OT - Plano EDP Continente com 10% desconto da fatura da luz
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Já tinham visto isto?
"Fim das tarifas bi e tri-horárias prejudica fortemente renováveis e eficiência energética, aumentando custos"
"Preço da electricidade sem bi-horário vai representar aumento de 8% para o consumidor"
http://www.quercus.pt/scid/webquercus/d ... cleID=3709
"Fim das tarifas bi e tri-horárias prejudica fortemente renováveis e eficiência energética, aumentando custos"
"Preço da electricidade sem bi-horário vai representar aumento de 8% para o consumidor"
http://www.quercus.pt/scid/webquercus/d ... cleID=3709
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
rmachado Escreveu:Gostava de ver essas contas... para chegarem ao 8%..
Eu diria que se poupa muito mais... mas isso sou eu.
Não creio. Não fiz as contas que estou com uma ligeira dor de cabeça mas neste relatório de 2012 da ERSE estão na página 89 em diante as repartição das cargas no bi-horário e pode-se constatar que o consumo é maior nas horas "caras":
http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... 011%29.pdf
A procura é maior nas horas caras, é por isso que são mais caras (para tentar contrariar/minimizar o efeito).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Um dos pontos referidos neste tópico foi o da vantagem/desvantagem da promoção em relação à tarifa bi-horária (dado que esta promoção implica o tarifário simples).
Segundo a notícia de hoje, conclui-se que em média o bi-horário implica uma baixa da ordem dos 8% na factura doméstica:
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=39140
Em termos médios gerais, portanto, as duas alternativas são portanto mais ou menos equivalentes (claro está que para clientes individuais haverá aqueles para quem um formato ou outro é mais vantajoso; por outro lado, uma coisa é um desconto directo na factura e outra é um talão de desconto para utilizar noutra entidade, o que nunca vai ser maximizado).
Recordo que o desconto efectivo no caso EDP-Continente é na verdade da ordem dos 8% e não 10%, conforme já expliquei: os 10% referem-se ao valor cobrado antes de impostos e passa pela emissão de um talão de 10% sobre esse valor, sem efeitos na factura (e no IVA cobrado).
Segundo a notícia de hoje, conclui-se que em média o bi-horário implica uma baixa da ordem dos 8% na factura doméstica:
O fim da obrigação de existência de tarifa bi-horária na electricidade vai provocar um aumento de 8% na factura em 2013, para além do aumento já previsto de 1,5%, alerta a Quercus.
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=39140
Em termos médios gerais, portanto, as duas alternativas são portanto mais ou menos equivalentes (claro está que para clientes individuais haverá aqueles para quem um formato ou outro é mais vantajoso; por outro lado, uma coisa é um desconto directo na factura e outra é um talão de desconto para utilizar noutra entidade, o que nunca vai ser maximizado).
Recordo que o desconto efectivo no caso EDP-Continente é na verdade da ordem dos 8% e não 10%, conforme já expliquei: os 10% referem-se ao valor cobrado antes de impostos e passa pela emissão de um talão de 10% sobre esse valor, sem efeitos na factura (e no IVA cobrado).
Obrigado, Ledisi. Assim fica totalmente claro...
Confirma-se assim aquilo que eu tinha assumido de início: que o desconto de 5% da Endesa é um desconto sobre a tarifa e se reflecte também no IVA.
Assim, para resumir tudo:
> A Endesa faz um desconto efectivo de 5% sobre o consumo (kWh);
> A EDP-Continente fazem um desconto efectivo de 8.1% sobre o consumo (kWh) e sobre a potência contratada.
Confirma-se assim aquilo que eu tinha assumido de início: que o desconto de 5% da Endesa é um desconto sobre a tarifa e se reflecte também no IVA.
Assim, para resumir tudo:
> A Endesa faz um desconto efectivo de 5% sobre o consumo (kWh);
> A EDP-Continente fazem um desconto efectivo de 8.1% sobre o consumo (kWh) e sobre a potência contratada.
