Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como poupar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Tarifa Bi-Horária da EDP - contador errado!

por paulop2009 » 12/2/2012 21:45

Foi neste tópico que, graças a vós, analisei as vantagens da tarifa bi-horária da EDP. Há uns 4 meses mudei o tarifário e mudei também alguns hábitos (e.g. meter a máquina da roupa depoia da meia noite...)

Fiz um gráfico onde, quinzenalmente, ía anotando a evolução dos consumos em Vazio, Ponta e Cheias. (para quem não sabe, o Vazio é o horário barato e os outros são o horário mais caro). Por alguma razão estava desconfiado que o consumo em vazio estava abaixo do meu esforço em meter os aparelhos pesados no horário batato...

Este domingo (em que o dia inteiro oi horário é de vazio) medi o quadro ao meio dia e às 20h. Ironia das ironias: o valor de vazio não se mecheu, o valor de ponta e de cheias aumentaram ambos! Significa isto que o meu quadro não está a medir a coisa bem!!!
Amanhã vou obviamente ligar para as reclamações. Porém queria saber se
1 - já aconteceu com algum de vós? Como resolveram?
2 - posso pedir alguma indemnização por estes meses em que, possivelmente, o quadro esteve a medir mal?

Obrigado!

Registado: 15/9/2010 15:02

por L.S.S » 31/1/2012 16:58

Trocas Sem Dinheiro

<iframe width="425" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/hegYjw7IR3E?hl=pt&fs=1" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

Re: poupadinho

por zelareka » 13/1/2012 17:25

escada1 Escreveu:Tudo depende da alimentação feita.
Podemos ter uma alimentação errada (à base de massas, pão e pouco mais).
$100 dolares dá para isso e muito mais.Por isso esse americano pode gatar isso.
Mas uma alimentação equilibrada, frutas, verduras, leite, carnes brancas, leguminosas, e claro algum peixe, é caro.
Quando vou à praça (Lisboa), só em frutas e legumes, deixo uns 40€ (somos 2 adultos e duas crianças).Isto 1 vez por semana.

ja nao me lembro dos pormenores dos precos mas sei que era bem mais barato do que as nossas pracas pois nao havia intermediarios a vender mas sim produtores, nas nossas pracas isso nao costuma acontecer, o que la ves sao revendedores que alugam o espaco

nao sei o que ele faz mas acho perfeitamente possivel dentro do seu orcamento e sem recorrer a comer so arroz

Registado: 3/1/2004 16:34

por escada1 » 13/1/2012 17:21

Tudo depende da alimentação feita.
Podemos ter uma alimentação errada (à base de massas, pão e pouco mais).
$100 dolares dá para isso e muito mais.Por isso esse americano pode gatar isso.
Mas uma alimentação equilibrada, frutas, verduras, leite, carnes brancas, leguminosas, e claro algum peixe, é caro.
Quando vou à praça (Lisboa), só em frutas e legumes, deixo uns 40€ (somos 2 adultos e duas crianças).Isto 1 vez por semana.

Registado: 23/8/2011 11:35

por zelareka » 13/1/2012 17:12

escada1 Escreveu:Desculpem, mas isto não faz sentido.
Por exemplo, se forem morar para uma aldeia interior, poderão viver sem gastar NADA.

Tudo depende da zona onde se mora versos rendimento que isso disponibiliza.

Rendimento/gastos.

Por exmeplo, gastar APENAS $75 cada um POR Mês em alimentação, é impossível.
Tudo depende do contexto em que estão inseridos, isso define os preços e custos.
E jáagora observem que o tipo gasta 100$ por mês com o cão....
Curioso é o seguro de saúde.É caro.

AutoMech Escreveu:
traderdoespaco Escreveu:a razao pq eu disse que nao interessa o montante do rendimento eh q para mim o objectivo tem de ser aprender a poupar e no processo tentar melhorar como pessoa e aumentar a felicidade. dai que eu tenha dado como exemplo a altura da minha vida em q poupava apenas 100 dolares por mes. obviamente que poupava pouco mas ja tinha a mesma atitude de agora.

