Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como poupar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por zelareka » 13/1/2012 2:10

MKlop Escreveu:Poupando nas "actividades culturais" que se selecciona também nos permite manter um bom nível de vida (e tudo o que vem de bom com a procura de aperfeiçoamento pessoal e do bem estar através da prospecção da mente).

Assim, aqui vai esta sugestão baratinha:

Ciclo Espírito MOZART!
Orquestra de Câmara Portuguesa

Plateia 13,33€
Laterais 10,66€

:wink:

e ha variados concertos gratuitos, algo que eu fazia qd era estudante

Registado: 3/1/2004 16:34

por zelareka » 13/1/2012 2:07

Atomez Escreveu:
traderdoespaco Escreveu:
Atomez Escreveu:A 14 inclui as acções???

pq? gostas da apple como investimento?

Já me renderam bastante, sim. Vê o tópico da Apple.

isso eh falar do passado, mas e agora?

por MKlop » 12/1/2012 22:46

Poupando nas "actividades culturais" que se selecciona também nos permite manter um bom nível de vida (e tudo o que vem de bom com a procura de aperfeiçoamento pessoal e do bem estar através da prospecção da mente).

Assim, aqui vai esta sugestão baratinha:

Ciclo Espírito MOZART!
Orquestra de Câmara Portuguesa

Plateia 13,33€
Laterais 10,66€

:wink:

Registado: 25/2/2010 9:49

por Automech » 12/1/2012 22:03

Hoje, perto da hora de jantar, bateram-me à porta e era um tipo da Endesa a captar clientes. Não me interessava porque tenho a bi-horária, mas parece que começa a haver sinais de concorrência no residencial.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por atomez » 12/1/2012 20:59

ferradura Escreveu:Para poupar o mais importante, é não termos preconceitos.
...
Para quê dar 80 mil euros por um carro, quando posso dar 20 mil ?
...

Concordo inteiramente. É uma questão de atitude. Há muita gente para quem o carro é um simbolo de status e não um instrumento para se deslocar. Eu pessoalmente acho que gente assim quer preencher alguma lacuna de falta de confiança própria à custa de show off.

Quem na realidade sabe quem é e o que vale não precisa de o andar a demonstrar com enfeites, como carros "topo de gama", roupas XPTO, relógios ZBDT (relógio é coisa que nem uso), etc.

Nesta altura tenho um Smart que comprei quando tive um acidente com o carro anterior e precisei de um carro de um dia para o outro e aluguei um que era o mais baratinho. E gostei muito do dito! Serve perfeitamente para a vida que faço e necessidades de deslocação que tenho (é claro que para quem tem família não chega). O consumo de gasolina baixou 35%, o seguro é muito mais baixo, até nos estacionamentos se poupa porque há sítios onde os outros não cabem, e ando tão bem e com a mesma rapidez que com os outros. Comprei um e pronto.

De vez em quando acontecem cenas como quando vou a uma empresa com o estacionamento cheio de grandes cilindradas da administração (tipo iates terrestres e tratores da quinta da Marinha) e o segurança à entrada fica com um sorriso disfarçado a olhar para o carrito, mas quero lá saber, até me divirto com a situação :P
Editado pela última vez por atomez em 12/1/2012 22:02, num total de 1 vez.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por ferradura » 12/1/2012 20:37

Para poupar o mais importante, é não termos preconceitos.

É não termos vergonha de irmos às compras com um carrinho de compras, em vez do carro.

É não termos vergonha de levar a "marmita" para o trabalho.

É dizer claramente que não vamos a restaurantes.
Etc.

Falo por experiência própria.
Embora tenha um curso superior, e financeiramente esteja muito bem, o tipo de vida que faço, embora com alguns mimos, tenho muita contenção.Além disso faço um orçamento mensal.

