Off-Topic: Quanto vale o tempo?
dfviegas:
Estranho é alguém dar-se ao trabalho de pesquisar topicos anteriores sobre outro utilizador, como se tivesse a escrever uma biografia.
Estranho é alguém que responde aos comentários com uma rapidez espantosa, tal como se não tivesse nada para fazer do que senão estar com o browser aberto no forum do caldeirão.
Estranho é a visível frustação contida no teu discurso.Descarregua toda essa frustação nas pessoas da vida real!
Estranho é alguém dar-se ao trabalho de pesquisar topicos anteriores sobre outro utilizador, como se tivesse a escrever uma biografia.
Estranho é alguém que responde aos comentários com uma rapidez espantosa, tal como se não tivesse nada para fazer do que senão estar com o browser aberto no forum do caldeirão.
Estranho é a visível frustação contida no teu discurso.Descarregua toda essa frustação nas pessoas da vida real!
- Registado: 23/2/2008 0:35
Mas qual mania
A-330 Escreveu:Sempre a mania da licenciaturas.Algumas nem dão trabalheira nenhuma.São as licenciaturas da treta.
Por isso acho que a licenciatura nem é parâmetro nenhum.
E hoje em dia em Portugal , a menos que alguém tire uma licenciatura já com o objetivo de ir para fora , mais vale tirar um curso técnico qualquer.
Dependendo do que escolher , vai ter trabalho e vai ganhar mais que um licenciado, ou um doutor, como gostam de se intitular .
Isso das licenciaturas hoje em dia.. tem o que se lhe diga...
A330
A330, eu mencionei a licenciatura não por nenhuma mania, mas porque pesquisei no forum e o scotch num tópico anterior estava a pensar em tirar uma para melhorar a sua remuneração.
Foi apenas isso.
- Registado: 29/11/2007 2:53
Sempre a mania da licenciaturas.Algumas nem dão trabalheira nenhuma.São as licenciaturas da treta.
E hoje em dia em Portugal , a menos que alguém tire uma licenciatura já com o objetivo de ir para fora , mais vale tirar um curso técnico qualquer.
Dependendo do que escolher , vai ter trabalho e vai ganhar mais que um licenciado, ou um doutor, como gostam de se intitular .
A330
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
scotch Escreveu:Muito obrigado pelos comentários mais criticos.O caldeirão tem servido de barometro sobre a reacção das pessoas à minha forma de vida.Desta forma evito situações menos agradáveis na vida real.No "virtual" nada me ofende, acredito mesmo que quem coloca comentários mais sarcáticos, não teria coragem de os fazer presencialmente.Faz parte do padrão cultural do nosso pais!
dfviegas deste-te ao trabalho de pesquisar topicos onde participei para responderes?!?!?Sinto-me lisonjeado!dfviegas Escreveu:para quem diz que a primeira coisa mais importante é o conhecimento parece-me no minimo estranho
Quando a realidade parece estranha costuma-se dizer que a pessoa em questão ou é extremamente estúpida, ou espantosamente inteligente!
dfviegas a percepção do tempo não é constante ao longo do desenvolvimento de um individuo.A percepção que uma criança tem do tempo, é diferente quando chegar à adolescencia e de quando chegar à idade adulta.Isto porque a visão da realidade vai sofrendo mutações.
Pareces os jornais pegas numa parte de uma frase e descontextualizas completamente o assunto o que é estranho é gostares do conhecimento mas não te teres dado ao trabalho de tirar uma licenciatura, mas eu percebo o porquê dá trabalho não é? Não se tira uma licenciatura com Sorte.
Tens razão a percepção do tempo não é constante o ano passado pensavas tirar uma licenciatura este ano já não queres fazer ponta de cauda. Dá trabalho não é? e tudo o que dê trabalho é muitaaaaa trabalheiraaaa.
