Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT- Automóveis Gasolina Vs Gasóleo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por LFA1 » 15/1/2012 2:25

Marco António escreveu:

Um particular pode vender sem garantia.

Neste caso também existe garantia. A mesma advém da lei e resulta do regime da venda de coisas defeituosas plasmado no Código Civil - arts. 913º e seguintes, sendo que aí o âmbito da garantia é diverso e o prazo da mesma é de seis meses, sendo o prazo de denúncia de trinta dias.

É que a chica-espertice corre muito facilmente para o torto: o stand pode depois recusar-se a cobrir e dizer "ok, meta-me em tribunal" ou contestar a avaria dizendo não está coberta ou que é fruto de mau uso (e não, a garantia não cobre absolutamente tudo como em qualquer coisa)

Marco, o profissional que vende o veículo pode sempre e em qualquer caso recusar-se a reparar o veículo (independentemente de existir uma "garantia" assinada) e dizer então para o comprador ir para tribunal, que aquela avaria é resultante de mau uso, etc. Aliás, é o que muitas vezes sucede.

e depois quem é que quer neste nosso Portugal ir para tribunal por causa de um carro usado avariado? Se a avaria for grave, é o carro ficar parado meses e meses e ainda ter custos no entretanto (como os advogados são "baratinhos")... mais valia pagar a reparação.

Irias ficar surpreendido se soubesses quão frequentes são acções destas nos tribunais portugueses. Digo-te isto com absoluto conhecimento de causa.

LFA1, não quero ser chato e estar a arrastar isto mas a Lei que rege isto é a 67/2003 e em lado nenhum determina o que estás a dizer.

Marco, tudo aquilo que eu disse resulta desse Decreto-Lei nº 67/2003, de 8/4.
O facto do veículo usado beneficiar dessa garantia legal de dois anos (um ano no caso de existir acordo nesse sentido entre comprador e vendedor) quanto aos defeitos existentes à data da venda, independentemente de qualquer garantia dada pelo vendedor, resulta do disposto nos arts. 1º, nº2, 2º, nºs 1 e 2 e 3º, nº1.
Quanto ao facto da garantia ser de dois anos, a mesma resulta do disposto no art. 5º, nºs 1 e 2.
Quanto ao facto do vendedor responder perante o comprador pela reparação de tais defeitos independentemente de qualquer "garantia" assinada entre as partes, resulta do disposto nos arts. 2º, 3º e especificamente do art. 4º, nºs 1 a 5.
Quanto ao facto da garantia em questão não depdender de qualquer preço a pagar pelo comprador (e, por conseguinte, ser ilegal o vendedor cobrar uma quantia pela mesma) resulta dos arts. 1º a 5º e, especialmente, do art. 4º.
Quanto ao facto de poder exitir uma garantia dada pelo vendedor "superior" àquela resultante da lei resulta do art. 9º, nºs 1 a 5.

Registado: 25/5/2009 23:18

por acintra » 15/1/2012 2:23

silva74 Escreveu:Caro Acintra,
Eu preferia um novo, não me sinto muito confortável a comprar um usado.

Claro que a decisão será sempre tua, mas não te esquecas que o mercado em Portugal evoluiu muito nos ultimos anos.
Depende do usado que queres mas tens neste momento cerca de 30.000 carros por ano a sairem de gestoras de frotas com a manutenção programada e com apenas um condutor. Destes 30.000€ podes contar com cerca de 20% com menos de 60.000 kms.

Caso não optes por usados tens sempre os carros de serviço das marcas e neste momento tambem são muitos porque os importadores tiverem de matricular carros para atingirem numeros de rappel internacional.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por trillion » 15/1/2012 2:22

Obrigado a todos os intervenientes, posso ter poupado umas centenas de euros isto ;)

Registado: 22/10/2011 1:34

por MarcoAntonio » 15/1/2012 1:49

Já agora, trillion, aqui fica um link útil que é o do Centro de Arbitragem para o Sector Automóvel, que é um organismo a que podem recorrer pessoas com algum problema/incidência.

Trata-se de um organismo reconhecido pelo Ministério de Justiça que disponibiliza informações e pode também actuar como mediador num eventual processo/conflito.

