Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portagens nas SCUT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 29/12/2011 1:51

AutoMech, propositadamente não incluí a CREL porque já foi gratuita (ou melhor, era paga, depois passou a gratuita, pois foi essa uma das promessas eleitorais do A. Guterres, e depois voltou a ser paga).

Escolhi casos de auto-estradas que sempre foram pagas e onde as alternativas não são melhores que a N16, e escolhi deste modo precisamente para mostrar que o argumento da falta de alternativas, que supostamente servia para justificar que uma dada via fosse uma SCUT, poderia ser alargado a muitas auto-estradas pagas para justificar a sua gratuitidade.

Infelizmente são muito raras as situações em que alguém faz uma análise abrangente deste problema. A maioria dos comentários sobre a questão das SCUT apenas aborda a situação concreta do comentador, sem qualquer preocupação com as situações idênticas no resto do país...

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 29/12/2011 1:37

Na zona de Lisboa temos um caso exemplar que é a CREL. Antigamente era gratuita e passou a paga. As alternativas são, em muitos casos, horríveis em termos de tempo / tráfego / distância. E também afectou milhares e milhares de pessoas.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 29/12/2011 1:29

EALM Escreveu:Alternativas têm definição, podem ser quantificadas. E há um limite para o absurdo.

Ir de Aveiro à Guarda pela A-25 demora 1,6 horas.
Ir de Aveiro à Guarda pela N16 demora 4 horas.

É alternativa?
Por esta ordem de ideias nem era preciso N16. Ia-se a pé. Leva mais tempo, mas a verdade é que a "alternativa" de ir a pé existe.

Eu sei que a N16 é uma alternativa problemática, mas como já tentei explicar, não vejo que a situação seja muito diferente daquilo que se verifica no resto do país.

Eis alguns exemplos equivalentes:

Ir de Lisboa ao Bombarral pela A-8 demora 35 minutos.
Ir de Lisboa ao Bombarral pela N8 (via Loures, Torres Vedras) demora 1h30. Se não for mais.

É alternativa?

E aqui convém notar que a A-8 nunca foi SCUT.

Mas há outros casos:

Ir de Lisboa ao Porto pela A-1 demora 2,5 horas.
Ir de Lisboa ao Porto pela N-1 (IC2) demora 5 horas - ou mais.

É alternativa?

E aqui convém igualmente notar que a A-1 nunca foi SCUT.

E mais um:

Ir de Lisboa à Marateca pela Ponte 25 Abril + A-2 demora 30 minutos.
Ir de Lisboa à Marateca pela Ponte 25 de Abril e pela A-2 até ao Fogueteiro (troço gratuito) seguindo depois pela N-10 via Setúbal demora 1h15m (ou mais).

É alternativa?

Também aqui convém salientar que a A-2 nunca foi SCUT.

Insisto neste ponto: não vejo em que é que as ex-SCUTS são diferentes das auto-estradas que sempre foram pagas, no que se refere à existência de alternativas.

por EALM » 29/12/2011 1:12

Alternativas têm definição, podem ser quantificadas. E há um limite para o absurdo.

Ir de Aveiro à Guarda pela A-25 demora 1,6 horas.
Ir de Aveiro à Guarda pela N16 demora 4 horas.

É alternativa?
Por esta ordem de ideias nem era preciso N16. Ia-se a pé. Leva mais tempo, mas a verdade é que a "alternativa" de ir a pé existe.

Registado: 1/5/2008 2:21

por Elias » 28/12/2011 17:33

FilRib, eu conheço bem a N16, tenho consciência que é uma estrada sinuosa e que o percurso leva muito mais tempo, mas a verdade é que a estrada existe.

A N1 pode não ter tantas curvas mas em contrapartida tem muito mais trânsito, semáforos e atravessamento de localidades. Sabes, às vezes tenho a sensação de que quando se fala de SCUTS, cada um acha que o seu caso é pior que o dos outros (seja o litoral norte, o Algarve ou a Beira Interior). Isto resulta, obviamente, de um enviesamento pessoal que todos nós temos, mas creio que para este assunto poder ser correctamente debatido, os vários casos devem ser vistos com o mesmo distanciamento.

Quanto à tua última questão: nota que eu sou a favor das portagens mas sou totalmente contra este método dos pórticos, que considero anticonstitucional (não se pode pagar dinheiro, deve ser um caso único no país de um serviço que não se pode pagar a dinheiro).

por FilRib » 28/12/2011 16:50

Elias Escreveu:SirKneighf,

A alternativa existe - chama-se N16.

Poderá dizer-se que é uma má alternativa.

