Como poupar?
Elias Escreveu:oscar.coelho Escreveu:O único local onde o peão teria prioridade continuaria a ser exactamente na passadeira só que não em todas as circunstâncias, ou seja, sempre que cedesse a prioridade aos automóveis coisa que agora não pode fazer. O peão devia poder decidir se cede ou não a sua prioridade. Como se diz aplicado a outras coisas; eu só quero dar liberdade de escolha do peão.
óscar estás a fazer uma grande confusão.
O peão JÁ TEM poder decisão. Nomeadamente quando decide se começa ou não a atravessar. O peão pode optar por deixar passar os carros antes de começar a atravessar, pois de acordo com o código da estrada, a prioridade ao peão só se aplica a partir do momento em que o peão inicia o atravessamento da via.
Quando tem o poder de decisão usa-o mal. Essa é a questão que eu gostava de ver corrigida a bem da poupança de energia e do civismo.
Para melhor compreensão do meu ponto vejamos o que acontece nas passadeiras fora dos cruzamentos com semáforo e o botãozinho para activar o verde para o peão. O que as pessoas fazem é chegar à passadeira e independentemente do que lá vem carregam no botão. Nem olham.
É este procedimento mecânico e irracional que eu gostava de ver corrigido quer nas passadeiras com semáforo controlado pelo peão quer nas zebras mas, de facto, devo estar a pedir demais.
O argumento formal de que o peão só passa a ter prioridade quando pisa a passadeira não colhe. Se, como automobilistas, usássemos esta regra então é que era atropelar peões.
Um abraço
oscar
- Registado: 12/6/2011 19:11
O tugismo no seu melhor
Quando era mais novo recordo-me que em Portugal não havia qq consideração pelo peão.
As gerações foram evoluindo e as mentalidades também.
Lamento este tipo de comentários.
Porque:
-As passadeiras são colocadas apenas onde a probabilidade de passagem, ou frequência é baixa.
Caso contrário é colocado sinaletica vertical luminosa.MOTIVO: não faz sentido parar 50 carros se não é para atravessar ninguém.
Lamento por isso que a crise faça surgir ideias e pensamentos tuginhos.Isto é diminuitivo.
Porque não dizer em deixar o carro em casa ?

Quando era mais novo recordo-me que em Portugal não havia qq consideração pelo peão.
As gerações foram evoluindo e as mentalidades também.
Lamento este tipo de comentários.
Porque:
-As passadeiras são colocadas apenas onde a probabilidade de passagem, ou frequência é baixa.
Caso contrário é colocado sinaletica vertical luminosa.MOTIVO: não faz sentido parar 50 carros se não é para atravessar ninguém.
Lamento por isso que a crise faça surgir ideias e pensamentos tuginhos.Isto é diminuitivo.
Porque não dizer em deixar o carro em casa ?
artista Escreveu:Vocês nem falaram da alternativa que apresentei![]()
Podia-se manter tudo como está mas a prioridade do peão deixava de existir para dar lugar a algo como "nas passadeiras ceda a passagem aos peões sempre que for possível"... ou seja, o peão não tinha prioridade mas nas passadeiras os condutores tinham o dever cívico de lhes ceder a passagem sempre que possível, sempre que não fosse obrigado a fazer uma travagem forte, como já todos fizémos...
Há outra coisa de que falei que também ninguém mais abordou. Será que a poupança seria minimamente significativa? Na volta estamos a falar aqui de um ou dois milhões por ano que não justificam tanta mudança no código da estrada.. bem pelo menos dava para manter o programa de Português no estrangeiro!(não resisti!
)
- Registado: 23/8/2011 11:35
Pata-Hari Escreveu:Marco, mas os gelados pré-feitos são muito baratos. A matéria prima de muitos deles é bem mais cara do que o que pagas pelos pacotes...
Se a comparação for com os gelados tipo nestlé e afins, sim, provavelmente são até mais baratos. Mas os ingredientes não são os mesmos...
Os gelados naturais são mais caros se forem comprados fora (e pior ainda se forem consumidos fora). Em termos económicos só tem interesse para quem gosta de gelados naturais e vai de vez enquando a uma gelataria para os apreciar.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pata-Hari Escreveu:LTCM, a dos gelados não faz muito sentido, digo eu.... e tu fazes gelados?!![]()
Acho que na lista referem-se a comprar gelados pré-feitos (em vez de ir a uma gelataria).
Mas, por sinal, aqui em casa faz-se gelados mesmo e são bastante bons (claro que o mérito é da minha esposa tenho de dizer, a minha parte é a mais fácil que é ir ao supermercado comprar os ingredientes e no fim "degustar" os gelados).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:
O peão JÁ TEM poder decisão. Nomeadamente quando decide se começa ou não a atravessar. O peão pode optar por deixar passar os carros antes de começar a atravessar, pois de acordo com o código da estrada, a prioridade ao peão só se aplica a partir do momento em que o peão inicia o atravessamento da via.