Concordo contigo Trader, até porque eu próprio sou considerado anormalmente poupado. Só quis alertar de que a % final de poupança está dependente, não totalmente mas em parte, do montante inicial.

Já agora deixo o breakdown das despesas do tipo do blog que referiste. Os 7K dólares são a parte dele, que juntamente com a da mulher perfazem 14K anuais. Aqui fica para os interessado. É só multiplicar as despesa por dois:

A simple break-down of the most important expenses (in year 2011) would be
$270/month for my half of the rent+utilities;
$95/month for health insurance;
$75-100/month for food;
$95/month for martial arts;
$50/month for my half of the car;
$50/month for my half of the dog;
$20/month for internet.

My other expenses are negligible. The car, dog, and the gym are more recent optional splurges which I’ve added as my portfolio has increased.

So my core expenses are $5,820/year and my optional expenses are $2,340/year almost half of which is spent on martial arts.

Take away the martial arts and it comes to $7,020/year.

Also keep in mind that we currently live in one of the most expensive areas of the country (sf bay area) which has a cost of living index of 131 relative to the average US city of 100. My wife spends a similar amount per year.
http://earlyretirementextreme.com/frequ ... -questions

o tipo mora na bay area, perto de sao francisco, o custo de vida la e bem alto (mora num trailer)

ele tem uma pequena horta e come apenas uma refeicao por dia

eu gastava menos de $100 por mes qd vivia nos EUA, ia ao mercado uma vez por semana onde comprava tudo bem barato directamente dos produtores

tu nao devias dizer coisas como "impossivel" sem antes investigares

por escada1 » 13/1/2012 16:56

Desculpem, mas isto não faz sentido.
Por exemplo, se forem morar para uma aldeia interior, poderão viver sem gastar NADA.

Tudo depende da zona onde se mora versos rendimento que isso disponibiliza.

Rendimento/gastos.

Por exmeplo, gastar APENAS $75 cada um POR Mês em alimentação, é impossível.
Tudo depende do contexto em que estão inseridos, isso define os preços e custos.
E jáagora observem que o tipo gasta 100$ por mês com o cão....
Curioso é o seguro de saúde.É caro.

AutoMech Escreveu:
traderdoespaco Escreveu:a razao pq eu disse que nao interessa o montante do rendimento eh q para mim o objectivo tem de ser aprender a poupar e no processo tentar melhorar como pessoa e aumentar a felicidade. dai que eu tenha dado como exemplo a altura da minha vida em q poupava apenas 100 dolares por mes. obviamente que poupava pouco mas ja tinha a mesma atitude de agora.

Concordo contigo Trader, até porque eu próprio sou considerado anormalmente poupado. Só quis alertar de que a % final de poupança está dependente, não totalmente mas em parte, do montante inicial.

Já agora deixo o breakdown das despesas do tipo do blog que referiste. Os 7K dólares são a parte dele, que juntamente com a da mulher perfazem 14K anuais. Aqui fica para os interessado. É só multiplicar as despesa por dois:

$75-100/month for food;
$20/month for internet.

My other expenses are negligible. The car, dog, and the gym are more recent optional splurges which I’ve added as my portfolio has increased.

So my core expenses are $5,820/year and my optional expenses are $2,340/year almost half of which is spent on martial arts.

Also keep in mind that we currently live in one of the most expensive areas of the country (sf bay area) which has a cost of living index of 131 relative to the average US city of 100. My wife spends a similar amount per year.

por Automech » 13/1/2012 16:35

$75-100/month for food;
$20/month for internet.

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por zelareka » 13/1/2012 16:26

AutoMech Escreveu:
traderdoespaco Escreveu:os 85% e com o meu rendimento e o da minha mulher (mas por outro lado temos filhos),e sim ganhamos mais do que muita gente mas isso nao interessa, o que interessa eh a atitude.