O endereço que coloco é directo para um FAQ sobre o tema que já ajuda a obter alguns esclarecimentos:

http://www.centroarbitragemsectorauto.p ... DMtela9Xr1
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 15/1/2012 1:37

trillion Escreveu:Não sei se onde comprei pode ser considerado um stand.

O termo "stand" que usei atrás é uma generalização. A lei aplica-se a qualquer profissional mesmo que não tenha um stand...

Se se trata de uma venda de um profissional cuja actividade é vender viaturas usadas, então é obrigado a vender o carro com garantia.

Se fores tu, proprietário do automóvel, a vender a viatura enquanto particular (não fazendo disso a tua actividade profissional) então podes vender a viatura sem garantia...

Há uma situação que cai numa área cinzenta que é quando o profissional actuar como um intermediário e não ser ele a vender o carro (nem este nunca chegar a ser propriedade sua nem da sua responsabilidade). Não sei ao certo se a situação a que aludes cai nesse caso mas isto é algo a que stands manhosos recorrem (nunca comprei nenhum nessas condições mas sei que há individuos a fazer isso).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 15/1/2012 1:34

LFA1, não quero ser chato e estar a arrastar isto mas a Lei que rege isto é a 67/2003 e em lado nenhum determina o que estás a dizer.
Imagem

Administrador Fórum

por trillion » 15/1/2012 1:31

Não sei se onde comprei pode ser considerado um stand. Um amigo meu foi a uma consecionária e deu o seu carro para descontar o valor do carro num carro novo q ia comprar, o carro estava em perfeitas condições e como era relativamente barato acabei por o comprar ... O problema é q enquanto o carro esteve lá mudaram peças e numa semana deu-me 2 problemas ( q num mecânico "por fora" as reparações custam 150/200€ ) ... Quando lá fui disseram-me logo q o carro não tinha garantia e qd comprei o carro na folha q deduzo q seja de compra/venda escreveram lá "sem garantia" ...

Se de facto tenho o direito a garantia vou lá fazer barulho, nem q seja só para assustar e ver se me fazem as reparações!

por LFA1 » 15/1/2012 1:25

Marco, no caso supra referido, se se tratar de uma mera indicação genérica de que o carro tem garantia, sem se especificar em que é que consiste tal garantia, e se se cobrar uma quantia adicional por tal facto, está-se a cometer uma ilegalidade, posto que tal já decorre da lei e, como tal, o vendedor não pode cobrar qualquer quantia por tal tipo de garantia. Seria a mesma coisa que um vendedor de um carro novo estar a cobrar uma quantia adicional pelo facto do veículo ter garantia.

Trillion: sim.

por MarcoAntonio » 15/1/2012 1:22

trillion Escreveu:Então caso compre um carro em segunda mão na marca (proveniente de retoma), mesmo que diga lá "Sem garantia" tenho direito a garantia?

Um particular pode vender sem garantia.

Um stand, pela lei, não pode. Tem de vender com garantia. E se tentar vender sem garantia ainda se arrisca a depois ter de dar os dois anos completos de garantia ao cliente uma vez que a redução para um ano (o mínimo) só pode acontecer por mutuo acordo.

Agora, atenção, isto é em teoria porque na prática a coisa é mais complicada: já vi por aí supostos "chicos-espertos" à la tuga a dizer que um tipo se for esperto compra um carro "sem garantia" e depois se acontecer alguma coisa exige os dois anos.

Se realmente forem espertos, não tentam nada disso e tentam é comprar num sítio onde esteja tudo preto no branco e fique perfeitamente claro, escrito e esclarecido qual é o tempo de garantia acordado. É que a chica-espertice corre muito facilmente para o torto: o stand pode depois recusar-se a cobrir e dizer "ok, meta-me em tribunal" ou contestar a avaria dizendo não está coberta ou que é fruto de mau uso (e não, a garantia não cobre absolutamente tudo como em qualquer coisa) e depois quem é que quer neste nosso Portugal ir para tribunal por causa de um carro usado avariado? Se a avaria for grave, é o carro ficar parado meses e meses e ainda ter custos no entretanto (como os advogados são "baratinhos")... mais valia pagar a reparação.

Bem, isto são alertas porque não basta a malta saber qual é a lei, convém estar atento a como é que as coisas se passam no mundo real (que é um bocadinho mais complicado que o diário da república).

