Situação na Grécia - Tópico Geral
Elias Escreveu:Blue Epsilon Escreveu:Elias,
Não acredito que alguém aqui do caldeirão se tenha dado ao trabalho de fazer isso.
Não acreditas? Pois olha, então estás enganado.
Eu registei-me no site da Fitch há mais de 6 meses e vou lá regularmente ver a documentação que lá existe.
Mas isto sou eu...
Sorry

Já editei o meu post acima para ter isso em conta e felicito-te por teres esse trabalho.
Já agora chegaste a alguma conclusão depois de veres essas informações ou aquilo é intragável? Confesso que nunca vi nenhum relatório desse tipo nem sei os critérios que utilizam.
Editado pela última vez por Blue Epsilon em 17/1/2012 21:10, num total de 1 vez.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Blue Epsilon Escreveu:Elias,
Não acredito que alguém aqui do caldeirão se tenha dado ao trabalho de fazer isso.
Não acreditas? Pois olha, então estás enganado.
Eu registei-me no site da Fitch há mais de 6 meses e vou lá regularmente ver a documentação que lá existe.
Mas isto sou eu...
- Registado: 5/11/2002 12:21
Isso nao é verdade, em termos de "interesse" cada vez que se perdoa uma divida, é dinheiro perdido no credor. Cada vez que se reestrutura a dívida é menos dinheiro que entra na maturidade inicialmente acordada.
Não queiras comparar o interesse dos privados em emprestar dinheiro a Portuga e a Grécia. É o dia da noite!!!!!!!!!!!!
Não queiras comparar o interesse dos privados em emprestar dinheiro a Portuga e a Grécia. É o dia da noite!!!!!!!!!!!!
EuroVerde Escreveu:Desculpem-me mas eu tenho que intervir sempre que não acho bem uma coisa.
A crise ha-de ser longa e esgotante???
Marco, qual é o privado que quer colaborar na Grécia?![]()
A falência da Grécia ocorrerá de forma ordenada. Creio que parte da falência já está descontada pelo mercado. Mas não se sabe a outra parte. Não se sabe quanto mais. Uma falência é sempre dura. Dura na carteira (do lado longo) e dura no tempo... A falência da Grécia ou dum país não é o mesmo que a falência dum Banco centenário.
Aclaro a ideia de que os efeitos na nossa praça também podem ser duros no tempo, isto é, o PSI20 não recuperar quando todos estão longos.
Ainda assim, acredito que 2012 vai ser o ano da volta economica (o fundo, -3,x% no PIB) e como a nossa economia é extremamente dinâmica, ou vai começar a ser em força. Deixem os emergentes em paz. Isto é, quem tem contas em euros, está a desvalorizar, e há-de chegar uma altura que nem tem valor a conta DP nem tem valor uma investida em acções. Dar tempo ao tempo.
PSI20 amanhã poderia até ter uma queda fenomenal para vir testar os últimos minimos a 5100 pontos nos próximos dias.
O privado que quer investir na Grécia é o mesmo que quer investir em Portugal (em termos de interesse)... podemos é ter uma ideia de que eles estão mal... mas certamente quem não está em Portugal pode achar que nós é que estamos mal...
- Registado: 7/4/2007 17:13
Desculpem-me mas eu tenho que intervir sempre que não acho bem uma coisa.
Marco, qual é o privado que quer colaborar na Grécia?
A falência da Grécia ocorrerá de forma ordenada. Creio que parte da falência já está descontada pelo mercado. Mas não se sabe a outra parte. Não se sabe quanto mais. Uma falência é sempre dura. Dura na carteira (do lado longo) e dura no tempo... A falência da Grécia ou dum país não é o mesmo que a falência dum Banco centenário.
Aclaro a ideia de que os efeitos na nossa praça também podem ser duros no tempo, isto é, o PSI20 não recuperar quando todos estão longos.
