TAP - Tópico Geral
.
Ah grande Guterres....
E tanto que se discute por causa dos pilotos....
in: http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=37261
.
Ah grande Guterres....
Mecânicos com 'fatia' na privatização da TAP
27 de Dezembro, 2011por Frederico Pinheiro
Acordo vem de 2000 e foi renovado em 2005 com a actual gestão. 900 técnicos de manutenção aérea vão discutir a sua posição sobre o assunto. Venda da empresa atrasa novamente
Os técnicos de Manutenção Aérea, tal como os pilotos, também assinaram um acordo com a administração da TAP para ficarem com uma 'fatia' do capital na altura da privatização. O documento, assinado a 22 de Agosto de 2000 pelo Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA) e pela gestão de então, «assegura a participação dos técnicos de manutenção aérea no capital social da empresa no âmbito da eventual privatização», segundo o texto do acordo, que foi renovado, em 2005, já com a actual administração, liderada por Fernando Pinto.
«Os trabalhadores poderão participar no capital social, em contrapartida de créditos resultantes de ganhos de produtividade efectivamente obtidos e atribuíveis à sua prestação de trabalho», lê-se no documento, que esclarece que «estes créditos são fixados no quadro da negociação laboral, sendo utilizáveis exclusivamente para a referida conversão em capital».
O SOL apurou que a gestão da TAP está atenta às consequências deste acordo. Segundo fontes ligadas ao processo, o protocolo não deverá garantir «mais de 10%» do total da empresa aos técnicos de manutenção aérea.
Os acordos efectuados entre os sindicatos e a administração da TAP entraram na agenda depois de o Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil ter alertado que tinha assinado um protocolo com a administração da TAP, em 1999, que neste momento lhes deverá garantir 400 milhões de euros na privatização, devido a ganhos de competitividade não retribuídos desde então.
O acordo assinado continua 'escondido'. O SOL já efectuou diversos pedidos para aceder ao documento, mas a transportadora aérea não o disponibilizou.
Este precedente levou o Governo, nas reuniões que tem efectuado com a administração para preparar a venda da empresa, a pedir a Fernando Pinto informação sobre os demais acordos do género existentes. Mas não são esperadas mais 'surpresas'.
«Ainda vamos discutir a nossa posição sobre este acordo», disse ao SOL Óscar Antunes, presidente do SITEMA.
Privatização atrasada
A venda da TAP deslizou novamente. O processo, que o Governo previa inicialmente fechar este ano e depois no início de 2012, apenas deverá estar concluído apenas no final do próximo ano, de acordo com o FMI.
Também a escolha dos assessores jurídicos e financeiros para a operação não foi efectuada em Novembro. Tudo ganhará outra dinâmica «após a venda da EDP e da REN», garante fonte ligada ao processo.
Neste momento há cinco interessados na TAP, segundo disse, em entrevista ao SOL, o secretário de Estado dos Transportes.
frederico.pinheiro@sol.pt
E tanto que se discute por causa dos pilotos....
in: http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=37261
.
- Registado: 23/8/2006 18:53
TAP com tarifas 'proibitivas' para a Madeira
'Crise arrasa reveillon na Madeira', esta é uma das notícias em destaque na edição desta segunda-feira no Correio da Manhã. Como se não bastasse a crise, também a TAP pratica preços elevados nos seus voos para o arquipélago. De resto viajar para a Madeira é mais caro do que escolher outros destinos na Europa. Fomos para a rua perguntar aos portugueses o que pensam sobre o facto da TAP praticar estas tarefas 'proibitivas' para território nacional.
'Crise arrasa reveillon na Madeira', esta é uma das notícias em destaque na edição desta segunda-feira no Correio da Manhã. Como se não bastasse a crise, também a TAP pratica preços elevados nos seus voos para o arquipélago. De resto viajar para a Madeira é mais caro do que escolher outros destinos na Europa. Fomos para a rua perguntar aos portugueses o que pensam sobre o facto da TAP praticar estas tarefas 'proibitivas' para território nacional.
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
jvasco27 Escreveu:AutoMech Escreveu:Esses episódios são mesmo estranhos Palmix. Nos últimos quase 20 anos fartei-me de viajar na TAP em trabalho, para inúmeros destinos e nunca tal me sucedeu. Atrasos sim, pontuais, agora cancelamentos deliberados ?