:mrgreen:
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 15/1/2012 1:28, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por trillion » 15/1/2012 1:16

Então caso compre um carro em segunda mão na marca (proveniente de retoma), mesmo que diga lá "Sem garantia" tenho direito a garantia?

por MarcoAntonio » 15/1/2012 1:15

Aqui fica um exemplo:

http://www.standvirtual.com/carros/Audi ... /P5313035/

Como se pode ver a indicação em cima é que o carro tem garantia (de 12 meses por mutuo acordo) mas o preço de cima não inclui o custo da garantia. Ele está em baixo nas observações.

Este stand não está a violar a lei (ou nada indica que esteja) pois em lado nenhum estão a dizer que vendem o carro sem garantia. Apenas estão a usar de um estratagema para que o preço base anunciado seja mais baixo para captar o cliente mais facilmente.

E, como já andei a consultar n stands um par de vezes adianto ainda que muitos vão mais longe que isto e "esquecem-se" de por nas observações o custo da garantia. Só o dizem mesmo quando o cliente chega lá para ver a viatura (ou quando o cliente os contacta por telefone para saber todos os pormenores).

Isto é o real. É o mercado real a funcionar. Não é o diário da república com a lei mas como o mercado (que é uma selva e onde cada um procura o seu estratagema para captar mais facilmente o cliente) funciona no país real...

:wink:
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 15/1/2012 1:17, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 15/1/2012 1:05

Eu conheço bem a lei, LFA1. O que eu estou a descrever é o que se passa no mercado real (e nem sequer colide com a lei) que é o facto de muitos stands anunciarem que o carro tem garantia mas o valor depois é descriminado à parte e é um valor que acresce ao valor base previamente anunciado.

Tudo não passa de um estratagema (praticado por muitos stands) para que o preço anunciado seja mais baixo e isto nem sequer colide com a lei (uma vez que esta só determina que o carro tem de ser vendido com garantia se for vendido por um profissional, não determina em que momento é que o vendedor tem de dizer qual é o preço integral da viatura).

As pessoas tentam comprar mais barato, naturalmente, e quando começam a contactar os stands não começam a contactar pelos preços mais altos que encontram. Quem anuncia o preço mais baixo tem vantagem - como é óbvio - e maior probabilidade de vender do que aqueles que colocam o preço mais alto já com tudo incluido (esse stand corre o risco de nem chegar a ser contactado pelo cliente que entretanto já foi convencido a comprar pelo stand anterior).

O mercado é uma "guerra"...

:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por LFA1 » 15/1/2012 0:56

Marco António escreveu:

Já agora, para completar a info, o caso mais frequente é anunciarem com garantia mas quando se contacta o stand ou se lá vai pessoalmente para ver a viatura afinal não está nada incluido o preço da garantia, ainda é para acrescentar por fora (nalguns casos metem o preço da garantia no anúncio mas só nas observações).

e
Conforme expliquei, o item que frequentemente não está incluido no preço anunciado é a garantia.

Atenção que a própria lei já confere ao comprador de um carro usado (desde que não seja uma pessoa que quando compra o carro esteja a exercer a sua actividade profissional ou uma sociedade) uma garantia de dois anos. Esta garantia é imperativa e não pode ser afastada - nem por acordo das partes - apenas podendo ser limitada a um ano (se vendedor e comprador estivarem de acordo nisso e tal ficar reduzido a escrito).
O âmbito desta garantia legal abrange os defeitos que se manifestarem naquele período de dois anos, presumindo a lei que tais defeitos já existiam aquando da venda (a menos que se prove que tal defeito era incompatível com a natureza da coisa ou que, tendo em conta as características do defeito, se verifique que ele não poderia existir aquando da venda).
Ou seja, se algum vendedor estiver a querer levar dinheiro por este tipo de garantia, isto é ilegal, na medida em que tal garantia já decorre da lei (como tal não é paga) e é imperativa (ou seja, o vendedor não a pode afastar).
Agora, pode acontecer que a garantia proposta pelo vendedor vá para além daquela imposta por lei, o que acontece, por exemplo, quando o vendedor se obriga a reparar avarias em momento para além daqueles dois anos após a venda, ou quando se obriga a reparar avarias dentro daqueles dois anos, mesmo quando se prove que as mesmas não existiam na data da venda, etc. Neste casos, sim, é admissível o pagamento de um preço adicional por este tipo de garantia. Mas atenção, apenas nestes casos!
Por outro lado, cumpre alertar também que o comprador tem o prazo de dois meses para denunciar ao vendedor o defeito e tem direito à reparação da avaria, mas também tem o direito, em alternativa, à redução do preço ou, ainda, em alternativa, à resolução do contrato (a menos que o defeito seja insignificante, seja facilmente reparável e o vendedor se disponha a efectuar tal reparação).
Cumps