Ainda assim, acredito que 2012 vai ser o ano da volta economica (o fundo, -3,x% no PIB) e como a nossa economia é extremamente dinâmica, ou vai começar a ser em força. Deixem os emergentes em paz. Isto é, quem tem contas em euros, está a desvalorizar, e há-de chegar uma altura que nem tem valor a conta DP nem tem valor uma investida em acções. Dar tempo ao tempo.
PSI20 amanhã poderia até ter uma queda fenomenal para vir testar os últimos minimos a 5100 pontos nos próximos dias.
Marco, qual é o privado que quer colaborar na Grécia?

- Anexos
-
- PSI 20 INDEX.png (18.47 KiB) Visualizado 3528 vezes
Elias Escreveu:Marco, desculpa lá a insistência mas diz-me só uma coisa: em que é que tu te baseias para afirmar que as opiniões das agências são "opiniões de corredor"?
Por acaso já leste algum dos relatórios deles e explicares qual é a parte que achas que está mal feita?
Já te lembraste de te registar no site de uma dessas agências para poderes ter acesso à informação que eles disponibilizam?
Já te deste ao trabalho de ler a metodologia de análise deles?
Ou não fizeste nada disso e as tuas afirmações não são mais que uma... opinião de corredor sobre as agências de rating?
Elias,
Não acredito que alguém aqui do caldeirão (excepto o Elias) se tenha dado ao trabalho de fazer isso.
Proponho à UE a criação de uma Agência de Avaliação das Agências de Rating (AAAR).
Os resultados das notações das agências de rating seriam assim avaliados e os mercados teriam em conta isso.
Exemplo:
Moody's dá rating a Portugal de ZZZ--
A AAAR já tinha dados há tempos o rating de ZZZ- à Moddy's.
Resultado: Os mercados interpretam isto como uma avaliação da Moody's que vale: "lixo" e até sobem nesse dia.
Editado pela última vez por Blue Epsilon em 17/1/2012 21:05, num total de 1 vez.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Elias Escreveu:Marco, desculpa lá a insistência mas diz-me só uma coisa: em que é que tu te baseias para afirmar que as opiniões das agências são "opiniões de corredor"?
Por acaso já leste algum dos relatórios deles e explicares qual é a parte que achas que está mal feita?
Já te lembraste de te registar no site de uma dessas agências para poderes ter acesso à informação que eles disponibilizam?
Ou não fizeste nada disso e as tuas afirmações não são mais que uma... opinião de corredor sobre as agências de rating?
Acho que sim... são apenas uma opinião, mas como já referi, não me pagam para ter certezas em vez de "achar"...
rfm73 Escreveu:Fitch: Grécia vai entrar em incumprimento
17 Janeiro 2012 | 11:45
Hugo Paula - hugopaula@negocios.pt
A agência de notação financeira diz que a Grécia não vai escapar ao incumprimento da dívida pública, mesmo que consiga o envolvimento dos privados na redução do valor da dívida.
O administrador da Fitch, Edward Parker, acha que é improvável que a Grécia honre o pagamento da dívida no valor de 14,5 mil milhões de euros, que vai atingir a maturidade a 20 de Março.
"O chamado envolvimento do sector privado, para nós, contaria como um incumprimento e é, claramente, um incumprimento segundo as nossas normas", disse Edward Parker, à Bloomberg.
A crise da dívida europeia deverá ser "longa e esgotante", disse o responsável.
As negociações entre a Grécia e os privados, com vista evitar o incumprimento da dívida que atinge a maturidade em Março foram interrompidas anteontem, devido a divergências entre as duas partes.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=532033
Falência da Grécia = principio do fim da crise.
Sobretudo é necessário ter muita cautela com as antecipações de uma falência.
Cria-se certamente o real movimento de compra com a falsa espectativa de que os longos estão do lado certo, actualmente.
Vamos tentar compreender porque é que algumas empresas estão a dar sinais de longo, mas vamos também estar atentos para sempre que à minima hipótese existe uma real falência que tem seus efeitos que impedem o mercado de ir na direcção que o trader inicialmente prevê.
