Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O aumento dos impostos sobre os capitais e a fuga dos mesmos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por _urbanista_ » 3/1/2012 12:51

amsfsma Escreveu:
É compreensível que procurem pagar o menos possível mas também será lícito que o Estado procure ser ressarcido pelos serviços que presta a estes contribuintes especiais.

Se calhar ficava-lhes mais barato a eles e a todos os portuguêses que o estado só nos cobrasse pelos serviços que nos presta... O grande problema é que todos pagamos varias vezes por serviços que o estado não nos presta...

Registado: 29/6/2009 12:38

por Las_Vegas » 3/1/2012 12:48

MarcoAntonio Escreveu:Olha que preocupados que eles estão...

O administrador executivo da sociedade Francisco Manuel dos Santos, José Soares dos Santos, disse hoje à Agência Lusa que a venda da posição que a empresa detinha na Jerónimo Martins à subsidiária holandesa "não tem implicações fiscais".

Se não há problema nenhum moral, porque é que vêm tentar prestar esclarecimentos deste tipo e tentar passar a imagem de que não tem efeitos?

Imagem

Ooops....

Provavelmente porque tem medo que a notícia recente, com alguma desinformação à mistura, possa ser prejudicial à marca.

Gente estranha esta, sempre preocupada com os lucros da empresa.

Registado: 4/11/2002 23:12

por amsfsma » 3/1/2012 12:44

No que diz respeito à Democracia e à Economia temos que voltar às raizes!

Pagamos impostos para usufruir dos bens/serviços materiais e imateriais fornecidos pelo Estado. Não será legitímo ao Estado tratar as empresas que pagam os seus impostos noutro país de forma diferente?!

No caso de um incêndio num Estabelecimento do Grupo Jerónimo Martins em que condições deverão actuar os bombeiros?
No caso de um assalto mediante que condições deve a polícia actuar?
Numa via, sem portagens, não será legítimo exigir pagamento à passagem dos veículos desta empresa?!

As empresas que não pagam os seus impostos em Portugal, sejam poucos ou muitos, estão a usufruir de bens e serviços comuns sem contribuir para os mesmos! :evil:

É compreensível que procurem pagar o menos possível mas também será lícito que o Estado procure ser ressarcido pelos serviços que presta a estes contribuintes especiais.

Registado: 4/2/2010 19:57

por Gonanto » 3/1/2012 12:37

uma achega, com uma pergunta idiota!

ideias do que é que podemos fazer com as economias que restam?

qualquer coisa que a gente se meta, se dá para o torto, a responsabilidade é nossa, se dá qualquer coisinha, 25% é para os glutões e o risco é sempre nosso.

"as esquerdas" falam muito (é engraçado agora ver e ouvir os camaradas do Manel, parece que nem puseram isto de pantanas) mas nunca tivemos tão perto do comunismo como agora - um pãozinho a cada um e ... sopa de água com ervas e pedras

à desculpem, não é comunismo é ultraliberalismo!!!

mas vamos ao que interessa, Ideias reais não políticas

porque há uma grande diferença para actuar entre quem tem muito e quem tem alguma coisa

Registado: 8/11/2002 12:04

por rmachado » 3/1/2012 12:28

SMALL1969 Escreveu:"Esta operação "não tem implicações fiscais" e "não existe alteração à carga fiscal que incide sobre dividendos, essa é da inteira responsabilidade dos accionistas da sociedade", disse José Soares dos Santos, em resposta a questões colocadas pela Agência Lusa. "

Ainda goza com o País. São os piores, e o absoluto retrato da maior parte dos milionários de Portugal (sublinho da maior parte, porque nem todos são assim). Não partilham, preferem dar esmola. E dão muita. Mas é esmola.

A empresa paga muito menos impostos na Holanda. E sobretudo não paga o imposto extraordinário para tem mais de 1,5M€ de resultados antes de imposto ou lá o que é.

Claro que para os dividendos dos investidores portugueses, que não se escondem em off-shores, a carga fiscal dos dividendos até vai aumentar. Chama-se a isso contribuir para sairmos da crise, que este o outros iguais a este contribuiram para criar. É quase impossível encontrar fruta, legumes e peixe produzidos ou capturados em Portugal.