por carf2007 » 15/1/2012 0:36

americanos ? :shock: Não há engano? Melhores que alemães ?

Estudo alemão de 2010

Um estudo efectuado pelo TÜV, Instituto alemão de certificação da qualidade, a mais de 8 milhões de veículos entre Julho de 2010 e Junho de 2011 mostra que o Toyota Prius (nos carros até 3 anos) e o Porsche 911 (10 a 11 anos de utilização) são os modelos com menos avarias.

Na lista dos automóveis mais fiáveis, num período de 3 anos, encontramos em primeiro lugar o Toyota Prius (na foto principal, no model year mais recente) e logo a seguir o Toyota Auris, a finalizar o «pódio» está o Mazda 2. Na faixa dos 10/11 anos de utilização, a primeira posição é do Porsche 911 (na foto em baixo, na versão 996), numa lista onde predominam as marcas japonesas, com destaque para a Toyota, que coloca três modelos nas quatro primeiras posições, com Rav4, Yaris e Avensis, respectivamente segundo, terceiro e quarto da lista dos mais fiáveis.

Lista completa automóveis mais fiáveis:

Carros com três anos:
1. Toyota Prius – 1.9%
2. Toyota Auris – 2.6%
3. Mazda Mazda2 – 2.6%
4. Porsche Boxster e Cayman – 2.8%
5. Volkswagen Golf Plus- 2.8%
6. Ford Fusion – 3.0%
7. Toyota Corolla Verso – 3.1%
8. Mazda 3 – 3.2%
9. Opel Agila – 3.3%
10. Suzuki SX4 – 3.3%

Carros com 10/11 anos:
1. Porsche 911 – 9.5 %
2. Toyota RAV4 – 10 %
3. Toyota Yaris – 16.8 %
4. Toyota Avensis – 17.6 %
5. Mazda MX-5 – 17.9 %
6. Mercedes SLK – 18.1 %
7. Toyota Corolla – 18.1 %
8. Suzuki Vitara – 18.4 %
9. Mercedes Classe S – 20.7 %
10. Honda Accord – 21 %

Estudo de 2007:

1º Mazda / 2º Toyota / 3º Honda / 4º Suzuki / 5º BMW / 6º Smart / 7º Saab / 8º Volvo / 9º Nissan / 10º Ford / 11º Hyundai / 12º Kia / 13º Skoda / 14º Citroen / 15º Audi / 16º Chevrolet-Daewoo / 17º Mercedes / 18º Rover / 19º Volkswagen / 20º Mitsubishi / 21º Opel / 22º Peugeot / 23º Alfa Romeo / 24º Seat / 25º Fiat / 26º Land Rover / 27º Lancia / 28º Renault / 29º Chrysler / 30º Jeep
Fonte: DECO PROTESTE

Ler mais: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stor ... z1jTjOwcgm

Estudo de 2007 :
Warranty Direct - ‘Reliability League Table’ 2007

RESULTADOS - TOP 10

Construtor Taxa de incidência %**
1 Mazda 8.04
2 Honda 8.90
3 Toyota 15.78
4 Mitsubishi 17.04
5 Kia 17.39
6 Subaru 18.46
7 Nissan 18.86
8 Lexus 20.05
9 Mini 21.90
10 Citroen 25.98
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por ticojuno666 » 14/1/2012 23:42

Pessoalmente acho um absurdo se comprar carros novos. Ha muito bons negocios no mercado neste momento. Considero que os carros americanos e asiaticos constituem uma excelente compra pela sua fiabilidade e durabilidade. Comprei a 2 anos um toyotta corolla em 2a mao e ate hoje e passados 30.000 kms feitos, nem uma avaria nem nada. Neste momento ando a procura de um golf tdi, em 2a mao claro esta

Registado: 5/10/2011 10:55

por MarcoAntonio » 14/1/2012 23:27

tutosat Escreveu:
Marco vou ter q discordar contigo. Marco não sei a q stands foste e onde tiras-te a conclusão de que em média os preços são mais altos , mas o que tu tás a dizer não é verdade e digo-te por experiencia própria e um grande conhecimento do mercado, faço dezenas de negócios, da maneira como está o mercado consegue-se preços mt mais baixos que os apresentados, o que não falta no mercado é audi, mercedes e bmw à venda.