Viajo para o Porto via Lisboa todas as 6ªs feiras ao fim do dia e confirmo que o atraso (de até 2 horas) e cancelamento de vôos para o Porto é prática corrente. O objetivo parece efetivamente ser o de "poupar" um vôo quando há poucos passageiros e evitar que passageiros que chegam em vôos de médio curso atrasados percam a conexão para o Porto e consequentemente provoquem eventuais custos.
Outros abusos também são constantes nesses vôos para o Porto, tais como:
- embarcar os passageiros a correr para um autocarro e deixá-los meia-hora em pé à espera
- embarcar os passageiros no avião e deixá-los meia-hora à espera de passageiros que chegam em vôos atrasados
- colocar os colegas em deslocamento para o Porto confortavelmente instalados na classe executiva com direito a jornais, bebidas, etc, ao invés de premiar os melhores clientes com um upgrade (ok, não é um abuso, mas vai contra qualquer estratégia de atenção/fidelização de clientes)
É preciso gostar muito da TAP (ou não ter alternativas) para apanhar qualquer vôo para o Porto via Lisboa...
Estás como eu...farto-me de "secar" com os "atrasos" dos aviões...
Aquilo que tenho dito é que, quando o proteccionismo à TAP desaparecer, após a privatização, a companhia vai ter dificuldade em fidelização de clientes...
Penso até que os clientes vão ficar com um melhor serviço, pois, por exemplo no meu caso, é impossivel marcar uma reunião para o mesmo dia que viajo, corro sempre o risco de chegar atrasado...percebo que a TAP se esteja borrifando para isso, mas eu não...
O problema é que a TAP tem cerca de 90% dos voos que preciso...
- Registado: 29/11/2007 11:27
AutoMech Escreveu:Esses episódios são mesmo estranhos Palmix. Nos últimos quase 20 anos fartei-me de viajar na TAP em trabalho, para inúmeros destinos e nunca tal me sucedeu. Atrasos sim, pontuais, agora cancelamentos deliberados ?
Viajo para o Porto via Lisboa todas as 6ªs feiras ao fim do dia e confirmo que o atraso (de até 2 horas) e cancelamento de vôos para o Porto é prática corrente. O objetivo parece efetivamente ser o de "poupar" um vôo quando há poucos passageiros e evitar que passageiros que chegam em vôos de médio curso atrasados percam a conexão para o Porto e consequentemente provoquem eventuais custos.
Outros abusos também são constantes nesses vôos para o Porto, tais como:
- embarcar os passageiros a correr para um autocarro e deixá-los meia-hora em pé à espera
- embarcar os passageiros no avião e deixá-los meia-hora à espera de passageiros que chegam em vôos atrasados
- colocar os colegas em deslocamento para o Porto confortavelmente instalados na classe executiva com direito a jornais, bebidas, etc, ao invés de premiar os melhores clientes com um upgrade (ok, não é um abuso, mas vai contra qualquer estratégia de atenção/fidelização de clientes)
É preciso gostar muito da TAP (ou não ter alternativas) para apanhar qualquer vôo para o Porto via Lisboa...
- Registado: 29/11/2007 9:30
AutoMech Escreveu:Esses episódios são mesmo estranhos Palmix. Nos últimos quase 20 anos fartei-me de viajar na TAP em trabalho, para inúmeros destinos e nunca tal me sucedeu. Atrasos sim, pontuais, agora cancelamentos deliberados ?
Pois, eu também nunca me apercebia disso. Preocupava-me era com o meu voo...até que uma vez uma assistente de terra me contou o esquema.
Então, rentabilizam as tripulações e o voo dessa maneira. No meu caso, cancelavam 1 voo daqueles que estava previsto para o dia...normalmente um dos últimos do dia...penso que haviam, normalmente 2 a 3 tripulações a pernoitar cá, quando usam este esquema, apenas pernoita 1 ou 2 tripulações.
Ora, cortam já nesses custos, e ainda cortam nos custos de 1 viagem...