Obrigado Jerónimo Martins. Estou certo que Portugal encontrará mais uma ordem de mérito para lhe ser atribuída pelo Presidente.

Olhe que não, olhe que não...

Segundo ouvi hoje de manhã dito por uma pessoa que não é da JM. As holdings que detenham mais de 10% de uma dada empresa estão isentos de pagar impostos sobre dividendos em Portugal (e na Holanda) logo é igual..

Agora parece que a operação foi feita por causa de um investimento na Colombia (ou outro pais na América do Sul) que não tem acordo de impostos com Portugal e sendo assim o dinheiro podia sofrer dupla tributação. Já o mesmo não se passa na Holanda que tem acordo (parece que tem com quase todo o mundo...).

O talvez único senão é se o governo mudar alguma lei e ai sim... pode ter impacto fiscal.

Registado: 24/8/2004 10:42

por _urbanista_ » 3/1/2012 12:25

Vendo de outro ponto de vista, até poderia mudar-se para a Polónia... porquê em Portugal e não na Polónia?

Polónia valeu 79% do aumento de vendas da Jerónimo Martins

Marina Conceição
12/01/11 00:05

Cadeia Pingo Doce reduziu peso nas vendas, enquanto a Biedronka reforçou. No total, grupo vendeu 8,7 mil milhões.

Ao fim de 15 anos no mercado polaco, a Jerónimo Martins (JM) tem razões para continuar a festejar: a cadeia de ‘discount' Biedronka já representa 79% do crescimento total das vendas da retalhista portuguesa. No total, a facturação da JM em 2010 atingiu os 8,7 mil milhões de euros, um aumento de 18,7%. E, enquanto a cadeia Pingo Doce diminuiu peso nas vendas do grupo, a Biedronka reforçou.

Dos 1.371 milhões a mais que a JM vendeu a mais em relação a 2009, cerca de mil milhões de euros vieram do mercado polaco. No total, a cadeia Biedronka facturou 4,8 mil milhões de euros, mais 29,1% do que em 2009, lê-se no comunicado enviado ontem à CMVM.

http://economico.sapo.pt/noticias/polon ... 08543.html

por MarcoAntonio » 3/1/2012 12:24

Olha que preocupados que eles estão...

O administrador executivo da sociedade Francisco Manuel dos Santos, José Soares dos Santos, disse hoje à Agência Lusa que a venda da posição que a empresa detinha na Jerónimo Martins à subsidiária holandesa "não tem implicações fiscais".

Se não há problema nenhum moral, porque é que vêm tentar prestar esclarecimentos deste tipo e tentar passar a imagem de que não tem efeitos?

Imagem

Ooops....
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 3/1/2012 12:26, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por SMALL1969 » 3/1/2012 12:22

"Esta operação "não tem implicações fiscais" e "não existe alteração à carga fiscal que incide sobre dividendos, essa é da inteira responsabilidade dos accionistas da sociedade", disse José Soares dos Santos, em resposta a questões colocadas pela Agência Lusa. "

Ainda goza com o País. São os piores, e o absoluto retrato da maior parte dos milionários de Portugal (sublinho da maior parte, porque nem todos são assim). Não partilham, preferem dar esmola. E dão muita. Mas é esmola.

A empresa paga muito menos impostos na Holanda. E sobretudo não paga o imposto extraordinário para tem mais de 1,5M€ de resultados antes de imposto ou lá o que é.

Claro que para os dividendos dos investidores portugueses, que não se escondem em off-shores, a carga fiscal dos dividendos até vai aumentar. Chama-se a isso contribuir para sairmos da crise, que este o outros iguais a este contribuiram para criar. É quase impossível encontrar fruta, legumes e peixe produzidos ou capturados em Portugal.

Obrigado Jerónimo Martins. Estou certo que Portugal encontrará mais uma ordem de mérito para lhe ser atribuída pelo Presidente.

Registado: 3/2/2009 12:21

por Elias » 3/1/2012 12:20

_urbanista_ Escreveu:Quanto ao patriotismo, não vejo que seja patriotismos pagar impostos para queimarem o nosso dinheiro como entendem

Assino por baixo.

