OT- Automóveis Gasolina Vs Gasóleo
Além das já citadas Jdpower e Consumer Reports, aqui fica também a Top Gear (no caso, o survey de 2005):
http://www.topgear.com/content/features ... /01/3.html
No ranking de "customer satisfaction" lá está a Lexus em primeiro. A Honda aparece em terceiro e a Toyota em quinto...
Note-se que são tudo entidades diferentes e que os rankings baseiam-se em situações reais (taxas de avarias) ou a classificação de clientes reais (que realmente são proprietários dos veículos).
http://www.topgear.com/content/features ... /01/3.html
No ranking de "customer satisfaction" lá está a Lexus em primeiro. A Honda aparece em terceiro e a Toyota em quinto...
Note-se que são tudo entidades diferentes e que os rankings baseiam-se em situações reais (taxas de avarias) ou a classificação de clientes reais (que realmente são proprietários dos veículos).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Voltando ao tópico, creio que só compensa comprar carros a diesel a partir de 20k km anuais.
Mas há diversas formas de distorcer esta regra.
Se se pretender manter o carro por pcos anos, aí o valor de revenda interessará mto e nesse campo os diesel são imbativeis.
Se for para mtos anos, creio que os valores se esbatem bastante. E a diferença de €3000k durante 10 anos, mm que aplicados em depósitos a prazo, dá bastante €.
Por outro lado, quem seja purista da condução, já se conseguem comprar carritos a gasolina de baixa cilindrada e com turbo que são um mimo de conduzir.
Disclaimer: Tenho um Focus a gasóleo.
Mas há diversas formas de distorcer esta regra.
Se se pretender manter o carro por pcos anos, aí o valor de revenda interessará mto e nesse campo os diesel são imbativeis.
Se for para mtos anos, creio que os valores se esbatem bastante. E a diferença de €3000k durante 10 anos, mm que aplicados em depósitos a prazo, dá bastante €.
Por outro lado, quem seja purista da condução, já se conseguem comprar carritos a gasolina de baixa cilindrada e com turbo que são um mimo de conduzir.
Disclaimer: Tenho um Focus a gasóleo.
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Sim, mas isto vinha a propósito do post do tico e não tem que ver com a marca ter ou não ter expressão em Portugal mas sobre o que dizem os reports que se baseiam na opinião de clientes/proprietários.
Exemplos são os surveys da JDPower, the Consumer Reports, etc entre outros onde a Toyota (e mais recentemente desde que surgiu, a Lexus, a marca de luxo da Toyota) aparece normalmente na frente, nomeadamente à frente de marcas alemãs.
A Lexus em Portugal vende-se pouco realmente. Mesmo a Toyota já teve bem mais expressão do que tem actualmente. Mas não era disso que eu estava a falar...
Nos Estados Unidos praticamente não se vendem veículos a diesel, nem destas marcas nem de outras. É um mercado muito marginal por lá...
As marcas japonesas (toyota, honda, etc) tradicionalmente não apostam muito no diesel tão pouco (no Japão também não se usa diesel, o diesel tem grande expressão na europa e só relativamente recentemente é que os japoneses começaram a colocar motores diesel nas suas gamas para servir o mercado europeu). Nalguns casos, os motores Diesel que estão nos automóveis japoneses nem são da própria marca porque não é uma tecnologia que desenvolvam internamente, há casos onde eles simplesmente compram os motores a outras marcas inclusivamente.
Exemplos são os surveys da JDPower, the Consumer Reports, etc entre outros onde a Toyota (e mais recentemente desde que surgiu, a Lexus, a marca de luxo da Toyota) aparece normalmente na frente, nomeadamente à frente de marcas alemãs.
A Lexus em Portugal vende-se pouco realmente. Mesmo a Toyota já teve bem mais expressão do que tem actualmente. Mas não era disso que eu estava a falar...
Iniciado Escreveu:
Atenção que a Toyota ou Lexus são marcas interessantes que eu estou longe de denegrir...mas será que na china ou Eua utilizam por exemplo o motor 1.4 Diesel?
Nos Estados Unidos praticamente não se vendem veículos a diesel, nem destas marcas nem de outras. É um mercado muito marginal por lá...