Sobretudo é necessário ter muita cautela com as antecipações de uma falência.
Cria-se certamente o real movimento de compra com a falsa espectativa de que os longos estão do lado certo, actualmente.
Vamos tentar compreender porque é que algumas empresas estão a dar sinais de longo, mas vamos também estar atentos para sempre que à minima hipótese existe uma real falência que tem seus efeitos que impedem o mercado de ir na direcção que o trader inicialmente prevê.
Marco, desculpa lá a insistência mas diz-me só uma coisa: em que é que tu te baseias para afirmar que as opiniões das agências são "opiniões de corredor"?

Elias Escreveu:Mas então tu achas que os fundos deviam poder comprar dívida de países B ou C?
A sério, é que eu ainda não percebi como é que tu crês que as coisas iam funcionar depois de retirares as agências de rating da equação.
Não vale a pena andar a falar mais no assunto porque não saimos do mesmo!!!
Vou repetir tudo... ninguém quer tirar as agencias da equação... deve-se é diferenciar opiniões de corredor de opiniões fundamentadas!!! A observação que tinha feito foi relativamente ao texto que tinha sido exposto...
Já agora transcrevo para um post que coloquei num outro tópico no passado dia 10 de Julho, e que me parece oportuno recordar:
Como é óbvio.
As casas de investimento passam a vida a emitir price targets sobre empresas - TODOS esses price targets são desenhados com base em especulações e não em factos. Tu que andas nisto há vários anos sabes certamente que o que faz mexer os mercados financeiros são as expectativas e não os factos em si.
Só tenho uma resposta sincera para te dar: não sei.
Claro que me podes responder "ah e tal mas nesse caso a Moody's podia ter dado o benefício da dúvida".
Podia, claro. Mas não deu. É a opção deles. E então? Este rating parece indignar quase toda a gente. Escrevo "quase" porque há alguns que não ficaram indignados. Eu sou um deles.
E confesso que me causa alguma repulsa o facto de ver uma multidão de gente (com os políticos à cabeça) a revoltar-se contra a Moddy's só porque ela não disse aquilo que as pessoas queriam ouvir. Porque o problema para essas pessoas não parece ser se Portugal é lixo ou não (eu continuo a achar que o Estado é mau pagador, mas pelos vistos faço parte de uma pequena minoria). O problema para essa multidão parece ser a imagem do país.
E agora esta malta aparece a defender a criação de uma agência europeia, "porque-essa-sim-vai-emitir-os-pareceres-que-a-malta-deseja-ouvir" e fica tudo baril porque se varre o lixo para baixo do tapete.
Fonix pá, as agências de rating existem há mais de 100 anos e só agora é que as pessoas se incomodaram com elas? Nota que muitas pessoas, muitas mesmo (especialmente as que deitam abaixo as agências de rating) atribuem importância a estas agências. Se não atribuíssem nem sequer falavam no assunto, o assunto não abria telejornais, o presidente não se dava ao trabalho de comentar e a sociedade em geral não se mobilizava para enviar lixo pelo correio e concentrava-se noutras coisas. Esta é, para mim, a parte mais irónica desta histórica toda.
The Mechanic Escreveu:Sim, mas o facto aqui é : Portugal pediu ajuda e vái ser ajudado externamente . É o facto novo " mais relevante " , desde a anterior analise da Moodys , que tu apontaste . O que se vái fazer ou não , é expeculação , porque não se sabe o futuro ( logo, a Moodys parece agir mais sobre expeculações do que sobre factos ) .
Como é óbvio.
As casas de investimento passam a vida a emitir price targets sobre empresas - TODOS esses price targets são desenhados com base em especulações e não em factos. Tu que andas nisto há vários anos sabes certamente que o que faz mexer os mercados financeiros são as expectativas e não os factos em si.
The Mechanic Escreveu:E perante os factos , a minha pergunta para ti, é :
Achas que a ajuda externa a Portugal foi uma coisa negativa ?
Só tenho uma resposta sincera para te dar: não sei.
