OT - Escorregar no leitinho a 13 cêntimos
Onelife Escreveu:fjp1977 Escreveu:Podes explicar, por favor...
Basicamente:
Pegando no teu exemplo:
Tu compras 30L de leite - Pagas 30€
Dai a 2 semanas eles dão-te 15€
Passadas outras duas semanas eles dão-te mais 7,5€
Ou seja, eles devolvem-te 22,5€ dos teus 30€ (ou seja, elem devolvem-te 75% do que pagaste)
Parti do principio que só podias ter o dinheiro descontado em novas compras
Mas mesmo que se mude o raciocinio nunca é 75%:
Compras 10L - 10€ e ficas com 7,5€ no cartão
Vais lá no primeiro prazo e trazes mais 5L, sem pagar nada
Voltas no segundo prazo e trazes mais 2,5L sem pagar
Isto é: 17,5L por 10€ o que dá ,57€/litro
O desconto real é de 43% e não 75%, como diziam uns posts atrás
Abraço
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fooman Escreveu:Então quais são as contas?
As contas podem ser várias, dependendo de vários factores. Nomeadamente o que é que se compra nas vezes seguintes (particularmente o montante total de compras) e se existem na altura as mesmas ou outras promoções (o que para clientes recorrentes ocorre diversas vezes ainda existir a promoção ou existir outra semelhante noutros produtos, o que tornará o calculo exacto um calculo iterativo).
Em última instância, dado que se usa o desconto obtido no limite num produto para ser descontado noutro produto completamente diferente, depende ainda daquilo a que o cliente "pretende" atribuir o desconto (assim, teremos uns a dizer que compraram o leite com o desconto e outros a argumentar que foi o pão que compraram no dia seguinte que realmente veio para casa com desconto). No limite, isto é verdade e ambos têm razão porque simplesmente o problema pode ser tratado das duas formas (e dependendo dos respectivos montantes, os descontos vão ser diferentes quando medidos em percentagem).
Claro que ambos trouxeram para casa o mesmo total de produtos pelo mesmo total de dinheiro gasto (o que muda é apenas o valor em percentagem porque é medido em relação a coisas diferentes).
Como disse acima, a descrição de "75% de desconto em cartão" é correcta e exacta.
No que isso se vai traduzir na prática depois depende de uma série de factores como os que já enumerei acima.
Os cálculos do fjp1977 não estão incorrectos. Contudo representam apenas uma das formas de abordar o problema e, mais significativamente, um padrão de compras muito específico que não representa a generalidade dos cenários (não contempla a compra de outros produtos e/ou outros montantes totais e não contempla o cenário de existirem outras promoções à data tão pouco nos mesmos ou outros produtos, tudo coisas que se passam na situação real com clientes reais).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
fjp1977 Escreveu:Se calhar o mais importante era explicar aos portugueses que não há nenhum desconto de 75% e punir o Continente por publicidade enganosa...
Eu se bem me recordo, isto deu polémica e o Continente já teve de alterar a descrição destas promoções logo no início.
A partir daí passou a dizer "desconto em cartão".
Neste momento, não creio que seja correcto dizer que a publicidade é enganosa. O problema agora é apenas de quem não entender o que é um desconto em cartão e no que é que difere de um desconto directo e isso não há como ultrapassar.
Nota que o exemplo que colocaste não é "universal" e portanto o desconto não é efectivamente de 25% mas de um valor variável como já foi aqui discutido no forum diversas vezes (o valor do desconto efectivo depende do que se compra nas idas seguintes e ainda depende daquilo a que se pretende atribuir o desconto).
Pode-se obter o desconto com uma compra de leite e nas idas seguintes não só não comprar o mesmo valor como nem sequer trazer leite nenhum mas outros produtos completamente diferentes...
Disclaimer: eu normalmente nem sequer faço compras no Continente, devo esclarecer (eu deixo este disclaimer porque é notório que há pessoal que discute supermercados como quem está a discutir clubes de futebol e eu não tenho nenhum interesse particular em defender o continente e por sinal raramente faço lá compras... lol)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
fjp1977 Escreveu:Podes explicar, por favor...
Basicamente:
Pegando no teu exemplo:
Tu compras 30L de leite - Pagas 30€
Dai a 2 semanas eles dão-te 15€
Passadas outras duas semanas eles dão-te mais 7,5€
Ou seja, eles devolvem-te 22,5€ dos teus 30€ (ou seja, elem devolvem-te 75% do que pagaste)
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Onelife Escreveu:fjp1977 Escreveu:Se calhar o mais importante era explicar aos portugueses que não há nenhum desconto de 75% e punir o Continente por publicidade enganosa...