As marcas japonesas (toyota, honda, etc) tradicionalmente não apostam muito no diesel tão pouco (no Japão também não se usa diesel, o diesel tem grande expressão na europa e só relativamente recentemente é que os japoneses começaram a colocar motores diesel nas suas gamas para servir o mercado europeu). Nalguns casos, os motores Diesel que estão nos automóveis japoneses nem são da própria marca porque não é uma tecnologia que desenvolvam internamente, há casos onde eles simplesmente compram os motores a outras marcas inclusivamente.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco
Marco , falo em mercados especificos (como o nosso) em que se importam bastantes unidades usadas (alemãs) com uma percentagem muito , mas muito grande com kms adulterados , que depois clientes com um Mercedes ou um Audi por exemplo começam a dar chatices com 120.000 km , entendes?
A lexus (grande marca) cá em portugal não tem expressão.
Depois ouvimos e lemos em relatorios que a Lexus é das marcas mais fiáveis , mas em que mercados?
O mercado americano ,como deves saber é o que mais absorve a lexus , é muito fiavel, mas com 99% de motores a gasolina , isso interessa nos para tomar uma decisão?Creio que não.
Acho que antes de fazer pesquisa na net a nivel global será interessante saber o que se passa po cá.
Atenção que a Toyota ou Lexus são marcas interessantes que eu estou longe de denegrir...mas será que na china ou Eua utilizam por exemplo o motor 1.4 Diesel?
A lexus (grande marca) cá em portugal não tem expressão.
Depois ouvimos e lemos em relatorios que a Lexus é das marcas mais fiáveis , mas em que mercados?
O mercado americano ,como deves saber é o que mais absorve a lexus , é muito fiavel, mas com 99% de motores a gasolina , isso interessa nos para tomar uma decisão?Creio que não.
Acho que antes de fazer pesquisa na net a nivel global será interessante saber o que se passa po cá.
MarcoAntonio Escreveu:ticojuno666, não há engano nenhum e é um dado já conhecido há bastante tempo e que se reflecte em vários estudos (incluindo de entidades americanas e europeias): em termos de fiabilidade e aceitação do cliente, os carros japoneses (em particular Toyota e Lexus) costumam ficar bem classificados e frequentemente batem os alemães.
Olha que Toyota é um tanque de guerra em termos de durabilidade e fiabilidade.
Pois eu tenho um corolla e ja atrvessei a europa varias vezes, e mesmo sem lhe fazer manutencao quase nenhuma, numca me deixou ficar mal, e incrivel. E o mais estranho e que os pneus duram me 3 vezes mais que num carro normal!!!!
O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu
- Registado: 5/10/2011 10:55
Re: Marco
Iniciado Escreveu:Marco , essas noticias valem o que valem...ou seja em termos praticos de cada mercado especifico valem nada , mas pronto temos sempre que basear a nossa opinião.
Iniciado, não são "notícias" mas surveys: são o que os estudos que auscultam os clientes concluem.
Em estudos que perguntam a clientes reais de veículos das respectivas marcas a sua opinião, é um clássico a Toyota (e entretanto também a Lexus no segmento de luxo) aparecer nos lugares cimeiros.
Já agora, aqui fica uma notícia recente da Bloomberg precisamente sobre o tema onde a Lexus (a marca de luxo da toyota) aparece em primeiro lugar num survey aos consumidores e à frente das marcas alemãs:
http://www.bloomberg.com/news/2011-10-2 ... -cars.html
http://www.bloomberg.com/news/2011-10-2 ... -cars.html
MarcoAntonio Escreveu:ticojuno666, não há engano nenhum e é um dado já conhecido há bastante tempo e que se reflecte em vários estudos (incluindo de entidades americanas e europeias): em termos de fiabilidade e aceitação do cliente, os carros japoneses (em particular Toyota e Lexus) costumam ficar bem classificados e frequentemente batem os alemães.
É verdade, mas desde há um ou dois anos para cá começaram a surgir notícias de problemas com os Toyota.
http://www1.ionline.pt/conteudo/47265-t ... s-fechadas
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1480558
http://aeiou.expresso.pt/eua-aceleracoe ... no=f630925
- Registado: 5/11/2002 12:21
ticojuno666, não há engano nenhum e é um dado já conhecido há bastante tempo e que se reflecte em vários estudos (incluindo de entidades americanas e europeias): em termos de fiabilidade e aceitação do cliente, os carros japoneses (em particular Toyota e Lexus) costumam ficar bem classificados e frequentemente batem os alemães.