Muito obrigado pelos comentários mais criticos.O caldeirão tem servido de barometro sobre a reacção das pessoas à minha forma de vida.Desta forma evito situações menos agradáveis na vida real.No "virtual" nada me ofende, acredito mesmo que quem coloca comentários mais sarcáticos, não teria coragem de os fazer presencialmente.Faz parte do padrão cultural do nosso pais!
dfviegas deste-te ao trabalho de pesquisar topicos onde participei para responderes?!?!?Sinto-me lisonjeado!
Quando a realidade parece estranha costuma-se dizer que a pessoa em questão ou é extremamente estúpida, ou espantosamente inteligente!
dfviegas a percepção do tempo não é constante ao longo do desenvolvimento de um individuo.A percepção que uma criança tem do tempo, é diferente quando chegar à adolescencia e de quando chegar à idade adulta.Isto porque a visão da realidade vai sofrendo mutações.
dfviegas deste-te ao trabalho de pesquisar topicos onde participei para responderes?!?!?Sinto-me lisonjeado!
dfviegas Escreveu:para quem diz que a primeira coisa mais importante é o conhecimento parece-me no minimo estranho
trabalho????
scotch Escreveu:HappyGuy Escreveu:Mas se calhar isso funciona quando ainda se vive em casa dos pais e estes são tolerantes à calanzice. Infelizmente, já não posso fazer a experiência
Entre tantos comentários, até me admira só ter encontrado um que fosse sarcástico.HappyGuy, quem pode, pode, quem não pode fica à porta!
Pelas tuas palavras sou um sortudo por poder utilizar o meu tempo da forma que faço.Mas sabes, a sorte dá trabalho.Utilizar o tempo como eu faço exigiu planeamento, para que atualmente seja livre de utilizar o tempo como bem entender.
Já não podes fazer a experiência?!?!Temos pena!
A tua sorte dá trabalho? ter 36 anos não ter uma licenciatura (para quem diz que a primeira coisa mais importante é o conhecimento parece-me no minimo estranho). Depender de familiares para viver, dizer que não aguenta um trabalho precário por qualquer motivo, isso é procurar a sorte com trabalho humm não me parece acho que isso é mesmo ser calão e arranjar desculpas para viver à custa dos pais?
Editado pela última vez por dfviegas em 28/12/2011 11:56, num total de 1 vez.
Em termos práticos:
Tempo é valioso porque tempo é vida.Que todos pensamos ser de aproximadamente 80 anos.
Por isso ,apesar de o conceito de tempo bem gasto ou tempo mal gasto ser altamente subjetivo a verdade é que quanto mais o tempo passa. menos vida temos e por isso há que aproveita-lo bem não vá ele esgotar se antes do esperado.
O resto são teorias muito importantes para os físicos mas que para o cidadão comum é tão importante quanto saber a média de ovos que põe uma aranha.
A330
Tempo é valioso porque tempo é vida.Que todos pensamos ser de aproximadamente 80 anos.
Por isso ,apesar de o conceito de tempo bem gasto ou tempo mal gasto ser altamente subjetivo a verdade é que quanto mais o tempo passa. menos vida temos e por isso há que aproveita-lo bem não vá ele esgotar se antes do esperado.
O resto são teorias muito importantes para os físicos mas que para o cidadão comum é tão importante quanto saber a média de ovos que põe uma aranha.
A330
Re: O tempo oriental e ocidental
C.N. Escreveu:Ola,
Nao tenho resposta a pergunta "quanto vale o tempo?" mas gostava de partilhar isto. Os ocidentais vem o tempo de forma linear (1 dimensao) e os orientais de forma circular (2 dimensoes). Os ocidentais nascem, vivem, e morrem, numa linha continua. Eu tenho 38 anos e vejo-me a meio dessa linha. Os orientais nao tem pontos definidos na linha circular porque acreditam na reencarnacao.
A expressao "paciencia do chines" e outras semelhantes sao criadas pelos ocidentais para descrever os metodos de negociacao, de vida, dos orientais. Os ocidentais vem oportunidades de negocios na linha continua, e como tal tomam decisoes sim/nao rapidas pois acreditam que o "tempo nao volta para tras". Os orientais vem a oportunidade numa linha temporal circular e como tal, se nao decidirem desta volta, pode ser que a oportunidade ainda esteja la (ou uma melhor), quando passarem outra vez.