Vejamos
fazendo para ser mais facil 1L- 1€
1º comprar 10L- 10€ dos quais ficam 7,5€ no cartão
Valor pago 10€
2º comprar 10L- 10€ e descontar 5€ do cartão no prazo indicado
Valor pago 5€
3º comprar 10L- 10€ e descontar 2,5€ do cartão, no prazo indicado
Valor pago 7,5€
Isto é compramos 30L por 22,5€, ou seja, 0,75€/litro, o que dá um desconto de 25%...
Se dizer a um cliente que se lhe dá um HIPERDESCONTO de 75% e na realidade o desconto ser de 25% não é enganar o cliente, então vale tudo...
Era tempo de acabarem com estratégias de marketing enganadoras e serem punidos por isso...
Estás a fazer mal as contas... O desconto final é efectivamente de 75%.
Mas outro tema: O que eu acho piada é existirem partidos que se dizem do lado do povo e não das empresas e nesta questão em vez de protegerem o povo protegem os produtores e donos do capital. Assim vai a esquerda em Portugal....
Então quais são as contas?
É que as contas do fjp1977 parecem-me correctas. O que valida o esquema (e digo-o no sentido pejorativo) do desconto no cartão. A única coisa que me parece falhar no cálculo do fjp1977 é os juros que a empresa retém de usar o dinheiro do cliente durante o tempo em que este fica retido no cartão, logo o desconto ainda é menor.
O que eu quero ver é a ASAE explicar direitinho o segredo mais bem guardado do grupo Sonae e aí a malta vai perceber que afinal tudo isto não passa de um grande esquema, mas não me vou alongar muito mais.
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Onelife Escreveu:fjp1977 Escreveu:Se calhar o mais importante era explicar aos portugueses que não há nenhum desconto de 75% e punir o Continente por publicidade enganosa...
Vejamos
fazendo para ser mais facil 1L- 1€
1º comprar 10L- 10€ dos quais ficam 7,5€ no cartão
Valor pago 10€
2º comprar 10L- 10€ e descontar 5€ do cartão no prazo indicado
Valor pago 5€
3º comprar 10L- 10€ e descontar 2,5€ do cartão, no prazo indicado
Valor pago 7,5€
Isto é compramos 30L por 22,5€, ou seja, 0,75€/litro, o que dá um desconto de 25%...
Se dizer a um cliente que se lhe dá um HIPERDESCONTO de 75% e na realidade o desconto ser de 25% não é enganar o cliente, então vale tudo...
Era tempo de acabarem com estratégias de marketing enganadoras e serem punidos por isso...
Estás a fazer mal as contas... O desconto final é efectivamente de 75%.
Mas outro tema: O que eu acho piada é existirem partidos que se dizem do lado do povo e não das empresas e nesta questão em vez de protegerem o povo protegem os produtores e donos do capital. Assim vai a esquerda em Portugal....
Podes explicar, por favor...
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fjp1977 Escreveu:Se calhar o mais importante era explicar aos portugueses que não há nenhum desconto de 75% e punir o Continente por publicidade enganosa...
Vejamos
fazendo para ser mais facil 1L- 1€
1º comprar 10L- 10€ dos quais ficam 7,5€ no cartão
Valor pago 10€
2º comprar 10L- 10€ e descontar 5€ do cartão no prazo indicado
Valor pago 5€
3º comprar 10L- 10€ e descontar 2,5€ do cartão, no prazo indicado
Valor pago 7,5€
Isto é compramos 30L por 22,5€, ou seja, 0,75€/litro, o que dá um desconto de 25%...
Se dizer a um cliente que se lhe dá um HIPERDESCONTO de 75% e na realidade o desconto ser de 25% não é enganar o cliente, então vale tudo...
Era tempo de acabarem com estratégias de marketing enganadoras e serem punidos por isso...
Estás a fazer mal as contas... O desconto final é efectivamente de 75%.
Mas outro tema: O que eu acho piada é existirem partidos que se dizem do lado do povo e não das empresas e nesta questão em vez de protegerem o povo protegem os produtores e donos do capital. Assim vai a esquerda em Portugal....
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Se calhar o mais importante era explicar aos portugueses que não há nenhum desconto de 75% e punir o Continente por publicidade enganosa...
Vejamos
fazendo para ser mais facil 1L- 1€
1º comprar 10L- 10€ dos quais ficam 7,5€ no cartão
Valor pago 10€
2º comprar 10L- 10€ e descontar 5€ do cartão no prazo indicado
Valor pago 5€
3º comprar 10L- 10€ e descontar 2,5€ do cartão, no prazo indicado
Valor pago 7,5€
Isto é compramos 30L por 22,5€, ou seja, 0,75€/litro, o que dá um desconto de 25%...
Se dizer a um cliente que se lhe dá um HIPERDESCONTO de 75% e na realidade o desconto ser de 25% não é enganar o cliente, então vale tudo...