Claro que me podes responder "ah e tal mas nesse caso a Moody's podia ter dado o benefício da dúvida".
Podia, claro. Mas não deu. É a opção deles. E então? Este rating parece indignar quase toda a gente. Escrevo "quase" porque há alguns que não ficaram indignados. Eu sou um deles.
E confesso que me causa alguma repulsa o facto de ver uma multidão de gente (com os políticos à cabeça) a revoltar-se contra a Moddy's só porque ela não disse aquilo que as pessoas queriam ouvir. Porque o problema para essas pessoas não parece ser se Portugal é lixo ou não (eu continuo a achar que o Estado é mau pagador, mas pelos vistos faço parte de uma pequena minoria). O problema para essa multidão parece ser a imagem do país.
E agora esta malta aparece a defender a criação de uma agência europeia, "porque-essa-sim-vai-emitir-os-pareceres-que-a-malta-deseja-ouvir" e fica tudo baril porque se varre o lixo para baixo do tapete.
Fonix pá, as agências de rating existem há mais de 100 anos e só agora é que as pessoas se incomodaram com elas? Nota que muitas pessoas, muitas mesmo (especialmente as que deitam abaixo as agências de rating) atribuem importância a estas agências. Se não atribuíssem nem sequer falavam no assunto, o assunto não abria telejornais, o presidente não se dava ao trabalho de comentar e a sociedade em geral não se mobilizava para enviar lixo pelo correio e concentrava-se noutras coisas. Esta é, para mim, a parte mais irónica desta histórica toda.

Boas a todos .
Queria colocar um cenário que pode não ser hipotético ...
1-A grecia sai do Euro
2-Portugal sai por arrasto .
3-Euro passa a Escudo ( ou outro nome que lhe queiram dar )
4-Mas qual será a taxa de conversão ? ou seja será 1 euro 200 escudos ?
5-Se for outra taxa por ex 1 euro 100 escudos , Qual as opções para quem tem dinheiro em acções ou depósitos a prazos de forma a não perder dinheiro ?
Mto Obrigado
Queria colocar um cenário que pode não ser hipotético ...
1-A grecia sai do Euro
2-Portugal sai por arrasto .
3-Euro passa a Escudo ( ou outro nome que lhe queiram dar )
4-Mas qual será a taxa de conversão ? ou seja será 1 euro 200 escudos ?
5-Se for outra taxa por ex 1 euro 100 escudos , Qual as opções para quem tem dinheiro em acções ou depósitos a prazos de forma a não perder dinheiro ?
Mto Obrigado
- Registado: 22/3/2011 21:42
Elias Escreveu:Marco, achas mesmo que os investidores são todos uns totós e vão atrás da opinião de umas agências que mandam umas patacoadas?
Não se trata de opiniões ou seguir ou não seguir o que as agências dizem...
Existem muitos fundos que não podem comprar dívida de países que estão no nível BBB, como é agora o caso Português...
Um exemplo também foi o Brasil não poder investir em dívida portuguesa, porque a própria constituição deles apenas permite investir em países com nível A.
Como esta existem muitas situações... por isso não se trata apenas de uma questão de opinião e de achar ou não achar...
Elias Escreveu:Marco, parece-me que há uma coisa que ainda não percebeste: o rating não é mais do que a opinião das agências sobre o risco de incumprimento.
Elas são pagas para emitirem uma opinião sob a forma de rating.
Uma opinião que não precisa de ser sustentada em factos e que pode influenciar os biliões de investimentos que diariamente se fazem?
Se calhar era isso que me estava a faltar.... então está tudo bem

Elias Escreveu:Marco Martins Escreveu:Elias Escreveu:marco, deixa-me perguntar-te uma coisa: tu eras capaz de aplicar o teu dinheiro para comprar dívida grega?
não adianta andar com rodeios ou suposições, pois isso daria pano para mangas se se abordar o ponto principal... quem faz avaliações e é pago para isso, deve ser transparente e apresentar argumentos e não deve apenas mandar "palpites" para o ar como se de opiniões pessoais se tratassem...