Abraco
CN
Gira esta parte. Gostei, C.N.

Em termos práticos:
A330
A330
Sendo que o espaço é infinito, o tempo foi a forma que encontramos como forma de orientação neste infinito.
O tempo existe e é algo que todos os seres vivos cronometram À sua maneira, nós humanos de uma forma mais rigorosa, os animais e as plantas, pelas estações.
Esta é a minha definicão de tempo.
Quanto À sua importância, penso que quanto mais evoluimos mais importante se torna o tempo. Eu diria que a nossa era é do Tempo/Conhecimento.
O tempo existe e é algo que todos os seres vivos cronometram À sua maneira, nós humanos de uma forma mais rigorosa, os animais e as plantas, pelas estações.
Esta é a minha definicão de tempo.
Quanto À sua importância, penso que quanto mais evoluimos mais importante se torna o tempo. Eu diria que a nossa era é do Tempo/Conhecimento.
HappyGuy Escreveu:Mas se calhar isso funciona quando ainda se vive em casa dos pais e estes são tolerantes à calanzice. Infelizmente, já não posso fazer a experiência
Entre tantos comentários, até me admira só ter encontrado um que fosse sarcástico.HappyGuy, quem pode, pode, quem não pode fica à porta!
Pelas tuas palavras sou um sortudo por poder utilizar o meu tempo da forma que faço.Mas sabes, a sorte dá trabalho.Utilizar o tempo como eu faço exigiu planeamento, para que atualmente seja livre de utilizar o tempo como bem entender.
Já não podes fazer a experiência?!?!Temos pena!
EuroVerde Escreveu:
1º C nunca poderá ser constante sob o espaço.
2º C é independente do referêncial e está certo.
C é constante. Excepto talvez nos primeiros pico segundos do universo em que as leis da física entram em colapso.
EuroVerde Escreveu:Tempo e espaço podem não estar interligadas entre si, porque existem várias dimensões, e o espaço tal como o conhecemos nunca poderá servir de padrão modelo para definirmos normas, entre as quais o tempo.
Não percebi o sentido desta frase, mas uma coisa é certa tempo e espaço estão sempre ligados entre si tal como energia e massa, numa relação de dualidade. Só tens de ter em conta que espaço pode ser uma coisa com n dimensões simplesmente a mente humana não consegue interpretar espaço assim mas é fácil de o ver em equações matemáticas.
Euro, acho-te um factor (necessário) cómico do caldeirão, mas discutir física contigo está para lá do meu conceito de eficiencia da utilização do meu tempo...
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Zeb_PT Escreveu:Tempo e espaço são duas variaveis interligadas entre si.
Partindo do principio da relatividade (que c é contante e independente do referencial), o tempo, ou melhor, um segundo nada mais é do que 299 792 458 metros percurridos por um fotão.
1º C nunca poderá ser constante sob o espaço.
2º C é independente do referêncial e está certo.
Tempo e espaço podem não estar interligadas entre si, porque existem várias dimensões, e o espaço tal como o conhecemos nunca poderá servir de padrão modelo para definirmos normas, entre as quais o tempo.
Se fosse possivel ir para Marte ou Saturno, ou para fora do sistema solar, etc os padrões alteravam-se independentemente na nossa vontade.
Tempo e espaço são duas variaveis interligadas entre si.
Tendo em conta a uma particula de luz, o fotão, o tempo não é nada mais do que o espaço percurrido por essa mesma partícula.
c = 299 792 458 metros / segundo
Partindo do principio da relatividade (que c é contante e independente do referencial), o tempo, ou melhor, um segundo nada mais é do que 299 792 458 metros percurridos por um fotão.
O tempo existe fora da nossa cabeça...
Tendo em conta a uma particula de luz, o fotão, o tempo não é nada mais do que o espaço percurrido por essa mesma partícula.
c = 299 792 458 metros / segundo
O tempo existe fora da nossa cabeça...
http://marketapprentice.wordpress.com
EuroVerde Escreveu:Olá,
Existem várias dimensões de ser/estar e de percepção, entendimento /desentendimento, tolerância / não tolerância na Vida.
