Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Greve!!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por oscar.coelho » 1/1/2012 18:44

Pata-Hari Escreveu:Oscar, os movimentos de greve dos ultimos anos são para defesa de interesses pequeninos e individualistas a certos grupos e não direitos fundamentais com que todos nos identificamos. E que há motivos válidos e universais, comuns a todos os portugueses, ai se há...

De acordo.
Eu só dei a resposta que dei porque todos aqueles que ao longo de séculos tomaram atitudes corajosas e arriscadas (pela remuneração pelo trabalho prestado ou pelo horário de trabalho por exemplo) não merecem ser apelidados de "palhaços" por quem disso beneficia como uma coisa natural, um direito adquirido...

oscar

Registado: 12/6/2011 19:11

por Pata-Hari » 1/1/2012 15:08

Oscar, os movimentos de greve dos ultimos anos são para defesa de interesses pequeninos e individualistas a certos grupos e não direitos fundamentais com que todos nos identificamos. E que há motivos válidos e universais, comuns a todos os portugueses, ai se há...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por oscar.coelho » 1/1/2012 14:58

Drecksack Escreveu:Enfim, ainda há pessoas que pensam que com greves irão ter influência no que quer que seja.

Essas pessoas têm uma simples designação: Palhaços.

És capaz de imaginar o que seriam as relações laborais hoje se nunca tivessem existido "palhaços" com coragem suficiente para fazer greve?

um abraço
oscar

Assim não dá...

por cinco kapa » 31/12/2011 20:21

Realmente agora estou aperceber a diferença de números entre os sindicatos e o governo ... e realmente os jornalistas nunca falaram neste "esquema" não há dúvida está-se sempre a aprender ... agora sinceramente falta saber quem são os palhaços, mas que isto é um circo, mas um grande circo : É .

Registado: 9/6/2010 14:52

por MatildeSerrano » 31/12/2011 18:15

Enfim, ainda há pessoas que pensam que com greves irão ter influência no que quer que seja.

Essas pessoas têm uma simples designação: Palhaços.

Registado: 30/6/2008 20:42

por oscar.coelho » 31/12/2011 17:29

pvg80713 Escreveu:
vitcosta Escreveu:Mas andam a brincar às casinhas?

Se meteu um artigo , não esta de greve mas de folga...

Se alguém tiver de licença de maternidade num dia de greve, não passa a estar de greve, esta de licença como estava no dia antes e vai estar no dia a seguir.

Os recursos humanos têm de saber em cada momento se o funcionário falta por outro motivo qualquer.

Não vejo onde esta a polemica .

Quem por exemplo recebe nos dias de greve, são os maquinistas da CP, porque pagam mais para o sindicato, que lhes da esta vantagem...

a greve da função publica teve uma baixa adesão, segundo o governo,
os sindicatos acham que tiveram uma enorme adesão de pessoas que tiraram uma folga... :evil:

Também não percebo a polémica. Isto sempre foi assim e vai continuar a ser enquanto durarem as greves. Sempre houve pessoas que, aderindo à greve mas não podendo perder um dia de salário, ou não se querendo confrontar com os piquetes de greve, ou não querendo mostrar à entidade patronal que estão em greve, ou porque não têm transporte, ou..., ou..., preferem meter um dia de férias num dia de greve. Ao mesmo tempo quem esteja de férias ou de baixa ou de licença de maternidade, não vai suspender a sua situação para fazer greve. Como já aqui foi dito os serviços é que têm de saber em cada instante se um funcionário está ao serviço, de baixa, de férias, etc., ou a faltar num dia de greve e tem todos os meios para isso pois tem de saber como processar os pagamentos já que o trabalhador não é obrigado a declarar-se em greve.

Um abraço
oscar

por pvg80713 » 31/12/2011 13:07

vitcosta Escreveu:Mas andam a brincar às casinhas?

Se alguém tiver de licença de maternidade num dia de greve, não passa a estar de greve, esta de licença como estava no dia antes e vai estar no dia a seguir.