Penso que isto não dá para fazer sempre, porque, normalmente, até há passageiros para compor o avião, mas sempre que aquilo não atingia um número de passageiros, e houvesse disponibilidade de rotas e horários, fazia-se isto...também nunca me adiaram um voo das 10h00m para as 18h00m, nunca me fizeram estar à seca no aeroporto durante mais que 3h a 4h por este motivo, pelo menos acho eu...
Mas é fácil de detectar isto. Se tinha um voo às 16:00 e comunicam-lhe às 15:30 que o voo está atrasado, esperamos...sabes que há outro voo às 18:00, mas o teu está só "atrasado"...às 17:00 continua atrasado...esperas mais um bocado...às 17:15 vês a informação que o voo afinal está previsto para as 18:00 (coincidência logo à mesma hora que havia o outro!)...às 17:35 abre o embarque para o teu voo que deveria ter saido às 16:00...perguntas a outro passageiro qualquer se o voo dele também tinha sido adiado das 16:00 ao que ele te responde que não, o voo dele é mesmo aquele.
Apercebes-te logo de que estão a juntar 2 voos em 1...há 1 cancelamento...penso que desde setembro/outubro não tem acontecido, mas este ano aconteceu-me tantas vezes...
Elias Escreveu:TAP vai voltar aos prejuízos em 2011
19.12.2011 - 14:22 Por Raquel Almeida Correia
O presidente da transportadora aérea, Fernando Pinto, admitiu hoje que os resultados deste ano vão ser priores do que os de 2010, numa altura em que a privatização está prestes a arrancar.
A TAP deverá voltar a apresentar prejuízos em 2011, fruto de um aumento de 40% nos custos com combustível. Até agora, esta subida significou um encargo extraordinário de 170 milhões de euros, deitando por terra um crescimento de 7% nos proveitos, explicou o gestor brasileiro.
“Dificilmente se consegue bons resultados com este tipo de desequilíbrio”, disse Fernando Pinto. Mesmo a TAP SA, a companhia de aviação do grupo, que em 2010 registou um lucro de 62 milhões, deverá apresentar perdas este ano.
“Até ao final do terceiro trimestre, ainda tinha alguma expectativa que atingíssemos o break-even, mas a esperança já é muito menor”, referiu o gestor, cujo mandato termina no final do ano.
Já a operadora de handling Groundforce, em processo de venda à Urbanos, e o negócio de manutenção no Brasil vão voltar a dar prejuízos. Fernando Pinto disse que, ainda assim, “há interessados” na privatização da transportadora aérea estatal, processo que deverá estar concluído em 2012.
Num jogo de milhões, pôr uma empresa que vai ser privatizada a dar prejuizo culpando os combustiveis, só pode ser mesmo um jogo em que o vencedor não é mais uma vez o estado...!!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
rastaboll Escreveu:Palmix Escreveu:Vai sempre haver quem consiga aceder a esses "luxos"...há sempre quem fure o sistema, não podemos ser hipocritas ao ponto de pensar que não.
A ideia seria evitar ao máximo esta prática que admito que seja em muito menor número hoje em dia que antigamente.
Mas a registarem-se casos destes, deve o comandante ser severamente castigado...claro que o severamente depende do ponto de vista...mas, por exemplo, podia ter ele que suportar os custos incorridos com o passageiro que ficou em terra e ver algumas regalias profissionais retiradas temporáriamente...
O que me parece de muito má prática é continuarem a acontecer situações destas, passageiros que pagam e que ficam em terra, seja lá porque motivo for (excepto os ambientais, etc...)...
Posso até deixar aqui o que normalmente me acontece, e digo normalmente porque me acontece com alguma frequencia (em 60% das minhas viagens este ano).
Tenho voo às 16:00, mas o voo vai quase vazio...a TAP vai adiando o voo até à hora do voo seguinte, por exemplo às 18:00...ou seja, cancelou um dos voos, juntando os passageiros de 2 voos num só...
eu, que devia estar já a chegar às 18:00 ainda estou a sair do aeroporto...
Já uma vez me explicaram que eles fazem isto para rentabilizar as viagens, compreendo, mas há que haver cuidado porque as pessoas agendam as coisas com base nos horários que nos disponibilizam...
Não há pagamento a indemnizações porque eles jogam com os tempos previstos na lei...