Desculpa Trader, mas o rendimento interessa sim.

Penso que quem respondeu ao teu post não criticou o facto de poupares, mas sim a admiração por conseguires poupar 85%. Ora isso não está ao alcance de quem ganhe 800 euros, a não ser que more em casa dos pais e não tenha despesas nenhumas.

As tuas dicas sobre poupança e estilo de vida são bem vindas (só temos a aprender uns com os outros), agora os 85% são algo que a grande maioria das pessoas não consegue atingir, sem o tal bom rendimento mensal que tu dizes que não interessa.

Mesmo o exemplo do tipo que vive com 7.000 dólares, para poupar 85% tinha de ganhar mais do que 45.000 dólares ano ou seja quase 4.000 dólares por mês. Não é a bitola. :wink:

a razao pq eu disse que nao interessa o montante do rendimento eh q para mim o objectivo tem de ser aprender a poupar e no processo tentar melhorar como pessoa e aumentar a felicidade. dai que eu tenha dado como exemplo a altura da minha vida em q poupava apenas 100 dolares por mes. obviamente que poupava pouco mas ja tinha a mesma atitude de agora.

por zelareka » 13/1/2012 16:04

escada1 Escreveu:Dolares ?
Trabalhas nos EUA ?

Se sim, qual o sentimento que graça por essas terras ?
traderdoespaco Escreveu:
Onelife Escreveu:
traderdoespaco Escreveu: eu poupo 85% do meu rendimento, nenhuma crise me assusta, sou livre de problemas desses e durmo descansado

em relacao ao carro acho 20k demasiado. num carro de familia teria gasto 7 ou 8k no maximo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Avareza_(pecado)

isto eh pura confusao intelectual da mais gira !

reparem, o problema da avareza eh o apego aos bens materiais, eh ai que reside a oridem do pecado

agora respondam, quem tem mais apego aos bens materiais, eu que nao consumo e nao dependo do consumo para a minha felicidade ou quem acha que se nao consumir sera infeliz ?? chamam-lhe "qualidade de vida" mas e so uma forma de se enganarem.

estas reaccoes tb sao giras por outra razao pois demonstram a pressao social que quem poupa sofre. o preconceito dos outros pode ser um problema e muitos nao aguentam pois nao querem ser "esquisitos".

nao, mas ja la vivi

por escada1 » 13/1/2012 16:00

Dolares ?
Trabalhas nos EUA ?

Se sim, qual o sentimento que graça por essas terras ?
traderdoespaco Escreveu:
Onelife Escreveu:
traderdoespaco Escreveu: eu poupo 85% do meu rendimento, nenhuma crise me assusta, sou livre de problemas desses e durmo descansado

em relacao ao carro acho 20k demasiado. num carro de familia teria gasto 7 ou 8k no maximo

reparem, o problema da avareza eh o apego aos bens materiais, eh ai que reside a oridem do pecado

agora respondam, quem tem mais apego aos bens materiais, eu que nao consumo e nao dependo do consumo para a minha felicidade ou quem acha que se nao consumir sera infeliz ?? chamam-lhe "qualidade de vida" mas e so uma forma de se enganarem.

estas reaccoes tb sao giras por outra razao pois demonstram a pressao social que quem poupa sofre. o preconceito dos outros pode ser um problema e muitos nao aguentam pois nao querem ser "esquisitos".

por TheTraveler » 13/1/2012 15:59

traderdoespaco Escreveu:eu nao abdico de nada importante, para mim o que tem mais valor eh a independencia financeira, a qq momento posso despedir-me, nao tenho stress com crises etc etc, isso da-me uma felicidade enorme e so trabalho porque gosto e no que gosto. se morrer com dinheiro no banco isso nao me vai fazer diferenca pois nao tenho nada de especial para comprar. o que eu quero e ter uma vida relaxada a fazer o que gosto. comprar coisas nao da felicidade, muitos conhecem a frase mas poucos praticam (nao tenho nada contra essas pessoas).