Definir tempo é provávelmente das coisas mais difíceis que alguém consegue incutir a todo o momento ao seu Ser, porque este depende o espaço onde o Ser se encontra e insere. Mas só se encontra posteriormente no fim de estar inserido, porque se não se adaptar ao espaço, o tempo não tem influência no desenvolvimento daquele Ser.
Uma pessoa na casa dos 20 anos têm uma real e diferente percepção do tempo, de uma com 80 anos, ou 103 como Manuel de Oliveira, mas os estados de espirito devem a todo momento ser independentes do tempo aonde se está inserido. Mas morrer, ninguém sabe se é o fim ou principio de tudo, apenas estados de espirito pensantes existem nesse processo da morte dum ente querido, que é magnânimo, mas o estado é pouco significante perante toda a dimensão do Ser. Nem tão pouco, essa pequena tarefa minúscula de encontrar/procurar/pesquisar por emprego.
A vida é tudo e não é nada.
E o tempo só toma valor devido à nossa existência, humana, mas não só. Os animais, as plantas!
O tempo é indefinivel na medida do espaço, mas cada um de nós tem concreta e exacta certeza do verdadeiro significado parcial de uma ligeira noção do curto/médio e longo prazos, isto devido a padrões da nossa existência na elaboração de relógios, microscópios, naves, astrolábios, GPS, etc.
Só o nosso Universo, que é de todos nós, e seres vivos inteira e parcialmente conhecidos pelos seres humanos, tem verdadeiras e várias dimensões. O eixo oblíquo imaginário que pende o planeta terra para um dos lados mais do que para o outro, do qual gira em volta de si, em movimento de rotação no sentido único a que por obra da hipótese Big Bang, eleito como hipótese válida para o princípio do cosmus. O estudo do movimento de rotação em volta de si e translacção em redor do Sol, é complexo e não define tempo por si só. Se de décadas a décadas, de séculos a séculos, de milénios a milénios há pequenos (ou grandes) desvios no espaço que se torna constantemente imperceptível a nós compreendermos o verdadeiro significado do tempo e da vida, a que nós lhes chamamos tempo por acharmos que é um modelo que passa e não volta mais.
No entanto os factos em si e actos podem não se dar da mesma forma, porque factores físicos e quimicos alteram constantemente a matéria que nem pode ser controlada por nós, nem prevista de sua ocorrência, 1expl. sismos.
Por exemplo, Tal como o Bin Laden foi um Mito criado às desavenças, apenas seu filho dá uma entrevista "...do Egipto..." a iludir o mundo de que seria contra o pai já não estava no espaço e tempo com o mesmo, nesse tempo já o não era, porque acabara de criar, com o apoio dos Americanos, um outro tempo/espaço indissociáveis. Uma nova era. Acabou-se! Agora estamos noutra, o Egipto está apinhado de confusões e manifestações, o turismo acabou lá. O jovem beduino guia turistico já não tem emprego, algo mudou em sua vida por "força maior".
O tempo passando, não se sabe porquê, em sua própria dimensão.
Qual o fenómeno que se dá para que as tartarugas sejam o animal de sangue que mais dure com vida?
A protecção e defesa (nunca o ataque)é algo que tem um particular conforto e valor perante a inscrição numa sigular existência. Não só da tartaruga!
E depois é preciso ter sangue frio, para conseguir ultrapassar certos contra-tempos que estão inseridos no nosso tempo.
O Verdadeiro valor e significado do tempo nunca poderá alguma vez sequer ser Verdadeiro. Pode ser Real na medida do Ser, mas nunca Verdadeiro, em Si. Embora rotulado sempre pelo Destino porque o fim é desconhecido em sua totalidade, e o Verdadeiro pode não ser Real aos olhos de outro.
Ó Euroverde,
Acho que vc levou com um Big bang na cabeça que lhe deixou um buraco negro que não cicatrizou no tempo.