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1º comprar 10L- 10€ dos quais ficam 7,5€ no cartão
Valor pago 10€
2º comprar 10L- 10€ e descontar 5€ do cartão no prazo indicado
Valor pago 5€
3º comprar 10L- 10€ e descontar 2,5€ do cartão, no prazo indicado
Valor pago 7,5€
Isto é compramos 30L por 22,5€, ou seja, 0,75€/litro, o que dá um desconto de 25%...
Se dizer a um cliente que se lhe dá um HIPERDESCONTO de 75% e na realidade o desconto ser de 25% não é enganar o cliente, então vale tudo...
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´Palmix Escreveu:mfsr1980 Escreveu:Acho vergonhoso que se apreenda leite com base no preço quando há milhares de crianças em carência alimentar porque os pais não têem direito a subsidio de desemprego e fazem parte do meio milhão de pessoas que está sem subsidio.
Esta iniciativa só pode partir de quem é completamente insensivel a situação que se vive actualmente.
o bloco de esquerda e a ASAE estão a ultrapassar os limites do admissivel!
Penso que esse leite apreendido é depois doado a instituições de caridade...
Esses pais não pertencem às instituições de caridade!
VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA!
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mfsr1980 Escreveu:Acho vergonhoso que se apreenda leite com base no preço quando há milhares de crianças em carência alimentar porque os pais não têem direito a subsidio de desemprego e fazem parte do meio milhão de pessoas que está sem subsidio.
Esta iniciativa só pode partir de quem é completamente insensivel a situação que se vive actualmente.
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Penso que esse leite apreendido é depois doado a instituições de caridade...
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MarcoAntonio Escreveu:Mesmo que se compre leite na data em que se desconta um crédito em cartão anterior, em média o desconto não é de 75% nem pouco mais ou menos. No limite, há inclusivamente quem não rebata desconto nenhum e pague o preço inteiro, inclusivamente.
Exacto, quem compre 10 euros de leite hoje recebe 7.5 no cartão. Como só se pode gastar o valor mais tarde, geralmente fora do período da promoção, mais tarde vai comprar 5€ + 2.5€ de leite com o valor acumulado no cartão. Na prática comprou 17.50€ de leite e pagou os 10€ iniciais, um desconto de 43% e não 75%.
Seria mais correcto que a promoção dissesse que devolve 75% do valor do leite, para utilização em futuras compras. Isso sim estaria correcto e é algo diferente.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Acho vergonhoso que se apreenda leite com base no preço quando há milhares de crianças em carência alimentar porque os pais não têem direito a subsidio de desemprego e fazem parte do meio milhão de pessoas que está sem subsidio.
Esta iniciativa só pode partir de quem é completamente insensivel a situação que se vive actualmente.
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A promoção dos 50% (+25%) é traiçoeira nesta matéria e a questão não me parece 100% líquida (no pun intended) uma vez que o desconto não é directo e é para descontar em vendas posteriores. Pode-se argumentar que o desconto não é sobre o leite efectivamente e não é claro que haja dumping (no leite).
Mesmo que se compre leite na data em que se desconta um crédito em cartão anterior, em média o desconto não é de 75% nem pouco mais ou menos. No limite, há inclusivamente quem não rebata desconto nenhum e pague o preço inteiro, inclusivamente.
Já se o desconto fosse directo e cada embalagem de leite saisse da caixa já com os 75% de desconto na hora, aplicado directamente sobre o preço do mesmo, a história era diferente...
Mesmo que se compre leite na data em que se desconta um crédito em cartão anterior, em média o desconto não é de 75% nem pouco mais ou menos. No limite, há inclusivamente quem não rebata desconto nenhum e pague o preço inteiro, inclusivamente.
Já se o desconto fosse directo e cada embalagem de leite saisse da caixa já com os 75% de desconto na hora, aplicado directamente sobre o preço do mesmo, a história era diferente...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
O que os produtores de leite nacional têm que fazer é protestar com o governo e exigir os mesmos subsídios que os parceiros franceses, espanhóis e principalmente holandeses recebem.
Além disso, fazia muito bem a muita gente dar uma vista de olhos por esses países e ver a composição dos vários leites disponíveis.
Aqui na Holanda, o leite gordo tem tanto leite da vaquinha como o leite magro em Portugal. Juntam tanta água e complementos gordurosos ao leite, que tornam o preço por litro muito baixo.
É simples, é eficaz, e permite que toda a gente tenha acesso ao leite.
Além disso, fazia muito bem a muita gente dar uma vista de olhos por esses países e ver a composição dos vários leites disponíveis.
Aqui na Holanda, o leite gordo tem tanto leite da vaquinha como o leite magro em Portugal. Juntam tanta água e complementos gordurosos ao leite, que tornam o preço por litro muito baixo.
É simples, é eficaz, e permite que toda a gente tenha acesso ao leite.