Os recursos humanos têm de saber em cada momento se o funcionário falta por outro motivo qualquer.

Quem por exemplo recebe nos dias de greve, são os maquinistas da CP, porque pagam mais para o sindicato, que lhes da esta vantagem...

a greve da função publica teve uma baixa adesão, segundo o governo,
os sindicatos acham que tiveram uma enorme adesão de pessoas que tiraram uma folga... :evil:

Registado: 19/4/2005 11:11

por vitcosta » 31/12/2011 12:37

Mas andam a brincar às casinhas?

Registado: 29/11/2007 14:17

por rmachado » 30/12/2011 19:06

pvg80713 Escreveu:rmachado,

na prática os FP fazem greve !

mas recebem à mesma o dia porque metem um artigo qualquer....

na prática.. dizem que fazem.. mas não.. fazem apenas gazeta...

Registado: 24/8/2004 10:42

por pvg80713 » 30/12/2011 18:40

rmachado,

na prática os FP fazem greve !

mas recebem à mesma o dia porque metem um artigo qualquer....

por rmachado » 30/12/2011 18:20

pvg80713 Escreveu:rmachado,
uma pequena nota :
o que o artista descreveu não é só nos professores mas em toda a FP. Sei que empresas que já foram FP tipo PT, CTT e EDP ainda mantêm truques semelhantes.

por isso é que nas greves a opinião do governo é sempre diferente dos sindicatos :

o governo contabiliza a quem teve que pagar o dia 99%
ou seja fez greve 1% !
O sindicato contabiliza que fez greve e/ou não trabalhou nesse dia 99% !

Pois... e depois dizem que é um direito e coisa e tal... e é mas abusam dele pq na prática não estão a fazer greve.

E pq razão não temos jornalistas a tentar perceber esta diferença de números?

por pvg80713 » 30/12/2011 18:01

rmachado,
uma pequena nota :
o que o artista descreveu não é só nos professores mas em toda a FP. Sei que empresas que já foram FP tipo PT, CTT e EDP ainda mantêm truques semelhantes.

por isso é que nas greves a opinião do governo é sempre diferente dos sindicatos :

o governo contabiliza a quem teve que pagar o dia 99%
ou seja fez greve 1% !
O sindicato contabiliza que fez greve e/ou não trabalhou nesse dia 99% !

por rmachado » 30/12/2011 17:53

artista Escreveu:
rmachado Escreveu:O que a mim me causa muitas dúvidas... então afinal o que se passa em dias de greve?

O estado paga a pessoas que faltam ou algumas aproveitam-se da situaçõs e não fazendo greve tb não trabalham?

Não fui ver o link mas pode ter acontecido o que eu fiz numa das duas escolas onde dou aulas. Na escola onde tenho um horário maior (onde seria mais penalizado por fazer greve), faltei no dia da greve e no dia seguinte entreguei uma justificação com o artigo 102º (posso faltar 5 dias por ano, uma por mês, por conta das férias)... dessa forma, não fui no dia da greve mas na realidade não fiz greve, digamos que é uma forma de "fazer não fazendo"! :)

Na outra escola onde tenho um horário bastante pequeno fiz realmente greve, descontaram-me esse dia, 12,5€!

Então fizeste juz a tua alcunha... artista.. se fizessem cruzamento de dados.. levavas com um dia a menos no salário e um processo disciplinar..

Como é que uma pessoa pode estar de férias e fazer greve no mesmo dia?

Se te achava por vezes com razão na tua defesa da classe... hoje perdeste-a e sobretudo demonstraste pq razão o resto das pessoas é tão anti-professor...

enfim...

Desculpa lá se te consideraste ofendido mas é exatamente por estas coisas que agora andam a penar todos os professores...

por artista_ » 30/12/2011 15:18

pocoyo Escreveu:Vou dar um exemplo:
O professor ganha 1000€, é despedido em julho tem direito a 583€ de proporcionais de subsidio de ferias e de subsidio de natal, logo pela formula do governo não leva corte.