LFA1 Escreveu:
Eu falo em alhos, tu respondes, desculpa a expressão, em bugalhos. Os meus posts falam na cobrança efectiva e específica de um preço como pagamento de uma garantia que já decorre da lei, tu falas-me em anúncios de preços...
LFA1, quem está a misturar alhos com bugalhos és precisa e exactamente tu.
Então tu pegas numa situação que eu descrevi, onde é perfeitamente claro que eu estou a falar da forma que alguns vendedores utilizam para anunciar o preço, dizes que é ilegal (quando eu estou a falar do anúncio do preço, repito, e está perfeitamente claro) e no final vens-me dizer que eu estou a misturar alhos com bugalhos por te falar do anúncio dos preços?
Foi como começou e do que se falou sempre até aí, agora se tu resolveste falar de outra coisa para classificar a situação que eu descrevi então és tu quem está a misturar os alhos com os bugalhos naturalmente...

O outro ponto: que a garantia comporta um preço/custo que é transposto para o comprador, esteja ele descriminado ou não, é um facto. É um facto da vida e dos negócios e a lei nem fala em tal coisa.

Marco António escreveu:
É justamente esta a garantia que as pessoas têm em mente quando compram um carro, não só porque o regime, nos seus aspectos essenciais, é muito parecido com aquele do DL nº 67/2003, como porque antes de 2003, era este o regime aplicável à venda de carros usados (de particulares ou não), em conjugação com a Lei de Defesa do Consumidor. Mais valia reconheceres o erro em vez de o tentares disfarçar...
e
Tu já leste a lei um par de vezes, eu aplica-a nos tribunais há muitos anos.
Eu falo em alhos, tu respondes, desculpa a expressão, em bugalhos. Os meus posts falam na cobrança efectiva e específica de um preço como pagamento de uma garantia que já decorre da lei, tu falas-me em anúncios de preços...
Que a garantia legal não comporta qualquer preço para o comprador não é um non sense, é um facto. E um facto indesmentível. Quanto ao resto nada tem que ver com aquilo que eu escrevi.
Tudo aquilo que eu disse sobre a aplicaçãpo do DL em questão é rigorosamente tal como eu escrevi.
Tu falas da realidade das coisas com o conhecimento que tem um curioso destas situações, eu falo das mesmas com conhecimento profissional de aplicação da lei a centenas de casos reais julgados nos tribunais.
Quanto à aplicação do direito, não vou discutir tal matéria contigo, tal como um médico não discute a aplicação de um determinado fármaco com um leigo em medicina.
Mas, tudo isto, como bem disseste não importa nada.
Os meus posts foram no sentido de alertar os foristas para o seguinte (que é o que realmente importa):
1- A lei já concede uma garantia aos carros usados, quer tal seja dito pelo vendedor no contrato, quer não (leiam os posts anteriores para pormenores sobre isto).
2- Essa garantia legal não comporta o pagamento de qualquer preço para o comprador.
Marco António escreveu:
Citação:
Um particular pode vender sem garantia.
Neste caso também existe garantia. A mesma advém da lei e resulta do regime da venda de coisas defeituosas plasmado no Código Civil - arts. 913º e seguintes, sendo que aí o âmbito da garantia é diverso e o prazo da mesma é de seis meses, sendo o prazo de denúncia de trinta dias.
e
Sim, mas isso não é o que as pessoas têm em mente quando falam em "garantia", o ambito é muito mais restrito nesse caso. Como tu sabes certamente...
É justamente esta a garantia que as pessoas têm em mente quando compram um carro, não só porque o regime, nos seus aspectos essenciais, é muito parecido com aquele do DL nº 67/2003, como porque antes de 2003, era este o regime aplicável à venda de carros usados (de particulares ou não), em conjugação com a Lei de Defesa do Consumidor. Mais valia reconheceres o erro em vez de o tentares disfarçar...
e
LFA1 escreveu:
Marco, tudo aquilo que eu disse resulta desse Decreto-Lei nº 67/2003, de 8/4.
Que a lei em causa é essa, já eu tinha indicado (e já a li de uma ponta à outra um par de vezes).