Conforme expliquei, o item que frequentemente não está incluido no preço anunciado é a garantia.

Nas gamas indicadas, a garantia anda na ordem dos 1.000 euros. Uns stands colocam isso nas observações, outros nem isso fazem e só informam o cliente no local, onde depois desenrolam toda a lábia de vendedor para agarrar o cliente.

Também é frequente o valor só ser aquele se não envolver a retoma de outra viatura. E por vezes ainda arranjam mais coisas para acrescentar ao preço (como precisar de uma pintura ou de uma reparação de qualquer coisa, etc).

E isto que digo é verdade, podes discordar à vontade que continua a ser verdade...

:lol: :wink:

tutosat Escreveu:
bem procurado e negociado consegue-se autenticas pexinxas! Os ultimos negócios de à 6 meses para cá, que tem sido feitos tem sido no minimo 10% abaixo do anunciado!

O que disse não tem em conta as circunstâncias específicas dos últimos seis meses até porque não comprei nenhuma viatura nos últimos seis meses. Mas ao longo dos anos eu já comprei mais do que uma e participei na compra de familiares chegados também...

Acredito que dadas as actuais maiores dificuldades de crédito e eventualmente até uma menor procura, se consiga maior folga negocial. Não coloco isso em causa. Mas é uma questão circunstâncial e não estrutural do mercado.
Imagem

Administrador Fórum

por tutosat » 14/1/2012 23:15

MarcoAntonio Escreveu:Atomez, eu já comprei dois carros usados até agora e em ambos os casos procurei bastante e consultei muitos stands. No caso dos stands, quando chegas lá o preço não é aquele não... em média ainda é mais alto.

Marco vou ter q discordar contigo. Marco não sei a q stands foste e onde tiras-te a conclusão de que em média os preços são mais altos , mas o que tu tás a dizer não é verdade e digo-te por experiencia própria e um grande conhecimento do mercado, faço dezenas de negócios, da maneira como está o mercado consegue-se preços mt mais baixos que os apresentados, o que não falta no mercado é audi, mercedes e bmw à venda. bem procurado e negociado consegue-se autenticas pexinxas! Os ultimos negócios de à 6 meses para cá, que tem sido feitos tem sido no minimo 10% abaixo do anunciado!

A oferta é muita e à poucos interessados e pouca liquidez, o pessoal que tem disponiblidade aproveite!
Mais uma colherada no Caldeirão...

Registado: 7/11/2002 23:19

por ticojuno666 » 14/1/2012 21:53

silva74 Escreveu:Caro Acintra,

Isso e o pior negocio que se pode fazer!!!!
O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu

Registado: 5/10/2011 10:55

por silva74 » 14/1/2012 21:47

Caro Acintra,

Registado: 10/5/2010 10:54

por silva74 » 14/1/2012 21:31

Caros forense muito obrigado pelas vossas opiniões, não estava à espera de tantas!
Esta questão da retoma passou-me um pouco ao lado, estive a fazer uma pequena pesquisa no standvirtual e mesmo com 10 anos um carro de gama baixa a gasóleo vale bem mais:
Um exemplo,
Seat Ibiza 1.4 75cv de 2002, preço médio 6500 euros (Gasóleo)
Seat Ibiza 1.4 100cv de 2002, preço médio 4000 euros (Gasolina)
Mas não sei os valores dados são de fiar.

De facto mesmo em gama baixa a diferença de preço é muito próxima da diferença de preço entre novos.

Estou a pensar comprar o Seat Ibiza Ibiza ST 1.6 105 CV Style, ou Skoda Octavia Break Greenline 1.6 105CV.
Já agora se alguém tiver alguma opinião sobre este modelos fico agradecido

Registado: 10/5/2010 10:54

por MarcoAntonio » 14/1/2012 21:20

Sobre as opções, eu sou também da opinião do acintra...