Vamos ver como vão fazer...
Tem que haver alguma vantagem em ser-se despedido todos os anos. :)

Boa, nem me tinha passado isso pela cabeça mas duvido que eles não juntem o bolo todoe malhem forte e feio... o maior problema de ser despedido todos os anos nem se resume a esse facto em si... o maior problema é que no entretanto, perdem-se dois ou três meses de vencimento por causa dos horários incompletos e dos contratos mensais! :shock:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por pocoyo » 30/12/2011 14:49

artista Escreveu:
Deves pensar que eu ando a dormir! :)

Na escola onde entreguei o artigo 102º o meu contrato é até ao dia 31 de Agosto, porque entrei no concurso nacional (ou lá como se chama agora). Ainda assim sou menos explorado que quem entra depois, como é o meu próprio caso na outra escola, onde me vão meter na rua assim que acabem as aulas... o que quer dizer que nos meses de Setembro e Outubro de 2011, e nos de Julho e Agosto de 2012, ganharia mais se estivesse a receber subsídio de desemprego do que a trabalhar, e isso agora ainda é mais claro, já que nem subsídios de Natal e Férias vou receber... provavelmente nem a indemnização a que teria direito! :x

Eheheh
Tu sabes o que andas a fazer. :wink:

Cambada de privilegiados!!! :mrgreen:

PS. Essa de não receber subsídio de natal e de férias ainda estou para ver como vai ser feita nos contratados. É que eles têm direito a proporcionais, logo o desconto deve ser proporcional ao valor recebido. Deve dar para não ser cortado. :wink:

No ano lectivo seguinte recebe-se o restante em duodécimos.

Vou dar um exemplo:
O professor ganha 1000€, é despedido em julho tem direito a 583€ de proporcionais de subsidio de ferias e de subsidio de natal, logo pela formula do governo não leva corte.

Vamos ver como vão fazer...
Tem que haver alguma vantagem em ser-se despedido todos os anos. :)

Registado: 15/1/2010 15:30

por artista_ » 30/12/2011 13:40

pvg80713 Escreveu:mais uma coisa que tem que acabar... artigos que dão dias..... isso não existe no público logo deve acabar .

Artigos que dão dias?! Não dá dia nenhum, são dias de férias que todos temos direito, ao faltar ao abrigo desse artigo tenho menos um dia de férias. A lei até está feita para não se poder faltar muito, só se podem meter 5 por ano e nunca dois no mesmo mês! Quando comecei a dar aulas podiam meter-se 12 por ano, dois por mês... obviamente que quem os usasse todos teria poucos dias de férias no Verão, mas no caso caso dos professores isso pouco importa, em Agosto há pouco para fazer nas escolas!

Até te digo, um professor contratado tem muita dificuldade em faltar. Só posso faltar usando esse artigo (5 dias por ano, no máximo um por mês), e atestados médicos, para além de não receber os primeiros 3 dias do atestado, só aceitam do meu médico de família, ou do centro de saúde, ainda nem percebi bem, por causa disto há cerca de um ano fui dar duas aulas 2 horas depois de passado a noite e ter estado "a soro" no Garcia de Orta :|

pocoyo Escreveu:Acho que o artista vai "lerpar" na mesma. Os professores contratados agora são despedidos logo que não sejam precisos dentro da escola (antes ficavam até 31 de Agosto), acho que têm direito a férias e subsidio de féria remuneradas. Como é obvio o artista vai receber menos 1 dia de férias porque não tem direito a ele.

Penso eu de que... ele só adiou o dia de greve. :)

PS. Artista se não for assim avisa, porque eu estou interessado em saber como vai funcionar essa cena.