Má prática...presumo que num mercado aberto e com a retirada dos proteccionismos que se dão à TAP em Portugal, vai ser perder clientes que é uma maravilha...
Você inventa cada História.
Por todas as horas que perdi ente ano no aeroporto, gostaria que tudo isto não passasse mesmo de invenção, acredita...
Até posso dizer mais, a rota em qeustão foi reduzida para cerca de 6 voos diários desde Setembro deste anos. Faziam-se mais de 10...
Mais, no dia 7 de Dezembro comprei o meu bilhete para as 20:35. Comprei-o em Agosto. Quando me enviaram o bilhete electrónico apra o mail no inicio de Dezembro o horário do voo já tinha sido alterado para as 21:00...Ainda fiz figura de urso porque liguei para o callcenter a perguntar se não se tinham enganado no voo e me tinham enviado os bilhetes errados...
Conclusão, em vez de sair às 20:35 e de chegar às 22:00, saí às 21:15 e cheguei às 22:35...nada mal, foram só 35m de atraso...
Antes fossem invenções...
TAP vai voltar aos prejuízos em 2011
O presidente da transportadora aérea, Fernando Pinto, admitiu hoje que os resultados deste ano vão ser priores do que os de 2010, numa altura em que a privatização está prestes a arrancar.
A TAP deverá voltar a apresentar prejuízos em 2011, fruto de um aumento de 40% nos custos com combustível. Até agora, esta subida significou um encargo extraordinário de 170 milhões de euros, deitando por terra um crescimento de 7% nos proveitos, explicou o gestor brasileiro.
“Dificilmente se consegue bons resultados com este tipo de desequilíbrio”, disse Fernando Pinto. Mesmo a TAP SA, a companhia de aviação do grupo, que em 2010 registou um lucro de 62 milhões, deverá apresentar perdas este ano.
“Até ao final do terceiro trimestre, ainda tinha alguma expectativa que atingíssemos o break-even, mas a esperança já é muito menor”, referiu o gestor, cujo mandato termina no final do ano.
Já a operadora de handling Groundforce, em processo de venda à Urbanos, e o negócio de manutenção no Brasil vão voltar a dar prejuízos. Fernando Pinto disse que, ainda assim, “há interessados” na privatização da transportadora aérea estatal, processo que deverá estar concluído em 2012.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Palmix Escreveu:Vai sempre haver quem consiga aceder a esses "luxos"...há sempre quem fure o sistema, não podemos ser hipocritas ao ponto de pensar que não.
A ideia seria evitar ao máximo esta prática que admito que seja em muito menor número hoje em dia que antigamente.
Mas a registarem-se casos destes, deve o comandante ser severamente castigado...claro que o severamente depende do ponto de vista...mas, por exemplo, podia ter ele que suportar os custos incorridos com o passageiro que ficou em terra e ver algumas regalias profissionais retiradas temporáriamente...
O que me parece de muito má prática é continuarem a acontecer situações destas, passageiros que pagam e que ficam em terra, seja lá porque motivo for (excepto os ambientais, etc...)...
Posso até deixar aqui o que normalmente me acontece, e digo normalmente porque me acontece com alguma frequencia (em 60% das minhas viagens este ano).
Tenho voo às 16:00, mas o voo vai quase vazio...a TAP vai adiando o voo até à hora do voo seguinte, por exemplo às 18:00...ou seja, cancelou um dos voos, juntando os passageiros de 2 voos num só...
Já uma vez me explicaram que eles fazem isto para rentabilizar as viagens, compreendo, mas há que haver cuidado porque as pessoas agendam as coisas com base nos horários que nos disponibilizam...
Não há pagamento a indemnizações porque eles jogam com os tempos previstos na lei...
Má prática...presumo que num mercado aberto e com a retirada dos proteccionismos que se dão à TAP em Portugal, vai ser perder clientes que é uma maravilha...
Você inventa cada História.
Vai sempre haver quem consiga aceder a esses "luxos"...há sempre quem fure o sistema, não podemos ser hipocritas ao ponto de pensar que não.
mapaman Escreveu:jvasco27 Escreveu:Ainda não encontrei ninguém que respondesse:
Por que 8 dias de greve?
