Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banca, depois da euforia a dura realidade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mcarvalho » 15/12/2011 0:40

Registado: 17/2/2004 1:38

por Blue Epsilon » 14/12/2011 20:17

Eu entrei curto não através de CFDs mas através de FC(Factor Certificates).
Os FCs em relação a bancos nacionais só existem para o BCP e BES, pois são os que têm maior liquidez.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Quico » 14/12/2011 20:09

AutoMech Escreveu:
Quico Escreveu:Ainda ontem abri uma. Estamos a falar de CFD's; não negociação "curta" directa de acções (que presumo, só é permitida por cá no intraday).

Obrigado Quico. Por posts anteriores no tópico do BCP estava mesmo convencido que nem com CFDs era possível (o que até nem estranhei porque eles não podem fazer o hedging no cash, uma vez que é proibido). Ficarão expostos ? Custa-me a acreditar... :-k

Talvez tenham acções em "stock" de clientes que queiram manter posições a longo prazo. Aí fazem uma venda como outra qualquer: vendem o que têm e "passam" um contrato.

Para além do mais, não te esqueças que o BCP é negociado noutros mercados (p. ex.: http://uk.finance.yahoo.com/q?s=BCP.SG&ql=0 ). Não sei sse poderão cobrir por aí... :wink:

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por pmatos23 » 14/12/2011 20:07

Já agora, por curiosidade, e uma vez que como foi dito por alguns foristas, como é possivel os emissores de CFD poderem oferecer ao cliente final, o investidor a possibilidade de entrar curto num titulo, embora indirectamente, uma vez que, alguns titulos, como os da banca estão proibidos de novas operações de short selling, nem que seja temporariamente? se o CFD deve replicar o activo subjacente, e este não pode, legalmente, ser shortado, nem que seja temporariamente, é o emissor do CFd que assume por inteiro o risco da operação? É que, como disse o Quico, não acredito que estes consigam ou estejam dispostos a tal, especialmente com produtos alavancáveis como os CFD, e sem as peculiedariedades das opções.

Registado: 9/5/2011 12:12

por Ulisses Pereira » 14/12/2011 20:05

pedrom, não tenho hipótese de o fazer.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pedrom » 14/12/2011 20:01

Ulisses, consegues colocar um grafico com as 3 cotações para ver as semelhanças?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por EuroVerde » 14/12/2011 19:55

Num momento onde se diz mal da banca por cá, nos EUA a banca parece-me boa para entrada longa nomeadamente Bank of America se quebrar os 6.

Registado: 29/11/2007 11:19

por sargotrons » 14/12/2011 19:41

Ulisses Pereira Escreveu:pmatos, não há nenhum sinal técnico claro de inversão de tendência. Mesmo com disparos de 30 ou 40% como houve, esse sinal não houve. e na altura eu (e outros levámos na cabeça) por termos "perdido" essa subida. Penso que o pânico já não poderá acontecer. A estes valores já ninguém entra em pânico. Mas, provavelmente, a Banca só inverterá após um longo período em que poucos se interessarão pelas suas acções.

Um abraço,
Ulisses

Eu pensei em que o período em que poucos se interessavam pelas acções tinha chegado, e por um lado até tinha razão hoje para vender uma posição irrisória do BPI foram precisos 3 negócios. Interesse há pouco, mas o pouco que há continua a ser em vender.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por mfsr1980 » 14/12/2011 19:36

Caro Ulisses,
Não me parece que o aumento de capital do BES tenha sido feito com "tútú" a sério(isto sou eu a desconfiar).
Operações entre o BCP e a MUNDIAL CONFIANÇA ou entre o BES e o BESPAR, desconfio delas.
Eu não acredito em bruxas mas, que as há, HÁ!!!!

Disclaimer: Não tenho posição em nenhum banco!

Registado: 3/5/2007 13:55

por Automech » 14/12/2011 19:34

Quico Escreveu:Ainda ontem abri uma. Estamos a falar de CFD's; não negociação "curta" directa de acções (que presumo, só é permitida por cá no intraday).