Registado: 5/11/2002 12:21

Por que é que pagamos impostos?

por amsfsma » 3/1/2012 12:19

No que diz respeito à Democracia e à Economia temos que voltar às raizes!

Pagamos impostos para usufruir dos bens/serviços materiais e imateriais fornecidos pelo Estado. Não será legitímo ao Estado tratar as empresas que pagam os seus impostos noutro país de forma diferente?!

No caso de um incêndio num Estabelecimento do Grupo Jerónimo Martins em que condições deverão actuar os bombeiros?
No caso de um assalto mediante que condições deve a polícia actuar?
Numa via, sem portagens, não será legítimo exigir pagamento à passagem dos veículos desta empresa?!

As empresas que não pagam os seus impostos em Portugal, sejam poucos ou muitos, estão a usufruir de bens e serviços comuns sem contribuir para os mesmos! :evil:

É compreensível que procurem pagar o menos possível mas também será lícito que o Estado procure ser ressarcido pelos serviços que prestada a estes contribuintes especiais.

Registado: 4/2/2010 19:57

por _urbanista_ » 3/1/2012 12:17

Tanta gente a criticar quando alguem se defende :lol:
Quem dos que critica esta opção não faria o mesmo, ou se calhar ate fazem...Todos pagamos os impostos a que somos obrigados, quando podemos escapar a eles fazemos isso e não me venham com tretas.
Quanto ao patriotismo, não vejo que seja patriotismos pagar impostos para queimarem o nosso dinheiro como entendem, e para alguns manterem o seu nivel de vida À custa de quem trabalha.
Aproveito para colocar aqui uma frase de outro tópico que diz tudo:

Pata-Hari Escreveu:

É mesmo isso. E está na altura de começarem a respeitar o dinheiro dos outros que, por muito que lhes roa, não é deles para uso e abuso eterno. Esta mentalidade do dinheiro dos outros é de todos tem que acabar e depressa. E vai acabar da pior maneira, aprenderão à força e da pior maneira.

por oscar.coelho » 3/1/2012 11:33

Pata-Hari Escreveu:E eu quero saber se quem afirma que deixa de comprar à JMT declara as mulheres a dias, se exige recibo ao electricista, se pede factura de cada coisa que compra, se paga iva por cada obra que faz em casa. Ressalvando a diferença que o que o accionista da JMT fez é legal e que todos os comportamentos descritos em cima são ilegais.~

O acesso aos capitais é um privilégio, não é um direito. Quando isso for entendido, a atitude começar-se-à a alterar.

Tens razão neste aspecto mas o homem está na berlinda porque vem para as televisões armado em moralista. Os outros fazem o mesmo sem insultar a nossa inteligência. É só isso.

... e continua. O que é que ele quer dizer agora com "Accionista diz que venda não tem implicações fiscais" ? Não me lixe!

um abraço
oscar

Registado: 12/6/2011 19:11

Re: JM

por oscar.coelho » 3/1/2012 11:26

Clinico Escreveu::lol: :lol: :lol: :clap:

E ganhou o prémio do melhor trabalhador do ano em Portugal :lol: :lol:

Abraço
Clinico

Também foi fácil. Era o único trabalhador, agora só há colaboradores ;)

oscar

Registado: 12/6/2011 19:11

por Pata-Hari » 3/1/2012 8:28

E eu quero saber se quem afirma que deixa de comprar à JMT declara as mulheres a dias, se exige recibo ao electricista, se pede factura de cada coisa que compra, se paga iva por cada obra que faz em casa. Ressalvando a diferença que o que o accionista da JMT fez é legal e que todos os comportamentos descritos em cima são ilegais.~

O acesso aos capitais é um privilégio, não é um direito. Quando isso for entendido, a atitude começar-se-à a alterar.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Elias » 3/1/2012 2:38

Vejo muita gente revoltada com a decisão da JM de passar a sua sede para a Holanda.

Vejo muita gente a dizer que vai deixar de consumir os produtos vendidos pela JM.