Tu já leste a lei um par de vezes, eu aplica-a nos tribunais há muitos anos.
Eu estou a falar, como tu sabes, da questão de como o vendedor anuncia o preço.
O anuncio do preço não é o contrato de venda e o vendedor de resto tem todo o direito de alterar o preço que anuncia antes de se verificar o contrato propriamente dito. O preambulo da lei é de resto claro sobre o ambito da aplicação do diploma: contratos de fornecimento de bens de consumo a fabricar ou a produzir e de locação de bens de consumo.
A lei em causa diz respeito portanto ao contrato de venda e ao que sucede após a efectivação da venda (os direitos do consumidor e as obrigações do vendedor quando se celebra um contrato de compra e venda). A lei não obriga em parte nenhuma o vendedor a dizer o tempo todo qual é o preço final com todos os custos envolvidos, nomeadamente quando está a colocar anúncios para prospecção de clientes. No limite, o vendedor põe um preço de manhã e pratica outro de tarde!
E dizer que o vendedor não pode cobrar nada pela garantia é um non-sense completo, diga-se: o custo está lá quer o vendedor o discrimine claramente ou não (aliás, para quem não sabe, os stands - especialmente os mais sérios - o que fazem é um seguro especial para o efeito sobre o carro). É um absurdo julgar que esse custo não está lá e não é transposto para o cliente, é óbvio que ele está incorporado no preço quer o vendedor o discrimine quer não.
Que a garantia legal não comporta qualquer preço para o comprador não é um non sense, é um facto. E um facto indesmentível. Quanto ao resto nada tem que ver com aquilo que eu escrevi.
Agora, o que a lei diz é que uma vez celebrado o contrato, o vendedor não pode incutir custos ao cliente no ambito da execução da garantia. Isso é uma coisa diferente e é algo que a lei cobre (até acho que o legislador foi perfeitamente explícito pelo que vejo poucos motivos para gerar confusão sobre o que é que ele está a falar):
(...)
Não é disso contudo que temos estado a falar.
Tudo aquilo que eu disse sobre a aplicaçãpo do DL em questão é rigorosamente tal como eu escrevi.
Tu falas da realidade das coisas com o conhecimento que tem um curioso destas situações, eu falo das mesmas com conhecimento profissional de aplicação da lei a centenas de casos reais julgados nos tribunais.
Quanto à aplicação do direito, não vou discutir tal matéria contigo, tal como um médico não discute a aplicação de um determinado fármaco com um leigo em medicina.
Mas, tudo isto, como bem disseste não importa nada.
Os meus posts foram no sentido de alertar os foristas para o seguinte (que é o que realmente importa):
1- A lei já concede uma garantia aos carros usados, quer tal seja dito pelo vendedor no contrato, quer não (leiam os posts anteriores para pormenores sobre isto).
2- Essa garantia legal não comporta o pagamento de qualquer preço para o comprador.
- Registado: 25/5/2009 23:18
Atomez Escreveu:ruicarlov Escreveu:Para muitos pode não ser importante, mas uma das razões que me fazem olhar para os carros a gasóleo é a perspectiva ambiental.
Nesse caso... estás enganado.
O gasóleo é mais poluente e perigoso porque liberta partículas de carvão cancerígeno...
Isso pode ser minimizado com filtros de partículas o que aumenta o preço e é mais uma despesa na manutenção.
Segundo um porta-voz do Greenpeace, o biodiesel “produz tantas partículas finas cancerígenas quanto os combustíveis fósseis".
Logo não é por aí que há a diferença. Estava mais a falar do ciclo do carbono, de como os biomcombustíveis estão mais próximos de emissões de carbono zero do que qualquer combustível fóssil.
Para além disso, estão em desenvolvimento tecnologias de 2ª e 3ª geração de biocombustíveis, produzidos através de outros meios que não as culturas agrícolas direccionadas unicamente para esse efeito.
acintra Escreveu:silva74 Escreveu:Caro Acintra,
Eu preferia um novo, não me sinto muito confortável a comprar um usado.
Claro que a decisão será sempre tua, mas não te esquecas que o mercado em Portugal evoluiu muito nos ultimos anos.
Depende do usado que queres mas tens neste momento cerca de 30.000 carros por ano a sairem de gestoras de frotas com a manutenção programada e com apenas um condutor. Destes 30.000€ podes contar com cerca de 20% com menos de 60.000 kms.
