Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Secretário de Estado apela a jovens para emigrarem !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por migluso » 22/12/2011 17:19

Flugufrelsarinn Escreveu:
migluso Escreveu:
artista Escreveu:Mas mesmo que fosse uma alternativa, era algo que, na minha opinião, ele não devia dizer!

Foi esta mentalidade que eu rebati no meu primeiro post neste tópico. Só isto, mais nada.

Estou com a A330 em relação ao perfil que defendo para um líder.

E foi esta a razão da minha intervenção. Para dizer que, ao contrário da opinião de muita gente que pensa que um líder não devia ter dito o que o PC disse, eu penso que ele disse exactamente o que devia ter dito enquanto líder.

Mesmo que aquilo que ele disse seja presentemente impossível de concretizar?

Um professor português não pode ir trabalhar para um centro de explicações privado no estrangeiro, por exemplo?

Não há qualquer possibilidade de fazer um exame para poder leccionar noutros países?

No entanto, eu entendi mais como uma mensagem aos jovens professores no sentido de, querendo exercer a profissão para que estudaram, devem procurar soluções no exterior, dadas as limitações do mercado português.

Mas sim, fazia mais sentido dizer se tivesse realmente em mente o estabelecimento de um programa com os PALOP. Vamos ver.

Sendo político, não ficarei surpreendido se não passar das palavras. :wink:

Mas não é por termos lideres que criam falsas ilusões que os jovens professores se vão candidatar ano após ano à espera que o milagre aconteça.

Provavelmente muitos irão iniciar formação noutras áreas, que foi uma outra alternativa proposta.

O importante foi alertar os jovens professores e de certo modo incutir um espírito do "faz-te à vida" para parafrasear o A330.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por artista_ » 22/12/2011 17:12

migluso Escreveu:
artista Escreveu:Mas mesmo que fosse uma alternativa, era algo que, na minha opinião, ele não devia dizer!

Foi esta mentalidade que eu rebati no meu primeiro post neste tópico. Só isto, mais nada.

E foi esta a razão da minha intervenção. Para dizer que, ao contrário da opinião de muita gente que pensa que um líder não devia ter dito o que o PC disse, eu penso que ele disse exactamente o que devia ter dito enquanto líder.

Não, tu passaste completamente por cima do fato, tão importante como decisivo, de o que ele sugeriu não ser praticável...

E depois, como outros, refugiaste-te na questão da verdade, quando ela não se aplica aqui, na minha opinião. O que eu quero é a verdade sobre outras coisas, sobre as quais nos têm mentido regularmente, até ver não este governo, mas não é isso que está aqui em causa!

Se ele disser que quanto mais reformados morrerem melhor será para as contas públicas também estará a dizer uma verdade! Isso não implica que seja uma verdade que deva dizer, não é sua função falar nesse tipo de verdades, da mesma forma que não é sua função sugerir a emigração a uma parte qualificada dos seus cidadãos... isso poderia fazer algum sentido se o seu governo tivesse criado algum tipo de condições que a facilitassem, mas nem o fez nem ela é sequer praticável!

Já agora, diz-me lá se conheces algum lider que tenha sugerido aos seus cidadãos a emigração?! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por flugufrelsarinn » 22/12/2011 17:05

migluso Escreveu:

Mesmo que aquilo que ele disse seja presentemente impossível de concretizar?

Registado: 3/11/2008 18:35

por migluso » 22/12/2011 16:59

"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por artista_ » 22/12/2011 16:51

A-330 Escreveu:Artista ,

Já são dois a mandar o pessoal emigrar. Um secretário mandou a todos , agora foi o PPC que mandou os professores.

Eu quando escrevi nem me referia aos professores.Referia-me a todas as pessoas.

E quando me referia ao governo foi ao governo , não ao PPC.Por isso não me referia aos professores em particular.