Mas olha que o que não falta por esse país fora são casos de auto-estradas que sempre foram pagas e que não têm alternativas melhores que a N16.

Estou a pensar, por exemplo, na A8 entre Lisboa e Caldas da Rainha (alternativa: N8)... na A1 entre Lisboa e Carregado (alternativa: N10 e N3)... na A1 entre Leiria e Coimbra (alternativa: N1)... na A2 entre Lisboa e Setúbal (alternativa: N10)... na A3 entre Porto e Braga (alternativa: N14)... na A4 entre Porto e Amarante (alternativa: N15)... na A5 entre Lisboa e Cascais (alternativa: N6)... e muitos outros.

Em todos os casos que citei a opção sempre foi esta: ou vais pela auto-estrada e pagas (nunca houve borlas), ou vais pela "estrada velha" e não pagas. Não há meio termo.

Porque é que nas outras há-de ser diferente?

Elias, o IP5 foi feito numa altura em que a N16 já não oferecia garantias. Portanto, reforças como dizem acima que se o IP5 não era boa alternativa então a N16, nem se fala.

E já que te vejo a comparar a N16 com a N1, N10 e tantas outras, convido-te a ires à minha terra natal (Guarda) e dares um passeio pela N16 porque nota-se que já não circulas por lá há muito tempo, caso contrário não farias essa comparação.

E o que dizes do facto de no troço onde existe IP5 a A25 ser grátis e no pior troço da N16, ser o troço da A25 ser o mais caro? Grande justiça nestas portagens.

Eu vou muitas vezes a Lisboa pela N1 e circulei anteontem pela N16.....

Registado: 4/8/2010 10:09

por Elias » 28/12/2011 14:48

SirKneighf,

A alternativa existe - chama-se N16.

Poderá dizer-se que é uma má alternativa.

Mas olha que o que não falta por esse país fora são casos de auto-estradas que sempre foram pagas e que não têm alternativas melhores que a N16.

Estou a pensar, por exemplo, na A8 entre Lisboa e Caldas da Rainha (alternativa: N8)... na A1 entre Lisboa e Carregado (alternativa: N10 e N3)... na A1 entre Leiria e Coimbra (alternativa: N1)... na A2 entre Lisboa e Setúbal (alternativa: N10)... na A3 entre Porto e Braga (alternativa: N14)... na A4 entre Porto e Amarante (alternativa: N15)... na A5 entre Lisboa e Cascais (alternativa: N6)... e muitos outros.

Em todos os casos que citei a opção sempre foi esta: ou vais pela auto-estrada e pagas (nunca houve borlas), ou vais pela "estrada velha" e não pagas. Não há meio termo.

Porque é que nas outras há-de ser diferente?

por Pastel » 28/12/2011 14:43

Por definição sou contra qualquer tipo de portagens, para isso é que toda a gente paga impostos... mas atendendo à situação do país, acho que quem decidiu foi guloso e que não vai render nem metade do que poderia render..

No meu caso concreto, só me altera os percursos em 2 situações:
1) Serra da Estrela, ia lá uma vez por ano, agora é para esquecer.
2) Não vou passar pelo Algarve a caminho de Espanha durante uns anos garantidamente. Ganha o Alentejo!

A22, A23 e A25 não considero que haja alternativas válidas. A N125 é uma anedota mesmo :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 11:30

por Sir[Kneighf] » 28/12/2011 14:29

Elias Escreveu:FilRib, estás a falar daquele IP5 do qual toda a gente dizia mal, porque tinha descidas muito perigosas e curvas apertadas, o tal IP5 que não oferecia segurança e dava origem a muitos acidentes? É essa a "alternativa" a que te referes?

Caro Elias, reforças entao o sentido que nao há alternativa nenhuma.
Walking to where there is no path, leaving a trail.

Registado: 22/5/2011 12:34

por Elias » 28/12/2011 14:23

FilRib, estás a falar daquele IP5 do qual toda a gente dizia mal, porque tinha descidas muito perigosas e curvas apertadas, o tal IP5 que não oferecia segurança e dava origem a muitos acidentes? É essa a "alternativa" a que te referes?

por FilRib » 28/12/2011 11:10

Elias Escreveu:
rpmt Escreveu:Pois mas acho que passa a ser quando anularam alternativas.

Mas que alternativas é que foram anuladas, exactamente?

Assim de repente, só me ocorre um caso que é um troço da A23 que se sobrepôs à antiga estrada que por lá passava...

