Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Sr_SNiper » 20/12/2011 0:53

AutoMech Escreveu:Já agora Sniper, tu para decidires consultas onde ? Na Euronext Bonds ? O Virtua deixou um link muito porreiro para consulta mas se usares outro deixa também aqui p.f.
Obrigado

Nao estou no meu pc, mas ja deixei aqui o link onde vejo.
Quanto estao a cotar as OT´s de 2012? As da REN e BRISA o valor de cada obrigação é 50.000EUR. Qu yields estás à procura?
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Automech » 20/12/2011 0:48

Já agora Sniper, tu para decidires consultas onde ? Na Euronext Bonds ? O Virtua deixou um link muito porreiro para consulta mas se usares outro deixa também aqui p.f.
Obrigado
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Automech » 20/12/2011 0:47

Sr_SNiper Escreveu:Deco é 0,2% compra 0,2% venda + 2,5 euros fixos .
Que etás a pensar comprar?

Na 5a feira comecei a olhar para as OTs de Junho 2012 mas entretanto subiram bastante :?

Há outras interessantes (REN, Brisa) mas tem maturidade superior ao que pretendia (sim, posso desfazer-me delas mas preferia maturidade em 2012 ou 2013). Esta noite vou andar aqui à pesca a ver se vejo alternativas interessantes.

por Sr_SNiper » 20/12/2011 0:42

AutoMech Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:As repostas sao todas sim, é tuo na hora e tudo por telefone, das indicação do que queres comprar, dizes a quantidade em valor nominal, ele dizem o preço de compra em percentagem, e te agradar esse preço dá ordem de compra pelo telefone e está feito

Obrigado Sniper. Nesse caso o preçário a aplicar é o que aparece no Canal de Negócios - Go Bulling Premium ? É o único que faz referencia a Telefone/Sala/Outros.

Pelo que vejo seria 0.5% (min 3€) ou 0.2% (se for protocolo DECO) ?

Deco é 0,2% compra 0,2% venda + 2,5 euros fixos .
Que etás a pensar comprar?

por Automech » 20/12/2011 0:37

Sr_SNiper Escreveu:As repostas sao todas sim, é tuo na hora e tudo por telefone, das indicação do que queres comprar, dizes a quantidade em valor nominal, ele dizem o preço de compra em percentagem, e te agradar esse preço dá ordem de compra pelo telefone e está feito

Obrigado Sniper. Nesse caso o preçário a aplicar é o que aparece no Canal de Negócios - Go Bulling Premium ? É o único que faz referencia a Telefone/Sala/Outros.

Pelo que vejo seria 0.5% (min 3€) ou 0.2% (se for protocolo DECO) ?

por Sr_SNiper » 20/12/2011 0:27

As repostas sao todas sim, é tuo na hora e tudo por telefone, das indicação do que queres comprar, dizes a quantidade em valor nominal, ele dizem o preço de compra em percentagem, e te agradar esse preço dá ordem de compra pelo telefone e está feito

por msantosp » 20/12/2011 0:16

VirtuaGod Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
2009965PATRICIO Escreveu:Não coloco a hipótese de o BES nunca as recomprar, embora seja possível (as obrigações são perpetuas), porque o banco não terá interesse em continuar a pagar o cupão de 8,5% eternamente.

Correcto. Pessoalmente penso que o banco as recomprará quando reiniciar os dividendos daqui a 3/4 anos. Pelo menos não se perde $!!

Não estou a perceber... O BES pode não pagar os cupões??? Não percebi...

São as obrigações perpétuas!! Nada do que se costuma falar por estes lados. Aqui é costume falar de Obrigações Sénior (que são obrigações "Plain Vanilla", ou seja o mais simples possível). Estas obrigações perpétuas foi uma emissão especial do BES em que só pagam os juros das obrigações (8.5% bruto) se o BES pagar dividendos.

São obrigações com pagamento condicional de juros... para além de serem perpétuas (ao contrário das sénior que como sabes têm data de maturidade).