A questão só são os professores porque o PPC se dirigiu especificamente a eles. A tua intervenção foi despropositada porque não compreendeste o que está em causa, não conheces bem as questões mas emitiste opiniões sobre o assunto... observações que eu considerei descabidas, e fundamentei esta minha posição!

A-330 Escreveu:Mas se vc quer que eu fale dos professores , falo dos professores:

Não não queria, disse em algum lado que queria? Não acho é correcto que se fale como tu falaste sobre um assunto que se desconheces, ou demonstras desconhecer... ainda para mais depois das criticas que lançaste, quanto a mim justificadamente, há uns dias, noutro tópico!

A-330 Escreveu:Acho o seguinte: Se a TAP manda embora aviões , também vai mandar embora pilotos.
O mesmo se passa com os profs independente da perda da qualidade do ensino que nem é para aqui chamada.Isso é óbvio.Aliás deixar claro que sou totalmente contra o desinvestimento que se está a fazer na educação.

Concordo, mas isto está longe de ser o fundamental do que tem estado em discussão...

A-330 Escreveu:Eu nem sabia que os professores não podiam , ou até podem mas é difícil ir para as ex colónias. E nem entro nessa discussão.

Pois, nem tu nem o primeiro ministro. E a indignação que tu disseste "não compreender" vem sobretudo dai... Que tu ou eu não soubéssemos, não é grave. Que o PM sugira a emigração um grupo de cidadãos bastante qualificados já me parece bastante grave, que o faça sem ter consciência disso parece-me de uma gravidade extrema... embora agora andem a tentar emendar a coisa! Aliás ele próprio já se referiu a essas declarações como "acidentais"!

A-330 Escreveu:Agora , também acho que há que fazer ajustes no funcionalismo público , que todos sabemos é excessivo e esse ajuste passa pelos profs. com toda a dor que isso venha a causar , ou não endireitamos este país nunca. Era continuar no mesmo.

Os profs afetam-lhe particularmente por ser um , mas o mesmo se está a passar em muitas outras profissões.

Concordo interiamente com esta parte, palavra por palavra, mas nunca foi isto que esteve aqui em discussão!

A-330 Escreveu:O que acho é que vc está a dar muita importância ao fato de se deveria ou não o PM dizer e o que disse e se o conselho dele é tecnicamente viável ou não.Isso para mim é perfumaria.
O que interessa é a essência do recado. E a essência é busquem a vida.
E se quer que lhe diga ,gostei da sinceridade e da proximidade. Se é politicamente correto isso é discutível.Para você pode não ser , para mim foi politicamente correto.Prefiro a verdade dura e crua do que ter alguém a mentir na minha cara, a subestimar a minha inteligência e a mandar-me areia para os olhos.

Pois, aqui é que discordamos e bastante... o que ele disse não é verdade porque é impraticável, portanto é mentira ou está perto de o ser! E não lhe cabe a ele fazer este tipo de sugestões, não me lembro de nenhum chefe de estado de um país civilizado recomendar a emigração aos seus cidadãos, muito menos a um grupo bastante qualificado, lembraste de algum?!

A verdade que nós queremos é a das contas, dos negocios, das parcerias, das nomeações, etc, tudo o que envolve o estado. Quanto a conselhos destes são tudo menos verdades, são tudo menos liderar um povo, são tudo menos mobilizar pessoas, pelo menos nas circunstâncias em que o fez!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por A330-300 » 22/12/2011 16:28

Artista ,

Já são dois a mandar o pessoal emigrar. Um secretário mandou a todos , agora foi o PPC que mandou os professores.

Eu quando escrevi nem me referia aos professores.Referia-me a todas as pessoas.

E quando me referia ao governo foi ao governo , não ao PPC.Por isso não me referia aos professores em particular.

Mas se vc quer que eu fale dos professores , falo dos professores:

Acho o seguinte: Se a TAP manda embora aviões , também vai mandar embora pilotos.
O mesmo se passa com os profs independente da perda da qualidade do ensino que nem é para aqui chamada.Isso é óbvio.Aliás deixar claro que sou totalmente contra o desinvestimento que se está a fazer na educação.