Exacto. E assim tem de ser naturalmente, pois por vezes o peão está ali e nem sequer vai atravessar. Nunca vos aconteceu passar por uma passadeira e estar lá um peão que nem sequer vai passar?
A mim já me aconteceu uma data de vezes que desse conta por sinal e por uma vez a polícia mandou-me parar porque eu passei praticamente no momento que o peão ia começar a passar. Eu disse que não tinha como prever pois eu já vinha lá no fundo da recta e estava a ver o peão parado. Eu tava numa faixa do meio (a seguir tinha uma rotunda e eu ia "virar") e vai-se lá saber porquê o individuo começou a atravessar naquele momento. O polícia, que estava ali parado num carro patrulha e viu tudo, lá acabou por me deixar seguir...
Vocês nem falaram da alternativa que apresentei
Podia-se manter tudo como está mas a prioridade do peão deixava de existir para dar lugar a algo como "nas passadeiras ceda a passagem aos peões sempre que for possível"... ou seja, o peão não tinha prioridade mas nas passadeiras os condutores tinham o dever cívico de lhes ceder a passagem sempre que possível, sempre que não fosse obrigado a fazer uma travagem forte, como já todos fizémos...
Há outra coisa de que falei que também ninguém mais abordou. Será que a poupança seria minimamente significativa? Na volta estamos a falar aqui de um ou dois milhões por ano que não justificam tanta mudança no código da estrada.. bem pelo menos dava para manter o programa de Português no estrangeiro!
(não resisti!
)

Há outra coisa de que falei que também ninguém mais abordou. Será que a poupança seria minimamente significativa? Na volta estamos a falar aqui de um ou dois milhões por ano que não justificam tanta mudança no código da estrada.. bem pelo menos dava para manter o programa de Português no estrangeiro!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
oscar.coelho Escreveu:O único local onde o peão teria prioridade continuaria a ser exactamente na passadeira só que não em todas as circunstâncias, ou seja, sempre que cedesse a prioridade aos automóveis coisa que agora não pode fazer. O peão devia poder decidir se cede ou não a sua prioridade. Como se diz aplicado a outras coisas; eu só quero dar liberdade de escolha do peão.
- Registado: 5/11/2002 12:21
MarcoAntonio Escreveu:A ideia do óscar está provavelmente errada.
Se não existir passadeiras, as pessoas tentarão passar em qualquer lado e a dispersão das passagens será muito maior, como é evidente. Também tornará as paragens mais descordenadas (especialmente em locais de maior densidade, em média não passa uma pessoa de cada vez mas várias). Provavelmente as passadeiras poupam energia e não o contrário (embora seja possível que em determinados locais/cenários se passe o oposto).
(obviamente não faz sentido nenhum manter passadeiras se os peões não têm prioridade mas isso o Elias já tinha referido antes)
Eu não preconizei o fim das passadeiras.
Eu disse que valia a pena avaliar as consequências na poupança de energia da existência de uma regra de prioridade absoluta para os peões nas passadeiras sem semáforos. O único local onde o peão teria prioridade continuaria a ser exactamente na passadeira só que não em todas as circunstâncias, ou seja, sempre que cedesse a prioridade aos automóveis coisa que agora não pode fazer. O peão devia poder decidir se cede ou não a sua prioridade. Como se diz aplicado a outras coisas; eu só quero dar liberdade de escolha do peão.

Ninguém de bom senso pararia 4 carros e 2 transportes públicos carregados de gente para atravessar.
Um abraço
oscar
MarcoAntonio Escreveu:Também há uma diferente distribuição do tipo de acidentes (a maior diferença parece ser nos acidentes "multi-ameaça", tipo como quando o automóvel da faixa exterior para mas o peão é atropelado por um veículo de uma faixa interior que não viu e não parou).
Pois isso é um problema sério. Na verdade, em vias multifaixa todas as passadeiras deveriam ter semáforo, caso contrário o risco de acidente é enorme.
Ainda sobre as passadeiras...
Numa passagem rápida pela informação que há sobre o assunto, a frequência de acidentes não parece diferir muito (especialmente para densidades de tráfego mais baixas) mas depende bastante de uma série de parametros (como número de faixas, se há medidas adicionais como bandas limmitadoras de velocidade, etc, etc, etc).
Em termos globais parece ser ligeiramente mais baixa nas passadeiras para baixo tráfego e cresce mais com o aumento de tráfego (provavelmente tem que ver com a [falta] oportunidade de passagem nos locais não marcados versus "incentivo" a passar nos locais com passadeira mas só li dois ou três estudos na diagonal).