Aqui tens a notícia da altura:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=456625

O banco liderado por Ricardo Salgado emitiu 176.497 valores mobiliários perpétuos subordinados com juros condicionados (obrigações perpétuas)

EDIT:O que o 2009965PATRICIO disse foi que um dia que o BES volte a pagar dividendos (daqui a 4/5 anos) terá legalmente de pagar o cupão de 8.5%. E esse valor é tão alto que não interessa ao BES pagar pelo que idealmente o BES recomprará as obrigações pelo valor nominal (100%) de forma a não ter de pagar os 8.5%.

Mas não é obrigado a faze-lo pq as obrigações são perpétuas

VirtuaGod, acreditas que o BES só ira voltar a pagar dividendos daqui a 4/5 anos? Quando optei por recusar a OPT do BES estava a contar com 2 anos sem juros.. Outra coisa, a divida foi emitida em €, se Portugal por acaso saísse da zona euro e tivesse de adoptar uma nova moeda, as obrigações seriam convertidas para essa nova moeda, ou iriam manter-se em €?

Registado: 28/3/2011 11:53

por Automech » 20/12/2011 0:09

Uma pergunta para o Sniper, Moppie ou alguém que tenha negociado obrigações na Go Bulling.

Eu tenho uma conta antiga na GB, que nunca usei porque tenho a IB, mas agora vou usá-la para comprar umas obrigações (ando em fase de escolha).

No entanto hoje, como não via obrigações na plataforma, liguei para o apoio a clientes e disseram-me que isso não dá para comprar na plataforma PRo e tem de ser pelo telefone com a sala de mercado.

O mercado já estava fechado mas liguei para lá e disseram-me que não têm nenhuma aplicação para o cliente ver uma lista das obrigações disponíveis, nem nenhum screener (raios !). Disseram-me que tenho de ser eu a dar indicações das obrigações que quero e eles depois dão os preços por telefone e mandam fichas técnicas, etc.

É assim que vocês costumam trabalhar ?

Depois de desligar surgiu-me a dúvida sobre o processo de negociação. Eles dão a cotação ao telefone na hora ?
E nós, se aceitarmos o preço, eles confirmam na hora também ?
Ou tem de se seguir outro procedimento tipo mandar um email ?
Pedem alguma password por telefone ?

Eu presumo que deva ser com se fazia até há uns 10 anos atrás para acções, em que a coisa era toda pelo telefone, mas era só para confirmar convosco.

por Pata-Hari » 20/12/2011 0:02

ups, se são perpétuas... o virtua pode bem ter razão.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por VirtuaGod » 19/12/2011 23:58

Sr_SNiper Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
2009965PATRICIO Escreveu:Não coloco a hipótese de o BES nunca as recomprar, embora seja possível (as obrigações são perpetuas), porque o banco não terá interesse em continuar a pagar o cupão de 8,5% eternamente.

Correcto. Pessoalmente penso que o banco as recomprará quando reiniciar os dividendos daqui a 3/4 anos. Pelo menos não se perde $!!

São as obrigações perpétuas!! Nada do que se costuma falar por estes lados. Aqui é costume falar de Obrigações Sénior (que são obrigações "Plain Vanilla", ou seja o mais simples possível). Estas obrigações perpétuas foi uma emissão especial do BES em que só pagam os juros das obrigações (8.5% bruto) se o BES pagar dividendos.

São obrigações com pagamento condicional de juros... para além de serem perpétuas (ao contrário das sénior que como sabes têm data de maturidade).

Aqui tens a notícia da altura:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=456625

O banco liderado por Ricardo Salgado emitiu 176.497 valores mobiliários perpétuos subordinados com juros condicionados (obrigações perpétuas)

EDIT:O que o 2009965PATRICIO disse foi que um dia que o BES volte a pagar dividendos (daqui a 4/5 anos) terá legalmente de pagar o cupão de 8.5%. E esse valor é tão alto que não interessa ao BES pagar pelo que idealmente o BES recomprará as obrigações pelo valor nominal (100%) de forma a não ter de pagar os 8.5%.

Mas não é obrigado a faze-lo pq as obrigações são perpétuas
Editado pela última vez por VirtuaGod em 20/12/2011 0:02, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Sr_SNiper » 19/12/2011 23:49

VirtuaGod Escreveu:

por VirtuaGod » 19/12/2011 23:15

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por msantosp » 19/12/2011 23:09

VirtuaGod Escreveu:
2009965PATRICIO Escreveu:o banco só poderia distribuir dividendos, se pagasse o juro das obrigações.