Eu nem sabia que os professores não podiam , ou até podem mas é difícil ir para as ex colónias. E nem entro nessa discussão.

Agora , também acho que há que fazer ajustes no funcionalismo público , que todos sabemos é excessivo e esse ajuste passa pelos profs. com toda a dor que isso venha a causar , ou não endireitamos este país nunca. Era continuar no mesmo.

Os profs afetam-lhe particularmente por ser um , mas o mesmo se está a passar em muitas outras profissões.

O que acho é que vc está a dar muita importância ao fato de se deveria ou não o PM dizer e o que disse e se o conselho dele é tecnicamente viável ou não.Isso para mim é perfumaria.
O que interessa é a essência do recado. E a essência é busquem a vida.
E se quer que lhe diga ,gostei da sinceridade e da proximidade. Se é politicamente correto isso é discutível.Para você pode não ser , para mim foi politicamente correto.Prefiro a verdade dura e crua do que ter alguém a mentir na minha cara, a subestimar a minha inteligência e a mandar-me areia para os olhos.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por EuroVerde » 22/12/2011 15:16

Isto faz-me lembrar aquele anúncio: "Vá para fora cá dentro".

Espera! Há uma contradição.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Pollito » 22/12/2011 13:42

MarcoAntonio Escreveu:
Pollito Escreveu::wall: :wall: :wall: + [emoticon a dar um tiro no pé]

Imagem

Imagem
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por artista_ » 22/12/2011 12:17

Não deixa de ser curioso que alguém como tu, que estava tão indignado por haver aqui pessoas a criticar os pilotos da TAP sem saberem do que estavam a falar, por desconhecimento das situações, faças agora o mesmo! Na altura até concordei contigo, porque se acho que há coisa que muita gente faz (aqui e não só) é falar com propriedade do que desconhece ou conhece mal!

Tens de ler o que está lá para trás, perceber as causas da indignação e reponder a isso... e não falar no abstrato sem te referires a essas mesmas causas!

A-330 Escreveu:Eu antes poria. o nome deste tópico como "Político que fala a verdade choca portugueses".

Antes tínhamos um mentiroso compulsivo que com o país já a despenhar se do abismo dizia que estava tudo bem e que com esperança e mais gastos tudo se resolvia .

Essa história da "verdade" é engraçada. Tivémos realmente um mentiroso compulsivo, ainda bem que se foi embora, mas agora parece que a verdade serve para justificar tudo, inclusivé para o que não interessa, ou não tem relação possível... nós queremos a verdade é sobre as contas públicas, sobre a situação do país, sobre os negócios que o estado faz, sobre todos os dados comunicados ao país!

E o mais engraçado é que se justifica as palavras do Primeiro ministro com o facto de ele ter dito a verdade, mas a realidade é que mentiu! Mentiu porque na realidade o que sugeriu não existe, o que sugeriu é uma não alternativa, na realidade não há forma de um professor ir daqui dar aulas para o Brasil ou para Angola, pelo simples facto de não haver acordos de equivalências para as habilitações, para não falar de outros constrangimentos.

Mas mesmo que fosse uma alternativa, era algo que, na minha opinião, ele não devia dizer! Ele é primeiro ministro e não é função dele dar conselhos como um amigo de ocasião que encontramos num bar... é função dele fazer tudo para resolver os problemas do país e envolver todos os portugueses, em especial os mais novos e qualificados! Primeiro sugeriu de podiam mudar de opção, procurar alternativas de emprego, devia ter-se ficado por ai!

Se o primeiro ministro deve usar este tipo de "verdades subjectivas", um dia destes estarão todos a aplaudi-lo se ele disser que o melhor é todos os reformados deixarem-se morrer, porque o país já não suporta pagar tantas pensões! "epá, o tipo só disse a verdade, não é como o outro que estava sempre a mentir"! :roll:

A-330 Escreveu:Apareceram estes , são honestos e dizem que a situação é que mesmo ma e a avisarem às pessoas que não percam tempo a procurar empregos porque não os há para todos e ai ,ai ,ai que eles estão a dizernos para emigrar.