Por que é que 1 dia de greve apenas não seria suficiente para marcar a posição dos pilotos?
Por que é que um conjunto de pessoas adota uma ação que fundamentalmente vai reduzir o valor de algo a que essas mesmas pessoas dizem ter direito a 20%?
Se há um acordo escrito, por que é que antes de fazer uma greve não se recorre aos tribunais para fazer valer esse acordo?
Não tenho nenhum preconceito em relação aos pilotos, mas não entendo como um sindicato/associação decide por uma linha de ação que em última análise causa prejuízos a todos os envolvidos: a companhia, os clientes, o país e os próprios pilotos.
Vou fazer de professor Bambo:
Os 8 dias são para cair e nem um dia de greve vai acontecer.
Os 8 dias servem para fazer estremecer a companhia de cima a baixo e para ajudar o já frágil ministro Alvaro a utilizar o bilhete de regresso ao Canadá.
Os 8 dias servem para mostrar ao futuro comprador que têm de contar com os pilotos.
Os 8 dias mostram que em ultima análise(tribunais) a razão está do lado dos pilotos.
Tambem me faz confusão este "esticar de corda" desta forma mas eles lá sabem.
Mais valia ter jogado no euromilhões.
http://economico.sapo.pt/noticias/pilot ... 33980.html
Em relação aos bilhetes para convidados,é por demais evidente que isto não é nenhum luxo.
cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Vou contar a minha experiência pessoal que acho que encaixa nesta discussão.
Viajei, uma vez, para a Índia, pela Lufthansa, como travelpartner de uma amiga que era comissária da entretanto extinta Varig. Foi uma experiência interessante que possivelmente não repetiria.
O preço do bilhete era ridiculamente baixo, mas no embarque de Frankfurt fiquei até à última na boarding gate à espera de saber se teria ou não lugar. A 20 minutos do vôo deram autorização à nossa entrada e ficamos em dois lugares na classe económica - dois dos poucos lugares que ainda estavam vazios.
Em Delhi, ocorreu viajar num dia meio tumultuado e o avião inesperadamente encheu. A chefe de cabine foi muito simpática e autorizou a nossa entrada mas fiz a viagem toda em jump seat (ficava ao lado da executiva), mas era apenas e só um banco super-desconfortável no qual se sentam os comissários nos pousos e decolagens.
Vim a saber depois que a comissária só autorizou porque entendeu que eu também era comissário. Não que lhe tivesse dito isso. Ao que parece era até ilegal que algum "civil" pudesse fazer esse trajecto naquele banco (por razões de segurança).
Foi uma experiência interessante mas é longe do que poderia considerar uma benesse do outro mundo.
Viajei, uma vez, para a Índia, pela Lufthansa, como travelpartner de uma amiga que era comissária da entretanto extinta Varig. Foi uma experiência interessante que possivelmente não repetiria.
O preço do bilhete era ridiculamente baixo, mas no embarque de Frankfurt fiquei até à última na boarding gate à espera de saber se teria ou não lugar. A 20 minutos do vôo deram autorização à nossa entrada e ficamos em dois lugares na classe económica - dois dos poucos lugares que ainda estavam vazios.
Em Delhi, ocorreu viajar num dia meio tumultuado e o avião inesperadamente encheu. A chefe de cabine foi muito simpática e autorizou a nossa entrada mas fiz a viagem toda em jump seat (ficava ao lado da executiva), mas era apenas e só um banco super-desconfortável no qual se sentam os comissários nos pousos e decolagens.
Vim a saber depois que a comissária só autorizou porque entendeu que eu também era comissário. Não que lhe tivesse dito isso. Ao que parece era até ilegal que algum "civil" pudesse fazer esse trajecto naquele banco (por razões de segurança).
Foi uma experiência interessante mas é longe do que poderia considerar uma benesse do outro mundo.
Pedro Carriço
A-330 Escreveu:Não acredito , até porque o comandante poderia ter posto a sua mulher no cockpit.E mesmo que o voo fosse de longo curso , ela descolava no cockpit e depois ia dormir para o lugar onde descansam os pilotos e ou os comissários.Caminha deitada , melhor que qualquer executiva.E há sempre um ou dois lugares sobrando.