Não tenho a possibilidade de digitalizar mas vou colocar os valores conforme vêm discriminados na factura:
Potẽncia contratada: 6.9kW
Termo de potência: 1.06 meses*10.44=11.14
Termo de energia: 435kWh*0.1326=57.68
Descontos: (2%+3%)*57.68=-2.88
Contribuição audiovisual: 1.06 meses*2.25=2.40
Taxa exploração DGGE: 1.06 meses*0.07=0.07
Total=68.41
Iva 23% de 66.01=15.18
Iva 6% de 15.18=0.14
Facturação de 10/11/11 a 12/12/2011
1ª factura após migração do serviço.
Potẽncia contratada: 6.9kW
Termo de potência: 1.06 meses*10.44=11.14
Termo de energia: 435kWh*0.1326=57.68
Descontos: (2%+3%)*57.68=-2.88
Contribuição audiovisual: 1.06 meses*2.25=2.40
Taxa exploração DGGE: 1.06 meses*0.07=0.07
Total=68.41
Iva 23% de 66.01=15.18
Iva 6% de 15.18=0.14
Facturação de 10/11/11 a 12/12/2011
1ª factura após migração do serviço.
- Registado: 2/10/2009 10:36
Indo de encontro ao que referi, encontrei isto no site da ERSE:
http://www.erse.pt/eng/electricity/tari ... 7o2011.pdf
A tarifa indicada no quadro da Endesa é de 12.60 euros (valores de 2011 e 5% mais baixo que a tarifa da EDP, 13.27 euros).
Seria um disparate de todo o tamanho cobrar IVA sobre outro valor que não os 12.60 euros por kWh. É esse o preço a que a empresa vende o consumo de corrente eléctrica, é sobre esse valor que deve incidir o IVA.
http://www.erse.pt/eng/electricity/tari ... 7o2011.pdf
A tarifa indicada no quadro da Endesa é de 12.60 euros (valores de 2011 e 5% mais baixo que a tarifa da EDP, 13.27 euros).
Seria um disparate de todo o tamanho cobrar IVA sobre outro valor que não os 12.60 euros por kWh. É esse o preço a que a empresa vende o consumo de corrente eléctrica, é sobre esse valor que deve incidir o IVA.
Pollito Escreveu:Pois por curiosidade andei a dar uma vista de olhos na net (filtrando o "lixo" que já há que chegue) e tudo indica que o desconto é apenas sobre o consumo e nesse caso a comparação 5% e 10% mantém-se intacta.
Que o desconto é só sobre o consumo (kWh) já eu sei...
A questão mantém-se e não é exactamente essa mas antes se a Endesa pratica uma tarifa mais baixa 5% como anuncia, então o IVA incide sobre essa tarifa e não tem porque incidir sobre outra coisa. Nem a Endesa tem nenhum interesse que seja de outra forma pois o IVA incide sobre o preço a que a empresa vende o bem ou serviço. Se a Endesa vende a electricidade a um preço mais baixo 5% mas depois cobra IVA do preço "original", quem está a receber mais do que deve é o Estado.
Eu continuo a partir do pressuposto que o desconto é realmente de 5% (sobre o consumo) até que surja uma evidência em sentido contrário.
Pollito Escreveu:Um facto é que no site da EDP se consiga ver tão bem essas questões e no da Endesa não o que também mostra diferentes formas de chegar ao cliente e que eu valorizo...
Mas também se se passa como eu suponho, a Endesa não tem por que explicar nada. Um desconto de 5% na tarifa é o que eu explico atrás e o expectável é que se reflicta no IVA.
O caso da EDP é que é substancialmente diferente pois eles nem sequer não mexem na factura (e não podem mexer no IVA). A tarifa praticada continua a ser a mesma e a factura continua igual. O que eles fazem é emitir um talão que é usado como crédito a descontar noutra factura e de outre entidade. A EDP ou fugia ao IVA ou descontava ainda mais mas essa parte sairia do seu bolso e tinha de ser entregue ao Estado. Ou seja, no caso da EDP, "afectar" o desconto ao IVA teria custos para a EDP...
Em todo caso, o ideal é que algum cliente Endesa colocasse aqui os valores certinhos de uma factura para tirar todas as dúvidas sobre como funciona o desconto no caso da Endesa.
MarcoAntonio Escreveu:Pollito Escreveu:Não sabia que os 5% da Endesa eram sobre o valor iliquido/total da fatura, sendo assim claro que é diferente e deve ser diferenciado.
Foi a minha assumpção inicial (e é o que parece substanciar os posts do ruicarlov).