Desculpa lá mas ele disse directamente para procurarem emprego nos PALOP, não o disse como estás a sugerir aqui... mais uma vez estás a demonstrar que falas sobre um assunto que conheces mal!

A-330 Escreveu:Já se sabe que isto vai causar fuga de jovens,etc e tal.
Mas neste momento crítico em que estamos há outras prioridades bem mais urgentes.

Eu não vejo qual é que o espanto.Eu tomaria como um bom aviso de quem está bem por dentro da situação é que sabe bem o que está a dizer.

Estáo tão por dentro da situação que desconhece que na prática não é possível alguém ir leccionar para o Brasil ou Angola, pelo menos sem passar por um processo que demorará no mínimo alguns anos... se isto é dizer a verdade ou um conselho de quem "está bem por dentro da situação" vou ali e já volto! :roll:

por A330-300 » 22/12/2011 11:46

Eu antes poria. o nome deste tópico como "Político que fala a verdade choca portugueses".

Antes tínhamos um mentiroso compulsivo que com o país já a despenhar se do abismo dizia que estava tudo bem e que com esperança e mais gastos tudo se resolvia .

Apareceram estes , são honestos e dizem que a situação é que mesmo ma e a avisarem às pessoas que não percam tempo a procurar empregos porque não os há para todos e ai ,ai ,ai que eles estão a dizernos para emigrar.

Já se sabe que isto vai causar fuga de jovens,etc e tal.
Masneste momento crítico em que estamos há outras prioridades bem mais urgentes.

Eu não vejo qual é que o espanto.Eu tomaria como um bom aviso de quem está bem por dentro da situação é que sabe bem o que está a dizer.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por artista_ » 22/12/2011 11:41

Não me surpreenderá nada, embora não tenha dados concretos, que ele seja o primeiro (grande) líder de um país a sugerir aos seus jovens mais qualificados a emigrarem! :shock:

por pdcarrico » 22/12/2011 10:34

Eu acho que problema é as pessoas não lerem o que está para trás e perderem o enquadramento. Qualquer discussão assim fica muito complicada.

Pessoalmente acho que o PM foi simplesmente displicente e não teve noção do que disse, e desconhece a realidade num nível mais terra a terra.

Para o País é uma catástrofe perder muitos jovens, porque já somos envelhecidos e vamos ficar ainda mais. Ou seja, agudiza-se o problema da insustentabilidade da segurança social. E depois teremos dificuldade na captação de investimentos (lá para 2016-2020) porque nos pode faltar mão de obra. Mas os governos têm uma crónica dificuldade de ver ao longe - falta estratégia e falta interesse - é prioritário resolver agora e depois outro que apague o fogo. Sempre foi assim e agora não vai ser diferente.

Quando à decisão pessoal de emigrar. Diria que quem emigra com sucesso, vai com as coisas tratadas, com uma ajuda na burocracia e raramente vai no desconhecido. Eu pessoalmente não aconselho ninguém a emigrar para o Brasil (ou para Angola) numa base de ir e esperar para ver o que acontece. Aliás há menos de um ano estive em Portugal, fui ao consulado e estavam lá uns engº civis a tentar desatar um nó que seria a forma de irem sem terem ainda um contrato em vista. Desistiram, porque simplesmente não dá para fazer sem o apoio institucional de uma empresa ou um acordo entre Países que preveja colocações específicas.

Já aqui disse que emigrei e vim à aventura. Felizmente não precisava de ter rendimento para viver porque tinha poupado algum, mas caso contrário, não teria aguentado muito tempo - e atenção tenho o tipo de formação mais pretendida por aqui.