Caso não optes por usados tens sempre os carros de serviço das marcas e neste momento tambem são muitos porque os importadores tiverem de matricular carros para atingirem numeros de rappel internacional.
Sim estou também a pensar nesta segunda opção, talvez seja a melhor. O carro é praticamente novo e é bem mais barato. Tem ideia que redução média se consegue relativamente a um novo.?
- Registado: 10/5/2010 10:54
carf2007 Escreveu:americanos ?Não há engano? Melhores que alemães ?
Estudo alemão de 2010
Um estudo efectuado pelo TÜV, Instituto alemão de certificação da qualidade, a mais de 8 milhões de veículos entre Julho de 2010 e Junho de 2011 mostra que o Toyota Prius (nos carros até 3 anos) e o Porsche 911 (10 a 11 anos de utilização) são os modelos com menos avarias.
Na lista dos automóveis mais fiáveis, num período de 3 anos, encontramos em primeiro lugar o Toyota Prius (na foto principal, no model year mais recente) e logo a seguir o Toyota Auris, a finalizar o «pódio» está o Mazda 2. Na faixa dos 10/11 anos de utilização, a primeira posição é do Porsche 911 (na foto em baixo, na versão 996), numa lista onde predominam as marcas japonesas, com destaque para a Toyota, que coloca três modelos nas quatro primeiras posições, com Rav4, Yaris e Avensis, respectivamente segundo, terceiro e quarto da lista dos mais fiáveis.
Lista completa automóveis mais fiáveis:
Carros com três anos:
1. Toyota Prius – 1.9%
2. Toyota Auris – 2.6%
3. Mazda Mazda2 – 2.6%
4. Porsche Boxster e Cayman – 2.8%
5. Volkswagen Golf Plus- 2.8%
6. Ford Fusion – 3.0%
7. Toyota Corolla Verso – 3.1%
8. Mazda 3 – 3.2%
9. Opel Agila – 3.3%
10. Suzuki SX4 – 3.3%
Carros com 10/11 anos:
1. Porsche 911 – 9.5 %
2. Toyota RAV4 – 10 %
3. Toyota Yaris – 16.8 %
4. Toyota Avensis – 17.6 %
5. Mazda MX-5 – 17.9 %
6. Mercedes SLK – 18.1 %
7. Toyota Corolla – 18.1 %
8. Suzuki Vitara – 18.4 %
9. Mercedes Classe S – 20.7 %
10. Honda Accord – 21 %
Estudo de 2007:
1º Mazda / 2º Toyota / 3º Honda / 4º Suzuki / 5º BMW / 6º Smart / 7º Saab / 8º Volvo / 9º Nissan / 10º Ford / 11º Hyundai / 12º Kia / 13º Skoda / 14º Citroen / 15º Audi / 16º Chevrolet-Daewoo / 17º Mercedes / 18º Rover / 19º Volkswagen / 20º Mitsubishi / 21º Opel / 22º Peugeot / 23º Alfa Romeo / 24º Seat / 25º Fiat / 26º Land Rover / 27º Lancia / 28º Renault / 29º Chrysler / 30º Jeep
Fonte: DECO PROTESTE
Ler mais: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stor ... z1jTjOwcgm
Estudo de 2007 :
Warranty Direct - ‘Reliability League Table’ 2007
RESULTADOS - TOP 10
Construtor Taxa de incidência %**
1 Mazda 8.04
2 Honda 8.90
3 Toyota 15.78
4 Mitsubishi 17.04
5 Kia 17.39
6 Subaru 18.46
7 Nissan 18.86
8 Lexus 20.05
9 Mini 21.90
10 Citroen 25.98
Claro que foi engano da minha aparte, e que engano!!!! Queria dizer carros alemaes e asiaticos (particularmente a toyotta).
No entanto tenho um grande fetish pela VW e particularmente pelos golf e daqui a una aninhos o phantom.
O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu
- Registado: 5/10/2011 10:55
Sr_SNiper Escreveu:Muito boa discução... mas e carros a gaz? Com a escalada dos preços, estou a pensar comprar carro a gaz.
Já me me decidi a comprar carro, que vai ser em Junho e teho um Orçamento de 10.000EUR, nao quero gastar mais, e estou a pensar comprar a gasolina e depois por a gaz...