Não sou cliente endesa nem estou a ver uma factura à minha frente por isso não posso dizer com absoluta certeza.
Pois por curiosidade andei a dar uma vista de olhos na net (filtrando o "lixo" que já há que chegue) e tudo indica que o desconto é apenas sobre o consumo e nesse caso a comparação 5% e 10% mantém-se intacta.
Um facto é que no site da EDP se consiga ver tão bem essas questões e no da Endesa não o que também mostra diferentes formas de chegar ao cliente e que eu valorizo...
Human vs Algorithm
Drecksack Escreveu:Já li isto 2 vezes e não entendo:
Esse tema já foi discutido aqui no tópico, corre um pouco o tópico para trás...

Já li isto 2 vezes e não entendo:
Retirado de uma resposta no Expresso online...
Há dez minutos atrás, ao preencher o formulário para aderir ao descontinho de 10%, deparo-me com a obrigatoriedade de inserir um NIB para pagamento bancário. Como já tenho pagamento por conta bancária, recorri à menina EDP, através do 808 501 501 (linha dedicada aos patos que querem este descontinho e eu fui um deles).
-Fulana de tal... EDP... em que posso ser útil?
- Estou a tentar preencher online a adesão ao desconto de 10% e não há nenhum campo para indicar que já tenho pagamento pelo banco.
- Este será um novo contrato, por isso tem de introduzir o NIB, mesmo que seja o mesmo.
- Um novo contrato? Porquê?
- Porque a senhora está a deixar de ser cliente da EDP Universal e está a passar a ser cliente da EDP mercado liberalizado.
- E... isso quer dizer o quê???
- Que passa a estar no mercado liberalizado de fornecimento de energia que a TROIKA obrigou.
- E se eu não sair da EDP Universal?
- Mais tarde vai ter de sair, porque o mercado regulado vai acabar, por ordens da TROIKA.
- E vai acabar quando?
- Em 2015 vai deixar de haver.
- Então quer dizer que até 2015 ainda posso estar como cliente do mercado regulado!?
- Sim, mas depois tem de sair.
- E se sair já, o que acontece ao preço que vou pagar?
- Até final da campanha os preços mantêm-se...
- E depois de Dezembro de 2012 (final da campanha)?
_ ????
- JÁ PERCEBI! NÃO QUERO ADERIR, MUITO OBRIGADA.
Espero que os caros comentadores e leitores também consigam perceber a tempo o que aí vem. Cump.
Retirado de uma resposta no Expresso online...
Há dez minutos atrás, ao preencher o formulário para aderir ao descontinho de 10%, deparo-me com a obrigatoriedade de inserir um NIB para pagamento bancário. Como já tenho pagamento por conta bancária, recorri à menina EDP, através do 808 501 501 (linha dedicada aos patos que querem este descontinho e eu fui um deles).
-Fulana de tal... EDP... em que posso ser útil?
- Estou a tentar preencher online a adesão ao desconto de 10% e não há nenhum campo para indicar que já tenho pagamento pelo banco.
- Este será um novo contrato, por isso tem de introduzir o NIB, mesmo que seja o mesmo.
- Um novo contrato? Porquê?
- Porque a senhora está a deixar de ser cliente da EDP Universal e está a passar a ser cliente da EDP mercado liberalizado.
- E... isso quer dizer o quê???
- Que passa a estar no mercado liberalizado de fornecimento de energia que a TROIKA obrigou.
- E se eu não sair da EDP Universal?
- Mais tarde vai ter de sair, porque o mercado regulado vai acabar, por ordens da TROIKA.
- E vai acabar quando?
- Em 2015 vai deixar de haver.
- Então quer dizer que até 2015 ainda posso estar como cliente do mercado regulado!?
- Sim, mas depois tem de sair.
- E se sair já, o que acontece ao preço que vou pagar?
- Até final da campanha os preços mantêm-se...
- E depois de Dezembro de 2012 (final da campanha)?
_ ????
- JÁ PERCEBI! NÃO QUERO ADERIR, MUITO OBRIGADA.
Espero que os caros comentadores e leitores também consigam perceber a tempo o que aí vem. Cump.
- Registado: 30/6/2008 20:42
Pollito Escreveu:Não sabia que os 5% da Endesa eram sobre o valor iliquido/total da fatura, sendo assim claro que é diferente e deve ser diferenciado.