:clap: :clap: :clap:

É o viver com o que se tem, em vez de viver com aquilo que a sociedade quer que se tenha... A recompensa é viver sem stress e ter a reforma mais cedo. Mas há quem prefira andar constantemente a trocar de carro porque a sociedade nos diz que o que temos é velho, pagar por canais que nunca se vêem, ir de férias aos sítios da moda, etc etc...
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por Automech » 13/1/2012 15:59

traderdoespaco Escreveu:os 85% e com o meu rendimento e o da minha mulher (mas por outro lado temos filhos),e sim ganhamos mais do que muita gente mas isso nao interessa, o que interessa eh a atitude.

Desculpa Trader, mas o rendimento interessa sim.

Penso que quem respondeu ao teu post não criticou o facto de poupares, mas sim a admiração por conseguires poupar 85%. Ora isso não está ao alcance de quem ganhe 800 euros, a não ser que more em casa dos pais e não tenha despesas nenhumas.

As tuas dicas sobre poupança e estilo de vida são bem vindas (só temos a aprender uns com os outros), agora os 85% são algo que a grande maioria das pessoas não consegue atingir, sem o tal bom rendimento mensal que tu dizes que não interessa.

Mesmo o exemplo do tipo que vive com 7.000 dólares, para poupar 85% tinha de ganhar mais do que 45.000 dólares ano ou seja quase 4.000 dólares por mês. Não é a bitola. :wink:

por zelareka » 13/1/2012 15:52

Onelife Escreveu:

por zelareka » 13/1/2012 15:40

falido72 Escreveu:
Onelife Escreveu:

acho que vais te acontecer o que aconteceu a minha avo,vais ser a pessoa mais rica do cemiterio

os 85% e com o meu rendimento e o da minha mulher (mas por outro lado temos filhos),e sim ganhamos mais do que muita gente mas isso nao interessa, o que interessa eh a atitude. repara, eu ja fui pobre, pagava 900 dolares de renda e tinha 1200 para viver com a minha mulher, sobravam 300 para todas as despesas e duas pessoas. mesmo assim poupavamos 100 dolares todos os meses.

eu nao abdico de nada importante, para mim o que tem mais valor eh a independencia financeira, a qq momento posso despedir-me, nao tenho stress com crises etc etc, isso da-me uma felicidade enorme e so trabalho porque gosto e no que gosto. se morrer com dinheiro no banco isso nao me vai fazer diferenca pois nao tenho nada de especial para comprar. o que eu quero e ter uma vida relaxada a fazer o que gosto. comprar coisas nao da felicidade, muitos conhecem a frase mas poucos praticam (nao tenho nada contra essas pessoas).

em relacao a conselhos, tens aqui um blog muito fixe com conselhos melhores do que eu poderia dar... o tipo vive ha varios anos com menos de 7k por ano, isto inclui seguro de saude americano. recentemente resolveu trabalhar novamente embora nao precisasse pois ja estava reformado, aparentemente ofereceram-lhe um lugar como quant.

http://earlyretirementextreme.com/

eu quero deixar claro que se pode poupar muito mais do que se pensa, muito mais ! sem perda de qualidade de vida! nos nao percebemos o que realmente nos da qualidade de vida e compramos coisas ou por habito ou por pressao social ou influenciados pela publicidade.

a felicidade vem de fazer coisas intelectualmente e fisicamente desafiantes e nao de comprar muito ou consumir. quem tiver vontade pode poupar muitissimo mais e no processo ate ficar mais feliz pois pode usar o tempo melhor a fazer as coisas que realmente o fazem feliz.

poupadinho

por falido72 » 13/1/2012 11:40

Onelife Escreveu:

acho que vais te acontecer o que aconteceu a minha avo,vais ser a pessoa mais rica do cemiterio

Registado: 4/11/2011 12:57

por Tiger_eye » 13/1/2012 11:30

Ja agora, onde investir o que se poupa??
Uma ajuda, pf...