A essas pessoas eu gostaria de lembrar que a EDP-R tem a sua sede em Oviedo, Espanha. Por isso, se querem comprar a quem paga impostos em Portugal, e por uma questão de coerência, o melhor é pensarem seriamente em não consumir Energias Renováveis 8-)

Deixo um link com mais informação sobre este assunto:
http://www.oa.pt/Conteudos/Artigos/deta ... ida=112766

Registado: 5/11/2002 12:21

por Lion_Heart » 3/1/2012 2:34

Acho sempre "comovente" as reacções a noticias deste genero.

O Grupo JMT não fez nada mais nada menos que a maioria das empresas do psi 20 ja fez, saiu daqui para fora.

Se de uma coisa não podemos acusar o Soares dos Santos é de falta de coerencia. Ele disse o que achava do ex-PM Socrates e de toda a sua incompetencia. Deu uma hipotese a este PM Coelho para remediar as coisas (por a casa em ordem e prender o antecessor) . Como nada foi feito vai embora. Todos fariam o mesmo no seu lugar.

Quanto ao Patriotismo até acho que o grupo JMT tem uma boa politica de preços e cabazes competitivos , ao contrario de muitas outras empresas por ca (ex. edp e gas) que ainda põe mais pregos no caixão de muitas familias.

Mas a ideia pode ser lançada: grandes empresas que não ajudem a combater esta desgraça feita pelos politicos devem ser boicotadas. Podem começar pela edp e pt (TDT? e para rir , vim agora de Espanha e eles tem 17 canais ou mais de borla).

ps: eu raramente compro no JMT
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Berluscony » 3/1/2012 2:08

Marco apesar de concordar com a tua posição, não deixo de a estranhar...

Com a liberalização dos mercados e a livre circulação de capitais este comportamento não era expectável?! Até empresas publicas tem esta atitude porque é que o inteligentíssimo Alexandre Soares dos Santos deve ser recriminado??

Serão os mercados liberais capazes de manifestar solidariedade numa sociedade completamente amorfa e globalizada, onde os valores e a identidade de uma nação outrora, valente e imortal, foram sonegados pelo conformismo, pelo medo e pela ganância...

Registado: 15/11/2009 0:19

por MarcoAntonio » 3/1/2012 1:44

OLDMAN Escreveu:Já recebi por e-mail a sugestão de adesão e divulgação da página "Comprem a quem paga impostos em Portugal"
com o seguinte comentário, que subscrevo, e endereço:

Na actual situação do País, a fuga aos impostos não configura um acto de gestão. Para além de manifesta falta de patriotismo, demonstra uma enorme falta de respeito pelos demais contribuintes, cidadãos e empresários, que cumprem as suas obrigações.

http://www.facebook.com/pages/Comprem-a ... 97?sk=wall

Bom, parece que já há um movimento em potencia e tudo e eu garanto que o que escrevi atrás foi antes de ter visto qualquer coisa sobre o assunto em lado algum. Foi um mero exercício mental sobre o que eventual e potencialmente poderia acontecer, extrapolando a partir do que eu penso fazer...

Quem sabe se na sede da JM, com a força que as redes sociais têm hoje em dia, já não estão a fazer as contas todas de novo para verificar se afinal sempre vão "poupar" alguma coisa ou não.

Cenas da vida...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

JM

por Clinico » 3/1/2012 1:28

:lol: :lol: :lol: :clap:

E ganhou o prémio do melhor trabalhador do ano em Portugal :lol: :lol:

Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por MarcoAntonio » 3/1/2012 1:24

Clinico Escreveu:Lembrem-se sempre que o Soares dos Santos é um homem rico, tal como o Américo Amorim, o Belmiro etc etc,

Naah, há aí confusão:

"Eu não me considero rico" diz Amorim

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=502741
Imagem

Administrador Fórum

JM

por Clinico » 3/1/2012 1:20

Marco, não sou a JM e mesmo assim há muito que distribuo as minhas poupanças por outros lados.

Legalmente. Com o click no computador. Não, não tenho, nem nunca tive contas na Suiça, nem em qualquer paraiso fiscal! Apenas vivi muitos anos noutro país, onde parte da minha descendencia vive hoje e onde terei os meus netos.