Também há uma diferente distribuição do tipo de acidentes (a maior diferença parece ser nos acidentes "multi-ameaça", tipo como quando o automóvel da faixa exterior para mas o peão é atropelado por um veículo de uma faixa interior que não viu e não parou, um tipo de acidente que é mais recorrente no caso de haver passadeira).
Numa passagem rápida pela informação que há sobre o assunto, a frequência de acidentes não parece diferir muito (especialmente para densidades de tráfego mais baixas) mas depende bastante de uma série de parametros (como número de faixas, se há medidas adicionais como bandas limmitadoras de velocidade, etc, etc, etc).
Em termos globais parece ser ligeiramente mais baixa nas passadeiras para baixo tráfego e cresce mais com o aumento de tráfego (provavelmente tem que ver com a [falta] oportunidade de passagem nos locais não marcados versus "incentivo" a passar nos locais com passadeira mas só li dois ou três estudos na diagonal).
Também há uma diferente distribuição do tipo de acidentes (a maior diferença parece ser nos acidentes "multi-ameaça", tipo como quando o automóvel da faixa exterior para mas o peão é atropelado por um veículo de uma faixa interior que não viu e não parou, um tipo de acidente que é mais recorrente no caso de haver passadeira).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 9/1/2012 20:46, num total de 1 vez.
pesconde Escreveu:Ouvi esta agorinha mesmo.
10% DA SUA ELETRICIDADE volta em compras no cartão continente
http://www.edp.continente.pt
Atenção que é necessário aderir á tarifa simples não podendo ser utilizada a tarifa bi-horária.
No meu caso não compensa

- Registado: 28/7/2006 15:24
Elias Escreveu:Isto é bem verdade. Segundo um artigo que li há 4 anos, 38% dos atropelamentos em Lisboa acontecem em passadeiras (!).
É natural dado que há imensamente mais pessoas a passar nas passadeiras do que nos outros locais.
Provavelmente, assim a olho, a taxa de acidente por passagem_de_peão é substancialmente mais baixa...
Elias Escreveu:Bom, ainda se poupava mais energia se as pessoas andassem menos de carro e mais a pé ou de transportes públicos...
A ideia do óscar está provavelmente errada.
Se não existir passadeiras, as pessoas tentarão passar em qualquer lado e a dispersão das passagens será muito maior, como é evidente. Também tornará as paragens mais descordenadas (especialmente em locais de maior densidade, em média não passa uma pessoa de cada vez mas várias). Provavelmente as passadeiras poupam energia e não o contrário (embora seja possível que em determinados locais/cenários se passe o oposto).
(obviamente não faz sentido nenhum manter passadeiras se os peões não têm prioridade mas isso o Elias já tinha referido antes)
oscar.coelho Escreveu:muitos acidentes e dos mais graves se passam em cima de passadeiras.
Isto é bem verdade. Segundo um artigo que li há 4 anos, 38% dos atropelamentos em Lisboa acontecem em passadeiras (!).
oscar.coelho Escreveu:Agora que se poupava energia poupava-se e muita.
Bom, ainda se poupava mais energia se as pessoas andassem menos de carro e mais a pé ou de transportes públicos...
oscar.coelho Escreveu:Elias Escreveu:Bem, tu apresentaste uma proposta concreta. O que escreveste foi isto:Proponho que se reveja a regra de prioridade aos peões nas passadeiras sem semáforos.
Se isto não é sugerir algo em concreto, é o quê?
Tens razão neste aspecto. O que eu queria dizer era que não propus o fim da prioridade aos peões nas passadeiras sem semáforo como pode parecer. Disse que o assunto merecia estudo.
Um abraço
oscar
artista Escreveu:Por acaso seria interessante um estudo que indicasse quanto é que se gasta a mais por causa disso... se fosse algo de significativa talvez fosse uma boa idéia refletir sobre o assunto, mesmo que se decidisse não alterar nada!
Uma possível alteração (lembrei-me agora sem pensar muito) seria a não obrigatoriedade da cedência da prioridade, passando apenas para o campo do civicamente correto fazê-lo... fica a sugestão!
Já aconteceu a quase todos estarmos em cima do passeio perto de uma passadeira, às vezes sem a intenção (pelo menos imediata) de atravessar a rua e os carros desatarem a parar uns atrás dos outros de tal forma que nos sentimos obrigados a passar rapidamente para o outro lado. E mesmo que queiramos dar prioridade aos carros não temos maneira de o fazer. Parece a história da velhinha e do escoteiro.