Deves pensar que eu ando a dormir! :)

Na escola onde entreguei o artigo 102º o meu contrato é até ao dia 31 de Agosto, porque entrei no concurso nacional (ou lá como se chama agora). Ainda assim sou menos explorado que quem entra depois, como é o meu próprio caso na outra escola, onde me vão meter na rua assim que acabem as aulas... o que quer dizer que nos meses de Setembro e Outubro de 2011, e nos de Julho e Agosto de 2012, ganharia mais se estivesse a receber subsídio de desemprego do que a trabalhar, e isso agora ainda é mais claro, já que nem subsídios de Natal e Férias vou receber... provavelmente nem a indemnização a que teria direito! :x
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por pocoyo » 30/12/2011 13:24

pvg80713 Escreveu:
artista Escreveu:
rmachado Escreveu:O que a mim me causa muitas dúvidas... então afinal o que se passa em dias de greve?

O estado paga a pessoas que faltam ou algumas aproveitam-se da situaçõs e não fazendo greve tb não trabalham?

Não fui ver o link mas pode ter acontecido o que eu fiz numa das duas escolas onde dou aulas. Na escola onde tenho um horário maior (onde seria mais penalizado por fazer greve), faltei no dia da greve e no dia seguinte entreguei uma justificação com o artigo 102º (posso faltar 5 dias por ano, uma por mês, por conta das férias)... dessa forma, não fui no dia da greve mas na realidade não fiz greve, digamos que é uma forma de "fazer não fazendo"! :)

Na outra escola onde tenho um horário bastante pequeno fiz realmente greve, descontaram-me esse dia, 12,5€!

mais uma coisa que tem que acabar...

Acho que o artista vai "lerpar" na mesma. Os professores contratados agora são despedidos logo que não sejam precisos dentro da escola (antes ficavam até 31 de Agosto), acho que têm direito a férias e subsidio de féria remuneradas. Como é obvio o artista vai receber menos 1 dia de férias porque não tem direito a ele.

Penso eu de que... ele só adiou o dia de greve. :)

PS. Artista se não for assim avisa, porque eu estou interessado em saber como vai funcionar essa cena.

Registado: 15/1/2010 15:30

por pvg80713 » 30/12/2011 13:14

artista Escreveu:

mais uma coisa que tem que acabar... artigos que dão dias..... isso não existe no privado logo deve acabar .

a outra é nos maquinistas 18 subsidios !

Maquinistas têm 18 subsídios e CP deve 14 milhões por não pagar parte destes abonos
Por Kátia Catulo, publicado em 30 Dez 2011 - 03:10 | Actualizado há 9 horas 4 minutos
Oito subsídios são fixos e 10 são um sortido para aplicar nas mais variadas situações que surgem no dia-a-dia de um maquinista

A CP deve cerca de 14 milhões de euros aos 1200 maquinistas da sua empresa. É o valor de várias retribuições, como horas extraordinárias, prémios de condução ou trabalho nocturno, que não terão sido pagos entre 1996 e 2006. A dívida pode atingir o dobro, já que, segundo o Sindicato dos Maquinistas (SMAQ), os funcionários continuam sem receber esses montantes até à data presente. A quantos subsídios, abonos e suplementos têm direito os maquinistas é uma dúvida a que é fácil de responder quando se consulta o acordo de empresa entre a administração e o SMAQ. São 18 ao todo (contando com os subsídios de Natal, férias e refeição), dos quais oito são fixos e 10 são um sortido para aplicar nas mais variadas situações que surgem no dia-a-dia de um maquinista (ver quadro ao lado).
Editado pela última vez por pvg80713 em 30/12/2011 13:29, num total de 1 vez.

por artista_ » 30/12/2011 13:06

por rmachado » 30/12/2011 12:51

Regressando ao tema:

"Segundo dados oficiais do Governo, greve geral foi um 'fiasco'"
http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Inte ... t_id=37453

Embora 46% dos funcionários não estejam contabilizados..