A330
O tempo oriental e ocidental
Ola,
Nao tenho resposta a pergunta "quanto vale o tempo?" mas gostava de partilhar isto. Os ocidentais vem o tempo de forma linear (1 dimensao) e os orientais de forma circular (2 dimensoes). Os ocidentais nascem, vivem, e morrem, numa linha continua. Eu tenho 38 anos e vejo-me a meio dessa linha. Os orientais nao tem pontos definidos na linha circular porque acreditam na reencarnacao.
A expressao "paciencia do chines" e outras semelhantes sao criadas pelos ocidentais para descrever os metodos de negociacao, de vida, dos orientais. Os ocidentais vem oportunidades de negocios na linha continua, e como tal tomam decisoes sim/nao rapidas pois acreditam que o "tempo nao volta para tras". Os orientais vem a oportunidade numa linha temporal circular e como tal, se nao decidirem desta volta, pode ser que a oportunidade ainda esteja la (ou uma melhor), quando passarem outra vez.
Abraco
CN
Abraco
CN
Atomez Escreveu:Isso é já um modelo matemático criado pela consciência humana...
Há outras perspetivas possíveis, como An Experiment with Time
O que eu disse é que o que disseste sobre o tempo podes dizer sobre o espaço.
Nós usamos modelos matemáticas para descrevermos aquilo que já sabemos que existe e que podemos observar directa ou indirectamente. O tempo é uma dessas coisas que sabemos que existe e que podemos observar/detectar. Depois utilizamos modelos matemáticos para descrever a sua relação com as outras coisas...
O tempo, tal como algumas outras coisas - como por exemplo a propriocepção - é "reconstruído" no cérebro em termos de sentidos de forma indirecta mas isso já é outra história. Diz respeito à nossa percepção enquanto seres humanos de algo que existe.
O mais curioso é que tu admitiste a existência do tempo no post anterior (que é contraditório com ele próprio) ao admitires a existência de um passado e de um futuro... logo, do tempo:
Atomez Escreveu:O tempo não existe fora da nossa cabeça. É uma ilusão criada pela nossa consciência para distinguirmos o passado do futuro.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Atomez Escreveu:Isso é já um modelo matemático criado pela consciência humana...
Nice!
Mais sobre tempo em baixo.
<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/4isY0Egp7wU" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Uma das caracteristicas que achei mais interessantes é o tempo percepcionado na idade adulta passa mais depressa do que durante a infancia, chega mesmo ao dobro da velocidade. Já não chega estarmos a ficar mais velhos ainda podemos aproveitar menos...
Outra curiosidade interessante todos os dias os satélites de GPS e outros têm de sofrer um ajuste para compensar o facto de terem viajado no tempo. Na verdade o que acontece é que o tempo é relativo e cada satélite "experiencia" o tempo de forma diferente. O efeito prático é que alguns satélites viajam para o futuro relativamente a outros. Sabendo a velocidade a que se movem e a distância á terra consegue-se calcular exactamente o valor desse efeito que ascende a valores na ordem dos 10e-6s
Ainda em termos de física até agora todas as leis impedem viajar paras o passado, isto porque o único método possível seria um wormholes, mas este seria destruído quase instantaneamente devido ao feedback de radioactividade gerado e assim se justifica que nunca tenhamos recebido visitantes do futuro, é um mecanismo da natureza proteger a integridade do universo. Já nas escalas do muito pequeno ao nível subatómico formam-se wormholes quânticos constantemente que empurram os electrões e outras partículas para o passado e/ou para o futuro, claro que isto é extremamente rápido mas está verificado experimentalmente!
MarcoAntonio Escreveu:Atomez Escreveu:O tempo não existe fora da nossa cabeça. É uma ilusão criada pela nossa consciência para distinguirmos o passado do futuro.
O tempo existe na mesma medida que existe o espaço e formam o espaço-tempo, as 4 dimensões que conseguimos percepcionar (eventualmente há mais, talvez umas 11 dimensões mas as restantes não conseguimos ver/sentir).