Registado: 7/8/2011 21:46

por Tiger_eye » 13/1/2012 11:29

Pois a EDP vai começar a sentir a concorrencia e aliou-se ao Continente para dar 10% de desconto, ja e uma ajuda mas isto cheira-me que mais dia menos dia temos concorrencia forte na electecidade residencial...

Registado: 7/8/2011 21:46

por Pollito » 13/1/2012 11:15

Plano EDP Continente com 10% desconto da fatura da luz em cartão:

http://edp.continente.pt/index.php?option=about
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por Automech » 13/1/2012 10:55

Será possível mas apenas se:

1. Tiveres um rendimento mensal superior a por exemplo 6.500 euros, o que já te coloca numa % baixa da população e não serve de bitola. Desses gastarias uns 1.000 euros. Mesmo que reduzas as despesas para 800 euros, terás de ganhar quase 5.500 euros líquidos.

2. Tiveres pouquíssimas despesas fixas, sobretudo as básicas de renda, água, luz, gás e alimentação. Por exemplo quem viva em casa dos pais, o que obviamente não serve de exemplo para quem tenha uma família (mesmo assim é louvável porque conheço quem viva em casa dos pais e é chapa ganha, chapa gasta)

3. Ganhar por exemplo 3.500 euros e viver como se ganhasse o salário mínimo ou seja, gastar 500 euros que são cerca de 15%, o que mal dará para despesas básicas se incluir renda (poupar é louvável mas isto, pessoalmente, penso que já seria demais).

4. Tiveres casa própria paga ou não pagares alojamento (o que também não será a norma da generalidade das pessoas)

por Tridion » 13/1/2012 10:30

Onelife Escreveu:
traderdoespaco Escreveu:eu poupo 85% do meu rendimento, nenhuma crise me assusta, sou livre de problemas desses e durmo descansado

:lol:

Registado: 13/5/2010 17:53

por Onelife » 13/1/2012 10:23

Registado: 16/8/2007 14:49

por paulop2009 » 13/1/2012 10:00

traderdoespaco Escreveu:exactamente, as pessoas na realidade querem poupar mas sem mudarem habitos e depois nao poupam nada. qq sugestao mais seria e acham logo muito radical.

eu poupo 85% do meu rendimento, nenhuma crise me assusta, sou livre de problemas desses e durmo descansado

Eu pensava que era poupadinho, mas poupar 85% do rendimento é brutal.

Essa percentagem é porque tens um rendimento muito elevado, ou fazes algumas opções radicais? Caso sejam opções radicais, por favor partilha! Farto-me de aprender com este excelente tópico! obirgado!

Registado: 15/9/2010 15:02

por zelareka » 13/1/2012 2:18

Atomez Escreveu:
traderdoespaco Escreveu:
Atomez Escreveu:
traderdoespaco Escreveu:
Atomez Escreveu:A 14 inclui as acções???

pq? gostas da apple como investimento?

Já me renderam bastante, sim. Vê o tópico da Apple.

isso eh falar do passado, mas e agora?

Continuo bullish. Estou à espera da apresentação de resultados dia 24 para realizar mais valias, ainda para mais como dollar a valorizar :wink:

eu estou pessimista, a samsung e a google vao se tornar num problema enorme para a apple, alias eles ja parecem estar a ficar para tras em tecnologia, market share e brand perception

por atomez » 13/1/2012 2:16

traderdoespaco Escreveu:
Atomez Escreveu:
traderdoespaco Escreveu:
Atomez Escreveu:A 14 inclui as acções???

pq? gostas da apple como investimento?

Já me renderam bastante, sim. Vê o tópico da Apple.

isso eh falar do passado, mas e agora?

