Bem, estás a misturar aqui uma data de coisas. Vamos por partes.

escada1 Escreveu:Simples:
Irão.


E tu achas que o mercado não descontou já o que se está a passar no Irão?

escada1 Escreveu:A industia do petroleo, sabe que pode colocar os preços que quer, aos poucos, que haverá sempre dinheiro para os pagar.


Se isso é assim, como explicas que o crude não esteja a 150 dólares como já esteve em 2008?

escada1 Escreveu:Por exemplo, em Portugal, com o aumento sucessivo dos transportes, andar de carro é muito mais barato.


Sim, isso é verdade, mas não é apenas em Portugal. Não percebo porque é que estás a particularizar para o nosso país.

escada1 Escreveu:Por isso eles sabem que podem subir os preços até certo ponto.O chamado ponto de equilibrio.
Provem-me que é mentira.


"Eles" quem? Em Portugal ou em geral?
 
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por escada1 » 23/1/2012 16:34

Simples:
Irão.

A industia do petroleo, sabe que pode colocar os preços que quer, aos poucos, que haverá sempre dinheiro para os pagar.
Por exemplo, em Portugal, com o aumento sucessivo dos transportes, andar de carro é muito mais barato.
Principalmente se for a diesel.
Por isso eles sabem que podem subir os preços até certo ponto.O chamado ponto de equilibrio.
Provem-me que é mentira.


Elias Escreveu:Então responde-me lá fora de brincadeira: porque é que achas que é uma piada?
 
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por MarcoAntonio » 23/1/2012 16:31

Qual é a piada, escada?

Eu não estou sequer a perceber. Podes elaborar?
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Elias » 23/1/2012 16:15

Então responde-me lá fora de brincadeira: porque é que achas que é uma piada?
 
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por escada1 » 23/1/2012 16:02

Veremos !

Elias Escreveu:
escada1 Escreveu:Esto a ver que o Marco gosta muito de animar aqui o forum com piadolas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Confesso que este comentário do Marco deveria ir para o topico das piadas

:mrgreen: :mrgreen:
MarcoAntonio Escreveu:Na próxima semana suponho que os preços vão baixar ligeiramente.


escada,

parece-me que o teu comentário é que deve ir para as piadas :lol:

Eu sei que se tornou um lugar comum afirmar que a gasolina sobe e nunca desce, mas quem vir este tópico com atenção facilmente percebe que isso não é verdade.
 
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por Elias » 23/1/2012 15:59

escada1 Escreveu:Esto a ver que o Marco gosta muito de animar aqui o forum com piadolas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Confesso que este comentário do Marco deveria ir para o topico das piadas

:mrgreen: :mrgreen:
MarcoAntonio Escreveu:Na próxima semana suponho que os preços vão baixar ligeiramente.


escada,

parece-me que o teu comentário é que deve ir para as piadas :lol:

Eu sei que se tornou um lugar comum afirmar que a gasolina sobe e nunca desce, mas quem vir este tópico com atenção facilmente percebe que isso não é verdade.
 
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por escada1 » 23/1/2012 15:43

Esto a ver que o Marco gosta muito de animar aqui o forum com piadolas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Confesso que este comentário do Marco deveria ir para o topico das piadas

:mrgreen: :mrgreen:
MarcoAntonio Escreveu:Na próxima semana suponho que os preços vão baixar ligeiramente.
 
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GALP

por Âblitz » 23/1/2012 15:29

Não, estava sintonizado para a GALP.
Obrigado
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por MarcoAntonio » 20/1/2012 17:55

A relativamente forte subida do preço dos combustíveis nas últimas semanas deve-se essencialmente à desvalorização do euro.

É apenas uma pequena amostra do que aconteceria em Portugal num cenário de regresso ao escudo, que iria fazer subir o preço dos combustíveis muito provavelmente para cima do que seria o equivalente aos actuais 2 euros, apenas por efeito do cambio.


Na próxima semana suponho que os preços vão baixar ligeiramente.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
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Re: Graffiti

por MarcoAntonio » 20/1/2012 17:39

Âblitz Escreveu:Alguém pode postar um desenho actualizado?
Obrigado

Abraço
Âblitz


Referes-te ao gráfico com a evolução do brent e o preço médio dos combustíveis antes de impostos em portugal?
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Graffiti

por Âblitz » 20/1/2012 17:23

Alguém pode postar um desenho actualizado?
Obrigado

Abraço
Âblitz
 
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por MarcoAntonio » 18/1/2012 18:10

andre_ferreira Escreveu:Marco, no caso da Galp, esta recebe a parte da "Mat Prima" e "petroliferas", porque compra o Oil e faz a refinação e vende o produto refinado, certo??