Elias, admira-me que após este tempo todo ainda não te tenhas dado conta que anularam o IP5.
Fizeram por cima a A25 e agora as "alternativas" são estradas que não são usadas há mais de 20 anos, quando o IP5 foi construído. O mais engraçado é que existe um troço entre Chãs de Tavares e Fornos de Algodres que ficou intacto o troço do IP5 e curiosamente nesse troço paralelo não se paga na A25. E entre Fornos e Celorico, onde a N16 está quase destruída... é onde a A25 tem o seu troço mais caro!

Registado: 4/8/2010 10:09

por Elias » 28/12/2011 0:26

rpmt Escreveu:Pois mas acho que passa a ser quando anularam alternativas.

Mas que alternativas é que foram anuladas, exactamente?

Assim de repente, só me ocorre um caso que é um troço da A23 que se sobrepôs à antiga estrada que por lá passava...

por Arte-Sacra » 28/12/2011 0:22

Isto não está fácil no Algarve...
Afinal, a resistência às portagens surgiu a sul.

Via do Infante: Quarta sabotagem em 15 dias de portagens
27-12-2011 13:39:00

Uma caixa de passagem de cabos que serve as portagens da Via Infante de Sagres (A22), entre Olhão e Tavira foi hoje de manhã vandalizada. GNR não vai reforçar o patrulhamento.
portagens-portico-preços-gnr.jpg
Ver Galeria

O incidente afeta a transmissão dos dados sobre quem passa no pórtico, no sentido Portimão-Espanha, e embora fiquem registados, é atrasada a sua chegada à central. A Polícia Judiciária já realizou no local peritagem, para que técnicos da Portugal Telecom possam proceder às reparações.

Trata-se do quarto incidente semelhante desde a introdução de portagens na Via do Infante a 8 de dezembro.

A sabotagem, que consistiu no corte de cabos, ocorreu entre as 05h00 e as 06h00, no sentido Portimão – Espanha a cerca de 100 metros da entrada de Olhão, ao quilómetro 100, disse à Lusa fonte do Comando da GNR.

Entretanto, a GNR garantiu que não vai alterar o esquema de segurança montado para a segurança na A22, avança a TSF que ouviu uma fonte do Comando Distrital de Faro.

Quatro sabotagens em 15 dias Esta caixa foi danificada 10 dias depois de uma outra, por onde passavam fibra ótica, ter sido vandalizada por fogo junto ao nó de Boliqueime. Quatro dias antes, dia 13, o pórtico instalado entre Algoz e Guia foi incendiado e foram disparados tiros de caçadeira, provocando ferimentos ligeiros a um funcionário da concessionária Euroscut que foi atingido por estilhaços de vidro da viatura da empresa.Após este incidente, os pórticos da Via do Infante passaram a ser vigiados pela GNR.

Na madrugada do dia anterior, dia 12, um pórtico de cobrança de portagens junto ao nó de Boliqueime, foi baleado e uma estrutura de apoio com meios informáticos foi incendiada naquele que constituiu o primeiro incidente depois do início da cobrança de taxas.

Recorde-se que as caixas de passagem dos cabos estão localizadas fora da via, não sendo necessário circular nesta para o seu acesso. Ao longo de toda a via, em distâncias de cerca de 50 metros existem estas estruturas onde passa a cablagem do sistema eletrónico.
in http://www.observatoriodoalgarve.com/cn ... icia=48324

Registado: 4/5/2008 16:15

por Luis19 » 27/12/2011 0:17

EALM Escreveu: Ao invés de fazer uma AE pralela e deixar esta como a única alternativa, acabaram com o IP-5. Agora o país fica com o quê?

A futura A4 irá fazer exactamente o mesmo ao pessoal de Trás-os-Montes (quando tivermos que a pagar em toda a sua extensão até Quintanilha)...
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.

Registado: 4/12/2007 16:30

por mcarvalho » 24/12/2011 16:28

Pai Natal faz ultimato nas SCUTS
Por Mário Botequilha

“Só ponho aí os pés se me derem um identificador.” O ultimato é do Pai Natal, um homem que, além de ser pai e de ser Natal, também é indignado.

http://inimigo.publico.pt/Noticia/Detail/1526330

Registado: 17/2/2004 1:38

por EALM » 24/12/2011 16:10

_urbanista_ Escreveu:O caso do algarve não é diferente dos restantes, não sei porque os algarvios se queixam tanto.
De aveiro a vilar formoso pela estrada alternativa são umas 4 horas de sobe desce e curvas.
Do porto a viana do castelo a actual Scut cortou partes da estrada que existia e os 30 minutos do porto a viana pela Scut, pela alternativa passam para quase 2 horas.
do meu ponto de vista, o pior caso é o de aveiro vilar formoso, visto que é a princial entrada no país, atravessada todos os dias por milhares de camiões, e esta sim não tem alternativa...considero um autentico roubo...