é o mesmo que o PM dizer que acha que determinado empresário é ladrão só porque lhe apetece... existem organismos e independentemente da sua posição, devem ser sérios no que fazem porque se não o forem, isso pode ter impactos desastrosos...
e qual é a parte em que tu achas que as agências não estão a ser sérias?
Ou por outra, tu achas que as análises estão erradas e que a grécia não tem risco nenhum?
O que acho, é irrelevante.
Por exemplo nesta frase: "(...) O administrador da Fitch, Edward Parker, acha que é improvável que a Grécia honre o pagamento da dívida no valor de 14,5 mil milhões de euros, que vai atingir a maturidade a 20 de Março. (...)"
Onde é que existe algo concreto como sejam as medidas que a Grécia tem em curso, a dívida que terá nesse momento, os acordos que estão em cima da mesa, etc?
Se queremos apenas aceitar a opinião de empresas ditas profissionais, então mais vale elas virem para o Caldeirão e escrever apenas uns bitaites... pois isso é o que faço e não me pagam para tal...
Marco Martins Escreveu:Elias Escreveu:marco, deixa-me perguntar-te uma coisa: tu eras capaz de aplicar o teu dinheiro para comprar dívida grega?
não adianta andar com rodeios ou suposições, pois isso daria pano para mangas se se abordar o ponto principal... quem faz avaliações e é pago para isso, deve ser transparente e apresentar argumentos e não deve apenas mandar "palpites" para o ar como se de opiniões pessoais se tratassem...
é o mesmo que o PM dizer que acha que determinado empresário é ladrão só porque lhe apetece... existem organismos e independentemente da sua posição, devem ser sérios no que fazem porque se não o forem, isso pode ter impactos desastrosos...
e qual é a parte em que tu achas que as agências não estão a ser sérias?
Ou por outra, tu achas que as análises estão erradas e que a grécia não tem risco nenhum?
Elias Escreveu:marco, deixa-me perguntar-te uma coisa: tu eras capaz de aplicar o teu dinheiro para comprar dívida grega?
Elias Escreveu:Marco Martins Escreveu:Eu até posso não dar nenhuma importância, mas os outros países e fundos e compradores de dívida dão importância.... e muita....
Ou seja, basicamente o que te chateia não é que as agências dêem maus ratings mas sim que os compradores de dívida dêem importância às agências
Eu acho que este ponto é fulcral na discussão sobre agências de rating.
Desde que as três grandes surgiram, aproximadamente um século o mundo mudou. O acesso à informação para tomar uma decisão financeira fundamentada é totalmente diferente, do que no tempo dos cowboys.
Quando as decisões são reguladas para ser tomadas em função das opiniões de três agências de rating, as opiniões deixam de ser opiniões e sim causas. Num mundo em que a própria instituição que vai tomar a decisão tem mecanismos de tomar essa decisão fundamentada sozinha,
As agencia de rating estão a puxar a corda demais e já começam a surgir avisos que qualquer dia a sua opinião deixa de ter estatuto divino por regulamentação.
Editado pela última vez por Visitante em 17/1/2012 16:34, num total de 1 vez.
Não faz mal!...
Elias Escreveu:Marco Martins Escreveu:Eu até posso não dar nenhuma importância, mas os outros países e fundos e compradores de dívida dão importância.... e muita....
Ou seja, basicamente o que te chateia não é que as agências dêem maus ratings mas sim que os compradores de dívida dêem importância às agências
o problema aqui não é quem chateia quem... mas sim os impactos que isso terá para nós todos...
como referi antes... se é uma empresa que é paga para fazer avaliações, não se deve permitir a dar opiniões de corredor!!!
Marco Martins Escreveu:Eu até posso não dar nenhuma importância, mas os outros países e fundos e compradores de dívida dão importância.... e muita....

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], OCTAMA, PMP69, trilhos2006, Àlvaro e 81 visitantes