Acho essa história mesmo muito estranha.
A330
Ao que parece o cockpit já estava cheio, porque já havia lá outro convidado...e não era um voo de longo curso...segundo me contou ou ficava em terra ou ia no lugar de alguém...
Acabou por ir no lugar de alguém...
Boas,
Não tem muito a ver, mas... porque razão deixam algumas "low cost" como a Ryan alguns lugares na frente (embora sejam de classe única, económica) vazios. Quer dizer que parecem reservados, mas na verdade ninguém se pode lá sentar e depois vão vazios a viagem toda !!
Porque será ??
Abraço, obrigado
dj
Não tem muito a ver, mas... porque razão deixam algumas "low cost" como a Ryan alguns lugares na frente (embora sejam de classe única, económica) vazios. Quer dizer que parecem reservados, mas na verdade ninguém se pode lá sentar e depois vão vazios a viagem toda !!
Porque será ??
Abraço, obrigado
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Não acredito , até porque o comandante poderia ter posto a sua mulher no cockpit.E mesmo que o voo fosse de longo curso , ela descolava no cockpit e depois ia dormir para o lugar onde descansam os pilotos e ou os comissários.Caminha deitada , melhor que qualquer executiva.E há sempre um ou dois lugares sobrando.
A330
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
Posso-vos afirmar que sei de alguém que era uma borla ou free e que embarcou em vez de outro passageiro, sendo que este foi encaminhado para outro voo da TAP.
Porquê? Porque o comandante mandou...a sua borla embarcou e o pagante (ou o mais pagante) ficou apeado...
Sei até que quem ficou apeado não era uma pessoa qualquer, um alto cargo de uma empresa portuguesa, e que as coisas ainda deram para o torto (pagamento de indemnizações e etc)...
Conclusão, neste caso especifico que refiro, a companhia ficou a arder porque o comandante não queria deixar a mulher apeada...
Isto é um bocadinho mais frequente do que se julga...
Acho que faz todo o sentido ocupar os lugares vagos com o que houver...desde que seja para rentabilizar a viagem...
Também acho é que esta politica podia ser seguida para todos os clientes, fossem convidados ou não...mas isso são politicas comerciais da companhia...há sempre quem fizesse diferente.
Na minha modesta opinião é que acho lamentavel deixar-se um passageiro que pagou pela sua viagem em terra porque o comandante ou alguém entende levar um convidado...
Num mercado puramente concorrencial e aberto empresas com politicas destas não se safam...
Porquê? Porque o comandante mandou...a sua borla embarcou e o pagante (ou o mais pagante) ficou apeado...
Sei até que quem ficou apeado não era uma pessoa qualquer, um alto cargo de uma empresa portuguesa, e que as coisas ainda deram para o torto (pagamento de indemnizações e etc)...
Conclusão, neste caso especifico que refiro, a companhia ficou a arder porque o comandante não queria deixar a mulher apeada...
Isto é um bocadinho mais frequente do que se julga...
Acho que faz todo o sentido ocupar os lugares vagos com o que houver...desde que seja para rentabilizar a viagem...
Também acho é que esta politica podia ser seguida para todos os clientes, fossem convidados ou não...mas isso são politicas comerciais da companhia...há sempre quem fizesse diferente.
Na minha modesta opinião é que acho lamentavel deixar-se um passageiro que pagou pela sua viagem em terra porque o comandante ou alguém entende levar um convidado...
Num mercado puramente concorrencial e aberto empresas com politicas destas não se safam...
Conquistador Escreveu:PIKAS Escreveu:Conquistador Escreveu:Boas;
Deixem que convosco partilhe o(s) episódio(s) que presenciei aquando da minha última viagem aos Estados Unidos, voando pela TAP.
Ao fazer o check in em Lisboa, estava um senhor aos gritos reclamando contra o facto de o seu lugar ser em classe executiva e de o terem abusivamente colocado em turistica.
Bem, até aqui tudo tranquilo pensei eu, um passageiro indignado por ter comprado um lugar em executiva e o terem colocado lá atrás ao pé do zé povinho.Realmente não se admite...