Continuo bullish. Estou à espera da apresentação de resultados dia 24 para realizar mais valias, ainda para mais como dollar a valorizar :wink:
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por zelareka » 13/1/2012 2:13

ferradura Escreveu:Para poupar o mais importante, é não termos preconceitos.

É não termos vergonha de irmos às compras com um carrinho de compras, em vez do carro.

É não termos vergonha de levar a "marmita" para o trabalho.

É dizer claramente que não vamos a restaurantes.
Etc.

Falo por experiência própria.
Embora tenha um curso superior, e financeiramente esteja muito bem, o tipo de vida que faço, embora com alguns mimos, tenho muita contenção.Além disso faço um orçamento mensal.

Um exemplo:
Comprei um carro, embora muito bom (skoda Superb), em 2ª mão, poderia ter comprado, e a pronto um BMW série 7.
Mas afinal para quê ?
Quando comprei carro tinha os seguintes requisitos:

-Gastar pouco
-Grande o suficiente para a familia.
-Confortável.
-Relativamente robusto.
-E com os sistemas de segurança básicos (ABS, ESP, etc)
-E uma grande bagajeira.
-Facil manunetnção (o sistema avisa quando devo fazer a manutenção)

Escolhi o Superb, eu sou alto, e posso-vos dizer que dentro dele, no lugar do pendura posso ir de perna toda esticada.

Para quê dar 80 mil euros por um carro, quando posso dar 20 mil ?

Uma pessoa compreconceitos diria nunca a um Skoda (que é alemão).Eu poupei e muito.

A poupança está nas grandes escolhas.Por exemplo na localização da habitação.Longe dos centros urbanos muitas vezes, é barato no momento da compra, mas depois com os transportes e percas de tempo, torna-se muito caro.
Muitas vezes a diferença, embora grande (100 ou 150 mil euros a mais), compensa.

Atomez Escreveu:
traderdoespaco Escreveu:a melhor maneira de poupar eh mesmo cortar a direito...

1-qual ebay, passem a usar barba, um bom aparador custa 20 euros na amazon.co.uk
2-em vez de shampoo usem bicarbonato de sodio
3-comprem sempre carros em segunda mao, sempre por 3k ou menos
4-comprem apartamentos pequenos e metam os putos no beliche
5-NUNCA comam fora, mas se tiverem mesmo vao ao pingo doce ou ikea
6-nada de cinema, pirataria sim, para filmes, musicas e ate livros (com um ereader, para quem le muito)
7-usem o bi-horario da edp
8-vistam os putos no continente ou decathlon, o mesmo para os adultos (excepto qd impossivel como a farda do emprego)
9-comam apenas uma refeicao por dia e em casa, nao precisam de mais do que isso (no norte da europa qs nao se almoca e sao todos magros)
10-nao usem ginasios, ha montes de videos na net de exercicio, correr tb e gratis e em horario livre nadar eh barato
11-mantenham uma balance sheet da familia e actualizem a coisa uma vez por ano, eh bom ver net worth a crescer
12-cortem com a tv cabo, eu nunca tive
13-para teleles usem o UZO ou parecido, poupam bastante
14-nunca comprem nada da apple, NUNCA (sou anti-apple)
15-evitem promocoes, sao uma uma desculpa para comprar lixo que nao se precisa
16-comprem sempre a tecnologia de ha 1 ano atras, poupam 50% por andarem desfasados apenas um ano
17-tirem o dinheiro de portugal, eh ilogico poupar e depois nao fazer isto

A 14 inclui as acções???

exactamente, as pessoas na realidade querem poupar mas sem mudarem habitos e depois nao poupam nada. qq sugestao mais seria e acham logo muito radical.

eu poupo 85% do meu rendimento, nenhuma crise me assusta, sou livre de problemas desses e durmo descansado

Editado pela última vez por Visitante em 13/1/2012 2:17, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 106 visitantes