Infelizmente chegámos a um ponto em que muitos, que viviam mais desafogados, hoje nem conseguem fazer qualquer economia. Ou porque perderam o emprego, ou porque o fisco lhes vai levar as poupanças de uma vida.

Já todos estes malandros disseram que o empobrecimento ainda mal começou!

Lembrem-se da anedota: e disse Deus aos terrenos que em 3 dias vai enviar um diluvio que acabará com todos. Uns fizeram as últimas orgias e festas. Um grupo de espertos reuniu-se e decidiu que tinham 3 dias para aprender a nadar.

A JM nadou bem!

Cada um de nós, á nossa maneira e com as nossas restantes posses, temos que aprender a nadar.
Lembrem-se sempre que o Soares dos Santos é um homem rico, tal como o Américo Amorim, o Belmiro etc etc,

Mas nunca os vi como mais inteligentes que eu! e se calhar, não são mais inteligentes que a maioria dos nossos forenses.

Sentem-se, pensem e vejam o que podem fazer para diminuir os danos familiares que a situação pode trazer, em vez de pensarem com patriotismo como é que vão morrer pela Pátria.

Essa coisa que o Egas Moniz disse ao ser atingido com 5 tiros por um doente doido na sua consulta, já não se usa! O que é que ele disse?? "Morro no meu posto"

O que é que eu diria?? "abatam-me esse canalha! chamem uma ambulãncia! Ó da guarda"...

Abraços
Clinico (hoje estou revolucionário pah! e muito!)

Registado: 1/6/2003 0:13

por OLDMAN » 3/1/2012 1:16

Já recebi por e-mail a sugestão de adesão e divulgação da página "Comprem a quem paga impostos em Portugal"
com o seguinte comentário, que subscrevo, e endereço:

Na actual situação do País, a fuga aos impostos não configura um acto de gestão. Para além de manifesta falta de patriotismo, demonstra uma enorme falta de respeito pelos demais contribuintes, cidadãos e empresários, que cumprem as suas obrigações.

http://www.facebook.com/pages/Comprem-a ... 97?sk=wall
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca

Registado: 22/2/2006 0:39

por superimpecavel » 3/1/2012 1:14

Isto é bom é para os ricos e poderosos pois o zé povinho não pode fazer o mesmo.
Eu também gostava de inventar uma morada fictícia e poder mudar para a Holanda para pagar menos impostos e ter beneficios nas mais valias bolsistas...

Registado: 19/4/2010 15:11

por MarcoAntonio » 3/1/2012 0:55

Clinico Escreveu:
Sigam o exemplo da JM e vejam se garantem, pelo menos a vossa velhice!

Como?

Saindo fisicamente do país?

Ou fugindo aos impostos e recebendo a seguir multas, juros e em última instancia penhoras sobre os meus bens?

É um bocado complicado imita-lo aqui para o comum dos mortais...
Imagem

Administrador Fórum

por ferreira10 » 3/1/2012 0:51

O que existe em Portugal é um seguidismo muito grande relativamente ao plano da troika.Vejam lá se os Irlandeses não bateram o pé quando lhes sugeriram, direi mesmo exigiram, o aumento do IRC cobrado às empresas com sede na Irlanda?

E na Islândia?O Programa foi feito em parte pelos Islandeses.Foram eles que se mantiveram sempre no comando das operações.Não percebo porque, no que diz respeito ao offshore da Madeira, Portugal não alega diferenciação de tratamento.Esta conduta faz-me lembrar o filme de nome "A Ponte do Rio Kwai". Os prisioneiros ingleses que foram recrutados para fazerem a Ponte sobre o Rio Kwai, exigiram que as ordens lhes fossem dadas pelo seu sargento.Imagine-se, prisioneiros, a fazerem tamanha reivindicação.

Os políticos Portugueses, todos eles, já revelaram não terem tomates em outras ocasiões; porque os haveriam de ter nesta ocasião?Não é?lol
Sei que já foram iniciadas conversações para rever o estatuto da Madeira no que a estas questões diz respeito; mas e agora? Numa altura em que parte das empresas já foram afugentadas?
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, HFCA, junas, latbal, m-m, malakas, MiamiBlue, MR32, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, PXYC e 680 visitantes