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ASAE fiscaliza preços do leite nas grandes superfícies
13.01.2012 - 07:44 Por Lusa
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica já apreendeu 240 mil litros de leite, desde que pôs em em marcha, na quinta-feira, uma operação de fiscalização nas grandes superfícies comerciais, para averiguar denúncias dos produtores sobre a prática de dumping (venda abaixo do preço de custo pago aos produtores).
http://economia.publico.pt/Noticia/asae-fiscaliza-precos-do-leite-nas-grandes-superficies-1528894
Grande barraca...
É muito curioso é que há produtos portugueses, ainda por cima também derivados lácteos, que estão envolvidos na mesma campanha "50%+25%" do Continente e que não estão a ser apreendidos.

Ou há alguma coisa aqui que me está a escapar ou para ASAE há fabricantes mais iguais que os outros...

- Anexos
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"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Chico_laranja Escreveu:Naaaaa
Têm que levar o leitinho para a Holanda para protestar junto à sede e isso de trator demora muito tempo![]()
Em vez de andar a meter leite para o chão, façam melhor: ofereçam-no à população
Sempre são uns cêntimos que poupam ao tuga.
Melhor que isso seria montarem uma banca para o venderem ao público, com um preço uns cêntimos acima daquele que vendem aos hipers.
- Mensagens: 137
- Registado: 27/1/2009 14:17
- Localização: Portugal
Mil agricultores esperados sábado em Matosinhos "em defesa da produção nacional"
Fonte: Lusa
Entre 800 a mil agricultores são esperados sábado em Matosinhos numa concentração "em defesa da produção nacional" face ao "terrorismo negocial" da distribuição, que garantem estar a "esmagar" o sector agroalimentar português.
"A regulamentação é uma tarefa urgente nesta ditadura das marcas brancas, das práticas comerciais e da especulação financeira da distribuição, que são muitas vezes ilícitas", afirmou o dirigente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) João Dinis.
O responsável falava numa conferência de imprensa conjunta promovida pela CNA, Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite (Fenalac), Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas (Confagri), Associação Nacional de Produtores de Leite e Carne (APLC) e Associação dos Produtores de Leite de Portugal (Aprolep), que se afirmam "unidas contra o abuso e falta de ética" do sector distribuidor.
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2012/01/05e.htm
Está mesmo a ver-se que vai sobrar para a "Ministra dos mil ofícios".
No lugar deles, quando chegar a hora de despejar leite no pavimento, ia comprá-lo ao Continente!!
Era mais barato, e se fazem dumping sempre levam com o prejuízo em cima!
Giro, giro é se os produtores se lembram que o Ti Belmiro tem o escritório no bairro ao lado do Continente...
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
OT - Escorregar no leitinho a 13 cêntimos
Produtores de leite e carne denunciam Continente a Bruxelas
A Associação Nacional de Produtores de Leite e Carne (APLC) denunciou a alegada prática de ‘dumping’ nos preços do leite praticada pelos hipermercados Continente ao Comissário Europeu da Concorrência.
Numa carta endereçada a Joaquín Almunia, a APLC contesta a campanha de venda de leite espanhol ao consumidor ao preço de 13 cêntimos por litro, «muito abaixo dos custos de produção em qualquer país europeu», e pede ao comissário que esclareça a situação.
A APLC tem dúvidas «sobre se não poderá ser este um caso de ‘dumping’ no sector da produção de leite, que terá como objectivo final a eliminação da capacidade competitiva dos produtores de leite portugueses».
Na quarta-feira, o Continente foi alvo de denúncia por parte da indústria de lacticínios, com a ANIL e a FENALAC a acusarem os hipermercados de promoverem a falência do sector nacional.
O Continente considerou as acusações de ‘dumping’ infundadas e reiterou o seu compromisso com a disponibilização de preços reduzidos aos consumidores.
«A campanha lançada oferece um saldo em cartão correspondente a 75 por cento do valor do cabaz adquirido, o qual pode ser utilizado posteriormente na compra de qualquer tipo de produtos. Esta acção contribui, efectivamente, para uma poupança por parte dos clientes, num contexto particularmente difícil», defendeu a Sonae, dona da marca, num comunicado.
http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=37961
Lê-se numa célebre novela do Gabriel Garcia Marquez a cena em que dois galos, que acabam de terminar uma luta metendo apostas, estão já pendurados pelas patas a caminho do cutelo.
Pois até nessa desesperada situação, e em vez de se tentarem safar unindo esforços, as obstinadas e rancorosas aves continuam a tentar arrancar penas uma à outra.
Lembrei-me disto agora a propósito da pega entre “os” produtores nacionais de Leite UHT (que de relevo é só um…) e as cadeias de distribuição (que de relevo são duas…). Andam nesta pega há anos…
Eu aposto que ganha … o cutelo…

"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
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