Ao fazer o check in de regresso, assisto a uma das hospedeiras dirigir-se ao rapaz que estava à minha frente e dizer-lhe"Filho, se calhar não vais conseguir ir neste avião, parece que está cheio e há mais 14 penduras neste avião"
Para quem não sabe, os penduras são os pais, filhos, tios, namorados, parentes das hospedeiras, pilotos, etc, que viajam na TAP a um preço ridiculamente baixo comparativamente com o comum dos portugueses, a minha viagem custou 600, a deles fica à volta 100.
Basta fazer as contas e ficamos com uma ideia daquilo que a TAP perdeu num único voo com as regalias destas pessoas.
(Não colhe o argumento de que as empresas de aviação privadas também dão essas regalias, são privadas, se quiserem que ofereçam um avião a cada funcionário que eu estou-me nas tintas).
Lembram-se do inicio da prosa e do senhor que protestava?
Também era pendura....
Assim anda Portugal!
Cumprimentos,
É mentira, ou pelo menos não foi assim como conta.
Isto não pode ter acontecido.
O sistema não funciona assim e não permite situações como esta.
E sei do que falo.
Cumprimentos
Boas,
Pikas, se o que conto é mentira ou não funciona assim, explica-me lá então como é que funciona o dito "sistema".
Salinto que o que aqui contei corresponde integralmente ao que ouvi, nada me move contra a Tap ou contra os seus motoristas e empregados de mesa.
Cumprimentos,
Conversa de baixo nível. Ponto final, parágrafo.
Até amanhã.
- Registado: 23/8/2006 18:53
A-330 Escreveu:Sim com base no número de milhas é feito que eu saiba em todas as cias que trabalham com programa de milhas.
É esses pax preferência sobre os free .
A330
Desculpa entendi mal.O upgrade com milhas é feito mas o pax tem que usar mais milhas para ir para a frente
A330
o A-330 tem razao... se o avião nao está cheio antes da hora do voo qual a razao de nao levar passageiros da propria companhia de viagem?? relativamente á passagem de passageiros normais para 1ª classe ia dar grande confusao...há gente que por pagar 800€ por 1 bilhete acha que pode exigir tudo dentro d1 aviao e outras simplesmente nao se sabem comportar...!
- Registado: 10/11/2011 10:05
A-330 Escreveu:2.Se cada vez que houvesse lugar na Exec , fizessem upgrades haveria uma briga de foices na económica para ver quem é que ia para lá.
Operacionalmente seria díficil que as companhias tivessem uma regra pública em que fariam o upgrade com base no número de milhas ? Se há 10 upgrades para fazer seriam os 10 clientes com mais pontos. Comercialmente é o que faria sentido , na minha opinião (e era transparente), mas desconfio que do ponto de vista operacional (por causa do tempo que se perdia) não dá para fazer, certo ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Pata !!!Fico feliz em saber que só 1 única vezinha não concorda comigo !!!;))
Pata,isso não pode ser assim por algumas razões.
1.Sei a que se refere e estou de acordo (mais uma vez)contigo.
Foi um caso pontual.
2.Se cada vez que houvesse lugar na Exec , fizessem upgrades haveria uma briga de foices na económica para ver quem é que ia para lá.
3.O peso e balanceamento do avião é feito de acordo com o lugar que os pax estão a ocupar no avião.No meu avião onde há 36 lugares de executiva , imagine que viessem 36 pax para a frente. Teria que ser feita outra folha de carga de última hora.(Já com atraso de horas depois que acabasse a guerra entre os outros 256 para ver que é que ia para lá).
4.Vc sabia que há muita gente famosa e rica conhecida de todos nós que compra um bilhete em executiva para si e a mulher por exemplo e em economica para filhos , primos , e até para a MÃE (!!!!) e depois tenta usar da sua fama par fazer upgrades???
Ah pois é !!As pessoas não sabem disso e ísso é muito mais comum do que se imagina.
5.Os convidados de tripulantes e funcionários sabem que se não houver lugar em exec , vão em económica e acabou.Não causam problemas.Muitas vezes estão na exec , mas nem tem comida de exec. Comem a de económica.Um pax normal não entende isso.
Mais , são instruídos a não causar incomodo aos pax que pagam para ter sossego na executiva.