Foi a minha assumpção inicial (e é o que parece substanciar os posts do ruicarlov).
Não sou cliente endesa nem estou a ver uma factura à minha frente por isso não posso dizer com absoluta certeza.
MarcoAntonio Escreveu:
Se o desconto tem incidência no IVA num caso e não tem no outro, isso tem de ser contabilizado/diferenciado (os 5% num caso não corresponde efectivamente a 5% no outro).
Não sabia que os 5% da Endesa eram sobre o valor iliquido/total da fatura, sendo assim claro que é diferente e deve ser diferenciado.
Human vs Algorithm
Pollito Escreveu:Não concordo muito que se considere o coeficiente do IVA para comparar embora exista e esteja correto, claro.
Se o desconto tem incidência no IVA num caso e não tem no outro, isso tem de ser contabilizado/diferenciado (os 5% num caso não corresponde efectivamente a 5% no outro).
O desconto EDP-Continente incide sobre o valor antes de impostos (todos, incluindo o IVA). Esse desconto é obtido na forma de um talão a descontar em compras no continente (como um crédito no final da factura do continente). No caso da Endesa, é um desconto sobre o preço praticado na tarifa directamente na factura.
Assim, para simplificar, se a factura for de (30+5)+IVA:
a) O cliente paga então 43.05 euros à EDP e recebe um talão para descontar no continente de 3.5 euros (8.1%);
b) O cliente paga então (28.5+5)+IVA à Endesa, resultando em 41.21 euros, um desconto de 1.84 euros (são efectivamente 5% do consumo, que originalmente era de 30+iva=36.9).
MarcoAntonio Escreveu:ruicarlov Escreveu:Estando eu na Endesa, apenas com os 5% sobre o consumo, é mais vantajoso este tarifário da EDP, já que são 10% sobre o serviço e o consumo.
Agora não sei é se/quando posso mudar. Os contratos da Endesa implicam uma fidelização? As letrinhas na página de trás do contrato não são muito claras.
Alguém já passou por isto?
Em compensação, o desconto apurado e emitido, segundo o site da EDP, é sobre o valor antes de IVA (sendo esse crédito para gastar em produtos cujo valor já conterá IVA).
Em termos efectivos, o desconto EDP-Continente é de 8.1% na verdade...
Suponho que o desconto da endesa é aplicado à tarifa e antes do IVA (mas poderás confirmar na factura).
nota: estou a ignora as restantes taxas por duas razões, o IVA é aquela que é mais significativa e que é aplicada ao consumo/serviço e proporcional aos mesmos; por outro lado, o desconto da endesa não incide sobre as restantes taxas, alguma diferença que possa existir é mesmo só na incidência do IVA.
Não concordo muito que se considere o coeficiente do IVA para comparar embora exista e esteja correto, claro. Se eu obtenho uma mais-valia de 1000 e a destino a produtos com IVA então essa mais-valia não era de 1000.
Mas se virmos na perspetiva que gastei 100 iliquidos em EDP e recebo um vale de 10 para gastar, ponto. Porque se não tivesse recebido esse vale ia igualmente gastar esses 10 no mesmo local.
Não sei se me faço entender.
Mais ou menos como dizer que ganho x% num Dep.Prazo a 10 anos mas na realidade findo esse prazo devo aplicar o coeficiente da inflação, mas a maioria não conta com isso.
Human vs Algorithm
ruicarlov Escreveu:Respondi por alto sem olhar para a factura, logo arredondei.
Tenho uma factura de 45€ já com o desconto de 1.5€ da endesa. O consumo mais o serviço eram 36 euros, logo teria um desconto de 3.6€.
Estes números não estão a bater certo (tu começaste por referir que a factura era de 44 e tal euros). Ora, há qualquer coisa que não estás a descrever bem: 36 euros mais iva são 44.3 euros. Acresce ainda as restantes taxas (dgeg e audiovisual) que hão-de ultrapassar os 2.4 euros.
Portanto, a factura que descreves seria de 46.7 euros (antes de qualquer desconto endesa ou edp).
Mesmo que aquele valor que inicialmente indicaste seja o valor final da factura já com o desconto endesa, não bate certo com os 1.5 euros de desconto que estás a dizer ser...