Um exemplo:
Comprei um carro, embora muito bom (skoda Superb), em 2ª mão, poderia ter comprado, e a pronto um BMW série 7.
Mas afinal para quê ?
Quando comprei carro tinha os seguintes requisitos:

-Gastar pouco
-Grande o suficiente para a familia.
-Confortável.
-Relativamente robusto.
-E com os sistemas de segurança básicos (ABS, ESP, etc)
-E uma grande bagajeira.
-Facil manunetnção (o sistema avisa quando devo fazer a manutenção)

Escolhi o Superb, eu sou alto, e posso-vos dizer que dentro dele, no lugar do pendura posso ir de perna toda esticada.

Para quê dar 80 mil euros por um carro, quando posso dar 20 mil ?

Uma pessoa compreconceitos diria nunca a um Skoda (que é alemão).Eu poupei e muito.

A poupança está nas grandes escolhas.Por exemplo na localização da habitação.Longe dos centros urbanos muitas vezes, é barato no momento da compra, mas depois com os transportes e percas de tempo, torna-se muito caro.
Muitas vezes a diferença, embora grande (100 ou 150 mil euros a mais), compensa.

Atomez Escreveu:
traderdoespaco Escreveu:a melhor maneira de poupar eh mesmo cortar a direito...

1-qual ebay, passem a usar barba, um bom aparador custa 20 euros na amazon.co.uk
2-em vez de shampoo usem bicarbonato de sodio
3-comprem sempre carros em segunda mao, sempre por 3k ou menos
4-comprem apartamentos pequenos e metam os putos no beliche
5-NUNCA comam fora, mas se tiverem mesmo vao ao pingo doce ou ikea
6-nada de cinema, pirataria sim, para filmes, musicas e ate livros (com um ereader, para quem le muito)
7-usem o bi-horario da edp
8-vistam os putos no continente ou decathlon, o mesmo para os adultos (excepto qd impossivel como a farda do emprego)
9-comam apenas uma refeicao por dia e em casa, nao precisam de mais do que isso (no norte da europa qs nao se almoca e sao todos magros)
10-nao usem ginasios, ha montes de videos na net de exercicio, correr tb e gratis e em horario livre nadar eh barato
11-mantenham uma balance sheet da familia e actualizem a coisa uma vez por ano, eh bom ver net worth a crescer
12-cortem com a tv cabo, eu nunca tive
13-para teleles usem o UZO ou parecido, poupam bastante
14-nunca comprem nada da apple, NUNCA (sou anti-apple)
15-evitem promocoes, sao uma uma desculpa para comprar lixo que nao se precisa
16-comprem sempre a tecnologia de ha 1 ano atras, poupam 50% por andarem desfasados apenas um ano
17-tirem o dinheiro de portugal, eh ilogico poupar e depois nao fazer isto

A 14 inclui as acções???

Registado: 5/4/2010 21:14

por atomez » 12/1/2012 18:41

traderdoespaco Escreveu:
Atomez Escreveu:A 14 inclui as acções???

Já me renderam bastante, sim. Vê o tópico da Apple.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

por zelareka » 12/1/2012 18:36

Atomez Escreveu:

1-qual ebay, passem a usar barba, um bom aparador custa 20 euros na amazon.co.uk
6-nada de cinema, pirataria sim, para filmes, musicas e ate livros (com um ereader, para quem le muito)
8-vistam os putos no continente ou decathlon, o mesmo para os adultos (excepto qd impossivel como a farda do emprego)
9-comam apenas uma refeicao por dia e em casa, nao precisam de mais do que isso (no norte da europa qs nao se almoca e sao todos magros)
10-nao usem ginasios, ha montes de videos na net de exercicio, correr tb e gratis e em horario livre nadar eh barato
11-mantenham uma balance sheet da familia e actualizem a coisa uma vez por ano, eh bom ver net worth a crescer
16-comprem sempre a tecnologia de ha 1 ano atras, poupam 50% por andarem desfasados apenas um ano

A 14 inclui as acções???

por rmachado » 12/1/2012 12:43

AutoMech Escreveu:Na tarifa simples havia clientes a mudarem para a Endesa que dava (não sei se ainda dá) 5% de desconto. Isto é uma forma de evitar que os clientes da tarifa normal migrem para outras paragens, na minha opinião.

Os da bi-horária, em principio estarão seguros com o desconto das horas de vazio e para esses a Endesa não constituía ameaça.