Pata-Hari Escreveu:Nao vejo porque nao seriam pagos!!!

Se o BES não distribuir dividendos e usa-los para um reforço de capitais não precisa de pagar os cupões Pata. Não falamos de obrigações Sénior mas sim Obrigações subordinadas e ainda por cima com cupão condicional!!

P.S. - Basicamente foi um negócio da china para o Bes

O meu receio é exactamente esse, que o BES use os dividendos para reforçar o capital, visto que ainda não atingiu as metas para 2012, e assim não pague o cupão das obrigações. É claro que não é do interesse do BES não distribuir dividendos, mas visto que estamos numa fase complicada para os bancos essa pode ser uma alternativa para reforçar os capitais. Outra coisa, quando é que acham que o BES vai querer recomprar as obrigações? Será que vai esperar pelos cinco anos que previa inicialmente (daqui a 4 anos) ou vai tentar outra OPT? Não coloco a hipótese de o BES nunca as recomprar, embora seja possível (as obrigações são perpetuas), porque o banco não terá interesse em continuar a pagar o cupão de 8,5% eternamente.

por VirtuaGod » 19/12/2011 22:36

2009965PATRICIO Escreveu:o banco só poderia distribuir dividendos, se pagasse o juro das obrigações.

Pata-Hari Escreveu:Nao vejo porque nao seriam pagos!!!

Se o BES não distribuir dividendos e usa-los para um reforço de capitais não precisa de pagar os cupões Pata. Não falamos de obrigações Sénior mas sim Obrigações subordinadas e ainda por cima com cupão condicional!!

P.S. - Basicamente foi um negócio da china para o Bes

por upanddown » 19/12/2011 21:35

Comprei umas OT's Portuguesas com vencimento jun/2012 há uns dias, com o intuito de ficar com elas até à maturidade, mas elas subiram um bocado nos últimos dias que estou tentado em vende-las, e tentar recompra-las mais tarde. Que me dizem?

Registado: 9/8/2011 19:58

por Sr_SNiper » 19/12/2011 21:15

2009965PATRICIO Escreveu:Boas! Já coloquei esta mensagem no tópico do BES aqui no Caldeirão, mas este tópico talvez seja o mais correcto para expor as minhas duvidas.. Quando a pouco tempo foi feita a OPT de Obrigações por Acções eu mantive as minhas Obrigações. Acham que este ano irão ser pagos os juros? Se sim, acham que vão ser pagos por inteiro? Lembro que uma das condições das obrigações, é que tinham prioridade sobre os dividendos, ou seja, o banco só poderia distribuir dividendos, se pagasse o juro das obrigações. Falo das Obrigações Perpetuas com juro de 8,5%.

Épa!!! nem passa pela caça de ninguem que essas não sejam pagas por inteiro sem nenhum problema, se não me engano, as empresas ou pagam 100% da obrigação ou têm que decretar falência e liquidar o património para dar o guito aos credores, só o estado é que pode vir dizer que não paga 100 mas sim um valor inferior

por Pata-Hari » 19/12/2011 19:34

Nao vejo porque nao seriam pagos!!!
Administrador Fórum

por msantosp » 19/12/2011 18:59

Boas! Já coloquei esta mensagem no tópico do BES aqui no Caldeirão, mas este tópico talvez seja o mais correcto para expor as minhas duvidas.. Quando a pouco tempo foi feita a OPT de Obrigações por Acções eu mantive as minhas Obrigações. Acham que este ano irão ser pagos os juros? Se sim, acham que vão ser pagos por inteiro? Lembro que uma das condições das obrigações, é que tinham prioridade sobre os dividendos, ou seja, o banco só poderia distribuir dividendos, se pagasse o juro das obrigações. Falo das Obrigações Perpetuas com juro de 8,5%.

por moppie85 » 19/12/2011 16:01

Storgoff Escreveu:Em obrigações mantidas até à maturidade, não existe o conceito de mais ou menos-valia.
Simplesmente não houve alienação do activo e portanto não há qq incidencia de IRS

isso foi discuido lá atrás (é a area cinzenta que o AutoMech referiu)