Mas posso também dizer que os emigras que conheço e que foram protegidas na alçada de uma empresa, têm uma qualidade de vida óptima. Isto é, responder a um anúncio no expresso que diga que é para vir para o Brasil - nem pensem duas vezes!!

No caso dos professores em particular, como disse antes, eu conheço a realidade salarial de alguns quer no privado quer público. E viver com 700/800 reais por mês para quem vive aqui pode ser possível. Pedir a alguém que passe uma montanha de dificuldades e tenha uma enormidade de custos para ganhar isso ... mandem antes o secretário, que bem merece.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por _urbanista_ » 22/12/2011 3:43

Registado: 29/6/2009 12:38

por artista_ » 22/12/2011 2:41

JMHP Escreveu:Se a sugestão da emigração pelo 1º ministro agita de forma "violenta" e precipitada a consciência das pessoas... Então nem quero imaginar quando chegar altura de anunciar as reformas estruturais que há muito o país desespera e que hoje muitos criticam o governo pelo atraso ou ausência delas(tradição de todos anteriores governos), mas quando chegarem serão os 1ºs atirar pedras.

Não estou a ver relação entre as coisas, mas tu e mais alguns teimam em fugir ao tema...

Além de um PM não dever nunca incentivar os seus concidadãos a emigrarem, o que ele disse é impraticável, e é isto que está a agitar as pessoas... as reformas, também agitarão, é normal, mas o que é que uma coisa tem a ver com a outra?!

por artista_ » 22/12/2011 2:30

migluso Escreveu:
O problema é que ele generalizou, como se no jornal viessem n anúncios para professor nos PALOP, enfim disse sem pensar, o que vindo de um PM pode mt bem ser considerado insultuoso.

Flug (e artista),

Porque é que a classe dos professores não tem ninguém a trabalhar como a ordem dos engenheiros ou dos arquitectos?
Porque é que é necessário o Estado criar uma agência só para colocar professores no estrangeiro?

Será que não é possível dentro dos ministérios e das embaixadas gerir o processo?

Ou a própria classe formar um grupo de trabalho responsável por esta área que trabalhe no sentido de encontrar soluções no exterior?

http://www1.ionline.pt/conteudo/100606- ... s-o-brasil

Ouvi há pouco o Seguro dar a entender que se a proposta do Passos Coelho foi inaceitável, pior esteve o Rangel ao ter a "lata" para propor uma agência.

Em que ficamos? Afinal o problema está na proposta em si, ou no facto de não ter uma agência por trás? Obviamente, não é preciso agência nenhuma. O governo que trabalhe EM CONJUNTO COM os professores na busca de soluções. Mãos à obra. Infelizmente, só ouvi os professores a reclamarem e nenhum a apresentar ideias e projectos. Espero que o governo não fique pelas palavras e que pelos menos os professores jovens ajudem na busca de soluções.

Cumps

EDIT - Em conversas mantidas com um amigo que está ligado ao Brasil e com um certo conhecimento da realidade de lá, a ideia que me transmitiu é que é deveras complicado um engenheiro português obter licença para exercer plenamente a sua profissão no Brasil. Deve ser para assinar projectos ou algo semelhante, mas isto já sou eu a especular.

Chiça, que és teimoso que nem uma porta, sobretudo perito a fugir às questões... e a especular!

A questão não está em ter ou não uma agência para a emigração, o problema está em ele sugerir algo que não devia sugerir (mas isto até te dou de barato e deixo passar) e que não é praticável. A criação dessa agência ou de outros protocolos poderiam tornar a situação praticável, mas eu nunca disse que isso devia existir ou que devia ser o governo a criá-la, o problema é que um PM de um país não pode sugerir aos seus cidadãos que vão trabalhar para outros países, sem que isso seja realmente praticável, como é o caso... a outra opção que ele tinha era simplesmente não ter sugerido nada, ponto final!