Obrigado Quico. Por posts anteriores no tópico do BCP estava mesmo convencido que nem com CFDs era possível (o que até nem estranhei porque eles não podem fazer o hedging no cash, uma vez que é proibido). Ficarão expostos ? Custa-me a acreditar... :-k
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Quico » 14/12/2011 19:27

AutoMech Escreveu:
Blue Epsilon Escreveu:Hoje abri posição curta no BCP.

Os curtos não estavam proibidos por cá ?

Ainda ontem abri uma. Estamos a falar de CFD's; não negociação "curta" directa de acções (que presumo, só é permitida por cá no intraday).

Abraço
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Ulisses Pereira » 14/12/2011 19:16

Por que é que os aumentos de capital são fraudes? Alguém é obrigado a ir ao aumento de capital?

Sinceramente, acho que anda tudo a disparar para o ar à procura de culpados quando os próprios investidores devem assumir os erros de serem accionistas das empresas erradas!

Um abraço,
ULisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por mfsr1980 » 14/12/2011 19:13

Eu acho que estamos em presença de fraudes, esses aumentos de capital da banca.
O investidor vê de repente a sua posição diluída e logo a seguir o mercado é inundado por essas mesmas acções do aumento de capital.
A CMVM devia investigar a fundo 2 coisas:
Os aumentos de Capital da treta(sem capital) e os períodos respeitantes ao inicio e fecho de mercado que são pouco claros, já não é a primeira vez que eu vejo acções a passarem despudoradamente à frente dos cofres!

Abraço mfsr1980

Registado: 3/5/2007 13:55

por Automech » 14/12/2011 19:13

Blue Epsilon Escreveu:Hoje abri posição curta no BCP.

Os curtos não estavam proibidos por cá ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Ulisses Pereira » 14/12/2011 19:06

pmatos, não há nenhum sinal técnico claro de inversão de tendência. Mesmo com disparos de 30 ou 40% como houve, esse sinal não houve. e na altura eu (e outros levámos na cabeça) por termos "perdido" essa subida. Penso que o pânico já não poderá acontecer. A estes valores já ninguém entra em pânico. Mas, provavelmente, a Banca só inverterá após um longo período em que poucos se interessarão pelas suas acções.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Blue Epsilon » 14/12/2011 19:02

Vale a pena é estar curto na banca portuguesa.
Hoje abri posição curta no BCP. O BCP perdia 5,5%. Ontem tentei entrar mas cometi o erro de colocar um preço que nem sequer foi atingido. Hoje entrei mesmo.

Foi loucura? Loucura seria tentar adivinhar um fundo.

A minha justificação é que a tendência continua de clara baixa pelo nem sequer esperei um ressalto para entrar curto.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por artista_ » 14/12/2011 18:56

pmatos23 Escreveu:Faltará então o pânico final, a resignação ou capitulação, e a travessia do deserto (de duração indefenida) até a banca poder ser um investimento viável?

Para mim faltam sinais técnicos claros de inversão! Enquanto eles não aparecerem não vale a pena estar longo na banca!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por pmatos23 » 14/12/2011 18:52

Faltará então o pânico final, a resignação ou capitulação, e a travessia do deserto (de duração indefenida) até a banca poder ser um investimento viável?

Registado: 9/5/2011 12:12

por Ulisses Pereira » 14/12/2011 14:10

Este "bear market" em Portugal, nomeadamente no sector da Banca, tem sido tão "limpinho". Os livros de Bolsa encontrariam aqui um dos exemplos perfeitos de o que é o "Bear Market" quer ao nível da evolução das cotações, quer dos sentimentos que as várias fases do "Bear Market" despoleta.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por artista_ » 14/12/2011 12:04

De qualquer forma quero deixar claro que não sei se vai inverter ou não, se os 0,10 serão quebrados em baixa ou não. Apenas sei que a tendência dominante continua a ser claramente de baixa e, por isso mesmo, as probabilidades de continuar a cair são maiores, se a coisa mudar eu mudo de opinião... obviamente!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 14/12/2011 12:01