Registado: 15/4/2008 14:12

por Storgoff » 19/12/2011 14:25

Em obrigações mantidas até à maturidade, não existe o conceito de mais ou menos-valia.
Simplesmente não houve alienação do activo e portanto não há qq incidencia de IRS

Registado: 21/5/2009 18:43

por Pata-Hari » 19/12/2011 8:51

deixa só acrescentar uma coisa ao que o moppie disse: quando compras, pagar o juro corrido ao tipo a quem compraste. NO fim do período de contagem de juros, recebes os juros todos. Do ponto de vista fiscal, é engraçado porque na altura da compra recebes do vendedor o imposto dos juros corridos que terás que pagar no fim e no fim pagas todos.

(o que me lembra que o imposto de mais valias irá mudar. Convêm que quem compra obrigações com maturidade no próximo ano peça o ajuste já pelos 25%...!)
Administrador Fórum

por moppie85 » 19/12/2011 3:25

AutoMech Escreveu:
moppie85 Escreveu:Eu vou por aqui:

http://www.euronext.com/trader/pricesli ... 19-EN.html e procuro por critério.

Por aí é excelente Moppie. Thanks !

Só uma última pergunta. Em matéria de custos aquilo que tenho de considerar é:
- Comissão de compra
- Comissão sobre pagamento de juros
- Comissão de pagamento de amortização (se for até à maturidade) ou Comissão de venda
- Custódia de títulos (se ainda não tiver nada nesses intermediário)

E depois em impostos:
- IRS dobre os juros
- Mais valia entre a compra e a amortização (é a tal área cinzenta que já se discutiu bastante por aqui)

Mais alguma coisa ?

Qd comprares tens de te lembrar que tens de pagar o cupão decorrido ao actual detentor das obrigações.

Nas obrigações usa-se o termo cupão e não juros.

Assim tens de considerar:

-> Custo de compra
-> taxa do IF ao comprar
-> cupão decorrido (q te aparece nessa página (Accrued coupon % 2.568 ) do qual és "reembolsado" o IRS corrido e que terás de pagar qd receberes o cupão
-> % sobre o cupão, normalmente 2%, mais o IVA sobre essa taxa
-> a taxa de venda/reembolso
-> custodia de titulos

E em termos de impostos são esses mesmos:

IRS á taxa liberatória sobre os cupoes
IRS sobre as mais-valias

por Automech » 19/12/2011 3:16

moppie85 Escreveu:Eu vou por aqui:

Por aí é excelente Moppie. Thanks !

Só uma última pergunta. Em matéria de custos aquilo que tenho de considerar é:
- Comissão de compra
- Comissão sobre pagamento de juros
- Comissão de pagamento de amortização (se for até à maturidade) ou Comissão de venda
- Custódia de títulos (se ainda não tiver nada nesses intermediário)

E depois em impostos:
- IRS dobre os juros
- Mais valia entre a compra e a amortização (é a tal área cinzenta que já se discutiu bastante por aqui)

Mais alguma coisa ?

por moppie85 » 19/12/2011 3:07

AutoMech Escreveu:Pois é Moppie, tenho reparado na subida :?

Para não estar sempre a chatear, como é que fizeste a pesquisa ? É que eu tinha estado no link http://www.euronext.com/landing/product ... &cha=12900 e experimentei com OT, com Portugal, com soberana, mas não me apareceu nada. Qual foi a keyword que procuraste (isto para o caso de não saberes o ISIN, claro) ?

Por exemplo a EDP ou a Brisa, sabemos que têm obrigações, mas pesquisando por EDP ou Brisa apenas me aparecem as acções.

Eu vou por aqui:

por Automech » 19/12/2011 3:05

OK, já percebi que estava no sitio errado. O motor de busca certo é em http://www.nyse.com/bbook/BuildBook mas mesmo assim não sei que palavras chave usar se quisesse procurar as OTs portuguesas. Não me aparece nada com OT, com portugal, portuguese ou soberana.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Shimazaki_2, trilhos2006 e 104 visitantes