Ainda estou na dúvida entre comprar um mercedez aud ou bmw mais antigo ou ualgo tipo focus ou c4 mas mais recente...
Alguma sugestão?
Obrigado
Cuidado com os carros de alta cilindrada, segundo dois colegas meus, que tem carro a gaz, dizem que se for em carros de alta cilidrada não compensa porque fazem consumos bastante elevados.
MarcoAntonio Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Muito boa discução... mas e carros a gaz? Com a escalada dos preços, estou a pensar comprar carro a gaz.
O GPL tem alguns senãos: por exemplo a questão do estacionamento. Outro senão é que depois é mais difícil vender o carro.
Para quem faz muitos kilometros, tem um sítio onde colocar GPL barato (alguns instaladores depois vendem o GPL mais barato que os postos de marca, por exemplo) e para quem os senãos não são problema, acaba por compensar com o tempo.
Uma nota, há uma ligeira perda de potência e o consumo é ligeiramente superior ao orginal (varia mas é coisa na ordem dos 5 a 15%, por aí).
Obrigado Marco... para mim essa perda de potência não é sigificativa nem a venda de carro, pois de mim, a ideia é dar para meu pai daqui a uns 6 ou 7 anos talvez... Agora só tenho que decidir o que comprar com dez mil cacaus... para já só me decidi que tem que ser de 2005 ou mais novo...
Lose your opinion, not your money
Alguém aqui tem um Brera (Alfa) ou conhece alguém que tenha um, que me possa fazer uma breve review? Ando embeiçado no carro...
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Sr_SNiper Escreveu:Muito boa discução... mas e carros a gaz? Com a escalada dos preços, estou a pensar comprar carro a gaz.
O GPL tem alguns senãos: por exemplo a questão do estacionamento. Outro senão é que depois é mais difícil vender o carro.
Para quem faz muitos kilometros, tem um sítio onde colocar GPL barato (alguns instaladores depois vendem o GPL mais barato que os postos de marca, por exemplo) e para quem os senãos não são problema, acaba por compensar com o tempo.
Uma nota, há uma ligeira perda de potência e o consumo é ligeiramente superior ao orginal (varia mas é coisa na ordem dos 5 a 15%, por aí).
Muito boa discução... mas e carros a gaz? Com a escalada dos preços, estou a pensar comprar carro a gaz.
Já me me decidi a comprar carro, que vai ser em Junho e teho um Orçamento de 10.000EUR, nao quero gastar mais, e estou a pensar comprar a gasolina e depois por a gaz...
Ainda estou na dúvida entre comprar um mercedez aud ou bmw mais antigo ou ualgo tipo focus ou c4 mas mais recente...
Alguma sugestão?
Obrigado
Alguma sugestão?
Obrigado
Lose your opinion, not your money
LFA1 Escreveu:
Neste caso também existe garantia. A mesma advém da lei e resulta do regime da venda de coisas defeituosas plasmado no Código Civil - arts. 913º e seguintes, sendo que aí o âmbito da garantia é diverso e o prazo da mesma é de seis meses, sendo o prazo de denúncia de trinta dias.
Sim, mas isso não é o que as pessoas têm em mente quando falam em "garantia", o ambito é muito mais restrito nesse caso. Como tu sabes certamente...
LFA1 Escreveu:
Marco, o profissional que vende o veículo pode sempre e em qualquer caso recusar-se a reparar o veículo (independentemente de existir uma "garantia" assinada) e dizer então para o comprador ir para tribunal, que aquela avaria é resultante de mau uso, etc. Aliás, é o que muitas vezes sucede.
Eu não disse em parte nenhuma que nunca acontecia nos casos onde o carro é vendido claramente com garantia. O que eu disse é para as pessoas não tentarem a chica-espertice de "comprar sem garantia" e depois exigir a garantia. Com elevada probabilidade não vai funcionar como as pessoas pensam...
Lidar dessa forma com um stand e ainda por cima arriscar com um stand "manhoso" que vende ou tenta vender os carros sem garantia é de resto um convite para a coisa correr mal, como é óbvio.