Isso é já um modelo matemático criado pela consciência humana...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Achei este tópico muito interessante acho que á muita falta de consciência da importância do tempo.
A verdade é que á muitas opções que tomamos na nossa vida sem termos em conta quanto vale uma hora do nosso tempo. Acho que é um calculo que todos devíamos fazer.
(rendimento mensal / número de horas no mês) = ratio horário
O calculo do rendimento mensal será sempre muito subjectivo. Até porque as horas que passamos a adquirir conhecimento são sempre muito relativas. Já o número de horas mês será apenas relativo ás horas em que estamos activos.
Onde é que na minha vida uso este rating activamente. A marcar voos por exemplo será que vale mais pagar 200 euros por um voo de 4 horas ou 100 por um de 7 horas em que tem de se fazer uma escala. Se tivermos um ratio de 20 euros hora fica-se com um défice de 40 euros mas como temos mais tempo de repouso e uma probabilidade menor de ter chatices com o voo para além de a bateria do portátil quase aguentar as 4 horas será do maior interesse o voo das 3 horas emboras custe o dobro do preço!
O mesmo tipo de raciocinio pode ser aplicado no dia a dia, para cálculos de se usar ou não carro e para quem trabalha com software ou automações de processos é ainda mais importante para cálculo de quanto tempo demora a dar retorno para garantir a viabilidade de um projecto.
De resto concordo completamente: os 2 assets mais importantes que o ser humano são o tempo e o conhecimento o resto vem por acrécimo.
A verdade é que á muitas opções que tomamos na nossa vida sem termos em conta quanto vale uma hora do nosso tempo. Acho que é um calculo que todos devíamos fazer.
(rendimento mensal / número de horas no mês) = ratio horário
O calculo do rendimento mensal será sempre muito subjectivo. Até porque as horas que passamos a adquirir conhecimento são sempre muito relativas. Já o número de horas mês será apenas relativo ás horas em que estamos activos.
Onde é que na minha vida uso este rating activamente. A marcar voos por exemplo será que vale mais pagar 200 euros por um voo de 4 horas ou 100 por um de 7 horas em que tem de se fazer uma escala. Se tivermos um ratio de 20 euros hora fica-se com um défice de 40 euros mas como temos mais tempo de repouso e uma probabilidade menor de ter chatices com o voo para além de a bateria do portátil quase aguentar as 4 horas será do maior interesse o voo das 3 horas emboras custe o dobro do preço!
O mesmo tipo de raciocinio pode ser aplicado no dia a dia, para cálculos de se usar ou não carro e para quem trabalha com software ou automações de processos é ainda mais importante para cálculo de quanto tempo demora a dar retorno para garantir a viabilidade de um projecto.
De resto concordo completamente: os 2 assets mais importantes que o ser humano são o tempo e o conhecimento o resto vem por acrécimo.
HappyGuy Escreveu:Mas quando fui ao Pingo Doce fazer as compras da semana não aceitaram o meu tempo livre na caixa.
E o meu puto come-me tempo mas não deixa de ficar com fome.
É isso... o tempo é "valioso" mas não é um valor mobiliário ou transaccionável e portanto não dá para pagar nada com ele.
A não ser claro em filmes de hollywood de terceira qualidade...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Eu também já pensei nisto.
Mas quando fui ao Pingo Doce fazer as compras da semana não aceitaram o meu tempo livre na caixa.
Mas se calhar isso funciona quando ainda se vive em casa dos pais e estes são tolerantes à calanzice. Infelizmente, já não posso fazer a experiência.

Mas quando fui ao Pingo Doce fazer as compras da semana não aceitaram o meu tempo livre na caixa.
Mas se calhar isso funciona quando ainda se vive em casa dos pais e estes são tolerantes à calanzice. Infelizmente, já não posso fazer a experiência.

HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, carvman, Google Adsense [Bot], Goya777, Heldroo, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MR32, Nuno V, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, slbnnbobadela, trilhos2006, VALHALLA e 250 visitantes