Alterar este hábito legal e cívico teria de levar algum tempo mas poderia passar pela adopção pelos peões de uma sinalética qualquer reclamando o direito de prioridade que seria respeitado só nesse caso. De qualquer forma é uma questão de segurança rodoviária complicada mas também muitos acidentes e dos mais graves se passam em cima de passadeiras. Agora que se poupava energia poupava-se e muita.
um abraço
oscar
Não sei se já foi falado anteriormente, mas uma forma de poupar, e no lugar de plantar plantas que durem bastante no jardim, plantar pequenas árvores de frutos, tais como laranjeiras, pereiras, macieiras, etc...
Para além de se colher algo que se pode comer, decoram o jardim tão bem como as outras plantas, e na época de floração tem um cheiro muito agradável.
Para além de se colher algo que se pode comer, decoram o jardim tão bem como as outras plantas, e na época de floração tem um cheiro muito agradável.
- Registado: 15/6/2011 21:56
Mas os carros fazem parte da equação ?
Desde dezembro que troquei o carro pelo comboio (mais pesado, mas dividir por mais utilizadores
)
Deixei de pagar gasoleo, portagens, estacionamento e ganhei tempo para ler (os feeds dos blogs) e jogar (jogos free).
Passei a tomar o pequeno-almoço em casa.
Neste momento estou a cortar nos jornais e nos jantares fora (ganhamos uma actividade familiar que foi todos cozinham).
Falta-me cortar a tv cabo (tenho uma coisa desnecessária o funtastic life), na electecidade e acabar com o emprestimo pessoal.
A minha sugestão é que listem todas as despesas que fazem, estabeleçam um plafond para cada tipo de despesas e semanalmente analisem os gastos.
Pagamos demasiadas taxas, comissões e pequenas despesas que sugam o orçamento mensal.
Não tiramos beneficio de alguma das vantagens dos cartões que temos.
Temos habitos consumistas em nós que temos de eliminar.
Desde dezembro que troquei o carro pelo comboio (mais pesado, mas dividir por mais utilizadores

Deixei de pagar gasoleo, portagens, estacionamento e ganhei tempo para ler (os feeds dos blogs) e jogar (jogos free).
Passei a tomar o pequeno-almoço em casa.
Neste momento estou a cortar nos jornais e nos jantares fora (ganhamos uma actividade familiar que foi todos cozinham).
Falta-me cortar a tv cabo (tenho uma coisa desnecessária o funtastic life), na electecidade e acabar com o emprestimo pessoal.
A minha sugestão é que listem todas as despesas que fazem, estabeleçam um plafond para cada tipo de despesas e semanalmente analisem os gastos.
Pagamos demasiadas taxas, comissões e pequenas despesas que sugam o orçamento mensal.
Não tiramos beneficio de alguma das vantagens dos cartões que temos.
Temos habitos consumistas em nós que temos de eliminar.
- Registado: 1/8/2011 2:22
Isto é uam "ideia" muito perigosa, mas podemos fazer as coisas ao contrários.
O peso do veiculo que nos transporta deverá ser na máximo igual a 2X o peso médio de um adulto (75Kg) do númeor de passageiros que pode transportar.
Os Kg a mais teriam um imposto de por exemplo 2 € por Kg e por ano.
Por exemplo:
Carro: 2000 KG
Ocupantes: 4
2000-75*4=
2800 €
Que tal ?
O peso do veiculo que nos transporta deverá ser na máximo igual a 2X o peso médio de um adulto (75Kg) do númeor de passageiros que pode transportar.
Os Kg a mais teriam um imposto de por exemplo 2 € por Kg e por ano.
Por exemplo:
Carro: 2000 KG
Ocupantes: 4
2000-75*4=
2800 €
Que tal ?
oscar.coelho Escreveu:Elias Escreveu:Bem, tu apresentaste uma proposta concreta. O que escreveste foi isto:Proponho que se reveja a regra de prioridade aos peões nas passadeiras sem semáforos.
Tens razão neste aspecto. O que eu queria dizer era que não propus o fim da prioridade aos peões nas passadeiras sem semáforo como pode parecer. Disse que o assunto merecia estudo.
Um abraço
oscar
- Registado: 23/8/2011 11:35
Ouvi esta agorinha mesmo.

There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza
— B. Spinoza
Por acaso seria interessante um estudo que indicasse quanto é que se gasta a mais por causa disso... se fosse algo de significativa talvez fosse uma boa idéia refletir sobre o assunto, mesmo que se decidisse não alterar nada!
Uma possível alteração (lembrei-me agora sem pensar muito) seria a não obrigatoriedade da cedência da prioridade, passando apenas para o campo do civicamente correto fazê-lo... fica a sugestão!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Elias Escreveu:Bem, tu apresentaste uma proposta concreta. O que escreveste foi isto:Proponho que se reveja a regra de prioridade aos peões nas passadeiras sem semáforos.
Um abraço
oscar
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], BullDuck, Google [Bot], Goya777, latbal, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006, Zecadiabo e 198 visitantes