por mcarvalho » 22/12/2011 2:26

pelos vistos

além do Sócrates que seguiu o conselho e com uma bolsa emigrou para ir estudar filosofia para filosofar quando se candidar a Presidente da Republica Comunista Popular de Portugal (Maoista)
a convite do Maoista Barroco e com o apoio de Vitor
Inconstante (conforme o ordendo e as mordomias)

já há quem comece a procura a mala de cartão
Anexos
emigras.jpeg
emigras.jpeg (95.4 KiB) Visualizado 2234 vezes

Registado: 17/2/2004 1:38

por _urbanista_ » 22/12/2011 2:03

Brasil precisa de mais 150 mil engenheiros até 2012
Setor de petróleo e gás é um dos que têm maior falta de profissionais, segundo a CNI

O Brasil precisa de mais 150 mil engenheiros até o final de 2012, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). E, por causa de investimentos no setor de energia, infraestrutura e a descoberta do pré-sal, uma das áreas com maior necessidade de profissionais é a de petróleo e gás.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o setor de petróleo e gás (incluindo-se extração e refino) continuará expandindo sua demanda por esses profissionais a taxas entre 13% e 19% ao ano. No Brasil, formam-se anualmente 48 mil engenheiros em todas as especializações.

Na procura por profissionais para o setor de petróleo e gás, de cada dois candidatos selecionados, dois são contratados. “Normalmente, para vaga de engenharia, a seleção é feita com quatro, cinco profissionais para só então a empresa escolher. Já quando a vaga é no segmento de petróleo e gás, são selecionados um ou dois candidatos. E, se forem dois, ambos são contratados por causa da grande demanda”, diz João Amaral, headhunter da divisão de Petróleo e Gás da Michael Page, empresa de recrutamento e seleção.

Atualmente, na Michael Page há 40 vagas abertas para esse segmento da engenharia e, segundo Amaral, com dificuldade para serem preenchidas. “As empresas têm pago altos salários para quem é especializado nessa área. Até porque, para a companhia vale mais a pena pagar bem e manter a operação do que parar a produção por causa da falta de profissional”, comenta o headhunter.

A demanda é tão grande que o setor tem buscado profissionais em outras áreas da engenharia, como automotiva, de energia, de telecomunicações e até da indústria farmacêutica.

“É um setor que tem pago mais que os outros e oferece um bom pacote de benefícios para atrair pessoas de outras áreas. E isso também é estratégia para manter o profissional na empresa, já que a disputa é grande”, afirma Rafael Meneses, da empresa de recrutamento e seleção Asap.

O diretor da empresa de recursos humanos FCB, Valter Teixeira, explica que as vagas não se limitam a Petrobrás e subsidiárias da estatal. “Há demanda em empresas que prestam serviço, realizam e executam projetos para a Petrobrás”, explica.

Porém, não basta ter vontade de migrar para o segmento. Segundo os especialistas, nem para todas as áreas do setor de petróleo e gás a formação de engenheiro, mecânico, eletrônico ou de produção, é suficiente. “Tem que ir atrás de especialização. Para quem trabalha embarcado (nas plataformas de extração de petróleo), por exemplo, é um trabalho muito específico. Mas paga o dobro”, afirma Amaral.

Outra recomendação dos especialistas em recursos humanos e seleção é buscar cursos técnicos na área, que podem oferecer um diferencial para esse profissional. “E uma segunda língua é fundamental, pois há empresas novas chegando ao País ou atuando lá fora”, diz Meneses.

http://www.estadao.com.br/noticias/vida ... 5879,0.htm

por _urbanista_ » 22/12/2011 1:50

O grande problema disto tudo está a montante. Já deveriam ter sido criadas à muitos anos quotas no ensino superior público.

Quanto ao nosso Grande Lider Lapin, cada dia que passa, demonstra mais as suas capacidades e profundo conhecimento da realidade...