Certo e fazendo contas para familias de 3/4 pessoas não compensara a mudança.. mas cada um deve fazer as suas contas.

Registado: 24/8/2004 10:42

por Pata-Hari » 12/1/2012 8:12

Ninguém falou nas tarifas tri-horárias da EDP. Aquilo é chato de gerir (treinar a empregada para NAÔ usar coisas e que coisas nas horas de pico ou ensinar a programar as máquinas. Um lembrete com horário gigante afixado no frigorifico ajuda) e funciona bem para quem é organizado e tem máquinas de loiça e roupa programáveis. A electricidade a partir das 10 passa a ser muito, muito barata.

Obviamente, para quem quiser optar por isso, existem os aquecedores que acumulam calor durante a noite para ir depois libertando durante o dia mas isso implica investimentos muito maiores e a longo prazo.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por atomez » 12/1/2012 3:03

A 14 inclui as acções???
Niccolò Machiavelli

por A330-300 » 12/1/2012 1:59

Virem muçulmanos e façam o ramadao todos os meses ao invés de uma vez por ano.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Automech » 11/1/2012 20:20

Na tarifa simples havia clientes a mudarem para a Endesa que dava (não sei se ainda dá) 5% de desconto. Isto é uma forma de evitar que os clientes da tarifa normal migrem para outras paragens, na minha opinião.

Os da bi-horária, em principio estarão seguros com o desconto das horas de vazio e para esses a Endesa não constituía ameaça.

por carf2007 » 11/1/2012 20:14

http://edp.continente.pt/index.php?option=faqs

Neste "Plano EDP" não há gato ?

- Os clientes tem que passar para a EDP Comercial. Passando assim do mercado regulado para o mercado liberalizado.
- Quem tiver tarifas bi horarias só pode aderir se passar para a tarifa simples

:-k
Quando a esmola é grande ...
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

Re: Bpi universo

por majomo » 11/1/2012 19:54

All night long Escreveu:Foi aqui falado o desconto do cartão BPI Universo com cash-back de 1%, e 2,5% nas bombas Galp.

É uma forma interessante de poupar uma vez que 1% é dinheiro e 2,5% na galp tb dá mto jeito.

No entanto fica uma duvida, 1% é efectivamente ilimitado, ou seja se comprar um desportivo por 100k, ou até uma moradia em cascais por 500k, aplica-se a taxa de 1%?

Andei tb a ver o do santander com cash-back 5%, mas tem de ficar no minimo 50% em divida...

Estou a ver que pouca gente utilizada de forma racional os cartões de crédito para poupar...

Tenho o cartão santander 5% que uso desde o inicio (há por aí um tópico com o mesmo) já poupei centenas de euros, penso já ter ultrapassado o milhar...

Para mim, é o cartão que mais ajuda a poupar, muito mais que o universo, mesmo com esse "pormenor" de apenas pagar 50% da conta cartão todos os meses.

Compro praticamente toda a roupa em saldos...
Nas promoções, no que concerne a produtos sem prazo de validade ou com prazo de validade longa, compro em grandes quantidades.

Com alguma regularidade, comparo na net os produtos que mais compro à procura dos locais mais baratos.

Mudei de banco e apenas tenho conta em bancos praticamente sem comissões.

Mas, a melhor medida, aquela que mais me ajuda a poupar é comprar exactamente aquilo que preciso, sem entrar em loucuras e ao mesmo tempo sendo exigente.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Reaver » 11/1/2012 16:56

traderdoespaco Escreveu:

1-qual ebay, passem a usar barba, um bom aparador custa 20 euros na (..)

Brinca, brinca... olha que estão aí algumas medidas que a minha geração (os famosos quinhentistas), têm que fazer diariamente.... :/

Registado: 11/1/2012 16:04

por Automech » 11/1/2012 16:42

escada1 Escreveu:Pode ser pouco, e confesso que é, isto pago eu de comissões num único trade.