O que a mim me causa muitas dúvidas... então afinal o que se passa em dias de greve?

por rmachado » 30/12/2011 12:43

artista Escreveu:
pvg80713 Escreveu:já agora de insólito volto a referir que ontem os trabalhadores invadiram reunião do sindicato da aviação.
e sim os médicos passarem no público a serem avaliados é muito bom. Quem abusa, e há quem abuse, vai ser de alguma maneira penalizado.
Eu só quero que quem avalie diferencie todas as pessoas. Ou seja, em 10 pessoas, podem todas ter mais 90% de 1% em 1% até aos 100%, mas ficamos a saber qual é o melhor e o pior.
isto devia ser válido para os professores também.

Sabes qual é o principal problema da avaliação? Na minha opinião claro...

Conheço bem a avaliação de professores, e não me admira que a dos médicos venha a ter os mesmos problemas.

O maior problema é que um bom sistema implicaria gastar mais, como são muitos os avaliados, implicaria gastar muito mais. Caso contrário é muito difícil fazer uma boa avaliação não gastando mais nada... os médicos têm talvez uma vantagem, têm uma hierarquia estabelecida, ou acho que têm, e isso pode facilitar o processo, nos professores isso praticamente não existe!

Dentro das limitações orçamentais actuais eu até acho que conseguia um modelo de avaliação aceitável sem gastar mais nada, ou quase nada. O modelo que proponho é mais ou menos o "simplex" que vogorou há 2/3 anos quado se desistiu do impraticável proposto pela Maria de Lurdes Rodrigues, o "simplex" que se implementou durante 2 anos parece-me que era adequado, com algumas pequenas alterações/melhorias ficaria excelente para a situação atual...

Quanto aos médicos parece que a avaliação é condicionada a parametrôs mais quantificáveis..

Tipo: Nº de doentes atendidos, operações realizadas, pensos... and so on.. deduzo eu que com sucesso.

Deve ser mais quantificável que a dos professores... (pelo menos foi o que me apercebi)

por artista_ » 30/12/2011 12:20

pvg80713 Escreveu:já agora de insólito volto a referir que ontem os trabalhadores invadiram reunião do sindicato da aviação.
e sim os médicos passarem no público a serem avaliados é muito bom. Quem abusa, e há quem abuse, vai ser de alguma maneira penalizado.
Eu só quero que quem avalie diferencie todas as pessoas. Ou seja, em 10 pessoas, podem todas ter mais 90% de 1% em 1% até aos 100%, mas ficamos a saber qual é o melhor e o pior.

Sabes qual é o principal problema da avaliação? Na minha opinião claro...

Conheço bem a avaliação de professores, e não me admira que a dos médicos venha a ter os mesmos problemas.

O maior problema é que um bom sistema implicaria gastar mais, como são muitos os avaliados, implicaria gastar muito mais. Caso contrário é muito difícil fazer uma boa avaliação não gastando mais nada... os médicos têm talvez uma vantagem, têm uma hierarquia estabelecida, ou acho que têm, e isso pode facilitar o processo, nos professores isso praticamente não existe!

Dentro das limitações orçamentais actuais eu até acho que conseguia um modelo de avaliação aceitável sem gastar mais nada, ou quase nada. O modelo que proponho é mais ou menos o "simplex" que vogorou há 2/3 anos quado se desistiu do impraticável proposto pela Maria de Lurdes Rodrigues, o "simplex" que se implementou durante 2 anos parece-me que era adequado, com algumas pequenas alterações/melhorias ficaria excelente para a situação atual...

por pvg80713 » 30/12/2011 10:55

já agora de insólito volto a referir que ontem os trabalhadores invadiram reunião do sindicato da aviação.

por artista_ » 30/12/2011 3:16

Realmente esta história dava um filme, parece daquelas coisas que só acontecem no grande ecran! :shock:

por Pata-Hari » 30/12/2011 0:17

Bem, da greve já vamos nos comentários aos casos insólitos de loucura. Bolas...:p tem dó dos médicos, né???
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, Bing [Bot], Google [Bot], josehenry400, m-m e 223 visitantes