Fenicio Escreveu: :lol: Lembro-me bem das tuas discussões com o sonybravia sobre se o BCP iria ou não continuar a subir (eu próprio cheguei a trocar umas palavrinhas com ele sobre isso), mas se reparares bem vais ver que à meio das grandes subidas, algures ali entre os dias 17 e 18 do mês passado, boa parte das intervenções no tópico do BCP eram de pessoas que afirmavam categoricamente que desta vez a cotação iria de facto subir.

Ok, eu não vou teimar contigo porque não fui lá fazer a estatística e também não me apetece ir agora! :)

Fenicio Escreveu:À excepção de alguns poucos (repara na quantidade de mensagens do Ulisses a alertar para a interpretação errada das subidas), a opinião dominante naquele momento era de que a reversão estava mesmo à porta.

Imagino que muita gente deva ter entrado naquela altura, em certa medida influenciados pelo discurso excessivamente optimista de alguns.

Pois, podes ter alguma razão de qualquer forma a expressão "toda a gente" foi exagerada! :)

por Pantone » 14/12/2011 1:35

Obgd. pelo resumo Ulisses, excelente!

Registado: 4/1/2004 22:32

por Celsius-reloaded » 13/12/2011 16:13

É precisamente essa a minha intepretação.

Covenhamos que o facto de se saber que a subida brutal do Bes ocorreu num dia em que apenas 1 negócio equivaleu à grande parte do volume de negociação bastaria para se perceber que nada de bom viria dali.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

Re: Banca, depois da euforia a dura realidade

por jrnabolsa » 13/12/2011 16:06

O cenário perfeito eram vários meses de desinteresse e lateralização da Banca para, aí sim, começar a dar sinais discretos de que estava a acordar, sem provocar o entusiasmo dos investidores que já não queriam ouvir falar de acções da Banca.

Um abraço,
Ulisses[/quote]

Para já, pode ser o que o BCP está a fazer. Sei que é permaturo, mas em relação ao BCP, se não voltar a mínimos, pode muito bem ser um caso de lateralização. Quanto ao BES, de facto voltou a renovar mínimos e quem sabe, o 1€ talvez seja um suporte mental, tal como os 0,10€ do BCP (futurologia, apenas). Que pode dizer sobre este meu post. Cumpts

Registado: 4/1/2010 15:57

por Fenicio » 13/12/2011 15:29

artista Escreveu:
Fenicio Escreveu:Fiz os possíveis para manter-me de fora de toda esta euforia, principalmente no que toca ao BCP! Quando toda a gente dizia que estávamos diante do início da reversão, mantive-me fiel à minha interpretação do mercado e não entrei.

Estás enganadissimo nisso do toda a gente, até te digo mais se alguém fosse ao tópico do BCP contabilizar a coisa, acho que seriam mais os que defendiam que se tratava de um ressalto (tendo em conto o que se conhece até ao momento) do que de uma inversão de tendência!

:lol: Lembro-me bem das tuas discussões com o sonybravia sobre se o BCP iria ou não continuar a subir (eu próprio cheguei a trocar umas palavrinhas com ele sobre isso), mas se reparares bem vais ver que à meio das grandes subidas, algures ali entre os dias 17 e 18 do mês passado, boa parte das intervenções no tópico do BCP eram de pessoas que afirmavam categoricamente que desta vez a cotação iria de facto subir.

À excepção de alguns poucos (repara na quantidade de mensagens do Ulisses a alertar para a interpretação errada das subidas), a opinião dominante naquele momento era de que a reversão estava mesmo à porta.

Imagino que muita gente deva ter entrado naquela altura, em certa medida influenciados pelo discurso excessivamente optimista de alguns.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Google Adsense [Bot], itisi1000, PAULOJOAO, SalvaFP e 273 visitantes