(valores arredondados à décima)
ruicarlov Escreveu:Confirmo, pois.
Numa factura de 44,tal euros tive um desconto de 1.5€ no consumo.
Pelas minhas contas, com a EDP poupava perto de 4€
A questão é mesmo se posso mudar.... ::cruza os dedos::
Não: para uma factura de 44 e tal euros, o desconto que receberias nesta promoção EDP-Continente seria de 3.4 euros.
Já agora, qual é a tua potência contratada e confirma se o desconto foi de 1.5 euros exactamente ou se estás a arredondar isso, para se poder fazer a comparação exacta.
ruicarlov Escreveu:Estando eu na Endesa, apenas com os 5% sobre o consumo, é mais vantajoso este tarifário da EDP, já que são 10% sobre o serviço e o consumo.
Agora não sei é se/quando posso mudar. Os contratos da Endesa implicam uma fidelização? As letrinhas na página de trás do contrato não são muito claras.
Em compensação, o desconto apurado e emitido, segundo o site da EDP, é sobre o valor antes de IVA (sendo esse crédito para gastar em produtos cujo valor já conterá IVA).
Em termos efectivos, o desconto EDP-Continente é de 8.1% na verdade...
Suponho que o desconto da endesa é aplicado à tarifa e antes do IVA (mas poderás confirmar na factura).
nota: estou a ignora as restantes taxas por duas razões, o IVA é aquela que é mais significativa e que é aplicada ao consumo/serviço e proporcional aos mesmos; por outro lado, o desconto da endesa não incide sobre as restantes taxas, alguma diferença que possa existir é mesmo só na incidência do IVA.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/1/2012 18:30, num total de 1 vez.
Estando eu na Endesa, apenas com os 5% sobre o consumo, é mais vantajoso este tarifário da EDP, já que são 10% sobre o serviço e o consumo.
No Principio ainda pensei olhar para esta campanha, mas depois de pensar melhor desisti,chega uma altura em que já estamos tão escaldados que já não acredito muito nestas campanhas,porque o que se vê mais é o pessoal ser enganado, apresentam um produto mas com segundas intenções depois de sermos enganados ... vê-se onde nos levou a liberalização dos combustíveis,os telemóveis, os Porticos das SCUTS com o seu sistema para algum se encher a vender identificadores a TDT e tantos outros continuamente estamos a ser enrolados por esquemas como muita aparência de regularidade mas que servem sempre para o enriquecimento de alguns..

- Registado: 14/11/2006 17:47
otangas Escreveu:
......Isto é tão claro, que se explica em 2 frases:
A Endesa, sob determinadas condições, "oferece" um desconto de 5% sobre a eletricidade consumida no 1º ano de contrato. Perante isto, a EDP e o continente oferecem, sob as mesmas condições da oferta da Endesa, um desconto de 10% (provavelmente, 5% suportado por cada uma das empresas) sobre a eletricidade consumida (aparentemente, sem o limite de 1 ano)......
Pelo que me informaram os 10% desconto EDP/Continente é só até ao final deste ano, depois volta tudo ao "normal":
Um abraço.
"Nunca te é dado um desejo, sem te ser dada a capacidade de o realizares. Contudo poderás ter que lutar por ele" Richard Bach "in Ilusões"
corvo_47 = corvo47, registado desde Março de 2008.
corvo_47 = corvo47, registado desde Março de 2008.
Mesmo que venha a haver cartelização dificilmente ficamos pior. Eu ainda sou do tempo em que se pagava mais de 15 euros à PT só de assinatura mensal, sem direito a nenhuma chamada.
Quando apareceu a internet para o público em geral praticamente só havia a Telecom (Telepac) para clientes residênciais e cobrava 100 escudos por 1 hora de internet (havia outros operadores mas eram para empresas e/ou em zonas geográficas especificas).
Eu hoje pago por internet, telefone e televisão metade do que pagava há 8/10 anos. Bendito cartel.
Quando apareceu a internet para o público em geral praticamente só havia a Telecom (Telepac) para clientes residênciais e cobrava 100 escudos por 1 hora de internet (havia outros operadores mas eram para empresas e/ou em zonas geográficas especificas).
Eu hoje pago por internet, telefone e televisão metade do que pagava há 8/10 anos. Bendito cartel.

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot] e 351 visitantes