E para acrescentar mais um exemplo sobre emigração, neste caso, fazer trabalhos para fora. Uma amiga minha para se inscrever na ordem dos arquitectos em espanha, em burocracias perdeu cerca de 1 ano, e foi obrigada a dizer que vivia em espanha e arranjou lá uma morada ficticia, onde recebe a correspondencia da ordem dos nossos vizinhos, até teve que alegar que tinha lá familia etc... Isto é ridiculo, sendo que no seculo XXI ha trabalhos que podemos desempenhar em qualquer parte do mundo, e estando nós numa suposta união.

Se isto funciona assim dentro da "união", nem quero imaginar como será fora, mas o nosso Grande Lider, Profundo conhecedor do tema, diz que basta cair de paraquedas e é logo trabalho garantido.

Estes pormenores só demosntram o profissionalismo, competência, empenho,conhecimento e cultura geral de quem nos governa....

por _urbanista_ » 22/12/2011 1:26

migluso Escreveu:
LFA1 Escreveu:Comissário europeu mostra-se muito preocupado com emigração de jovens europeus.

Obviamente que é triste termos chegado a este ponto, em que a única forma de muitas pessoas porem comida na mesa (ou para outros trabalharem na área que gostam) é emigrar. É a consequência do caminho seguido nos últimos anos.

Devemos fazer tudo para inverter esta tendência o mais rápido possível, sem dúvida.

Isto só vai inverter quando a europa colapsar, aínda faltam uns aninhos...

por tiopatinhas » 22/12/2011 1:17

Eu acho inqualificável dizer-se. Saiam daqui, rua vão para o estrangeiro...
Num país gerido por uma gerontocracia, com uma pirâmide etária complectamente invertida, atulado de velhos que comem à mesa do orçamento em regalias etc, com reformas chorudas(alguns), tentar que grande parte da massa produtiva do país saia, é a tentativa para esvaziar mais esta pirâmide :roll: Assim ficará ainda mais velha, esgotando os recursos. Mas estes tipos acham que os actuais potenciais emigrantes são como os emigrantes dos anos 60? Com poupanças elevadas, câmbios monetários, a viverem em bairros degradados? Os nossos jovens são qualificados e se sairem provavelmente irão criar fortes raízes nesses locais, casando e criando família e, esquecendo este cantinho :roll: Portanto, meus amigos, só vejo uma solução: Que saiam os nossos politicos, que emigrem, mas todos :!: :!: O poder em portugal está inundado de corruptos a quem a justiça não toca pois as leis estão encriptadas e desde de que se tenha dinheiro a coisa resolve-se...Saiam, saiam, saiam já! A coisa assim decerto melhorará :wink:

Registado: 17/3/2005 14:58

por migluso » 22/12/2011 1:11

LFA1 Escreveu:Comissário europeu mostra-se muito preocupado com emigração de jovens europeus.

Obviamente que é triste termos chegado a este ponto, em que a única forma de muitas pessoas porem comida na mesa (ou para outros trabalharem na área que gostam) é emigrar. É a consequência do caminho seguido nos últimos anos.

Devemos fazer tudo para inverter esta tendência o mais rápido possível, sem dúvida.

por flugufrelsarinn » 22/12/2011 1:04

migluso Escreveu:
O problema é que ele generalizou, como se no jornal viessem n anúncios para professor nos PALOP, enfim disse sem pensar, o que vindo de um PM pode mt bem ser considerado insultuoso.

Porque é que a classe dos professores não tem ninguém a trabalhar como a ordem dos engenheiros ou dos arquitectos?
Porque é que é necessário o Estado criar uma agência só para colocar professores no estrangeiro?

Será que não é possível dentro dos ministérios e das embaixadas gerir o processo?

Ou a própria classe formar um grupo de trabalho responsável por esta área que trabalhe no sentido de encontrar soluções no exterior?

Ouvi há pouco o Seguro dar a entender que se a proposta do Passos Coelho foi inaceitável, pior esteve o Rangel ao ter a "lata" para propor uma agência.