Agora, efectivamente, os stands também podem complicar mesmo nos casos onde foi vendido claramente com garantia com os pontos nos "is" (especialmente se for uma avaria séria e o stand vir hipóteses de argumentar que a culpa é do cliente e decorreu de mau uso). Aliás, basta o cliente detectar a avaria e não levar a viatura imediatamente ao stando que pode ver-se a braços com um problema (é que determinadas avarias podem piorar com o tempo ou provocar avarias adicionais).
LFA1 Escreveu:
Marco, tudo aquilo que eu disse resulta desse Decreto-Lei nº 67/2003, de 8/4.
Que a lei em causa é essa, já eu tinha indicado (e já a li de uma ponta à outra um par de vezes). Eu estou a falar, como tu sabes, da questão de como o vendedor anuncia o preço.
O anuncio do preço não é o contrato de venda e o vendedor de resto tem todo o direito de alterar o preço que anuncia antes de se verificar o contrato propriamente dito. O preambulo da lei é de resto claro sobre o ambito da aplicação do diploma: contratos de fornecimento de bens de consumo a fabricar ou a produzir e de locação de bens de consumo.
A lei em causa diz respeito portanto ao contrato de venda e ao que sucede após a efectivação da venda (os direitos do consumidor e as obrigações do vendedor quando se celebra um contrato de compra e venda). A lei não obriga em parte nenhuma o vendedor a dizer o tempo todo qual é o preço final com todos os custos envolvidos, nomeadamente quando está a colocar anúncios para prospecção de clientes. No limite, o vendedor põe um preço de manhã e pratica outro de tarde!
E dizer que o vendedor não pode cobrar nada pela garantia é um non-sense completo, diga-se: o custo está lá quer o vendedor o discrimine claramente ou não (aliás, para quem não sabe, os stands - especialmente os mais sérios - o que fazem é um seguro especial para o efeito sobre o carro). É um absurdo julgar que esse custo não está lá e não é transposto para o cliente, é óbvio que ele está incorporado no preço quer o vendedor o discrimine quer não.
Agora, o que a lei diz é que uma vez celebrado o contrato, o vendedor não pode incutir custos ao cliente no ambito da execução da garantia. Isso é uma coisa diferente e é algo que a lei cobre (até acho que o legislador foi perfeitamente explícito pelo que vejo poucos motivos para gerar confusão sobre o que é que ele está a falar):
1 — Em caso de falta de conformidade do bem com
o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja
reposta sem encargos, por meio de reparação ou de
substituição, à redução adequada do preço ou à resolução
do contrato.
2 — A reparação ou substituição devem ser realizadas
dentro de um prazo razoável, e sem grave inconveniente
para o consumidor, tendo em conta a natureza do bem
e o fim a que o consumidor o destina.
3 — A expressão «sem encargos», utilizada no n.o 1,
reporta-se às despesas necessárias para repor o bem
em conformidade com o contrato, incluindo, designadamente,
as despesas de transporte, de mão-de-obra e
material.
4 — Os direitos de resolução do contrato e de redução
do preço podem ser exercidos mesmo que a coisa tenha
perecido ou se tenha deteriorado por motivo não imputável
ao comprador.
5 — Oconsumidor pode exercer qualquer dos direitos
referidos nos números anteriores, salvo se tal se manifestar
impossível ou constituir abuso de direito, nos termos
gerais.
Não é disso contudo que temos estado a falar.
Mas, com franqueza, nem vale a pena ficar a noite toda a discutir isso porque não interessa para absolutamente nada: o que eu descrevi é o que efectivamente se passa com muitos stands relativamente aos preços que (ou à forma como os) anunciam.
silva74 Escreveu:Estou a pensar comprar o Seat Ibiza Ibiza ST 1.6 105 CV Style, ou Skoda Octavia Break Greenline 1.6 105CV.
Já agora se alguém tiver alguma opinião sobre este modelos fico agradecido
Há dois anos, adquiri um Seat novo, 1.9 TDI com 105 cv. Não vejo a hora de o despachar.
Tem força e anda bem, mas tem um problema que nunca mo conseguiram resolver. Apresenta um condução dura e engasga na passagem das mudanças, e quando tiro o pé do acelerador, sente-se algo esquisito no motor, tipo sensação de redução brusca e imediata no andamento.
Não aconselho a aquisição de SEAT.
Espero ter ajudado
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Feedfetcher e 228 visitantes