PRECISAMENTE. Todo o país está impávido e sereno perante esta situação. A A-25 é sem dúvida o caso mais gritante de ROUBO à população visto que:

1º As "alternativas" não cumprem o disposto legal de tempo de viagem e nem sequer permite a passagem de trágefo pesado!

2º A IP-5 foi construida com 85% do seu custo financiado pela UE. Essa estrada pertencia à população. Ao invés de fazer uma AE pralela e deixar esta como a única alternativa, acabaram com o IP-5. Agora o país fica com o quê?

No algarve não acabaram com a N-125! Acho bem que se queixem, ma solhem para a situação dramática de Aveiro- VILAR-FORMOSO onde nem sequer o equivalente à N-125 existe!

Registado: 1/5/2008 2:21

por TheTraveler » 24/12/2011 16:01

marcoj Escreveu:A22

É A22 de Alcantarilha a Lagos. De Alcantarilha a Espanha é Via do Infante e não é nem nunca foi SCUT, pelo que não se devia enquadrar nestes pagamentos.
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por marcoj » 24/12/2011 15:42

Estes ultimos comentários sobre a não utilização da A22 e utilização de outras vias só vem provar que existem alternativas e logo o pagamento deve ser feito pelos utilizadores e não pelos contribuintes

Registado: 28/7/2006 15:24

por rpmt » 24/12/2011 15:33

O Elias disse
Acontece que andar na A22 à borla (e em qualquer outra auto-estrada) não é um "direito fundamental".

Pois mas acho que passa a ser quando anularam alternativas.
E não é o meu caso mas se eu mora-se num ponto e para trabalhar estivesse no oposto e se estivesse a pagar empréstimo da casa podem ter a certeza entregava a casa ao banco e alugava uma perto do trabalho temos pena os bancos iam começar a apertar os calos a quem faz merd... nos governos.

Registado: 14/11/2006 17:47

Re: Portagens na A22

por TheTraveler » 24/12/2011 14:38

Arte-Sacra Escreveu:Muito sinceramente, acham que, se as pessoas para atestarem o carro fazem quilómetros para pouparem uns cêntimos no combustível, estarão dispostas a pagar 9 cêntimos ao quilómetro na Via do Infante? Naaahhhhh
Não me parece.

Também nunca mais passei na Via do Infante, só se fosse parvo. Compensava sim quando era de borla, agora, fiquem com ela e paguem as compensações à concessionária pela quebra de tráfego.

Câmara de Albufeira até à de Faro, são mais 8.5km

45,3 km
http://maps.google.pt/maps?saddr=Av.+Dos+Descobrimentos&daddr=Rua+do+Munic%C3%ADpio+25,+8000-001+Faro+(C%C3%A2mara+Municipal+de+Faro)&hl=pt-PT&ie=UTF8&ll=37.087501,-8.094864&spn=0.275516,0.441513&sll=37.052437,-8.057098&sspn=0.275643,0.441513&geocode=Fe_3NQIdujCC_w%3BFYTINAId1eyG_yEyZ9zZHx-JbQ&vpsrc=0&mra=pd&t=h&z=11

36,8 km
http://maps.google.pt/maps?saddr=Av.+Dos+Descobrimentos&daddr=37.10739,-8.21212+to:Rua+do+Munic%C3%ADpio+25,+8000-001+Faro+(C%C3%A2mara+Municipal+de+Faro)&hl=pt-PT&ie=UTF8&sll=37.071067,-8.094864&sspn=0.275576,0.441513&geocode=Fe_3NQIdujCC_w%3BFb42NgIdaLGC_ynvxYRIUMkaDTFh_nW1vesAEw%3BFYTINAId1eyG_yEyZ9zZHx-JbQ&vpsrc=0&dirflg=h&mra=dpe&mrsp=1&sz=11&via=1&t=h&z=11

Câmara de Albufeira à de Portimão, são mais 7km

39,6 km
http://maps.google.pt/maps?saddr=Av.+Dos+Descobrimentos&daddr=Pra%C3%A7a+Primeiro+de+Maio,+8500+Portim%C3%A3o+(C%C3%A2mara+Municipal+de+Portim%C3%A3o)&hl=pt-PT&ie=UTF8&sll=37.119035,-8.392685&sspn=0.275401,0.441513&geocode=Fe_3NQIdujCC_w%3BFVaqNgIdyLd9_yEGkVDXm5jqjw&vpsrc=0&mra=prv&t=h&z=11