Em que ficamos? Afinal o problema está na proposta em si, ou no facto de não ter uma agência por trás? Obviamente, não é preciso agência nenhuma. O governo que trabalhe EM CONJUNTO COM os professores na busca de soluções. Mãos à obra. Infelizmente, só ouvi os professores a reclamarem e nenhum a apresentar ideias e projectos. Espero que o governo não fique pelas palavras e que pelos menos os professores jovens ajudem na busca de soluções.

Cumps

Ou isso, quem diz agência diz uma forma de cooperação. Algo que ajude a ultrapassar a burocracia.

Claro que ter mandado essa posta de pescada sem existir qualquer forma de cooperação nem uma proposta nesse sentido foi de muito mau gosto...

P.S. A Ordem dos Engenheiros para os recém licenciados não trabalha lá muito bem. Tenho o exemplo dum amigo meu que esteve meses à espera duma resposta para saber se podia fazer o estágio profissional em França. Mandou-se para lá (tinha uma cunha) e ainda hoje espera a resposta. Mas vamos pensar que foi um esquecimento.

Registado: 3/11/2008 18:35

por migluso » 22/12/2011 0:50

Flug (e artista),

Cumps

EDIT - Em conversas mantidas com um amigo que está ligado ao Brasil e com um certo conhecimento da realidade de lá, a ideia que me transmitiu é que é deveras complicado um engenheiro português obter licença para exercer plenamente a sua profissão no Brasil. Deve ser para assinar projectos ou algo semelhante, mas isto já sou eu a especular.

por pepi » 22/12/2011 0:32

Para as virgens ofendidas relativamente a este assunto (n leves a mal artista), aconselho que visionem o Negócios da Semana da SIC Noticias de hoje...

Registado: 17/3/2009 14:43

por LFA1 » 22/12/2011 0:32

[/quote]Comissário europeu mostra-se muito preocupado com emigração de jovens europeus.

O comissário europeu dos assuntos sociais, Laszlo Andor, mostrou-se hoje muito preocupado com a emigração de jovens europeus para outras paragens, nomeando "Brasil, Angola e Moçambique", numa mensagem que parece desenhada para chocar com o apelo à emigração feito pelo primeiro-ministro português, Passos Coelho. Andor não apenas critica a perda de uma "geração inteira" como também recorda o "custo financeiro" que isso acarreta.

"Alguns jovens já estão a sair da Europa para encontrar emprego em países como os EUA, o Canadá, Austrália ou o Brasil, Angola e mesmo Moçambique dependendo da sua língua de origem", lamentou o comissário. "Esta tendência não pode continuar: não apenas arriscamos perder uma geração inteira mas também há um custo financeiro. Há, aliás, um recente estudo europeu concluiu que o fardo dos actuais níveis de desemprego para a sociedade é de cerca de dois mil milhões euros por semana ou um pouco mais de 1% do PIB da UE". E por isso, a comissão de Durão Barroso "apela de forma urgente à acção europeia mas também nacional e local" para travar esta sangria geracional.

O primeiro-ministro português afirmou em entrevista ao correio da manhã que "nos próximos anos haverá muita gente em Portugal que, das duas uma, ou consegue estar disponível para outras áreas ou, querendo manter-se sobretudo como professores, podem olhar para todo o mercado de língua portuguesa e encontrar aí uma alternativa". Indicou mesmo um destino: o Brasil - que tem "uma grande necessidade, ao nível do ensino básico e secundário, de mão-de-obra qualificada".

Esta ideia peregrina de incentivar os nacionais do próprio país a emigrar foi tão bem acolhida na Comissão Europeia, que o Comissário da área se viu na necessidade de mandar calar (para bom entendedor meia palavra basta) o nosso PM!

Registado: 25/5/2009 23:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], brunoktm, chico_laranja, m-m, malakas, Mr.Warrior, OCTAMA, Pmart 1, TheKuby, trilhos2006, TTM62 e 255 visitantes