Certo. Mas a parte da "Matéria Prima" tanto quanto sei não dá lucro nenhum à GALP (em 2008 até gerou prejuízo se bem me lembro).

De uma forma geral podes considerar que aquilo vai tudo para o custo da matéria prima e o custo de refiná-la porque é isso ou próximo disso.


andre_ferreira Escreveu:é possivel importar combustiveis já refinados ou as petroliferas têm de comprar nas refinarias portuguesas??


É possível importar e parte do combustível vendido em Portugal é importado (especialmente gasóleo).
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por andre_ferreira » 18/1/2012 18:06

Marco, no caso da Galp, esta recebe a parte da "Mat Prima" e "petroliferas", porque compra o Oil e faz a refinação e vende o produto refinado, certo??

já agora, eu penso que não mas tenho esta dúvida:

é possivel importar combustiveis já refinados ou as petroliferas têm de comprar nas refinarias portuguesas??
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por MarcoAntonio » 18/1/2012 16:35

Já agora aqui ficam os valores:


Gasolina 95 (1.605 euros / litro)

M. prima: ~38%
Impostos: ~55%
Petrolífera: ~7%


Gasóleo (1.465 euros / litro)

M. prima: ~46%
Impostos: ~43%
Petrolífera: ~11%


(nota: ler o texto do post anterior para contextualizar a que se refere cada parcela mais exactamente)
Imagem

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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por MarcoAntonio » 18/1/2012 16:10

andre_ferreira Escreveu:para os EUA.

era porreiro saber para Portugal



Para Portugal é o que eu coloco em anexo, mais centimo menos centimo.


:arrow: Onde refiro matéria prima, entenda-se como sendo o custo do combustível refinado nos mercados internacionais (cotação da gasolina e gasóleo refinados na "bolsa" de combustíveis em Amsterdão-Roterdão-Antuérpia no caso de Portugal, esse é o preço de referência para Portugal).

Este é a parcela do preço que vai para a refinadora, de onde praticamente a totalidade é para cobrir o custo com o petróleo e o custo de refiná-lo (a actividade de refinagem chega a dar prejuízo).


:arrow: Onde refiro impostos, encontra-se contemplado o conjunto de taxas que se denomina por ISP bem como o IVA.

Esta é a maior parcela que vai para o Estado no acto da venda. O Estado ainda vai buscar mais algum contudo porque taxa também o lucro líquido das empresas (IRS), isto é, basicamente ainda vai buscar mais um pedacinho da parcela seguinte.


:arrow: Onde refiro petrolíferas, encontra-se acomodado os custos de armazenagem e distribuição (incluindo os custos com os postos de abastecimento) bem como a margem de lucro de lucro líquida naturalmente.

Esta é a parcela do preço que vai para as petrolíferas/gasolineiras no ambito da actividade mais visível, a actividade de vender combustível nos postos (não é tudo lucro como refiro, parte disto é custos com transporte, com pessoal, etc). Desta parecela uma parte será lucro e essa parte ainda é tributada como refiro atrás.

Em boa verdade, a esta parcela última parcela ainda se terá de descontar promoções/descontos que são aplicadas ao preço afixado.




Os valores utilizados de base são os valores médios nacionais à data de ontem conforme o site da DGEG dos preços dos combustíveis: 1.605 euros por litro para a gasolina 95 e 1.465 para o gasóleo.
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por Renegade » 18/1/2012 15:13

andre_ferreira Escreveu:para os EUA.

era porreiro saber para Portugal


Não sei os números certos, mas em Portugal mais de 50% são impostos.
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por andre_ferreira » 18/1/2012 14:31

para os EUA.

era porreiro saber para Portugal
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por Elias » 9/1/2012 18:19

andre_ferreira Escreveu:ok,percebi. conclusão: os paises c/ os salarios + baixos tão lixados.


Sim e não.

Em termos relativos (face ao rendimento) significa que os combustíveis são mais caros cá.

Mas isso significa também que os portugueses estão dispostos a aplicar uma fatia maior do seu rendimento para andar em transporte próprio, isto considerando que o número de veículos por 1000 habitantes está alinhado com o resto da Europa.
 
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por MarcoAntonio » 9/1/2012 17:43

Se não tiveram poços de petróleo, sim, pode-se dizer que sim...

Acresce ainda que caso ocorra a badalada hipótese de sairmos do euro, o preço dos combustíveis é um dos que subiria de forma mais evidente (por via da desvaloriação do escudo).