6. Oficialmente pessoas não tripulantes não são admitidos ao cockpit.Ponto.
Agora , o que ocorre é que a critério do Comandante , este pode abrir uma excessão e levar alguém conhecido seu ou de um amigo no cockpit. Mas é a critério do Comandante e alguém com referências.Nunca um qualquer desconhecido.Fora de questão.E mesmo isso em algumas cias já é proibido.
Aliás , nem no cockpit e nem em qualquer crew seat.Por diversas razões.
7.É uma vantagem que nós temos ? É ! Mas também não tem você no seu lugar de trabalho vantagens em juros , spreads e tantas outras coisas que eu não tenho? É assim , e mal seria se não fosse.
8.Deixa de ser chorona.
A330
Pata,isso não pode ser assim por algumas razões.
1.Sei a que se refere e estou de acordo (mais uma vez)contigo.

2.Se cada vez que houvesse lugar na Exec , fizessem upgrades haveria uma briga de foices na económica para ver quem é que ia para lá.
3.O peso e balanceamento do avião é feito de acordo com o lugar que os pax estão a ocupar no avião.No meu avião onde há 36 lugares de executiva , imagine que viessem 36 pax para a frente. Teria que ser feita outra folha de carga de última hora.(Já com atraso de horas depois que acabasse a guerra entre os outros 256 para ver que é que ia para lá).
4.Vc sabia que há muita gente famosa e rica conhecida de todos nós que compra um bilhete em executiva para si e a mulher por exemplo e em economica para filhos , primos , e até para a MÃE (!!!!) e depois tenta usar da sua fama par fazer upgrades???
Ah pois é !!As pessoas não sabem disso e ísso é muito mais comum do que se imagina.
5.Os convidados de tripulantes e funcionários sabem que se não houver lugar em exec , vão em económica e acabou.Não causam problemas.Muitas vezes estão na exec , mas nem tem comida de exec. Comem a de económica.Um pax normal não entende isso.
Mais , são instruídos a não causar incomodo aos pax que pagam para ter sossego na executiva.
6. Oficialmente pessoas não tripulantes não são admitidos ao cockpit.Ponto.
Agora , o que ocorre é que a critério do Comandante , este pode abrir uma excessão e levar alguém conhecido seu ou de um amigo no cockpit. Mas é a critério do Comandante e alguém com referências.Nunca um qualquer desconhecido.Fora de questão.E mesmo isso em algumas cias já é proibido.
Aliás , nem no cockpit e nem em qualquer crew seat.Por diversas razões.
7.É uma vantagem que nós temos ? É ! Mas também não tem você no seu lugar de trabalho vantagens em juros , spreads e tantas outras coisas que eu não tenho? É assim , e mal seria se não fosse.
8.Deixa de ser chorona.

A330
A330, por uma vez eu não concordo contigo....chamem o que quiserem, mas o facto é que a regra é que os penduras viajam em business ou em primeira, (isto quanto não têm permissão para viajar no cockpit) e os passageiros pagantes viajam sempre (praticamente sempre ou sempre que é humanamente possivel) na classe que compraram sem direito a upgrade (e até conheces um exemplo meu em que numa situação de um erro da companhia, me fizeram propostas absurdas de voltar vários dias mais tarde e nunca colocaram a questão do upgrade apesar de me terem feito passar dois dias a tentar tratar de um problema causado por eles. E tenho muitas mais histórias, em diferentes companhias).
Do ponto de vista comercial, é ÓBVIO que primeiro se faz o upgrade dos clientes e depois das borlas, empregados, filhos, enteados, namoradas dos filhos. Mas sabemos que não é o que sucede. Não faz sentido que os passageiros das borlas passem sempre à frente de classe relativamente aos que pagam.
Do ponto de vista comercial, é ÓBVIO que primeiro se faz o upgrade dos clientes e depois das borlas, empregados, filhos, enteados, namoradas dos filhos. Mas sabemos que não é o que sucede. Não faz sentido que os passageiros das borlas passem sempre à frente de classe relativamente aos que pagam.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, boavista, fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Jonas74, latbal, Luzemburg, m-m, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nicoo, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, tami, trilhos2006, TTM62 e 214 visitantes