Escada, estás a falar a sério ? É que nesse caso tens uma boa oportunidade para poupar porque 36 euros (ou lá perto) de comissões é um fortuna, a não ser que negoceies milhões de euros de cada vez. :wink:
Qual é a corretora / banco pelo qual negoceias ?

por zelareka » 11/1/2012 16:33

escada1 Escreveu:Não querem perceber, ou existe alguma limitação nas minhas palavras.
FALO na TAXA de TV.
Podem ate não consumir electricidade, MAS essa taxa PAGAM SEMPRE.

mas se pagamos sempre entao nao interessa, nao da para poupar... certo ? isso esta para la do actual topico.

por Mkpt » 11/1/2012 16:23

escada1 Escreveu:Não querem perceber, ou existe alguma limitação nas minhas palavras.
FALO na TAXA de TV.

Eu percebi.

Paga-se sempre a taxa se tiver contrato com EDP, endesa ou outra para fornecimento de electricidade, daí eu ter sugerido rescindir contrato..

db7 Escreveu:
Mkpt Escreveu:
Dá.
Arranja-se stock de velas, desliga-se 'aparelhos electrónicos', rescinde-se com a EDP e passasse a viver sem electricidade, como sucedia à algumas dezenas de anos..
:)

O problema é o frigorífico no verão, já que de inverno metem-se os alimentos na varanda e já esta :P

Faz-se como antigamente: salga-se a carne e peixe para durar bastante..

E em vez de desperdiçar água [mesmo a da chuva] com relva planta-se vegetais e uma ou outra árvore de fruto, e temos vegetais/fruta 'fresca' da época..

Editado pela última vez por Mkpt em 11/1/2012 16:34, num total de 1 vez.

Registado: 5/5/2011 12:11

por db7 » 11/1/2012 16:21

Mkpt Escreveu:
traderdoespaco Escreveu:
escada1 Escreveu:6*6=36, ou seja por ano representa uma poupança de 36 €.
Pode ser pouco, e confesso que é, isto pago eu de comissões num único trade.
MAS se estamos a falar de poupança tudo serve.

db7 Escreveu:
escada1 Escreveu:LIVRA E SOBRE ESTE CUSTO ?!?!?
Ninguem fala ?!

Isto sim é que é um roubo !
:twisted: :twisted: :twisted:
escada1 Escreveu:DESCULPEM:
Respondam-me se faz favor:

Vá aqui abri um topico sobre os 6 € que pagamos na factura da EDP para a TV.
Porque não se fala disto auqi no form ?

O que interesse é saber se há muitos maçons... isso dos 6€ não interessa a ninguém... :lol:

esses 6 euros, da para poupar ?

Dá.
Arranja-se stock de velas, desliga-se 'aparelhos electrónicos', rescinde-se com a EDP e passasse a viver sem electricidade, como sucedia à algumas dezenas de anos..

O problema é o frigorífico no verão, já que de inverno metem-se os alimentos na varanda e já esta :P

Registado: 13/7/2011 8:39

por escada1 » 11/1/2012 16:15

Não querem perceber, ou existe alguma limitação nas minhas palavras.
FALO na TAXA de TV.

Registado: 23/8/2011 11:35

por zelareka » 11/1/2012 15:41

outra ideia, conheco um casal que comprou um trailer e foi viver para a zona de belem, ao pe do rio

vista de tejo baratinha !

por zelareka » 11/1/2012 15:37

Mkpt Escreveu:
traderdoespaco Escreveu:

db7 Escreveu:
Ninguem fala ?!

O que interesse é saber se há muitos maçons... isso dos 6€ não interessa a ninguém... :lol:

Dá.
Arranja-se stock de velas, desliga-se 'aparelhos electrónicos', rescinde-se com a EDP e vive-se sem electricidade, como sucedia à algumas dezenas de anos..

boa ! mas eu preciso de electricidade para investir !!! senao era ja...

por Mkpt » 11/1/2012 15:36

traderdoespaco Escreveu:

db7 Escreveu:
Ninguem fala ?!

Dá.

Registado: 5/5/2011 12:11

por zelareka » 11/1/2012 15:28

db7 Escreveu:
Ninguem fala ?!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 121 visitantes