Antes de impostos, o preço poderia subir para o dobro (o que supostamente ocorreria no espaço de semanas). Com impostos já incluidos, seria coisa para termos a gasolina e o gasóleo pelos 2.2~2.3 euros considerando o petróleo aos preços actuais...
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por andre_ferreira » 9/1/2012 17:30

MarcoAntonio Escreveu:
andre_ferreira Escreveu:
já se deve ter falado nisto neste topico mas cá vai:

qual é a vantagem de comparar preços absolutos?

para sabermos se o combustivel está caro ou barato não temos de comparar em termos relativos??



Suponho que estás a referir-te a preços relativos ao PIB per capita ou coisa semelhante, é isso?

.


exacto.

ok,percebi. conclusão: os paises c/ os salarios + baixos tão lixados.

obrigado pelo esclarecimento.
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por MarcoAntonio » 9/1/2012 17:23

andre_ferreira Escreveu:
já se deve ter falado nisto neste topico mas cá vai:

qual é a vantagem de comparar preços absolutos?

para sabermos se o combustivel está caro ou barato não temos de comparar em termos relativos??



Suponho que estás a referir-te a preços relativos ao PIB per capita ou coisa semelhante, é isso?

Cerca de 90% do preço é matéria prima e carga fiscal, não há nada de especial para comparar em termos relativos neste caso. Faz sentido quando se está a discutir rendimentos de trabalho ou coisa do género, não neste caso onde a matéria prima vem de fora (o preço é determinado em primeira instância pelo preço do petróleo e depois pelo preço dos derivados nos mercados internacionais) e depois o resto é maioritariamente impostos (ISP e IVA).

Dos cerca de 1.6 euros que custa um litro de gasolina/gasóleo são menos de 20 centimos o que vai para as petrolíferas e não seja para cobrir ou os impostos ou o custo da matéria prima (da qual Portugal "não é produtor")...



Há alguns países que fazem "dumping" do preço dos combustíveis (como a Venezuela, o Brasil em menor escala e outros ainda do médio oriente) mas são tudo produtores de petróleo. Há ainda países com um carga fiscal mais leve (como os Estados Unidos). Portugal não está nem num nem noutro grupo e está mais ou menos alinhado com o resto da Europa nesta matéria.
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por andre_ferreira » 9/1/2012 15:24

MarcoAntonio Escreveu:Para comparar os preços ao nível da união europeia, o melhor local é este:

http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... tin_en.htm

Como já disse várias vezes neste tópico, a Comissão Europeia alerta para o facto de poderem existir diferenças entre os países que se reflectem nos preços (práticas de mercado, diferenças de produto, etc) pelo que a comparação é de utilidade limitada, coisa que os média ignoram sempre que referem os dados deste boletim diga-se de passagem.

Ainda assim é o melhor local para comparação e com actualizações periódicas...





Relativamente a esta discussão dos últimos posts, de acordo com a última edição antes de impostos estava com o 8º preço mais alto na gasolina (2 centimos acima da média) e o 5º preço mais alto no gasóleo (4 centimos acima da média).

Mas é possível que o preço real em Portugal esteja na verdade ainda mais próximo da média europeia do que o estudo dá a entender.


já se deve ter falado nisto neste topico mas cá vai:

qual é a vantagem de comparar preços absolutos?

para sabermos se o combustivel está caro ou barato não temos de comparar em termos relativos??
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por MarcoAntonio » 9/1/2012 11:45

Para comparar os preços ao nível da união europeia, o melhor local é este:

http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... tin_en.htm

Como já disse várias vezes neste tópico, a Comissão Europeia alerta para o facto de poderem existir diferenças entre os países que se reflectem nos preços (práticas de mercado, diferenças de produto, etc) pelo que a comparação é de utilidade limitada, coisa que os média ignoram sempre que referem os dados deste boletim diga-se de passagem.

Ainda assim é o melhor local para comparação e com actualizações periódicas...





Relativamente a esta discussão dos últimos posts, de acordo com a última edição antes de impostos estava com o 8º preço mais alto na gasolina (2 centimos acima da média) e o 5º preço mais alto no gasóleo (4 centimos acima da média).

Mas é possível que o preço real em Portugal esteja na verdade ainda mais próximo da média europeia do que o estudo dá a entender.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por pedrom » 9/1/2012 10:43

toufartodisto Escreveu:Na Europa a 30 ,estamos em 10 lugar.
http://www.clever-tanken.de/statistik6.asp


E somos provalmente o pais mais distante do petroleo!!!

Se pensarmos numa transportadora do porto tem um menor custo para levar uma mercadoria a aveiro do que para a levar a faro!!!! :wink: E o preço de transporte é apenas uma variavel na imensidão que é o mundo dos combustiveis!!! :wink:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
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por protar » 8/1/2012 21:55

Na Europa a 30 ,estamos em 10 lugar.
http://www.clever-tanken.de/statistik6.asp
 
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