32,4 km
http://maps.google.pt/maps?saddr=Av.+Dos+Descobrimentos&daddr=37.09382,-8.30256+to:37.14396,-8.48609+to:37.13896,-8.51493+to:Pra%C3%A7a+Primeiro+de+Maio,+8500+Portim%C3%A3o+(C%C3%A2mara+Municipal+de+Portim%C3%A3o)&hl=pt-PT&ie=UTF8&sll=37.108313,-8.296738&sspn=0.13772,0.220757&geocode=Fe_3NQIdujCC_w%3BFbwBNgIdIFCB_yl5WDs-B84aDTFRCG23vesAEw%3BFZjFNgIdNoN-_ymdaCXrHygbDTExEwO4vesAEw%3BFRCyNgIdjhJ-_ym9UxxcQigbDTEwzXm0vesAEw%3BFVaqNgIdyLd9_yEGkVDXm5jqjw&vpsrc=0&dirflg=h&mra=dpe&mrsp=1&sz=12&via=1,2,3&t=h&z=12

Mais km e ter que pagar portagem, não obrigado. De borla, compensa.
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

Portagens na A22

por Arte-Sacra » 24/12/2011 12:22

Resido no Algarve.
Circulava quase todos os dias na via do infante.

Desde que implementaram as portagens, deixei de circular na A22.

Tanto quanto se fala, os poucos que ainda transitam na ex-scut, é porque estão a utilizar a borla das 10 viagens grátis.

Muitos guardaram a borla para o Natal e passagem do ano, porque é uma altura do ano que espera-se que a 125 "entupa".

Muito sinceramente, acham que, se as pessoas para atestarem o carro fazem quilómetros para pouparem uns cêntimos no combustível, estarão dispostas a pagar 9 cêntimos ao quilómetro na Via do Infante? Naaahhhhh
Não me parece.

O boicote ao pagamento (porque quase todos os que transitam, fazem-no pelas borlas) é por necessidade.

Porque quem fazia 50 km diários(25km de ida e 25km de volta) na via do infante, teria um extra de 150 euros/mês, o que equivale a 1800 euros/ano que são dois salários médios em Portugal. Duplica com o combustível.

Só os líricos é que ainda acreditam que estas portagens, nestas condições, são sustentáveis.

Como já muitos comentam:

"É uma estrada para os ricos e para as emergências"

Entretanto, já nem se vêem espanhóis em Faro e Albufeira.
Em Ayamonte, os vizinhos espanhóis dizem que os portugueses não gostam dos euros espanhóis.
E riem-se.

Registado: 4/5/2008 16:15

por Elias » 24/12/2011 12:02

Concordo com a modelagem horária (desde que não seja o Estado a suportar a diferença), só não percebo porque é que esse princípio não é alargado a todas as vias portajadas...

por Automech » 24/12/2011 3:08

Pesados terão descontos nas antigas SCUT
Publicado em 2011-12-21

O secretário de Estado dos Transportes anunciou esta quarta-feira que a partir de 2012 os veículos pesados de mercadorias terão um desconto de 10% durante o dia e 25% à noite nas portagens das antigas SCUT.

Falando aos jornalistas após uma discussão na Assembleia da República, Sérgio Monteiro disse que está em diálogo com as associações do sector e espera que "a modelagem horária" conste de uma portaria a ser publicada no início do ano.

"Para mitigar o impacto da introdução de portagens nas zonas queremos permitir uma modelação de horário para o transporte de pesados de mercadorias", afirmou.

O secretário de Estado disse ainda que continua a acompanhar a situação e referiu que as receitas das portagens "estão acima daquelas que eram as piores expectativas".
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia ... id=2199992
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por pocoyo » 23/12/2011 15:41

Até a venda de carros está a cair drasticamente devido à introdução de portagens na A22. :)

Quando meteram portagens na A28, aqui no norte, era impressionante o transito nas nacionais à volta. Esse efeito durou 15 dias, vamos ver quanto tempo vai durar no allgarve.

Se durar mais tempo é sinal de que há alternativas. :mrgreen:

Registado: 15/1/2010 15:30

por djovarius » 23/12/2011 15:30

Boas,

De qualquer maneira, há um grande boicote à A22.
Não se nota mais agora, devido à época festiva.
Mas deixem passar o Ano Novo e algum movimento a ele associado, e podem crer que o pessoal boicotará, sem violência ou polémicas, a dita ex-SCUT, demonstrando que o tiro sairá pela culatra aos senhores do costume.

Aliás, isto já está a ser bem explorado pela concorrência turística, sobretudo dos vizinhos.
Até o número de auto-caravanas no nosso inverno, está em acentuada quebra.

Claro, somos um país rico, não precisamos de migalhas, claro...

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 187 visitantes