Em Portugal, é preferível comprar um usado de uma marca melhor. Não faltam usados em excelente estado, é meramente uma questão de tempo e paciência e o resultado é ficar-se com um carro mais durável, mais fiável, mais confortável, com menos ruídos, eventualmente mais espaçoso, etc...

Além do mais, é uma chatice ir a um stand comprar um novo porque o que eles lá vendem é impostos e na compra dos impostos, oferecem uma viatura.

E para isso, eu já compro impostos todas as semanas para meter no depósito só para o carro andar.

:lol:
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 14/1/2012 21:17

Atomez Escreveu:O caso aqui em debate é o de um particular que é vendedor do carro usado. E no caso de um stand o valor a que o consegues vender ao stand é muito inferior ao que o stand o vai depois revender, claro.

Para um carro destes, um particular vende por uns 2 mil euros a menos. A questão mantém-se...

Aliás, a maior parte dos particulares acaba a entregar os carros a stands e o valor está "indexado" ao valor de venda dos mesmos, os particulares que não os entregam a stands, salvo raras excepções, é porque estão a tentar sacar mais algum e não perder por inteiro a diferença entre o preço a que um stand compra e o preço a que vende.

Voltando ao início e como disse, estes carros com 10 anos destas marcas e de gama média, se for a diesel, tem um valor a rondar os 10 mil euros ou mais (claro está que depende do estado da viatura, kilometragem, etc). E a diferença para um gasolina equivalente pode situar-se nos 5 mil euros, mesmo ao fim dos 10 anos...
Imagem

Administrador Fórum

por acintra » 14/1/2012 20:54

Neste momento, e como está o mercado automovel, se tiveres cerca de 25.000€ mais vale comprares um usado de gama mais alta que a Skoda.
Os valores desceram brutalmente nos carros acima de 15.000€ porque a banca não emprestra dinheiro.

Eu noto isso, porque abasteço os stands e a preferência neste momento é carros de baixo valor para evitar o recurso ao crédito por parte dos particulares.

No final de 2011 estava a vender as BMW Serie 5 Touring aos preços que vendia no inicio do ano as serie 3. Isto deve-se tambem ao volume enorme de viaturas deste tipo que estão no mercado devido ao escoamento das empresas de renting, principalmente VW Passat Variant, BMW serie 3 e 5 carros e carrinhas e Audi A3 SportBack e Audia A 4.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por atomez » 14/1/2012 20:34

MarcoAntonio Escreveu:Atomez, eu já comprei dois carros usados até agora e em ambos os casos procurei bastante e consultei muitos stands. No caso dos stands, quando chegas lá o preço não é aquele não... em média ainda é mais alto.

Está bem, isso é assim que funciona no caso de um stand a vender. Estás a descrever o caso em que és o comprador.

O caso aqui em debate é o de um particular que é vendedor do carro usado. E no caso de um stand o valor a que o consegues vender ao stand é muito inferior ao que o stand o vai depois revender, claro.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por MarcoAntonio » 14/1/2012 20:00

Já agora, para completar a info, o caso mais frequente é anunciarem com garantia mas quando se contacta o stand ou se lá vai pessoalmente para ver a viatura afinal não está nada incluido o preço da garantia, ainda é para acrescentar por fora (nalguns casos metem o preço da garantia no anúncio mas só nas observações). E por vezes ainda acrescentam mais despesas que não estavam contabilizadas. O preço anunciado é para atrair mas em média na prática são vendidos a um preço mais alto.

Nas compras que fiz até agora contactei e fui a muitos stands, são muitos mais os que apresentam um valor efectivo real mais alto que o anunciado do que aqueles que estão disponíveis a tirar alguma coisa.

Especialmente, claro, em modelos que têm procura e esse era o meu ponto inicial: para certas marcas (particularmente audi, mercedes, bmw, etc) os carros mesmo com dez anos têm muito procura e têm valor comercial bastante considerável. Não arranjas nenhum destes carros com 10 anos, se estiver em condições, por tuta e meia. Tens mesmo de desembolsar para cima de 10 mil euros, que é quase o preço de muito carro novo com cilindrada semelhante...
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 327 visitantes